Breaking News

Moradores do Laguinho conseguem convênio para construção de academia no Bosque da Vera Paz


Projeto da academia está orçado em R$ 71.493,12 mil, e deve ser pago pela empresa Cargill. Depois de muita luta e perseverança os moradores do bairro do Laguinho conseguiram um convênio junto a empresa Cargill, para a construção de uma academia ao ar livre na área do Bosque da Vera Paz. Nos últimos seis anos, várias foram as perdas de área de lazer dos moradores do Laguinho para a empresa portuária Cargill.

Entre as perdas está o antigo Campo da Vera Paz, onde dezenas de atletas sugiram para brilhar em vários clubes de Santarém, do Pará e do Brasil. Além da prática esportiva, o Campo da Vera Paz também servia como espaço para a realização de eventos promovidos por moradores do Laguinho.

Em agosto de 2009, a Companhia Docas do Pará para garantir a escavação de um sítio arqueológico pela Universidade Federal do Pará (UFPA) usou força policial, para conter o protesto dos moradores que reivindicavam o não fechamento do Campo da Vera Paz, no bairro do Laguinho.

Na época, os moradores do Laguinho reclamaram que durante 30 anos, o Instituto de Pesquisas Arqueológicas Nacional (IPHAN) nunca se preocupou de zelar pela área arqueológica da Vera Paz, inclusive quando a CDP arrendou o primeiro lote à Cargill em 1999. Ali, segundo a arqueóloga Anna Roosevelt, havia relíquias indígenas. Porém, segundo os moradores, de forma estranha, o IPHAN exigiu cuidar das escavações.

Em 2010 os trabalhos da segunda etapa do projeto de salvamento do sítio arqueológico, localizado no antigo campo da Praia da Vera Paz reiniciou no dia 16 de janeiro e prosseguiu até o dia 5 de fevereiro. O principal objetivo foi buscar informações que pudessem esclarecer o modo de vida dos primeiros habitantes com suas formas de pensar, agir e sobreviver com os recursos oferecidos pela natureza.

O trabalho ocorreu sob coordenação da professora Denise Schaan e contou com o auxílio de diversos profissionais em um trabalho minucioso na área do antigo campo da Vera Paz, onde vestígios marcam a presença de habitantes por volta do século XIII.

Em maio de 2014, a empresa graneleira Cargill anunciou a ampliação do seu porto em Santarém. A iniciativa teve como meta ampliar as exportações de 2 milhões de toneladas por ano para 5 milhões de toneladas de grãos. Na época, a Cargil anunciou que iria gerar 700 empregos na cidade e que iria aumentar o progresso. Dos benefícios que a empresa alegou que traria para a sociedade, um seria o aumento de emprego e renda. Para isso, iria construir mais armazéns, ocupando toda a área da CDP, entre as quais o antigo campo da Vera Paz.

ACADEMIA – De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro do Laguinho (Ambal), Jurandir Azevedo, o projeto de construção da academia está orçado em R$ 71.493,12 mil, e deve ser pago pela empresa Cargill.

Ele explica que a academia será composta por equipamentos, como: 01 aparelho abdominal duplo; 01 aparelho barra fixa; 01 aparelho elíptico mecânico, 01 aparelho espaldar; 01 aparelho leg press duplo; 01 aparelho remador; 02 aparelhos de caminhada; 01 aparelho twist duplo; 01 aparelho puxada alta (Apadef); 01 aparelho adominal (Apadef) e 01 aparelho massageador duplo.

Segundo Jurandir, caberá a Prefeitura de Santarém realizar a instalação dos equipamentos adquiridos pela Cargill, nas bases das estruturas construídas e reformadas pela empresa. A Prefeitura também deve efetuar a vigilância do local, assim como contratar e manter profissionais de educação física trabalhando na área para orientar os usuários. Cabe a Prefeitura manter a academia aberta nos horários de 06h as 09h e das 16h as 21h, diariamente, de segunda a sexta-feira, excluindo-se a abertura aos sábados, domingos e feriados, bem como realizar a manutenção dos equipamentos e estrutura da academia.

Jurandir acrescentou que a Associação de Moradores do Laguinho deve mobilizar os comunitários para uso do logradouro público. “Temos a responsabilidade de guardar a chave do almoxarifado onde ficarão guardados os materiais esportivos. Vamos fazer a definição em conjunto com os moradores, do nome dos associados que serão homenageados com o nome da academia”, revelou Jurandir. A obra está prevista para iniciar ainda no primeiro semestre deste ano.

Fonte: O Impacto

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço