Breaking News

Psicólogos do Hospital Regional Alertam: Saiba como manter a saúde mental no período de isolamento causado pelo coronavírus

Covid-19


Psicólogos do Hospital Regional do Sudeste Dr. Geraldo Veloso de Marabá apontam cuidados para controlar a ansiedade.

O surgimento do novo coronavírus(Covid-19) transformou a rotina de muitas pessoas por todo o País. A situação de distanciamento provocada pela necessidade de quarentena e isolamento, além do constante número de informações – incluindo fake news – podem provocar efeitos psicológicos negativos. Para ajudar a enfrentar esse momento, psicólogos do Hospital Regional do Sudeste Dr. Geraldo Veloso, em Marabá, indicam alguns cuidados para manter uma boa saúde mental em meio a doença.

O Regional é uma unidade do Governo do Estado, sendo gerenciado pela Pró-Saúde desde 2006, e,de acordo com o analista de treinamento e desenvolvimento da unidade, o psicólogo Arthur Zanelli, é fundamental manter atitudes positivas."Para quem está em isolamento é necessário que seja criado um ambiente favorável em casa. Para  passar o tempo, deve-se criar uma rotina saudável e se dedicar a ações que sempre gostou de fazer e não tinha tempo, como ouvir música, ler um livro, praticar exercícios físicos, entre outros mecanismos que irão ajudar a afastar a ansiedade, contribuindo assim para que esse período não seja encarado como prisão", explicou.

Para a psicóloga clínica Nailsa Oliveira, com a Covid-19 muitas pessoas estão desenvolvendo inúmeros sintomas psicológicos, como o aumento do estresse, depressão, insônia, dificuldade de concentração e irritabilidade que estão prejudicando a saúde. "Devemos nos reorganizar e adaptarmos a essa mudança, com resiliência e equilíbrio emocional. Precisamos nos ajustar a essa situação, ficar em casa não é simples para quem era acostumado a uma rotina intensa, portanto, aproveite esse momento para se reconhecer, readaptar e se reinventar", afirma. 

Já Luciana Oliveira, psicóloga também do Regional, devido às incertezas a respeito desse novo vírus, é normal que nossa saúde mental seja um pouco abalada com essa ameaça apresentada diariamente. No entanto, a profissional orienta que não pode haver desespero, pois isso contribui para os riscos da negligência dos cuidados básicos que precisamos adotar. "Devemos nos alimentar bem e beber bastante água, utilizar técnicas de respiração e, se houver sensação de medo ou pânico, lembrar dos momentos difíceis que já superou. Separe o que você pode controlar, do que não pode e, se precisar, busque ajuda profissional", explicou. 

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) listou algumas medidas necessárias para se combater o estresse gerado em decorrência da pandemia do Covid-19. As orientações da OMS visam a população em geral (jovens, adultos, idosos, pessoas com doenças pré-existentes) e profissionais de saúde.

 Cuidados com a saúde mental

 - Seja empático com todos aqueles que são afetados, dentro e provenientes de qualquer país;

- Atualize-se apenas em fontes confiáveis e em horários definidos uma ou duas vezes por dia;

- Mantenha uma rotina diária de leituras profissionais e pessoais;

- Faça atividades físicas regularmente em casa;

- Encontre formas de ser otimista e propague essa ideia;

- Ajude as crianças a expressarem, de forma positiva, seus medos e ansiedades.

- Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores, e dos agentes de saúde que estão apoiando os afetados pelo novo coronavírus em sua região;

- Se você tem alguma doença ou síndrome, certifique-se de que seus medicamentos estão disponíveis para uso. Ative ainda seu grupo de amigos para pedir ajuda caso necessário.

- Para os profissionais da saúde, o gerenciamento da sua saúde mental e o seu bem-estar psicossocial, durante este momento é crucial para que você possa manter sua saúde física também.



O Regional de Marabá é uma unidade que presta atendimento 100% gratuito, sendo referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses.



A unidade conta com 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito em diversas especialidades, entre elas Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Pediátrica e Neurocirurgia, entre outros.



Sobre a Pró-Saúde

 A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

 A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Fonte: Pró-Saúde

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço