Breaking News

Bridgestone implementa sistema de Big Data para maior produtividade em fazendas de seringueiras



 • Desenvolvimento contribui para o abastecimento sustentável da borracha natural.

• Inovação utiliza big data para aumentar a produtividade nas fazendas de seringueiras.


• O novo sistema busca um plano de plantio de árvores ideal ao longo de mais de 30 anos, o que melhora e estabiliza o rendimento da plantação.

 

TÓQUIO – A Bridgestone Corporation anunciou que desenvolveu um sistema de otimização para a plantação de seringueiras, que utiliza big data para aumentar a produtividade. Atualmente, as fazendas de borracha plantam diferentes clones de árvores em vastas áreas e enfrentam diversos problemas de manejo, como otimizar o número de árvores em uma área de plantio e procedimentos de colheita. O novo sistema busca um plano de plantio ideal ao longo de mais de 30 anos, para melhorar e estabilizar o rendimento da plantação. O sistema aprimorado contribui para o suprimento sustentável¹ e estável de borracha natural.

 

 

Imagem da tecnologia de proliferação

 

Por meio do conselho acadêmico do Instituto de Matemática Estatística da Organização de Pesquisa de Informações e Sistemas do Japão, o novo sistema emprega um modelo matemático que incorpora uma infinidade de fatores, incluindo saúde do solo, gerenciamento de doenças e potencial de clonagem, entre os candidatos. O modelo final é especificado com base na experiência em gerenciamento de fazendas de borracha da Bridgestone.

 

Para alcançar a visão da empresa, “2050, a Bridgestone continua a fornecer valor social e valor ao cliente, como uma empresa de soluções sustentáveis”, a companhia definiu uma nova meta ambiental de médio prazo, Milestone 2030, para promover ainda mais os desafios de "desacoplamento" do crescimento de seus negócios ao impacto ambiental e aumento do consumo de recursos.

 

A empresa fornece soluções por meio da inovação para contribuir para um transporte mais seguro, bem como reduzir ainda mais seu impacto sobre o meio ambiente, contribuindo para a redução de CO2 e concretizando a economia circular, incluindo a expansão de recursos renováveis. Por isso, a companhia estuda como diversificar e expandir suas fontes de borracha natural. Uma dessas iniciativas é a pesquisa e desenvolvimento voltados para a melhoria da eficiência na produção da borracha natural derivada da seringueira.

 

Além disso, a companhia está promovendo iniciativas para apoiar atividades empresariais sustentáveis ​​com tecnologias que contribuam para o fornecimento estável de borracha natural. Dessa forma, a empresa continuará a desenvolver inovações combinando o conhecimento exclusivo em borracha com tecnologias digitais e trabalho com diversos parceiros.

 

Aproveitamento de big data para implementar o plantio ideal para maior rendimento em fazendas de seringueiras

 

Utilizando este modelo em conjunto com as projeções de produção derivadas de dados de fazendas de seringueiras, incluindo dados de produção de séries temporais e dados de fazendas espaciais, o sistema usa uma abordagem de programação inteira mista para derivar uma solução  em que clones de árvores devem ser plantados quando, onde e em que quantidade para manter uma alta produtividade da borracha natural. No futuro, a Bridgestone personalizará ainda mais o sistema antes de oferecê-lo para uso em outras fazendas, com o objetivo de contribuir para um fornecimento global sustentável e estável de borracha natural.

 

Em 2050, a população global está projetada para atingir 9,6 bilhões, enquanto o número de automóveis próprios ultrapassará 2,4 bilhões. Consequentemente, espera-se que a quantidade de materiais necessários para a produção de pneus aumente. Enquanto isso, há um esforço para separar o crescimento econômico dos impactos ambientais, conforme indicado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

*1 O Grupo Bridgestone define materiais sustentáveis ​​como materiais “1) que vêm de recursos com fornecimento contínuo garantido, 2) que podem ser usados ​​como parte de nossos negócios a longo prazo e 3) que tenham um baixo impacto ambiental e social ao longo de seu ciclo de vida, desde a aquisição até o descarte.”


Fonte: Bridgestone

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço