segunda-feira, 24 de maio de 2021

PIRATARIA: ABTA lança campanha com crianças cobrando coerência dos adultos


Impacto estimado dos acessos ilegais à TV por assinatura é de R$ 15,5 bilhões por ano, dos quais R$ 2 bilhões somente em impostos que deixam de ser arrecadados.

A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) lançou neste domingo (23) uma nova campanha publicitária de conscientização contra a pirataria de TV paga. Oito filmes, de 30 segundos cada, serão exibidos nos próximos meses em intervalos da programação de canais abertos e fechados. A temática da campanha é a incoerência das pessoas que ensinam atitudes corretas aos seus filhos, mas dão um mau exemplo ao acessar conteúdos pagos de forma ilegal.

Os filmes mostram crianças contando as lições que recebem dos adultos, como não roubar, no entanto, veem esses mesmos responsáveis praticando pirataria, deixando seus filhos confusos sobre o que é certo ou errado.

A campanha foi criada pela Globo, aprovada pelo Conselho Diretor da ABTA e produzida pela Mixer. A ABTA representa as principais operadoras e programadoras de TV por Assinatura no Brasil.

“Viver em sociedade é respeitar o direito do outro. É saber que o que você faz não pode ferir o direito de outro. Ensinamos isso aos nossos filhos, mas infelizmente nem todos praticam o que dizem, o que gera dúvidas nas novas gerações acerca dos nossos valores”, afirma Oscar Simões, presidente da ABTA.

“Nossa campanha traz um alerta das crianças para esta falta de integridade, entre discurso e prática de muitos adultos. As crianças entendem que um desenho animado, um filme ou um jogo é resultado do trabalho de muitas pessoas e que isso precisa ser respeitado. Entendem também que mesmo um conteúdo disponível na internet não deve ser acessado se for ilegal. Elas sabem que isso é crime, assim como nós também sabemos”, completa Simões, lembrando a frase que encerra os filmes da campanha: “Elas sabem, você sabe: pirataria de TV também não é legal”.


Impactos da pirataria de TV

A estimativa atual da ABTA, com base em dados da Anatel e do IBGE, é de que o impacto financeiro da pirataria de TV por assinatura é de R$ 15,5 bilhões por ano, dos quais R$ 2 bilhões em impostos que os governos deixam de arrecadar.

Uma outra pesquisa recente encomendada pela ABTA apontou que 33 milhões de brasileiros, ou 27,2% dos internautas com mais de 16 anos, consomem conteúdo de TV por assinatura por um ou mais meios piratas. O levantamento foi feito pela Mobile Time/Opinion Box, em março deste ano.


Operações antipirataria

A campanha de conscientização contra a pirataria se soma a ações de combate ao acesso ilegal à TV por assinatura. No ano passado, as operações de autoridades públicas se intensificaram, com a participação de diversos órgãos: Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ancine (Agência Nacional do Cinema), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Federal e Receita Federal.

Somente nos portos do Rio de Janeiro foram apreendidas, desde 2020, cerca de 1 milhão de TV Box piratas – decodificadores que desbloqueiam ilegalmente o acesso a canais pagos. Segundo a polícia, essas apreensões geraram um prejuízo de mais de R$ 470 milhões ao crime organizado.

Os responsáveis pelas cargas ilegais podem responder por violações de direitos autorais (art. 184, §3º do Código Penal) e contrabando (art. 334-A do Código Penal).


Pirataria digital

Também em 2020, a Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenou a segunda fase da Operação 404, com ações da Polícia Civil em 10 estados. Foi a maior ação de combate à pirataria de conteúdo audiovisual já realizada na América Latina.

Foram cumpridos 25 mandados judiciais de busca e apreensão e bloqueados ou suspensos 252 sites e 65 aplicativos de streaming ilegal. A estimativa é que mais de 26 milhões de usuários tenham sido impactados.

A ABTA contribui com as autoridades públicas, monitorando e denunciando atividades de pirataria audiovisual. As operações também contam com apoio de outras entidades da indústria audiovisual, como Alianza contra la Piratería de Televisión Paga e Motion Picture Association (MPA). 

“O combate à pirataria se dá pela soma de esforços entre as operações contra crime e as campanhas de conscientização do público. Por um lado, o poder público, com apoio da indústria, enfrenta o crime organizado, que ameaça milhares de empregos, de artistas, jornalistas, produtores e técnicos do setor audiovisual. Por outro, os cidadãos conscientes ajudam a mudar os hábitos de quem pratica a pirataria. A nova campanha da ABTA vem para somar forças na defesa dos direitos de todos os que trabalham na indústria da TV por assinatura e que levam cultura, informação e entretenimento a milhões de pessoas”, frisa Oscar Simões.

Assista ao 1º filme da Campanha Antipirataria da ABTA: https://www.youtube.com/watch?v=fI2Si6mdd6I


FICHA TÉCNICA:

Diretor de Comunicação Globo: Manuel Falcão

Direção de Criação: Ricardo Moyano, Mariana Sá e Leandro Castilho

Head of Art: Christiano Calvet

Criação: Carlo Iulio, Renato Tagliari e Alexandre Tommasi

Direção de Marketing e Operações: Mariana Novaes

Gerente de marketing: Simone Szwarcwald

Atendimento: Tatiana Fassina

Gerente de Produção: Ricardo Léo

Produção RTV: Francili Costa

Produtora: Mixer Films

Diretor: Ricardo Gordo Carvalho

Dir. Fotografia: Felipe Hermini

Produção Executiva: Sergio Tikhomiroff

Head Producer: Breno Castro

Coordenador de Produção: Marcelo Rodrigues

Assist. de Coordenação: Erica Luna

Coordenação de Pós-Produção: Daniel Reis, Adriano Carneiro

Finalizador: Bruno Reis

Montador: Ricardo Gordo Carvalho

Pós-produção: Mixer Films

Gestora de Projetos: Silvia “Tuta” Calza, Anna Paulino


Fonte: Comunique

ART IT abre novas vagas para profissionais de tecnologia

 


São 30 posições para São Paulo e Campinas, em sua maioria no modelo home office.

 

A ART IT - especializada em soluções e serviços de TI – possui 30 vagas abertas para profissionais de tecnologia nas cidades de Campinas (SP), Barueri (SP) e São Paulo (SP), porém, boa parte delas tem perfil de trabalho remoto.

 

A empresa busca candidatos com experiência anterior na posição escolhida nos níveis Junior, Pleno e Sênior.

 

Confira todas as posições abaixo:

 

·         Arquiteto Java Senior – Home office/Campinas

·         Product Owner Atendimento ao Cliente Sênior - São Paulo

·         Designer UX/UI Pleno - São Paulo

·         Dev UI / Desktop App Sênior - Campinas

·         Product Owner PO Sênior - São Paulo

·         Líder Técnico Sênior - Home Office/Barueri

·         QA Tester Pleno – Home office/Campinas

·         DEV PHP Sênior - Home office/Barueri

·         Dev Kernel Sênior - Campinas

·         Consultor AD (Active Directory Domain Services) Pleno - São Paulo

·         Dev JavaScript React Sênior – Home office/Campinas

·         Dev React Native Sênior – Home office/Campinas

·         Dev Python Backend Sênior – Home office/Campinas

·         Cientista de Dados Junior – Home office/Campinas

·         Analista de Sistemas Pleno (Blockchain) Pleno – Home office/Campinas

·         Java FullStack Pleno / Sênior – Home office/Campinas

·         Front-End React Pleno – Home office/Campinas

·         Desenvolvedor Java Pleno/Sênior – Home office/Campinas

·         Backend ASP.NET Sênior – Home office/Campinas

·         Dev Frontend Angular Sênior – Home office/Campinas

·         Analista DevOps Pleno – Home office

·         Pesquisador Machine Learning  Pleno – Home office/Campinas

·         Dev DevOps Pleno/Sênior – Home office/Campinas

·         Data Engineer   Pleno/Sênior – Home office /Campinas

·         Dev Java Backend Pleno/Sênior – Home office/Campinas

·         Full Stack - .Net/React Pleno - São Paulo

·         Dev React Native / Flutter Sênior - Home office

·         Desenvolvedor .Net Sênior – Home office

·         Analista Mobile Pleno Pleno – Home office/Campinas

·         Dev Java Backend Sênior – Home office

 

Para se candidatar, os interessados devem enviar currículo para o endereço de e-mail recrutamento@artit.com.br, colocando a vaga de interesse no assunto e a pretensão salarial no corpo do e-mail ou pelo portal https://artit.com.br/carreira/. O processo de seleção será feito com uma triagem inicial pelo RH e, em seguida, agendamento de entrevistas online com os candidatos.

 

Fonte:  Comunicação

Maio reforça alerta para acidentes em frotas

 


Por: Rafael Castoldi


Estamos no Maio Amarelo, mês de conscientização da segurança no trânsito. Mesmo com a modernização e a transformação digital, os investimentos em tecnologia e processos para segurança e redução de acidentes precisam acelerar. O estudo da Trimble Transportation Latam em parceria com a Younder EdTech revela que mais de 30% das frotas comerciais ainda não possuem nenhuma tecnologia de telemetria. E isso tem impacto direto nos acidentes de trânsito.

Estudos afirmam que até 2026 haverá cerca de 24.000 mortes por ano em acidentes veiculares, muitos deles envolvendo carros e caminhões de frotas. Só que permitir que seus prestadores de serviço façam parte dessa estatística, depende de você, gestor.

Existem tecnologias capazes de diminuir drasticamente o número de acidentes envolvendo veículos comerciais. A LOTS Group, por exemplo, empresa do grupo Scania com soluções de transporte nos setores Agro, Florestal e Mineração, investiu em telemetria, video monitoramento e sensor de fadiga com foco na diminuição de acidentes de trânsito e redução de custos operacionais. Em dois meses, a empresa reduziu em 87% os eventos de fadiga e 78% os excessos de velocidade.

Outro exemplo prático aqui no Brasil é a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e Bebidas do mundo. A PepsiCo implementou o sistema de monitoramento de fadiga. Com a tecnologia foi possível identificar comportamentos de riscos dos motoristas e diminuí-los em até 75% dos casos em menos de três meses.

Em ambos os casos a operação passou a ser muito mais assertiva e rentável. Entendeu o quanto investir em tecnologia faz diferença? Agora vamos fazer uma conta rápida, justificando esses investimentos em segurança. Coloque as vidas perdidas nos acidentes em uma planilha. Além de todo o dano emocional causado nas famílias que perderam um ente querido, inclua as perdas materiais. Contabilize gastos como indenizações por mortes, custos trabalhistas, perdas materiais diversas, seguros, danos na imagem da empresa e multas por atrasos nas entregas. Agora, com esses dados em mãos, quanto você vai alocar no orçamento para garantir uma gestão de frota mais segura nos próximos anos? Não espere resultados diferentes fazendo o mesmo.

É nossa obrigação garantir a segurança na frota e tornar a operação mais segura e lucrativa, e isso só é possível com a adoção de tecnologia. A Telemetria digital, por exemplo, verifica os desvios de condução. Com o Video monitoramento Ativo é possível identificar quais comportamentos levam a esses desvios. Por meio da Inteligência Artificial, ainda se pode detectar desvios como uso de celular, distrações e não uso do cinto de segurança. Além disso, também é possível identificar problemas fisiológicos, como a fadiga.

A informação fornecida pelos veículos e motoristas pode ser convertida em conhecimento gerando priorizações, dashboards e rankings para que possibilitem uma atuação proativa e estratégica. É possível e viável mudar esse cenário, tornando sua operação mais eficiente, previsível e rentável, com motoristas precavidos, dedicados e reconhecidos. Com isso, você transforma sua operação logística em um grande diferencial competitivo e estratégico.

Está esperando o quê para salvar vidas e melhorar os resultados financeiros da sua empresa?

Autor: Rafael Castoldi, Especialista em Desenvolvimento de Negócios da Trimble Transportation Latam, referência em soluções de tecnologia para monitoramento de frota.


Fonte: Val Machado | Pg1

Teleconsulta continua ganhando musculatura


O número de teleconsultas médicas realizadas em abril de 2021 aumentou 14,4% quando comparado ao mês anterior, segundo levantamento da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) com operadoras de planos de saúde associadas que, juntas, atendem 9 milhões de beneficiários em todo o Brasil. Em março foram realizadas mais de 315 mil teleconsultas, e agora no último mês de abril foram 361 mil teleconsultas.

O crescimento exponencial do uso da teleconsulta coincide com o agravamento da pandemia e com o aumento no número de casos de Covid-19. Desde a regulamentação em caráter excepcional e temporário, a telemedicina tornou-se uma importante ferramenta de acesso e manutenção do bem-estar das pessoas, evitando o deslocamento e a exposição a ambientes que implicam em risco maior à saúde.

No total, desde abril de 2020, essas associadas à Abramge já realizaram 2,8 milhões de teleconsultas. Agora, a expectativa é em torno da regulação definitiva da Telessaúde pós pandemia.


Fonte: Isabella Mendonça

Cofundador e CTO da brasileira Arquivei debaterá em evento virtual para startups


No evento virtual Google Cloud Startup Day'21, nesta terça-feira (25/5), o CTO e cofundador da Arquivei, Bruno Henrique Oliveira, participará de um painel às 10h30 sobre como a nuvem pode ser aliada na evolução da carreira dos developers. Inscrições são gratuitas.

O cofundador e CTO da empresa brasileira Arquivei - referência em captura, estruturação e gestão de dados de documentos fiscais para empresas -, Bruno Henrique Oliveira, será um dos painelistas do Google Cloud Startup Day'21. O encontro virtual, que acontece nesta terça-feira, 25/5 das 9h às 11h15, reunirá fundadores de startups, profissionais de tecnologia em nuvem e especialistas em diversidade, que vão compartilhar suas experiências e debater os principais desafios do mercado relacionados ao ecossistema de startups.

O painel "A Nuvem como aliada na evolução da carreira dos developers", do qual Bruno Henrique Oliveira é painelista, acontecerá às 10h30 e faz parte da sessão voltada a desenvolvedores. Junto com o CTO e cofundador da Arquivei, Thaíssa Candella (DevRel Expert na Rocketseat) e Rodrigo Akira Hirooka (Developer Ecosystem Regional Lead no Google Cloud e também moderador do paineldiscutirão o tema, destacando como a tecnologia em nuvem pode dar o suporte necessário para agregar valor e impulsionar os negócios, hoje.

"Nós, da Arquivei, apoiamos iniciativas como esta de levar conhecimento e experiências do universo de startups para futuros empreendedores", comenta  Bruno Henrique Oliveira, que é cofundador e CTO da Arquivei. "Considerando que as mudanças no mercado são constantes e rápidas, as startups devem estar preparadas para serem ainda mais ágeis, se adaptarem a elas e avançar. Para ajudar nesse desafio, a tecnologia em nuvem pode apoiar esse crescimento e acelerar os negócios, especialmente às startups", completa. 

Para participar gratuitamente e obter mais informações sobre o evento virtual, basta acessar: https://cloudonair.withgoogle.com/events/startup_day_2021

 

Serviço: Empresa brasileira Arquivei debaterá no Google Cloud Startup Day'21

Painel: "A Nuvem como aliada na evolução da carreira dos developers". Tecnologia em nuvem como suporte necessário para agregar valor e impulsionar os negócios.

Quando: 25 de maio, às 10h30

Painelistas: Bruno Henrique Oliveira (cofundador e CTO da Arquivei), Thaíssa Candella (DevRel Expert na Rocketseat) e Rodrigo Akira Hirooka (Developer Ecosystem Regional Lead no Google Cloud e também moderador do painel).

Mais informações e inscrição gratuita no: https://cloudonair.withgoogle.com/events/startup_day_2021 

 

Sobre a Arquivei

A Arquivei é referência em captura, estruturação e gestão de documentos fiscais para empresas no Brasil. Sua plataforma SaaS possui integração direta com a Sefaz Nacional via webservice, permitindo consultas de notas fiscais e outros documentos fiscais eletrônicos, como CTe e MDFe. Fundada em 2014, com sede em São Carlos e filial em São Paulo, a Arquivei atende mais de 90 mil empresas em todo o País. Foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma das "100 Startups to Watch", além de uma das empresas selecionadas pelo Google para imersão no Vale do Silício, nos EUA. É ainda uma das empresas apoiadas pela Endeavor. Para mais informações, acesse: arquivei.com.br 


Fonte: No evento virtual Google Cloud Startup Day'21, nesta terça-feira (25/5), o CTO e cofundador da Arquivei, Bruno Henrique Oliveira, participará de um painel às 10h30 sobre como a nuvem pode ser aliada na evolução da carreira dos developers. Inscrições são gratuitas.

O cofundador e CTO da empresa brasileira Arquivei - referência em captura, estruturação e gestão de dados de documentos fiscais para empresas -, Bruno Henrique Oliveira, será um dos painelistas do Google Cloud Startup Day'21. O encontro virtual, que acontece nesta terça-feira, 25/5 das 9h às 11h15, reunirá fundadores de startups, profissionais de tecnologia em nuvem e especialistas em diversidade, que vão compartilhar suas experiências e debater os principais desafios do mercado relacionados ao ecossistema de startups.

O painel "A Nuvem como aliada na evolução da carreira dos developers", do qual Bruno Henrique Oliveira é painelista, acontecerá às 10h30 e faz parte da sessão voltada a desenvolvedores. Junto com o CTO e cofundador da Arquivei, Thaíssa Candella (DevRel Expert na Rocketseat) e Rodrigo Akira Hirooka (Developer Ecosystem Regional Lead no Google Cloud e também moderador do paineldiscutirão o tema, destacando como a tecnologia em nuvem pode dar o suporte necessário para agregar valor e impulsionar os negócios, hoje.

"Nós, da Arquivei, apoiamos iniciativas como esta de levar conhecimento e experiências do universo de startups para futuros empreendedores", comenta  Bruno Henrique Oliveira, que é cofundador e CTO da Arquivei. "Considerando que as mudanças no mercado são constantes e rápidas, as startups devem estar preparadas para serem ainda mais ágeis, se adaptarem a elas e avançar. Para ajudar nesse desafio, a tecnologia em nuvem pode apoiar esse crescimento e acelerar os negócios, especialmente às startups", completa. 

Para participar gratuitamente e obter mais informações sobre o evento virtual, basta acessar: https://cloudonair.withgoogle.com/events/startup_day_2021

 

Serviço: Empresa brasileira Arquivei debaterá no Google Cloud Startup Day'21

Painel: "A Nuvem como aliada na evolução da carreira dos developers". Tecnologia em nuvem como suporte necessário para agregar valor e impulsionar os negócios.

Quando: 25 de maio, às 10h30

Painelistas: Bruno Henrique Oliveira (cofundador e CTO da Arquivei), Thaíssa Candella (DevRel Expert na Rocketseat) e Rodrigo Akira Hirooka (Developer Ecosystem Regional Lead no Google Cloud e também moderador do painel).

Mais informações e inscrição gratuita no: https://cloudonair.withgoogle.com/events/startup_day_2021 

 

Sobre a Arquivei

A Arquivei é referência em captura, estruturação e gestão de documentos fiscais para empresas no Brasil. Sua plataforma SaaS possui integração direta com a Sefaz Nacional via webservice, permitindo consultas de notas fiscais e outros documentos fiscais eletrônicos, como CTe e MDFe. Fundada em 2014, com sede em São Carlos e filial em São Paulo, a Arquivei atende mais de 90 mil empresas em todo o País. Foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma das "100 Startups to Watch", além de uma das empresas selecionadas pelo Google para imersão no Vale do Silício, nos EUA. É ainda uma das empresas apoiadas pela Endeavor. Para mais informações, acesse: arquivei.com.br.


Fonte: Arquivei

Startup Day conecta pessoas em prol da inovação e do empreendedorismo


Evento promovido pelo Sebrae tratou agendas estratégicas, como o Marco Legal das Startups e a inovação sustentável na Amazônia.

A sétima edição do Startup Day foi realizada neste sábado (22). O evento, totalmente online, foi mais uma iniciativa do Sebrae para incentivar o ecossistema de inovação e estimular o debate sobre empreendedorismo no país. Ao longo do dia, a programação recheada de especialistas contou com a participação de pessoas de todo território brasileiro. A abertura do Startup Day teve a participação do presidente do Sebrae, Carlos Melles; do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, e do coordenador de Empreendedorismo Inovador e Novos Negócios do ministério da Economia, Rafael Wandrey.

O presidente do Sebrae abriu o sétimo Startup Day elogiando seu caráter democrático. “Nós, do Sebrae, estamos muito felizes por conectarmos tantas pessoas e instituições que acreditam na inovação e contribuem para a realização desta iniciativa. Estamos focados na digitalização dos pequenos negócios, assim como na modernização do ambiente de inovação brasileiro. O Startup Day demostra nosso empenho em fomentar e entusiasmar a criação e o desenvolvimento de startups no nosso país. Espero que vocês aproveitem muito a programação”, declarou Melles. Ele destacou a aprovação recente do Marco Legal das Startups, que trará mais segurança para o ecossistema, e agradeceu o apoio dos Ministérios da Economia, da Tecnologia, da Cidadania e demais parceiros.

O ministro Marcos Pontes incentivou o público a participar ativamente do Startup Day ao longo do dia, além de ressaltar a importância de aplicar os aprendizados em suas rotinas de negócios. “Participem, apliquem e convidem aqueles que ainda não conhecem o Startup Day. Esse evento tão envolvente com todos os atores do ecossistema de inovação brasileiro”, disse. O coordenador Rafael Wandrey observou como esse tipo de evento impulsiona a inovação: “Neste ano vamos bater o recorde de startups aceleradas, graças a iniciativas como o Startup Day, o Inovativa, entre tantas outras. Agora temos o Marco Legal das Startups que, sem dúvidas, trará mais segurança jurídica para negócios inovadores. O nosso objetivo é transformar o Brasil em um dos maiores polos de tecnologia e empreendedorismo no mundo”.

No primeiro painel do Startup Day, Carol Paiffer, fundadora da Atom Investimentos, sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo e jurada do programa Shark Tank Brasil, deu uma aula sobre investimentos. Segundo a especialista, o mercado de investimentos está em alta, com cada vez mais pessoas aplicando dinheiro em negócios e na bolsa de valores. “Há basicamente dois tipos de investimentos os de renda fixa e os de renda variáveis. O retorno está geralmente atrelado aos riscos que você está disposto a correr. Se quer ter mais retorno, precisa correr mais riscos. Em um curto período, o Brasil passou de 300 mil investidores na bolsa de valores para mais de 3 milhões, é uma tendência em ascensão”. A especialista também deu dicas de como conseguir um investidor para seu negócio: “Quando se trata de receber investimentos, é necessário ter um pitch com números na ponta da língua. É preciso estar alinhado ao perfil de investidor que você deseja. Ninguém gosta de ouvir que qualquer tipo basta, seu sócio/investidor precisa perceber que vai ganhar dinheiro com você”.


Marco Legal das Startups

O Marco Regulatório das Startups foi tema do painel mediado pelo analista de Políticas Públicas do Sebrae, Gabriel Rizza, com a presença do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim e o presidente da Associação Brasileira das Startups (ABStartups), Felipe Matos. Rizza mostrou panorama de como o texto do Marco Legal das Startups começou a ser criado. “O Marco é fruto de uma grande discussão para estimular produtos e serviços inovadores, facilitar investimentos, melhorar o ambiente de negócios, além de propor a mudança da relação do estado com as startups. O processo começou em 2019, com grupos de trabalho discutindo quais eram os principais pontos, depois foi feita uma consulta pública. Assim, consolidaram o texto que foi aprovado no Congresso para melhorar o tratamento dispensado às startups brasileiras”, relembrou.

Para Alvim, o trabalho feito antes da aprovação no Legislativo, com a participação de diversas instituições do setor público e privado, foi fundamental para a evolução do Marco Legal das Startups. “Mais de 80 instituições já vinham conversando sobre a necessidade de se ter um texto que tratasse as startups com suas especificidades. Em 2019, o MCTI e o ME se uniram para dar voz a esses debates culminando na aprovação. Também já existia uma discussão no parlamento, isso criou uma facilidade para a aprovação. Mesmo com alterações que sofreu, o Marco é um avanço para as startups brasileiras, tem um caráter transformador, irá produzir novos e mais postos de trabalho. Vamos aumentar o número das startups brasileiras com essa nova legislação”, afirmou.

Felipe Matos destacou que o Marco Legal é apenas o começo de tudo que precisa ser feito em favor da inovação. “Sem dúvidas, a provocação anterior fez diferença na aprovação do Marco. No entanto, o nosso ambiente regulatório ainda precisa ser muito melhorado, quando se trata de políticas públicas para o ecossistema de inovação. Independentemente de qualquer coisa, ter uma regulação é um grande marco, com perdão pelo trocadilho. O reconhecimento das figuras das startups para a economia do país é um avanço. Porém texto ainda é tímido, precisamos seguir avançando nesse sentido”, observou o presidente da ABStartups.


Oportunidades na Amazônia

O último painel do Startup Day foi dedicado às oportunidades de negócios inovadores na Amazônia. O encontro moderado pelo diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, teve a presença da CEO da Amazônia Hub, Kaline Rossi, da CEO da Manioca, Joanna Matins, e do gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral. As duas empresas revelaram que tiveram crescimento dos seus resultados, mesmo com a pandemia.

“As oportunidades no território amazônico são gigantes. O segredo é o empreendedor ter um foco no que vai investir. Na Manioca, por exemplo, nosso grande objetivo é conectar os produtos da Amazônia com o mercado, tornando a floresta cada vez mais próxima de todo Brasil. A Amazônia tem sabores muito gostosos, nós trabalhamos para levar isso para o Brasil e para o mundo”, indicou Joanna. Kaline, da Amazônia Hub, disse ser essencial a sustentabilidade da biodiversidade, da cultura e do tempo amazônico. “Amazônia tem suas particularidades, é uma terra única, conhecemos suas dores e os amores. Trabalhar com produtos da floresta exige esse cuidado com todos os ativos que ali existem. Gerar negócios e manter a floresta em pé é fundamental. Na Amazônia Hub temos mais de 50 tipos de produtos, nos dedicamos a conectar isso com o país”, contou e empreendedora.

O programa Inova Amazônia foi apresentado por Paulo Renato, de acordo com o gerente, a iniciativa estimula a inovação na floresta de maneira sustentável. “Existe um desejo, uma curiosidade, um interesse pelos produtos dessa região. Mas como pessoas que moram longe podem saciar essas vontades? Através do Inova Amazônia, o Sebrae vai capacitar empreendedores para que tenham oportunidade de explorar um negócio na Amazônia de forma sustentável, orientando a geração de negócios mantendo a floresta preservada”, declarou.

Bruno Quick encerrou o Startup Day refletindo sobre o trabalho que o Sebrae desenvolve para incentivar a inovação de maneira sustentável. “Aproximar ciência e inovação do mundo dos negócios é um dos objetivos desse evento. Ao falar de inovação pensamos na quebra de barreiras, de paradigmas e nada melhor do que ter a Amazônia como referência de oportunidades para inovar. Na mesma proporção que o território oferece riquezas, ele apresenta desafios no sentido do desenvolvimento sustentável. Inovação e sustentabilidade não se fazem sozinhos, é por isso que o Sebrae reúne diversos atores do ecossistema de inovação para tratar do assunto. Com o Inova Amazônia teremos mais uma grande oportunidade de fomentar o empreendedorismo, respeitando a biodiversidade da região”, finalizou o diretor.


Fonte: Sebrae