Breaking News

TRISTEZA PARASITÁRIA BOVINA: TUDO QUE VOCÊ NÃO SABIA


Olá, tudo bem?

Hoje venho falar de um assunto que preocupa muitos criadores e veterinários, mas que com certa atenção, podemos solucionar rapidamente: a Tristeza Parasitária.

Esta doença infecciosa é uma das maiores responsáveis pela perda de produtividade na pecuária e um dos maiores problemas sanitários, gerando grande queda na produção de carne e leite.

Para esclarecer totalmente suas dúvidas e solucionar este problema, criamos uma nova postagem com detalhes e dicas especialmente para este caso.

  Você sabia que a tristeza parasitaria é uma das maiores responsáveis pela perda de produtividade na pecuária?

 A Tristeza Parasitária Bovina é uma doença infecciosa parasitária, transmitida principalmente pelo carrapato e moscas. Está distribuída por todo o Brasil, sendo a sua maior ocorrência na região Centro-sul e com maior frequência no Estado do Rio Grande do Sul. Segundo a Dra. Nara Amélia da Rosa Farias, da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a Tristeza Parasitária é um dos maiores problemas sanitários daquela região, sendo responsável por infectar até 30% de um rebanho, com mortalidade de 10% entre os animais infectados.


Os sinais clínicos apresentados pelos animais afetados pela tristeza, começam com um quadro de intensa apatia, as mucosas oculares apresentam-se pálidas ou amareladas, pêlos arrepiados, urina com cor de chocolate, em algum casos pode haver sinais neurológicos, especialmente relacionados à locomoção, como andar cambaleante, falta de coordenação e tremores musculares, evoluindo para óbito dentro de 3 dias.

As perdas econômicas são devastadoras e ocorrem pela influência que a doença exerce no crescimento e desenvolvimento desses animais, gerando grandes perdas na produção de carne e leite, além dos distúrbios reprodutivos e principalmente à mortalidade dos animais.

Nós da Calbos saúde animal sugerimos como tratamento o nosso Kit Tristeza. Composto por 4 produtos que aplicados em conjunto promovem uma excelente eficácia no tratamento. A associação de Pirosan e Oxitec irá combater os agentes etiológicos (Babesia e Anaplasmose). O Rubralan e o Ferron B12, são indicados para o tratamento e suporte, atuando na formação de hemácias, o que garante uma rápida melhora do quadro de anemia e no estado geral do animal.

Também recomendamos o controle estratégico que é o controle de carrapatos nos animais e na propriedade. Tendo como objetivo manter durante o ano todo, baixas infestações de carrapatos no rebanho para que haja a imunidade de presença. (Sem carrapato sem tristeza)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço