sexta-feira, 29 de abril de 2022

Petrobras apoia Centro Tecnológico do Exército no desenvolvimento de tecnologia inédita de fibra de carbono

 


Ministério da Ciência e Tecnologia investirá R$30 milhões na ampliação do projeto. A Petrobras e o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) vêm desenvolvendo uma tecnologia inédita de fibra de carbono, à base de piche de petróleo, que pode ser usada na fabricação de equipamentos para as indústrias automobilística, aeroespacial, de óleo e gás, militar, entre outras. Com investimentos de R$ 30 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Exército Brasileiro prevê ampliar a escala de produção desse material, mais leve e resistente que o aço. 

Para a Petrobras, o projeto é uma oportunidade de transformar o piche, produto residual do processo de refino de petróleo, em materiais de alto valor agregado. “Além de matéria-prima para geração de combustíveis, o petróleo é um insumo fundamental para o desenvolvimento de produtos avançados para a sociedade, como a fibra de carbono. Nossa parceria com o CTEx busca gerar demanda mais nobre para um produto de nossas refinarias, uma vez que a comprovação de escalabilidade eficiente pode levar à criação de um parque industrial nacional focado na produção de fibra de carbono, competindo com produtos atualmente importados”, afirmou o Diretor de Inovação e Tecnologia da Petrobras, Juliano Dantas. 


Material versátil, mais leve e resistente que o aço

Por ser mais leve e resistente que o aço, com uma densidade próxima à do plástico, a fibra de carbono pode ser usada na fabricação de equipamentos em que o peso e resistência são determinantes – com aplicação na indústria aeroespacial, automobilística, de defesa, além da engenharia estrutural. 

“A tecnologia desenvolvida pela parceria Petrobras e CTEx para obtenção de fibra de carbono a partir do óleo decantado (piche) é uma alternativa às tecnologias de produção à base de outras matérias-primas, como o alcatrão de carvão, por exemplo, que pode apresentar restrições ambientais”, afirmou o gerente geral do Centro de Pesquisas e Inovação da Petrobras (Cenpes), Antônio Vicente Castro.

Desde seu início, em 2003, a parceria da Petrobras com o Centro Tecnológico do Exército gerou o depósito de três patentes, no Brasil e no exterior, ligadas ao processo de desenvolvimento tecnológico do material. Além disso, a companhia investiu em capacitação de pessoal e na instalação de infraestrutura de ponta no CTEx.  

A Petrobras mobilizou ainda, ao longo desse tempo, pesquisadores de seu Centro de Pesquisas e Inovação (Cenpes) dedicados a colaborar com o Exército para o desenvolvimento da fibra de carbono. Com o financiamento adquirido pelo Exército, a Petrobras seguirá investindo e acompanhando o desenvolvimento do projeto, além de colaborar com o amadurecimento desta tecnologia.


Fonte: Petrobras

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Vícios podem ser passados de geração em geração? Especialista explica

 


Pesquisa com cientista e pesquisador brasileiro em conjunto com cientista canadense concluem os genes do vício 


A genética pode interferir na suscetibilidade aos vícios? De acordo com o neurocientista, PhD, Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela , o médico psiquiatra Dr. Francis Silveira e o cientista e biólogo canadense, o PhD Prof. Dr. Henry Oh, em um recente estudo publicado na revista científica Cognitions, sim, é possível. Segundo o estudo, “evidências de estudos de família, adoção e gêmeos convergem sobre a relevância dos fatores genéticos no desenvolvimento de vícios, incluindo SUDs e jogos de azar”.

No artigo, os autores explicam que um gene pode contribuir para a vulnerabilidade ao vício de várias maneiras.

“Uma proteína mutante (ou níveis alterados de uma proteína normal) pode alterar a estrutura ou o funcionamento de circuitos cerebrais específicos durante o desenvolvimento ou na idade adulta. Esses circuitos cerebrais alterados podem alterar a capacidade de resposta do indivíduo à exposição inicial à droga ou às adaptações que ocorrem no cérebro após a exposição repetida à droga”.

A pesquisa também mostra que, da mesma forma que a genética pode influenciar, os estímulos ambientais podem afetar a vulnerabilidade ao vício, influenciando esses mesmos circuitos neurais.

“Talvez combinar abordagens genéticas com fenótipos definidos de forma mais restrita facilitaria a identificação de genes de vulnerabilidade ao vício”.

A genética e os vícios

Segundo o estudo, os vícios podem ser considerados como um conjunto diversificado de doenças comuns e complexas que estão, até certo ponto, ligadas por fatores etiológicos genéticos e ambientais compartilhados.

“Frequentemente são crônicos, com curso recidivante e remitente. O vício também pode ser considerado com um dos transtornos psiquiátricos recorrentes crônicos, caracterizados pelo uso compulsivo e descontrolado de uma droga ou atividade, com resultados desadaptativos e destrutivos. Embora o uso de agentes aditivos seja voluntário, o vício leva à perda do controle”.

No que se diz respeito ao uso de psicopáticos, a motivação para o comportamento de busca de drogas é inicialmente impulsionada pela impulsividade e recompensa positiva. No entanto, quando o diagnóstico é feito, uma mudança neuroadaptativa potencialmente irreversível ocorreu - mudanças que eram evitáveis em um ponto inicial da trajetória da doença, explica a pesquisa.

“A identificação de genes que são centrais para a resposta a drogas e neuroadaptação também está sendo alcançada por meio de estudos em modelos animais de vertebrados e invertebrados de circuitos neuroanatômicos e redes moleculares celulares que são cruciais nos vícios”.

Herança de vícios

Os autores explicam que as estimativas de herdabilidade são geralmente mais altas para dependência do que para uso de substâncias; no entanto, “nenhum uso de drogas patológicas” e “início do uso” também são hereditários, indicando que as influências genéticas também desempenham um papel na iniciação.

“As influências genéticas e ambientais que modulam o risco de SUDs mudam no desenvolvimento e ao longo da vida. Uma possível explicação para isso é que à medida que amadurecem, as pessoas têm cada vez mais latitude para moldar suas escolhas e ambientes sociais, aumentando assim a importância relativa do genótipo. Outra explicação é que alguns fatores genéticos são importantes apenas após a exposição repetitiva a agentes aditivos”.

Conheça os autores

Ph.D. em Neurociências, também Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise, Biólogo, Historiador, Antropólogo, Filósofo, Jornalista e escritor, com Formação Avançada em Nutrição Clínica, especialização em Inteligência Artificial e programação em Python. São mais de 50 títulos acadêmicos no Brasil, Portugal, Estados Unidos, França e Ásia.

 Já Henry Oh é cientista e biólogo certificado no Reino Unido, terapeuta respiratório e tecnólogo médico certificado nos Estados Unidos. Ele é membro da Associação de Cientistas Clínicos e Chefe do Departamento de Saúde da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Idaho e professor na Logos University International. 



Fonte: Fabiano de Abreu

Cardiologista explica os cinco sintomas físicos da ansiedade


 

A ansiedade pode se manifestar com sintomas psicológicos, como medo, insônia, dificuldade de concentração, mas também pode apresentar sintomas físicos.


Você já se sentiu mal, foi ao médico, fez um monte de exames, e que não acusaram nenhuma doença? Se a sua resposta for sim, você pode estar com sintomas de ansiedade. Isso mesmo. De acordo com o cardiologista e especialista em marca-passo, Dr. Roberto Yano, a ansiedade pode se manifestar com sintomas psicológicos, como medo, insônia, dificuldade de concentração, mas também pode apresentar sintomas físicos.
Entre esses sintomas, o Dr. Yano destaca:·.

1-             Alteração no ritmo cardíaco:
Segundo o especialista, em uma crise de ansiedade o ritmo cardíaco pode acelerar. Normalmente os pacientes usam a frase ‘meu coração parece que vai sair pela boca’, para explicar a sensação que estão sentindo.
 “A sensação de estresse e ansiedade faz com que o organismo libere mais adrenalina, um hormônio que aumenta a frequência cardíaca, por isso ocorre alteração e aceleração nos batimentos cardíacos”, explica Dr. Yano, acrescentando que já atendeu vários pacientes relatando estarem com sintomas cardíacos, quando na realidade estavam em crises de ansiedade.
 “Por outro lado, o contrário também ocorre de pacientes sentirem alteração no ritmo cardíaco, tratarem como se fosse apenas uma ansiedade, demorarem a me procurar, e quando avalio o paciente, ele realmente está com alguma arritmia cardíaca”, contou.

 

2-             Tontura
Pacientes que sofrem com a ansiedade costumam relatar tontura, principalmente quando estão na crise. Tonturas no ansioso podem ocorrer em situações específicas, como por exemplo: quando se está em ambientes onde há muitas pessoas, ou em ambientes muito fechados.
 “Essa vertigem pode levar ao medo de sair de casa, de cair, de chegar a um local cheio e passar mal”, explicou Dr. Roberto.

 

 

3-             Falta de ar
Falta de ar quando está nervoso, estressado, brigando com alguém? Isso também pode ser um sintoma de ansiedade. Pessoas que sofrem desse mal, podem sentir falta de ar constantemente.
 “A falta de ar normalmente vem acompanhada de palpitação. Em situações de estresse é preciso tentar se acalmar, e se a crise de ansiedade não passar, procure orientação médica”, alerta o especialista.

 

4-             Formigamento nos braços e língua
A dormência nos braços, mãos e língua, também podem ser causadas pelo estresse e ansiedade. Em pessoas com síndrome do pânico esses sintomas podem surgir acompanhados de outros sintomas, como suor frio, dor no peito, arritmia e formigamento.
 “Esse formigamento pode ocorrer por causa da liberação da adrenalina. O corpo entende que você está se preparando para uma situação de luta, ou fuga. O organismo começa a direcionar o fluxo de sangue para os músculos para que fiquem mais fortes e rígidos”, explicou o médico. ·.

 

5-             Cansaço
Quem nunca acordou com a sensação de que ainda não havia dormido? Totalmente cansado, fraco. Na realidade, a ansiedade não causa fraqueza muscular de fato, mas pode dar a sensação de cansaço, podendo se intensificar quando a pessoa está em crise.
 “Existem várias doenças que podem fazer uma pessoa se sentir cansada, como hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, anemia e até a própria depressão. A recomendação é clara de não se automedicar, sem saber o diagnóstico”, alertou.

 


Dr. Yano destaca que a ansiedade é uma doença psiquiátrica. O tratamento pode aliviar a maioria ou todos os sintomas.
 “A orientação é procurar ajuda de profissionais adequados, como psicólogos, psiquiatras, praticar exercício físico, ter uma boa alimentação, ter um hobby, horas de lazer com a família. Esse conjunto de ações vão te ajudar a viver mais e com melhor qualidade de vida”, garantiu Dr. Roberto. 


Caso você apresente alguns dos sintomas citados acima, é importante descartar outras doenças, como problemas no coração, doenças da tireoide, anemia, doenças ginecológicas. O importante é sempre procurar um bom médico, caso esses sintomas físicos ocorram.


“A ansiedade entra sempre como diagnóstico de exclusão. O paciente que chega com sintomas cardíacos, é sempre necessária a investigação minuciosa de todos os seus sintomas”, finalizou Dr. Roberto Yano.


Saiba quem é Dr. Roberto Yano
Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB.
Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 1,5 milhão engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram.
O principal objetivo do profissional é divulgar informações valiosas aos seguidores, sempre visando os preceitos do código de ética médica.




Fonte: BRASIL - PORTUGAL - USA - CHILE - ANGOLA

53 atalhos de teclado para o Windows 11 (e Windows 10)

 


Você que usa o Windows 11 no dia a dia, saiba que se você aprender alguns atalhos sua vida será muito mais produtiva na frente do computador.

São todos atalhos simples para você aprender e guardar em sua memória para fazer as tarefas diárias de maneira mais simples.

E para quem está super acostumado com o mouse, saiba que os atalhos de teclado são muito mais rápidos e eficazes.

A maioria deles funciona também para Windows 10, então se você ainda não fez seu update do sistema, não ficou de fora desse post ;P

O mais difícil é você memorizar, mas uma vez que gravou, ele sai automaticamente da sua cabeça.

Vamos a nossa lista, organizado por categorias.

Atalhos básicos do Windows 11

  • Ctrl + A: Seleciona tudo na sua janela.
  • Ctrl + C ou Ctrl + Insert: Copia o que está selecionado (texto, imagem, etc…) para a área de transferência.
  • Ctrl + X: Recorta o que está selecionado, ou seja, copia para a área de transferência e apaga do local atual.
  • Ctrl + V ou Shift + Insert: Cola o conteúdo contido na área de transferência.
  • Ctrl + Z: Desfaz a última ação.
  • Ctrl + Y: Repete a última ação.
  • Ctrl + N: Com o explorador de arquivos aberto, ele abre um novo explorador de arquivos no mesmo local que você está.
  • Windows + F1: Abre o “como obter ajuda no windows”.
  • Alt + F4: Fecha o programa ou janela atual.
  • Alt + Tab: Muda entre programas ou janelas.
  • Shift + Del: Apaga de forma definitiva, sem mandar para a lixeira.

Atalhos para edição de textos no Windows 11

  • Ctrl + F: Abre a busca dentro da janela.
  • Shift + Seta para cima: Move o cursor uma linha para cima e seleciona desde a origem.
  • Shift + Seta para baixo: Move o cursor uma linha para baixo e seleciona desde a origem.
  • Shift + Seta para direita: Move o cursor um caractere para a direita e seleciona desde a origem.
  • Shift + Seta para esquerda: Move o cursor um caractere para a esquerda e seleciona desde a origem.
  • Shift + Ctrl + Seta para direita: Move o cursor uma palavra para a direita e seleciona desde a origem.
  • Shift + Ctrl + Seta para esquerda: Move o cursor uma palavra para a esquerda e seleciona desde a origem.
  • Ctrl + Backspace: Volta uma palavra, apagando-a.
  • Ctrl + Home: Move o cursor para o primeiro caractere da primeira linha do documento.
  • Ctrl + End: Move o cursor para o último caractere da última linha do documento.
  • Shift + Ctrl + Home: Move o cursor para o primeiro caractere da primeira linha do documento, selecionando desde a origem.
  • Shift + Ctrl + End: Move o cursor para o último caractere da última linha do documento, selecionando desde a origem.
  • Shift + Home: Move o cursor para o primeiro caractere da linha atual, selecionando.
  • Shift + End: Move o cursor para o último caractere da linha atual, selecionando.

Tirar prints das telas (Screenshots) no Windows 11

  • PrtScn: Tira um print da tela (se tiver mais de uma tela, ele tira das duas juntas) e salva na área de transferência.
  • Windows + PrtScn: Tira um print da tela (se tiver mais de uma tela, ele tira das duas juntas) e salva em um arquivo no diretório Imagens > Capturas de tela.
  • Windows + Shift + S: Abre uma ferramenta de captura rápida que você pode selecionar o que quer gravar e depois salva no local que você determinar.

Menu iniciar e gerenciador de tarefas no Windows 11

  • Windows + Esc: Abre o menu iniciar.
  • Windows + X: Abre o menu compacto de gerenciamento.
  • Ctrl + Shift + Esc: Abre o gerenciador de tarefas.
  • Ctrl + Alt + Del: Abre as opções de segurança.
  • Windows + T: Transita entre os aplicativos abertos ou “pinados” (marcados como fixos na barra de tarefas)
  • Windows + [número]: Abre o aplicativo pinado da barra de tarefas na posição do número correspondente
  • Windows + Alt + [número]: Dá um clique do mouse com o botão direito no aplicativo pinado da barra de tarefas do número correspondente.
  • Windows + D: Mostra ou esconde a Área de trabalho.

A tecla Windows

  • Windows + A: Abre o action center.
  • Windows + S: Abre o cortana em modo texto.
  • Windows + C: Abre o cortana em modo de escuta de voz.
  • Windows + E: Abre o Explorer (explorador de arquivos).
  • Windows + F: Abre o Windows Feedback Hub.
  • Windows + G: Abre o Game Bar.
  • Windows + H: Abre o Share Sidebar.
  • Windows + I: Abre as configurações do Windows.
  • Windows + L: Bloqueia seu computador (bloqueia o usuário e solicita senha se existir).
  • Windows + O: Trava a orientação da tela.
  • Windows + R: Abre o executar.
  • Windows + U: Abre o facilidades de acesso.
  • Windows + + ou Windows + –: Abre o modo lupa.
  • Windows + Esc: Fecha o modo lupa.

As teclas de função

  • F2: Renomeia o ítem selecionado.
  • F3: Abre a busca.
  • F4: Abrir a barra de endereços no explorador de arquivos.
  • F5: Atualizar a janela ativa.
  • F6: Navegar entre os elementos da janela ativa.
  • F10: Ativa o menu de letras na janela atual.

Conclusão

Quando você se familiariza com os atalhos, tudo fica mais simples. Com uma junção de 2 ou 3 teclas, você faz uma função de forma mais rápida e sem precisar mover o mouse.

Como são muitos atalhos, é claro que não espero que você guarde tudo de cabeça, mas comece com os que mais te auxiliariam e pratique pois logo eles tornam-se automáticos para seu uso.

Fonte: Informática

Adicionar uma camada de segurança grátis na rede usando o DNS da CloudFlare



Cada dia a segurança é uma coisa mais importante. Nossos computadores valem muito mais pelos dados que estão dentro que as máquinas em si, então por que não ter uma camada de segurança extra (e grátis) para sua rede.

Tanto em ambientes empresariais quanto residenciais, somos muito vulneráveis a muitos ataques cibernéticos.

Recebemos diversos e-mails falsos tentando capturar nossos dados, instalar vírus e enganar o usuário de um modo geral.

Essa brincadeira pode sair cara… Um sequestro de informações por exemplo pode destruir as informações de uma empresa inteira somente por causa de um único computador que não esteja seguro.

Um pouco sobre DNS e CloudFlare

CloudFlare, reconhecido sistema utilizado por desenvolvedores de sites, fornece três Servidores DNS para você utilizar de forma totalmente GRÁTIS.

O primeiro deles é somente um DNS comum, ou seja, resolve nomes. Os outros são voltados para a segurança.

O papel do DNS na rede é codificar os nomes dos sites em números, e assim fazer você acessar o site.

Quando você abre o seu navegador de preferência e digita um nome de um site, ele procura esse site no Servidor DNS configurado em seu computador ou sua rede.

Feito isso, o Servidor DNS retorna seu número de IP e assim faz a conexão sua com o site.

Sim, a Internet é composta de números, e o papel do Servidor DNS é converter esses nomes em números.

Escolhendo o DNS de acordo com sua necessidade

É recomendado é você configurar no roteador da sua rede, pois dessa forma você só precisa fazer uma vez que ele se propagará pelos computadores de toda a rede.

Os serviços de DNS do CloudFlare são 3:

Servidor DNS padrão

Ao invés de usar o DNS da sua operadora ou do google (público), você pode usar o DNS básico do CloudFlare que na maioria das vezes é (bem) mais rápido.

IPv4

DNS Primário: 1.1.1.1
DNS Secundário: 1.0.0.1

IPv6

DNS Primário: 2606:4700:4700::1111
DNS Secundário: 2606:4700:4700::1001

Servidor DNS com filtro de malware

Se quiser uma camada extra de proteção contra malwares

IPv4

DNS Primário: 1.1.1.2
DNS Secundário: 1.0.0.2

IPv6

DNS Primário: 2606:4700:4700::1112
DNS Secundário: 2606:4700:4700::1002

Servidor DNS com filtro de malware e conteúdo adulto

Se quiser bloquear os sites adultos e a proteção contra malwares

IPv4

DNS Primário: 1.1.1.3
DNS Secundário: 1.0.0.3

IPv6

DNS Primário: 2606:4700:4700::1113
DNS Secundário: 2606:4700:4700::1003

Conclusão

Segurança nunca é demais e caso você queira essa camada extra, literalmente não custa nada. Um filtro de DNS que vai ajudar bastante você e os computadores da empresa.

A opção de conteúdo adulto é muito utilizado por empresas, e bloqueia sites conhecidos de material adulto

Ele não é 100% infalível, mas ajuda muito e juntamente com as boas práticas e um antivírus, vai evitar muita dor de cabeça futura.

Fonte: Informática

Governo federal lança tecnologia que facilita controle e fiscalização da exploração da madeira nativa brasileira


Desenvolvido pelo Serpro para o Ibama, os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira vão incentivar a produção sustentável e o combate ao desmatamento ilegal no país.

Na última semana, o Ibama anunciou o lançamento de uma tecnologia que incentiva a transparência das informações sobre os produtos florestais nativos dos diversos biomas brasileiros. Desenvolvidos pelo Serpro, os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira vão tornar públicos os dados sobre atividades de exploração, produção, industrialização, comercialização e transporte de produtos florestais. As informações estarão disponíveis no ambiente do Ibama no gov.br, o portal de serviços de governo federal.

Segundo o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, o sistema vai fortalecer a conformidade da cadeia produtiva madeireira com as normas de direito ambiental: “Manter a floresta em pé por meio da produção sustentável é uma das mais importantes políticas públicas para o combate ao desmatamento ilegal”, avaliou. "A solução vai permitir que analistas de órgãos ambientais, veículos de comunicação, entidades acadêmicas e a sociedade como um todo, tenham acesso à informação de qualidade, gerando um maior controle social", acrescentou.

Visão panorâmica

A tecnologia vai fornecer uma visão sobre a comercialização de produtos e espécies nativas por unidades da federação. Também é possível fazer uma panorâmica das exportações da madeira brasileira com indicação dos países de destino. Além disso, é possível a pesquisa de projetos e autorizações ambientais distribuídos por região, UF, município, produto, espécie e bioma, indicando quais os produtos e espécies mais exportadas da flora brasileira.

Três painéis

As informações disponibilizadas são obtidas a partir do tratamento e cruzamento de dados de diversos sistemas de controle federais e estaduais integrados. Ao todo, são três painéis: o de informações de Produção Madeireira; o de Industrialização, Comércio e Transporte de Produtos Madeireiros; e o de Exportação de Produtos Florestais. As informações tratam, respectivamente, sobre autorizações concedidas pelos órgãos ambientais e projetos sob análise; transações de produtos florestais em território nacional; e, por fim, transações desses mesmos produtos para fins de exportação.


A tecnologia teve origem em 2020, com a criação do sistema Sinaflor+, que estabeleceu a obrigatoriedade de adoção dos mecanismos de rastreabilidade da madeira na origem. Já em fevereiro de 2022, houve o lançamento da Plataforma Pau Brasil, que, integrada ao Siscomex (sistema de registros de operações de comércio exterior), trouxe melhorias no controle de produtos da biodiversidade. Você pode conferir o vídeo sobre os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira no canal o Ibama no Youtube.


Fonte: Serpro

Rede elétrica de Juruti recebe melhorias da Equatorial Pará



O trabalho desenvolvido pela distribuidora visa contribuir para o desenvolvimento do município e garantir maior comodidade e segurança aos clientes. 

Dando continuidade as ações de melhoria do sistema elétrico na região Oeste do Pará, a Equatorial Pará está desenvolvendo, no município de Juruti, um conjunto de melhorias na rede elétrica, tanto na área urbana, onde foram mapeadas reincidências de interrupções no fornecimento de energia, quanto nas estruturas elétricas da zona rural do município. 

O trabalho tem o objetivo de oferecer mais robustez, segurança e qualidade na rede elétrica e, contribuir com a redução de ocorrências de falta de energia e oscilações nas áreas trabalhadas. 

 

De acordo com o executivo de obras, Jorge Barbosa, a ação que iniciou no início do mês de abril, corresponde a mais uma etapa do projeto desenvolvido pela empresa e contempla, principalmente os pontos onde existe grande número de ligações irregulares.  

 

A expectativa é beneficiar as mais de 16.700 famílias que moram em Juruti. “Recentemente, realizamos ações em pontos mais afastados da área central e, com isso, estamos buscando acompanhar esse cenário com ações programadas, a fim de melhorar a distribuição em áreas que tiveram o fornecimento de energia comprometido de forma recorrente”, reforça. 

 

Conforme ainda o executivo, as ações estão baseadas em áreas consideradas críticas, identificadas a partir do número de chamados registrados por meio dos canais oficiais de atendimento. “Com o volume de ocorrências feitas pelos clientes, traçamos um plano para levar até cada um deles uma energia com mais qualidade. São mais de 20 quilômetros de reformas e ampliação de rede elétrica”, acrescenta.  

 

Entre os serviços executados estão troca de redes antigas por outras mais modernas, e nivelamento da rede elétrica. As melhorias também contemplam a instalação de espaçadores, que são equipamentos que mantém os cabos afastados para evitar interrupções e curtos-circuitos e divisão das áreas de transformação, ação que consiste na instalação de mais transformadores numa região, para reorganizar os clientes, evitando sobrecargas e garantindo mais segurança na rede de energia que atende o município. Além dessa melhoria e extensão da rede existente já está em programação as obras de construção da nova Subestação de Juruti que vai interligar a cidade ao sistema interligado nacional de energia através das linhas transmissão, trazendo maior confiabilidade, continuidade e qualidade ao fornecimento de energia em todo o município.  


Fonte: Equatorial Pará