Breaking News

Hospital Regional de Marabá ganha menção honrosa por projeto de sustentabilidade em São Paulo

Pelo terceiro ano consecutivo a unidade gerenciada pela Pró-Saúde é reconhecida por projeto que reutiliza água dos aparelhos de ar-condicionado.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), obteve um importante reconhecimento nacional na área de sustentabilidade.

A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde, ganhou pelo terceiro ano consecutivo o título de menção honrosa durante a 13° edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS).

O evento é uma criação da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES/SP), voltado aos prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país, reconhecendo iniciativas sustentáveis e socioambientais.

Neste ano, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Seminário foi realizado de forma on-line, entre os dias 7 e 10 de dezembro. Durante o evento, o HRSP apresentou projetos desenvolvidos pela Comissão de Sustentabilidade da unidade.

De acordo com o diretor Hospitalar, Valdemir Girato, ao longo dos últimos anos, a instituição vem desenvolvendo ações voltadas ao meio ambiente, contribuindo para transformar o hospital em uma unidade de referência em sustentabilidade na região amazônica.

"Somos uma unidade hospitalar localizada no interior da Amazônia, é imprescindível que desenvolvemos projetos e ações que contribuam para a preservação da natureza", ressalta.


Projetos


O título de menção honrosa conquistado pelo HRSP foi entregue pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, organizadora do seminário. O reconhecimento foi obtido pelo projeto “Ecolaborador” e "Reuse", implantados pela na unidade.

“Com o “Reuse” nós conseguimos coletar e reaproveitar a água dos aparelhos de ar-condicionado, que são utilizadas para desinfecção e sanitização de áreas comuns da unidade, e para regar plantas e árvores do hospital”, explica Izailson Machado, gerente de apoio do HRSP.

Já o projeto "Ecolaborador", desenvolvido desde 2018, estimula o descarte correto do óleo de cozinha, com um ponto de coleta na unidade. O produto trazido por colaboradores e usuários, é recolhido por uma empresa e transformado em sabão e biodiesel.

Neste ano, o Hospital Regional do Sudeste do Pará também implantou o "Sustentar", projeto que reutiliza insumos como latas de leite, bobinas de sacos plásticos, papelão, dentre outros, que são transformados em brindes e doado aos colaboradores, como forma de reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da segurança do paciente.

Segundo Izailson Machado, os projetos apresentados no seminário demonstram o resultado de muito trabalho e dedicação da Comissão de Sustentabilidade do HRSP, que vem realizando um trabalho diferenciado.

"A menção honrosa é um reconhecimento do trabalho que todos os colaboradores vêm desenvolvendo para tornar a unidade mais sustentável e que possa contribuir na redução dos impactos ambientais”, destaca.

O HRSP é uma unidade que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para 22 municípios na região onde está inserido.

Inaugurado no ano de 2006, o Hospital Regional do Sudeste do Pará é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A Pró-Saúde é uma instituição filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.

Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.


Fonte: Pró-Saúde

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço