Universidades na luta contra a Aids
O projeto “Universidades Solidárias: Luta contra a AIDS”, idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mobilizará jovens do ensino superior para que sejam multiplicadores de informações e possam realizar boas práticas no combate às doenças sexualmente transmissíveis. As ações iniciam nesta segunda (2), no Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), no horário de 17h às 22h.
Equipes de saúde levarão às Universidades atividades educativas, a disponibilização do teste rápido para diagnóstico ao HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além da distribuição de preservativos.
Segundo Lauro Corrêa, da coordenação do Projeto, a mobilização é uma continuidade da campanha lançada em 1º de dezembro de 2014, teve etapa no período do Carnaval e, agora, se estende ao pós-carnaval, com o objetivo de dar maior visibilidade às problemáticas do viver com HIV/AIDS.
“A Campanha vai ao encontro da meta principal da Organização Mundial da Saúde (OMS) que é aumentar em 90% o número de pessoas para buscarem o diagnóstico; e, desse total, 90% receberem imediatamente o tratamento antirretroviral”, informa Lauro Corrêa.
“A ideia é mobilizar as instituições para aderir ao projeto e desta forma estimular os acadêmicos para reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis”, destaca.
O Projeto Universidades Solidárias é coordenado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Programação
02/03 - Instituto de Ensino Superior (IESPES);
03/03 – Universidade Luterana do Brasil (ULBRA);
04/03 – Universidade Paulista (UNIP)
Fonte: PMS
Nenhum comentário
Postar um comentário