terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Roca Brasil Cerámica investe na Realidade Virtual para ampliar negócios

 


Experiência de Realidade Virtual, que ocorreu na Roca Brasil Cerámica / Divulgação 


A estratégia fez enorme sucesso durante os 15 dias de Avant Première da empresa e, já reverbera

em excelentes negociações para as marcas Roca Cerámica e Incepa, em 2023

Reconhecida por estar sempre à frente em seu mercado ao trazer inovações tecnológicas aos seus métodos produtivos, equipamentos, assim como em suas séries de revestimentos, a Roca Brasil Cerâmica – empresa que faz parte do Grupo Mexicano LAMOSA e responsável pelas marcas Roca Cerámica e Incepa – também atua de forma pioneira no uso da tecnologia para a apresentação de seus lançamentos, assim como na missão de aproximar lojistas parceiros e produtos, sempre de forma imersiva.

 

No início deste ano, em parceria com o escritório de arquitetura Arquitecto e a VR do Brasil, a Roca Brasil Cerámica surpreendeu novamente ao criar uma experiência de Realidade Virtual Multiusuário durante a sua aclamada Avant Première, para que seus clientes pudessem conferir como seria uma casa revestida com as principais novidades. Foi adaptada a tecnologia de um dos games da empresa paranaense VR do Brasil, com concorrentes apenas na Rússia, China e EUA, mas inédita no segmento de arquitetura, que mistura conceitos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista. Essa alternativa, também inovadora no entretenimento, é uma importante ferramenta no segmento de arquitetura e construção, alçando a Roca Brasil Cerámica como precursora nesse tipo de imersão em crescimento no mundo inteiro.

 

Com o uso de óculos VR, os participantes puderam caminhar por um espaço físico pré-determinado, sempre com o auxílio de uma equipe de instrutores, a fim de visualizar, em primeira mão, os novos revestimentos das marcas Incepa e Roca Cerámica. A partir desta vivência foi possível sentir-se dentro de um projeto arquitetônico, onde as sensações e percepções são totalmente diferentes.


Momentos de experiências e interações entre os participantes durante a imersão na Realidade Virtual da Roca Brasil Cerámica / Divulgação


É uma honra estarmos entre as primeiras empresas do mundo, no segmento da construção civil, a usar esse tipo de tecnologia. Muito além de conferir as novidades em nosso showroom, agora nossos parceiros também conseguem visualizar como os produtos ficarão após serem instalados nos ambientes, por meio da realidade virtual. Essa estratégia proporciona uma confiança ainda maior dos clientes em nossas marcas, assim como contribui para a realização de negócios ainda mais promissores no decorrer de 2023”, comemora Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica.


A tela presente no local da atividade mostra a mesma ambientação que os participantes estão vendo pelos óculos de Realidade Virtual, de forma a orientar os monitores e aguçar a curiosidade dos próximos participantes / Divulgação


“Ao retornarmos para o espaço físico, não poderíamos esquecer do salto de inovações tecnológicas que demos nos últimos anos. Por isso, ampliamos ainda mais as nossas possibilidades, ao trazer a experiência da Realidade Virtual a todos os presentes do evento. Por meio de uma experiência imersiva e de gamificação, os participantes puderam sentir que estavam verdadeiramente dentro de um apartamento decorado. Nosso intuito foi estimular os sentidos e enriquecer ainda mais essa oportunidade”, revela Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. 


O início de tudo 

Em razão da inviabilidade em realizar eventos presenciais por causa da pandemia do Coronavírus, a Roca Brasil Cerámica aderiu ao mundo virtual para apresentar seus mais recentes produtos. A partir de ações inéditas, em duas edições de sua Avant Première (em 2021 e 2022 em formato online), a empresa proporcionou o contato de seus clientes com seus principais lançamentos de duas formas diferentes. Em 2021, um showroom virtual foi mostrado pela primeira vez (em que foi possível acessar as novidades via computador, celular ou por óculos de realidade aumentada) e, em 2022 ocorreu uma experiência em que as equipes comerciais tiveram acesso ao Metaverso.  


Experiência de Realidade Virtual, que ocorreu na Roca Brasil Cerámica / Divulgação


Ambas as iniciativas foram recebidas com enorme sucesso, cenário que contribuiu para que as atividades online continuassem agora, em 2023, mesmo com o retorno presencial do evento na fábrica do Paraná. Sendo assim, na edição deste ano, uma robusta estrutura foi organizada para recepcionar os principais parceiros do varejo e engenharia que, além de conhecerem as novidades em primeira mão, participaram de rodadas de negócios e, puderam vivenciar a Realidade Virtual, de forma a criar uma relação ainda mais próxima com universo das marcas Roca Cerámica e Incepa.

 

“Nossa expectativa é que esse formato híbrido permaneça atuante em nossos eventos futuros. Ideias como essa só se tornaram reais porque somos motivados pelos desafios”, conclui Christie Schulka.


Sobre a Roca Brasil Cerámica  

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa.

 

Para tanto, a empresa investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um robusto portfólio de peças que seguem as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica – como é o caso da Supercompactadora Contínua+, adquirida pela Roca Brasil Cerámica em 2014, e com operação iniciada em 2015. Além dela, o processo de produção dispõe de um forno de 180 m e um sistema de polimento com 60 cabeças, capazes de diminuir o uso de energia, tornando o processo mais sustentável quando se comparado com as tecnologias tradicionais. Assim, sustentabilidade e beleza andam lado a lado, criando linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e Superformatos, capazes de atender aos mercados de revestimento e moveleiro.

 

Desde o fim de 2021 pertence ao Grupo Lamosa, empresa mexicana de atuação mundial com foco na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Possui um histórico de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Hoje, o Grupo Lamosa ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².


Fonte: Karina Monteiro

Equatorial Energia realiza cadastro para troca de geladeiras em Viseu Caixa de entrada



Serão sorteados 50 refrigeradores novos, para participar basta ter uma geladeira em mau estado de conservação, mas funcionando. Outros serviços também serão ofertados.

A partir de terça-feira, 28, até 03 de março, a Equatorial Pará realizará cadastros para troca de geladeiras no município de Viseu, Nordeste do estado. A ação ocorrerá por meio do projeto E+ Geladeira Nova e vai sortear 50 unidades para clientes categorizados como residenciais e que estejam com as contas de energia em dia. As inscrições podem ser feitas Avenida Justo Chermont, no centro da cidade, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30.

Para concorrer aos sorteios, basta ter uma geladeira em mau estado de conservação, mas funcionando, ser o titular da fatura de energia, levar o RG e a última fatura da conta de luz paga. O cliente fica responsável por levar a geladeira velha até o local da troca. O anúncio dos nomes dos contemplados será no dia 02 e a entrega dos eletrodomésticos no dia 03, na Praça Central.

O analista de Relacionamento com o Cliente, João Paulo Brito, ressalta a importância desse tipo de ação e reforça que a troca dos aparelhos é um benefício que, além de economizar energia, o consumidor adquire um aparelho novo.

“Muitas famílias ainda têm geladeiras antigas e que consomem muita energia, afinal geladeira fica ligada 24h por dia, então trocar as geladeiras em mau estado é algo significativo para diminuir o consumo”, disse.

Geladeiras mais econômicas

As geladeiras disponibilizadas nas ações da Equatorial Pará possuem o Selo A de Eficiência Energética do PROCEL. Isso significa que elas podem ser até 40% mais econômicas se comparadas a um refrigerador velho, em mau estado de conservação e com as borrachas de vedação deterioradas.

Lâmpadas de LED

Através do programa E+ Comunidade, é oferecida a troca de até cinco (5) lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos de LED, considerada até 80% mais econômica. Basta comparecer no local onde serão realizados os atendimentos munidos da última conta de luz quitada, CPF, RG e entregar as lâmpadas que estavam em uso.

Negociação de débitos

Cada cliente terá o seu caso analisado individualmente e a negociação poderá ser parcelada em até 12 vezes. Podem participar do mutirão de negociação os clientes com pelo menos três faturas em atraso e os consumidores que tenham parcelamento junto à distribuidora.

É necessário levar o documento de identificação com foto e os números de RG e CPF e as faturas que desejam negociar.

Tarifa Social

O programa Tarifa Social, benefício do Governo Federal voltado às famílias de baixa renda, concede descontos que vão de 10% a 65% na fatura de energia. Para fazer a inscrição é necessário ter comprovação de renda de até meio salário mínimo por membro familiar e estar inscrito no CadÚnico, com o número atualizado do NIS ou BPC, além de apresentar documentos pessoais como RG, CPF e uma conta de energia do titular.

Serviço:

E+ Geladeira Nova em Viseu

Local: Secretaria de Assistência Social. Avenida 27 de setembro. Bairro: Centro

Datas e horários: 29 e 30 é das 8h30 às 12h/ 14h às 17 e dia 01/12 somente até ás 12h

Sorteio: 01/12 às 18h

Endereço: Centro de Convenções Davi Resende Soares. Av. Amazonas s/n. Bairro: Caminho das Árvores.

Fonte: Equatprial

FICO anuncia Kayla Vallim como VP global da área de Parcerias e Alianças

 

Kayla Vallim assume a vice-presidência global de Operações e

Experiência do Cliente da área de Parcerias e Alianças da FICO

Executiva passa a comandar três equipes distintas de operações em quatro continentes

 

São Paulo, fevereiro de 2023 - A FICO, líder em análise e tecnologia de plataforma de inteligência aplicada, anuncia Kayla Vallim como vice-presidente global de Operações e Experiência do Cliente da área de Parcerias e Alianças. A executiva, que atua na companhia há sete anos, tem como objetivo abrir novos mercados e desenvolver parcerias estratégicas em segmentos como Telco, Oil&Gas e Manufatura, além de unificar os times de atuação nos diferentes mercados internacionais.

Para 2023, o foco é continuar trabalhando as soluções e componentes de prevenção a fraude, otimização e gestão do ciclo de vida do cliente, e desenvolver - em parceria com

os aliados da FICO -, ofertas voltadas para Open Banking/ Open Finance, novas formas de geração de receita através dos meios de pagamento, além de ofertas com foco em UX (User Experience).

A executiva destaca que a área de Parcerias e Alianças tem sob o guarda-chuva as equipes de Business Consulting - que apoia parceiros no desenvolvimento de ofertas inovadoras; Partner Success - formada por recursos dedicados ao sucesso de parceiros; e Operações - responsável por extrair e munir a equipe interna com dados, análises e estudos que os ajudem a planejar, estruturar e acompanhar o desenvolvimento e expansão da unidade de negócio. “Quero poder replicar o sucesso do programa na América Latina para outras regiões. Agora, o desafio é liderar um time Global, com diferentes experiências, vivências e expectativas, bem como entender as diferentes dinâmicas dadas as características locais de cada mercado”, ressalta Kayla.

 

A área de Parcerias e Alianças da FICO vem ocupando, gradativamente, uma posição cada vez mais relevante dentro da estratégia de negócios da empresa. A expressividade dessa unidade de negócios é refletida nas ações da companhia voltadas para o desenvolvimento do time. No último ano, a área cresceu cerca de 60% e, atualmente, tem autonomia e apoio das lideranças para direcionar e conduzir a operação.

 

“Por meio da estruturação das equipes é possível alcançar mercados diferenciados, endereçar desafios trazidos pelas diferentes culturas, idioma, regulamentação e recursos, os quais num modelo de venda direta é impossível cobrir de forma integral”, destaca a executiva.

 

Por muitos anos, a FICO focou em vendas diretas no mercado financeiro, que continua a ser o core da empresa. Contudo, a área de Parcerias e Alianças permite que, com o portfólio de parceiros estratégicos, seja possível ampliar a abrangência geográfica e levar ao cliente final mais inovação tecnológica por meio da plataforma de decisões.

 

“Estou muito motivada com essa nova fase e com a possibilidade de expansão para novos segmentos. Nossa plataforma de decisão possui capacidades que permitem aos nossos parceiros criarem ofertas para o mercado e apoiarem seus clientes a tomarem as melhores decisões, utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning”, finaliza.

Sobre a FICO

Líder mundial em software de análise preditiva, a FICO é especializada em examinar dados e aplicar tecnologias como inteligência artificial, machine learning e analíticos para prever o comportamento do consumidor, otimizando as interações das empresas com seus clientes. Com atuação em mais de 100 países, a empresa desenvolveu uma plataforma na nuvem que contribui com a tomada de mais de 10 bilhões de decisões de negócio por ano e que protege 2,6 bilhões de cartões contra fraudes. A FICO reúne mais de 200 patentes globais de tecnologias que aumentam a lucratividade e a satisfação do cliente, colaborando para o crescimento de empresas de diversos segmentos, como financeiro, seguros, varejo, telecomunicações, entre outros. Fundada nos Estados Unidos em 1956, a FICO inaugurou seu escritório no Brasil em 1998.

Fonte: FICO

Desligamento programado: entenda mais sobre o serviço


 

A manutenção preventiva busca melhorar a qualidade do serviço e garantir segurança.

A Equatorial Pará investe constantemente em melhorias estruturais e expansão para garantir a continuidade, qualidade e segurança de seus serviços no estado. Por isso, para que mudanças estruturais e manutenções preventivas sejam realizadas, algumas vezes, é necessário que o fornecimento de energia seja interrompido nas áreas próximas aos procedimentos.

As principais atividades de manutenção envolvem substituições de postes e de componentes da rede; podas preventivas de árvores próximas à rede elétrica; implementação de novas tecnologias; inspeções técnicas; entre outras e exigem períodos e horários específicos para que sejam realizados.

Para que isso aconteça, o desligamento programado tem um cronograma com horário e local que ocorrerá a manutenção. Todas essas informações chegam aos clientes da distribuidora por meio de rádio, carta (para os clientes comerciais, hospitais, indústrias, igrejas, entre outros), carro-som, site e redes sociais oficiais da Equatorial Pará.

Segundo Anderson Torres, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, o serviço é essencial para manter o bom trabalho dos técnicos.

“O desligamento programado é uma maneira de garantir segurança a nossos clientes e colaboradores, para que, assim, os serviços de manutenção possam ser realizados com segurança e agilidade, mantendo a qualidade de nossos serviços”, afirma Anderson.

Segurança

A orientação aos consumidores é de que não mexam nem realizem quaisquer serviços na rede elétrica durante o período de desligamento, pois a energia pode voltar antes do previsto. Além disso, recomenda-se o desligamento do disjuntor geral durante a manutenção, a fim de evitar possíveis imprevistos.

“Redes energizadas por geradores, ligações clandestinas entre outros procedimentos sem aval da Equatorial podem causar acidentes, por isso, desligar o disjuntor garante mais segurança durante o procedimento”, finaliza Anderson.

Vale ressaltar que em caso de atendimento de uma demanda emergencial, a manutenção programada poderá ser adiada temporariamente e será informada uma nova data para que os clientes possam se organizar.


Fonte: Equatorial

Agaxtur lança cruzeiros para os feriados da Páscoa


Costa Firenze e MSC Meraviglia são dois navios que compõem a temporada Agaxtur. Agaxtur acaba de lançar diversos cruzeiros com roteiros nacionais e internacionais para o feriado de Páscoa. Pelo litoral brasileiro, a empresa oferece programação de três noites no Costa Firenze, com embarque em Santos, no dia 06/04/2023, em direção ao Rio de Janeiro. 

Já o Costa Favolosa zarpa de Santos em 09/04/2023, com visita programada ao Balneário Camboriú e Ilha Grande, durante quatro noites. E pelo Nordeste Brasileiro, sete noites a bordo do MSC Preziosa. Embarque em Santos em 02/04/2023, com visitas a Maceió, Salvador e Búzios. 

No plano internacional, Agaxtur oferece 7 noites a bordo do MSC Meraviglia, pelos mares do Caribe. Embarque em Porto Canaveral em 02/04/2023, com visitas programadas a Nassau, Ocean Cay MSC Marine Reserve, Belize e Mahahual, no México.


Fonte: Marily Miranda

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Saiba como evitar acidentes com a rede elétrica durante o período chuvoso



Tempestades, raios e ventanias podem provocar curtos-circuitos, além de acidentes graves e até fatais.

Muitos municípios do Pará estão em alerta por conta das fortes chuvas que ocorrem neste período do inverno amazônico. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a rede elétrica tanto dentro quanto fora das residências para que acidentes graves e até fatais sejam evitados.

É necessário manter sempre o cuidado com as instalações elétricas das casas e utilizar materiais de qualidade. Além disso, não é recomendável trabalhar na rede interna se a pessoa estiver molhada e, em nenhuma hipótese, deve-se mexer nas fiações externas com chuva, pois isso aumenta o risco de choque. 

O executivo da área de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, explica o porquê de as pessoas precisarem investir em instalações que possuam o selo de qualidade do INMETRO.

“O uso de equipamentos adequados reduz o risco de choque e curto-circuito, por exemplo. É uma segurança a mais para as famílias. Sabemos que nesse período chuvoso o número de acidentes aumenta”, destaca Alex. 

Vale ressaltar que, quando acontecerem trovoadas, os eletrodomésticos devem ser retirados da tomada. De preferência, a pessoa deve fazer essa ação com um calçado de solado de borracha. 

O mesmo raciocínio de proteção vale para os motoristas que ficam ao volante durante um período intenso de raios. Durante esta incidência, o ideal é que as pessoas continuem dentro dos carros, pois eles são abrigos adequados, já que os pneus de borracha proporcionam um bom nível de isolamento no caso de raios que atingem o solo.

Outras dicas importantes durante as chuvas:

 - Permaneça dentro de casa e saia apenas se for absolutamente necessário;

- Se você estiver na rua e começar o temporal, afaste-se de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica;

- Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois as paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos e causar danos aos aparelhos;

- Durante as chuvas deve-se evitar a manutenção em telhados devido ao risco de ser atingido por raios. Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico;

- Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento da Equatorial Pará pelo número 0800 091 0196, e para o Corpo de Bombeiros no 193.


Fonte: Equatorial

RPG: 3 jogos para desenvolver habilidades nas crianças

 


Os jogos auxiliam no aprendizado e desenvolvem a criatividade e o pensamento lógico

No dia 24 de fevereiro, no Brasil, comemora-se o Dia Nacional do RPG (Role-playing game), um jogo em que os jogadores criam personagens e narrativas de forma colaborativa. À primeira vista, esse tipo de jogo pode parecer puro entretenimento, mas especialistas afirmam que ele não só diverte, como também estimula a criatividade e desenvolve habilidades como atenção, senso crítico, pensamento lógico e rapidez de raciocínio. Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica o uso de RPG em sala de aula como uma boa prática.  


“Esses jogos são muito mais colaborativos do que competitivos; os jogadores improvisam e muitas vezes não há um vencedor, então auxiliam também a desenvolver habilidades sociais e trabalho em equipe”, afirma Thaiza Montine, professora do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Goiânia. “São jogos muito interessantes para desenvolver habilidades como estratégia, lógica narrativa”, completa. Segundo a professora, o RPG permite inserir conteúdos escolares durante a aventura fazendo com que os alunos aprendam e resolvam problemas com temáticas das disciplinas curriculares. 


Existem várias formas de RPG. A tradicional, também chamada de RPG de mesa, é conduzida por meio de discussões, enquanto que na live-action RPG (LARP) os jogadores executam fisicamente as ações das personagens. 


O Colégio Marista de Goiânia preparou uma lista de três RPGs muito interessantes para desenvolver diversas habilidades nas crianças. Confira: 


  1. Lições - RPG sobre viagens a mundos paralelos e realidades alternativas. Universos futuristas. Viagens no tempo. Aventuras em mundos virtuais.
  2. Hora de aventura na Terra de Aaa  - Uma aventura que coloca os personagens da Terra de Ooo dentro de um sonho para resolver uma crise terrível e três pequenas aventuras interligadas que formam uma série de histórias de acampamento narradas pelo Rei Gelado.


  1. RPG Solo Aventuras Possíveis - Os tripulantes da Nau Catarineta conheceram de perto os perigos que o mar pode reservar. Presa numa região de calmaria, dia após dia, noite após noite, a nau ficava no mesmo lugar. A comida a bordo foi acabando. O desespero tomou conta de todos. Diante da salvação incerta, a tentação e a devoção haveriam de se mostrar.


Fonte: Renata Pena - PG1

Estoque mantém negócios bons



Gerenciamento de estoque garante eficiência, aumenta lucro e minimiza prejuízo.


Quando uma grande rede varejista anuncia uma promoção imperdível para escritórios - um conjunto de mesas e cadeiras - seguramente a oferta vai chamar a atenção. Entre uma venda ou outra, enquanto a oferta está sendo anunciada, um grande escritório resolveu trocar seu mobiliário realizando uma compra enorme, incluindo diversas salas de reuniões. O que seria uma compra garantida pode se perder pela falta de gestão no estoque. De quem é a culpa?


Do uso de procedimentos manuais de rastreamento de inventário em diferentes softwares e planilhas

Mesmo para compras em menor escala, a prática ainda é comum e arriscada, gerando erros que, por menores que sejam, impactam na ponta. Basta uma falha humana na hora de lançar o pedido para que uma compra inteira seja cancelada. Mesmo as pequenas empresas podem se beneficiar de um sistema de rastreamento de estoque centralizado que incluem recursos de contabilidade.


A chave para manter a competitividade do negócio está em cuidar de recursos valiosos. No dia a dia, as empresas precisam reduzir distrações de gerenciamento, minimizando custos de estoque para se concentrarem nas competências essenciais e terceirizar o gerenciamento de estoque pode servir para atingir esses objetivos.


Na análise de Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, o gerenciamento de estoque é importante para manter negócios competitivos e lucrativos enquanto continua crescendo:


“Inventário insuficiente significa vendas perdidas. Muito estoque significa aumento dos custos de armazenamento e gerenciamento, bem como menos dinheiro disponível. Colaborar com um parceiro de distribuição confiável para gerenciar estoque melhora a eficiência da fabricação e libera recursos, foco e energia para o desenvolvimento e crescimento”.





Eficiência

Os controles de gerenciamento de estoque no depósito são trabalhosos e envolvem várias etapas, incluindo recebimento e armazenamento, separação, embalagem e expedição. A terceirização é uma forma segura de garantir que essas tarefas sejam realizadas da maneira mais eficiente possível.


A terceirização tem estrutura para saber, a qualquer momento, exatamente qual inventário a empresa possui. As demandas dos clientes sempre mudam e pedem agilidade no controle de estoque. Não cuidar destes procedimentos resulta em estoque parados, com produtos obsoletos que a empresa nem consegue vender:


“Os objetivos de cada empresa e os requisitos de fabricação exclusivos determinam o tipo de suporte de estoque que elas podem beneficiar. Sempre existe um projeto confiável para reduzir custos de estoque e manter a produção enxuta e ágil” explica Pádua.


Fonte: CWBem

FRETE GRÁTIS em toda a loja | Português premiado: R$44,90


  
Evino
Evino
Evino
Evino
Evino
Evino
Evino
Evino
Fale ConoscoLoja Excelente - e-bit
Siga-nos
#Siga-nos no FacebookSiga-nos no InstagramSiga-nos no TwitterSiga-nos no YoutubeSiga-nos no LinkedIn ###
Formas de Pagamento

PROIBIDA A VENDA PARA MENORES DE 18 ANOS | SE BEBER, NÃO DIRIJA | BEBA COM MODERAÇÃO

Adicione os emails atendimento@news.evino.com.br e atendimento@mail.e-vino.com.br ao seu catálogo de endereços. Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede. Os preços são válidos enquanto durarem os nossos estoques e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. O uso de cupons promocionais é limitado pelo CPF de cada usuário e os vouchers não são cumulativos. As imagens são meramente ilustrativas. A Evino usa tecnologia segura para garantir que suas informações de cartão de crédito não sejam comprometidas. As informações são criptografadas e nunca armazenadas.

O pagamento parcelado em nossa loja está sujeito a uma parcela mínima de R$60,00.

%OFF = termo referente ao desconto aplicado no produto

*Frete grátis na entrega normal para compras acima de R$249 para o estado de São Paulo. Frete grátis na entrega normal para compras acima de R$269 para o Distrito Federal; os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; as capitais Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Teresina (PI) e Vitória (ES); e a cidade de Vila Velha (ES). Frete grátis na entrega normal para compras acima de R$299 para as capitais Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA). Frete grátis na entrega normal para compras acima de R$349 para as capitais Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Manaus (AM). Frete grátis na entrega normal para compras acima de R$399 para as regiões Interior - AL, Interior - BA, Interior - CE, Interior - MA, Interior - PB, Interior - PE, Interior - PI, Interior - RN e Interior - SE.

E-vino Comércio de Vinhos Ltda · Rua Holdercim, 840 · Civit II · Serra · ES · CEP: 29168-066

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Reskilling e Upskilling são tendências fundamentais para profissionais de TI em mercado próspero

 


Por Mauricio Bitencourt*


O mundo vive em constantes mudanças, e pensar na qualificação da mão de obra para acompanhá-las vem sendo um desafio há muito tempo. É aí que os conceitos reskilling e upskilling passam a ter uma importância cada vez maior no desenvolvimento de pessoas e organizações.

O termo upskilling está relacionado ao aprimoramento de competências, conhecimentos e habilidades que um profissional já possui dentro de seu campo ou área de atuação. Geralmente é usado para acompanhar determinada mudança em seu cargo atual em função de uma inovação na forma de atuação ou automatização de um processo, por exemplo. Esta tendência também pode auxiliar na retenção de profissionais na empresa. De acordo com uma pesquisa do LinkedIn em 2021, colaboradores de empresas que promovem a possibilidade de mudar para outros cargos internamente permanecem na mesma companhia por duas vezes mais tempo.  

Já o termo reskilling é quando um profissional, empregado ou não, desenvolve-se em novas habilidades e competências para assumir uma nova função, em uma área de atuação desconhecida até então.

Neste sentido, essas habilidades ganham ainda mais importância em áreas como a de tecnologia, onde sobram vagas por falta de profissionais qualificados. Segundo dados da Associação da Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em cerca de cinco anos devem ser criados cerca de 800 mil novos postos no setor, porém o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, resultando num déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área. 

Essa escassez de mão de obra qualificada também acontece porque mesmo os profissionais mais qualificados não conseguem acompanhar a velocidade das novas demandas. Porém a demanda não está ligada somente ao avanço da tecnologia, mas também pela diversidade de experiências das gerações que temos atualmente no mercado de trabalho. Temos diferentes gerações se adaptando umas às outras e, por muitas vezes, com diferentes culturas por conta da expansão geográfica antes vista como uma barreira no mundo corporativo.

O surgimento destas novas tecnologias acontece de forma rápida, o que requer uma certa resiliência por parte do profissional. Além disso, atualmente as empresas não competem somente entre si em termos de atração e retenção de talento, mas também enfrentam concorrência de fora do Brasil por conta do aumento do trabalho remoto – que já era uma prática no setor de tecnologia antes mesmo da pandemia. Por isso, o investimento em upskilling e reskilling pode contribuir para suprir a falta de profissionais no setor.

Com esse cenário em vista, é possível notar também o aumento no surgimento de escolas de programação, algumas inclusive com parcerias com grandes empresas, nacionais e internacionais, que oferecem cursos gratuitos de TI justamente para preparar os profissionais nos conhecimentos técnicos necessários antes de contratá-los. Observa-se ainda que a demanda tem crescido mais voltada para o desenvolvimento das soft skills. E se tratando do setor de tecnologia, podemos perceber uma maior necessidade de competências específicas como Pensamento Crítico, Inovação, Resolução de Problemas, Metodologia Ágil, Inteligência Emocional e Liderança e Influência.

Desta forma, assim como em qualquer setor, para ter um programa de desenvolvimento efetivo, é necessário analisar os gaps individuais e focar no que de fato é relevante para cada profissional. 

Vale ressaltar que criar programas de treinamentos com o mesmo conteúdo direcionado a todos não trará o benefício adequado. Por isso, idealmente é necessário criar um programa de desenvolvimento que considere o upskill e reskill do profissional, atrelado aos planos de carreira e oportunidades dentro da empresa, para desta forma atender à falta de mão de obra qualificada no setor de TI e aumentar o engajamento dos colaboradores por meio de promoções e oportunidades de novas carreiras dentro da organização, por exemplo. 

Com isso, ao analisar o olhar pessoal, esse profissional que deseja atuar na área de TI tem diversas opções de desenvolvimento no mercado, como escolas que oferecem pagamento de cursos atrelado ao sucesso profissional ou até mesmo empresas que investem no desenvolvimento de pessoas como ferramenta de recrutamento ou impacto social.


Fonte: Mariana França