quinta-feira, 27 de junho de 2019

Santa Casa de Porto Alegre usa inteligência artificial para revisar prontuários de pacientes a cada 3,8 segundos

Santa Casa de Porto Alegre

Como parte do Programa de Aceleração de Ida a Mercado em Saúde, as soluções do Robô Laura salvam vidas ao identificar e evitar infecções generalizadas em pacientes hospitalares.

A partir de hoje, a tecnologia da Laura - primeiro robô gerenciador de riscos do mundo – está funcionando na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre para monitorar 70 leitos, detectando precocemente os riscos dos pacientes terem uma infecção generalizada, conhecida como sepse, responsável por 25% das taxas de ocupação do leito em UTI no Brasil, segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). A implementação faz parte do Programa de Aceleração de Ida a Mercado em Saúde que a Santa Casa para promover a inovação em saúde e, até o final de 2020, serão monitorados 1.200 leitos. 

A Laura já começa a funcionar na Santa Casa com uma versão atualizada de sua Inteligência Artificial para identificar pacientes em risco. Com essa atualização, o machine learning leva em conta todo o histórico do paciente ao coletar os sinais vitais para fazer a previsão da deterioração clínica a cada 3,8 segundos, melhorando os protocolos tradicionais para identificar pacientes em risco. “Antes, a cada dez pacientes em risco, a equipe assistencial conseguia detectar quatro. Com machine learning, esse número passou de quatro para aproximadamente oito” declara o diretor de tecnologia da Laura, Cristian Rocha. 

Quando a Laura detecta o risco, alerta a equipe assistencial e otimiza o atendimento, o que resulta em mais vidas salvas. Segundo o diretor médico da Santa Casa de Porto Alegre, Dr. Antonio Kalil, a chegada da Laura é um marco. “Coloca um processo genuinamente inovador, que se vale de inteligência artificial em sua essência, no dia a dia de uma instituição bicentenária. É um olhar de futuro que traz, de forma pioneira para a assistência aos pacientes SUS, aquilo que há de mais moderno, de ponta, em tecnologias hospitalares”, diz Kalil. Em parceria com a techtools ventures, a instituição mantém um programa de aceleração para negócios com soluções para os problemas do setor, conectando a indústria de saúde com startups em um ambiente que favorece a inovação em hospitais. 

Segundo Jeff Plentz, presidente da techtools ventures que faz a cogestão do programa de inovação da Santa Casa de Porto Alegre, esta é a oportunidade para que a Laura, uma empresa genuinamente brasileira, possa ganhar escala e oferecer sua solução em prol dos brasileiros que dependem exclusivamente do SUS. “Como a rede de inovação da techtools ventures endereça soluções sistêmicas para reverter a curva de despesas no SUS que é crescente, estamos contando com o que existe de mais moderno em inteligência artificial para combater a sepse. Com isso, os médicos e profissionais de saúde ganham mais segurança e inteligência no monitoramento de cada caso. Os pacientes são beneficiados com diagnósticos mais precisos e monitoramento em tempo real de seu quadro e, consequentemente, o time de gestão do hospital poderá realizar seu trabalho de forma mais inteligente com dados precisos em mãos”, afirma Plentz. O executivo complementa ainda que, como a rede de inovação em saúde da techtools ventures deve chegar a 200 hospitais até 2021, este programa de aceleração é estratégico para que as soluções do Robô Laura possam ser escaladas rapidamente aos demais hospitais filantrópicos no Brasil e exterior. 

No Brasil, cerca de 670 mil mortes por ano são causadas por sepse. Como as primeiras horas de tratamento são as mais importantes, é crucial ter agilidade na identificação de tipos de infecções, leves ou graves, que possam evoluir para um quadro mais complexo. “A sepse é uma emergência médica e seu tratamento deve ser priorizado, por isso estamos empenhados em levar as soluções do Robô Laura não apenas para pacientes já internados em hospitais, mas também atendimentos nos serviços de urgência e emergência para os todos os hospitais que estão ingressando na rede que tem a Santa Casa de Porto Alegre como uma das precursoras”, declara Plentz. 

Jac Fressatto, CEO da Laura, complementa que “tem certeza de que esse é um resultado muito importante, mas queremos e podemos ir muito além. Nossa meta é atingir 100 hospitais, entre filantrópicos, públicos e privados, até o final de 2019. A tecnologia da Laura tem capacidade produtiva para isso e é otimizada constantemente por uma equipe de profissionais que, mais do que números, acreditam na causa e acreditam que é possível usar a tecnologia para salvar dezenas, centenas e milhares de vidas”, afirma o executivo.

Sobre a techtools ventures

A techtools ventures é uma firma de Venture Capital (VC) focada na gestão de participações e rede de inovação em hospitais que atua em projetos de base científica e tecnológica na área de saúde em negócios com potencial global e de elevado retorno financeiro e social.



Fonte: Juliana Giancolli

TransUnion aposta na segurança em transações on-line e lança solução de automação de processos para prevenção à fraude


Com a solução IDVision with iovation da TransUnion, empresas com atuação digital conseguem validar a identidade sem comprometer a jornada do cliente.

A TransUnion, companhia global de soluções de informação, anuncia no Brasil sua nova oferta de combate à fraude, o IDVision with iovation, uma suíte de ferramentas para verificação de identidade e prevenção à fraude. O lançamento permite que empresas de todos os segmentos protejam seus negócios, ao mesmo tempo em que possibilitam uma jornada de consumo sem interrupções no ambiente digital.

Um estudo recente da TransUnion, conduzido pela Forrester Consulting, apontou que aproximadamente 70% das empresas de serviços financeiros informam que seus clientes preferem usar canais digitais. Por outro lado, 64% das instituições indicam que o crescimento das interações on-line com os clientes aumentou o risco de fraude e roubo de identidade. Quando esse risco não é compreendido em sua profundidade, nem mitigado, ele é revertido no aumento de preço para os bons consumidores.

Com o objetivo de possibilitar mais qualidade ao serviço prestado pelas empresas que atuam no meio digital, bem como oferecer maior segurança aos consumidores, a TransUnion sofisticou o processo de análise e controle de identificação nas operações digitais. O IDVision with iovation foi idealizado com base na implementação de uma estratégia holística, que abrange todas as camadas de proteção da jornada do cliente.

“A inovação nos processos de identificação é uma grande aliada na transformação do relacionamento entre empresas e consumidores. Soluções que unem análise de dados e tecnologia, oferecendo insights sobre o comportamento do consumidor, oferecem mais segurança para as empresas automatizarem seus processos abertura de conta, vendas e concessão de crédito. Evitam assim fraudes, enquanto permitem uma jornada de compra sem processos morosos de identificação nem interrupções. Essa ação garante a fidelização de clientes e, consequentemente, aumenta as vendas”, afirma Claudio Pasqualin, Diretor de Produtos e Desenvolvimento de Negócios da TransUnion.

A maioria dos métodos de prevenção de fraudes podem onerar ou causar algum tipo de impacto na jornada dos clientes. E a tentativa de prevenir fraudes pode causar atrito também para os bons consumidores. Com a utilização de uma solução abrangente, que combina dados, analytics e tecnologias, é possível realizar transações de forma mais segura e integrada no ambiente digital. Tratar a fraude apenas na camada de identificação é insuficiente para evitar as ameaças de fraude e impedir casos de falso positivo. A suíte de prevenção à fraude IDVision with iovation da TransUnion combina competências que atuam em diferentes níveis nas camadas de proteção dos negócios de companhias dos mais diferentes setores:

Camada de Identificação: ampliação da capacidade analítica das empresas validando as informações de seus clientes com informações confiáveis de mercado.

Camada de Transmissão: uso de tecnologias inovadoras - Device Insight e Machine Learning - para proteção das transações dos canais digitais das companhias.
Camada de Fraude: combinação dos dados da corporação com informações de mercado e aplicação de técnicas avançadas de Big Data Analytics na construção de modelos customizados a fim de combater a fraude residual.

As capacidades de identificação e mitigação de fraudes do IDVision with iovation em canais digitais foram desenvolvidas a partir de um robusto conhecimento global de insights sobre fraudes em ambiente digital, aprimorado pelo histórico de mais de 5 bilhões de dispositivos identificados, pela presença em mais de 35 mil websites ou aplicativos e pelo compartilhamento de mais de 30 milhões de ocorrências reportadas pela comunidade de clientes.

A solução também apresenta maior riqueza de informações e garante um melhor relacionamento com os consumidores, já que conta com uma ferramenta de análise de possíveis transações fraudulentas, o Fraud Analytics. Há também uma ferramenta de validação de informações e identidade, o Fraud Checks. Já o FraudForce faz a verificação de dispositivos em tempo real para distinguir bons consumidores de possíveis fraudes em ambiente on-line. Há ainda o SureScore, que a partir dos feedbacks de ocorrências reportadas pelos usuários de usuários e o uso de algoritmos de Machine Learning aufere o nível de confiança de um dispositivo.

Conheça melhor a solução:  https://www.transunion.com.br/product/idvision.

Sobre a TransUnion  

A informação é poderosa. E a TransUnion reconhece sua importância, desenvolvendo e oferecendo ao mercado soluções de informação de maneira inovadora. Por trás de cada dado, consegue encontrar histórias únicas, além de tendências e ideias exclusivas. A TransUnion impacta o desenvolvimento de economias e ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, viabilizando o acesso a bens e serviços, por meio de soluções para a tomada de decisão no relacionamento das organizações com seus clientes e parceiros.  A empresa possui um portfólio de soluções sólido. Fundada em 1968, opera internacionalmente há mais de 30 anos, chegando ao Brasil em 2011. Suas ofertas auxiliam na prospecção de novos clientes, tomada de decisão no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, atendendo centenas de clientes nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, varejo e cobrança. Presente em mais de 30 países, a TransUnion estimula a inovação e apoia comunidades com base em informações e dados alternativos. Nós chamamos isso de Informações para o Bem. Visite http://www.transunion.com.br para saber mais. 

"Ajudamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas". Esse é o PROPÓSITO da TransUnion.

Fonte: Karin Del Nóbile - X.COM 

terça-feira, 25 de junho de 2019

15 suspenses da Netflix que vão te deixar sem fôlego


A Netflix está recheada de filmes perfeitos para deixar qualquer um sem fôlego. Todos eles possuem a mesma característica: Muito suspense que não nos deixa tirar os olhos da tela.
São tramas interessantes, com histórias bem construídas, que misturam um pouco de drama, romance e terror, ingredientes fundamentais para um bom filme de tirar o fôlego.
Veja mais no MSN Brasil:

Alguns destaques são: “Águas Rasas” (2016), de Jaume Collet-Serra, perfeito para quem gosta de uma típica história de tubarão devorador de humanos, e “Horas de Desespero” (2015), dirigido por John Erick Dowdle, que conta a história de uma família norte-americana que se muda para o sudeste asiático em meio a um golpe de estado, mas isso poderá custar suas vidas.
Além desses, confira na galeria de fotos acima 15 suspenses da Netflix que vão te deixar sem fôlego.
Na foto: A Chave Mestra. Cansada da rotina hospitalar, a enfermeira Caroline deixa seu emprego para se tornar cuidadora de Ben, um idoso que sofreu derrame e mora com sua mulher, Violet, em uma região isolada da cidade. Violet entrega à enfermeira uma chave mestra que abre todas as portas da mansão. Ao explorar a casa, Caroline descobre uma sala escondida, onde encontra várias antiguidades e objetos ligados à prática de rituais satânicos

Fonte: Netfilx

Zeca Pagodinho é internado no mesmo hospital do filho de Luciano Huck


Zeca Pagodinho foi internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro, para se submeter a uma cirurgia, nesta terça-feira (25). O cantor, que fará uma septoplastia, está no mesmo centro médico que o filho de Luciano Huck foi encaminhado após o acidente que causou traumatismo craniano.

Filho de Luciano Huck está estável após afundamento de crânio. De acordo com o jornal “Extra”, o artista passará com um otorrino e um pneumologista para tratar uma obstrução nasal de longa data. O procedimento durará cerca de uma hora e o famoso terá que tomar anestesia geral.

Vale lembrar que nos últimos tempos, o veterano passou a cuidar mais da saúde. Entretanto, em maio deste ano, Pagodinho teve um mal-estar durante um show em Montes Claros, Minas Gerais, e precisou ser levado ao hospital. No loca, foi detectada uma queda da pressão arterial.


Fonte: MSN

Ludmilla revela que perdeu contratos após assumir namoro com dançarina


Ludmilla parece que não está vivendo apenas a melhor fase de sua carreira, mas também o melhor momento de sua vida pessoal. 

Participando de um quadro do Domingão do Faustão e depois de lançar seu primeiro DVD, a cantora assumiu namoro com a dançarina Brunna Gonçalves e falou abertamente sobre o assunto na capa da nova edição da revista Ela, do jornal O Globo: 

É muito ruim viver escondendo quem você realmente é. Vivi por muito tempo essa angústia. Já sou uma pessoa que carrega uma mochila lotada de preconceitos. Negra, funkeira, periférica e bissexual... 

Pesado, né? A maioria dos hipócritas não suporta isso. Tem que ter muita disposição para assumir tanta coisa, refletiu ela sobre a decisão de tornar o namoro público.

Fonte: MSN

Filho de Huck e Angélica recebe alta, com ‘excelente recuperação’


Um dos filhos do casal Luciano Huck e Angélica, Benicio, de 11 anos, recebeu alta do Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira, 25. Segundo boletim médico, o garoto “evoluiu com excelente recuperação clínica do trauma cranioencefálico” e “recebeu alta hospitalar para sua casa acompanhado de seus pais”. Benício será reavaliado pela equipe médica nos próximos dias.

Benicio Huck sofreu um acidente no último domingo, 23, enquanto praticava wakeboard na baía de Ilha Grande, no Estado do Rio, e foi levado ao hospital pela família. Em depoimento à Delegacia da Capitania dos Portos de Angra dos Reis (DelAReis), o comandante da lancha afirmou que o menino “desequilibrou-se da prancha e chocou a cabeça na mesma”. Ele passou por uma neurocirurgia no mesmo dia.

Fonte: João Batista Jr.

A solução para seus problemas

Arautos do Evangelho
Novena ao Sagrado Coração de Jesus

Novena ao Sagrado Coração de Jesus 

A solução para seus problemas


Problemas, dificuldades, dramas… nunca faltam em nossas vidas. A solução é buscarmos as forças em Deus. Reze esta novena ao Sagrado Coração de Jesus e peça a intervenção divina.
Rezar a novena
Vela ao Sagrado Coração de Jesus

Acenda sua vela virtual em honra
do Sagrado Coração de Jesus.
Acenda sua vela
Ajude-nos a fazer o bem!

Colabore com as obras evangelizadoras dos Arautos.
Quero ajudar

Notícias da OAB SUBSEÇÃO DE SANTARÉM Ed. 1255


SONHOS REALIZADOS

Sob a coordenação do presidente Ubirajara Bentes, o Conselho Subsecional reuniu extraordinariamente na tarde de terça (18), no auditório “Dr. Armando Homem de Siqueira Cavalcanti” da OAB Subseção de Santarém, contando com a participação ativa de conselheiros, Advogados, estudantes, e familiares dos novos profissionais que ingressaram no Sistema OAB-PA, esta que é uma das solenidades de maior importância para a classe e foi amplamente comemorada durante a entrega de carteiras para doze novos Advogados e para os vinte e dois bacharéis e concluintes dos cursos de Direito, que receberam seus Certificados de aprovação no XXVIII Exame de Ordem.

Além deste momento, durante a solenidade, também aconteceu a posse de dois novos conselheiros subsecionais, Dr. Edivaldo Feitosa Medeiros (ex-corregedor da OAB Santarém) e Dr. Leandro Berwig (ex-vice presidente da OAB Santarém), além da homenagem e de despedida da conselheira Dra. Glaúcia Medeiros da Costa, que renunciou ao cargo que exercia desde 2016 na Subseção Santarém para assumir uma das diretorias da Subseção Óbidos. O Conselheiro Federal da OAB, Dr. José Ronaldo Dias Campos, foi o paraninfo dos novos Advogados e Advogadas que prestaram compromisso e receberam suas carteiras da OAB-PA: Aguinaldo Lima Gomes, Alecksandra Ferreira Magalhães, Anna Karina Lopes Veras, Antonio Evandro Oliveira Brito Junior, Célia Regina Siqueira Maia, Claudio Jose Ramos Fernandes, Gabriele Santos da Silva, Geibber Toseto Zanotto, Hevelyns Débora Magalhães Lira, Ingrid Moura Serafim Vasconcelos, Melissa Ferreira de Melo Pita e Monica Milly Nunes Melo.

SONHOS REALIZADOS II

Os Advogados Anna Karina Lopes Veras e Aguinaldo Lima Gomes falaram em nome dos novos profissionais. José Ronaldo Dias Campos, em sua manifestação, falou sobre o Eduardo Couture e os Mandamentos do Advogado, destacando que os “decálogos do dever, da cortesia e da nobreza da profissão, significam em poucas palavras a dignidade do ministério do advogado. Ordenam e confortam ao mesmo tempo; mantém alerta a consciência do dever; procuram ajustar a condição humana do advogado à missão quase divina da defesa”. O conselheiro Leandro Berwig, aos saudar os compromissos assumidos pelos novos Advogados e Advogadas, ressaltou “a importância e o fortalecimento da OAB e da Advocacia para manter fortalecida a democracia e a sociedade, pois se tivermos uma OAB e o Advogado fracos, certamente teremos uma democracia e a sociedade fracas”.

Ao encerrar a sessão solene do Conselho Subsecional, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santarém, Dr. Ubirajara Bentes de Souza Filho, agradeceu a presença de todos, informou que “o presidente Alberto Campos estaria conosco para entregar as carteiras e saudar os novos Advogados, mas, infelizmente, o vôo que o traria até Santarém foi cancelado, porém, mandou uma mensagem de otimismo e de sucesso profissional para todos”.

SONHOS REALIZADOS III

O presidente Ubirajara Bentes, reafirmou, ainda, a importância do Exame de Ordem “que no dia 04 de julho completará 25 anos por disposição expressa no nosso Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8094/94).”. “A OAB e a Advocacia têm sido alvo de ataques de todos os lados, especialmente daqueles que ficam incomodados com a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil, por não termos vínculo nenhum com os poderes constituídos, não somos estamos  hierarquicamente atrelados a ninguém, o que nos dá liberdade inclusive de judicializar questões que estejam contra os interesses da sociedade e da Advocacia”. “Todos os dias encontramos nas redes sócias fake news desinformando que o presidente da República acabou o exame de ordem por decreto. Só um asno acredita numa desinformação dessa, pois decreto não revogada lei. E tem mais, a educação está mercantilizada, o ensino jurídico virou mercadoria. A autorização do ministério da Educação para a criação de novos cursos de Direito pelos Brasil afora virou moeda de barganha entre o governo federal e políticos corruptos, em troca de votos de apoio espúrio no congresso nacional.

SONHOS REALIZADOS IV

Em seguida completou “Por isso e outras reside um dos fundamentos do Exame de Ordem, que não fomenta concorrência entre os candidatos uma vez que não há vagas limitadas em cada certame, mas serve de “crivo” para colocar no mercado de trabalho profissionais com o mínimo de conhecimento, pois a Ordem dos Advogados do Brasil tem responsabilidade com a sociedade, com o cidadão que procura um profissional e nele descortina suas angústias, suas dores, suas aflições. Esse profissional deve compreender e buscar soluções antes de recorrer à Justiça, deve conciliar, pacificar os conflitos, mediar, buscar a paz entre as partes antagônicas antes de propor demandas, pois é isso que espera-se dos novos Advogados, que em breve deverão assumir a direção da Ordem em todo o Brasil”, finalizou.

O evento contou com a participação da Dra. Gabriela Cabral, vice-presidente da OAB, Dr. Patryck Delduck Feitosa – secretário-geral adjunto e corregedor, Dr. Thiago Anderson Reis Ferreira, diretor tesoureiro, os ex-presidentes da Subseção de Santarém e membros honorários vitalícios do Conselho Subsecional, Dr. Eder Coelho e Dr. José Ronaldo Dias Campos, Dra. Maria da Conceição Cosmo Soares vice–diretora geral da Escola Superior de Advocacia e Dra. Jakelyne Alves Costa – delegada da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará – Delegacia Regional de Santarém.

OAB DEBATE SOBRE OS 50 ANOS DE STONEWALL

Com o objetivo de fortalecer a luta por igualdade, a programação do II Seminário de Gênero, Sexualidade e Cidadania debateu sobre educação, saúde, direitos e políticas públicas.  O evento que foi liderado pela Comissão Especial de Diversidade Sexual e de Gênero da Subseção de Santarém e, durante três dias de evento, desenvolveu uma vasta programação incluído  cine-debate com a exibição do documentário “Morte e Vida de Marsha P. Johnson”, mesas interativas com pedagogos, ativistas, mestres e psicólogos e antropólogos. O tema central 50 anos de Stonewall desafios e conquistas de direitos e políticas públicas LGBTI+ no Brasil, também abordou outras temáticas como:  Inclusão escolar: Orientação afetivo-sexual e identidade de gênero, Direitos Humanos e diversidade: As garantias atuais e as possibilidades de intervenção e ainda integralidade em saúde e comunidade LGBT+. O eixo foi para avaliar, ouvir e propor novas alternativas de luta da população LGBT e quais avanços aconteceu depois de Stonewall.

Integraram as discussões Dr. João Jorge Neto, presidente da comissão de Diversidade Sexual e População LGBTI – OAB Pará, que destacou a importância do evento para a busca por igualde e respeito, também participaram representantes da Universidade do Oeste do Pará, Conselho de Psicologia e a Associação Brasileira de Psicologia Social. A presidente da comissão local, Dra. Camila Diniz, avaliou positivamente as ações desempenhadas pela comissão recém-criada pela subseção e que vem ganhando força para desempenhar ações de orientação e fortalecimento da população LGBT, para lutar por seus direitos.

O término da programação local, que também faz parte do mês da parada do orgulho LGBT, encerra no próximo dia 28 de junho às 19h na Praça Barão de Santarém, com apresentação do grupo Cria Mundo em homenagem às vitimas de LGTIfobia e ainda o show  de  cantores regionais.

OAB VAI AO STF CONTRA REVISTA DE ADVOGADOS EM FÓRUNS DE JUSTIÇA

O Colégio de Presidentes das Seccionais realizado em Brasília, na terça-feira (18), solicitou ao Conselho Federal da OAB o imediato ingresso no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação contra a revista de advogados em fóruns de justiça. Para os presidentes do sistema OAB a advocacia vem sendo tratada de forma discriminatória em todo o país, sendo necessário acionar o Supremo contra a irregularidade. A OAB nacional vai ingressar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) na corte para garantir isonomia aos advogados como destacou o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

“É absolutamente inaceitável que o fórum crie discriminação entre aqueles que fazem parte da família forense. O advogado é indispensável ao funcionamento da justiça, mas é fato que em boa parte dos fóruns no Brasil, onde até há necessidade de segurança – juízes, promotores e servidores não passam pela revista que é exigida no caso dos advogados. Ou a revista serve para todos ou ela não se aplica para aqueles que fazem parte do sistema de justiça no País. É uma questão de isonomia”, afirmou Felipe Santa Cruz.

O Colégio de Presidentes também decidiu acionar o Conselho da Justiça Federal (CJF) para solicitar a revisão e a majoração da tabela de honorários dos advogados dativos. O objetivo é valorizar a atividade de quem atua na defesa e na garantia de justiça da população mais carente. Outro tema debatido no encontro foi a proliferação de cursos de direito no Brasil. O Colégio propôs o ajuizamento de Ação Civil Pública para barrar novas autorizações de abertura de cursos jurídicos. O sistema OAB também vai apoiar um projeto de lei, em andamento na Câmara, para tornar vinculativo o parecer da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB quando da solicitação de novos cursos ao Ministério da Educação (MEC).

O Colégio de Presidentes deliberou ainda sobre a necessidade de convocar toda a advocacia para acompanhar a votação do projeto de lei que criminaliza a violação das prerrogativas. A expectativa é que a medida seja apreciada no Senado na próxima semana e a mobilização da classe será fundamental. Ao final do encontro foi publicada uma carta com todas as deliberações do colegiado.

POSSE DOS NOVOS MEMBROS DO CMDPC

A cerimônia aconteceu no auditório “Dr. Armando Homem de Siqueira Cavalcanti” da OAB Subseção de Santarém, que é uma das parcerias desse importante Conselho municipal por meio da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, criada no ano de 2013, e fortalecida após vigência da Lei nº 13.146/2015, que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência.  Com quatro anos de atuação o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Santarém – CMDPDS foi instituído pela Lei Municipal Nº 20.070/2016 de 14 de setembro de 2016 e instalado em 14 de junho de 2017, como caráter permanente, propositivo, deliberativo e fiscalizador. O principal objetivo é promover a assistência social de forma integrada às políticas setoriais.

O CMDPDS é composto de oito membros em representação partidária entre entidades governamentais e não governamentais entre elas:  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Associação dos Deficientes Físicos de Santarém – ADEFIS, Associação dos Deficientes Visuais do Baixo e Médio Amazonas – ADEVIBAM e Associação dos Surdos de Santarém – ASUSANT.

A OAB Santarém desde 2015 atuou fortemente para a criação do CMDPDS e, a partir de 2017, passou a atuar na assessoria jurídica do conselho, a fim de promover discussões em volta da assistência social, trânsito, educação, saúde, atendimento prioritário e principalmente a inclusão do deficiente e promoção junto à sociedade. Entre as lutas do conselho e da comissão da OAB Santarém, ressaltou o presidente da OAB, Ubirajara Bentes Filho, está a exigência para que o Poder Executivo respeite o direito do deficiente em todos os aspectos além de promover concurso público que atenda os anseios da categoria na administração pública. Ainda ressaltou que a Subseção de Santarém respeitando a Carta Matriz e a legislação específica em apoio às pessoas com deficiência, especialmente as  que garantem acessibilidade  e o direito de ir e vir, reorganizou sua estrutura local, instalando em 2018 um elevador de acesso, rampas para cadeirantes, faixas de sinalização e orientação aos funcionários da Ordem, para atendimentos prioritários as pessoas com deficiência.  A integração entre Conselho e OAB promove o fortalecimento em busca de melhorias e igualdade.


Fonte: Presidente da OAB Santarén Ubirajara Bentes de Souza Filho

Gastronomia no Instagram: luz e cenário fazem a composição perfeita das fotos que dão água na boca


Ainda que os influenciadores digitais de gastronomia possam parecer novidade, os formadores de opinião já existem há tempos, eles apenas migraram dos veículos tradicionais de comunicação para os novos formatos. Com uma linguagem narrativa direta, ângulos diferenciados e luzes que mostram detalhes do prato, a gastronomia é uma das categorias exploradas pelos influenciadores digitais. Porém, afinal, qual é o segredo para fazer fotos que dão água na boca e se tornar um formador de opinião digital? O influenciador gastronômico e cultural, Luiz Victor Torres, separou algumas dicas.

1.    Capte a essência do prato

Uma imagem que capta perfeitamente a essência de um prato é capaz de promover o produto e suas redes sociais. “Se o lunch tiver com uma apresentação bem-feita, você deve utilizar os aplicativos de filtro certos e um ângulo que dê para observar os detalhes do prato. Dessa forma, a comida clicada vai gerar desejo nos seguidores e parecer tão deliciosa no restaurante quanto ela aparenta ser na foto”, disse.

2.    Produza um cenário para a foto

O influenciador gastronômico explica que é necessário ter uma mini produção para fotografar comidas e que depende do tipo de culinária. “Você tem que pensar qual é o cenário ideal para aquele prato. Se é um café da manhã, pode ser legal colocar uma bandeja com várias elementos presentes na refeição matinal e coloca-la em cima da cama, por exemplo. Vale a pena explorar outros ambientes da sua casa ou do restaurante para fazer um clique bem diferente  e que combine com o prato, isso vai despertar curiosidade do público e deixar a foto mais clean”, disse.


3.    Iluminação e Ângulo

De acordo com Luiz Victor Torres, para fotografar comida uma boa iluminação não é somente importante, mas sim essencial. “Uma foto iluminada corretamente faz sobressair as texturas e o as cores na fotografia de gastronomia. A iluminação pela lateral é um ótimo jeito de gerar sombras e áreas iluminadas em determinadas texturas de alimentos, como o pão. Se for fotografar sob a luz natural, é ideal procurar onde a luz do sol bate de forma difusa, como na janela de um quarto. É importante evitar a iluminação de frente, porque pode deixar a refeição com uma aparência chapada, monótona e sem sabor”. A mesma dica vale para o ângulo, que deve ser orientado na parte lateral da foto.

Sobre Luiz Victor Torres

Narrador digital do ramo cultural e gastronômico, Luiz Victor Torres, conhecido como LV pelos amigos e admiradores, já conquistou um público fiel de mais de 63 mil seguidores que acompanham suas dicas de gastronomia e viagem suas redes sociais. Formado em publicidade pela Universidade de Fortaleza e pós-graduado pela University of Califórnia Berkeley, o influenciador utilizou do conhecimento profissional e das vivências no Estado Americano para investir em produção de conteúdo com qualidade, interesse público e direcionado para captar públicos determinados nas redes sociais. Hoje, não apenas como figura pública, mas também como empresa, o publicitário profissionalizou suas mídias digitais e se tornou referências nacional nas redes sociais para o público que consome gastronomia, entretenimento e cultura.

Fonte: LUIZ VICTOR TORRES - Capuchino Press

ART IT - A Transformação Digital Multifatorial e sua importância para o futuro das empresas


Por Rodrigo Ferreira

Link para foto: https://we.tl/t-OjoM4gYgat

Muito se fala hoje sobre transformação digital, seus benefícios e desafios. Mas na prática, como acontece? No sentido literal, transformação nos remete a pensar em algo novo, em mudança. E essa mudança sempre esteve presente em duas dimensões da sociedade, intrinsecamente: urbanização e sistemas produtivos.

De início, essa mudança se fez presente na primeira Revolução Industrial, na qual a produção quase artesanal teve um grande impacto com a chegada dos motores a vapor. Na sequência, durante a segunda Revolução Industrial, a mudança foi marcada pela criação de processos de produção em massa. Já na terceira Revolução, tivemos uma grande transformação marcada pelo avanço das tecnologias da informação, com a produção e consumo de equipamentos eletrônicos e agora, na quarta Revolução Industrial, por meio dos sistemas físico-cibernéticos, marcados pela combinação massiva de produtos eletrônicos, softwares e redes de comunicação com alta capacidade de transmissão. Essa contextualização é importante, pois, traz consigo uma característica comum entre as revoluções: a mudança de comportamento da sociedade diante de uma nova forma de viver e de trabalhar.

Tecnicamente isso só é possível em função do tripé Inteligência Artificial, Big Data e IoT. Esses três componentes juntos e interagindo entre si, possibilitam, por exemplo, o aprendizado entre máquinas, o processamento e correlação de grandes massas de dados e a comunicação/transmissão de toda a informação gerada através da internet.

Uma vez que temos todas as condições técnicas que possibilitam a transformação digital, é possível visualizar a mudança gerada em diferentes mercados, como agricultura, transporte, indústria, educação, saúde e tudo mais que usualmente adotou o termo 4.0. No contexto geral, estamos falando de cidades (e campos) inteligentes, nos quais modelos de negócios convencionais, focados na comoditização, vão se reinventando sob a ótica do mercado digital. A transformação digital induz as pessoas e empresas a uma mudança de mindset na hora de interagirem entre si, tendo como premissa a digitalização e personalização de produtos e serviços. Isso pode ser verificado através de exemplos clássicos de disruptura no padrão de consumo gerados pelo Uber, Airbnb, iFood, NetFlix dentre outros.

Nesse sentido, terão mais sucesso as empresas que utilizarem a transformação digital como agente de mudança cultural, para que os colaboradores da organização tenham a capacidade e a ambição de se envolver totalmente na jornada digital, para que criem novos serviços focados no usuário, em como ele pensa, consome e interage com as pessoas e plataformas.

Uma pesquisa realizada em 2018 pelo IDC com mais de 100 grandes companhias, apontou que diversas empresas que atuam no Brasil ainda não despertaram para a importância da digitalização dos negócios. Entrevistando gestores de tecnologia, a consultoria notou que praticamente um quarto das companhias (24,7%) não acha que a transformação digital seja relevante, enquanto apenas 4% estão plenamente cientes da importância do assunto e o tratam como grande prioridade. Ainda, segundo o IDC,entre as tecnologias consideradas mais inovadoras para o futuro, a “Internet das Coisas” é a que mais se encontra no horizonte das empresas - 25% esperam adotá-la em até um ano.

O que as companhias precisam perceber é que a forma de consumo mudou, a exigência do cliente aumentou e sua tolerância com burocracias para resolução de problemas diminuiu. Por isso, é importante deixar de pensar analogicamente para agirmos digitalmente como empresa, investindo em pesquisas de interesse comportamental e readaptando processos produtivos e metodologias de gestão.

É preciso ter em mente que a transformação digital é a materialização do futuro que comentávamos ainda ontem. E, assim, como nas outras revoluções, aqueles que não estiverem preparados para readaptar-se à mudança terão dificuldades em fazer parte deste novo modelo de urbanização.

* Rodrigo Ferreira é Analista de Negócios da ART IT, especializada em soluções e serviços de TI.



Fonte: Ink. Comunicação