Breaking News

Grupo de voluntários cria plataforma online para garantir continuidade de projetos durante a pandemia do novo coronavírus

Iniciativa tem objetivo de apoiar instituições sociais que estão necessitando de mais ajuda neste período de pandemia. 

No novo cenário de isolamento social imposto pelo avanço do vírus Covid-19, muitas pessoas querem ajudar o próximo, mas não sabem como e nem por onde começar. Pensando nisso, os empregados da Hydro decidiram criar uma plataforma online para doações visando o apoio a instituições sem fins lucrativos que atuam junto a populações de vulnerabilidade social, incluindo crianças, idosos, pessoas com deficiência e outros. Alguns exemplos são a Central Única das Favelas (CUFA), Viva Rio e APAE. Qualquer um pode contribuir, basta acessar este link, de preferência pelo navegador Google Chrome.

Esta iniciativa foi desenvolvida pelo Programa Voluntários em Ação, formado por empregados da Hydro, empresa norueguesa do setor do alumínio, que tem operações por todo o Brasil. O programa conta também com a participação de empregados da Albras, joint-venture da Hydro no setor de alumínio primário, empresas contratadas e de familiares. O lançamento da plataforma é mais uma iniciativa dos voluntários para fazer diferença positiva na sociedade, mesmo em meio da pandemia da COVID-19, como explica Fadwa Andrade, gerente sênior de Responsabilidade Social da Hydro.

“A ação partiu deles, sem vínculo com as empresas. É a maneira que encontraram de continuar fortalecendo as comunidades e instituições locais nesse momento desafiador. Assim, cada um tem a chance de, voluntariamente, contribuir com a transformação social positiva da região, mesmo com o distanciamento social”, explica.

Milton Pinheiro, representante do Projeto Juquinha, em Paragominas (PA) - que busca incluir socialmente crianças e adolescentes com deficiência, por meio de atividades educativas-, destaca a importância da iniciativa dos Voluntários em Ação. “O projeto se sustenta exclusivamente de doações. Por isso, cada contribuição que chega para nós faz muita diferença. Nossa principal preocupação agora é fazer o pagamento dos funcionários, então, saber dessa iniciativa do voluntariado nos traz esperança”, pontua. “Já mantemos essa parceria há muitos anos e, com esse apoio, tivemos ajuda em muitos momentos, principalmente depois da reestruturação do programa do voluntariado. Somos muito gratos”, completa.

 Rosana Mendes, coordenadora pedagógica do projeto Harmonicanto, da capital do Rio de Janeiro, destaca que a parceria com os voluntários se mantém fortalecida, mesmo diante da crise da COVID-19. “Nós começamos esse trabalho em conjunto no ano passado e confesso que tinha receio de perder esse contato por conta do cenário que estamos vivendo. Mas foi o contrário: nossa relação permanece forte, mesmo à distância. Nada parou e ver que agora o programa de voluntariado está se disponibilizando a ajudar na arrecadação financeira, além das ações de apoio à gestão e planejamento da nossa instituição, é muito importante para nós”, declara. O projeto atua na comunidade do Cantagalo, promovendo ações socioeducativas, culturais e esportivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, incentivando a participação da família e dos demais moradores.

No programa Voluntários em Ação, os participantes dedicam tempo, habilidades e recursos para desenvolver iniciativas alinhadas a nossa estratégia de responsabilidade social e às necessidades locais dos municípios onde a Hydro atua. Em 2019, tivemos mais de 30 ações no Pará e Rio de Janeiro, levando desde atividades lúdicas para crianças, educação ambiental em mutirões de limpeza de rios e encostas e geração de emprego e renda, por exemplo, que envolveram mais de mil voluntários e beneficiaram mais de 23 mil pessoas. Tudo sempre buscando o fortalecimento das instituições parceiras e a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde atuamos.

As entidades apoiadas pela iniciativa são de diversos municípios onde a Hydro opera no Brasil e atendem a diferentes públicos. Veja, abaixo, quais são elas e encontre mais informações sobre cada uma acessando a plataforma:



Barcarena/PA: Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, APAE, ONG Prisma

Belém/PA: Lar Fabiano de Cristo, Solar do Acalanto, Associação Colorindo a Vida, Pará Solidário

Paragominas/PA: Projeto Juquinha, Projeto Menino Feliz

Rio de Janeiro/RJ: Harmonicanto, Rede Pró-Aprendiz, Ação Cidadania, Central Única das Favelas, Viva Rio


LINK PARA A PLATAFORMA DE DOAÇÕES:




Fonte: Vitória Christino - Assistente de Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço