Breaking News

4 dicas para aumentar a satisfação do seu cliente com a API do WhatsApp Business


CEO de startup especialista em relacionamento digital orienta como usar ferramenta para estreitar a relação com o público.

Cerca de 75% dos brasileiros interagem com as marcas pelo WhatsApp, segundo pesquisa da Panorama Mobile Time com a Opinion Box. A plataforma se tornou um canal de comunicação eficaz para os negócios. A empresa guia a jornada do cliente, para uma experiência do consumidor mais completa e facilitada. Nesse cenário, a versão Business API do WhatsApp, ferramenta que permite que o app converse com outras soluções, como softwares de gestão e chatbots, ganha relevância.

“O WhatsApp Business API otimiza a comunicação das empresas com seus clientes, trazendo praticidade e assertividade nas estratégias de relacionamento. Com essa versão do app, os consumidores podem fazer uma compra em poucos cliques, solucionar problemas, tirar dúvidas e acompanhar suas entregas, por exemplo, recebendo um atendimento centralizado, rápido e prático. Para as empresas, há facilidades, como mensagens automatizadas e gestão centralizada, agilizando a solução de problemas e aumentando a satisfação dos clientes”, explica Rafael Souza, CEO da Ubots - startup especializada em soluções de relacionamento digital e inteligência artificial.


Para potencializar os resultados do negócio ao usar o aplicativo, o executivo traz cinco dicas: 


Aprimore as relações


É fundamental trazer mais rapidez e qualidade ao atendimento do cliente e isso fica mais fácil com a API do WhatsApp Business. “É possível, por exemplo, enviar notificações ao cliente que não sejam promocionais, como alertas sobre o transporte e a entrega de produtos. São pequenos cuidados que agregam valor ao relacionamento e aumentam a satisfação e a fidelização”, aponta Souza.

O CEO orienta ainda que, para ter melhores resultados com o uso do app, as empresas devem usar uma linguagem simples e oferecer atalhos durante o atendimento. “O objetivo final deve sempre ser descomplicar a vida do cliente, tornando sua experiência mais fácil e, portanto, positiva. Quanto menor for o tempo de atendimento e de solução de suas dúvidas ou problemas, maior será a satisfação”. 


Centralize o atendimento


As etapas de atendimento podem ser centralizadas no WhatsApp, o que costuma ser visto como conveniente pelo cliente, já que é um canal ao qual ele está acostumado a usar e faz isso com frequência em sua vida pessoal.

“Isso gera uma comunicação sem barreiras para o consumidor. Ele já é habituado a usar o WhatsApp em sua vida e não encontrará dificuldade em acessar esse canal para tirar suas dúvidas e apresentar suas demandas. Com isso, melhora também a imagem do negócio, que demonstra sua disponibilidade e acessibilidade para dar suporte ao público de maneira prática e rápida”, comenta Souza. 


Invista na fidelização


O WhatsApp Business API tem recursos que permitem às empresas entender melhor o perfil do público, suas necessidades e, assim, planejar melhor serviços, produtos e promoções.

“Essa proximidade com os consumidores e a integração que a API propicia entre o WhatsApp e outras ferramentas usadas no negócio fornecem dados valiosos para a definição de estratégias de relacionamento e facilitam o processo de fidelização”, afirma o executivo.  


Utilize chatbots 


Com a API, é possível melhorar o atendimento usando chatbots – softwares que simulam a conversação humana e se tornaram grandes aliados para estreitar o relacionamento com os clientes. Os chatbots podem ser usados em atendimentos híbridos – que mesclam mensagens automatizadas e personalizadas com atendimento humano – e a solução traz redução de custos e aumento na satisfação.


Sobre a Ubots


A Ubots é especialista em soluções de relacionamento digital, por meio do uso de inteligência artificial. A startup utiliza uma plataforma própria desenhada para cenários de atendimento, tanto para uso de agentes humanos, quanto para chatbots ou atendimento híbrido. Desde 2016 no mercado, recebeu importantes premiações, entre elas: Sebrae Like a Boss, ABComm, TOP1 Customer Service, TOP Raking Empreendedorismo Negro e Capital Empreendedor. Além disso, a Ubots já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil,WesterWelle Foundation e Cubo do Itaú. 


Fonte: API do WhatsApp Business

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço