terça-feira, 27 de agosto de 2019

Saint-Gobain abre inscrições para o seu Programa de Trainee


A Saint-Gobain, certificada pelo 6º ano consecutivo como Top Employer Brasil, abre inscrições para o Programa de Trainee 2020. Profissionais formados há, no máximo, dois anos em qualquer graduação das áreas de Exatas ou Humanas podem se candidatar até 23 de setembro. Interessados podem se inscrever pelo site: https://www.saint-gobain.com.br/trabalhe-conosco/programa-de-trainee

Ao todo são 28 vagas nos segmentos: Industrial, Comercial e Compras, Produto, Supply Chain, Pesquisa e Desenvolvimento, Finanças, Marketing e Recursos Humanos.  No estado de São Paulo existem oportunidades para trainees em São Paulo (capital), Guarulhos, Descalvado, Jandira, Capivari, Jacareí e São Vicente. Já no estado de Pernambuco, há uma posição em Igarassu (região metropolitana do Recife).

O Programa de Trainee da Saint-Gobain tem duração de 18 meses e utiliza metodologias como Design Thinking e Agile para o desenvolvimento dos projetos estratégicos conduzidos pelos trainees. Eles ainda contam com o apoio da liderança da organização e têm uma extensa grade de treinamentos, que soma mais de 250 horas.

Profissionais graduados em qualquer universidade e localidade do Brasil podem participar do processo seletivo. “Ter equipes diversificadas é a chave para a longevidade do Grupo. Equipes diversas tendem a se comportar de forma mais inovadora e criativa. Na Saint-Gobain, o Programa de Trainee é um importante motor para a formação das próximas gerações de líderes das empresas do grupo. Aqui, nossos trainees são desafiados continuamente e aprendem enquanto realizam projetos concretos e que impactam positivamente nossos negócios, nossos clientes e as comunidades onde atuamos”, ressalta Adriana Rillo, Vice-Presidente de Recursos Humanos do Grupo para a América Latina.

Para participar do Programa de Trainee 2020 é necessário estar graduado em cursos de Exatas ou Humanas, no período de dezembro de 2017 a dezembro de 2019. Além disso, é preciso ter nível de inglês avançado e disponibilidade para mobilidade de cidade e estado. Ao todo, o processo seletivo tem as seguintes etapas, nas quais os candidatos serão avaliados: testes online, vídeo entrevista, dinâmica de grupo, painel com os gestores das áreas e, finalmente, entrevistas com líderes do Grupo. Todas as fases são eliminatórias e as presenciais serão realizadas em São Paulo.  

SERVIÇO
Programa de Trainees Saint-Gobain 2020
Inscrições: 26 de agosto a 23 de setembro
Oportunidades: 28 vagas distribuídas em diversas áreas, como Industrial, Comercial e Compras, Produto, Supply Chain, Pesquisa e Desenvolvimento,  Finanças, Marketing e Recursos Humanos. 
Localidades: No estado de São Paulo, há vagas para as cidades de: São Paulo, Guarulhos, Descalvado, Jandira, Capivari, Jacareí e São Vicente. No estado de Pernambuco, há vaga em Igarassu (região metropolitana do Recife).
Processo seletivo: Inscrição, testes online, entrevista por vídeo, dinâmica de grupo, painel com gestores e entrevista final com alta liderança.
Pré-requisitos: graduação concluída há no máximo dois anos (Dezembro de 2017 a Dezembro de 2019) nas áreas de Exatas ou Humanas. O processo seletivo exige inglês avançado e disponibilidade para mobilidade de cidade e/ou estado.
Inscrições: www.saint-gobain.com.br

                                                                                                                  
SOBRE A SAINT-GOBAIN
A Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções pensadas para o bem-estar de cada um de nós e o futuro de todos. Podem ser encontrados em todos os lugares em que vivemos e no nosso dia a dia: em edifícios, transportes, infraestruturas e em muitas aplicações industriais. Eles proporcionam conforto, performance e segurança, ao mesmo tempo em que respondem aos desafios da construção sustentável, eficiência do uso de recursos e mudança climática.

€41.8 bilhões de vendas em 2018
Opera em 68 países
Mais de 180.000 funcionários no mundo

SOBRE A SAINT-GOBAIN NO BRASIL
A Saint-Gobain atua há mais de 80 anos no Brasil com um portfólio diversificado de marcas como Brasilit, Isover, Norton, PAM, Placo, Sekurit, Telhanorte e Weber, produtos quartzolit. O Grupo tem mais 17 mil colaboradores diretos e indiretos no país, vendas anuais de R$ 8 bilhões em 2018, assim como 58 fábricas, 42 centros de distribuição, 10 mineradoras, 74 lojas, 9 escritórios comerciais e 1 Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

Mais informações sobre Saint-Gobain no Brasil


Fonte: Textual Comunicação  

Lançamento da estética traz tratamento inovador para o rejuvenescimento íntimo


NÈARTEk: lançamento da estética traz tratamento inovador para o rejuvenescimento íntimo. Tecnologia será apresentada durante a feira Estetika - maior evento de estética da América Latina - que acontece entre os dias 29 de agosto a 01 de setembro no São Paulo Expo. 

Antigamente as mulheres se preocupavam muito com a aparência facial e corporal, e acabavam deixando de lado a estética íntima. De um tempo para cá, isso mudou. Muitas delas estão recorrendo a tratamentos estéticos na área íntima do corpo como recurso para ajudar na autoestima, bem-estar e na segurança sexual. Segundo pesquisa da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de pacientes à procura de cirurgias íntimas aumentou cerca de 50% nos últimos dois anos. 

Mas com os avanços da tecnologia na área da beleza, já é possível rejuvenescer a área íntima sem a necessidade de cirurgia. Uma boa opção é investir em tratamentos estéticos cada vez mais inovadores: uma novidade que está chegando ao mercado e o NÈARTEK. Considerado a evolução da radiofrequência, o equipamento recupera a estética vaginal de forma não invasiva, indolor e segura. A tecnologia fabricada pela Ibramed - maior fabricante de equipamentos estéticos do país - será apresentada durante a Feira Estétika, que que acontece entre os dias 29 de agosto a 01 de setembro, no São Paulo Expo. 

Segundo com Renata Guidi, fisioterapeuta dermatofuncional da Ibramed, o tratamento ajuda a combater a flacidez vulvovaginal - que pode afetar negativamente a qualidade de vida sexual. “Além de estimular a remodelação e produzir novas fibras de colágeno, a técnica também favorece o ganho de nutrientes, ajuda na hidratação dos tecidos e estímulo do colágeno proporcionando um aspecto de preenchimento natural da região íntima já nas primeiras sessões”, finaliza a especialista.   

Fonte: Ana Paula Vieira

Compras de produtos de limpeza crescem no curto prazo no Brasil


Amaciante, produtos mutiuso e de limpeza perfumada são destaques positivos da categoria. Entre o consumo de produtos massivos (FMCG), a cesta de produtos de limpeza está entre as que apresenta resultados positivos no curto prazo no Brasil. Apesar de ter tido retração de 1,1% de unidades no ano de 2018 para 2019, ela ganhou 2,4% em unidades do primeiro para o segundo trimestre deste ano. Além de ter crescido também 1,8% de volume ponderado neste período, segundo levantamento da multinacional de painéis de consumo Kantar apresentado na 14ª edição do Anuário ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional).

Neste cenário, os amaciantes de roupa, produtos multiuso e limpeza perfumada são os que têm melhor performance da categoria. Eles tiveram aumento de 2,5, 2,2 e 2,1 pontos de penetração, respectivamente, no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.


A nova dinâmica familiar é uma das razões por trás do desempenho destes produtos específicos. O contexto atual é de mais mulheres trabalhando fora, mais mães acima dos 35 anos, aumento da expectativa de vida e queda do número de integrantes das famílias, aliado à ressignificação do papel do homem, a divisão de tarefas e a busca por tornar atividades diárias mais simples. Entre 2009 e 2017, houve 5% de redução na presença das empregadas domésticas em lares do País, e donas de casa mais atarefadas e com menos ajuda buscam alternativas eficazes e simples para o cuidado com a casa. “Neste cenário, categorias ligadas a praticidade e aroma ganham penetração em todas as regiões”, analisa Rita Navarro, Diretora de New Business da Kantar.


Entre os produtos de melhor desempenho, os de limpeza perfumada ganharam mais de 1,3 milhões de novos lares compradores nos seis primeiros meses de 2019, impulsionado principalmente por promoções. Como os canais de compra variam de acordo com o tamanho da embalagem, os atacarejos são os mais populares para famílias que buscam opções de mais de 1000ml.

Já os produtos multiuso, líderes em praticidade, tiveram 4,8% de aumento em valor e conquistaram novos compradores principalmente na Grande São Paulo. No período, a busca pelo tamanho grande ganhou 38,8% de importância, apesar das embalagens médias representarem 90% em share de volume.

Por sua vez, os amaciantes têm penetração em 81,5% dos lares brasileiros e ganharam 10,4% em valor do primeiro semestre de 2018 para o mesmo período de 2019. Devido ao custo-benefício, apresentam destaque as opções concentradas – que representam 31% da categoria – e das embalagens tipo garrafa e com mais de 2 litros.

Além da busca por praticidade, os brasileiros também fazem escolhas para driblar o aumento de preços e o endividamento. “Para 48% e 40% dos consumidores, respectivamente, ter boa qualidade e preço baixo é fundamental na hora de colocar um produto no carrinho. Por isso, observamos que marcas líderes desta categoria seguem no topo do ranking Brand Footprint da Kantar”, avalia Rita Navarro. A lista, que tem Ypê, Omo e Brilhante nas primeiras posições, destaca ainda a Tyxan, marca que mais ganhou lares compradores em 2018. Foram 2,3 milhões de novos shoppers levando seus produtos para casa.


Assim, as marcas buscam oportunidades no mercado e crescem aquelas que conquistam novos shoppers. No Brasil, marcas locais ganham força e, em 67% do mercado da cesta de limpeza, os produtos nacionais são mais relevantes.


Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria, e a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar sua experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham nela contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

Para mais informações, por favor, acesse www.kantar.com/worldpanel.

Fonte: Daniel

Crescer lança mais 4 palestras


15ª edição do Congresso acontece nos dias 12 e 13 de setembro.

O 15º Congresso e 6ª Feira Educacional Crescer, realizado pela Rabbit Partnership – maior consultoria educacional da América Latina – nos dias 12 e 13 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, traz uma grande novidade para o público.

Devido ao grande sucesso e procura pelas palestras oferecidas pelo evento, o Crescer promoverá mais 4 encontros extras com o intuito de aprofundar os conhecimentos dos participantes e promover a troca de experiências.

Com os temas “Didática, metodologia e relações pessoais. O papel do professor em sala de aula” e “A coordenação pedagógica e seus verbos na arte de educar: liderar, gerir, formar e colaborar”, a CEO da VIVA Metodologia Ativa, Cristine Soares, e o diretor pedagógico da Caburé Assessoria Pedagógica, Altamar Carvalho, ministram respectivamente as palestras no dia 12 de setembro.

Já no dia 13 de setembro, as palestras extras ficam por conta do diretor da QI Solution, Victor Cosme, e do CEO da Rabbit Partnership, Christian Coelho, com os temas “Como reduzir custo sem perder a qualidade” e “Captação de alunos novos. Estratégias para fazer sua escola crescer”, respectivamente.

Para realizar a inscrição e conferir a programação completa, acesse crescer.rabbitmkt.com.br. O evento é gratuito para clientes e parceiros da Rabbit Partnership. Para os demais participantes, condições especiais no valor do ingresso.

Serviço:
15º Congresso e 6ª Feira Educacional Crescer
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Data: 12 e 13 de setembro
Horário: 8h às 18h

O Grupo Rabbit
O Grupo Rabbit Educação é uma holding composta por empresas voltadas ao mercado educacional com a finalidade de buscar constantemente a excelência pedagógica e andragógica, para auxiliar as instituições associadas a tornarem-se referências em gestão e ensino de qualidade.
Com 20 anos de experiência, a Rabbit Educação destaca-se por ser o maior grupo especializado no mercado educacional com mais de 1.500 instituições de ensino associadas e por ser a única que introduz serviços integrados de gestão, coaching, marketing, pesquisa, vendas, internet, recursos humanos, atendimento e propaganda.
Para mais informações, acesse o site www.rabbitmkt.com.br.

Fonte: Redatora

SITA e AZUL aliadas em prol da saúde e do estímulo ao bem-estar


As empresas criaram desafios que estimulam e instigam funcionários a sempre persistir em seus objetivos.

Foi em uma pedalada pelos parques de São Paulo que o CIO da Azul Linhas Aéreas, Kleber Linhares, teve uma ideia que poderia motivar seus funcionários a se sentirem mais conectados e a ter foco para alcançar todos os objetivos estabelecidos, sejam eles pessoais ou profissionais. Desses passeios de bicicleta, surgiu a ideia de propor para um grupo de funcionários da empresa desafios que integrassem mais essas pessoas e também fizessem com que o senso de comprometimento e união fosse também explorado em um ambiente longe das mesas e salas de reuniões. Foi assim que surgiu o Desafio Azul.

O projeto chega neste ano a sua segunda edição. Serão cerca de 20 profissionais da Azul, de diferentes áreas e departamentos, que encararão mais de 500 quilômetros em uma cicloviagem pela Estrada Real, que corta Minas Gerais, São Paulo e o Rio de Janeiro. Na primeira edição, esses guerreiros percorreram o Caminho da Fé, estrada que sai do sul mineiro e leva até Aparecida do Norte, em São Paulo.

Essa preocupação desse grupo de profissionais da Azul com a saúde e o bem-estar tem crescido e se tornado cada vez mais abrangente em empresas de vários seguimentos. Assim como acontece na companhia aérea, a SITA, provedora de TI para o setor de transporte aéreo, começou o projeto SITA WALK no ano passado. Foram 10 grupos, cada um com seis a oito integrantes. O desafio era simples: a equipe que conseguisse dar mais passos ao longo de oito meses, ganhava. No final dos dois projetos, Azul e SITA alcançaram objetivos em comum. Além da relação dos profissionais das duas empresas: os funcionários adotaram um estilo de vida mais saudável, colocando como prioridade o cuidado com a saúde.

Os grupos de ambos os projetos procuraram novas formas de melhorar e de se estimular para alcançar o objetivo final dos desafios. O apoio mútuo foi, então, um resultado natural. Todos os participantes do #Desafio conseguiram conciliar os treinos com a vida já atribulada. O desempenho geral em todas as áreas só crescia e a saúde também mudou para melhor: aumentaram massa magra, diminuíram gordura corporal, colesterol foi lá pra baixo, emagreceram e estavam felizes acima de tudo.

Kleber Linhares, CIO da Azul Linhas Aéreas, diz: “Não existe lição maior de planejamento, organização, metas, resiliência, convívio e respeito com pessoas que um desafio em equipe, ainda mais um tão estimulante quanto uma de cicloviagem. Tanto no #DesafioAzul e no SITA WALK, participantes tiram lições que os fazem crescer em todos os campos”.

No dia 6 de setembro, após oito meses de preparo e com bicicletas e uniformes prontos para seguir para Estrada Real, os participantes do #DesafioAzul começarão a jornada mostrando o fruto de todo o empenho e os resultados alcançados ao longo dos meses de treino e dedicação. Acompanhe essa aventura pelas redes sociais do grupo: InstagramFacebook e Linkedin ou pela #DesafioAzul.

SOBRE A SITA
A SITA é a provedora de TI para o setor de transporte aéreo. Hoje, a SITA faz negócios com quase todas as companhias aéreas e aeroportos do mundo. Também fornece soluções de gerenciamento de fronteiras para mais de 40 governos. É 100% de propriedade da indústria e impulsionado por suas necessidades. Trabalhando com todas as partes interessadas, a SITA impulsiona o desenvolvimento colaborativo e a inovação em toda a comunidade de transporte aéreo. Ajuda a indústria a obter eficiências operacionais e proporcionar uma jornada perfeita para os passageiros.

SITA é uma das empresas com maior diversidade internacional e atende mais de 200 países e territórios. Com uma forte presença local e escritórios em todo o mundo, a equipe de atendimento da SITA está no local em mais de 1.000 aeroportos que oferecem suporte.

Em 2018, a SITA teve receita consolidada de US $ 1,7 bilhão. As subsidiárias e joint ventures da SITA incluem SITAONAIR, CHAMP Cargosystems e Aviareto.
Para mais informações em português, acesse o nosso blog CONEXÃO SITA.

Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com 854 voos diários e 114 destinos. Com uma frota operacional de 129 aeronaves e mais de 11.000 funcionários, a Companhia possui 225 rotas em 30 de junho de 2019. Em 2019, a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea da América Latina pelo TripAdvisor Travelers' Choice e, em 2018, foi eleita a melhor companhia aérea pela Kayak Flight Hacker Guide, e também foi classificada como a melhor companhia aérea regional da América do Sul pelo oitavo ano consecutivo pela Skytrax. A Azul também foi a companhia aérea mais pontual do Brasil em 2018 de acordo com o ranking mundial da FlightStats. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ir

Fonte: Thainá Oliveira - Documennta Comunicação

Atendimento digital x Atendimento humanizado


Quando combinadas corretamente, a união dessas duas ferramentas alavanca as vendas da sua empresa.

No surgimento da Indústria 4.0 e da digitalização dos serviços a dúvida que pairava entre os executivos era: quantas profissões seriam eliminadas com a chegada da nova tecnologia. Hoje, anos depois da revolução digital, é possível  concluir que a total digitalização, principalmente dos serviços, não é a melhor opção. A eliminação do componente humano em uma organização coloca em risco o seu principal ativo: a fidelidade de seus clientes. Neste caso, vale a pena transformar um departamento de atendimento, por exemplo, em uma central totalmente automatizada? 

A resposta não é tão simples, é preciso analisar diversos fatores. Sim, o atendimento digital é uma realidade que chegou em boa hora, pois diminui custos rapidamente e auxilia no entendimento do mindset do cliente. Além disso as soluções disponíveis no mercado são, de fato, eficazes. No entanto, em uma época em que a maioria das pessoas recorre à uma busca na internet para sanar seus problemas, a total automação do serviço de atendimento num momento em as pessoas esperam o contato humano, poderá ser fatal. “Quando o cliente liga para a central de atendimento, ele não está em busca de uma resposta automática. O que ele quer é falar com alguém que o escute e o ajude a resolver o seu problema”, explica Carlos de Souza, Country Manager da Jabra, multinacional dinamarquesa referência em soluções de áudio, distribuída nacionalmente pela SigmaOne.

O executivo continua: “as tecnologias aplicadas auxiliam em diversos pontos cruciais do atendimento ao cliente, como por exemplo, torná-lo mais eficaz, aprimorar a qualidade das chamadas, deixando-as mais claras, e até medir os níveis de estresse de quem liga. Mas elas não serão eficazes se tudo o que fizerem for reproduzir respostas automáticas, geradas por um software”, analisa. 

Serviços mecanizados e constantes podem ser facilmente automatizados, mas aqueles que necessitam de melhor entendimento e discernimento por parte do atendente não. Nestes casos, o ideal é investir em alta tecnologia sem se descuidar do treinamento da equipe. “Existem diversas opções de equipamentos próprios para o serviço de atendimento ao cliente, que contam com soluções excelentes. Os headsets da Jabra, por exemplo, oferecem cancelamento de ruído, medição de estresse, múltipla conectividade, luz indicativa de uso, voz em HD e proteção contra choque de ar, entre outros. Mas não substituem uma pessoa do outro lado da linha”, diz. Todos os produtos da marca são homologados para uso nas mais importantes plataformas de comunicação unificada, usadas nas centrais de teleatendimento. 

Finalmente, a resposta para a pergunta inicial depende do entendimento do negócio e da avaliação profunda de cada cenário. Processos simples e repetitivos podem, e devem, ser automatizados. Entretanto, serviços que exigem maior argumentação e complexidade precisam ser humanizados. O turn-over em empresas de call center costuma ser alto, pois investem pouco em treinamento e capacitação. Uma alternativa é apostar no trabalho de base. Se os grandes contact centers pudessem manter uma escola ou oferecer treinamentos gratuitos e constantes para seus operadores, com certeza seriam bem-sucedidas no recrutamento e retenção de novos talentos. Assim teriam em seus times profissionais altamente capacitados e prontos para assumir os desafios do posto, além de manter um trabalho social contínuo”, finaliza Carlos de Souza.

Jabra no Brasil e SigmaOne - Parte do GN Group, a Jabra é referência na criação de recursos de áudio no mundo. Há oito anos no Brasil, a marca se destaca pela inovação, qualidade e uma linha completa de produtos direcionados ao mundo corporativo. Com aproximadamente 2,3 mil clientes apenas no Brasil, a Jabra contabiliza o índice de taxa de conversão em venda de 80% quando os clientes vivenciam os produtos e conta com uma equipe de 180 engenheiros que trabalham continuamente para o desenvolvimento de seus produtos. Esse é o mundo Jabra, distribuído pela SigmaOne por meio de sua sede em Curitiba, unidade de negócio em São Paulo e revendedores em todo o Brasil. 

Fonte: Silvana Piñeiro Nogueira

PGM recomenda rescisão do contrato com a empresa Resende Batista

Imprensa santarena ouviu esclarecimentos sobre o processo.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) divulgou na manhã desta terça-feira, 27, Parecer Jurídico final sobre o processo que envolve o contrato de concessão do transporte público coletivo, assinado entre Prefeitura de Santarém e empresa Resende Batista LTDA. O procurador geral do município, Arilson Miranda, informou à imprensa, na sede do Centro Municipal de Informações e Meio Ambiente (Ciam), que recomendou pela rescisão do contrato.

A concessionária Resende Batista foi notificada no dia 18 de julho para apresentar, no prazo de 5 dias, sua defesa prévia acerca da inexecução do objeto contratual, fato constatado pela Comissão de Fiscalização do contrato. Após apresentação de sua defesa, a PGM recebeu a manifestação jurídica para análise. O resultado foi a elaboração do referido Parecer Jurídico.

Arilson Batista, procurador geral do município."Entendo que houve clara infração contratual caracterizada pela inexecução do objeto, não conseguindo a empresa demonstrar de forma satisfatória qualquer excludente que lhe possibilite não ser penalizada. Nesse sentido, recomendo a aplicação da multa constante do contrato administrativo, com a ressalva de proporcionalidade nos termos da fundamentação do parecer; recomendo ainda a perda da garantia, prestada de forma de Carta de Fiança, depositada em instituição financeira, ante a inexecução do contrato, e a conversão do valor da contrapartida em perdas e danos ao município, com fulcro na Lei nº 8.666/93 e do edital que regulamentou o certame", argumentou Arilson Miranda.

O procurador geral do município informou ainda que o documento jurídico foi protocolado na Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e que a Secretaria deverá notificar a Resende Batista no prazo de dez dias.

"Finalizado esse processo recomendado pelo Parecer, o próximo passo será a realização de um novo processo licitatório. A Prefeitura tem um acordo homologado junto à justiça e Ministério Público para a realização desse certame, como é de conhecimento de todos", finalizou Arilson Batista.


Fonte: PMS, PGM

HMS realiza mamaço em alusão a Semana Mundial do Aleitamento Materno


As equipes de enfermagem da obstetrícia e pediatria participarão de uma palestra com o tema "Capacite os pais e permita a amamentação agora e no futuro". A programação irá ocorrer nos dias 28 e 29 de agosto para que seja possível agregar o maior número de profissionais. O objetivo da Semana Mundial do Aleitamento Materno do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) é atualizar o profissional da área sobre as abordagens técnicas e científicas antes e depois do parto. Após a palestra haverá um "mamaço" no setor da obstetrícia como forma de incentivo a amamentação.

A palestra será ministrada pela especialista em UTI neonatal e pediátrica e consultora em lazer terapeuta Isabela dos Santos Cabral. "Nós vamos focar na importância dos pais priorizarem a amamentação e entenderem que o benefício é para toda a família", destacou a especialista.

Segundo a coordenadora do evento e supervisora da obstetrícia Rubídia Lima, haverá também dinâmicas voltadas para as técnicas corretas de amamentação com as mães. "Amamentar não é um ato simples como se pensa. Pelo contrário, vai mais além do que se espera e exige de nós profissionais, conhecimento técnico-científico. Por isso, é preciso que o profissional se empodere e capacite para ajudar as mães nesse processo", concluiu.

Serviço:

HMS realiza mamaço e palestra em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno
Quando? Quarta-feira, 28 de março.
Hora? 9h30
Onde? HMS - Entrada pela Av. Marechal Rondon

Local: Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS)
Horário: 28/08/2019 9h30
Endereço: Entrada pela Av. Marechal Rondon
Contatos: Natashia Santana - Assessora de comunicação HMS e UPA

Fonte: HMS

Dia "D" de Combate às Queimadas será nesta quarta-feira (28) em Santarém


Com o objetivo sensibilizar a população quanto aos males causados pelas queimadas nesse período de estiagem, a Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semma), Infraestrutura (Seminfra), Educação (Semed), Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Saúde (Semsa), realiza o Dia "D" da Campanha de Combate às Queimadas. A programação será no Ginásio do Mapiri, a partir das 9h.

São parceiros da ação o Núcleo de Esporte e Lazer (Nel); Defesa Civil; Coordenação de Educação Infantil da Semed; 1º Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipam); 4º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado do Pará (4º GBM); Núcleo Integrado de Operações (Niop); Grupo de Artesãs em Prol do Meio Ambiente do Bairro Mapirí; Igreja do Menino Jesus do Mapirí; Escola Municipal Maria Amália Queiroz de Sousa; Escola Municipal Prof. Sofia Imbiriba; assim como as associações de moradores dos bairros Mapirí; Salé; Maracanã I e II; Santarenzinho e Santo André.

Durante a programação serão apresentadas manifestações culturais em defesa do meio ambiente e contra qualquer tipo de queima.

A campanha será permanente, uma vez que, as intervenções serão levadas pela Semma e demais órgãos parceiros a outras intervenções.

A inciativa contará com a publicação de peças de divulgação em TV, rádio, redes sociais e impressos abordando os problemas que as queimadas podem causar ao meio ambiente e à saúde humana.

Queimada é crime. Conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998, o criminoso está sujeito à prisão de 1 a 4 anos, além de multa que varia de R$ 5 Mil a R$ 50 Milhões de Reais.

Relatório de poluição atmosférica por bairro
Janeiro a 27 agosto de 2019

Bairro nº de denúncias
Diamantino ------------------------ 11
Nova República ------------------ 10
Caranazal -------------------------- 09
Santana ---------------------------- 08
São José Operário -------------- 08
Vigia --------------------------------- 07
Alvorada ---------------------------- 06
Aeroporto Velho ------------------ 06
Aparecida -------------------------- 06
Ipanema ---------------------------- 06
São Francisco --------------------- 06
Área Verde ------------------------- 05
Residencial Salvação ----------- 05
Jardim Santarém ----------------- 04
Mapiri ------------------------------- 04
Livramento ------------------------- 04
Fátima ------------------------------ 04
Santo André ----------------------- 04
Uruará ------------------------------ 03
Esperança ------------------------- 03
Prainha ----------------------------- 03
Matinha ----------------------------- 03
Aldeia ------------------------------- 03
Maracanã -------------------------- 03
Santíssimo ------------------------- 03
Interventoria ----------------------- 03
Urumari ----------------------------- 02

TOTAL ---------------------------- 139

Fonte: Semma

Relatório de poluição atmosférica mensal
Janeiro a 27 de agosto de 2019

Mês nº de denúncias
Janeiro -------------- 22
Fevereiro ----------- 05
Março --------------- 04
Abril ------------------ 06
Maio ----------------- 12
Junho --------------- 28
Julho ---------------- 39
Agosto -------------- 23

TOTAL -------------- 139

Local: Ginásio do Mapirí
Horário: 28/08/2019 9h0
Endereço: Av. Rui Barbosa, 4022 - Liberdade.
Contatos: - Júlio César Antunes - assessoria de imprensa/Semma - (93) 98813 4146;
- Masih Saldanha - assessoria de imprensa/Semma - (93) 99197 0827;

Fonte: Semma.

Serviços de manutenção e conservação avançam nas praças públicas de Santarém


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), dá continuidade às ações de manutenção e conservação em diversas praças de Santarém. Serviços como roçagem, pinturas, irrigação dos jardins, podas de árvores e retiradas de espécies que apresentam risco à população fazem parte do cronograma de ações que segue orientação do prefeito Nélio Aguiar que tem investido em programas para tornar a cidade mais limpa, verde e bonita, proporcionando bem-estar à população.

Uma destas ações foi realizada recentemente na Praça São Sebastião, pelo setor de arborização que é vinculado a Semap. Além de deixar a cidade mais bonita, as praças oferecem oportunidades para quem deseja relaxar e ter contato com o ar livre.

"Enquanto município, realizamos as manutenções necessárias nos logradouros que fazem diferença aos frequentadores das praças, garantindo assim, mais segurança à todos. A pedido do prefeito Nélio realizamos ações constantemente nesses locais. Serviços como esses são fundamentais para a sensação de bem-estar da população. Porém, também contamos com a ajuda dos moradores na conservação e bom uso dos locais", disse o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.


Desde o início do ano, a Prefeitura vem realizando mutirões de limpeza em vários logradouros públicos. Do total de 46 praças que estão sob responsabilidade da Semap, 10 já receberam os serviços de revitalização e manutenção, entre elas, as praças centrais como a Praça do Pescador, Barão de Santarém, Três Poderes, e as praças de bairros como a do Santarenzinho, Cohab, Júlia Passarinho, Livramento, entre outras.


Com a chegada do verão, a Prefeitura intensifica também o trabalho de irrigação nos canteiros centrais, praças e passeios públicos da cidade. O serviço é feito diariamente pela Semap, obedecendo um cronograma especial elaborado pela pasta.

Atualmente, estão sendo irrigadas: Praça das Flores, Parque da Cidade, Três Poderes, Tiradentes, Centenário, Rodrigues dos Santos, Mirante e Vera Paz. O trabalho se estenderá durante todo o período do verão.


Fonte: Prefeitura de Santarém

Restaurante em Belém lança cerveja artesanal própria inspirada no Ver-o-Peso


O Ver-O-Açaí, espaço gastronômico inaugurado em março em Belém, lançou esta semana, sua cerveja artesanal própria, a Ver-A-Cerva, uma Amber Lager especialmente desenvolvida para ser saboreada a qualquer hora do dia. 

Criada em parceria com a cervejaria Rio Negro, de Manaus, a nova cerveja tem coloração caramelada aroma sutil de maltes especiais e amargor moderado. Disponibilizada em garrafas de 500ml, a Ver-A-Cerva é vendida ao preço de R$21. 

Inspirada no Ver-o-Peso, assim como o próprio restaurante, a cerveja traz em seu rótulo uma homenagem ao mercado, à cultura e lendas da Amazônia. 


O espaço 

Inaugurado há cinco meses, no bairro do Umarizal, o Ver-O-Açaí já é sucesso entre os amantes da culinária regional. O local tem ambiente convidativo para quem deseja apreciar uma boa comida paraense, cercado de elementos e detalhes que lembram e homenageiam a cultura do Pará. 

Os idealizadores do espaço, os irmãos De Andrade Façanha, materializaram um sonho antigo de família. “Esse era um sonho de nossa mãe que estamos realizando, e tudo foi pensado para que o cliente não apenas tenha uma refeição incrível, mas tenha uma experiência inesquecível”, disse Maurício Façanha. 


Com uma proposta diferente, ilhas de mesas e cadeiras foram posicionadas para criar áreas de convivência no espaço, assim como no Ver-o-Peso, onde a refeição é feita em mesas compartilhadas. 

Com clima tranquilo e aconchegante, a casa de comida paraense reúne em seu cardápio mais de 50 opções de pratos regionais, além de sobremesas e bebidas. Quem for ao local, vai poder conferir um ar paraense que toma conta do tempero da cozinha, da decoração, da administração e do atendimento.

Fonte: Emiliana Monteiro

Senior e ANDAV fecham parceria


A Senior, empresa especialista em software para gestão, com mais de 12 mil clientes no país, acaba de fechar mais uma parceria, desta vez com a ANDAV -  Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários. Com isso, a associação passa a usar o ERP e o CRM da companhia, integrando vários sistemas usados pela entidade atualmente. 

“Podemos otimizar os processos da ANDAV e gerar valor para a rede de associados também, estendendo nossas ferramentas como o nosso CRM, que permitirá uma conexão com todos”, destaca a Diretora de Agronegócios na Senior, Cintia Leitão. 

Com mais de 30 anos de expertise em tecnologia para gestão, a Senior se destacou no processo de fechamento de contrato por trazer soluções completas e integradas, podendo oferecer novas otimizações e tecnologias futuramente. 

“Avaliamos a necessidade de um sistema mais integrado e encontramos na Senior um trabalho que passa muita confiança, responsabilidade e visão do cenário agro, algo extremamente importante para mudanças que possam ocorrer ao longo do caminho. Essa parceria faz parte do projeto da ANDAV em intensificar sua comunicação junto aos associados”, conta o presidente executivo da ANDAV, Henrique Mazotini.

Fonte: Marcelo Fontenele

sábado, 24 de agosto de 2019

Transformação em notas musicais


Pela primeira vez na Amazônia, com o apoio da Mineração Rio do Norte, o projeto Orquestra Maré do Amanhã realiza apresentações culturais na operação e comunidades vizinhas do distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná.

Melodias que vão desde as músicas clássicas de Bach, Beethoven, Mozart até o rock, MPB e canções regionais. É no compasso desses ritmos que o ProjetoOrquestra Maré do Amanhã, sediado no Complexo da Maré no Rio de Janeiro, chega pela primeira vez à Amazônia para apresentações culturais e também para compartilhar a transformação de vida de cerca de 4 mil crianças e adolescentes beneficiados pela iniciativa. O grupo, que conta com o patrocínio de uma das acionistas da Mineração Rio do Norte, a South 32, está no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, para realizar concertos nas comunidades vizinhas ao projeto de bauxita da MRN.

A produção musical faz parte das comemorações dos 40 anos da mineradora, no Pará. Integrantes do Maré do Amanhã aproveitam o cenário da floresta amazônica, em particular as belezas naturais da Floresta Nacional de Saracá-Taquera, para gravar imagens para compor um clipe, que também terá imagens de uma das minas da empresa visitada pelos músicos. O grupo fez também uma apresentação especial para cerca de 15 operadores da MRN na área de lavra, que pararam por alguns momentos suas atividades para assistir à Orquestra. “Estamos muito felizes por celebrar os 40 anos da nossa empresa com um projeto que traz exemplo de superação, o talento incrível de muitos jovens e apresentações com música clássica, por vezes, tão difícil de se ver na região. Também é um momento de troca de conhecimento com grupos musicais locais e isso, com certeza, só enriquece a nossa cultura”, destaca Rachel Pessôa, Gerente de Comunicação da MRN.

O projeto trouxe para Porto Trombetas dez dos 40 músicos profissionais da orquestra. Carlos Eduardo Prazeres, fundador e diretor do Maré da Amanhã, relata que o grupo está encantado com a oportunidade. “É primeira vez que estão em plena floresta amazônica levando música clássica. Isso está sendo gostoso e mágico. Quando souberam que iam visitar comunidades quilombolas ficaram emocionados. Um dos nossos músicos comentou: quem diria que um dia eu estaria na Amazônia para fazer uma apresentação musical. A aventura começou pela viagem de barco pelo rio Tapajós até o rio Trombetas, que são lindos”, conta.

As apresentações do Maré do Amanhã ocorrem também neste sábado na Noite Cultural dos 40 anos da MRN, que será realizada no estacionamento do Centro Comunitário de Porto Trombetas, com mais três apresentações previstas nos municípios de Oriximiná, na Praça da Igreja da Matriz às 9 horas da manhã, e Óbidos, na Praça de Cultura às 20h30 no domingo (25) e em Santarém, na segunda (26), na orla da cidade, às 20h. O evento também terá a participação de atrações musicais das comunidades, como Grupo de Dança Parauara, Banda de Música de Terra Santa, Quadrilha Morumbi, Banda de Música de Faro e Banda Pará Pariu.

Integração local e multiplicação de sonhos

Para Creusarina da Conceição, gestora da escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na comunidade Moura, vizinha da MRN, trocar experiências entre os membros da orquestra e os jovens da escola foi um momento especial: “É uma honra poder receber a Orquestra da Maré na nossa comunidade e ver essa parceria que a MRN tem com as comunidades, mostrar nosso trabalho desenvolvido na escola e ter essa troca de conhecimento”, diz.

O sonho de fazer um projeto voltado para musicalização de crianças residentes nas comunidades do Complexo da Maré nasceu em 2010, com 24 adolescentes, que se tornariam no futuro multiplicadores, ensinando outros a tocar instrumentos, como violino, viola, violoncelo, flauta, contrabaixo e oboé. “Eles fizeram curso de música, com o método Suzuki, que utiliza a educação musical para enriquecer e melhorar a vida de estudantes. Depois disso, começamos a multiplicar, entrando nas pré-escolas da Maré. O grupo já tocou nos principais teatros do país e também no Vaticano, fazendo apresentação para o Papa Francisco”, comemora.

Para ele, a música tem o poder de transformar e a prova disso é o Maré do Amanhã. “Claro que nem todos vão se tornar músicos, mas nosso objetivo é fazer com que a música abra a mente para que crianças e adolescentes possam enxergar novos horizontes. Só pela educação e pela cultura é que se tem transformação. Eu estou vivenciando e vendo essa mudança na Maré”, declara. 


Fonte: Temple Comunicação