quinta-feira, 23 de março de 2023

Vinícola Aurora finaliza safra 2023 com 70,5 milhões de quilos de uva



Volume é 6,5% superior à vindima do ano passado, e, historicamente, representa cerca de 10% do total colhido no Rio Grande do Sul. Características das variedades chamam a atenção dos especialistas e devem resultar em produtos de qualidade superior. Na cooperativa, safra envolve diretamente mais de 5 mil pessoas.

A safra 2023 encerrou nesta semana na Vinícola Aurora com 70,5 milhões de quilos de uva recebidos. O volume é 6,5% maior em relação à última colheita, quando foram registrados 66 milhões de quilos. Historicamente, a vindima na cooperativa representa cerca de 10% do total de uvas para processamento colhidas em todo o estado do Rio Grande do Sul.   

Neste ano, a qualidade da matéria-prima superou as projeções mais otimistas, com excelente sanidade, maturação e com grau Brix acima de 20 nas variedades como Chardonnay, Pinot Noir, Tannat e Merlot. O índice registrado é o mesmo da vindima de 2020, considerada uma das melhores safras da história da vitivinicultura brasileira. Grau Brix é como se classifica a doçura da fruta. Ou seja, quanto mais elevada esta referência, maior será a qualidade dos produtos elaborados.


As uvas viníferas, destinadas para vinhos finos tranquilos e espumantes, se destacaram na colheita deste ano, representando 31,5% do volume total, com 22,2 milhões de quilos. Já as uvas utilizadas para elaboração de vinho de mesa e suco de uva, as chamadas americanas e híbridas, também tiveram parâmetros de sanidade e qualidade acima da média histórica, somando 68,5%, com 48,3 milhões de quilos.

Os números que envolvem a safra da uva na Vinícola Aurora são superlativos e denotam a importância social da cooperativa. São 1,1 mil famílias associadas, com mais 5 mil pessoas envolvidas diretamente na colheita. Durante o período, que dura cerca de três meses, são recebidas 13 mil cargas da fruta, nas três unidades da empresa, em Bento Gonçalves (RS). Do total de 540 funcionários, mais de 270 atuam diretamente no processo da safra.


Condições climáticas reduziram a produtividade


Mesmo com um volume 6,5% superior em relação à safra de 2022, por motivos climáticos a vindima deste ano ficou um pouco abaixo da projeção inicial feita pela cooperativa. O gerente agrícola da Vinícola Aurora, Mauricio Bonafé, explica que, principalmente nas uvas americanas, as baixas temperaturas e a grande quantidade de dias nublados no período de floração fizeram com que a quantidade não atingisse os 75 milhões de quilos previstos no início da colheita, em janeiro.

“Isso aconteceu principalmente nas variedades Isabel, Isabel Precoce e Bordô. Importante ressaltar que não afetou a qualidade, já que próximo da safra tivemos longos períodos com pouca chuva. Nas uvas viníferas não tivemos uma perda de volume tão expressiva e a projeção inicial de que poderíamos ter uma matéria-prima com ótima performance para vinhos de guarda se confirmou”, garante Bonafé.

Ele acrescenta que o pouco volume hídrico nos meses de dezembro, janeiro e parte de fevereiro foi fundamental para este resultado.  

“O clima foi mais seco no início da colheita, o que proporcionou uma melhora significativa no acumulo de açúcar e qualidades organolépticas (de cor, sabor, aroma) das uvas”, ilustra.

Ainda segundo o agrônomo, entre as americanas e híbridas, os destaques foram para as variedades Bordô, BRS Magna, Isabel Precoce e Concord, com média de grau Brix acima do esperado e tonalidade de cor melhor em relação à última safra.

Bonafé cita também alguns programas colocados em prática junto às 1,1 mil famílias associadas e que tem resultado em melhorias na matéria-prima ano após ano. Entre eles está o de monitoramento climático para a prevenção do míldio, que é uma das doenças fúngicas que mais prejudicam a videira, e as otimizações constantes nas regulagens de pulverizadores. Outras iniciativas são voltadas para a rastreabilidade e melhoria da competitividade do produtor, além do estímulo ao plantio de novas variedades.      


Cooperativa na essência


A Vinícola Aurora é uma cooperativa fundada em fevereiro de 1931 por 16 famílias. Atualmente, os seus 1,1 mil associados produzem em pequenas propriedades de agricultura familiar (cerca de 2,5 hectares por cooperado), com média de quatro pessoas por núcleo. Os viticultores estão distribuídos em 11 municípios da Serra Gaúcha, todos num raio de 50 quilômetros da matriz, em Bento Gonçalves (RS).  

A proximidade geográfica tem relação direta com a preocupação em manter a qualidade da fruta. Na safra, todas as entregas são agendadas previamente e o tempo médio entre colher as uvas na propriedade e o recebimento não ultrapassa às 18 horas.

“A rapidez é um fator importante para a preservação da fruta, para manter suas características naturais, não dando tempo para que fungos oportunistas depreciem a matéria- prima”, resume o gerente agrícola, Mauricio Bonafé.

Atualmente, 76,8% dos viticultores cooperados utilizam bins. As caixas de plástico carregam até 400 quilos de uva, com auxílio de empilhadeira, o que, além de melhorar a qualidade de vida dos viticultores, agiliza no recebimento e reduz perdas durante o deslocamento até a vinícola.


Curiosidades sobre a safra na Vinícola Aurora


  • ·        A safra de uvas começou no dia 9 de janeiro, no município de Bento Gonçalves, nas regiões do Vale Aurora e na Linha Alcântara. As primeiras variedades recebidas foram a Chardonnay e Pinot Noir;

  • ·        Já o término ocorre no município de Pinto Bandeira, com as uvas Cabernet Sauvignon e Moscato Branco, nesta semana;

  • ·        Os 1,1 mil associados produzem atualmente 57 variedades, entre americanas e híbridas (utilizadas para vinho de mesa e suco de uva integral) e uvas vitis viniferas (destinadas para vinhos finos tranquilos e espumantes);

  • ·        Nesta safra houve um incremento considerável em volume nas variedades Bordô, Malvasia de Cândia Aromática e Moscato Branco, destinadas para suco de uva integral e espumante, com plantio incentivado pela cooperativa;

  • ·        Com as uvas colhidas, devem ser elaborados aproximadamente 20 milhões de litros de vinhos, 5 milhões de litros de espumantes, além de 28 milhões de litros de suco de uva integral tinto e 1,8 milhão de suco de uva integral branco.


A safra de uvas na Vinícola Aurora nos últimos anos:             

  • 2017 - 71,5 milhões de quilos de uva                     

  • 2018 - 61,8 milhões de quilos de uva                     

  • 2019 - 68,2 milhões de quilos de uva                   

  • 2020 - 61,9 milhões de quilos de uva           

  • 2021 - 90 milhões de quilos de uva  

  • 2022 - 66 milhões de quilos de uva  

  • 2023 - 70,5 milhões de quilos de uva


Fonte: Vinícola Aurora

Equatorial Pará entrega obra histórica para moradores de Alter do Chão



Mais de duzentas pessoas participaram da cerimônia de inauguração da mais nova subestação instalada pela distribuidora no estado do Pará.

A subestação Alter do Chão foi construída em tempo recorde e com bastante estabilidade para garantir que os moradores do distrito e das comunidades vizinhas de Alter do Chão tenham energia elétrica segura, confiável e de qualidade. A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã de quarta-feira, 22, na travessa Antônio Alves, com a presença de autoridades civis e militares, representantes da comunidade distrital, empresários, colaboradores, gerentes, superintendência das regiões Centro e Oeste, além do presidente da Equatorial Pará, Márcio Caires.

Os convidados foram recepcionados logo na entrada pelos botos tucuxi e cor de rosa, que todos os anos fazem uma brilhante apresentação na Festa do Çairé, com patrocínio da Equatorial Pará. As pessoas que estavam presentes no evento também foram agraciadas com a apresentação da filarmônica de Santarém, outra instituição que recebeu incentivo da distribuidora.

A dona de casa Maria de Lurdes Lobato mora em Alter do Chão e comemorou a chegada da subestação no distrito. “Além da energia, a gente também ganhou um espaço bonito de ser visto, uma pintura alegre que chama atenção. Agora, é mais uma parada obrigatória em Alter do Chão”, destacou.

O empresário José Carlos Zampietro, que há 22 anos dirige um dos maiores hotéis localizados em Alter do Chão, aguardava este momento com muita ansiedade e ficou feliz com a entrega nesta manhã. “A gente recebe esse empreendimento com muita gratidão porque era um sonho que vimos se transformar em realidade. Agora nos sentimos mais seguros, mais confiantes e com mais vontade de empreender, porque quando a energia chega com qualidade e segura, traz junto uma série de outros benefícios e isso é, sem dúvida nenhuma, o que mais a gente precisava. Agora, nós temos”, comemorou.

O administrador distrital Carlos Santos, chegou cedo para prestigiar o evento e agradeceu a Equatorial por ajudar a trazer o progresso para o local mais famoso da região. “ Foi tudo feito da melhor forma possível e, sem dúvida, estamos todos satisfeitos e seguros com a energia que chega nas nossas casas e nos nossos empreendimentos”, afirmou.

Para a implantação da subestação no local, foi feito um investimento de cerca de R$ 5,86 milhões. A subestação de Alter do Chão opera com tecnologias avançadas do segmento de alta tensão, com sistema automático de recomposição do sistema em casos imprevistos. A comunicação da subestação é toda feita por meio de fibra óptica com monitoramento 24 horas realizado através do Centro de Operações Integradas da Equatorial Pará. Além de tecnologia de sistema de medição operacional a qual ajudará no controle de demanda de combate a perdas de energia na localidade.

Para o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, hoje é um dia para entrar pra história de Santarém e de Alter do Chão. “A inauguração da Subestação de Alter do Chão é a realização de um sonho histórico e fruto de uma luta coletiva. Com energia forte e firme, ganha o turismo, ganha a cultura e a qualidade de vida da população. Vamos ter desenvolvimento com segurança e também ampliaremos os serviços públicos com maior qualidade. Nosso Çairé também sai fortalecido e aumenta o brilho da festa”, reforçou.

Durante o evento, o presidente da Equatorial Pará, Márcio Caires, destacou que a subestação foi executada com 100% de mão de obra local, reafirmando o compromisso da empresa com o desenvolvimento social e econômico. “Essa obra contempla a instalação de uma nova linha de transmissão e a aquisição de dois transformadores, chaves a barramentos, ou seja, a qualidade do fornecimento passa ter uma melhora significativa e estamos garantindo que essa nova subestação está trazendo mais confiabilidade e, também, possibilitará a instalação de novos empreendimentos na região, o que contribuirá para o fortalecimento do desenvolvimento turístico e econômico do distrito de Alter do Chão”, acrescentou.


Fonte: Equatorial

Brasil precisa investir em reindustrialização


A Indústria hoje responde por apenas 12% do PIB e precisa recuperar o protagonismo para impulsionar o crescimento do país, avalia o empresário José Roberto Colnaghi.

Que o país vem sofrendo um rápido processo de desindustrialização nas últimas décadas está claro para todos. Há tempos, vozes influentes no setor industrial e no meio político defendem a criação de um projeto estratégico voltado ao segmento, sem sucesso. Chegou-se ao ponto de extinguir o ministério da área, como ocorreu no governo passado. Mas a conjuntura mudou. “Estamos vendo uma janela de oportunidades, que não pode ser perdida”, afirma José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho da Asperbras, que atua em diversos setores da indústria e do agronegócio. “Chegou a hora de o Brasil investir seriamente na indústria”, afirma o empresário.

Colnaghi cita justamente a recriação do Ministério do Desenvolvimento Indústria Comércio e Serviços (MDIC) e o rearranjo nas cadeias globais de produção, que foram rompidas na pandemia de Covid-19. Naquele momento, ficou claro para os principais detentores da riqueza mundial que manter todas as fábricas do outro lado do mundo representava um risco para o negócio. Desde então, tem ganhado peso na agenda norte-americana e europeia um processo de aproximação – ou mesmo internalização – das cadeias produtivas. Com sua localização estratégica, o Brasil desponta como uma opção e pode atrair bons investimentos industriais.

José Roberto Colnaghi destaca que o setor industrial chegou a representar cerca de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional na década de 1980, e hoje detém uma fatia em torno de 12%, mesmo percentual da década de 1950. Em comparação, entre 1980 e 2020, a indústria dos Estados Unidos dobrou de tamanho. A do mundo ficou três vezes maior; a da China cresceu 47 vezes.

“Os países que se tornaram desenvolvidos conseguiram ascender com a força da indústria, por isso é preciso recuperar o protagonismo da indústria de transformação”, diz  José Roberto Colnaghi, ressaltando que o Brasil viveu um processo de desindustrialização precoce, antes de se tornar uma nação de renda alta. Hoje, o setor predominante na economia é o de serviços. Nos Estados Unidos e na Europa, este segmento também responde pela maior parte do PIB, mas esses países tornaram-se ricos antes do pêndulo econômico mudar da indústria para os serviços.

No Brasil, porém, apesar da redução do peso da indústria na economia brasileira, ela responde por 30% da arrecadação de impostos. Também aporta 69% de todo investimento de pesquisa e desenvolvimento, sendo a mais inovadora, e tende a oferecer empregos com salários 10% acima da média dos demais segmentos.

Por isso, um dos pontos-chave, que é uma condição estrutural, para a indústria retomar sua força é a realização de uma Reforma Tributária que traga isonomia entre os setores e simplifique a cobrança de impostos. A adoção de um IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que une os impostos federais, estadual e municipal (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) num único tributo, de preferência com uma única alíquota, seria um passo importante para dar racionalidade ao sistema.

“O Brasil necessita de um projeto de reindustrialização que passe pela redução do custo-Brasil e pela melhoria do ambiente de negócios no país. Daí a importância da reforma tributária”, diz José Roberto Colnaghi. Segundo ele, uma política industrial contemporânea passa necessariamente pela sustentabilidade. “Este é o ponto de partida, o Brasil tem de apostar na descarbonização da economia, com redução da emissão de gases de efeito estufa, do apoio a uma economia de baixo carbono, privilegiando tecnologias limpas e dando início a um processo produtivo seguro e sustentável” completa Colnaghi.


Fonte: ASPERBRAS BRASIL

NOVA COLEÇÃO ELIANE 2023

 

CONHEÇA A NOVA COLEÇÃO ELIANE 2023

Lançamentos apresentados na 21ª edição da Expo Revestir seguem conceito baseado no reequilíbrio e no essencial

A brevidade dos dias e a falta de tempo, a necessidade de um reequilíbrio e de entender o que é essencial para cada um. É preciso fazer uma síntese e revisar os excessos com sabedoria. Seguindo essas provocações e trazendo um senso de propósito para atender às necessidades dos novos perfis de consumidores, a Eliane lança sua nova coleção 2023 sob o conceito Synthesis.

 

Atenta à cultura do cuidado e do bem-estar, a marca escolheu Galápagos, um verde calmo e tranquilo, que infunde uma sensação de contemplação, descanso e reflexão, como cor do ano. Além dela, outras duas cores também se destacam na coleção 2023: o Agave, um verde que propõe uma base neutra para composições contrastantes com bege, cinza, terrosos e marrons, e o Veggie, um verde enigmático e profundo, mais fresco e luminoso, que se camufla nos projetos por sua qualidade neutra e versátil. 

Piso: Khali Gris AC 60x120cm | Parede: Khali Grafite Mesh MA 7x26cm

A marca apresenta seis novas séries, tendo como destaque Khali, inspirada nas paisagens do deserto Rub' al-Khali, na Península Arábica, com produtos que exploram a sensorialidade dos materiais naturais, dos efeitos de pedra, com seus veios e desenhos, relevos e texturas. A gama de cores é atemporal e transita do off white ao greige,

 

uma mistura sofisticada de cinza e bege. Completa e bem estruturada, com novos formatos e acabamentos, a série Khali é composta por revestimentos em tamanhos variados, azulejos nos padrões FlashGarden e Zen e porcelanatos artísticos nos padrões Duna e Raios com grafismos metalizados.

Guache Pencil Agave MT 10x40cm

Foto: Taito Estúdio | Produção: Debbie Apsan

 

Já a série Guache tem uma proposta moderna e minimalista dos materiais pigmentados, inspirada nos trabalhos e técnicas manuais de artesãos e artistas plásticos, que se expressam por meio de cores, pigmentos e traços. A cartela de cores é versátil sem abrir mão do protagonismo de tons como argila e terracota, provocando o natural e o sensorial em projetos monocromáticos ou com contraste de cores. Traz também uma grande variação de formatos, como Planos, interpretação dos tradicionais ladrilhos hidráulicos, Pico, que explora estruturas geométricas para criar dinamismo e movimento nas paredes. Há ainda Pencil, azulejos com efeito brise e aplicações metalizadas, além dos mosaicos Blocos, proposta moderna e versátil para decorar pisos e paredes, e o porcelanato artístico Box, que traz para os revestimentos de pequenos formatos a cartela de cores dos porcelanatos grandes, que podem ser usados individualmente ou em composição.

coleção 2023 apresenta também novos formatos, cores e acabamentos para doze séries já conceituadas do portfólio de Eliane. Entre elas, o destaque é a série Poente, com os azulejos Arco e Linha, que agora recebe cinco novas opções de cores, além do exclusivo acabamento Starlight. Inspirado nas estrelas, o novo acabamento Starlight traz um brilho sutil e natural aos revestimentos, numa proposta mais sensorial e versátil, que deixa os revestimentos cerâmicos ainda mais especiais com pontos metalizados. Inédito no mercado, o acabamento é sinônimo de modernidade e tecnologia, com novas técnicas e possibilidades de materiais, desenvolvido com exclusividade pela Eliane.

Poente Arco Agave MT 15,5x15,5cm

Poente Linha Agave MT 15,5x15,5cm

Foto: Taito Estúdio | Produção: Debbie Apsan

 

Poente Arco Coral MT 15,5x15,5cm

Foto: Taito Estúdio | Produção: Debbie Apsan

 

Poente Arco Dark MT 15,5x15,5cm

Foto: Taito Estúdio | Produção: Debbie Apsan

Clique aqui e acesse o link para conferir os lançamentos de Eliane.

SOBRE A ELIANE:

 

Qualidade, tecnologia, pioneirismo, inovação e sustentabilidade são algumas das palavras que traduzem a Eliane Revestimentos Cerâmicos. Com atuação de mais de 60 anos no mercado, a Eliane foi a primeira cerâmica brasileira a fabricar porcelanato e sempre busca inovar em tudo o que produz. A empresa possui o maior e mais completo portfólio de revestimentos cerâmicos. As seis unidades fabris estão distribuídas em dois polos: o Sul conta com cinco indústrias, sendo quatro em Cocal do Sul/SC, onde também fica a sede da empresa, e a unidade Porcelanato, em Criciúma (SC); e no Nordeste situa-se a unidade de Camaçari (BA). Além de contar com a Casa Brasil Eliane, o showroom da marca em São Paulo, e centro de distribuição nos Estados Unidos. Os produtos cerâmicos fabricados pela Eliane são encontrados em mais de 80 países e, no Brasil, em mais de 15 mil pontos de vendas. Para saber mais sobre as soluções da Eliane Revestimentos, acesse: eliane.com e @elianerevestimentos.

Regional do Baixo Amazonas investe no reaproveitamento de água na Unidade


Em Santarém, projeto reaproveita a água utilizada nas máquinas de hemodiálise direcionando-as às torneiras do Centro de Materiais Esterilizados.

A equipe do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, sabe bem da importância da água para o mundo e o meio ambiente e, por isso, desde março de 2018 conta com um projeto de reaproveitamento do líquido.

Em cinco anos, já foram 5 milhões e 746 mil litros reaproveitados, com uma média de 3.500 litros por dia. “Decidimos capitalizar essa água e redirecioná-la. O projeto foi e é um sucesso. Tivemos até uma melhora na qualidade da água, com menos problemas com os equipamentos, além, é claro, do reaproveitamento em si”, destaca Mateus Rodrigues, encarregado de manutenção do HRBA e responsável pelo projeto.


Antes, o líquido utilizado nas 33 máquinas de hemodiálise da unidade era descartado. Com a iniciativa, criou-se uma estrutura para que essa água fosse canalizada até um reservatório, que fica em cima do Centro de Materiais Esterilizados (CME), onde é reaproveitada nas máquinas de autoclave e termo desinfectoras, para o enxague de materiais.

Até chegar às torneiras do CME, a água passa por um processo denominado osmose reversa, que promove sua desmineralização, tornando a água pura e própria para o processo de limpeza e esterilização.

“A osmose reversa nos permite chegar a um nível de pureza que evita a corrosão dos materiais, aumentando sua vida útil, além de reaproveitar um recurso que antes era descartado. E essa água pode ser reutilizada sem problema algum, já que ela não entra em contato com o paciente em momento nenhum na máquina de hemodiálise”, explica a coordenadora do CME, Mirelli Nobre.

O reaproveitamento corresponde a cerca de 40% da água utilizada no Hospital todos os meses. A expectativa é que esse processo continue avançando, e que mais setores sejam contemplados com a água que pode ser reutilizada, o que só vai aumentar a economia do líquido.


“Temos planos de ações para melhoria desse reaproveitamento ainda mais. Queremos redirecionar essa água também para o setor de laboratório, onde as máquinas também demandam a pureza na água proporcionada pela osmose reversa. E quem sabe também ao setor de lactário, onde hoje é utilizada uma água tratada. Queremos expandir essse projeto ao máximo”, ressalta Mateus.

Ações de sustentabilidade – Além do reaproveitamento da água, o Hospital Regional do Baixo Amazonas conta com uma série de ações sustentáveis que visam evitar o desperdício e diminuir os impactos ao meio ambiente.

O HRBA tem projetos de redução da utilização de resíduos químicos, conta com uma horta e realiza a transformação de resíduos orgânicos em adubo; utiliza alimentos sem agrotóxicos e também faz o manejo correto e a reciclagem de resíduos sólidos, entre outras atividades.

“Temos sempre o objetivo de otimizar o funcionamento da unidade e a preservação do meio ambiente é algo que está diretamente ligado à economia e ao bem-estar geral, tanto de pacientes, acompanhantes quanto dos nossos próprios colaboradores. Além de reduzir gastos, queremos dar um bom exemplo e contribuir com a nossa parte para um mundo melhor”, afirma o diretor geral do Regional, Éder Lúcio de Souza.



SERVIÇO


O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.


Fonte: HRBA

Tecnologia em prol da educação



Tecnologia em prol da educação: Samsung e USP ampliam parceria para democratizar o uso de ferramentas inovadoras no ensino.

A educação como instrumento de transformação social é um pilar para a Samsung e também integra a estratégia de negócios corporativos da companhia.

Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do ensino e da formação de cidadãos dentro do ambiente acadêmico, a Samsung e a Universidade de São Paulo (USP) ampliam parceria para democratizar o acesso a ferramentas tecnológicas para todos os agentes do ecossistema de aprendizagem.

Será desenvolvido um projeto piloto de sala conectada que irá proporcionar a alunos e professores experiências de ensino e aprendizagem mais imersivas e integradas, facilitando e inovando o processo de troca de conhecimento na esfera universitária.

Somado a isso, a partir de agora, toda a comunidade USP, composta por estudantes, ex-alunos, professores e demais colaboradores, terão acesso a diversos benefícios em uma plataforma exclusiva para a aquisição de produtos da marca com preços e condições de pagamento especiais, além de facilidades como frete grátis e trade-in (possibilidade de uso de um aparelho antigo como entrada na compra de um novo). E, além dos benefícios exclusivos permanentes dessa plataforma, haverá condições extras especiais até 31 de março, como R$ 100,00 (cem reais) de desconto na primeira compra.

No caso dos Estudantes da Universidade de São Paulo, eles poderão conferir o amplo portfólio da Samsung disponível por intermédio do Portal do Estudante: https://estudantes.samsung.com.br/; e para ex-alunos inscritos no portal Alumni, professores e demais colaboradores da universidade, as ofertas estarão acessíveis através do website: https://parcerias.samsung.com.br/ 

“A Samsung enxerga a educação como fundamento imprescindível para o desenvolvimento social e apoia comunidades por meio da facilitação do acesso a tecnologias como ferramentas de transformação neste processo”, afirma Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Institucionais e Negócios Corporativos da Samsung América Latina.

Para promover a ampliação do escopo da parceria entre Samsung e USP, e divulgar para toda a comunidade os portais de acesso, haverá uma ação dentro do campus situado na capital paulista com a equipe Samsung promovendo demonstração de produtos e realizando o cadastro de usuários do campus no Portal do Estudante ou de Parcerias. O atendimento será realizado diretamente do Truck Samsung, que estará devidamente identificado e posicionado das 11h às 15h na ECA (Escola de Comunicações e Artes) e das 16h às 20h no CEPEUSP, entre os dias 22 a 28 de março (com exceção dos dias 25 e 26 – sábado e domingo).


Samsung Ocean

A nova etapa fortalece ainda mais uma parceria já consolidada, que tem no programa de capacitação Samsung Ocean, um de seus pilares. O Samsung Ocean é uma iniciativa da Samsung no Brasil que oferece capacitação e inovação tecnológica à comunidade.

O programa oferece gratuitamente, no formato presencial e remoto, ciclos mensais de cursos, palestras e oficinas com programações variadas que dão destaque a temas que são tendência no mercado de tecnologia, como Blockchain, Bixby (assistente virtual criada pela companhia), Internet das Coisas, Trilha de IA, Python, Unity, entre outros, além do contato com especialistas da empresa e do mercado.

Inaugurado em 2014 e, atualmente, com duas unidades na USP - na Escola Politécnica, no prédio da Engenharia de produção, e a segunda no edifício da InovaUSP – além de duas outras unidades em diferentes Universidades, o Samsung Ocean qualificou até dezembro de 2022, mais de 150 mil pessoas e realizou mais de 4.7 mil sessões de treinamentos, workshops e eventos diversos.

As atividades do Samsung Ocean oferecem certificado de participação. Os interessados podem se inscrever pelo site http://www.oceanbrasil.com ou pelo aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

Para mais informações sobre o programa de ofertas exclusivas para estudantes, acesse: https://estudantes.samsung.com.br/ .


Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.


Fonte: Samsung

terça-feira, 7 de março de 2023

ERRO NO UPOLAD DE ARQUIVOS



 Incluída por ERICK GAMA TOURET DE FARIA em07/03/2023 13:49

Publicado em 07/03/2023

ERRO NO UPLOAD DE ARQUIVOS

 

                        Prezados usuários,

                        O PJe está apresentando erro ao realizar upload para juntada de alguns arquivos, o problema não ocorre com todos os usuários e nem com todos os arquivos. De toda forma, as equipes responsáveis estão analisando o problema e trabalhando em sua correção. Tão logo a funcionalidade seja plenamente corrigida, divulgaremos no quadro de avisos e nos canais de comunicação do Teams. 

                        Atenciosamente,

                        Divisão de Apoio do Processo Judicial Eletrônico.


Fonte: TRF1

Natureza desempenha papel essencial na hora de escolher o terreno para construir



Área verde pode ser fator decisivo para muitas pessoas, uma vez que contribui diretamente na qualidade de vida das famílias.

O caminho até construir a casa própria leva em conta diversas etapas, entre elas a escolha do terreno ideal. Nesse cenário, a presença da natureza nas proximidades tem se tornado um aspecto determinante na hora da compra, uma vez que o meio ambiente impacta diretamente na qualidade de vida das famílias. Em cidades com grande número de construções, diversas são as vantagens em se optar por loteamentos e condomínios mais retirados dos grandes centros ou que possuam espaços destinados para área verde.

Principalmente após a reclusão por conta da pandemia, muitas pessoas saíram dos apartamentos, procurando espaços maiores e com áreas externas. E essa necessidade cada vez mais evidente no mercado tem sido avaliada durante o processo de planejamento, projeto e execução dos empreendimentos. Isso porque verde, na percepção do diretor de Operações da JS Empreendimentos, Fabio Luiz Siedschlag, envolve elementos que remetem ao conforto, liberdade de espaço e sensação de maior inclusão com a cidade.

Por este motivo, o mercado imobiliário tem buscado cada vez mais a integração e composição do meio ambiente com a massa urbana. É que além das áreas dispostas nos empreendimentos, ao adquirir os lotes, os moradores também podem utilizar a parte externa das suas próprias residências para o cultivo de diversas plantas.

“Ao mesmo tempo em que oferecemos essa proximidade com a natureza em nossos empreendimentos, também pensamos em pontos estratégicos dos municípios para continuar proporcionando acessos facilitados e a inserção no meio urbano. Ou seja, uma coisa não invalida a outra, sempre encontramos um meio termo entre os dois pontos”, avalia o diretor de Operações.


Preservação e sustentabilidade

No caso dos condomínios horizontais, os benefícios são ainda maiores, uma vez que as estruturas sempre trazem diversos mobiliários urbanos, como praças e chalés, que aumentam ainda mais a possibilidade de interação das pessoas com a natureza. Além disso, os moradores têm a segurança de praticar exercícios ao ar livre, como caminhadas e jogos em quadras de esportes, enquanto as crianças podem brincar nos parquinhos.

As áreas verdes e áreas de preservação permanente nos empreendimentos também funcionam como contribuintes para a conservação da biodiversidade e conscientização de moradores para a necessidade de uma vida mais sustentável. “Esses espaços contribuem para a diminuição da temperatura do ambiente, o que deixa o clima mais agradável. Consequentemente, as pessoas utilizam menos recursos como ares-condicionados e ventiladores”, afirma Siedschlag.


Sobre a JS Empreendimentos


Com mais de 20 anos de história, a JS Empreendimentos é referência quando se fala em loteamentos e condomínios horizontais. A empresa atua em 16 cidades de Santa Catarina, já concluiu mais de 30 empreendimentos e entregou mais de quatro mil e setecentos lotes, por meio de parcerias sólidas com clientes, fornecedores, colaboradores. Ainda conta com outros 40 empreendimentos em projeto ou execução.

Juntamente com a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita –, o Criciúma Shopping e a Mark At Place, a JS Empreendimentos faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.


Fonte: JS Empreendimentos

Empresários brasileiros participam da feira In Cosmetics Global 2023, em Barcelona



Os Sócios-Diretores e Pesquisadores, Guilherme Ferreira, João Paulo Longo, Nicolas Serafim e a Gerente de Produtos, Denyse Krawczyk, da Glia Innovation, se preparam para apresentar tecnologias e inovações em ingredientes para cosméticos na feira In Cosmetics Global 2023 em Barcelona, na Espanha, de 28 a 30 de março. O evento internacional tem o intuito de reunir todas as áreas da indústria de cosméticos para que se conectem, compartilhem ideias e estimulem colaborações em potencial. 

Celebrando a excelência no campo da inovação de ingredientes , a feira In Cosmetics Global também oferece educação de alta qualidade sobre as últimas tendências e ciência. Além disso, com oportunidades de networking direcionadas para a comunidade internacional de ingredientes de cuidados pessoais, o evento internacional ajuda a descobrir novas ferramentas para quem procura engajar nos negócios e desenvolver sua marca. O evento também oferece o prêmio Rising Star para todos os expositores e compartilhadores de estandes. 

Participam do evento criadores de cuidados pessoais, fornecedores e expositores de ingredientes, fragrâncias, equipamentos de laboratório, testes ou soluções regulatórias.

“Essa é uma oportunidade única de se conectar com pessoas de todas as partes do mundo, compartilhar conhecimentos, descobrir novas ideias e tendências, e adquirir conhecimentos sobre diversos assuntos. Além disso, é uma oportunidade para fazer networking, aprimorar suas habilidades, estabelecer contatos comerciais e criar novas oportunidades de negócios”, destaca Guilherme Ferreira.


Fonte: WP Conectada

Os desafios e soluções do setor financeiro para prevenção de fraudes



Acrefi reuni especalistas para debater sobre tipos de fraudes e como usar a tecnologica para impedir golpes financeiros


Entre janeiro e novembro do ano passado, a população brasileira sofreu com cerca de 3,6 milhões de tentativas de fraudes de identidade, uma média de um golpe a cada oito segundos, de acordo com Serasa Experian. Diante da importância do tema, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) realizou, nesta semana, um webinar sobre "Inovação e novas tecnologias na prevenção a fraudes”. O evento reuniu especialistas para debater sobre quais são os novos tipos de fraude e possíveis soluções tecnológicas para proteção do cliente e das instituições financeiras.

 

Cintia M. Ramos Falcão, Consultora Jurídica da Acrefi, abriu o primeiro evento da entidade neste ano ressaltando a importância de manter um debate saudável acerca da prevenção de novos tipos de fraudes. “Apesar dos grandes investimentos feitos por instituições financeiras, a exploração de pessoas vulneráveis, principalmente no pós-pandemia, segue em expansão e é reflexo das atuações criminosas existentes no mercado”, disse. Ela também destacou: “Todos os dias novas tecnologias são inseridas no mercado, mas ainda há muito o que avançar nessa área. Um exemplo é o relatório anual da FEBRABAN, que mostra que só em 2022, foram investidos cerca de R$.35 bi do orçamento de tecnologia no combate à fraude.”

 

O tipo de fraude mais recorrente é o da engenharia pessoal, quando os criminosos se passam por uma pessoa conhecida ou uma empresa para colher informações sobre a vítima. Entre os casos em evidência está o de fraudadores que cadastram o documento da vítima para pedir um financiamento.

 

 “Existem vários tipos de fraudes recorrentes, como cadastrais, onde se falsificam os documentos. Para mitigar isso, há tecnologias simples e acessíveis, como reconhecimento de imagem e uso judicial do documento. Outra fraude questionada e bem difícil é o boleto falsificado. Acredito, nesse caso, que é importante engajar e informar usuário”, explica Gilberto Albuquerque, CEO da Kadmotek e conselheiro SF3. Ele também orienta: "É indispensável que a empresa invista em um aplicativo institucional para poder rastrear dados de conexão, de relacionamento e demográficos, que vai garantir confiabilidade de que a pessoa é ela mesma e não um fraudador e, assim, preservar o bem do cliente e da instituição financeira”. 

 

Nesse sentido, o Brasil dispõe atualmente do Open Finance, um sistema incentivado pelo Banco Central de compartilhamento de dados bancários entre instituições financeiras para que elas possam melhorar a experiência do cliente, promovendo produtos e serviços cada vez mais adequados ao seu perfil. Esse atrelamento de dados somados às inovações, como biometria, big data, geolocalização, perguntas pessoais e código de verificação são cruciais para combater operações fraudulentas.

 

Para o CEO da Qista Financeira e Diretor da Acrefi, Leonardo Grapeia, a junção entre tecnologia e monitoramento interno é a chave para evitar essas práticas. “É importante pensar na jornada e relacionamento do cliente para construir um data lake [repositório de dados centralizado que serve para armazenar grandes conjuntos de dados brutos em formato nativo], único e centralizado, para que a instituição consiga entender e ter um controle do cliente, não só de cadastro, mas de dados, comportamento e localização. Só assim a instituição financeira vai conseguir rastrear o ciclo de acesso do cliente, avaliar e identificar qualquer anomalia e risco", exemplifica.

 

Para Renato Virches, CEO da Vetera, é também importante unificar a consulta de dados das bases de instituições privadas e públicas, tendo como objetivo prevenir fraudes no setor de financiamento de veículos. “Hoje o mercado de veículos tem problemas acerca das bases da autarquia pública. O compartilhamento de dados e o reforço de instituições públicas e privadas é o diferencial para ter uma prevenção efetiva de um falso financiamento de carro novo ou seminovo. Mas como ter mais confiabilidade em fazer um financiamento para um novo cliente? Uma alternativa é, por exemplo, buscar o histórico de antecedentes do cliente em associações, como DETRAN ou outras instituições, assim fica mais fácil fazer uma análise assertiva e garantir um bom serviço para o cliente sem risco de interferências ou golpes”, finaliza Virches.


Sobre a Acrefi

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) foi fundada em 1958 com o objetivo de congregar as empresas do setor, defender seus legítimos interesses, fortalecer as relações entre os associados e promover o desenvolvimento de suas atividades. Em todo esse período, a instituição se manteve fiel aos seus objetivos, procurando adaptá-los às constantes mudanças ocorridas no quadro econômico em geral e nas atividades de financiamentos contribuindo, assim, com o crescimento do País. 


Fonte: Acrefi

Balanço CS Portos - Porto de Aratu

 


CS Portos, do Grupo Simpar, participa da Intermodal South America 2023

Durante a 27ª edição do evento, a plataforma de operação de terminais portuários da CS Infra, apresentará ofertas de infraestrutura e equipamentos de última geração, além de ações de impacto social e ambiental.   


Fev/Março de 2023 – A CS Portos, controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, marcará presença durante a 27ª edição da Intermodal South America 2023, um dos principais eventos do setor de transporte de carga, logística, intralogística & armazenagem e comércio exterior. A companhia apresentará ofertas de infraestrutura e equipamentos equivalentes aos portos mais modernos do mundo, ações de desenvolvimento social e sustentável das comunidades, além de ações para geração de empregos e segurança nas operações. 


“Participar de uma das feiras mais importantes do setor, como é o caso da Intermodal, reforça o posicionamento da CS Portos, uma empresa com expertise portuária, que oferece o mais alto nível de serviços, com foco na qualidade e aumento de produtividade dos terminais em que atua”, destaca Marcos Tourinho, diretor-presidente da CS Portos.  


A companhia investiu cerca de R$ 60 milhões em obras de melhorias nos terminais ATU12 e ATU18, do Porto de Aratu, na Bahia, desde que assumiu a operação efetiva da concessão, em junho de 2022. A empresa finalizou a primeira etapa do trabalho de reforma no fim de fevereiro. 


Com o montante, a companhia reestruturou toda a parte de rede de incêndio, drenagem, pavimentação do pátio e revitalização dos armazéns no ATU12, que recebe e realiza a movimentação de cargas de fertilizantes, enxofre, concentrado de cobre, minério de ferro e magnesita. 


Além do acabamento externo e implementação da CSTV, sistema de monitoramento por câmeras, para o alfandegamento, também foram construídas portarias nos piers, com o processo de controle de veículos e pessoas, algo que não existia.  


Já no ATU18 – que vai oferecer serviços de movimentação e armazenagem padrão de granéis sólidos vegetais e demais serviços portuários relacionados como inspeção, triagem, pesagem, entre outros –, a capacidade de armazenagem e movimentação de cargas deve atingir mais de cinco milhões de toneladas após os investimentos na 2ª fase. 


Desde o início, toda a equipe tem trabalhado com o objetivo de elevar o nível do serviço e de segurança oferecido nos terminais, assim como aumentar a produtividade das áreas. Com foco principal no atendimento dos clientes e usuários do porto”, destaca Marcos Tourinho. “Os investimentos nos dois terminais contribuem com a geração de empregos e resultam em mais oportunidades de negócios, com impacto significativo na economia local”, complementa o executivo. 

 

Próximos passos 

A segunda fase das obras, prevista para ser iniciada em abril e que contará com mais de R$ 600 milhões de investimentos, será focada em determinados espaços e a modernização de todos os equipamentos.  


Segundo a empresa, alguns pontos serão prioridades a partir de agora, como a criação de um novo berço no ATU18, a reforma estrutural do TGS I, localizado no ATU12, a aquisição de carregadores e descarregadores de navios, esteiras transportadoras, implementação de um novo armazém para fertilizantes, toda a parte de pavimentação e construção das balanças, tombadores e silos, além das vias terrestres.  


Também estão programadas uma nova sede, com refeitório e almoxarifado, entre outras coisas. “Tudo o que já fizemos, deu uma nova cara para os terminais, inclusive com aumento de produtividade e segurança nas operações. Mas a fase que se inicia, será ainda mais importante, visto que colocaremos em prática tudo o que foi firmado em nosso contrato de concessão o que vai alterar de forma relevante o modo que o Porto opera e sua escala”, afirma Marcos Tourinho.  

 

Contrato e investimentos 

A CS Portos conquistou o leilão no final de 2020, ao todo, a empresa investirá, nos primeiros três anos da operação, mais de R$ 627 milhões em obras de melhorias e modernização, conforme previsto no Plano Básico de Implantação (PBI), aprovado pelo Ministério da Infraestrutura.


Os contratos do ATU12 e ATU18, tem duração de 25 e 15 anos, respectivamente. Ambos podem ser prorrogados por até 70 anos. A projeção é mais que quadruplicar a capacidade de armazenagem e produtividade nos terminais.  

 

Sobre a CS Infra 

A CS Infra é uma plataforma de gestão de concessões de longo prazo e responsável pelas empresas Ciclus Ambiental, uma das maiores companhias da América Latina na área de gestão integrada e valorização de resíduos sólidos; concessões de infraestrutura CS Grãos do Piauí, responsável pela operação, manutenção e ampliação de 276,8 km da Rodovia Transcerrados (PI-397 e PI-262) que abrange cerca de 25 municípios; CS Aratu 12 e CS Aratu 18, responsáveis pela gestão dos terminais 12 e 18 do Porto de Aratu (BA); a concessão do BRT da cidade de Sorocaba (SP); e a concessão do Mercado Municipal Miguel Sutil e Centro Histórico de Cuiabá (MT). 

  

Sobre a Simpar 

Holding que controla sete empresas independentes - JSL, Movida, Vamos, CS Infra, CS Brasil, Automob e Banco BBC Digital. O grupo conta com mais de 40 mil colaboradores alinhados por uma Cultura forte e Valores que norteiam o jeito de ser e fazer da Companhia. Participante da carteira ISE da B3, a companhia possui modelo de gestão que produz resultados sustentáveis e aderência a rígidas práticas de ESG. Com atuação em todo território nacional e outros oito países, com destaque para operações na América do Sul, Portugal e África. A Simpar é uma empresa listada na B3 desde 2010 (SIMH3). Saiba mais em: https://simpar.com.br