quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Grupo Luz da Serra é uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil


Grupo Luz da Serra, comandado pelos autores best-sellers Patrícia Cândido e Bruno Gimenes, é uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil.

Nesta semana, o Grupo Luz da Serra, que tem a inovação e a busca pelo cliente feliz entre seus principais valores, foi reconhecido e premiado pela metodologia global Great Place to Work (GPTW) como um excelente lugar para trabalhar, alcançando as seguintes posições na categoria Pequenas Empresas:

  • 14ª melhor empresa do Brasil
  • 2ª melhor empresa do Rio Grande do Sul
  • Melhor empresa da Serra Gaúcha

A instituição, que se orgulha de ser genuinamente espiritualista, desenvolve cursos on-line voltados à expansão da espiritualidade, ao desenvolvimento pessoal e à conquista da prosperidade, consolidando-se a cada dia como uma empresa top player do mercado digital no Brasil. O Luz da Serra já transformou a vida de 125 mil alunos em treinamentos presenciais e on-line, divididos em 31 países, e conta com 1,85 milhão de inscritos no seu canal do YouTube.

Sediada em Nova Petrópolis (RS), a empresa conta com profissionais de todo país, trabalhando de modo presencial e remoto. Entre as boas práticas oferecidas aos 64 colaboradores, destacam-se comemorações e prêmios por ideias inovadoras, acesso constante a treinamentos e cursos diversos no Luz da Serra Academy, além de Open Food, Beauty Day e Quick Massage.

“Em 2020, aceleramos nossos negócios, desenvolvemos e lançamos produtos pensados para cada momento, começamos a construir uma sede própria, atingimos excelentes resultados e, ao mesmo tempo, contratamos mais e cuidamos cada vez mais das pessoas que fazem o Luz da Serra acontecer: os clientes e nossos colaboradores. Agradeço a todos que fazem parte dessa jornada”, afirma a CEO Patrícia Cândido.

Fazem parte do Grupo Luz da Serra a Fitoenergética – que utiliza a energia das plantas para o equilíbrio de pessoas e ambientes, a Luz da Serra Editora – que frequentemente tem seus títulos entre as listas de mais vendidos –, e a LS Live – que possui o mais moderno estúdio audiovisual da Serra Gaúcha.

Fonte: Genielli Rodrigues

Fornecedor de teste de Covid-19 diz que nem todo teste é 100% eficaz e explica a diferença

Para o importador Diego Arruda, a medida de ampliação dos prazos de validade dos milhões de testes não será eficaz se não mudar a logística de distribuição.

A notícia de que cerca de 7 milhões de testes RT-PCR, para a Covid-19 no Brasil teriam os prazos de validade estendidos fez com que muitas pessoas começassem a questionar a eficácia dos exames após os vencimentos, previstos já para o mês de janeiro. A medida, anunciada pelo Ministério da Saúde, seria uma alternativa para evitar o desperdício do material, e para ampliar a testagem na população.

Mas, vencendo ou não prazo de validade, a capacidade de detectar o vírus nos testes que o Governo Federal tem fornecido, nunca foram 100% eficazes. A afirmação é do importador e fornecedor de exames Diego Arruda, que aponta uma falha na logística.

“A questão não é sobre a qualidade dos testes, e sim, a maneira como são usados. Os testes RT-PCR do Ministério da Saúde precisam da máquina Lacen Fiocruz, para fazer a leitura do teste e emitir o resultado. Poucas cidades do Brasil possuem essas máquinas, que levam sete dias para analisar o material”, detalha. “Ou seja, considerando o prazo de envio, mais o da realização da análise, e o do retorno com o resultado dá mais de uma semana. A pessoa demora a saber se está com o vírus ativo ou não, e os médicos não sabem se orientam os pacientes a ficarem em isolamento ou se estão fora da fase de contaminação”, explica.

De acordo com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, um relatório da Organização Panamericana de Saúde (Opas) atestou a possibilidade de extensão dos prazos. O ministro informou também que a pasta pediu autorização para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Logística de apuração

“Pode se aumentar o prazo de validade, mas, na minha opinião, vai acontecer o mesmo daqui a um tempo. As prefeituras não querem mais esses testes do Ministério da Saúde, o que precisa ser feito é uma mudança na forma de detecção”, finaliza.


De acordo com o Ministério da Saúde, há mais de 7 milhões de testes parados no estoque:

2.814.500 têm data de validade que expira em dezembro

3.979.700 vencem em janeiro de 2021

212.900 expiram em fevereiro de 2021

70.800 vencem em março de 2021.


*Diego Arruda está disponível para uma entrevista sobre o assunto.


Fonte: Fabiano de Abreu 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Butantã adia divulgação de eficácia da Coronavac para submeter à Anvisa dados finais de análise

© Gabriela Biló/Estadão A coronavac é a vacina desenvolvida 
pela China e que terá produção pelo Instituto Butantan em São Paulo


SÃO PAULO - O Instituto Butantã decidiu adiar a divulgação dos resultados de eficácia da vacina Coronavac para já submeter à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até 23 de dezembro, os dados da análise final do estudo e solicitar o registro definitivo do imunizante, e não somente a autorização para uso emergencial. A Coronavac é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida em parceria com o Butantã.

Inicialmente, a promessa do Butantã era divulgar os dados de eficácia até esta terça-feira, 15, e submeter à Anvisa tanto a solicitação do registro regular quanto o pedido de uso emergencial. Para isso, seriam considerados os dados da chamada análise interina, feita antes do estudo ser concluído, com informações de cerca de 70 voluntários infectados pelo coronavírus. Nesses casos, porém, a amostra reduzida pode fazer com que o peso estatístico da análise não seja suficiente para confirmar o índice de eficácia, já que são comparados, no grupo de infectados, quantos estavam entre os vacinados e quantos haviam recebido o placebo.

A decisão de adiar a divulgação dos resultados foi tomada após os pesquisadores perceberem que o total de infectados no grupo de participantes havia crescido e ultrapassado a marca de 151 casos, número estabelecido no protocolo do estudo para a análise final de eficácia.

O adiamento foi antecipado pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmado pelo diretor do Butantã, Dimas Covas, em evento online promovido pela Universidade de São Paulo (USP) na manhã desta segunda-feira, 14. Ele afirmou que o número de infectados no grupo de voluntários já passa de 170.

"Nós mudamos a nossa estratégia, que até semana passada era solicitar o uso emergencial com os dados de análise parcial. Dada a conjuntura e uma possível dificuldade com relação à própria velocidade da Anvisa, mudamos de estratégia e vamos pedir o uso definitivo na China e no Brasil ao mesmo tempo", declarou.

"Esperamos que o registro possa caminhar muito rapidamente na China e, antes do final deste ano, vamos ter o registro da vacina na China. Com a vacina sendo registrada em uma das grandes agências, como a europeia, chinesa, japonesa ou americana, a Anvisa pode autorizar o uso excepcional do produto. Foi uma estratégia que discutimos junto com a Sinovac e acho que isso vai, de fato, emitir uma agilidade maior, embora possa colocar alguma pressão em cima da Anvisa”, disse.

Com isso, o Butantã já considera a possibilidade de recorrer à lei federal 13.979/2020 que que autoriza o uso de produtos de saúde sem registro no Brasil contanto que eles tenham obtido aval das agências dos Estados Unidos, União Europeia, Japão ou China. Pela lei, a Anvisa tem que se manifestar em até 72 horas sobre o uso do produto após a aprovação em um desses países.

A expectativa do instituto é que a agência regulatória chinesa delibere sobre o assunto em poucos dias, já que, no país asiático, a vacina já tem autorização para uso emergencial em públicos específicos, como trabalhadores de serviços essenciais.

Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda, o governador João Doria afirmou que o cronograma de início da vacinação no Estado não deve ser alterado por causa do adiamento. "Optar por registrar a vacina com estudo conclusivo garantirá agilidade no pedido. Esperamos obter o registro até o final do ano e iniciar a vacinação em 25 de janeiro, com autorização da Anvisa ou de órgão similar (de outro país)", disse o governador.

A possibilidade de emissão do registro neste ano, porém, é improvável, dado que a análise de registro definitivo pode levar até 60 dias, de acordo com a Anvisa. Já no caso de pedido de uso emergencial, embora não haja prazo máximo estipulado pela agência, a avaliação pode ser mais célere.

Questionados sobre a decisão de entregar os dados às vésperas dos feriados de fim de ano aguardando uma aprovação ainda em 2020, Doria e Covas disseram esperar que os servidores federais trabalhem durante o recesso para agilizar a análise, já indicando a pressão que farão sobre o órgão brasileiro. "O mundo aguarda essa vacina e esperamos muito que a nossa Anvisa do Brasil e a agência chinesa trabalhem 24 por 7, independentemente de Natal e ano-novo", disse Covas.

Aumento de infecções no País acelerou obtenção de dados para análise final

A alta de casos de coronavírus no Estado de São Paulo e no País foi a responsável por acelerar a obtenção dos dados necessários para a análise final de eficácia do estudo. A Coronavac é testada em 13 mil voluntários distribuídos em 16 centros de pesquisa de todas as regiões. Com dados de mais voluntários, os resultados ficarão estatisticamente mais robustos, o que aumentará a chance do Butantã de obter registro da Anvisa.

A agência já foi informada, em reunião com pesquisadores do Butantã, da mudança de estratégia do instituto. Embora Covas e Doria tenham ressaltado a intenção de obter registro definitivo do produto, pesquisadores envolvidos no estudo não descartam a possibilidade de submeter os dados pelas duas vias possíveis: registro regular e uso emergencial.


Fonte: MSN - Notícias

Começa pré-matrícula da rede estadual para alunos novos; processo pode ser feito na internet ou telefone

Pré-matrícula de alunos novos para a rede pública estadual de ensino 
podem ser feitas até o dia 9 de janeiro de 2021 — Foto: Agência Pará/Divulgação

Processo ocorrerá no site da Seduc, de segunda a domingo, de 8 às 18 horas, e a expectativa é de que a oferta varie entre 100 mil e 166 mil vagas.

Começou nesta segunda-feira (14) e segue até 9 de janeiro de 2021 o período de pré-matrícula para alunos que ainda não fazem parte da rede estadual de ensino. A expectativa é de que a oferta para este ano fique entre 100 mil a 166 mil novas vagas. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a rede atende, atualmente, 576 mil alunos nas 927 escolas em todo o Pará.

O processo de pré-matrícula ocorre no site da Seduc, de segunda a domingo, ou por meio da Central de Atendimento 08002800078, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Logo após o encerramento da fase de pré-matrícula, a Seduc fará a etapa de confirmação da matrícula.

Os documentos necessários para a confirmação são:

  1. original e cópia da certidão de nascimento
  2. certidão do registro civil ou do RG
  3. original e cópia do CPF e do comprovante de residência atual
  4. duas fotos 3x4 recentes,
  5. carteira de vacinação (crianças)
  6. carteira de vacina (jovem) e cartão de vacina (adulto)

Cadastro Único /CADUNICO – somente a cópia da folha da frente (folha resumo), além do original da ressalva ou do histórico escolar.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, todos os alunos da rede estadual matriculados em 2020 serão rematriculados em 2021, na série subsequente. Caso o aluno queira ser transferido para outra escola, deverá procurar a secretaria da escola na qual está matriculado para fazer a referida solicitação.

Calendário

  1. 14/12/2020 a 09/01/2021: Pré-matrícula novos alunos
  2. 11/01 a 02/02/2021: Período de confirmação das novas matrículas
  3. 11 a 15/01/2021: Confirmação de novos alunos com deficiência
  4. 18 a 25/01/2021: Confirmação de matrícula de novos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; das turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental I; da 1ª a 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental, Saberes da Terra - Fundamental, Some Fundamental, Educação Infantil Indígena - Pré-Escola, Educação Indígena Ensino Fundamental I e II, e 1ª a 4ª etapa da EJA Fundamental Indígena, Ensino Médio Regular.
  5. 26/01 a 02/02/2021: Confirmação de matrícula dos alunos novos do Ensino Médio Regular (1º a 3º série); 1ª e 2ª etapas da EJA Médio, SEI, Some Médio, Ensino Médio EJA Campo, Educação Indígena Ensino Médio.

A partir do dia 03/02/2021 até o dia 03/03/2021 – Matrícula de novos alunos sem pré-matrícula, na própria escola, considerando o saldo de vagas remanescentes.


Fonte: Santarém e Região

Polícia Civil deflagra operação contra furto de energia elétrica em Santarém

Movimentação na 16ª Seccional de Polícia Civil em Santarém 
Foto: Bena Santana/94 FM

Ao menos dois empresários foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil após denúncias de furto de energia. Um operação em combate ao furto de energia elétrica em Santarém, oeste do Pará, foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (14). Ao menos dois empresários já foram conduzidos a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, após constatação de "gatos" em suas empresas.

De acordo com o superintendente regional de Polícia Civil do Médio e Baixo Amazonas, delegado Jamil Casseb, equipes ainda estão nas ruas e mais gente pode ser levada à seccional por furto de energia.

"Em geral, essas pessoas que são flagradas nessas operações já foram notificadas algumas vezes pela concessionária de energia, mesmo assim insistiram em persistir nessa prática delituosa. E não é justo que um comerciante que trabalha na legalidade seja penalidade porque o seu vizinho se utiliza do furto de energia para pagar menos pela conta de energia", disse delegado Jamil Casseb.

A operação conta com um perito do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, que atesta se a ligação tem dispositivo para furto de energia.

Por meio de nota, a Equatorial Pará informou que em todo o Pará, só neste ano, já foram regularizados mais de 123 mil ligações irregulares.

A empresa reforça que as ligações clandestinas de energia elétrica além de serem crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, podem gerar diversos prejuízos à sociedade como interrupção no fornecimento e oscilações no nível de tensão, além de causar acidentes graves e fatais como curtos-circuitos e morte por eletrocussão.


Fonte: Santarém e Região

Hospital Regional de Marabá ganha menção honrosa por projeto de sustentabilidade em São Paulo

Pelo terceiro ano consecutivo a unidade gerenciada pela Pró-Saúde é reconhecida por projeto que reutiliza água dos aparelhos de ar-condicionado.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), obteve um importante reconhecimento nacional na área de sustentabilidade.

A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde, ganhou pelo terceiro ano consecutivo o título de menção honrosa durante a 13° edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS).

O evento é uma criação da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES/SP), voltado aos prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país, reconhecendo iniciativas sustentáveis e socioambientais.

Neste ano, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Seminário foi realizado de forma on-line, entre os dias 7 e 10 de dezembro. Durante o evento, o HRSP apresentou projetos desenvolvidos pela Comissão de Sustentabilidade da unidade.

De acordo com o diretor Hospitalar, Valdemir Girato, ao longo dos últimos anos, a instituição vem desenvolvendo ações voltadas ao meio ambiente, contribuindo para transformar o hospital em uma unidade de referência em sustentabilidade na região amazônica.

"Somos uma unidade hospitalar localizada no interior da Amazônia, é imprescindível que desenvolvemos projetos e ações que contribuam para a preservação da natureza", ressalta.


Projetos


O título de menção honrosa conquistado pelo HRSP foi entregue pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, organizadora do seminário. O reconhecimento foi obtido pelo projeto “Ecolaborador” e "Reuse", implantados pela na unidade.

“Com o “Reuse” nós conseguimos coletar e reaproveitar a água dos aparelhos de ar-condicionado, que são utilizadas para desinfecção e sanitização de áreas comuns da unidade, e para regar plantas e árvores do hospital”, explica Izailson Machado, gerente de apoio do HRSP.

Já o projeto "Ecolaborador", desenvolvido desde 2018, estimula o descarte correto do óleo de cozinha, com um ponto de coleta na unidade. O produto trazido por colaboradores e usuários, é recolhido por uma empresa e transformado em sabão e biodiesel.

Neste ano, o Hospital Regional do Sudeste do Pará também implantou o "Sustentar", projeto que reutiliza insumos como latas de leite, bobinas de sacos plásticos, papelão, dentre outros, que são transformados em brindes e doado aos colaboradores, como forma de reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da segurança do paciente.

Segundo Izailson Machado, os projetos apresentados no seminário demonstram o resultado de muito trabalho e dedicação da Comissão de Sustentabilidade do HRSP, que vem realizando um trabalho diferenciado.

"A menção honrosa é um reconhecimento do trabalho que todos os colaboradores vêm desenvolvendo para tornar a unidade mais sustentável e que possa contribuir na redução dos impactos ambientais”, destaca.

O HRSP é uma unidade que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para 22 municípios na região onde está inserido.

Inaugurado no ano de 2006, o Hospital Regional do Sudeste do Pará é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A Pró-Saúde é uma instituição filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.

Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.


Fonte: Pró-Saúde

Crescimento das compras on-line no Natal exige mais cautela com infraestrutura de TI dos e-commerces



86% dos brasileiros devem priorizar suas compras pelo e-commerce. Especialistas explicam como manter a infraestrutura do ambiente de TI pode garantir o sucesso da operação virtual.

São Paulo, 14 de dezembro de 2020 – Mesmo diante de um cenário de flexibilização às restrições de isolamento no país e em todo o mundo, em meio a pandemia da Covid-19, 70% dos consumidores devem priorizar suas compras de maneira digital e não pretendem diminuir os  gastos nas principais datas do varejo até o fim de 2020, como é o caso do Natal. No Brasil, o percentual chega a 86%.

Os dados fazem parte da pesquisa global realizada pela Rakuten Advertising, empresa especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital, que entrevistou mais de 8 mil pessoas durante os meses de junho e julho deste ano. Porém, especialistas em varejo digital e empresários do setor de Tecnologia alertam que para atender um número tão considerável de clientes, é necessário que as empresas estejam preparadas.

Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, fabricante nacional de equipamentos de proteção de energia, comenta que “Desde o início da quarentena, tivemos um aumento do movimento de migração de muitas varejistas, que só mantinham a operação física tradicional, para os canais digitais. Foi a Transformação Digital fazendo parte da realidade de um projeto que já vinha sendo trabalhando por algumas empresas e agora se intensificou com a crescente demanda pelas compras online, especialmente neste período de festas”, explica.

Na visão do executivo, um dos problemas mais frequentes durante essa época do ano, para o segmento de e-commerce, é a dificuldade de conseguir cobrir e atender com êxito todas as demandas solicitadas. Muitas lojas online não planejam estratégias que ofereçam uma infraestrutura eficiente e preparada para possibilitar que compras sejam feitas sem que sites fiquem fora do ar ou demorem para carregar. “Tudo deve ser esquematizado visando minimizar os riscos e perdas nesse momento, em que qualquer prejuízo tem um impacto enorme sobre a operação. Isso envolve desde a gestão da empresa até a infraestrutura necessária do ambiente TI para manter uma operação virtual rodando de forma segura e ininterrupta”, destaca o CEO da TS Shara.


Infraestrutura do ambiente de TI


Apesar de ser um novo modelo de atuação para muitos empresários e setores, uma loja virtual requer os mesmos cuidados e preocupações de uma loja convencional. A conexão constante com a internet e energia elétrica são recursos essenciais para manter a plataforma online funcionando e, garantir, dessa forma, o acesso aos arquivos importantes e o contato constante com os clientes, ou seja, uma infraestrutura do ambiente de TI bem dimensionada para a finalidade-fim é fundamental para garantir o sucesso da operação digital, entre as quais uma operação de e-commerce não pode deixar de prever:

- Alta disponibilidade de Internet - Existem serviços especializados no mercado de Telecom que garantem links dedicados de internet de alta velocidade e redundância para alta disponibilidade, para que nunca haja falta de conexão de dados, garantindo assim a permanência das atividades, bem como suporte técnico e segurança.

- Proteção de Energia - Tais prevenções também devem levar em consideração os blecautes ocasionais, ou apagões causados pelas quedas frequentes na rede elétrica, além dos picos de conexão com a rede, devido ao aumento do uso desses serviços essenciais nos últimos meses. Uma opção para minimizar problemas nessas situações são os equipamentos de proteção de energia, como é o caso dos nobreaks e estabilizadores de tensão. Muito mais do que apenas fornecer energia contínua após apagões, o nobreak também é responsável por manter a qualidade da rede elétrica. Nesse caso, o dispositivo funciona como um regulador de tensão, entregando uma energia ‘limpa’ que chega aos aparelhos eletrônicos, como desktops e notebooks, para servir como uma proteção extra contra oscilações que podem prejudicar a vida útil dos equipamentos.

“Engana-se quem pensa que esses equipamentos são indicados somente para empresas da área de tecnologia. Qualquer negócio que possua máquinas mais sensíveis à energia pode investir nesses dispositivos de proteção de energia, especialmente neste momento em que muitos consumidores estão concentrando e estruturando suas atividades profissionais e até comerciais em suas residências transformando-as em home-offices”, conclui Al Shara.


Sobre a TS Shara


Com 30 anos de atuação, a TS Shara é uma empresa nacional, e uma das líderes de mercado, fabricante de nobreaks, inversores e estabilizadores de tensão e protetores de rede inteligente. No segmento de baixa e média potência, é hoje uma das maiores e mais produtivas empresas no mercado brasileiro de equipamentos de proteção e energia, oferecendo uma linha completa de produtos que somam mais de 200 itens para atender o mercado SOHO.

Com fábrica em São Paulo, a empresa está presente em todo o país por meio de 250 unidades de assistência técnica, além de revendedores e distribuidores que juntos totalizam mais de 380 canais, além de exportar para mais de 15 países.

Todos os produtos fabricados pela TS Shara passam por um rigoroso controle de qualidade e são homologados em importantes centros de pesquisas e desenvolvimento, como o laboratório da TÜV Rheinland, acreditado pelo Inmetro. A TS Shara possui ainda importantes reconhecimentos, entre eles, o Certificado de Qualidade de acordo com a norma ISO 9001, que a empresa mantém há mais de dez anos.


Fonte: Larissa Santana - Capital Informação

Reinfecção por Covid-19: como isso impacta os planos de final de ano do brasileiro?



Caso de reinfecção por covid-19: como isso impacta no final de ano do brasileiro? Segundo anúncio do Ministério da Saúde na última semana, profissional da área da saúde teve a doença em junho, se curou e teve resultado positivo novamente 116 dias após o primeiro diagnóstico. 

Além disso, especialistas apontam para a proximidade de um novo pico de contágio em razão das festas de final de ano.

Se tiver interesse em produzir uma pauta sobre o impacto dessa notícia no final do ano do brasileiro (mais de 6 milhões de pessoas foram curadas da doença) às vésperas das festas e em um momento em que o cansaço mental causado pelo isolamento e pelas restrições, aliado à estafa comum de final de ano, atinge picos em milhares de famílias, temos à disposição o Dr. Marco Antonio Iazzetti, infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa). 

Vale ressaltar que especialistas ainda apontam que as festas de final de ano devem gerar um novo pico de contágios.

Coloco-me à disposição caso tenha interesse em entrevistar o nosso infectologista.

Daniela Passos - (11) 984 150 735


Fonte: Dr. Marco Antonio Iazzetti  (Infectologista)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Criação de impostos sobre gigantes da tecnologia pode acelerar recuperação da economia pós-pandemia



A proposta de taxar as chamadas big tech não é uma novidade, mas ganhou força diante do cenário econômico mundial.

A economia mundial enfrenta uma recessão devido à pandemia de Covid-19. Na contramão do cenário, as big tech representam as empresas que mais lucraram e cresceram durante o período. À exemplo, a somatórias dos últimos balanços trimestrais de apenas três delas — Amazon,  Alphabet, que controla o Google, e Facebook — representam mais de US $ 21,47 bilhões em faturamento, alta de 22% em relação ao mesmo período do ano passado.

Não é de se estranhar que em termos de economia mundial, muitas empresas enxerguem a taxação sobre essas grandes empresas como um dos fatores que podem ajudar na recuperação mais progressiva e acelerada dos países. “A grande questão com as big tech é que elas se encaixam na brecha do sistema internacional de tributação, que permite que essas multinacionais estabeleçam suas empresas em paraísos fiscais, onde pagam um imposto reduzido e deixam pagar de montantes significativos aos países onde mais lucram, como é o caso dos europeus”, aponta o especialista em tecnologia Bruno Maciel.

A questão é a nível internacional, porém rodeada de polêmicas. Recentemente, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) chegou a apresentar as primeiras propostas de uma tributação global.  Apesar de não ter avançado, em especial devido os Estados Unidos se oporem sobre o argumento que os impostos seriam uma retaliação ao Estado, visto que a maioria das big tech são estadunidenses, alguns países já avançaram nas discussões. Nessa semana, a França anunciou um plano de taxação.

A simples tributação dessas empresas poderia gerar US$ 100 bilhões anuais para 137 países, a maioria deles com a economia desequilibrada devido à Covid-19. “Em teses, as empresas de tecnologia teriam apenas uma pequena parcela dos seus milhões destinados à essas taxas, que poderiam ser designadas para outras áreas como saúde e educação. Muitos grandes empresários até mesmo pedem que essa tributação seja criada. Elon Musk, da Tesla, por exemplo, acredita que a taxação seja benéfica à economia”, aponta Bruno Maciel.

Fonte: BRASIL - PORTUGAL - USA - CHILE - ANGOLA 

Boletim Covid-19



A Prefeitura de Santarém, em nova atualização do boletim da Covid-19, neste domingo, 06, informa que há 11.767  casos confirmados no município. Existem 11.200  pessoas recuperadas, 444 óbitos, 9.771 resultados negativos, 72 análises, 1.600 monitorados e 44.645 monitorados já recuperados.

A atualização de hoje acrescentou 6 casos positivos, todos por testes rápidos. A Prefeitura informa ainda que dos 11.767 casos confirmados de covid-19; 11.200 estão recuperados, 15 estão internados, 444 são óbitos e outros 108  pacientes estão em isolamento domiciliar. 

Nova atualização ocorreu 21h de 06.12.2020.

A Prefeitura reforça que o isolamento social, as medidas de higiene e de etiqueta social são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Lave as mãos sempre, use álcool em gel e máscaras sempre. Só saia de casa se for preciso.



Fonte: Autor: Samuel Alvarenga | Publicado em: 07/12/2020

CNJ parabeniza Tribunal pelo SEEU

Publicada: 03/12/2020 12:12


 

SEEU - Sistema Eletrônico de Execução Unificado

Ofício ressaltou empenho do TJPA para operar com o sistema. O juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Geraldo Sant’ana Lanfredi, parabenizou através de ofício, o presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Leonardo de Noronha Tavares, pelos esforços empreendidos para a conclusão da implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado, o SEEU. A expansão do SEEU em todo o Judiciário paraense figura entre os projetos concluídos pela Presidência do TJPA, no biênio 2019/2021, com foco na Gestão Judiciária. 

O documento ressalta que “foi com grande entusiasmo que verificamos, no dia 6 de novembro de 2020, que esse Tribunal de Justiça finalizou a implantação de todos os processos de execução penal no SEEU [...] de modo que registramos nossos mais sinceros cumprimentos, parabenizando a todos os juízes e servidores que se incumbiram dessa empreitada”. O magistrado Luís Geraldo Lanfredi é coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ.   

O SEEU é a ferramenta que centraliza e uniformiza a gestão de processos de execução penal em todo o país. O sistema foi adotado como política nacional pelo CNJ em 2016 e é regido pela Resolução 223/2016 e pela Resolução 280/2019, a fim de estabelecer a obrigatoriedade e a unicidade do SEEU. O sistema permite um trâmite processual mais eficiente e proporciona a gestão confiável dos dados da população carcerária do Brasil. 

A partir de 2019, a melhoria e expansão do SEEU tornou-se parte das ações do Programa Justiça Presente, parceria inédita entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Implantação no TJPA - A fase pré-operacional do SEEU, iniciada em 2019, correspondeu à digitalização. As equipes de trabalho digitalizaram milhares de processos de execução penal e de penas e medidas alternativas que tramitaram em todo o Estado. A digitalização dos processos foi concentrada nas Comarcas-polos de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém, as quais receberam os processos de todas as demais Comarcas, contando, para isso, com o auxílio da Central de Digitalização do TJPA. 

A fase operacional, que veio em seguida, compreendeu os trabalhos de cadastramento e implantação dos processos e capacitação de parceiros para a utilização do SEEU (TJPA, Ministério Público, Defensoria Pública, Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil e Administração Penitenciária). 

Já a fase pós-operacional correspondeu a continuidade de utilização do sistema no Pará. Esse trabalho foi coordenado pela juíza auxiliar da Presidência do TJPA, Maria de Fátima Alves.


Fonte: Coordenadoria de Imprensa

Texto: Anna Carla Ribeiro

Foto: Agência CNJ

SEEU - Sistema Eletrônico de Execução Unificado

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Erros na construção civil: Descubra quais são as falhas mais comuns e como evitá-las



Obras devem ser muito bem planejadas para que problemas futuros sejam evitados. No entanto, todo projeto, por mais elaborado que seja, está sujeito a falhas. Uma ótima alternativa para quem deseja prevenir grandes dores de cabeça daqui a alguns anos, é sempre se manter atualizado quanto aos possíveis erros que podem se fazer presentes ao longo da execução e finalização de uma edificação.

De acordo com o Engenheiro Civil e Gerente Executivo da empresa de revestimentos inteligentes Ecogranito, Edízio Filho, o planejamento é a primeira etapa para qualquer projeto e uma das mais importantes, pois é a partir dele que as responsabilidades, as atividades e as atribuições são definidas e apresentadas junto aos seus respectivos prazos. "O ideal é que o planejamento seja discutido e exposto aos operários envolvidos no processo. Dessa forma, todas as questões relacionadas a obra serão consideradas na guia de tempo do projeto, evitando atrasos e gastos com atividades não previstas", aconselha.

Uma alternativa muito utilizada para evitar erros é a análise de falhas, que tem como objetivo realizar um levantamento dos potenciais problemas e formular rotinas de checagem e reparação de danos. "Ela deve estar aliada a uma prática habitual de acompanhamento que será capaz de reverter complicações de forma proativa", ressalta.

Edízio Filho aponta que a falta de investimento em mão de obra especializada pode levar a grandes equívocos e atrasos, trazendo como principal consequência o desgaste com esforços em atividades que não agregam valor ao projeto final de construção. "É importante buscar referências ao contratar empreiteiras, para que não haja a firmação de acordos com profissionais sem qualificação. A falta de atenção a alguns detalhes, pode gerar diversos incômodos. Um deles é a ausência do caimento do chão, o que resulta em poças de água. Outro problema é a falta de vedação de portas e janelas, que pode causar infiltrações e goteiras em períodos de chuvas. A instalação de poucas tomadas nos cômodos das edificações pode levar ao acúmulo de plugs e sobrecarga da rede elétrica", explica.

Há também os erros que podem comprometer a segurança dos profissionais envolvidos nos canteiros de obras como, por exemplo, falhas na sinalização e queda de materiais que podem ocasionar acidentes fatais. "Para evitar que isso aconteça é fundamental incentivar o uso correto dos equipamentos de segurança, manter a obra sempre organizada e sinalizar corretamente o local com cones, fitas zebradas, placas e entre outros. Acredito que prevenir é sempre melhor do que remediar. Os profissionais que se mantêm informados quantos a estes problemas, conseguirão impedir diversos acidentes e ocorrências infelizes que podem produzir reflexos negativos durante e após uma obra", conclui.

Fonte: Luana Moreira

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Embrapa Cocais oferece curso sobre Sisteminha integrado à olericultura



A iniciativa faz parte do Projeto Hortamazon, da Embrapa. Nos próximos dias 1 e 2 de dezembro, das 8h às 12h, será realizado curso sobre o “Sisteminha Embrapa\UFU\Fapemig: integração com olericultura”. O Sistema Integrado Alternativo de Produção de Alimentos, mais conhecido por Sisteminha, é uma tecnologia desenvolvida para contribuir com a erradicação da fome e que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no exterior  O evento, online e gratuito, é coordenado pela Embrapa Cocais e contará com a participação de pesquisadores de outras Unidades da Empresa envolvidas no projeto Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da olericultura na Amazônia – Hortamazon. Para participar, acesse o You tube da Embrapa no link youtube/embrapa. 

O projeto Hortamazon tem o objetivo de contribuir para a melhoria dos sistemas de produção de hortaliças nos diferentes biomas amazônicos por meio da transferência de tecnologias sustentáveis que promovam aumento de produção e produtividade com melhoria de renda e na vida de agricultores familiares. O projeto abrange os estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Acre e Roraima. No Maranhão, o projeto possui quatro atividades: diagnóstico, monitoramento e avaliação; transferência de tecnologias, capacitação e intercâmbio de agentes multiplicadores em tecnologias e práticas sustentáveis; e avaliação dos impactos socioambientais das ações e tecnologias sustentáveis validadas e disseminação das informações. O Hortamazon está nos municípios Itapecuru Mirim, Arari, Governador Newton Belo, Cidelândia e Açailândia.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui 


Fonte: Embrapa - Maranhão

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Funcionários decidem salário de colegas e empresa reduz turnover em 66% com ferramenta



Percival dá autonomia à equipe com avaliação de desempenho rápida e justa e estimula time mais ágil e motivado.

"Quanto o seu colega contribui para a empresa ou para o projeto em que estão trabalhando?". Essa é uma das simples perguntas feitas na avaliação de desempenho Percival (www.percival.live), em que colaboradores determinam o salário dos seus colegas. Aplicando o mindset ágil, a ferramenta colabora para um time satisfeito com a remuneração, engajado e produtivo, e para a redução de turnover de funcionários de até 66%.

"O Percival produz um resultado numérico justo sobre o tamanho da 'fatia do bolo' que cada um merece, na opinião coletiva do time, resultando em colaboradores mais felizes", afirma o CEO, Klaus Wuestefeld, pioneiro em métodos ágeis no Brasil. A mudança é imediata: os profissionais passam a ter uma visão mais sistêmica, com maior autonomia, colaborativos e dispostos a comunicar e participar mais - além da consequente retenção de talentos.

Extensas e subjetivas análises de performance centralizadas nos gestores tornam-se obsoletas com a ferramenta, que requer 15 minutos para que cada membro da equipe use a interface intuitiva, fazendo uma comparação cuidadosa - e confidencial - dos colegas usando o sistema drag-and-drop (arrastar e soltar). O algoritmo do Percival se encarrega, então, de cruzar as informações e fazer os cálculos para gerar os gráficos e os relatórios. "Enquanto uma avaliação 360° demora vários dias para ser completada, com a plataforma pode-se completar todo o processo em apenas um dia", compara Wuestefeld.

O empresário criou a solução em 2002, quando percebeu que passava muito tempo analisando a remuneração da equipe que gerenciava. "Usamos o processo como 'arma secreta' por muitos anos até que decidimos compartilhá-la, em 2015", conta. Já foram feitas mais de 10 mil avaliações até agora.

Ferramenta reduz turnover de empresa em 66,7%

O turnover é um dos índices mais importantes do setor de RH - medido pelo número de saídas de colaboradores em um determinado período - e tem significativa redução com o uso do Percival. "Quanto mais satisfeitos, menor a rotatividade dos funcionários. Isso significa maior produtividade e faturamento porque cada novo recrutamento demanda treinamento, tempo e dinheiro", observa o CEO da startup.

O setor de tecnologia tem a maior taxa de turnover, segundo o guia Rotatividade do LinkedIn Talent Insights 2019, com 13,2%. Na Webgoal, a taxa passou de 33,3%, em 2017, para de 21,7% em 2018 e caiu para 11,1% no ano seguinte - uma redução de 66,7% em dois anos. "É comum o aumento de salário ser visto como tabu, ainda mais em empresas com gestão horizontal, como a nossa. O Percival faz uma mensuração sobre a apreciação da contribuição de cada um e nos ajuda nas decisões", conta Altieres Ribeiro Lopes, sócio-fundador da holding de negócios inovadores.

Além de ajudar a definir a remuneração de times dinâmicos, colaborativos e multidisciplinares, o Percival também pode ser usado como base para bonificações e demissões. "Recomendamos as rodadas de avaliação de duas a quatro vezes por ano, dependendo do dinamismo da empresa, para acompanhar a evolução dos profissionais", diz Wuestefeld. A ferramenta é gratuita para equipes de até cinco membros e parte de R$ 50 por pessoa para grupos maiores.


Sobre o Percival

Ferramenta estratégica de avaliação de desempenho e definição de salário do time - principalmente o multidisciplinar. Com um sistema colaborativo e rápido, considera a opinião da equipe para definir a remuneração que cada profissional merece receber. Desenvolvido em 2002 por Klaus Wuestefeld, pioneiro em métodos ágeis no Brasil, o Percival estimula colaboradores mais felizes, engajados e motivados e reduz o turnover de funcionários em até 66%. www.percival.live.

Fonte: Laís Oliveira - Press UP

Summit Êxito de Empreendedorismo chega ao fim com mais de 60 horas de conteúdo gratuito



O evento foi transmitido de forma completamente online e recebeu mais de 135 palestrantes durante seis dias de conferências. Terminou neste domingo (29) a segunda edição do Summit Êxito de Empreendedorismo, maior congresso de empreendedorismo do Brasil, que aconteceu totalmente online e foi gratuito. O evento, que teve como tema central “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação em uma sociedade disruptiva”, começou na última terça-feira (24) e teve mais de 60 horas de transmissão, com 137 palestras ministradas por 137 empreendedores conferencistas. 

O presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo e idealizador do Summit Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz, fez um balanço positivo do Summit. “Conseguimos reunir em tempo recorde um time de empreendedores palestrantes que realmente entendem e vivem na prática os dilemas, os desafios e as vantagens de ser um empreendedor”, relatou. “Atingimos um número expressivo de pessoas que acompanharam o evento e isso nos deixa muito felizes. O nosso objetivo é impactar o maior número de pessoas possível para que possamos transformar o nosso país, e não vamos descansar.

Todo o material já está  disponível na plataforma do Instituto Êxito de Empreendedorismo à  disposição de todos, e como novidade, na segunda quinzena de janeiro reprisaremos o evento com o título de  Summit Êxito de Empreendedorismo 2020 -  REVIVAL,   com a realização de uma ampla campanha de marketing digital para que possamos impactar ainda mais milhares e milhares de  pessoas com o conteúdo de alto nível que conseguimos gerar. A ideia é ultrapassar mais fronteiras e transmitir uma mensagem de otimismo e possibilidades em consonância com o ano novo que estará iniciando.

Participaram do evento nomes de peso do empreendedorismo nacional como o fundador da XP Investimentos, Guilherme Benchimol; O fundador do  Banco BTG Pactual, André Esteves,  o fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino; o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto Marques; o fundador do O Primo Rico, Thiago Nigro; o empreendedor e autor do livro “Seja Foda!”, Caio Carneiro; o presidente do Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira; o criador da metodologia do Coaching Integral Sistêmico (CIS), Paulo Vieira; o palestrante, empreendedor e psiquiatra Roberto Shinyashiki; o fundador e CEO da Polishop, João Appolinário; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier; o hipnólogo e empreendedor Pyong Lee; entre outros grandes nomes.

A plataforma online do Summit Êxito de Empreendedorismo foi desenvolvida pela Edulabzz, edtech parceira do Êxito com soluções tecnológicas de ensino. Para quem perdeu o evento ou quer rever alguma apresentação é possível assistir todas as palestras no site www.institutoexito.com.br. Para ter acesso é necessário fazer um cadastro totalmente gratuito.








Fonte: Comunicação Instituto Exito

Moradores de Salinas e Castanhal recebem prêmios da Equatorial Pará



Os clientes foram contemplados pela da promoção Energia em Dia com bônus supermercado de R$ 500,00 por um ano e R$ 250,00 para pagar conta de luz.

Na manhã desta última segunda-feira (30), a Equatorial Pará premiou dois clientes do município de Castanhal contemplados pela promoção Energia em Dia, que consiste em bonificar os consumidores adimplentes com a empresa. Na próxima quarta-feira, 02, será a vez do consumidor da cidade de Salinópolis receber a premiação. O sorteio dos números da sorte dos vencedores ocorreu no dia 12 de novembro pela Lotomania e, após auditoria, a distribuidora apresentou os felizardos.

Só este ano, 22 clientes foram sorteados pela promoção que entregou um total de R$ 68 mil em premiações no Pará. No último sorteio, além dos clientes contemplados nos municípios de Salinas e Castanhal, também houveram ganhadores na capital paraense, em Santarém e também na cidade de Xinguara. Confira abaixo o nome, número da sorte e município dos clientes contemplados pela promoção.

1.    Joelma Lopes Rosa Amorim - Castanhal - Nº da sorte: 7044332 - Bônus supermercado R$ 500 por 1 ano.

2.    Romário Silva dos Santos – Xinguara - Nº da sorte 7044440 – Bônus supermercado de R$ 500 por 1 ano.

3.    Eraldo Sarmanho Paulino - Salinópolis - Nº da sorte 7044313 - Bônus mensal de R$ 250,00 para pagar a fatura de energia por 1 ano.

4.    Ednalva do Nascimento Cunha – Castanhal - Nº da sorte 7044458 – Bônus mensal de R$ 250,00 para pagar a fatura de energia por 1 ano.

5.    Antônio Costa Barbosa Filho – Belém - Nº da sorte 7044378 – Bônus de R$ 12 mil em troca de eletrodomésticos e reformas.

6.    João da Silva Monteiro – Santarém - Nº da sorte 7044406 – Bônus de R$ 12 mil em troca de eletrodomésticos e reformas.

7.    Ingrid Corrêa da Silva – Belém - Nº da sorte 7044409 – Bônus de R$ 12 mil em troca de eletrodomésticos e reformas.

8.    Plácido Ferreira Barbosa da Silva – Belém - Nº da sorte 7044420 – Bônus de R$ 12 mil em troca de eletrodomésticos e reformas.

9.    José Ribamar Barbosa – Belém - Nº da sorte 7044423 – Bônus de R$ 12 mil em troca de eletrodomésticos e reformas.

 

Os ganhadores são comunicados formalmente pela Central de Atendimento da Equatorial Pará, por telefone, ou outros meios de contato disponibilizados durante o cadastro, por isso é importante manter os contatos atualizados para facilitar a localização.

De acordo com o regulamento, o próximo sorteio da promoção está previsto para ser realizado no dia 25 deste mês.

Facilidades para ficar em dia – Mais de 100 mil clientes de todo o Estado já se cadastraram na promoção desde seu lançamento, em junho, e a Equatorial tem ampliado as oportunidades para os clientes participarem. No mês de novembro, foram realizadas diversas ações no Estado para garantir a adimplência dos consumidores. Uma das facilidades mais procuradas foi a semana promocional “Equatorial Tá On” que trouxe condições diferenciadas para pagamento à vista ou de parcelamento em até 12x no cartão de crédito por meio do aplicativo e o site da distribuidora.

Como se cadastrar  - Para participar da Promoção, basta estar em dia com a Equatorial Energia e realizar o cadastro no site https://energiaemdia.equatorialenergia.com.br/ ou no www.equatorialenergia.com.br.

Após se cadastrar, todo cliente receberá um número da sorte para concorrer à promoção. É possível garantir mais chances de participação, pois há formas de ganhar números da sorte extras. Basta que o participante preencha o campo de e-mail no cadastro pessoal ou seja cadastrado na tarifa social. Também têm mais chance os clientes que, durante o cadastro, selecionarem as opções de receber faturas por e-mail ou pagamento da conta via débito automático.

Prêmios

Durante toda a promoção, serão vários prêmios sorteados mensalmente, e para o mês de dezembro, serão contemplados mais quatro clientes. Dois ganharão um ano de supermercado no valor de R$ 500,00 mensais e mais dois serão sorteados para receber todo mês no período de um ano, o valor de R$ 250,00 mensais de bônus para pagar a fatura de energia. Haverá também prêmios extras, com a troca de equipamentos ineficientes no valor de R$ 12 mil, em mais 5 casas de clientes da Equatorial. O prêmio final é de um carro 0 km, sorteado no último mês da promoção. A promoção Energia em Dia é autorizada pelo SECAP nº 04.008156/2020, consulte o regulamento completo no site da promoção. 


Fonte: Equatorial