Internet Explorer 10: experiência de uso em primeiro lugar
O gerente sênior do Internet Explorer, Chewy Chong, esteve em São Paulo
para conversar com jornalistas sobre as mudanças da nova versão do navegador.
Na tarde de hoje (10), jornalistas e blogueiros foram ao Microsoft
Technology Center (MTC), em São Paulo, para assistir a uma apresentação sobre o Internet Explorer 10 e bater um papo com o gerente sênior
do produto, Chewy Chong. Boa parte da conversa foi marcada pela preocupação da
empresa em melhorar cada vez mais a experiência de uso do internauta e fazer
com que o browser se destaque em dispositivos touchscreen.
De acordo com Chong, 60% do tempo usado pelas pessoas em tablets e
smartphones são dispensados em navegação na internet, e não com aplicativos
diversos. Por isso, a Gigante de Redmond redesenhou o navegador todo para que
elementos da janela do software, por exemplo, fiquem oculto e o foco seja dado
no conteúdo web. Além disso, as telas sensíveis ao toque exigem interações mais
intuitivas, que também foram aperfeiçoadas pela empresa.
Touchscreen oferece novas formas de interação
Um bom exemplo é a forma como o Internet Explorer lida com as
páginas de resultados das pesquisas do Google: em vez de ter que pressionar o
dedo sobre o pequeno número no rodapé da página — ação que normalmente dá
errado por causa da precisão do touchscreen —, quem usa o Internet Explorer 10
precisa apenas deslizar o dedo pela tela para que mais resultados sejam
apresentados, como se estivesse virando a página de um livro.
Além
disso, o Internet Explorer reconhece até 8 toques simultâneos na tela, possibilitando,
por exemplo, que desenvolvedores de games explorem essa funcionalidade em seus
títulos, como é o caso do jogo Contre Jour.
Outro
ponto que reforça a preocupação pela experiência de uso é o trabalho dispensado
para aumentar ao máximo a compatibilidade do navegador com as bibliotecas e
frameworks mais utilizados no desenvolvimento de websites, o que garante uma
navegação mais eficiente.
Limpando a imagem do IE
Entretanto,
Chewy Chong reconhece que o browser tem a imagem manchada na internet. E como
forma de lidar com a situação de maneira positiva, a empresa até mesmo lançou campanhas
publicitárias que exploram essa fama, como mostra o vídeo abaixo.
Quando questionado sobre como mudar
essa percepção negativa que muitos possuem sobre o Internet Explorer, a
resposta foi categórica: deem uma chance ao IE 10. Chong reconhece ser muito
difícil voltar à antiga fatia de mercado que o Internet Explorer detinha, mas
ele acredita que as pessoas deveriam dar uma chance ao browser, usando-o de
verdade durante alguns dias e, com isso, reconhecendo que o IE se mostra
superior aos concorrentes.
Sobre a possibilidade de tornar o IE
mais rápido ou até mesmo fornecer uma versão “light” do browser, Chong diz que
isso pode prejudicar a experiência de uso, preferindo entregar uma solução mais
completa e que possa ser personalizada pelo consumidor.
Além
disso, a performance de um browser não deve ser aumentada irresponsavelmente,
pois esse tipo de ajuste pode afetar fatores mais críticos, como o consumo de
bateria de dispositivos móveis. Todas as características do navegador devem ser
precisamente ajustadas para que o sistema funcione bem.
Softwares e hardwares com mais integração
Outra
característica singular do Internet Explorer e do Windows 8 em relação aos seus concorrentes é a
integração que ele promove entre os aplicativos desenvolvidos para o sistema. A
Microsoft deseja que diferentes apps possam “conversar” uns com os outros, algo
que não acontece no iPad, segundo o gerente do IE.
Como
se não bastasse, o Internet Explorer também promove a integração entre
diferentes plataformas: seja em computadores, smartphones, tablets e até mesmo
no video game Xbox 360, a experiência de uso com o IE 10 é sempre muito
parecida. A integração é tão grande que um dispositivo pode até mesmo servir
como extensão do outro, como a possibilidade de usar o celular para digitar
textos no IE do Xbox.
Veja mais em:
Nenhum comentário
Postar um comentário