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Pixeon e BoaConsulta firmam parceria e lançam plataforma de IA que realiza triagem e agendamento de consulta para suspeitos de Coronavírus


O programa, que é baseado na plataforma de nuvem da Microsoft, auxilia pessoas a entenderem se seus sintomas são de gripe comum, constipação nasal ou se, de fato, trata-se de uma possibilidade de Coronavírus.
Em meio à crise global causada pelo avanço do Covid-19, ou Coronavírus, diversas companhias dos mais variados setores da economia tentam fazer sua parte para estancar a sangria. Neste cenário, a Pixeon, uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia e inovação para saúde, uniu-se à BoaConsulta para o desenvolvimento do examecorona.com.br, plataforma baseada em inteligência artificial que tem o objetivo de fazer triagem de pacientes e diferenciá-los entre gripe comum, constipação nasal ou Coronavírus. Além disso, o site conta com uma outra importante função: agendamento de consulta aos usuários que forem suspeitos do Covid-19.
O site é hospedado no Microsoft Azure e a tecnologia de predição desenvolvida pela Pixeon conta com algoritmos de Inteligência Artificial que calculam a probabilidade de ser o novo Coronavírus baseado em sintomas e, se a plataforma identificar casos suspeitos, sugere o encaminhamento ao médico para o agendamento de consulta médica especializada em toda a extensão territorial do Brasil. É neste momento que entra a parceria com o BoaConsulta, plataforma já renomada no Brasil para este fim.
O funcionamento do site é simples, baseado em perguntas e respostas para que a triagem seja feita da melhor maneira possível. A plataforma questiona o usuário se fez alguma viagem recente, se teve febre, tosse ou outros sintomas associados. Depois, compila os dados, compara com banco disponibilizado pela Organização Mundial da Saúde e analisa a probabilidade de cada quadro. Com isso, as empresas esperam auxiliar na redução de filas desnecessárias em postos de saúde e hospitais, bem como direcionar as pessoas que de fato podem ter contraído o Covid-19 para receber cuidados médicos necessários.  
“Este é um momento importantíssimo de reunir toda a comunidade científica em torno de um objetivo comum: frear o Coronavírus. Com o lançamento do examecorona.com.br, que não tem fins lucrativos, nós da Pixeon reforçamos nosso compromisso de sempre buscar novas soluções para ajudar no cuidado ao paciente. Tentamos contribuir de maneira a evitar que pessoas que não tenham quadro de Covid-19 se exponham desnecessariamente ao ambiente hospitalar e corram o risco de um contágio no local”, afirma Armando Buchina, CEO da Pixeon.
Apesar de já prestar um serviço de grande impacto por ajudar a preservar o isolamento social, em até 30 dias, as empresas almejam lançar no portal uma nova funcionalidade: o redirecionamento para consultas virtuais por meio de tecnologias de telemedicina, evitando assim, que o vírus se espalhe ainda mais pelo país. O CFM – Conselho Federal de Medicina decretou a Resolução CFM No. 1.643, de 26 de agosto de 2002 e oficio CFM No. 1756/2020 reconhecendo a possibilidade de adoção de teleconsulta, teleorientação e telemedicina para monitoramento e orientação neste combate da COVID-19, mas recentemente o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (D.O.U) a PORTARIA No 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020 que estende tal utilização.
“Além de realizar a triagem e o direcionamento para consultas presenciais em hospitais e clínicas, nós entendemos que habilitar a nova funcionalidade de agendamento de consultas via Telemedicina é fundamental para que, aos poucos, o vírus pare de se espalhar”, conclui Buchina.

SOBRE A PIXEON
Uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia e inovação para saúde, a Pixeon mantém o objetivo de ser líder nacional neste mercado e referência de qualidade em toda a América Latina. Para isso, no quinquênio que se encerra em 2024, a companhia prevê o investimento de R$ 83 milhões em todo seu portfólio de produtos. A empresa possui sede em Florianópolis (SC), São Caetano do Sul (SP) e Salvador (BA), além de unidades de negócios distribuídas por todo o país. Atende, atualmente, cerca de dois mil clientes, entre hospitais, clínicas, laboratórios de diagnóstico e laboratórios de imagem. 
Informações para a imprensa:
Fonte: INK Comunicação

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