sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Senior Sistemas apresenta "Termômetro" da Black Friday 2020 e espera crescimento de pelo menos 30%



Termômetro pré Black Friday mostra varejo em alta. Confira os números. Segundo dados da Senior Sistemas, a expectativa é de que a data apresente alta de 30% em relação a 2019.

São Paulo, novembro de 2020 - Na sexta-feira (27/11) acontece uma nova edição da Black Friday no Brasil. Para este ano espera-se que a data traga cerca de 30% mais vendas que o mesmo período do ano de 2019.

O número faz parte de um levantamento realizado pela Senior Sistemas, empresa especialista em tecnologia para gestão. De acordo com a empresa, a semana mais importante do varejo já começou movimentada.

“Nesta segunda-feira 23/11, as vendas já cresceram 63% em relação ao dia 25 de novembro de 2019, que também era uma segunda-feira pré Black Friday”, destaca o head de Produtos para logística na Senior, Anderson Benetti.

De acordo com Benetti, o número continuou em alta na terça, quando apontou um crescimento de 102% em relação a terça (26/11/19), pré black Friday de 2019.

Os números também chamam atenção se comparados aos dias comuns, sem influência da Black Friday.

“Se compararmos a segunda-feira anterior (16/11/2020) com a segunda da semana da Black Friday (23/11/2020), também temos um aumento de 32%. Na terça (17/11/2020) os números seguem com um crescimento de 34% em relação a terça (17/11/20). Esses dados nos mostram que o mercado está aquecido e que as empresas estão cada vez mais preparadas para as vendas online”.

Cerca de 40% das transações do e-commerce no Brasil passam pela gestão da Senior Sistemas e por seus softwares WMS e TMS, soluções que auxiliam na gestão de estoque e gestão de transportes de grandes empresas brasileiras.

“Nunca vivemos uma Black Friday em uma pandemia, por isso se trata de uma realidade incerta para todo o mercado. No entanto, aqui na Senior sentimos que o varejo segue engajado em melhorias logísticas, e por conta de todo esse investimento acreditamos que o resultado deste ano também será positivo”, reforça o head da Senior Sistemas.


LOGÍSTICA NA ESTRATÉGIA DO E-COMMERCE

Para Benetti, o cuidado das empresas com a experiência de compra no ambiente online tem gerado maior confiança para o consumidor e contribuído com o aumento das compras no e-commerce.

“A experiência positiva, a agilidade no atendimento e as ofertas, chamam atenção dos consumidores que estão cada vez mais habituados com essa forma de comprar. Além disso, hoje trazemos tecnologias que otimizam o processo logístico de armazenagem e transporte, vitais para a assertividade do e-commerce. Como exemplo temos o tracking de pedidos, que mostra todo o caminho da mercadoria tanto para a empresa como para o consumidor. Tudo em tempo real”, explica o head de produto da Senior Sistemas, empresa de tecnologia para gestão hoje com mais de 12 mil clientes.


Fonte: Bruno Faria

Hospitais públicos paraenses economizaram quase 25 milhões de litros de água



Com soluções criativas, hospitais públicos paraenses economizaram quase 25 milhões de litros de água nos últimos três anos.

Sustentabilidade é um dos pilares da Pró-Saúde, gestora de sete unidades públicas no estado do Pará; economia gerada, desde 2018, é suficiente para abastecer mais 2,2 mil lares em um mês. 

Conscientes da relevância dos recursos hídricos, hospitais públicos paraenses, gerenciados pela Pró-Saúde, vem desenvolvendo projetos que visam preservar o meio ambiente, por meio da economia de água.

No total, as iniciativas implantadas já economizaram, desde 2018, mais de 24.953 m³ de água, reaproveitados em seis unidades de saúde na capital e interior do estado. Cada metro cúbico de água corresponde à mil litros.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), uma família com três pessoas consome, em média, 9 mil litros ao mês, ou seja, a economia de água gerada nos hospitais é suficiente para abastecer 2.223 lares paraenses em um mês.

Os projetos desenvolvidos monitoram o consumo de água, com a finalidade de promover uma abordagem preventiva com os colaboradores e usuários, sobre a responsabilidade ambiental no meio social em que vivem.

As iniciativas fazem parte das diretrizes institucionais da Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, que estimula a criação de projetos voltados ao meio ambiente e otimização de recursos dentro de suas unidades gerenciadas.

Atualmente, 10 unidades gerenciadas pela entidade no país integram os desafios da Rede Hospitais Verdes e Saudáveis. A expectativa é que este número aumente no próximo ano, chegando a todos os hospitais administrados pela instituição.

Entre as conquistas na área de sustentabilidade no último ano, destaque para o prêmio “Health Care Climate Challenge” do Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), um dos cinco hospitais nacionais vencedores do Desafio do Clima 2019.

Outras unidades venceram ainda o prêmio Hospital Amigo do Meio Ambiente, entre eles o Hospital Regional do Baixo Amazonas, também situado no Pará. Além da economia de água, há projetos voltados para o reaproveitamento e descarte correto de resíduos, redução do consumo de papel, uso e descarte correto de medicamentos, redução do consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa, entre outros.

“Em 2020, foi intensificada a interação entre nossas unidades, com isso, estima-se que os resultados podem ser ainda mais positivos, pois essa troca de experiências entre os hospitais que já alcançaram níveis de excelência, e as unidades que estão no início desta jornada, é muito rica e inspiradora”, ressalta Cristiane Malta, analista de Sustentabilidade da Pró-Saúde.

*Projetos e resultados*

O Hospital Metropolitano, localizado em Ananindeua, referência em traumas e queimaduras no estado do Pará, desenvolveu em 2018, um mecanismo que realiza o reaproveitamento da água utilizada no resfriamento das bombas da central de vácuo.

O projeto da unidade, que integra a seleta lista dos signatários do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), deixou de utilizar 23,8 mil m³ de água “nova”, em apenas um ano, economizando cerca de R$ 25,7 mil reais.

Já no Hospital Público Estadual Galileu, na capital, foi implantado o projeto “Captação de água no Hospital Galileu”, que armazena o líquido que cai da chuva em recipientes montados estrategicamente no local. Em um ano, o HPEG economizou quase 11 mil litros de água. “Utilizamos a água armazenada para executar alguns serviços como: irrigação do jardim e lavagem dos carrinhos de resíduos. Essa atitude desperta a cultura sustentável em todos”, explica Joabe Lopes, coordenador de apoio da unidade.

Há três meses, o Hospital Oncológico Infantil, referência em oncologia pediátrica no Norte do país, implantou processos voltados para o controle do consumo de água e, com a realização de diversas campanhas de conscientização, conseguiu economizar 405 mil litros de água, entre agosto e setembro de 2020.

Neste ano, o Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, implantou em agosto, o projeto "Reuse", que capta a água das centrais de ar condicionado, por meio de um sistema de drenagem. Com a iniciativa, a unidade prevê uma economia de, em média, 900 m³ de água por ano após a implantação em todo hospital.

No interior do estado, a reutilização de água ganhou espaço também nos Hospitais Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, e Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, com projetos reaproveitamento da água utilizada em equipamentos de diálise. O trabalho consiste na coleta, tratamento e reaproveitamento da água utilizada pelas máquinas do setor de hemodiálise.

“A água, que antes era descartada, agora é utilizada em vários setores, como laboratórios, endoscopias e Central de Material Esterilizado (CME), evitando o uso de água nova”, explica Fabrício Rocha, gerente de manutenção do HRPT.


Fonte: Ederson Oliveira - Pró-Saúde

Equatorial Pará participa de Mutirão de Conciliação com o Procon de Parauapebas


 

Programação será realizada durante os dias 2 e 3 de dezembro na Câmara Municipal.

A Equatorial Energia Pará, em parceria com o Procon de Parauapebas, vai realizar nos dias 2 e 3 de dezembro, o Mutirão de Conciliação e Negociação de débitos. Os clientes que possuem pendências com a concessionária, poderão ser atendidos durante o evento, que ocorrerá no prédio da Câmara Municipal de Parauapebas, localizado na Avenida F, Quadra Especial, no bairro Beira Rio II. Os atendimentos serão feitos no horário das 8h às 17h. É necessário que o cliente apresente os documentos pessoais e a conta de energia.

Estarão disponíveis os serviços de negociação e renegociação de débitos, cadastro na Tarifa Social e troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, consideradas até 80% mais eficientes, oferecendo economia na conta de luz. Serão disponibilizadas até cinco lâmpadas por pessoa. Para a troca, o cliente precisa levar as lâmpadas usadas, mas que estejam funcionando.

O Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, oferece desconto de até 65% nas contas de energia de famílias baixa renda. Para se cadastrar, o cliente precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter renda de até meio salário mínimo por pessoa. Segundo levantamento feito pela Equatorial Energia, pouco mais de 6.500 famílias de Parauapebas estão aptas a receber o desconto, porém não estão cadastradas no programa.

De acordo com o líder de cobrança da distribuidora, Erik Soares, todas as ações realizadas pela distribuidora tem o propósito de oferecer facilidades para que os clientes tenham acesso a benefícios que contribuem para solucionar pendências de maneira mais fácil e contribuir com a economia de energia. “Essas ações externas que realizamos durante todo o ano são muito bem recebidas. Os clientes nos procuram para fazer a negociação de débitos de uma forma ainda mais flexível, o que permite um melhor relacionamento com a empresa e utilização dos nossos serviços”, avalia. 

ENERGIA EM DIA – Os clientes que participarem da ação serão inscritos na promoção Energia em Dia, que sorteia mensalmente, um ano de supermercado no valor de R$ 500,00 e um ano de bônus de R$ 250,00 para pagar a conta de luz. Inclusive, na premiação final, será sorteado um carro zero km no valor de R$ 37 mil. Ainda são realizados três sorteios extras de R$ 12 mil, que serão destinados para eficientização de 15 residências. Para participar da campanha o cliente deve estar em dia com a Equatorial e se cadastrar no site www.equatorialenergia.com.br.         


SERVIÇO:


Mutirão de Conciliação e Negociação de débitos para os clientes de Parauapebas

Data: 02 e 03 de dezembro de 2020

Horário: 8h às 17h

Local: Avenida F, s/n, Quadra Especial – Bairro Beira Rio II


Fonte: Equatorial

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Análise do SSD WD Green WDS240G2G0A



Veja a análise do SSD WD WDS240G2G0A 240 GB. Análises de performance, comparativos e softwares de uso.

Começando os comparativos entre SSD’s de 240 e 256 GB escolhemos o WD Green WDS240G2G0A que é um modelo de entrada para a marca Wester Digital, assim como analisaremos outros do mesmo padrão.

Os critérios dos teste de todos os SSDs serão os mesmos: Em um mesmo notebook, com o Windows 10 instalado do zero, atualizado até sua última versão e o Google Chrome instalado.

Somente isso.

Para que o teste seja igual, com todos será o mesmo hardware e software.

Os detalhes abaixo relatam nossa experiência na utilização.

Vamos aos critérios do teste

Hardware Utilizado

Notebook Dell Inspiron 5447, Core i5 4210 1.70 GHz, 4 GB de RAM e Windows 10 Single Edition 64 bits (build 19041).

Para os testes utilizamos o Crystal DiskMark Info versão 7.0 instalado e executando com privilégios de administrador.

Em breve colocaremos o link para o comparativo entre todos os SSDs testados aqui.

SSDs testados para efeito de comparativo:

Western Digital 240GB WDS240G2G0A

Sandisk 240GB

Crucial 240GB

Kingston 240 GB SA400S37240G

KingSpec P4-240 240GB

Adata SU630 240GB

Testes do WD Green WDS240G2G0A-00JH30





Nos testes, o Windows pode estar executando alguma tarefa em segundo plano, então podemos notar variações nos índices, porém existe uma boa estabilidade nos testes, o que é um ponto positivo.

As médias das velocidades

Nome do testeLeitura (MB/s)Gravação (MB/s)
SEQ1M1 Q8T1520,01313,94
SEQ1M1 Q1T1456,80291,32
RND4K Q32T169,2279,05
RND4K Q1T15,2629,56
Média dos testes do WD Green WDS240G2G0A

As médias por arquivos sequenciais e randômicos

Nome do testeLeitura (MB/s)Gravação (MB/s)
Sequenciais448,41 (5)302,63 (4)
Randômicos7,24 (6)54,31 (4)
Testes do WD Green WDS240G2G0A

Estes valores acima representam a média simples entre os arquivos sequenciais e os randômicos, somente juntamos todos e tiramos as médias.

As leituras e escritas dos arquivos sequenciais ficaram muito próximas aos vencedores do teste, o que significa que você terá uma boa performance tanto quando lê ou carrega ou grava arquivos e programas.

Nos valores randômicos a leitura ficou bem baixa, mas a gravação alta.

Comparando com os outros SSDs do teste, a leitura dos sequenciais ficou em 5º, 8% a menos que o primeiro (Crucial), e a gravação ficou em 4º, 38% a menos que o primeiro neste quesito (Adata).

Os arquivos randômicos em suas leituras ficou em último, muito abaixo do primeiro (Crucial) – 94,6% – e na gravação em 4º, 72% abaixo do Adata que é o primeiro nesse índice.

Lembrando que os testes podem variar muito, de acordo com seu notebook, sua porta SATA, ou mesmo o sistema operacional.

Este teste é somente uma referência, e principalmente a média das medidas é somente para basear-se, pois elas podem variar muito.

Software do fabricante

O SSD possui um software do fabricante para utilização em conjunto com o disco sólido.

O Western Digital SSD Dashboard é um software muito bom e fácil para uso.

Através dele você pode:

Monitorar saúde e temperatura do SSD;

Espaço utilizado e livre;

Velocidade da interface;

Atualizações de firmwares;

Apagar unidade com segurança;

Checar SMART

Entre outras funcionalidades

Quanto ao uso

Agora sem se prender em números, achei o SSD da Wester Digital muito bom. Ele é muito bem confeccionado e bem resistente.

Quando instalado em seu computador ou notebook, percebe-se uma melhora de performance muito grande. Os programas carregam muito rapidamente, sem contar a inicialização do Windows – que ficou muito rápida


Fonte: SSD HD

Quanto custa para traduzir textos



Quais são os custos e meios de contratar tradução de textos na internet. Se você está a procura de uma forma de traduzir um ou mais documentos mas está incerto por não saber calcular o preço disso, saiba que geralmente o preço é baseado em alguns fatores-chave. São eles:

Sumário:

Tamanho do documento

O principal fator é esse, pois claro que quanto maior, maior será o preço.

Técnico/Casual

Se o texto a ser traduzido for técnico como uma tradução médica, legal, técnica ou industrial, será um valor maior, pois dependerá de um tradutor específico que entenda do assunto do texto para não perder o sentido.

Isto poderá fazer o valor da sua tradução oscilar muito, uma vez que depende do profissional que fará esta tradução e consequentemente o valor que será cobrado.

Um texto mais casual (ou não-técnico) que não depende de um profissional específico ficará com um valor mais acessível.

Idioma

Também o idioma original do texto e o idioma de tradução.

Caso seja uma tradução de Inglês para Português, será muito mais fácil encontrar um tradutor para esta tarefa e o honorário a ser pago segue mais ou menos uma base cobrada por todos.

Se for um texto de Persa para Malaio, será muito mais difícil encontrar fluentes nestas línguas e por consequência o valor mais alto.

Método de tradução

Por fim, o método de tradução poderá impactar muito nos valores a serem pagos.

Saiba que o custo de uma tradução dependerá sempre do tipo de tradutor que está contratando. Um tradutor mais experiente sempre cobrará um valor mais alto.

Além disso, sempre que você estiver a procura de uma tradução profissional, terá que procurar um profissional específico em sua área.

Por estes motivos, muitas vezes o melhor custo/benefício será buscar por uma agência de tradução.

Estas agências cobram preços justos e pré-definidos por um serviço de alta qualidade, e poderá confiar em seus resultados.

Será também a forma mais fácil de você encontrar uma tradução mais técnica para seu texto (legal, industrial, médica, etc) de forma fácil e intuitiva.

Se você quiser calcular o custo de tradução por palavra, também será fácil ter o valor final antes de contratar este serviço, pois como foi visto acima, estes preços podem variar muito.

Desta forma você não terá que se preocupar com o documento que tem em mãos, basta entregá-los aos profissionais e seu problema estará resolvido.

Ao buscar uma agência para este serviço, procure sempre por uma agência que atenda os serviços profissionais, de áreas específicas, e com uma atuação de muitos idiomas.

Desta forma você terá uma garantia maior sobre o resultado.

Então, caso não queira passar por apertos e ficar desapontado com o resultado de freelancers, busque por serviços profissionais sempre.

Fonte: Informática

O que é o PIX e o que sua vida muda com isso?



Você já deve ter visto algo sobre o PIX, mas já sabe o que é? Explicamos aqui de maneira fácil como o PIX irá mudar seu jeito de fazer pagamentos e transferências. Recentemente muito se viu na mídia (principalmente TV) sobre o PIX, mas você sabe o que é o PIX?

Tentarei trazer da forma mais simples para que você entenda como o PIX muda nosso sistema bancário e o jeito de fazer pagamentos. O PIX é uma nova forma de você ser identificado pelo sistema bancário.

Sumário:

Com ele você terá uma (ou mais) chave(s) de identificação perante o Banco Central. Importante dizer, antes de continuar, que isso é uma implementação em conjunto com o Banco Central do Brasil, portanto é uma coisa totalmente legalizada. 

Como funcionam as chaves do PIX?

Você poderá associar até 5 chaves PIX em cada conta (pelo menos assim foi para mim na conta Nubank). Eu fiz o cadastro no banco Nubank, que associou meu Telefone, CPF e e-mail à minha conta Nubank.

Isso quer dizer que quem fizer um PIX (uma transferência) para um destes 3 itens, este valor cairá diretamente em minha conta Nubank.

Mas note que quando fiz esta associação, sempre que eu receber um PIX pelo meu número de telefone, e-mail ou CPF, este dinheiro entrará na minha conta Nubank.

Recebi um e-mail do pessoal da Nubank dizendo que eu tenho ainda mais 2 chaves “aleatórias” de PIX para registrar na minha conta, as quais não usarei agora.

Estas chaves aleatórias poderão ser criadas no Nubank, mas também poderei criar mais chaves aleatórias em outros bancos como Itaú, Bradesco, etc…

Em regra são 5 chaves por banco (ou instituição financeira) por CPF, sempre sendo únicas, ou seja: Pode cadastrar e-mails diferentes, telefones diferentes, e claro as chaves aleatórias (sequência de dígitos com 32 caracteres).

Para as Pessoas Jurídicas da mesma forma, poderão criar uma para cada e-mail, telefone e o CNPJ, a única diferença é que são até 20 chaves PIX por instituição financeira.

PIX vs TED e DOC

O PIX veio para acabar com o TED e o DOC, aliás o DOC já deveria estar morto… O TED é muito mais rápido (cai no mesmo dia) que o DOC (cai no dia seguinte na conta), enquanto o PIX é feito em alguns segundos e de forma gratuita.

Enquanto alguns bancos ainda continuam cobrando por TEDs ou DOCs, agora o PIX acabará com essa farra, pelo menos é o que se espera.

Como sabemos que os bancos são instituições muito fortes no Brasil, pode ser que futuramente eles arrumem outras formas de rentabilizar isso.

A qualquer hora de qualquer dia

Outra coisa importante é que o PIX poderá ser feito por você a qualquer hora ou dia, acabando com a burocracia do TED que só é confirmado em horário comercial.

A integração entre bancos é online e você poderá conferir se o valor realmente entrou (ou saiu) de sua conta em alguns segundos.

Custo zero para Pessoa Física

As Pessoas Físicas terão isenção de tarifas quando enviarem um PIX, porém as pessoas Jurídicas terão uma taxa a ser paga.

Na prática aquele pagamento que você faz a uma pessoa, um profissional liberal, uma transferência para um amigo ou mesmo um pagamento de “boleto” será isento de tarifa.

Mas as instituições financeiras (bancos) poderão cobrar por este serviço em contas de Pessoas Jurídicas – Cada banco define suas tarifas – E muito provavelmente a grande maioria irá cobrar.

Pagar via QR Code

Agora, além do Mercado Pago e outros apps, os estabelecimentos ou profissionais liberais poderão gerar um QR Code para pagamento, o que facilitará muito para quem paga – Será o fim das maquininhas de cartão??? Acho que ainda não.

Este procedimento será mais simplesmente implementado por causa das “chaves aleatórias” que poderão ser convertidas em QR Codes para serem colocadas no caixa do estabelecimento (por exemplo).

Apps próprios para PIX

A princípio não terá um aplicativo para isso, o próprio aplicativo do seu banco será responsável por enviar ou receber estes pagamentos PIX.

Lembrando que o PIX é apenas um “atalho” para sua conta, então você acessa o App do seu banco e procurar pelo local que você cadastra suas chaves PIX que você estará habilitado para receber transferências.

E para faz um PIX, ou seja, transferir para outra pessoa, basta você informar a chave PIX que deseja transferir (ou conta a pagar) na parte de transferências e pagamentos do seu banco. Simples assim.

Quando for concretizar a transferência, os dados da pessoa que irá receber esse PIX aparecerão na sua tela.

Pagamento à vista

Não sei se isso foi pensado pelo Banco Central, mas a tendência é que os pagamentos parcelados diminuam, o que é bom para muita gente que parcela todos os pagamentos até que chegue em um ponto que não é possível pagar.

Os pagamentos parcelados e crediários estão intrínsecos em nosso DNA brasileiro, tendo em vista que o salário base que a grande maioria da população recebe é muito baixo, sendo assim somente financiando uma compra é possível fazê-la.

Mas em países mais desenvolvidos, a cultura é diferente. Muita coisa (quase tudo) se paga à vista. Dessa forma você compra o que pode e não cria parcelas impagáveis para o futuro, que geram juros e mais juros – que só beneficiam as instituições bancárias.

De certa forma o PIX incentivará as pessoas a fazerem o pagamento no ato, em uma única parcela, porque ele nada mais é que uma transferência.

Descentralização dos bancos

É bem conhecido que o sistema bancário no Brasil é completamente fechado. Poucos bancos são proprietários de muitos clientes.

As fintechs vem ganhando força, como a Nubank, C6 Bank, Banco Inter, MercadoPago, entre outras.

Essa é a hora de uma abertura de mercado para os menores que estejam bem estabilizados e estruturados, com isso quem ganha é o consumidor, e assim esperamos.

É hora de começar

E você, já cadastrou suas chaves no PIX? Entre agora em seu banco e procure por PIX no menu.

Fonte: Informática

Fernando Vannucci, apresentador, morre aos 69 anos em São Paulo



Famoso pelo bordão 'Alô, você!', jornalista foi âncora de telejornais da Rede Globo, como o Globo Esporte. A causa da morte foi infarto, segundo o Hospital Central de Barueri, na Grande SP, onde Vannucci foi atendido nesta terça (24).

Famoso pelo bordão "Alô, você!", o apresentador e jornalista Fernando Vannucci morreu aos 69 anos, em Barueri, na Grande São Paulo, na tarde desta terça-feira (24). Vannucci deixa quatro filhos — Fernandinho, Frederico, Júlia e Antônio Henrique.

Segundo Fernandinho Vannucci, filho do apresentador, na manhã desta terça, ele passou mal em casa, em Alphaville, e foi levado para o hospital.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal de Barueri, Vannucci foi levado ao Pronto-Socorro central da cidade, onde morreu. A causa da morte foi infarto, segundo o hospital de Barueri.

O corpo de Vannucci deve ser sepultado no cemitério Jardim da Saudade, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (26), em um jazigo da família. O velório e sepultamento serão restritos à família.

No ano passado, Vannucci já tinha sofrido um infarto e ficou internado no Hospital Oswaldo Cruz, onde passou por uma angioplastia coronária. Ele chegou a colocar um marca passo.

Em 2001, foi operado do coração e, em 2004, colocou um stent (pequenas próteses que podem ser colocadas dentro das artérias para "alargar" e evitar o bloqueio dos vasos sanguíneos; veja como elas funcionam aqui).

Segundo o filho do apresentador, que é médico, por causa dessas últimas complicações, o pai estava trabalhando de casa.

"Nesses tempos de pandemia, pelo fato de ele ter uma saúde cardiológica mais frágil, meu pai vinha se resguardando muito. Ele sempre me ligava para tirar todas as dúvidas sobre a Covid. Estive com ele no mês passado em São Paulo, acho que foi a última vez que a gente se viu. Ele já estava com a saúde fragilizada e a pandemia fez com que ele trabalhasse de casa, onde gravava as coisas e mandava para a TV. Ele me mostrou o que estava fazendo, e fazia tudo basicamente de casa por conta dessa loucura toda que a gente está vivendo", afirmou Fernandinho Vannucci.

Trajetória

Nascido em Uberaba, Vannucci começou a trabalhar em rádio ainda adolescente. Na década de 70, entrou na TV Globo, em Minas Gerais, e depois foi transferido para a Globo do Rio de Janeiro. Na emissora, apresentou jornais como o Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Gols do Fantástico, entre outros.

Na passagem pela Globo, Fernando Vannucci cobriu seis Copas do Mundo: 1978, 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998 e ficou marcado pela criação do bordão "Alô, você!".

"Acredito que o legado dele é grande. Até a Copa de 1986, que foi o grande momento profissional que ele teve, a virada profissional da carreira dele, a maneira de se fazer esporte na televisão era uma e hoje é outra, completamente diferente. E acho que ele teve muita responsabilidade nisso. Se hoje o esporte é apresentado de uma forma descontraída, informal, ele tem muita parte nisso, porque, até então, o apresentador do Globo Esporte usava terno e gravata", disse o filho, Fernandinho Vannucci.

Além do esporte, o apresentador também participou de várias coberturas de carnaval na Globo, sempre mostrando um estilo único e descontraído.

"Meu pai fez parte de uma geração de vozes de ouro. Quando se fala em narradores, é impossível não mencionar o nome de Galvão Bueno, Luciano do Valle, Osmar Santos. Da mesma forma os apresentadores, onde é natural que venha rapidamente o nome do meu pai, como o do Léo Batista e de tantos outros. Essa maneira marcante que deu a ele um estilo meio que único e pioneiro. É um grande legado e talvez tenha feito ele ultrapassar as fronteiras do esporte e se enveredar também para o carnaval", conta o orgulhoso filho.

Fernando Vannucci também trabalhou nas emissoras TV Bandeirantes, TV Record, Rede TV. Desde 2014, ele atuava como editor de esportes na Rede Brasil de Televisão. A emissora divulgou uma nota no fim da tarde lamentando a morte do apresentador, descrito como "simpático, vivaz e falante".

"A Rede Brasil de Televisão se despede com tristeza do jornalista Fernando Vannucci, que faleceu nesta terça-feira (24) em São Paulo aos 69 anos. Fernando era o principal apresentador, comentarista e editor esportivo da emissora. (...) O presidente, Dr Marcos Tolentino, lamenta muito essa perda do simpático, vivaz e falante apresentador, comunicador, locutor, comentarista e editor Fernando Vannucci", disse a nota da emissora, que vai exibir um especial sobre a trajetória do apresentador na casa.

Fonte: G1, São Paulo

Polícia Militar apreende nove sacas recheadas de pacotes de drogas na grande área do Maicá


Entorpecente estava escondido em área de alagado. Polícia chegou até o local a partir de informações do Serviço de Inteligência.

Nove sacas com 246 tabletes de drogas foram apreendidas pela Polícia Militar sob o comando do coronel Aldemar Maués, comandante do CPR 1 (Comando de Policiamento regional 1) na tarde desta terça-feira (24), na grande área do Maicá, em Santarém, oeste do Pará. A droga totalizou quase 295 kg (294,350 kg).


De acordo com o coronel Maués, a polícia chegou até a droga a partir de informações levantadas pelo Serviço de Inteligência. "Nosso núcleo de inteligência informou que essa droga estaria em uma área que em tempos de cheia é alagada, e agora em tempo de seca está em terra. A droga estava em nove sacas no meio do mato", disse.



Ainda de acordo com o comandante do CPR 1, apesar de ninguém ter sido preso, a apreensão gera um grande prejuízo para o tráfico. "É mais um baque no tráfico, mais uma vez os órgãos de segurança mostrando um serviço sério no combate ao tráfico aqui na região. Tinha uma pessoa no local, mas quando as viaturas se aproximavam ela se embrenhou na mata. A inteligência tem as características do indivíduo e a Civil vai seguir com as investigações para identificar os donos dessa droga que aparenta ser maconha", ressaltou.

Coronel Maués disse que Santarém está na rota do tráfico, por isso há necessidade de intensificar as investigações para tentar estancar essa rota. "O diferencial aqui é a parceria entre os órgãos de segurança pública. Temos uma parceria muto boa com a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e outros órgãos. Todos estão empenhados no combate ao tráfico", pontuou.


Fonte: Santarém

Ciclista morre após se chocar com pedestre na rodovia Everaldo Martins, em Santarém



Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (24). A vítima estava em companhia de um grupo de ciclistas.

O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado na tarde desta terça-feira (24) para atender uma ocorrência de acidente com ciclista na rodovia PA-457 (Everaldo Martins), via que liga a zona urbana de Santarém, oeste do Pará, à vila balneária de Alter do Chão. Mas ao chegar ao local a equipe de socorrista encontrou a ciclista já sem vida.

De acordo com informações do Samu, o acidente aconteceu próximo à comunidade Caranazal. A ciclista identificada como Tatiane Fátima Esquerdo de Mendonça, 34 anos, seguia pela ciclovia na comunidade Caranazal com um grupo de ciclistas quando se deparou com um pedestre que seguia no sentido contrário. Ela teria tentado desviar, mas se chocou com ele. Tatiane então perdeu o controle da bicicleta e caiu no asfalto machucando a cabeça com gravidade.



No local do acidente, um grande número de pessoas se juntou em busca de informações sobre as causas do acidente e a identidade das vítimas. Filas de veículos se formaram de um lado e outro da pista enquanto o Samu prestava socorro às vítimas.

O Samu informou que ao chegar ao local do acidente Tatiane não tinha mais sinais vitais. Ela apresentava um corte frontal na cabeça, sangramento no nariz e ouvido.

O pedestre ficou com o braço machucado, recebeu atendimento no local e não precisou ser levado ao hospital.

O IML foi acionado para fazer a remoção do corpo de Tatiane para necropsia.

Fonte: Santarém

'Não pude me despedir do meu pai', desabafa Luciano, com covid-19



Francisco, pai de Zezé Di Camargo e Luciano, morreu na noite da última segunda, 23 (leia mais detalhes aqui). Em meio às homenagens publicadas pela família, o cantor Luciano fez um desabafo lamentando o fato de não ter ido ao velório do pai, já que está com o novo coronavírus.

"Eu não pude ir despedir do meu pai. Como muitos sabem, eu testei positivo para covid-19 e muito me confortam as homenagens que estão fazendo para o meu velho... Ele, que depois do filme, se tornou meio que parente de todos os brasileiros", escreveu.

Em outra postagem, contou: "Em nosso último encontro semana passada, eu senti um forte aperto no peito, foi diferente... No último abraço que dei em meu velho, foi como se eu já soubesse que não poderia estar hoje com ele para me despedir".

"A Globo vai reprisar 2 Filhos de Francisco em homenagem ao grande homem que foi o meu pai", concluiu o cantor. A emissora exibe o filme inspirado na vida do pai de Zezé Di Camargo e Luciano na Sessão da Tarde desta terça, 24.

Seu irmão também postou uma homenagem após a morte do pai: "Me perdoe pelo egoísmo de insistir que fique aqui, mas meu amor é tão grande que me tira a sensatez, a lucidez e o entendimento, que a vida é assim!"

Zilu Camargo, ex-esposa de Zezé, homenageou o ex-sogro: "Descanse em paz, senhor Francisco! Que Deus o receba com todo amor e a mesma luz que o senhor nos emanava! Deixo aqui meus sinceros sentimentos à toda família, em especial à dona Helena".

A cantora Wanessa Camargo também postou uma foto ao lado do avô: "É difícil colocar em palavras a grandeza do ser que foi o senhor Francisco José de Camargo. Agora ficam todos os seus ensinamentos, sua humildade, o seu carinho pelo outro".

Confira as postagens em homenagem a Francisco, pai de Zezé Di Camargo e Luciano, abaixo.



Fonte: MSN

MASP é atacado por obra que mostra PM dançando com criminoso



Uma publicação feita pelo MASP (Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand) no Instagram no último domingo, 22, está causando polêmica nas redes sociais.

O post em questão é a obra “Palhaço e Soldado PM Carvalho”, do artista guatemalteco, naturalizado americano, Alex Donis, que mostra um policial com a farda da PM de São Paulo dançando com um criminoso com um fuzil na mão.

A pintura, que foi comissionada para o projeto ‘Histórias da dança’, faz parte de uma série intitulada ‘Pas de Deux’, que reúne inimigos declarados em abraços e cenas imaginadas de fantasia e conexão.

Alex, que vive em Los Angeles, costuma focar suas obras em representações de desejo queer, especialmente entre homens não brancos.

No balé tradicional, um ‘pas de deux’ é tipicamente dançado entre um homem e uma mulher, com papéis de gênero estritamente designados para cada parte.


Na obra, segundo o MASP, Alex Donis retrata uma cena do balé Dom Quixote, de Marius Petipa, de 1869, dançada por um membro do PCC (Primeiro Comando da Capital) chamado ‘Palhaço’ e um policial militar.

A publicação diz que o artista fez uma pesquisa cuidadosa ao representar cada figura, com uma atenção aos detalhes específicos que podem trazê-las à vida.

“Tatuagens de grupos locais, equipamento anti-motim e insígnias militares são indícios da guerra das drogas em curso em São Paulo. Em um momento global atual, onde o protesto e a violência nas ruas se tornaram sinônimos de brutalidade policial, Donis imagina outro desfecho para essa crise em termos de paz, amor e unidade através da dança”, diz a publicação.

Nas redes sociais, internautas acusaram o MASP de desrespeitar a PM paulista com a publicação.

Uma página no Facebook, que reúne policiais e simpatizantes soltou uma nota de repúdio. À primeira vista um internauta desavisado acredita que se trata da página oficial da corporação na rede social, já que está como “site governamental”, mas não é.

“Milhares de homens e mulheres morreram e arriscam suas vidas, todos os dias, honrando a farda da polícia e defendendo a sociedade. Não aceitamos que o MASP venha enaltecer como “OBRA DE ARTE” um policial militar dançando com um criminoso, água e óleo não se mistura”, diz a publicação.

No perfil oficial da PM de São Paulo não há nenhuma menção a obra de arte de Alex Donis.


Fonte: MSN

Santos bate a LDU fora de casa e sai na frente nas oitavas da Libertadores



O Santos saiu na frente da LDU nas oitavas de final da Conmebol Libertadores. Jogando na altitude de 2.850 metros de Quito, capital equatoriana, o Alvinegro venceu por 2 a 1, fora de casa. O Peixe saiu na frente, logo aos sete minutos de jogo, com Soteldo, sofreu o empate no último minuto da etapa inicial, mas precisou de Marinho, após sofrer pênalti em uma jogada individual e o próprio converter.

SANTOS COMEÇA ON FIRE

O Peixe iniciou a partida contra a LDU indo para cima, muito melhor do que as últimas apresentações santistas pelo Campeonato Brasileiro. No primeiro minuto de jogo, Marinho já exigiu o goleiro Gabbarini, em uma cobrança direta de falta, que o próprio camisa 11 sofreu com 15 segundos de partida.

GOL DO PEIXE NO INÍCIO DO JOGO

E não demorou muito para o Alvinegro Praiano sair na frente. Aos sete minutos de jogo, o lateral-direito Pará levou até a linha de fundo, cruzou pra trás e encontrou o atacante Soteldo, que dominou e marcou o seu primeiro gol pelo Santos na Libertadores. Faltava apenas o torneio continental para que o jogador anotasse um tento pelo Peixe.

LDU CRESCE NO PRIMEIRO TEMPO

Com o Santos marcando o gol cedo, a LDU teve que responder e, com isso, avançou as suas linhas. O Peixe se postava bem defensivamente, salvo o seu lado esquerdo defensivo que deu alguns espaços para descidas dos equatorianos, tanto que antes mesmo do intervalo, aos 46 minutos da etapa inicial, Marcelo Fernandes substituiu o meia Jean Mota e colocou o zagueiro Wagner Leonardo, movendo o lateral-esquerdo Felipe Jontan para o meio e improvisando Wagner pela lateral, posição que o defensor atuou, e foi bem, nas últimas partidas, pelo Brasileirão. Além disso, nas chegadas da Liga de Quito o goleiro John fez boas defesas. Foi a terceira partida seguida do arqueiro como titular e todas elas com destaque.

LDU EMPATA

No último minuto do primeiro tempo, em uma jogada que começou no ataque do Peixe, a LDU empatou o confronto. O Santos alçou uma bola na área pelo lado esquerdo, mas sofreu um contra-ataque. Julio disparou pelo lado direito ofensivo, cortou Diego Pituca, obrigou John fazer uma boa defesa, mas no rebote a defensiva santista não afastou e o próprio Julio cabeceou para o fundo do gol.

MARINHO ASSUME O PROTAGONISMO

Assim como começou "on fire" o primeiro tempo, Marinho foi pra cima da LDU no início da etapa final. Logo no primeiro minuto, arriscou um chute de longa distância, obrigando boa intervenção do goleiro adversário. Aos 14 minutos do tempo complementar, o camisa 11 foi pra cima da marcação da defesa do clube equatoriano, invadiu a área, foi derrubado e sofreu pênalti, que ele mesmo bateu e converteu.

PEIXE SE SEGURA

Após marcar o segundo gol, o Peixe postou bem as suas linhas defensivas, contou com intervenções pontuais do goleiro John e pouco sofreu ante a Liga de Quito.

E MAIS:

Marcelo Teixeira 'lamenta' ter que punir dirigentes do Santos

Marcelo Teixeira não declara apoio em eleição presidencial do Santos

Rollo planeja troca de gestão e venda de Veríssimo

Após assumir a presidência do Santos, Rollo comemora saída de Peres


FICHA TÉCNICA:

LDU 1 x 2 SANTOS

Estádio: Casa Blanca, Quito (EQU)

Data e horário: 24 de novembro de 2020, às 19h15 (horário de Brasília)

Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)

Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Julio Fernandez (ARG)

Árbitro de vídeo: Mauro Vigliano (ARG)

Público e renda: Portões fechados

Gols: 0-1 Soteldo (07'/!T); 1-1 Julio (46'/1T); 1-2 Marinho (14'/2T)

Cartões amarelos: Vega, Aguirre, Ordoónez e Alcívar (LDU); Luiz Felipe, Soteldo, Felipe Jonatan e Wagner Leonardo (Santos).

LDU (EQU): Gabbarini; Perlaza (Zunino, 47'/2T), Luís Caicedo, Ordónez e Cruz (Ayala, intervalo); Vega (Marcos Caicedo, 20'/2T), Alcívar, Quintero (Aguirre, 10'/2T) e Billy Arce; Martínez e Julio. Técnico: Pablo Repetto.

SANTOS: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe e Felipe Jonatan (Lucas Braga, 35'/2T) ; Alison, Diego Pituca e Jean Mota (Wagner Leonardo, 46'/2T); Marinho, (Lucas Loirenço, 43'/2T) Kaio Jorge e Soteldo (Vinicius Balieiro, 43'/2T). Técnico: Marcelo Fernandes


Fonte: Lance