Breaking News

Ação conjunta entre Sefa, Receita e Polícia Federal vai aumentar fiscalização no Baixo Amazonas


Uma ação conjunta entre Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Receita Federal do Brasil e Polícia Federal vai fortalecer o combate, ainda este ano, a evasão fiscal e ao crime no município de Óbidos, na região do Baixo Amazonas. Durante reunião realizada nesta segunda-feira, 3, na sede da Sefa, em Belém, as instituições iniciaram um planejamento de ações para a reativação da atuação conjunta na Base Candiru, em Óbidos.

A intenção é disponibilizar uma embarcação para receber as equipes no rio Amazonas, e contar com um prédio de apoio. Outras ações conjuntas foram discutidas no encontro. Uma delas seria a ampliação da fiscalização nos rios, utilizando lanchas, na área entre Óbidos e Juruti. 

O secretário da Sefa, Nilo Noronha, explicou que a reativação da ação na área do Rio Amazonas visa combater o tráfico de drogas e o transporte de mercadorias contrabandeadas, além de garantir o recolhimento dos impostos estaduais. “A Sefa tem todo o interesse em desenvolver ações conjuntas com outros órgãos, principalmente nas áreas de fronteira”, disse Noronha.

Segundo o superintendente da Receita Federal, Moacyr Mondardo, na região de Óbidos existe um movimento permanente de mercadorias pelo Rio Amazonas, boa parte delas vindas da Zona Franca de Manaus. Por isso, é necessário aumentar a fiscalização no trânsito de cargas com ações mais efetivas. “É uma ação que deve, a partir do melhor controle, ampliar a segurança e a arrecadação de tributos”, apontou o superintendente.

“A ideia é que a Polícia Federal, Receita Federal e Sefa voltem a trabalhar de forma integrada para coibir todo tipo de ilícito, tanto fiscal como criminal, na área entre o Amazonas e o Pará”, informou o delegado Ualame Machado. Já o superintendente da Polícia Federal, Ildo Gaspareto, disse que a integração das ações melhora os resultados e que as ações podem iniciar imediatamente, ao utilizar os recursos disponíveis.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço