quarta-feira, 30 de junho de 2021

Brasil é o terceiro país das américas em segurança cibernética


Relatório da UIT aponta evolução do País, que em 2018 estava em sexto lugar!

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) classificou nesta semana o Brasil como o terceiro país das américas mais comprometido com a Agenda Global de Segurança Cibernética. A conquista da atual posição do País no Índice Global de Segurança Cibernética 2020 – em 2018 o Brasil era o sexto mais seguro do continente – é resultado de ações como o estabelecimento da Política Nacional de Segurança da Informação, em 2018, e das Estratégias Nacionais de Segurança Cibernética e de Segurança de Infraestruturas Críticas, em 2020. Em atendimento às políticas públicas do setor, a Anatel editou o Regulamento de Segurança Cibernética da Anatel (Resolução nº 740/2020). Além disso, a Anatel criou em seu portal um espaço dedicado à segurança cibernética com a regulamentação disponível e repositório de informações sobre o tema.   

Entre os países americanos, apenas Canadá (97,67) e Estados Unidos (100) estão, atualmente, à frente do Brasil, que obteve nota 96.6. No ranking mundial, o País ocupa a 18ª colocação; na edição anterior do Índice, em 2018, estava na 70ª posição. O Brasil foi classificado como detentor de estrutura legal robusta e com estruturas organizacionais e técnicas que podem ser fortalecidas para a segurança cibernética do País. O Regulamento de Segurança Cibernética brasileiro obriga prestadoras de telecomunicações – como empresas de telefonia fixa e móvel, de banda larga e de TV por Assinatura – a manter Política de Segurança Cibernética, realizar ciclos de avaliação de vulnerabilidades, adotar fornecedores que possuam Política de Segurança Cibernética compatível, compartilhar incidentes relevantes entre elas e a notificar a Agência sobre incidentes que afetem a segurança das redes e os dados dos usuários.    


Com o objetivo de fortalecer as estruturas organizacionais da sociedade brasileira e colaborar com o desenvolvimento das ações ligadas à segurança cibernética, o Grupo Técnico de Segurança Cibernética e Gestão de Riscos de Infraestruturas Críticas (GT-Ciber) da Anatel disponibiliza o e-mail gtciber@anatel.gov.br como um canal de atendimento à sociedade e ao setor de telecomunicações. O GT-Ciber, que iniciou suas atividades no final do primeiro trimestre deste ano, acompanha e monitora a implantação das regras de segurança cibernética e orienta a Agência sobre possíveis evoluções na regulamentação. 

   

No espaço dedicado à segurança cibernética no portal da Anatel são encontrados os contornos normativos da atuação da Agência, previstos na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, na Política Nacional de Segurança da Informação e na Estratégia Nacional de Segurança Cibernética. Nessa área também está disponível o Ato nº 77/2021, que estabelece Requisitos de Segurança Cibernética para Equipamentos para Telecomunicações, documento que traz recomendações aos fabricantes e fornecedores e estabelece um Programa de Supervisão de Mercado. 


Cabe destacar que a Anatel, como representante do Brasil nos organismos internacionais de telecomunicações, foi responsável pelo envio da resposta do Brasil à edição 2020 do Índice, também colaborando nas respostas de vários órgãos e entidades essenciais ao processo, como o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; o então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; o Ministério da Justiça e Segurança Pública; o Ministério das Relações Exteriores; o NIC.br; e o CERT.br.


Fonte: Anatel

Equatorial Pará orienta sobre segurança com a rede elétrica em construções civis

As recomendações são voltadas para trabalhadores da área e população em geral.  Antes de iniciar a construção ou reforma de um imóvel, é importante observar a localização da rede elétrica, principalmente se for necessário instalar andaimes e construir marquises ou sacadas. O alerta da Equatorial Pará é de modo preventivo para evitar acidentes com trabalhadores da construção e com a população em geral, que também pode ser vítima. Ao analisar previamente os trabalhos da obra e a localização da rede, é possível instalar barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de vergalhões, tábuas ou canos, por exemplo.

É necessário também ter ciência de que paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves. Também não se deve mexer nos fios da rede como forma de afastá-los do local da construção. Somente profissionais da distribuidora estão aptos a este tipo de manuseio.

O executivo de segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, alerta que somente trabalhadores qualificados devem ser contratados para executar as obras. “Para que o acidente com energia aconteça, nem sempre a pessoa precisa tocar no cabo. Em algumas situações, somente a aproximação pode ocasionar uma descarga por indução elétrica, gerando um acidente. Por isso é tão importante contratar pedreiros, pintores, técnicos que são experientes e conhecem as regras de segurança e poderão trabalhar resguardando sua vida e a da população”, afirma.

Vale destacar que, durante toda a obra, os profissionais precisam utilizar equipamentos de proteção, como por exemplo, capacetes e luvas. Caso a obra ou reforma seja na parte interna do imóvel, o ideal é restringir o acesso a estas áreas, principalmente se houver crianças em casa. Outra orientação é utilizar sempre produtos certificados pelo Inmetro, pois sem esse atestado ou certificação, podem ocasionar choques e curtos-circuitos, além de problemas com o consumo, que podem aumentar devido à má qualidade do material.

Cuidado redobrado - As obras que são realizadas em telhados e construções de dois ou mais andares, merecem uma atenção especial, pois ficam mais suscetíveis a acidentes com a rede de média tensão. Muitas vezes a simples aproximação já pode causar um choque com queimaduras gravas e até mesmo fatais.

Ao manusear telhas galvanizadas e calhas, certifique-se de que não irão tocar os fios e cabos energizados. Os andaimes devem ser construídos longe de rede elétrica, assim como as pinturas de fachadas e as instalações de painéis devem ser mantidas a uma distância segura da rede de energia. Utilize anteparo, divisórias, telas, redes, pois esses recursos isolam as aéreas de trabalho e impedem a aproximação de equipamentos, materiais e ferramentas da rede.


Fonte: Equatorial Pará

Cursos online aceleram a entrada de universitários no mercado de trabalho


Plataformas possibilitam que um profissional interessado encontre vagas disponíveis e faça, online, o processo de capacitação e atualização do seu portfólio de conhecimentos.

Uma pesquisa divulgada na rede social profissional LinkedIn no início do mês de junho aponta que a área de Tecnologia oferece o maior número de vagas voltadas para os profissionais recém-formados.

Entre os cargos que estão crescendo mais rapidamente, destaque para os desenvolvedores web, frontend e dotnet, além dos engenheiros de software. Esse último têm cerca de 40% das posições com possibilidade de atuação em home office.

O levantamento mostrou que as posições para quem está entrando no mercado de trabalho estão cada vez mais remotas, inclusive devido a uma mudança de perfil do mercado, imposta pela pandemia da Covid-19. De 2020 para 2021, o volume de posições abertas neste modelo foi de 1,5% a 13,7% - entre 1 de janeiro a 31 de março.


Demanda por empregos

Existem atualmente 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil, sendo que a maioria (42,9%) está concentrada em São Paulo.

Segundo dados do Relatório Setorial de TIC (2019), da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a demanda anual por novos talentos projetada entre 2019 e 2024 está em 70 mil profissionais. Porém, apenas 46 mil pessoas se formam ao ano no Ensino Superior com o perfil necessário para atender essas vagas.

Um dos bons motivos que podem acelerar a entrada dos recém-formados no mercado de trabalho são os cursos de aprimoramento online. Eles contribuem para diminuir o déficit de mão de obra técnica e também para dar acesso a jovens e adultos que buscam formação para atualizar seu portfólio de conhecimentos e atuar em sua área de formação.

O projeto de capacitação tecnológica, Up Skill, que tem o objetivo de preparar mão de obra especializada em tecnologia da informação é um desses exemplos, que colabora para suprir a forte demanda de profissionais especializados neste setor. Ele possui a plataforma Workover como a base tecnológica para a realização dos cursos, oferece uma série de trilhas de formação, cursos e conteúdos gratuitos voltados tanto àqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho, quanto quem está em busca de uma recolocação. A Workover foi a plataforma de cursos escolhida pelo projeto Up Skill para suportar o projeto de capacitação.

Os cursos oferecidos pelo programa capacitam profissionais, tanto em soft skills como em hard skills, para atuarem em atividades de concepção, desenvolvimento, publicação, manutenção e evolução de produtos e sistemas de base tecnológica, não somente em empresas que desenvolvem software, mas também em qualquer tipo de empresa que demande profissionais da área de sistemas e computação. Isso inclui, mas não se limita, a profissionais de suporte técnico a sistemas, desenvolvimento de software, suporte a sistemas críticos, implantação e manutenção de sistemas, dentre outras especialidades.

O projeto também reúne empresas parceiras em suas diferentes praças de atuação, que contribuem para a formação dos conteúdos de acordo com as especialidades que são demandadas naquele mercado. Os currículos daqueles que concluem os cursos são disponibilizados às empresas parceiras, para que possam avaliar e, eventualmente, contratar estes profissionais.

De acordo com o diretor executivo do NSC, Núcleo Softex Campinas, e responsável pela gestão do projeto, Edvar Pera Jr., o desemprego afeta mais os jovens. “O setor de tecnologia realmente oferece uma série de oportunidades para os profissionais. Os cursos online contribuem para diminuir o descompasso entre o perfil técnico e comportamental exigido pelas empresas e o perfil de conhecimento e experiência dos profissionais disponíveis no mercado”, afirma.

Ainda, segundo Edvar, os recém-formados precisam de tempo de experiência e treinamentos complementares para atender às efetivas necessidades do mercado de trabalho. “A complementação dos conhecimentos por meio dos cursos online abrevia o tempo e o esforço de preparação que é dispendido pelas empresas quando da contratação de novos profissionais. Os profissionais que passam por este tipo de curso antes de se submeter aos processos seletivos das empresas, têm um importante diferencial competitivo quando se submetem aos processos seletivos”, finaliza. 

Os interessados podem se inscrever gratuitamente na plataforma Workover - https://workover.com.br/upskill.

Mais informações sobre o programa Up Skill nas redes sociais: LinkedIn e Facebook.


Fonte: Ink. Comunicação

Profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas arrecadam 1,7 tonelada de alimentos para doação

Com os alimentos a unidade hospitalar no oeste do Pará conseguiu criar cestas básicas que serão doadas aos pacientes em condições de vulnerabilidade social. A ação integra campanha solidária incentivada por entidade filantrópica.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, arrecadou 1.756 quilos de alimentos em campanha solidária realizada por profissionais de saúde da unidade. Ao todo, foram mais de 3,2 mil itens alimentícios que ajudaram a criar 114 cestas básicas que serão doadas aos pacientes do hospital e que estão com as famílias em condições de vulnerabilidade social. 

A arrecadação faz parte da campanha Junho Solidário, iniciativa estimulada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, que administra o HRBA, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).

Na manhã desta quarta-feira, 30/6, a família do pequeno Rafael Albuquerque, de 8 anos, em tratamento oncológico no hospital, foi a primeira a receber a cesta básica. A mãe do paciente, Clarice Albuquerque, do município de Trairão, no sudoeste do Pará, relatou a importância da ação. 

“Essa doação vem em boa hora, fico muito agradecida a todos os profissionais. Estou acompanhando o tratamento do meu filho e meu marido trabalha na roça em Trairão, nos ajudando financeiramente, mas aqui moramos de aluguel”, comenta.


HRBA continua a campanha até o Natal


A arrecadação de 1,7 tonelada de alimentos pelo HRBA é apenas a primeira etapa de uma gincana solidária em andamento na unidade. O hospital pretende arrecadar, até dezembro deste ano, ainda mais alimentos e até brinquedos.

“A gincana está sendo realizada em três etapas. A primeira foi o Junho Solidário, que tinha a meta de arrecadação de uma tonelada de alimentos e ultrapassamos. A partir de agora, vamos continuar a campanha para o Outubro Solidário, que pretende receber também a doação de brinquedos para as crianças internadas. Por último, temos o Natal Solidário, com meta de arrecadação de 1,5 tonelada de alimentos”, explica Patrícia Nogueira, supervisora de Humanização do HRBA.

De acordo com a profissional, “na dinâmica criada pela unidade, os setores mais engajados na campanha irão ganhar menção honrosa de Setor Solidário 2021, durante as atividades previstas e referente ao Natal no hospital. 

Referência para mais de 1,3 milhão de pessoas, o Regional do Baixo Amazonas conta com mais de 1.500 profissionais. Na campanha, organizada pelo Grupo de Ações e Eventos de Humanização (Gaevh), em parceria com o Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), os profissionais se mobilizaram para ajudar o próximo neste momento de pandemia.

“Somos referência para 30 municípios do Oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu. Muitos precisam ser transferidos de suas cidades para buscar atendimento aqui, e enfrentam dificuldades. A pandemia, infelizmente, intensificou crises e desamparou muitas famílias. Queremos ajudar ou pelo menos minimizar essas dificuldades com doação de amor e alimento a quem mais precisa”, ressalta Hebert Moreschi, diretor Hospitalar.

O HRBA está entre os melhores hospitais públicos do País desde 2012, primeira vez que foi reconhecido nacionalmente por boas práticas assistenciais pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A ONA certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.


Fonte: Pró-Saúde

Compra de caminhão: cuidado para não trocar uma dívida barata por outra cara


Compra de caminhão: cuidado para não trocar uma dívida barata por outra cara. Empréstimo de curto prazo, com parcelas de maior valor, tem menos juros, mas pode ser difícil de pagar, gerando dívida na outra ponta.

Diferente de automóvel de passeio, caminhão é um meio produtivo. Por isso, sua compra deve ser feita com muito cuidado, observando critérios técnicos e também financeiros. Às vezes, na tentação de diminuir o pagamento de juros, o caminhoneiro faz um empréstimo de curto prazo, com parcelas maiores, e se endivida na outra ponta. O resultado é que o custo no final acaba saindo muito maior, porque uma dívida relativamente barata é trocada por dívidas mais caras que surgem envolvendo, por exemplo, o uso de cheque especial.

“O financiamento tem de ser feito de forma a dar sentido ao próprio negócio. A receita gerada tem de cobrir confortavelmente as despesas”, explica o diretor financeiro da Comdinheiro, Filipe Ferreira. Para evitar esse problema, o executivo da Comdinheiro aconselha a fazer um planejamento que gere conforto e saúde financeira ao longo do pagamento. Assim, o empréstimo se torna uma forma de tirar do papel e tornar realidade tudo o que foi planejado e evita-se que ele, ao contrário, vire uma grande dor de cabeça. 

Outro ponto importante é fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as linhas de crédito à disposição e assim escolher a com menor custo efetivo total. “O certo é não se prender ao número que aparece nas primeiras negociações do banco, que muitas vezes é apenas a base da taxa de juros. Existem outros custos como o próprio seguro sobre financiamento, imposto sobre operações financeiras, entre outros, que acabam pesando. Por isso é importante ficar atento ao custo efetivo total”, afirma.

Entre as opções de financiamento oferecidas, a mais comum é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), disponível em diferentes instituições financeiras. Essa modalidade é oferecida tanto para pessoas físicas (caminhoneiros autônomos, neste caso) quanto para pessoas jurídicas. Funciona de maneira semelhante ao financiamento de automóveis de passeio e tem um custo efetivo total geralmente mais alto.

Há opções mais baratas via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Um deles é o Finame Procaminhoneiro, voltado às empresas e possibilita o financiamento de 50% a 80% do valor total com o pagamento da primeira parcela depois de 24 meses. O outro, válido apenas para profissionais autônomos e empresas com faturamento de até R$ 2,4 milhões/ano, é o BNDES Procaminhoneiro. Ele permite financiar até 90% do valor do caminhão com prazo máximo de pagamento de até oito anos.

A questão financeira, porém, não é a única a ser considerada. Hovani Argeri, diretor geral de Operação da Via Trucks, concessionária DAF, explica que o ideal é usar uma ferramenta conhecida pela sigla TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade), adequada para qualquer tipo de empresa da área de transportes, principalmente quando se trata de uma companhia do segmento de logística.

Argeri lembra que o e-commerce cresceu muito por causa da pandemia com impacto positivo no setor logístico. Acontece que para atender a demanda foi preciso ampliar a frota, pois a eficiência logística se tornou essencial para a sustentabilidade dos negócios, que passa pela espinhosa via de uma avaliação crítica dos investimentos. “A urgência de decisões pode levar a erros que, num primeiro momento, parecem acertos, mas comprometerão a performance ou mesmo a permanência da empresa no mercado no longo prazo. É aí que entra a análise através do TCO”, diz o executivo.

A aquisição deste ou daquele bem não se pode basear apenas em preços, formas, prazos de pagamento e juros. Na metodologia TCO, são computadas despesas presumíveis com implantação, instalações, adaptações, customizações, ajustes necessários etc. Também é preciso identificar aportes que a operação demandará, como treinamentos operacionais e administrativos, custos de manutenção, previsão de tempo de operação e gastos necessários com insumos. O detalhamento dessas variáveis identifica qual escolha proporcionará maior produtividade.

Tal tarefa não é fácil e muito menos agradável, porém, é essencial e pode determinar a vida ou morte de uma empresa. No entanto, por mais óbvia que seja a importância deste tipo de gestão, pesquisas apontam que somente 3% das empresas levam em consideração tal mecanismo ao definir pela compra de um produto ou serviço. Sejam cortes ou investimentos inadiáveis, o administrador tem de ter em mente não o futuro imediato, mas a perenidade da corporação ao longo do tempo. “Um bem que se mostra mais barato hoje, pode não ser ao longo de anos. Falhas gerenciais podem passar despercebidas e a lucratividade, que poderia ser maior, é prejudicada”, afirma Argeri.


Fonte: Marcelo De Paula

Saiba as substâncias e os efeitos colaterais da Janssen, vacina que já é opção para o brasileiro

 Diego Arruda, que trabalha com importações de imunizantes, esclarece essas duas dúvidas


Na última terça-feira (22), o Brasil recebeu as primeiras 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, que vem reforçar a campanha nacional de imunização contra a covid-19. Vale lembrar que até maio deste ano, o país contava somente com duas vacinas: CoronaVac, do Butantan, e AstraZeneca/Oxford, da Fiocruz. Já o primeiro lote da Pfizer/BioNTech, chegou no final de abril.


O especialista em negócios e empresário Diego Arruda, comemora a chegada da vacina. "O Brasil já contava com outras opções e já estavam vacinando milhões de pessoas por dia. Com a chegada de mais um imunizante, o número vai se manter alto e o processo será mais agilizado", comemora. "Outro ponto positivo, é que a Janssen é de dose única e segura".


Conhecendo um pouco sobre a vacina, o especialista fala sobre sua composição. "A Janssen é composta por uma proteína ativa de resfriado (adenovírus), este que é modificado geneticamente. Ao entrar em contato no organismo, ele vai ensinar o sistema imunológico a produzir um mecanismo de defesa e se manter preparado para uma possível contaminação real", explica.


Diego também falou dos possíveis efeitos colaterais. "São comuns: dor de cabeça, sensação de cansaço, febre, náuseas, vermelhidão no local da aplicação e inchaço. É normal, pois é a reação do sistema imunológico contra essa proteína. Há casos de pessoas que desenvolveram coágulos sanguíneos, após semanas da aplicação, mas essa condição é rara", finalizou.


Sobre Diego Arruda


Diego Arruda é um especialista em ajudar pessoas a empreender e a descobrir oportunidades de negócios. Através de consultorias e treinamentos, ajuda a revelar nichos de mercado para parceiros e clientes.


Com a chegada da pandemia, conseguiu o registro de teste rápido para a Covid-19, o que gerou uma grande colaboração para a sociedade e um forte faturamento indo na contramão da crise.


A meta agora para o próximos anos é continuar empreendendo e expandindo os negócios buscando novas oportunidades.


Fotos de Diego Arruda / créditos: Arquivo Pessoal

Demais imagens / créditos: Divulgação


Fonte: BRASIL - PORTUGAL - USA - CHILE - ANGOLA 

domingo, 20 de junho de 2021

Equatorial Pará apoia operação da Polícia Civil no combate a ligações clandestinas

 Ações foram realizadas nos municípios de Marabá e Parauapebas, sudeste do Estado.  


A Equatorial Energia Pará, distribuidora de energia do Estado, ofereceu apoio às equipes da Polícia Civil, que atuaram durante esta semana em uma operação de combate ao furto de energia. Os trabalhos foram concentrados nos município de Marabá e Parauapebas, localizados na região sudeste do Estado. As equipes da distribuidora mapearam os locais que foram alvos da operação da Polícia Civil, entre eles clientes residenciais e empresas de grande porte.

As instalações eram feitas irregularmente, à revelia do sistema de medição da empresa, oferecendo sérios riscos à população. Além de serem crimes, as ligações clandestinas provocam perturbações no fornecimento de energia da região e representam perigo para quem instala e para quem usa. Somente equipes da distribuidora estão habilitadas a ter contato a rede de energia, pois utilizam equipamentos adequados para estas funções.

Furto de energia - A prática de furto de energia é crime e nos termos do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a pena pode variar entre um e quatro anos de reclusão, acrescida de multa. Os clientes podem fazer denúncias sobre esse tipo de ligação por meio dos canais de atendimento da Equatorial Energia Pará, como a Central de Atendimento pelo 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou, presencialmente nas agências.


Fonte: Equatorial Pará

PPA Solidariedade doa equipamentos para enfrentamento às sequelas da Covid-19 na região metropolitana de Santarém

Os equipamentos vão contribuir na reabilitação de pessoas acometidas pela Covid-19 que ficaram com sequelas respiratórias, cardiopulmonares, musculoesqueléticas, equilíbrio e coordenação motora, entre outras.

Possibilitar a plena recuperação às pessoas que venceram a luta contra a Covid-19, este foi o objetivo de uma ação da Ecam, por meio da iniciativa PPA Solidariedade em parceria com a Cargill, que doou neste mês de maio equipamentos que serão utilizados nos ambulatórios de fisioterapia e academias de Saúde nos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra.

Ao todo foram doados equipamentos para compor seis centros de reabilitação, entre eles, anéis de pilates, bolas lisas, bolas espinhos, discos de equilíbrio, rolo de massagem, faixas elásticas, estufamentos ladder barrel, folhas de tatame, colchonetes, bicicletas ergométricas, esteiras elétricas, macas dobráveis, escadas de ferro, biombos e caixas de som.

Em Santarém, quatro academias serão implantadas em bairros periféricos do município e deverão descentralizar os atendimentos hoje realizados na Unidade Descentralizada Paulo Freire, no bairro Aeroporto Velho. “O município de Santarém está recebendo vários equipamentos que atenderão serviços multiprofissionais de reabilitação e psicossocial para pacientes pós-covid que mesmo após o período de quarentena da doença apresentam algum tipo de sequela”, ressaltou a secretária de Saúde Santarém, Vânia Portela após citar que as academias de Saúde serão implantadas nos bairros Conquista, Diamantino, Jaderlândia e no Residencial Salvação.

Entre os serviços oferecidos em Santarém estão reabilitação respiratória, pilates, treinamento funcional e fortalecimento muscular. “Nós instalamos na unidade descentralizada esse serviço de fisioterapia e também psicossocial, e a partir daí a gente pensou em mudar a dinâmica deste trabalho levando para as Academias de Saúde onde a gente vai conseguir atingir um número maior de pessoas”, informou o enfermeiro Lauro Corrêa que está na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 e elaborou o projeto para dentro das Academias de Saúde, equipamentos públicos que realizarão o atendimento pós covid-19 já a partir do mês de junho.

Em Belterra o Ambulatório de Reabilitação pós Covid-19 irá funcionar dentro do Hospital Municipal Dr. Ivaldo Moraes já a partir do mês de junho. “Estes equipamentos são de suma importância para os pacientes que estão em recuperação da Covid-19, são pacientes acometidos de graves problemas respiratórios que necessitam passar após a internação por fisioterapia não só respiratória como motora”, ressaltou o prefeito Jociclelio Macedo, que também é médico e está na linha de frente no enfrentamento à Covid-19.

Já em Mojuí dos Campos, a doação dos equipamentos promete desafogar a fila de espera de pacientes que necessitam de fisioterapia e que antes, sem uma unidade especializada, eram encaminhados para Santarém. “O Ambulatório vai atender pessoas que sofreram com a Covid-19 e precisam se restabelecer, vai nos ajudar também em pessoas que enfrentam problemas cardíacos, físicos e respiratórios. O ambulatório irá funcionar na nossa Unidade Básica de Saúde em Mojuí dos Campos de segunda a sexta-feira seguindo às recomendações médicas”, declarou o prefeito após descerrar a faixa de inauguração do Ambulatório. 


Sobre a PPA Solidariedade

USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para ajudar a combater a Covid-19 no Brasil. A “PPA Solidariedade: Resposta à Covid-19 na Amazônia” é uma iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a Covid-19. Na Amazônia, a Cargill é parceira da iniciativa.

A iniciativa trabalha com parceiros da sociedade civil e do setor privado em quatro linhas de ação: Mobilizar campanhas de comunicação sobre os riscos e o engajamento das comunidades em medidas de mitigação e proteção para enfrentar a Covid-19 e capacitar as comunidades vulneráveis e/ou isoladas para proteger-se contra a exposição e transmissão do vírus; Promover medidas de prevenção e controle de infecções em instalações de saúde e nas comunidades; Apoiar o sistema de saúde local (hospitais, postos de saúde e unidades/serviços de saúde comunitários) para responder e controlar a Covid-19 por meio de serviços de saúde e vigilância; Apoiar empreendedores, pequenos negócios de impacto social e startups, grupos de produtores e cooperativas com pequenos aportes financeiros, serviços de assessoria empresarial e acesso a empréstimos a juros baixos ou microcrédito. 


Sobre a Cargill

Os 155 mil funcionários da Cargill em 70 países trabalham incansavelmente para alcançar o propósito corporativo de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos de que precisam para prosperar.

Combinando 155 anos de experiência com novas tecnologias e percepções para servir como um parceiro confiável para clientes de alimentos, agricultura, serviços financeiros e industriais em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.

No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a Empresa está presente em 17 estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários.

Para mais informações, acesse www.cargill.com.br ou nossa área de imprensa. 


Fonte: Cargil