Breaking News

Como rastrear um IP utilizando a Geo Localização ou GeoIP.


O rastreamento de um endereço IP é realmente muito simple…
O rastreamento de um endereço IP é realmente muito simples, e mesmo que nem sempre seja possível rastrear um indivíduo específico, você pode obter informações suficientes para agir e fazer uma reclamação.
O que você pode obter a partir do endereço IP:
1.    Qual provedor de serviços de Internet (ISP, do Inglês “Internet Service Provider”) o usuário está usando.
2.    A localização física aproximada do usuário (por exemplo, São paulo, SP).
3.    Normalmente você não vai saber o nome real da pessoa que está usando endereço IP. Os ISPs normalmente só liberam tais informações sob ordem judicial.
Entendendo o que é o IP.
Para o uso de computadores em rede, tal como a internet é necessário que cada computador tenha um endereço, uma forma de ser encontrado. O IP (Internet Protocol) é uma tecnologia que permite a comunicação padronizada entre computadores, mesmo que estes sejam de plataformas diferentes, identificando-os de forma única em uma rede. Existe o IP estático (ou fixo) é um número IP dado permanentemente a um computador, ou seja, seu IP não muda, exceto se tal ação for feita manualmente. Como exemplo, há casos de assinaturas de acesso à internet via ADSL, onde alguns provedores atribuem um IP estático aos seus assinantes. Assim, sempre que um cliente se conectar, usará o mesmo IP. Essa prática é cada vez mais rara entre os provedores de acesso, por uma série de fatores, que inclui problemas de segurança. O IP dinâmico, por sua vez, é um número que é dado a um computador quando este se conecta à rede, mas que muda toda vez que há conexão. Como você deve imaginar, existem poucos números de IP possíveis (comparado ao imenso número de computadores no mundo), por isso eles são distribuídos pelas organizações competentes, como a IANA e a LACNIC. Cada país pode usar uma determinada faixa de IP, e é assim que a Geo Localização ou o GeoIP descobre, por exemplo, o seu país: verifica em que faixa de IP o seu endereço se encaixa.
Endereço IP de um E-mail
1.    Para encontrar o IP de um e-mail enviado para você, investigue o cabeçalho da mensagem. Ja foi postado aqui no Blog como fazer isso.
2.    Vá para um site que permita busca por informações sobre o endereço IP. Procure no Google, “Procurar ou Localizar IP” ou “Geo-localização de IP” para obter uma grande lista de sites que oferecem este serviço gratuitamente, ja testei varios e achei alguns bem praticos.
Vamos usar como exemplo o primeiro link que sugeri, o GeoTool. Assim que acessado a tela inicial ja mostrará o número do ip que você esta usando.
Nome do servidor 189-69-93-150.dsl.telesp.net.br   Provedor DE SAO PAULO S/A – TELESP Continente América do Sul – País Brasil   Código do país BR (BRA) Região São Paulo   Hora local 07 Dec 2011 12:42 Cidade São Paulo   Latitude -23.5333   Endereço IP 189.69.93.150   Longitude -46.6167
Estas informações são referentes ao ip que eu estava usando no momento em que estava esvrevendo este Post. (você perceberá que os dados referente ao teu IP são diferentes) Para exibir mais detalhes clique em Endereço IP e o Site te direcionará para uma página com mais detalhes. Se você precisa pesquisar outro IP ( como o retirado de um cabeçalho de email ) basta inserir no campo: Endereço IP/Nome do servidor e enviar o redirecionamento lhe trará as informações referente ao IP solicitado.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço