Ciop e Samu unificam atendimento para evitar duplas chamadas
Serviço vai evitar envio de duas equipes para mesmo local
Ainda há a possibilidade de que os atendimentos de ocorrências de trânsito sejam englobados ao serviço.
Santarém - O Centro Integrado de Operações (Ciop) está implementando um novo serviço com a integração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para aperfeiçoar o trabalho que já é realizado a população. A integração visa reduzir o número de chamadas para os dois órgãos de atendimento, evitando que a equipe de ambos sejam encaminhados ao mesmo tempo para o mesmo local.
A medida é uma nova política de segurança pública que também integra o Corpo de Bombeiros e consiste em oferecer um serviço com mais agilidade à população.
“A gente tenta evitar de algumas formas ligando para o 190 do nosso celular para saber se a polícia já se encontrava no local, ligando para os Bombeiros para ver se eles receberam o mesmo chamado, se deslocaram ou não para a gente não sobrepor. Mas, você sabe o problema que a gente tem de telefonia em Santarém”, afirma a coordenadora do Samu em Santarém, Rodenilda Barroso.
Os serviços, atualmente, funcionam com as chamadas geradas para o Ciop, por meio do telefone 190, Corpo de Bombeiros, com o 193, e Samu, com o 192. As chamadas devem continuar para esses mesmos números. Os sistemas dessas três instituições é que a partir de agora serão integrados.
“Para a soma de esforços para atender as pessoas. Existirá o 190, existirá o 192 e o 193, tanto elas com as suas respectivas responsabilidades. Só que tentaremos otimizar o atendimento para diminuir o tempo resposta e melhorar para que não haja a duplicidade de atendimento”, informou o comandante do Ciop em Santarém, major Valério Ferreira.
Outra proposta para agilizar o atendimento é a integração dos trabalhos com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), na qual um integrante da secretaria deve trabalhar dentro da estrutura de atendimento do Ciop para o atendimento de ocorrências de acidente de trânsito pelo Boat. Porém, esta novidade ainda está sendo planejada.
Redação Notapajos com informações de Márcia Andrade
Nenhum comentário
Postar um comentário