Breaking News

Cursos online aceleram a entrada de universitários no mercado de trabalho


Plataformas possibilitam que um profissional interessado encontre vagas disponíveis e faça, online, o processo de capacitação e atualização do seu portfólio de conhecimentos.

Uma pesquisa divulgada na rede social profissional LinkedIn no início do mês de junho aponta que a área de Tecnologia oferece o maior número de vagas voltadas para os profissionais recém-formados.

Entre os cargos que estão crescendo mais rapidamente, destaque para os desenvolvedores web, frontend e dotnet, além dos engenheiros de software. Esse último têm cerca de 40% das posições com possibilidade de atuação em home office.

O levantamento mostrou que as posições para quem está entrando no mercado de trabalho estão cada vez mais remotas, inclusive devido a uma mudança de perfil do mercado, imposta pela pandemia da Covid-19. De 2020 para 2021, o volume de posições abertas neste modelo foi de 1,5% a 13,7% - entre 1 de janeiro a 31 de março.


Demanda por empregos

Existem atualmente 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil, sendo que a maioria (42,9%) está concentrada em São Paulo.

Segundo dados do Relatório Setorial de TIC (2019), da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a demanda anual por novos talentos projetada entre 2019 e 2024 está em 70 mil profissionais. Porém, apenas 46 mil pessoas se formam ao ano no Ensino Superior com o perfil necessário para atender essas vagas.

Um dos bons motivos que podem acelerar a entrada dos recém-formados no mercado de trabalho são os cursos de aprimoramento online. Eles contribuem para diminuir o déficit de mão de obra técnica e também para dar acesso a jovens e adultos que buscam formação para atualizar seu portfólio de conhecimentos e atuar em sua área de formação.

O projeto de capacitação tecnológica, Up Skill, que tem o objetivo de preparar mão de obra especializada em tecnologia da informação é um desses exemplos, que colabora para suprir a forte demanda de profissionais especializados neste setor. Ele possui a plataforma Workover como a base tecnológica para a realização dos cursos, oferece uma série de trilhas de formação, cursos e conteúdos gratuitos voltados tanto àqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho, quanto quem está em busca de uma recolocação. A Workover foi a plataforma de cursos escolhida pelo projeto Up Skill para suportar o projeto de capacitação.

Os cursos oferecidos pelo programa capacitam profissionais, tanto em soft skills como em hard skills, para atuarem em atividades de concepção, desenvolvimento, publicação, manutenção e evolução de produtos e sistemas de base tecnológica, não somente em empresas que desenvolvem software, mas também em qualquer tipo de empresa que demande profissionais da área de sistemas e computação. Isso inclui, mas não se limita, a profissionais de suporte técnico a sistemas, desenvolvimento de software, suporte a sistemas críticos, implantação e manutenção de sistemas, dentre outras especialidades.

O projeto também reúne empresas parceiras em suas diferentes praças de atuação, que contribuem para a formação dos conteúdos de acordo com as especialidades que são demandadas naquele mercado. Os currículos daqueles que concluem os cursos são disponibilizados às empresas parceiras, para que possam avaliar e, eventualmente, contratar estes profissionais.

De acordo com o diretor executivo do NSC, Núcleo Softex Campinas, e responsável pela gestão do projeto, Edvar Pera Jr., o desemprego afeta mais os jovens. “O setor de tecnologia realmente oferece uma série de oportunidades para os profissionais. Os cursos online contribuem para diminuir o descompasso entre o perfil técnico e comportamental exigido pelas empresas e o perfil de conhecimento e experiência dos profissionais disponíveis no mercado”, afirma.

Ainda, segundo Edvar, os recém-formados precisam de tempo de experiência e treinamentos complementares para atender às efetivas necessidades do mercado de trabalho. “A complementação dos conhecimentos por meio dos cursos online abrevia o tempo e o esforço de preparação que é dispendido pelas empresas quando da contratação de novos profissionais. Os profissionais que passam por este tipo de curso antes de se submeter aos processos seletivos das empresas, têm um importante diferencial competitivo quando se submetem aos processos seletivos”, finaliza. 

Os interessados podem se inscrever gratuitamente na plataforma Workover - https://workover.com.br/upskill.

Mais informações sobre o programa Up Skill nas redes sociais: LinkedIn e Facebook.


Fonte: Ink. Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço