quinta-feira, 27 de julho de 2023

Wi-Fi 6 como solução para fornecimento de internet em grandes eventos



Tecnologia pode ser utilizada tanto em ambientes fechados quanto outdoors. Quem frequenta grandes eventos, com um número elevado de público, como festas, shows e feiras, sabe a dificuldade de conseguir uma boa conexão de internet 4G e 5G. Uma das soluções complementares para resolver esse problema é a adoção da conectividade por Wi-Fi 6, uma internet sem fio mais veloz. A Connectoway, fornecedora de soluções digitais, desenvolve projetos que levam conexão a ambientes com muitas pessoas e, consequentemente, mais dispositivos conectados.

O São João de Campina Grande (PB), uma das maiores festas juninas do Brasil, recebeu a conexão por Wi-Fi 6. O projeto, realizado pela Proxxima em parceria com a Connectoway, disponibilizou internet nos camarotes e áreas públicas. Foram cerca de 20 mil conexões diárias, totalizando um consumo de mais de 16Tb de dados nos 30 dias do evento, em todos os polos da festa.

Para cobertura completa do evento, foram utilizados 59 APs Huawei, entre modelos Indoor (AirEngine 6761-21T) e Outdoor (AirEngine 6760R-51E e AirEngine 5761R-11E). Só no Parque do Povo, polo principal, a cobertura Wi-Fi foi feita com aproximadamente 25 APs, somando mais de 12 mil conexões e um consumo de mais 8Tb de dados.

Em maio, a ExpoIngá 2023, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, em Maringá (PR), também contou com a conectividade por Wi-Fi 6 na área dos estandes. O projeto desenvolvido pela Ligue Telecom e pela Connectoway utilizou nove APs Indoor e Outdoor (modelos 6760R-51E e 6760-X1, da Huawei), que garantiram 3 mil conexões e 2Tb de tráfego de dados nos 14 dias do evento. Outro case de sucesso foi o Fortal 2022, em Fortaleza (CE), realizado pela Mobwire em parceria com a Connectoway. Os foliões ficaram conectados durante os 4 dias de festa em uma iniciativa inédita no Nordeste. A cobertura dos 12 APs Indoor e Outdoor (modelos 6760R-51E e 6760-X1, da Huawei) nos camarotes geraram 2 mil conexões diárias e um total de 2 Tb de tráfego de dados.

“O Wi-Fi 6 é o padrão de comunicação mais aderente aos requisitos do mercado atual, festivais e eventos tem adotado largamente essa solução para garantir conectividade e boa experiência de conexão para seus clientes. o Wi-Fi 6 surgiu seguindo os preceitos do 5G, muito mais eficiente e ágil, permitindo a conexão simultânea de muito mais aparelhos”, explica Thyago Monteiro, CTO da Connectoway.

Sobre a Connectoway

A Connectoway é uma empresa com mais de 20 anos no mercado de Telecom, que agrega valor aos seus clientes, através de soluções e tecnologias em hardware, software e de serviços como projetos personalizados de Conectividade, Smart City e Cibersegurança. Com clientes em mais de 24 estados, atende o mercado de operadoras competitivas, governos e enterprise. Em 2022, a Connectoway iniciou as operações da Connectoway Solar, braço da empresa de distribuição de equipamentos fotovoltaicos. Para mais informações, acesse: http://connectoway.com.br/.

Fonte: Vianews

Campanha "Fure sua Bolha" incentiva o turismo responsável na natureza



Campanha convida pessoas a furarem suas bolhas e curtirem férias em meio à natureza. Fundação Grupo Boticário lança plataforma virtual com dicas de parques para conexão com a natureza nos diversos biomas do Brasil

A Fundação Grupo Boticário criou uma campanha para incentivar o turismo responsável na natureza. Com ações voltadas para a sociedade, colaboradores do Grupo Boticário, trade de turismo, gestores de unidades de conservação, além de jornalistas e influenciadores digitais, a campanha “Fure sua bolha” busca incentivar a visitação consciente a áreas naturais durante as férias de julho. 

Para ajudar as pessoas a encontrarem parques próximos de suas casas, para experiências mais aventureiras ou tranquilas, inclusive com crianças, já está no ar a plataforma furesuabolha.com.br. Ao responder perguntas rápidas sobre o tipo de programa que prefere, o usuário vai ter acesso a uma sugestão personalizada de destino na natureza. 

A campanha contempla também o engajamento via redes sociais, com dicas de unidades de conservação preparadas para a visitação, envolvendo influenciadores digitais, além de encontro de sensibilização de profissionais que atuam no setor de turismo para oferecer “banhos de natureza” aos visitantes de parques e demais áreas naturais. 

“Queremos convidar as pessoas a “furar a bolha”, buscando destinos que possam gerar conexão com a natureza. O turismo responsável na natureza tem um enorme potencial de ampliar a consciência ambiental, contribuindo para fortalecer as unidades de conservação. É possível unir o lazer, a educação, a conservação e o desenvolvimento socioeconômico por meio do turismo responsável nos diversos destinos naturais existentes em nosso país”, afirma Omar Rodrigues, gerente sênior de Comunicação e Engajamento da Fundação Grupo Boticário. 

Além de oferecer opções para a sociedade curtir as férias em meio à natureza, a campanha “Fure sua bolha” terá um desdobramento com foco nos colaboradores do Grupo Boticário. “Vamos convidar os nossos colaboradores a dividirem uma experiência marcante na natureza. Por meio de um vídeo poderão contar sobre um momento especial com a família, amigos ou mesmo sozinhos. Pode ser uma trilha, um passeio ou um "perrengue" na natureza. A história mais legal ganha uma viagem para a Reserva Natural Salto Morato, localizada no litoral do Paraná, com cobertura em nossas redes sociais”, explica Rodrigues, da Fundação.
 

Estratégias para as redes

No mês de julho, os conteúdos nas redes sociais da Fundação (@fundacaogrupoboticario) estarão voltados para a conexão entre as pessoas e a natureza. Para alcançar esse objetivo, os seguidores serão incentivados a sair de casa e aproveitar as belezas naturais do país. 

Mas para se aventurar, é preciso conhecer. Por isso, informações sobre os biomas brasileiros com dicas de ecoturismo por região do país foram trazidas ao público, tendo os animais como as grandes estrelas. “Nossa missão inicial foi introduzir as pessoas na natureza. Para isso, contamos com um time de especialistas no assunto: a fauna brasileira”, detalha o gerente da Fundação Grupo Boticário. 

Com forte apelo ao público jovem, os conteúdos inspiracionais são apresentados por influenciadores digitais de diferentes regiões do país, trazendo visões diversas e complementares sobre o turismo na natureza. “A seleção de influenciadores foi muito pautada em diversidade e representatividade”, frisa Rodrigues. 

Quem assina a ação é a agência W3Haus, responsável por parte dos canais digitais da Fundação.
 

Banho de natureza

Além das redes sociais, a ação presencial voltada à sociedade, trade de turismo local, gestores de UCs, influenciadores e jornalistas foi realizada na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO). O objetivo foi promover uma sensibilização e vivência de um “banho de natureza", desenvolvido pelo projeto E-natureza, desenvolvido por uma equipe de profissionais do Einstein, que conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário. A experiência surgiu a partir de estudos interdisciplinares sobre a conexão entre a natureza, saúde e bem-estar. O E-natureza oferecerá a capacitação ao público-alvo por meio de ferramentas de Educação a Distância (EAD).


Sobre o Turismo de natureza 

De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o turismo representa cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com faturamento de mais de R$ 152 bilhões. O segmento convencional turístico registra uma taxa de crescimento de 7,5% ao ano, enquanto o turismo concentrado na natureza possui taxas de 15% a 25%. De acordo com o Ministério do Turismo, o turismo de natureza também foi responsável, ainda em 2021, por motivar a viagem de cerca de dois em cada dez turistas internacionais (19%) no país, registrando o maior índice dos últimos cinco anos.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com mais de 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Fonte: Tamer Comunicação

Programa Desenrola Brasil pode promover a equidade econômica e social no país



De acordo com Reinaldo Boesso, CEO da TMB Educação, a iniciativa do governo federal possibilita que parte da população volte a ter acesso a crédito e financiamentos.

O governo federal implementou, recentemente, o programa Desenrola Brasil, uma iniciativa abrangente que visa aliviar o fardo financeiro de milhares de brasileiros. Com foco em promover a equidade social e econômica, o programa se divide em duas fases de beneficiários. 

Na primeira fase, devedores que recebem até dois salários-mínimos ou estão inscritos no Cadastro Único terão a oportunidade de se verem livres de parte de suas dívidas. Enquanto isso, na segunda fase, inadimplentes com renda de até 20 mil reais e dívidas bancárias terão a chance de renegociar seus débitos. 

Desde seu anúncio, o Desenrola Brasil já demonstra seu impacto, começando com a extinção de dívidas de até R$ 100 e abrindo portas para a renegociação de débitos junto aos bancos, proporcionando um raio de esperança para alguns brasileiros.

De acordo com Reinaldo Boesso, CEO da TMB Educação, fintech especializada em crédito educacional, a iniciativa do novo governo é extremamente benéfica e irá melhorar o poder de compra da população. “Muitas pessoas possuem uma boa situação financeira nos dias de hoje, mas as dívidas antigas, com juros altos, impossibilitam o parcelamento desses débitos. Quando se consegue pagar e retirar o nome da negativação, é possível criar novas linhas de crédito e realizar novas compras. Esse movimento irá beneficiar não só as pessoas, mas o comércio de modo geral, que contará com mais demanda”, relata.

Segundo o especialista, aqueles que utilizam o boleto como principal forma de pagamento de suas aquisições serão bem recompensados. “Justamente porque, com esse programa, é possível ter uma série de descontos em parcelas antigas, onde os juros altamente elevados estavam dificultando o quitamento dos débitos”, pontua.

O movimento facilita a solicitação de novos financiamentos, mais adequados para a situação econômica atual do Brasil. “Assim, as pessoas não terão o problema de um impedimento de crédito por uma dívida antiga e impagável. O principal beneficiado será o consumidor, que poderá fazer novas compras e realizar financiamentos de acordo com a realidade do país”, revela.

O varejo digital também se beneficia com o programa Desenrola Brasil. “As empresas que vendem cursos online, infoprodutores e o e-commerce em geral podem aumentar suas vendas. Isso porque, atualmente, existe um percentual enorme da população negativada, com dificuldade de crédito, financiamento e parcelamento de boletos que vão estar aptos a consumir dentro de uma nova realidade”, declara. 

Boesso acredita que essa é uma oportunidade, até mesmo, para a capacitação profissional. “Aqueles que resolverem seus problemas com essa oportunidade do governo, terão a liberdade de crédito para investir em cursos educacionais visando uma melhoria de vida, uma renda extra ou, até mesmo, o início de um novo empreendimento. Se bem utilizado, esse crédito pode ser aproveitado para evoluções econômicas e crescimento pessoal”, finaliza.

Sobre a TMB 

Trata-se de uma fintech que atua com inteligência de crédito e que tem como propósito resolver uma grande lacuna da sociedade. As soluções permitem que todos aqueles leads que sonham em comprar um infoproduto digital possam, enfim, realizar esse desejo, o que permite aumentar em até 35% a mais com vendas que não aconteceriam. 

No total, a empresa disponibiliza três possibilidades de crédito, onde o cliente pode escolher aquela que mais faz sentido para o seu negócio. Além do apoio financeiro, a TMB realiza recuperação de vendas de uma forma totalmente inovadora. Para mais informações, acesse https://www.tmbeducacao.com.br/ ou pelo @tmbeducacao.

Sobre Reinaldo Boesso

É CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.

Fonte: Carolina Lara

Entidades da Sociedade Civil indicam Dra. Patricia Peck para recondução como Conselheira Titular no CNPD



Patricia Peck, uma das maiores autoridades em Direito Digital e Proteção de Dados do Brasil, com mais de 20 anos de atuação e 42 livros publicados, professora da ESPM e CEO do Peck Advogados, está concorrendo ao seu segundo mandato como Conselheira Titular no Conselho Nacional de Proteção Dados (CNPD) junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Os nomes dos indicados nesta primeira etapa servirão para selecionar e elaborar a lista tríplice de titulares e suplentes, que será então encaminhada ao Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, para nomeação pelo Presidente da República dos representantes que comporão a nova formação do CNPD para o biênio 2023-2025.

A advogada, especializada em Direito Digital, foi indicada por diversas entidades da sociedade civil, entre elas: Associação Brasileira de Franchising (ABF); Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA); Associação Internacional de Inteligência Artificial (I2AI); Instituto Internet no Estado da Arte (iStart).

Outras entidades manifestaram sua recomendação profissional da Dra. Patricia Peck, PhD, para a recondução do mandato, entre elas o Instituto Norberto Bobbio (INB), Instituto Empoderar, Movimento Inovação Digital (MID), Abrasel, Abrainc, Sindicato das Entidades de Ensino de Minas Gerais (SINEPE-MG) .

O primeiro grupo de 23 Conselheiros Titulares e 23 suplentes assumiu o mandato em agosto de 2021 que finda agora no próximo dia 09 de agosto. Nesses dois anos de atuação, Dra. Peck, como Conselheira Titular foi nomeada Coordenadora do Grupo de Trabalho Temporário 2 (GT2), com a missão de proposição de Ações Educativas e Fomento da Cultura de Proteção de Dados Pessoais. Entre as ações realizadas, se destacaram:

- realização de pesquisa de benchmarking internacional, sobre como promover a Cultura de Proteção de Dados na população; 

 - realização de ações para aproximar o relacionamento internacional com Autoridades de Proteção de Dados dos demais países. Na busca de networking e cooperação com organizações internacionais, a Dra. Patricia Peck agendou e realizou reuniões com especialistas e representantes de organizações de renome, sendo contatados: Mr. Robert Riemann (Technology and Privacy Officer da European Data Protection Supervisor); Mr. Dale W. Sunderland (Deputy Commissioner na Data Protection Commission of Ireland) e Stephen Bonner (Executive Director, Regulatory Futures at the Information Commissioner's Office). 

- estudo e condução da pauta de tratamento de dados de criança e adolescente, por meio de relatório com apontamentos sobre as três hipóteses apresentadas no estudo técnico da ANPD, com o resultado de concordância do Plenário do Conselho foi publicado o Enunciado da CD/ANPD Nº 1, de 22 de maio DE 2023: "O tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes poderá ser realizado com base nas hipóteses legais previstas no art. 7º ou no art. 11 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), desde que observado e prevalecente o seu melhor interesse, a ser avaliado no caso concreto, nos termos do art. 14 da Lei." 

Houve a manifestação do GT2, coordenado pela Dra. Patricia Peck, que foi acolhido pela maioria do plenário do CNPD e auxiliou na redação do enunciado. (https://www.gov.br/anpd/pt-br/assuntos/noticias/anpd-divulga-enunciado-sobre-o-tratamento-de-dados-pessoais-de-criancas-e-adolescente). 

- início de pesquisa para apoiar estudo sobre tratamento de dados de idoso, temas técnicos relacionados a cibersegurança, anonimização, uso de reconhecimento facial e inteligência artificial, que não pode ser dada continuidade devido a interrupção/suspensão dos trabalhos e agendas do CNPD desde dezembro de 2022; 

O GT2 promoveu ainda um webinar com especialistas internacionais e a conselheira titular realizou comunicação direta com alguns deles, por meio de seus contatos oficiais. O evento ocorreu em 15/09/2022 e participaram Marcela Pallero (Argentina) e J. Trevor Hughes (Presidente e CEO da IAPP), juntamente com um especialista nacional, Leonardo Ferreira.

Dessa maneira, é de extrema importância a retomada imediata das atividades do Conselho (CNPD), que é um órgão técnico dentro da Autoridade (ANPD), e que representa a Sociedade Civil em pautas extremamente relevantes para contribuir no desenvolvimento sustentável da nova regulamentação.

Assim como também é fundamental que a escolha do Conselho valorize uma composição que tenha diversidade, pluralidade, bem como representatividade de gênero, especialmente dentro do Poder Executivo e em Instituições representativas da Sociedade Civil.

Neste sentido, esperamos que possa ocorrer uma recondução do mandato de alguns Conselheiros Titulares, que tiveram papel ativo com o objetivo de haver a manutenção da memória e a continuidade das atividades, para evitar perda do que foi desenvolvido até então, os aprendizados e relacionamentos estabelecidos em 2 anos de trabalho em nível nacional e internacional.

Fonte: Cristiane Pinheiro

Estudo aponta incremento de 37% na produção de grãos no Matopiba em dez anos


Segundo as projeções, a região tem uma dinâmica diferenciada de crescimento agrícola e deve atingir uma produção de grãos de 48 milhões de toneladas no período.

Conhecida como Matopiba, a região formada pelos estados de Maranhão (33%), Tocantins (38%), Piauí (11%) e Bahia (18%), tem uma dinâmica diferenciada de crescimento agrícola que deve atingir uma produção de grãos de 48 milhões de toneladas nos próximos dez anos, alta de 37%, em uma área plantada de 11 milhões de hectares, em 2032/33. O crescimento deve ocorrer baseado na produtividade.

Os números fazem parte do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33, elaborado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Nos últimos dez anos, a produção de grãos no Matopiba aumentou 92%, passando de 18 milhões de toneladas (safra 2013/14) para as atuais 35 milhões de toneladas.

Com 337 municípios, o Matopiba tem como principais produtores de grãos Barreiras, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, na Bahia; Balsas e Tasso Fragoso, no Maranhão; Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí, no Piauí; e Campos Lindos, no Tocantins.

É surpreendente a taxa de crescimento da produção, de acordo com o estudo das projeções. Dos 15 municípios selecionados, o aumento da produção deve ser próximo de 40% no próximo decênio. Entre estes, estão Uruçuí (PI), Ribeiro Goncalves (PI), Riachão das Neves (BA) e Jaborandi (BA).

Soja, milho e algodão se destacam na Bahia, enquanto, nos outros estados, há destaque também para o arroz, além da soja e do milho.

O principal bioma é o Cerrado (91%), seguido de 7% da Amazônia e 1,6% da Caatinga.

Existe na área cerca de 324 mil estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas, 36 quilombolas e 1.053 assentamentos de reforma agrária, de acordo com levantamento feito pelo Grupo de Inteligência Estratégica (Gite) da Embrapa.

Participação da agricultura familiar nas projeções

A partir das projeções de produção para a próxima década, estimou-se a participação da agricultura familiar em diversas atividades. Esses resultados são importantes pois permitem observar melhor a potencialidade de um setor tão importante na agricultura brasileira.

Nas carnes, a agricultura familiar tem grande destaque, especialmente suína (51%) e de frango (46%). Outras atividades como café, leite e frutas, também são marcantes. Lavouras como o fumo (94%) e mandioca (70%) são, essencialmente, atividades de predominância familiar.

Na horticultura, o Censo 2017 registra 1 milhão de estabelecimentos. Deste total, 908 mil são familiares. Nesta atividade, a agricultura familiar representa 82,8% dos estabelecimentos e gera 60% do valor.

Já na floricultura, entretanto, a agricultura familiar é menos relevante: em 16.408 estabelecimentos totais, 10.898 são familiares representando 66,4%; no valor das vendas, a participação familiar no total é de 19,5%.

Soja, feijão e milho são as atividades onde a agricultura familiar tem menor participação. Na soja, a participação na produção total é de 9%, feijão e milho, 12% cada uma. De acordo com a análise das projeções, essa baixa participação pode ser em razão da economia de escala e tecnologia, atributos relevantes na produção moderna. Isso tende a isolar os estabelecimentos com menor escala de produção.



Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

SAVE THE DATE: INOVAtic Belém/PA - 14 e 15 de Setembro, com curadoria de Juarez Quadros



É com muita satisfação que anunciamos o INOVAtic Norte, que será realizado em Belém/PA, nos dias 14 e 15 de Setembro de 2023.

Sob curadoria de Juarez QuadrosPresidente do Conselho da Fitec, ex-Ministro das Comunicações e ex-Presidente da Anatel, o INOVAtic acontece na região Norte, onde está sendo construída a infovia que ligará a região com backbone de fibra óptica, abrindo muitas novas oportunidades de negócios.

Diretores de ISPs da Região Norte, reguladores, formuladores de políticas públicas estaduais de tecnologia e inovação, dirigentes de operadoras nacionais, diretores de conteúdo audiovisual, executivos de empresas de tecnologia digital estarão presentes trazendo o melhor em conteúdo das TICs.


Inscrições: Gratuitas
Realização: 14 e 15 de setembro
Curadoria: Juarez Quadros
Modalidade: Presencial

Local: Fundação Cultural do Pará / Centur - Av. Gentil Bitencourt, 650 - Nazaré, Belém - PA, 66035-340.

Participe! Evento Presencial e Gratuito!

INSCREVA-SE 

 

Inovatic Norte será realizado nos dias 14 e 15 de Setembro, em Belém do Pará, com curadoria do Sr. Juarez Quadros, Presidente do Conselho da Fitec, ex-Ministro das Comunicações e ex-Presidente da Anatel.

  •     Inscrições: Gratuitas no site do evento:  https://www.eventos.momentoeditorial.com.br/inovatic-2023/
  • Realização: 14 e 15 de setembro
  • Curadoria: Juarez Quadros
  • Modalidade: Presencial
  • Local: Fundação Cultural do Pará / Centur - Av. Gentil Bitencourt, 650 - Nazaré, Belém - PA, 66035-340

Samsung e Warner Bros. Pictures se unem para exibir trailers de filmes com a impressionante qualidade 8K



Parceria oferece trailers de filmes populares para milhares de varejistas globais, trazendo qualidade de imagem 8K de última geração para mais perto dos seus consumidores.

A Samsung Electronics Co., Ltd., fabricante líder mundial de TVs por 17 anos consecutivos, anunciou uma parceria com a Warner Bros. Pictures, que trará trailers de filmes aguardados para as telas Neo QLED 8K em mais de 65 mil lojas de varejo em todo o mundo. “Esta parceria é um importante passo para o conteúdo 8K, mostrando os recursos da Neo QLED 8K e deixando os consumidores empolgados para ver os filmes com qualidade cinematográfica”, disse Cheolgi Kim, Vice-Presidente Executivo de Visual Display Business da Samsung Electronics. “A colaboração com a Warner Bros. permite que a Samsung mostre aos consumidores como a tecnologia de TV ultra premium pode levar seus filmes favoritos a um nível totalmente novo”. 

Para entender melhor a demanda por conteúdo 8K, a Samsung e a Warner Bros. testaram sua parceria exibindo o trailer de “Creed III” em mais de 450 lojas de varejo nos Estados Unidos e na Europa no início deste ano. Isso atraiu a atenção e o entusiasmo do público em todo o mundo, exemplificando a crescente demanda por conteúdo 8K. Desde então, a Samsung e a Warner Bros. trabalharam juntas para expandir o programa. Agora, consumidores de todo o mundo poderão ver a Samsung Neo QLED 8K em ação com uma linha atraente de conteúdo de alto nível, incluindo trailers de futuros filmes como “Blue Beetle”, “Dune: Part Two”, “Wonka”, e “Aquaman e o Reino Perdido”. Além disso, mais de 300 TVs Neo QLED 8K em pontos de venda espalhados pelo Brasil estão com o conteúdo de um dos mais aguardados lançamentos do ano, o filme “Barbie”, em 8K para que os clientes tenham acesso a essa experimentação.

Esta colaboração com a Warner Bros. Pictures, líder global na criação, produção e distribuição de entretenimento, representa os esforços contínuos da Samsung para levar entretenimento de alta qualidade aos consumidores, tornando a Warner Bros. uma parceira perfeita para trazer trailers 8K muito esperados em todo o mundo. 

As telas Neo QLED 8K da Samsung continuam a revolucionar a indústria de TV, com seu impacto atingindo a produção de conteúdo e os mercados de varejo em todo o mundo. Alimentados pelo Processador Neural Quantum 8K e pela Tecnologia Quantum Matrix, eles oferecem qualidade de imagem imaculada com detalhes nítidos, cores precisas e profundidade hiper-realista para oferecer aos consumidores a melhor experiência de visualização disponível no mercado de TV de consumo. 

Para obter mais informações sobre as TVs Neo QLED 8K da Samsung, visite a loja online da marca. 

Sobre o Grupo Warner Bros. Motion Picture

O Grupo Warner Bros. Motion Picture é composto pela Warner Bros. Pictures, New Line Cinema e a Warner Bros. Pictures Animation. A Warner Bros. faz parceria com os contadores de histórias mais inspiradores do mundo para criar entretenimento extraordinário em todas as telas para o público global. O Warner Bros. Motion Picture Group tem sido líder da indústria cinematográfica desde a sua criação e continua a ser uma força criativa, produzindo a mais ampla lista de filmes para lançamento nos cinemas em todo o mundo. 

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd. 

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo das TVs, smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, aparelhos digitais, sistemas de rede e memória, sistema LSI, soluções de semicondutores e LED. Para as notícias mais recentes, visite a Samsung Newsroom em news.samsung.com.

Fonte: Samsung

Pinheiros é sede do maior Campeonato Estadual de Badminton



Competição acontece no Poliesportivo Henrique Villaboim nos dias 29 e 30 de julho. Nos dias 29 e 30 de julho, o Esporte Clube Pinheiros será sede da terceira etapa do maior campeonato estadual de Badminton, no Ginásio Henrique Villaboim.

A competição envolverá 320 atletas, de 23 diferentes equipes do Estado de São Paulo, em 371 jogos. Desse total, 31 são pinheirenses, formando a maior e melhor delegação que o Clube já teve.

Segundo Pedro Pahor, um dos treinadores da equipe, a expectativa é de recorde de medalhas para o Pinheiros na competição. “Por ser uma competição em casa, daremos a oportunidade para atletas que normalmente não participam dos Estaduais, para que possam jogar e testar o seu nível diante de ótimos adversários. Além disso, nossa equipe de alto rendimento está num bom ritmo e a expectativa é que tenhamos um recorde de medalhas para o Pinheiros”, declara. 

Ele reforça que a competição coroa o atual momento do Badminton pinheirense: “Temos tido, ano após ano, um aumento na quantidade de associados treinando, assim como a qualidade deles e também o reforço de grandes atletas vindo para cá, qualificando ainda mais a equipe, além de hoje também recebemos grandes eventos, como esse Estadual. Em agosto, realizaremos a nossa Copa Pinheiros, a qual temos grandes expectativas, pois em 2022 conseguiu ser ainda maior que o Estadual”.




As partidas estão marcadas para iniciar às 09h no sábado (29) e no domingo (30). No sábado, a última rodada está marcada para às 20h30, e no domingo para às 20h.

Veja os atletas que representarão nosso Clube: Aline Brasil, André Metzger, Caio Silva, César Bianchi, Cláudio Pierini, Eduardo Carvalho, Eduardo Pierini, Fabio Moreira, Fernando Ramos, Francisco Brandão, Gabriel Nery, Gabriel Pierini, Gabriela Lepera, Henrique Mendonça, Henrique Roso, Jean Paul Metzger, Luca Galhanone, Luciana Pierini, Mateus Cutti, Miguel Petti, Natalya Geisler, Otávio Vasques, Pedro Pulcinelli, Renato Campi, Renato Campi Júnior, Renato Narkevitz, Ricardo Lobo, Sofia Alonso, Vinícius Silvestre, Vivian Iha e Waleson dos Santos.

A comissão técnica será composta por Rafael Lajusticia, Paulo Nunes e Pedro Pahor.

Fonte: Renan Dantas

Unex abre vaga para Supervisor Comercial

A pessoa selecionada atuará em Feira de Santana e região.


Experiência em lidar com grandes equipes e CRM, dinâmica em processos e sabe elaborar relatórios? Então essa vaga é para você! O Centro Universitário de Excelência - Unex, em Feira de Santana, está com seleção aberta para Supervisor Comercial. Os interessados deverão encaminhar currículo até o próximo dia 31 de julho através do e-mail recrutamento@ftc.edu.br, com o assunto: Supervisor Comercial - Medicina.


Além de toda experiência em gestão, os candidatos deverão ter ensino superior completo, automóvel para deslocamento e disponibilidade para viagens. Os selecionados para a fase de entrevistas serão contactados através do telefone disponível no arquivo encaminhado.


Fonte: Unex

Que tal fechar o mês de julho tomando uma decisão importante?



Inscrições abertas até 30/07 para o Vestibular da Graduação PUCRS Online

Garanta a sua vaga para as próximas turmas com início das aulas em 1º de agosto! Inscreva-se no processo seletivo sem precisar pagar taxa de inscrição e construa o seu caminho de autoridade e experiência com uma universidade que anda junto com você.

Conheça a Graduação Online que é sob medida para você:

A Graduação PUCRS Online tem uma metodologia inédita, com um ercurso de aprendizado inovador em que você é o protagonista de sua formação.

Com um modelo de ensino único, que vem conquistando alunos pelo diferencial dos materiais e conteúdos incluídos exclusivamente pelos professores PUCRS com o apoio de uma equipe multidisciplinar, além de uma plataforma exclusiva que proporciona a melhor experiência para você.

Tudo isso para ajudar na sua autonomia durante o seu processo de aprendizado, colocando em prática seus conhecimentos desde o começo do curso, desenvolvendo ao máximo suas habilidades.


Fonte: 

Quebrando barreiras de comunicação: os avanços em tecnologias para profissionais de Marketing



Profissionais do setor destacam o uso de  ferramentas artificiais nos processos criativos e na construção de uma comunicação mais direta e assertiva. Em um mundo cada vez mais digital, o marketing tem se transformado constantemente. Tecnologias, como ferramentas artificiais, tornaram-se instrumentos vitais para os profissionais de marketing, possibilitando a eles não apenas acompanhar o ritmo acelerado das mudanças, mas também capitalizar sobre elas. 

Neste cenário dinâmico, recursos que auxiliam profissionais têm se consolidado como uma peça-chave na engrenagem do marketing moderno, permitindo a automatização de tarefas, a personalização de conteúdo e processos criativos mais agilizados. A presença da IA na rotina de um profissional de marketing do século XXI é tão marcante que é difícil imaginar como seriam suas atividades diárias sem ela.

A Niara, pioneira no Brasil em tecnologia de SEO e produção de conteúdo baseada em Inteligência Artificial, revoluciona o mercado brasileiro de marketing digital ao otimizar os processos de negócios, oferecendo agilidade e inspiração aos profissionais de marketing de todo o país, que ilustram os resultados. 

"Cada dia vamos precisar ser mais analíticos, porque ganhamos uma super aliada que resolve boa parte do nosso operacional. Brinco que inteligências artificiais são minhas melhores amigas, porque elas otimizam demais o meu tempo, com tarefas repetitivas, me deixando apenas com a parte estratégica. Hoje, uma tarefa que antes me custava um dia de trabalho, como escrever tags title e description, me custa no máximo uma hora, para um número muito maior de páginas. Sem contar com a estrutura de tópicos de artigos, que me ajuda a montar briefings e até o esqueleto dos meus textos", Júlia do SEO.

Profissionais da área de Marketing consideram as ferramentas de inteligência artificial uma aliada, mas é preciso atenção e entendimento sobre essa tecnologia.

“A inteligência artificial, ao contrário do que tentam dizer, afetará sim a maneira como as empresas dão agilidade e celeridade aos seus processos. Presenciei um caso recentemente onde houve redução de 73% em custos e um ganho de 348% de eficiência. Essa será uma barreira enorme para o mundo acadêmico superar na formação de profissionais. O início de algumas carreiras será bem mais doloroso!

Pela 1ª vez em muitos anos, é hora de entender a tecnologia como um avião desgovernado a dominar do que como uma ferramenta em si. Provar nosso real valor será algo difícil em um futuro próximo. Estratégia e gestão ganham importância em escalas nunca vistas! Essa necessidade de diferenciação precisa ser enraizada agora nas pessoas, ou muita gente sofrerá. No mercado financeiro, especialmente, a dor será maior e haverá extinção de muitos cargos operacionais. As empresas ainda estão se adequando às possibilidades, mas diversas funções estão ameaçadas. É necessário acompanhar com muita atenção. ”Pablo Almeida, Mentor e Consultor de Marketing e Vendas Digitais.

Com sua força emergente no marketing digital,  plataformas de criação de conteúdo tem se mostrado um importante catalisador na esfera digital, permitindo um olhar mais profundo sobre as necessidades do cliente e uma personalização mais precisa do conteúdo.

"Eu usei uma ferramenta de inteligência artificial para me auxiliar na divulgação de um novo curso que estou desenvolvendo, com as perguntas corretas e algumas observações obtive o resultado desejado. Obviamente usei a inteligência natural e minha criatividade para fazer a personalização, mas a economia de tempo foi incrível ". Acácio Ventura - Diretor da Atman Capacitação e Marketing.

Com o uso avançado de suas aplicações, especialistas da área avaliam as plataformas de IA como um ótimo propulsor de ideias e  as utilizam para inovar e criar materiais mais criativos e dinâmicos.

"Eu utilizo uma ferramenta de inteligência artificial que me ajuda nas demandas de copy. Usando a ferramenta consigo acelerar meus processos de referência, além de ter novos insights de títulos e/ou resumos, fazendo com que eu tenha mais agilidade e produtividade na criação de conteúdos para blog e materiais digitais. Mas é importante ressaltar que mesmo com o apoio desse tipo de ferramenta, é necessário uma revisão e certa curadoria para que você mantenha a qualidade dos materiais e conteúdos que publica na web, sempre com uma revisão e análise de especialistas". Romulo Oliveira, Head de Marketing.

Já André Rubens destaca o uso de ferramentas como parte de seu processo criativo.

"Tenho tido um desafio atualmente de construção textual, diariamente, em diferentes formatos. Desde legendas para posts em redes sociais até artigos com mais profundidade técnica. Já há alguns meses, venho utilizando as plataformas de IA para atender a algumas demandas. Receber dele o ponta pé inicial, propor substituição de termos ou experimentar o texto em diferentes tons de voz. Tem sido muito útil e já o considero parte do processo criativo. Por vezes, ele já serviu pra confirmar que seguiria 100% com minha própria proposta. Mas às vezes, ele também  traz algo mais interessante ou diferenciado que enriquece muito o resultado final. André Rubens Andrade, Especialista em Marketing e Comunicação para LogShare.

Lisane Andrade, CEO e cofundadora da Niara, tem avaliado com confiança os avanços no setor para profissionais da área. "Como CEO da Niara, tenho testemunhado em primeira mão como as plataformas de IA estão transformando radicalmente a forma como nos comunicamos com o mundo. A rapidez e eficiência com que ela processa dados e insights nos permite criar estratégias de comunicação mais assertivas e relevantes para nosso público-alvo".Avalia.

Para Andrade, a criatividade é a essência do marketing, e a inteligência artificial tem desempenhado um papel fundamental em aprimorar os processos criativos. Ao alavancar as capacidades da IA, profissionais têm mais tempo para se concentrar na concepção de ideias inovadoras, pois muitas tarefas operacionais são automatizadas, liberando espaço para a imaginação florescer.

"É fundamental reconhecer que a inteligência artificial não substitui a mente criativa do profissional de marketing, mas sim a complementa. A colaboração entre a intuição humana e a IA é uma combinação poderosa que eleva nossas estratégias a um nível totalmente novo." Argumenta Lisane.


Sobre a Niara.

A Niara é uma plataforma brasileira de Conteúdo e SEO baseada em Inteligência Artificial e Automação, projetada para ajudar as empresas a otimizarem sua presença online e alcançarem melhores resultados nos motores de busca. Através da combinação de algoritmos inteligentes e estratégias avançadas, a Niara auxilia empreendedores  e profissionais do setor a melhorarem sua visibilidade digital e atraírem mais clientes.


Sobre Lisane Andrade.

Lisane Andrade é uma empreendedora e líder de negócios, reconhecida por sua experiência em SEO e em Inteligência Artificial. Como CEO e cofundadora da Niara, ela tem dedicado seu trabalho na criação de tecnologias que ajudem profissionais e empresas a impulsionar seus negócios.

Fonte: Raíssa Vaz

Ayurveda: conheça 4 práticas e os benefícios da medicina Oriental



Desenvolvida na Índia, a medicina Ayurveda tem como objetivo buscar o equilíbrio energético para gerar o bom funcionamento psicofísico do corpo humano. A técnica traz resultados profundos e benéficos, como melhora da imunidade, melhora na circulação e alívio de dores, através do equilíbrio entre os doshas - caracterização do perfil biológico do indivíduo -, que são divididos entre Vata, Pitta e Kapha.

Helena Peirão e Alice Avibhasha, nomes à frente do spa Shamash Healing Space, do Txai Resort Itacaré, trouxeram com exclusividade 4 práticas simples que podem ser realizadas pela manhã, para um melhor desempenho do corpo e da mente durante o dia. Confira abaixo: 

Beber água ao acordar:

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água, sendo seu consumo primordial para o bom funcionamento do organismo. A primeira prática da medicina Ayurveda é beber água com limão e cúrcuma ao acordar, com um auxílio de um canudo reutilizável, para que os esmaltes dos dentes não sejam tão prejudicados pelo ácido do limão. O consumo da bebida em jejum ainda ajuda o corpo a realizar uma drenagem, eliminando todas as toxinas por meio da urina. Além, de ter um efeito anti-inflamatório. 

Cuidados Bucais:

Rico em vitaminas, óleo de gergelim pode ser utilizado para bochecho diário pela manhã. A ação, quando feita com constância e com um óleo de boa qualidade, resulta na remoção das toxinas presentes na boca, após o bochecho, realizar o descarte. A higiene bucal é fundamental para a saúde, então o uso de uma pasta de dentes sem flúor na hora de escovar os dentes ajuda na neutralização do ph bucal. Durante a limpeza é importante também fazer o uso de um raspador de língua feito de cobre, que ajuda a eliminar os germes e bactérias que causam mal hálito e resulta na melhora da digestão e na microbiota intestinal. 

Prática de Yoga, alongamento e meditação:

Os esportes e atividades físicas são fundamentais na medicina Ayurveda, como a prática de yoga, alongamento e meditação, que ajudam na busca do equilíbrio e ganho de consciência corporal. Além de auxiliar na prevenção de lesões e traumas, as atividades liberam uma enorme quantidade de endorfina - hormônio responsável pela felicidade - e colaboram na liberação da tensão dos músculos do corpo. A prática pela manhã ajuda a começar o dia com disposição, além de aumentar o foco nos objetivos do dia. 

Banho Gelado:

Após o término dos exercícios físicos diários, tomar um banho com água gelada ajuda a se sentir revigorada. A solução é ideal para quem deseja dar um up no início do dia e mandar embora aquela preguiça pós-noite de sono. Além disso, o banho gelado pela manhã também ajuda na eliminação de toxinas do corpo. 






Fonte: Mariana Nunes

Inverno e El Niño: agricultura busca soluções para enfrentar desafios climáticos



Uso da Inteligência artificial e machine learning na previsão do clima são recursos tecnológicos que podem trazer mais segurança para os produtores, segundo especialista.

No Brasil, o inverno está iniciando e trazendo consigo não apenas baixas temperaturas, mas também o El Niño, que pode persistir até março de 2024 e com forte intensidade (56%), de acordo com o Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). Com o fenômeno, são esperadas secas severas nas regiões Norte e Nordeste e grandes volumes de chuva no Sul do País. Essas variações abruptas afetam diretamente a produção agrícola, gerando incertezas e impactos na segurança alimentar. Mas o fenômeno que antes parecia imprevisível para os agricultores hoje pode ser antecipado com maior precisão, graças ao avanço tecnológico.  

A preocupação com o clima está no topo dos investimentos do agronegócio. Segundo  pesquisa recente realizada pela EY Decarbonization Framework, as mudanças climáticas são apontadas como o principal risco para o setor entre 47% dos investidores. “Por esta razão, a previsibilidade é fundamental para o agronegócio e a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário”, afirma o especialista em tecnologia para o agronegócio, Bruno Barros.  

De acordo com ele, a agricultura de precisão surge como uma das soluções mais promissoras. “Por meio de sensores, drones, imagens de satélite e sistemas de monitoramento, os agricultores podem coletar dados em tempo real sobre as condições do solo, clima e culturas. Essas informações são analisadas por algoritmos de inteligência artificial e machine learning, proporcionando insights valiosos para a tomada de decisões assertivas. Além disso, há também questões ligadas a sustentabilidade da prática, pois ao adotar a agricultura de precisão, os produtores podem otimizar recursos, como água e fertilizantes, evitando desperdícios e reduzindo os impactos ambientais, bem como a segurança, pois a aplicação precisa de insumos agrícolas, como defensivos e fertilizantes, pode ser realizada de forma mais eficiente”. 

Outro avanço tecnológico relevante é o aprimoramento das previsões climáticas baseadas em modelos matemáticos e computacionais. Os sistemas de previsão do clima têm evoluído constantemente, considerando diversos fatores, como pressão atmosférica, temperatura, umidade e circulação oceânica. “Com o auxílio de supercomputadores e algoritmos avançados, esses modelos podem simular cenários climáticos futuros, permitindo que os agricultores se preparem antecipadamente para condições adversas, além de terem informações precisas sobre o momento adequado para o plantio, o manejo de irrigação, a aplicação de defensivos agrícolas e a colheita”, ressaltou Barros, que também é account Manager da dataRain para o agronegócio. 

Para o executivo, tecnologias avançadas, como a internet das coisas (IoT) e a análise de dados, desempenham um papel fundamental. Por meio de sensores espalhados por diferentes regiões agrícolas é possível coletar informações em tempo real sobre temperatura, umidade, radiação solar e velocidade do vento. “Esses dados são transmitidos para centros de análise, onde são processados e utilizados para atualizar e aprimorar os modelos climáticos existentes, o que auxilia ainda no aperfeiçoamento das soluções. É preciso continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento, pois os desafios no setor ainda são bastante complexos”, finalizou.

Sobre a dataRain

A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real, com foco em inovação e transformação digital. Atua fortemente nos setores de Serviços Financeiros, Saúde, Farma, Biotecnologia, Educação e Pesquisa, Governo, Energia e Utilities e Agronegócio. Ostenta cerca de 200 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe. Com segurança, confiabilidade, inovação, agilidade e escalabilidade, a dataRain é reconhecida por seu compromisso com o sucesso e o crescimento dos seus clientes e pela excelência técnica de seus serviços.

Fonte: dataRain