quarta-feira, 31 de julho de 2019

Aumento da frota nas cidades exige soluções tecnológicas


Para melhorar a fluidez no trânsito, Pumatronix lança o VIGIA-VL, que automatiza e amplia o monitoramento de semáforos. 
Com 101,3 milhões de veículos em circulação nas vias públicas do Brasil, as soluções tecnológicas são decisivas para melhorar o fluxo nos centros urbanos, reduzir congestionamentos, bloqueios dos cruzamentos e acidentes de trânsito. Atenta a questões de mobilidade urbana, a Pumatronix acaba de lançar a sua nova solução, o VIGIA-VL, que busca trazer um conceito de “onda verde” para as cidades, isto é, a sincronização dos semáforos.
De acordo com o CEO da Pumatronix, Sylvio Calixto, o VIGIA-VL pretende entender o fluxo das ruas e das cidades e usar essa informação para fazer o planejamento dos semáforos e controle do tráfego de veículos. “O sistema, que é integrado a controladores semafóricos, possibilita um melhor monitoramento e análise do tráfego de veículos por vídeo, tanto para grandes centros urbanos como para pequenos e médios”, explica.
O CEO ainda complementa que a nova solução está em sintonia com o conceito de mobilidade, uma vez que o aumento de frota veicular é um problema para os motoristas que, todos os dias, perdem muitas horas no trânsito.
O gerente de marketing da Pumatronix, Ian Robinson, acrescenta que, com o VIGIA-VL, os semáforos podem ser programados conforme horário e fluxo das diferentes vias. “A análise é feita em tempo real, com monitoramento de até 16 faixas por controlador semafórico. A solução fornece informações para o sistema realizar a gestão do tráfego de forma adaptativa, com ajustes de temporização conforme o fluxo de cada via. A taxa de ocupação, a previsão de filas e o tamanho delas também são identificadas por meio do sistema”, expõe o gerente.
Menos congestionamento
Na prática, conforme comenta o consultor e especialista de trânsito e transporte da Tranzum, Alexandre Zum, com soluções semafóricas a melhoria em redução de trânsito e congestionamento pode chegar a 25% para cidades com trânsito regular. Já em cidades de grande porte, como é o caso de São Paulo, a redução pode chegar a 50%.
Esses números levam em conta a substituição dos controladores mais antigos, cuja programação semafórica já está comprometida, por controladores com inteligência, que otimizam a operação de sinal aberto , atingindo a sua capacidade máxima e privilegiando a formação de “ondas verdes” para os motoristas.
Ele comenta que o principal problema, hoje, está ligado à manutenção do sistema semafórico em tempo real. “Com um sistema como o VIGIA-VL, haverá uma economia de tempo para os motoristas, redução de estresse e economia na manutenção de detectores magnéticos para as prefeituras”, pontua.
Em uma avaliação geral, o especialista de trânsito e transporte alerta que é essencial para a segurança que qualquer cidade média tenha esse controle semafórico, especialmente nos cruzamentos. “Os novos sistemas permitem que controladores de marcas diferentes consigam operar de forma unificada”, conclui.


Sobre a empresa - A Pumatronix é uma empresa brasileira de alta tecnologia que fabrica e desenvolve soluções para ITS (Intelligent Transportation Systems) de alta acuracidade na captação e processamento de imagens. Os constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento resultam em um portfólio de produtos eficientes que visam facilitar a gestão do tráfego urbano e rodoviário. Desta forma, a companhia contribui para a modernização das cidades inteligentes e mobilidade urbana.

Fonte: 

LiftBank lança promoção de tarifa zero para contas abertas em agosto


O LiftBank (liftbank.com.br), primeiro Banco Digital voltado exclusivamente para o empreendedor, acaba de lançar uma promoção em que todas as contas abertas no mês de agosto deste ano estarão isentas da cobrança de tarifa de manutenção da conta. A promoção visa atrair novos clientes e promete dar gratuidade na mensalidade enquanto o cliente mantiver a conta ativa na plataforma. A mensalidade custa R$19,90.
O Banco Digital chega ao mercado de fintechs com o diferencial de já nascer e ser exclusivo para pessoas jurídicas, inclusive com o foco no pequeno e microempreendedor. A plataforma foi criada pelos executivos Victor Farias, fundador e ex-CEO da Pag!; Alexandre Soares, ex-CFO da Wine; e Deivid Bitti, CTO com passagens em grandes empresas como Vale e Autoglass, o funding para operação vem do Grupo Avista. 
A fintech já nasce com as funcionalidades de receber e transferir dinheiro entre contas, sacar, fazer compras com cartão MasterCard com tecnologia contactless nas funções débito e crédito, inclusive com a opção do cartão Business Black, pagar contas, recarregar celulares, entre outras funcionalidades. Além disso, já vem com a opção do LiftPay, plataforma de pagamentos e maquininhas, fundamental para as empresas.
“Nossa meta é alcançar todos os níveis de empreendedores, desde aquele microempreendedor que vende pastel na praia e precisa receber seu dinheiro através de uma maquininha de cartão, transferir dinheiro para seu funcionário de forma ágil e fácil através do aplicativo, comprar sua matéria prima, até empresas maiores que entendem como as novas tecnologias e soluções podem agregar valor ao seu dia a dia”, explica Victor Farias, fundador do LiftBank.
O LiftBank tem como meta fechar 2019 com cerca de 40 mil contas ativas e, em dezembro de 2020 com 100 mil contas ativas e movimentando cerca de R$ 500 milhões nas máquinas de cartões LiftPay. 
A promoção de gratuidade na mensalidade é válida durante todo o mês de agosto de 2019. Para abrir sua conta basta baixar o aplicativo do LiftBank, que estará disponível tanto para IOS como para Android. Vale lembrar que todas as funcionalidades do Banco Digital são 100% digitais e podem ser feitas através do app

Fonte: LiftBank

Agosto Dourado: mês estimula e traz a importância do aleitamento materno


O leite materno é o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê, portanto a amamentação é essencial para a saúde tanto do bebê quanto da mãe. Dando força a este ato de amor, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está com uma programação em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno e à Semana Municipal do Bebê que contará com abrangentes atividades intersetoriais gratuitas no período de 1 a 9 de agosto.
A abertura oficial será na quinta-feira, 1º de agosto, às 8h30, no Centro de Referência da Criança. Na ocasião, o prefeito Nélio Aguiar entregará a chave da cidade à primeira criança que nascer no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), na referida data, como parte da iniciativa do Selo Unicef.

Haverá ainda diversas atividades que reforçarão sobre a importância do aleitamento materno e o vínculo mãe e filho como oficinas sobre alimentação saudável e demais temas; entrega de cadernetas de vacinação; teste do pezinho; teste da orelhinha; consulta médica, etc.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade receberão as intervenções de assistência à saúde. Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) também terão atividades voltadas à saúde e educação.

Trazendo o tema "Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!", todas as atividades foram planejadas para promover a formação de vínculo e estimulação do bebê com os pais de forma a contribuir para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar.

O encerramento ocorrerá no dia 9 de agosto no Parque da Cidade com uma blitz que contará com a presença de profissionais da Saúde, Educação e Assistência; pais e responsáveis; além de orientações sobre a técnica de shantala para aliviar cólicas, gases e desconfortos do bebê.

Por que amamentar?
O leite materno ajuda na imunização do bebê contra muitos vírus e bactérias, estimula o intestino da criança a se desenvolver, ajuda a evitar a icterícia e diminui as chances de desenvolver inúmeras doenças; contém proteína, lactose, vitaminas, minerais, água, gordura e todos os demais nutrientes que a criança necessita para o crescimento e desenvolvimento até os seis meses de idade.

Com a amamentação, o bebê terá uma digestão mais fácil, porque o leite materno é melhor absorvido e tolerado pelo organismo do bebê, diminuindo as cólicas.

Além de beneficiar o bebê, a amamentação também beneficia a mãe que, além de aumentar o vínculo afetivo com o bebê, se sente mais segura e menos ansiosa. O útero volta ao tamanho normal mais rapidamente, além de apresentar menos chances de desenvolver anemia, hemorragias, câncer de mama e ovário no pós-parto. Estará também menos propensa a sofrer com osteoporose.

Depois de seis meses de vida, outros alimentos já podem ser oferecidos à criança, mas a mãe pode e deve amamentar o filho pelo menos até ele completar um ano de idade.

Agosto Dourado
O Agosto Dourado foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), 1 a 7 de agosto, que é um movimento estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), iniciado em 1992, em defesa da amamentação.

A iniciativa tem como meta estabelecer o direito da mulher em amamentar de forma segura, encorajando também a participação da sociedade, profissionais da saúde e profissionais da educação a se envolverem nessa questão, tanto durante o período da amamentação, quanto ao longo de toda a maternidade.

Fonte: PMS

97% das empresas tem problemas para concluir e trabalhar com documentos em papel

DocuSign
Xcom
Automação dos processos de contrato geram grandes Retornos Sobre Investimento (ROI), destaca estudo
Estudo analisa e qualifica os custos, menores riscos e uma melhor experiência do consumidor
Enquanto a maioria das empresas seguem utilizando contratos manuais, as que automatizam a forma como conduzem esses processos e se relacionam com clientes, vendedores e colaboradores podem fazer negócios com mais agilidade, menor custo e risco, além de proporcionar uma melhor experiência de consumo. Esse cenário faz parte do The State of Systems of Agreement 2019, estudo divulgado hoje pela Forrester Consulting em parceria com a DocuSign (NASDAQ: DOCU), empresa pioneira e líder em assinatura eletrônica.
O estudo analisa os benefícios das empresas em conectarem e automatizarem seus processos de contratos, ou seja, a maneira como preparam, assinam, executam e gerenciam os documentos que são decisivos para suas transações. Forma entrevistados cerca de 600 líderes de negócios e tecnologia em organizações na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul, entre 250 e 20.000 funcionários, que possuem iniciativas de transformação digital.
De acordo com a pesquisa, 97% das companhias tiveram problemas para concluir e trabalhar com documentos em papel. Entre os principais desafios, estava a incapacidade de indexar e pesquisar o conteúdo deles, gerenciar sua segurança e confidencialidade, obter insights dos dados contidos nos contratos, armazená-los e gerenciá-los de maneira centralizada, bem como garantir sua conformidade normativa. No entanto, o estudo também mostrou que as empresas que começaram a implementar tecnologias para remover a barreira da assinatura física, como por exemplo a assinatura eletrônica, enxergaram melhorias rapidamente.
Segundo o líder de transformação digital de uma empresa de serviços financeiros, “é seis vezes mais rápido entregar um formulário de pedido aos clientes usando nossa experiência digital do que a analógica, já que processamos pedidos três vezes mais rápido em ambiente digital”.
Já o gerente de serviços globais de uma empresa farmacêutica fez a seguinte observação: "Estamos descobrindo que leva cerca de 15 minutos para assinar um contrato de maneira digital, onde costumava levar dias ou semanas. Em termos de redução de custos, cada envelope digital economiza US$ 25 para a nossa empresa, multiplicado por mais de 300.000 envelopes enviados só no ano passado”.
As principais conclusões do estudo da Forrester Consulting incluem:
  • Processos de contrato manuais estão impactando negativamente as empresas: no ano passado, 46% dos entrevistados tiveram o início de projetos atrasados, 45% tiveram experiências ruins com os clientes, 42% apresentaram atrasos no reconhecimento de receita e 39% tiveram que arcar com impressão, envio por correio e fax desnecessários.
  • Os benefícios dos processos de contrato automatizado se alinham diretamente às prioridades de negócios: a principal prioridade de negócios de 2019 para empresas pesquisadas era melhorar a experiência do cliente, com 74% entendendo-a como “alta” ou “crítica”. Ela é seguida por fortalecer a segurança e conformidade (72%), aumentar a produtividade dos funcionários (69%) e aumentar a agilidade nos negócios (68%). Cada uma delas pode ser atendida diretamente pela automação de processos de contrato.
  • Ainda há trabalho a ser feito na digitalização: a maioria das organizações adotou algum grau de automação, mas seus processos ainda envolvem tarefas manuais significativas, que resultam em trabalho extra, erros, custos desnecessários, atrasos na execução e riscos de segurança e conformidade. Apenas 13% das organizações pesquisadas são consideradas “líderes” quealcançaram eficiências significativas em todas as fases do ciclo de vida do contrato.
"Os acordos são fundamentais para os momentos que importam na rotina das pessoas e das empresas - desde abrir uma conta bancária, aceitar uma oferta de emprego, solicitar uma licença de construção, até comprar uma nova casa", disse Scott Olrich, COO da DocuSign. “Este estudo ilustra as oportunidades para as organizações modernizarem seus sistemas de contratos, permitindo que eles façam negócios mais rapidamente, com menor custo e oferecendo uma melhor experiência de consumo”.
Para saber mais sobre os resultados da automatização de processos em diferentes indústrias e ver as recomendações da Forrester Consulting para embarcar em um caminho para transformar sistemas de contratos digitalmente, faça o download do relatório completo. Para mais informações, visitehttps://www.docusign.com.br/.
Sobre a DocuSign
A DocuSign ajuda organizações a conectarem e automatizarem a maneira como preparam, assinam, agem e gerenciam acordos. Como parte do DocuSign Agreement Cloud, a companhia oferece a solução líder mundial de assinatura eletrônica, permitindo assinar documentos em praticamente qualquer dispositivo, de qualquer lugar com conexão e a qualquer momento. Hoje, mais de 500 mil clientes e centenas de milhões de usuários, em mais de 180 países, usam a DocuSign para acelerar os negócios e simplificar a vida das pessoas.
Para mais informações, visite www.docusign.com.br, ou siga @DocuSign no Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.

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XCOM Agência de Comunicação DocuSign

TIBCO Spotfire X é premiado como a melhor solução de Analytics & Intelligence Reporting



TIBCO Software Inc., líder global em integração, gerenciamento de APIs e analytics, ganhou o prêmio de Melhor Negócio Mundial de Solução de Business Intelligence Reporting de 2019 pelo TIBCO Spotfire®, oferecido pela Software & Information Industry Association (SIIA) CODiE Awards. O CODiE Awards reconhece empresas que desenvolvem produtos de tecnologia de negócios mais inovadores nos Estados Unidos e mundialmente.

A conquista se soma a outros reconhecimentos da indústria ao Spotfire® e confirma ainda mais a importância da solução para empresas que estão sob crescente pressão para satisfazer as necessidades dos clientes, fornecendo soluções analíticas flexíveis e ágeis que podem operar em grande escala.

“Estamos muito felizes em ganhar o prêmio SIIA CODiE e por oferecer a mais abrangente solução de inteligência e análise”, disse Brad Hopper, vice-presidente de estratégia de produtos de analytics da TIBCO. “Nossos clientes entendem a importância de ter a plataforma de analytics certa para impulsionar seus negócios. Este prêmio confirma ainda mais a adequação do Spotfire para todos os casos de uso de analytics, bem como destaca seu valor em ajudar nossos clientes e parceiros a transformar dados em inovação e impulsionar os resultados dos negócios. ”

TIBCO Spotfire é uma plataforma de análise completa. A experiência impulsionada por pesquisa e baseada em Inteligência Artificial, com integração de dados incorporados e analytics avançado, torna fácil e rápido a visualização de descobertas em tempo real a partir de dados “at rest” e “in motion”. O Spotfire oferece inúmeros recursos em grande escala, incluindo uma ampla gama de visual analytics, predictive analytics, location analytics e streaming analytics. Ao aproveitar o poder das inovadoras tecnologias e de código aberto, os clientes e parceiros da TIBCO podem identificar de forma rápida e fácil os insights ​​a partir de grandes volumes de dados.
 
“O CODiE Awards vem reconhecendo há muito tempo as soluções mais inovadoras e de alto impacto do mercado, e os vencedores de 2019 continuam essa tradição ”, disse Jeff Joseph, presidente da SIIA. “Estamos entusiasmados em destacar esses grandes produtos e o poder que eles têm para revolucionar a forma como fazemos negócios. Parabéns a todos os nossos homenageados. ”

A SIIA, a principal associação comercial para as indústrias de software e conteúdo digital, anunciou a lista completa de vencedores do CODiE durante uma cerimônia especial de premiação em São Francisco em 12 de junho.

O SIIA CODiE Awards é a única prêmiação abalizada por especialistas do setor. A indicação dos nominados é feita por especialistas em tecnologia de software e negócios com vasta experiência no setor, incluindo membros da indústria, analistas, mídia, blogueiros, banqueiros e investidores. As pontuações da avaliação dos juízes determinam os finalistas. Na sequência, os membros da SIIA votam nos finalistas e as pontuações de ambas as rodadas são tabuladas para selecionar os vencedores. Quarenta e quatro prêmios foram concedidos este ano para produtos e serviços implantados especificamente para empresas de software, informações e mídia B2B, incluindo o novo Melhor Produto de Tecnologia de Negócios, concedido ao produto com a maior pontuação de ambas as rodadas do julgamento. Dez prêmios foram dados como parte dos Prêmios CODiE da Empresa, que reconhecem indivíduos, empresas e equipes de destaque.


Acesse mais informacoes sobre o CODiE Awards e todos os detalhes dos premiados no SIIA website.
 
Saiba mais sobre a experiência baseada em pesquisa e Inteligência Artificial da TIBCO Spotfire.



Sobre a TIBCO

Sobre a TIBCO A TIBCO alimenta negócios digitais, permitindo melhores decisões e ações mais rápidas e inteligentes por meio do TIBCO Connected Intelligence Cloud. De APIs e sistemas a dispositivos e pessoas, interligamos tudo, captamos dados em tempo real onde quer que estejam e aumentamos a inteligência do seu negócio por meio de insights analíticos. Milhares de clientes em todo o mundo confiam em nós para construir experiências interessantes, energizar operações e impulsionar a inovação. Saiba como a TIBCO torna o digital mais inteligente emwww.tibco.com.

Sobre os prêmios SIIA CODiE ™

O SIIA CODiE Awards é o único prêmio abalizado por especialistas para apresentar os melhores produtos e serviços da tecnologia de negócios e educação. Desde 1986, milhares de produtos, serviços e soluções foram reconhecidos por alcançar a excelência. Para mais informações, visite siia.net/CODiE.

Fonte: TIBCO

Gmef esclarece sobre regulamento do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019


Membros do Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef) reuniram nesta terça-feira (30), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), para esclarecer sobre as inscrições e regulamento do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019. Santarém tem 23 projetos inscritos no Prêmio Municipal e a expectativa da coordenação é que este mesmo número participe da etapa Nacional.

"Esse encontro foi importante para esclarecer todo o processo do edital sobre os objetivos, categorias, cronograma, período de inscrições, premiação e outros assuntos pertinentes. Conhecendo o edital os participantes têm a clareza e o olhar bem diferenciado do projeto que será apresentado. Se o participante seguir à risca terá menos possibilidade de falhar no projeto. Pelos projetos que a gente vem acompanhando todos estão bons, é até difícil escolher o melhor. Se os projetos estão bons isso significa que as ações nas escolas estão boas e é isso que nós queremos. Temos grande chances de ganhar o Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A grande novidade deste ano é a realização de uma etapa classificatória regional, para as categorias escolas e instituições, uma forma de valorizar todas as regiões do Brasil", destacou o membro do Gmef, Alcindo Pinho.


Para o professor da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha, Assis Costa Pereira, a premiação é mais um incentivo às práticas que a unidade já realiza com os alunos. "É a primeira vez que uma escola da região de rios participará de um concurso de alto nível, que é o Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A escola e comunidade abraçaram o projeto que estamos desenvolvendo e que vai trazer benefícios para nossos alunos. Vamos tratar da temática sobre a preservação do patrimônio público e cidadania. Educação Fiscal é um tema que já trabalhamos em sala de aula e esse encontro foi muito proveitoso porque deu para tirarmos todas as dúvidas. Estamos confiantes e a expectativa é ganhar a premiação", disse.

Sobre - O Prêmio Nacional de Educação Fiscal tem como principal objetivo reconhecer melhores iniciativas de educação fiscal no país. Podem participar entes federativos, órgãos públicos, escolas, universidades e pessoas jurídicas, além de jornalistas ou pessoas físicas que desenvolvam projetos voltados à educação fiscal.

Nesta oitava edição o evento contempla quatro categorias, sendo:

Escolas: abrange instituições públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Instituições: contempla universidades, organização não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada.

Imprensa: Voltada a profissionais de comunicação com atuação em mídia impressa, Tv, rádio ou internet e a estudante de jornalismo com reportagens publicadas em jornais laboratório impressos ou digitais.

Tecnologias: destinada a amadores, profissionais e organizações de iniciativa pública, privada ou do terceiro setor, que desenvolvam ou financiem o desenvolvimento de aplicativos, jogos e programa de computadores ou dispositivos moveis, aplicados à educação fiscal.

Inscrições - As inscrições do Prêmio Nacional de Educação Fiscal vão até o dia 10 de agosto para escolas e instituições. Os projetos das categorias imprensa e tecnologias têm prazo até o dia 10 de outubro deste ano. Inscrições e regulamento neste link: www.premioeducacaofiscal.org.br.

Temáticas do Prêmio - Poderão ser inscritos projetos que abranjam conceitos tributários básicos e sobre a função social dos tributos, atuação do Fisco no Estado Brasileiro, combate à sonegação e corrupção fiscal, importância da nota e do cupom fiscal, acompanhamento das contas públicas, controle social, transparência e qualidade dos gastos públicos, preservação do patrimônio público como combate ao vandalismo, dentre outros.

Premiação - A solenidade de premiação ocorrerá no dia 29 de novembro, na sede da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp). Durante a festa, as 18 melhores iniciativas receberão Certificado de Reconhecimento. Nove projetos serão os vencedores desta edição: 3 escolas, 2 instituições, 2 jornalistas e 9 projetos de tecnologia. Ao todo, serão concedidos R$ 51 mil em prêmios.

Realização - O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é uma ação da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRB), Secretaria de Tesouro Nacional (STN), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), com a organização da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e o apoio de entidades, empresas e órgãos governamentais.

Fonte: PMS

Micro-ônibus com acessibilidade é entregue para fortalecer Assistência Social de Santarém


Fortalecendo a atuação da Assistência Social no município, a Prefeitura de Santarém entregou para a pasta, na manhã desta quarta-feira (31), um micro-ônibus com capacidade para 22 lugares, além de dispositivo de acessibilidade para cadeirante. O veículo é doação do Governo Federal fruto de proposta voluntária escrita pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras).

A cerimônia contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, do presidente da Câmara de Vereadores Emyr Aguiar, secretários municipais, vereadores e servidores.

A titular da pasta de Assistência Social Celsa Brito destacou que a Secretaria enviou a documentação de requerimento para o veículo assim que as propostas voluntárias do Governo Federal com o Ministério da Cidadania foram abertas. 

O pedido obteve resposta positiva da doação devido o município estar em dia com o CAUC do município - serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal, pelos entes federativos, seus órgãos e entidades, e pelas organizações da sociedade civil (OSC). Para isso, o CAUC consolida em um documento único os dados recebidos de cadastros de adimplência ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais geridos pelos órgãos e entidades da União.


"Estamos muito felizes, pois iremos aprimorar nossas ações com o recebimento do micro-ônibus com acessibilidade. É o primeiro do município e irá melhorar o deslocamento dos nossos usuários e servidores em nossas ações", observou Celsa Brito.

Confira também:
Durante a solenidade, o prefeito Nélio Aguiar entregou a chave para a secretária Celsa Brito e destacou os avanços que serão obtidos com a entrega do veículo. "Estamos dando continuidade ao trabalho de reestruturação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social no município, para poder prestar o melhor serviço aos nossos usuários e a nossa população. Esse micro-ônibus tem um grande significado, Santarém não dispunha de um veículo como esse com acessibilidade e assim irá suprir a necessidade da Secretaria".






Fonte: PMS

Mais de 63 mil alunos da rede municipal de ensino retornam as aulas nesta quinta-feira em Santarém


As escolas da rede municipal de ensino voltam às aulas para o segundo semestre de 2019 nesta quinta-feira, 1º de agosto. Para o retorno, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) programou algumas atividades em uma abertura oficial na Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida, no bairro Nova República, às 8h. Na ocasião será socializada a agenda de compromissos, para o segundo semestre, com o tema: "Educa Santarém, juntos pelo direito de aprender".

Capacitação ofertada as merendeiras escolares para garantir maior qualidade ao alimento oferecido as crianças e adolescentes. Foto: Ascom/Semed.Durante o período de recesso, a Semed promoveu capacitação a seus servidores que trabalham com o preparo da merenda escolar, ajustou planejamento, trabalhou a organização da Semana da Pátria 2019 e deu início a construção, revitalização e pintura de diversas escolas na cidade e no interior.

A secretária municipal de Educação, Mara Belo, informou que o cronograma de entrega da merenda escolar está sendo cumprido para garantir a alimentação dos alunos a partir do primeiro dia de aula. "Além disso, a Semed está trabalhando a mobilização das comunidades rurais, por meio de uma exposição sobre o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), com a finalidade de qualificá-los para participarem da chamada pública comercializando os produtos da Agricultura Familiar, a fim de compor o cardápio da merenda escolar em 2020."

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A titular fez uma recomendação aos pais para auxiliarem os professores no processo de ensino-aprendizagem. "O material didático é um item muito importante ao desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula. A recomendação aos pais é que ajudem os professores diariamente para que o aluno não se esqueça dos livros e dos cadernos e nem de fazer as atividades programadas para casa. Neste segundo semestre será realizada a prova do IDEB e todo um trabalho será desenvolvido de maneira que todos participem. O ano letivo referente a 2019, encerrará em 30 de dezembro."

Semed orienta para que pais auxiliem professores no processo de ensino-aprendizagem. Foto: Ronaldo Ferreira.Sobre as datas mais festivas e sociais da escola, Mara Belo destacou o Dia das Crianças, os jogos e outras iniciativas em que o lúdico esteja associado as atividades pedagógicas. Além disso, os pais precisam estar atentos quanto as datas da semana de avaliações dos bimestres, a fim de que os alunos se preparem melhor para as provas. Outra data que precisa da atenção dos pais, professores e alunos é o período de recuperação, nos últimos dias do mês de dezembro. "Os dias de recuperação estão incluídos aos 200 dias letivos, que requer uma atenção maior da gestão escolar com relação à organização dos professores, mas principalmente, dos alunos", ressaltou.
Para o assessor de assuntos educacionais da Semed, professor Marcos Gentil, é importante que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos e os motivem com relação à realização das atividades escolares.


Trabalho constante no período de férias

A Secretaria Municipal de Educação utilizou o período das férias escolares para promover treinamento de servidores, principalmente, aos manipuladores da Alimentação Escolar; a formação continuada dos técnicos, professores, pedagogos e gestores. Além disso, o prefeito Nélio Aguiar também autorizou a revitalização, reforma e ampliação, construção e pintura de diversas unidades escolares do ensino fundamental e da educação infantil na cidade e nas regiões de rios e de planalto.

Escola de Artes Emir Bemerguy já está em processo de ampliação e revitalização do prédio. Foto: Ronaldo Ferreira.Na Escola de Artes Emir Bemerguy houve o início da construção de uma sala para dança urbana e revitalização geral do prédio; na Escola Ecila Nobre dos Santos a ampliação de duas salas de aula, uma sala multiuso, uma diretoria e uma secretaria; na Escola Delano Riker Teles de Menezes, a ampliação de duas salas de aula e revitalização do prédio; na Escola Aldo Ferreira Campos, a revitalização geral do prédio, a construção de quatro novas salas de aula e do mudo; na Escola Maria de Lourdes Almeida, a revitalização completa da pintura.

Nas instituições educacionais do interior houve pintura das escolas Nossa Senhora do Carmo, na comunidade de Membeca; Humberto Alencar Castelo Branco, na comunidade de Vila Socorro. A Escola São Sebastião, na comunidade Estrada Nova, receberá pintura e ampliação com duas salas de aula, com obra prevista para ser entregue em agosto e na Escola Cristo Rei, no planalto serão construídos cozinha, refeitório e área para merenda da escolar.


A Semed fez a aquisição de mais 10 mil carteiras novas e mais 12 mil kits para atender a alimentação escolar, que serão entregues às escolas na primeira semana do mês de agosto.

Outras obras embora autorizadas também estão em andamento como as construções de fossas e sumidouros nas Unidades de Educação Infantil Urumari, Ubaldo Corrêa e nas Escolas Boaventura Queiroz, na comunidade de São Braz e João Batista Miléo, em Santarém.

Além disso, estão em andamento os procedimentos de licitação para reforma das Escolas Brigadeiro Haroldo Veloso, Rotary e Eloína Colares e Silva. A ampliação de seis salas de aula da Escola Sansão Bento Lourido, em Vila Curuai; Construção de mais duas salas de aula na Escola São Vicente de Paula, na comunidade de Paysandu e na escola Joaquim Cavalcante Maia, em Santarém, serão construídos cozinha, dois depósitos, refeitório e banheiros.


A secretária Mara Belo lembrou que todas as obras autorizadas durante o mês de julho de 2019, tem o prazo de seis meses para serem concluídas. A gestão organizou cada uma das situações, na cidade, rios e planalto, para que as atividades de reforma, construção e ampliação não interfiram no reinício das aulas, no dia primeiro de agosto.

Semed em números - 2019

A Semed conta com 398 unidades escolares e de educação infantil, distribuídas nas regiões de Rios (223), planalto (86) e na cidade (89 escolas). Atualmente, estão regularmente matriculados 63.335 alunos, sendo 15.677 na região de rios, no planalto 10.656 e na cidade 37.002.

Quanto à educação infantil são 29 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), totalizando 36 unidades no município, que atendem 2.938 crianças.


Sobre o quantitativo de servidores da Semed são 5.641, distribuídos em 3.031 professores e educador infantil; 236 pedagogos; 238 gestores (diretor/vice de escolas e coordenadores de Umei e Cemei); 523 vigias; 124 auxiliar de serviços gerais; 954 serventes; 322 auxiliar e agentes administrativos e 213 secretários escolares.

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Fonte: PMS