Breaking News

Microsoft finalmente permite que usuários de Windows se livrem de algo que muitos desejavam, mas ainda há limitações



Porém, esse recurso não estará disponível para todo o mundo. O Windows 10 e o 11 começaram a mudar, pelo menos na União Europeia. A Microsoft teve que fazer algumas modificações em seu sistema operacional para cumprir a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia (DMA). Desta forma, os utilizadores que residam em um país da zona euro verão que terão direito a vantagens que não estão disponíveis nos restantes continentes.

E sim, definimos isso como “vantagens” porque a Microsoft é obrigada a permitir que usuários na Europa façam alterações no sistema, como desinstalar o Microsoft Edge ou Bing, e optar por configurações padrão mais flexíveis e novos recursos de interoperabilidade. As mudanças já foram divulgadas e a Microsoft informou em um post em seu blog oficial.

Edge poderá ser desinstalado, mas mudança vale só para países da União Europeia (Imagem: Genbeta/Reprodução)



Edge, Bing ou OneDrive agora podem ser desinstalados dos Windows 10 e 11


O DMA visa regular a posição dominante de algumas das empresas que operam na Europa. Entre as grandes empresas de tecnologia com grande presença no continente está a Microsoft, já que o Windows é o sistema operacional mais difundido no mundo. A empresa explicou recentemente quais as alterações que aplicou às versões do Windows 10 e 11 para utilizadores europeus.

Entre as modificações mais notáveis, os usuários agora poderão desinstalar o Microsoft Edge ou o aplicativo Bing para pesquisas como aplicativos pré-instalados no sistema. Além disso, o login automático também foi removido e novas medidas foram implementadas para alertar de forma mais visível sobre a coleta de dados por aplicativos que não fazem parte do Windows.

O Edge sempre esteve incluído no Windows, sendo o navegador padrão do sistema (após o Internet Explorer). Além de podermos substituí-lo pelo navegador de nossa preferência, também podemos excluí-lo do sistema caso não o utilizemos e assim liberar espaço no disco rígido. Para desinstalá-lo, basta ir até a lista de aplicativos instalados nas configurações do Windows e clicar em “Desinstalar”. Isso também afeta o aplicativo Bing e também pode ser desinstalado usando este método.

Microsoft Windows 11: First Look


Para usar o Windows, a Microsoft exige que o usuário crie ou logue em uma conta. Agora, em vez de confiar em certos truques para evitar o login obrigatório, o registro e login automáticos passam a ser desativados por lei, o que permitirá que os europeus instalem e usem o Windows através de uma conta local e offline de uma forma muito mais fácil e eficiente.

Os aplicativos que podem ser desinstalados do Windows também incluem o OneDrive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Além disso, no futuro, o usuário poderá pesquisar no Google diretamente da caixa dedicada na barra de tarefas, em vez de depender apenas dos resultados do Bing.

Junto com todas essas mudanças, a Microsoft também está incorporando modificações na forma como gerencia os dados do usuário como parte das regulamentações impostas pelo DMA. Segundo a empresa, novos mecanismos de controle foram implementados para garantir que os dados coletados por aplicativos que não sejam da Microsoft “não sejam utilizados para fins competitivos contra os fornecedores desses aplicativos”.

The Best PC Game of 2023


Os usuários também testemunharão essas mudanças por meio de novas mensagens e notificações que aparecerão para deixar claro quando os dados do Windows são combinados com dados de outros serviços da Microsoft. Acompanhando todas essas mudanças, a Microsoft também fez alterações no LinkedIn. E como afirmam em seu blog, os usuários agora podem baixar uma cópia de todos os dados que compartilharam com o serviço.

As alterações já foram implementadas e quem selecionou a opção do Windows Update para “Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis”, talvez já consiga acessar essas alterações. A expectativa é que chegue para todos usuários da União Europeia no início de abril. Infelizmente, não há notícias se essas novidades chegarão para outras partes do mundo futuramente.


Fonte: Microsoft, Windows

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço