terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Western Digital apresenta o mais rápido microSD™ 1TB UHS-I do mundo


O novo cartão da marca SanDisk® oferece aos consumidores velocidade e capacidade de capturar e gerenciar grandes quantidades de fotos e vídeos em alta qualidade.


MOBILE WORLD CONGRESS, BARCELONA - Com a crescente demanda dos consumidores por conteúdo de alta qualidade, a Western Digital Corp. (NASDAQ: WDC) irá proporcionar uma experiência maior e mais rápida com as novas soluções líderes da indústria, que oferecem a melhor combinação de desempenho e capacidade para que possam fazer mais com o conteúdo capturado. Durante a Mobile World Congress, a empresa vai apresentar o cartão de memória SanDisk Extreme® 1TB UHS-I microSDXC™ . O novo cartão apresenta muito mais velocidade e capacidade de captura e movimentação de grandes quantidades de fotos e vídeos de alta qualidade para smartphones, drones e câmeras de ação. Com mais espaço e velocidade, é possível criar conteúdos sem se preocupar com limitações de espaço ou longos tempos de transferência.


Os smartphones e as câmeras atuais permitem que os consumidores criem conteúdo de alta qualidade na palma de suas mãos, graças a recursos como várias lentes, modo Burst (para disparo contínuo de fotos) e resolução 4K. A Western Digital oferece as soluções mais avançadas para garantir que os consumidores possam capturar e compartilhar de forma confiável um momento especial ou criar conteúdo de vídeo para uso pessoal ou profissional.

“As pessoas confiam nos cartões da marca SanDisk para capturar e guardar seus momentos. Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência possível para que os consumidores possam compartilhar o conteúdo que é importante para eles”, afirma Brian Pridgeon, diretor de marketing para produtos da marca SanDisk, da Western Digital, nos Estados Unidos.

Projetado para ajudar a movimentar vários conteúdos de alta qualidade mais rapidamente, o cartão microSD SanDisk Extreme UHS-I de 1TB atinge velocidades de até 160MB/s¹. Este novo cartão permite que os consumidores transfiram arquivos em quase metade do tempo em relação aos cartões microSD UHS-I padrão², vendidos atualmente no mercado. Os cartões atingem essas velocidades recordes ao aproveitar a tecnologia flash, proprietária da Western Digital. O produto também estará disponível com capacidade de 512GB* e contará com a  especificação³ A2 para iniciação e carregamento  de aplicativos em velocidades incríveis. Os cartões microSD SanDisk Extreme UHS-I de 1TB e 512GB estarão disponíveis nos EUA e Europa, nos principais varejistas, em abril de 2019. Os cartões terão preço de US$ 449,99 e US $199,99, respectivamente.


A Western Digital oferece o portfólio mais amplo de produtos e soluções do setor para ajudar as pessoas a capturar, preservar, acessar e transformar seu conteúdo pessoal. Para mais informações, visite nossos sites: SanDisk e Western Digital.
Sobre a Western Digital®
A Western Digital® cria ambientes para que os dados prosperem. A empresa está impulsionando a inovação necessária para ajudar os clientes a capturar, preservar, acessar e transformar uma diversidade cada vez maior de dados. Em todos os lugares, desde data centers avançados a sensores móveis e dispositivos pessoais, nossas soluções líderes de mercado oferecem as possibilidades dos dados.

As soluções de dados da Western Digital® são compostas pelas marcas Western Digital,
G-Technology ™, SanDisk®, Upthere ™ e WD®.

Nem todos os dispositivos suportam formatos de cartão de memória microSD. Consulte o fabricante do seu dispositivo para mais detalhes.

* 1 GB = 1.000.000.000 bytes. 1 TB = 1.000.000.000.000 bytes. Usuário real armazena menos. .
¹ Até 160MB/s velocidade de leitura; até 90MB/s de velocidade de gravação. Requer dispositivos compatíveis capazes de atingir essas velocidades. Baseado em testes internos; o desempenho pode ser menor dependendo da interface do dispositivo host, condições de uso e outros fatores. MB = 1.000.000 bytes.
² Baseado em velocidades de cartão padrão UHS-I de 100MB/s.
³ O desempenho A2 é de 4000 IOPS de leitura, 2000 IOPS de gravação. Os resultados podem variar com base no dispositivo host, no tipo de aplicativo e em outros fatores.

© 2019 Western Digital Corporation ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados.
Western Digital, o logotipo da Western Digital, G-Technology, Upthere, WD, SanDisk, o logotipo da SanDisk e SanDisk Extreme são marcas registradas ou marcas comerciais da Western Digital Corporation ou de suas afiliadas nos EUA e/ou em outros países. As marcas microSD e microSDXC são marcas comerciais da SD-3C, LLC. Todas as outras marcas são de propriedade de seus respectivos proprietários. As especificações do produto estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As imagens mostradas podem variar de produtos reais. Nem todos os produtos estão disponíveis em todas as regiões do mundo.

A Western Digital Technologies, Inc. é a proprietária de registros e licenças dos produtos SanDisk® nas Américas.

Fonte: 

Cardiologista dá 7 dicas para não perder o fôlego durante o Carnaval


Foliões devem ficar atentos a qualquer sintoma estranho, como cansaço exagerado, falta de ar, dor no peito, tontura e palpitações.

O Carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano. Sempre há aqueles que contam os dias para descansar e assistir sua série preferida em frente à TV. Porém, para outros, é o momento de aproveitar os dias de folga para encarar uma verdadeira maratona de folia. 

Apesar do bom astral, é nesse feriado que a maioria das pessoas acaba saindo da rotina e sobrecarregando o coração, na maioria das vezes por causa dos excessos de ingestão de bebidas alcoólicas, do cigarro, alimentação inadequada e, também, uso de substâncias ilícitas. “É recomendável que, neste período, os foliões redobrem a atenção com os hábitos de comportamento, como o abuso do álcool; do cigarro e a má alimentação, além de atentar para o estresse físico e os riscos de desidratação”, alerta Dr. Marcelo Sampaio, cardiologista membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida. 

Segundo o especialista, não são apenas aqueles que sabem que são portadores de problemas cardíacos que precisam se preocupar. “Todos devem ficar atentos a qualquer sintoma diferente do normal, como cansaço exagerado, falta de ar, dor no peito, tontura e palpitações”. 

O cardiologista elencou 7 dicas para manter o coração a mil e bastante saudável durante os quatro dias de folia: 

Cuidado com o abuso de bebida alcoólica 

"Tudo em excesso pode provocar danos ao coração. A bebida alcoólica também", avisa Dr. Marcelo Sampaio, explicando que o álcool libera substância que podem provocar vasoconstrição, reduzindo o fluxo de sangue para o músculo do coração, podendo gerar arritmia. 

O cardiologista destaca que não é incomum pessoas que bebem muito terem episódios de taquicardia,  arritmia ou até mesmo infarto. "Se tiver antecedentes de eventos com álcool ou fatores de risco genéticos, pode haver complicações".  

Para aqueles que costumam beber descontroladamente, ele alerta ainda para o risco do coma alcoólico, que ocorre quando a pessoa fica inconsciente devido aos efeitos do excesso de álcool no organismo. “Geralmente, ele ocorre quando se bebe a ponto de ultrapassar a capacidade do fígado de metabolizar o álcool, o que leva à intoxicação do cérebro e de diversos órgãos do corpo”, explica o cardiologista. 

Esta condição é considerada estado grave, e caso não seja rapidamente tratada, pode levar à morte, devido à diminuição da capacidade respiratória, lentificação dos batimentos cardíacos, além de queda dos níveis de glicose no sangue ou outras complicações como desenvolvimento de arritmias, por exemplo. 

Cuide da alimentação 

O cardiologista chama atenção para outra atitude comum no Carnaval que costuma oferecer perigo ao coração: a alimentação desregrada. "Alimentos gordurosos, que provocam má digestão, podem causar danos ao coração e entupimento das artérias. Por isso, mantenha uma alimentação leve e balanceada. Prefira alimentos saudáveis, como proteína magra, frutas, verduras e vegetais”. 

Hidrate-se 

Outro perigo é o calor excessivo que orovoca muito suor, que desidrata e pode provocar queda de pressão e desmaios. Para os adultos, recomenda-se 2 litros de água pura, por dia.“Lembre-se de beber água mesmo que você não esteja com sede, porque a sede ocorre quando o corpo já está em desequilíbrio”, diz ele. 

Fique longe de drogas ilícitas, do cigarro e dos energéticos 

Se as drogas ilícitas trazem muitos riscos para quem é saudável, têm impacto ainda mais grave para quem tem problemas cardíacos. Misturadas ao álcool, podem causar crises de taquicardia de longa duração, o que aumenta o riscos de infarto, derrame e morte. A cocaína, por exemplo, é a principal causa de infarto agudo do miocárdio em pessoas com menos de 30 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. 

Já as drogas consideradas lícitas, como cigarro, álcool e energéticos, causam efeitos colaterais no coração. Da mesma forma, os proibidos termogênicos desencadeiam graves arritmias cardíacas.

“O cigarro é um dos maiores agressores do endotélio, aquela parede de células que recobre os vasos sanguíneos. Essa ação interfere com a produção de uma substância protetora conhecida como óxido nítrico e faz como que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura. Há também uma interferência no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa maior dificuldade para o sangue circular”. 

Preste atenção à pressão arterial

As emoções exarcebadas podem elevar a pressão arterial, o que é um perigo para o coração. “É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle”, diz o médico. Uma dica é controlá-la antes do Carnaval, retirando o saleiro da mesa, reduzindo o consumo de embutidos (que possuem muito sódio), evitando carne vermelha e temperos industrializados. 

Pratique exercícios físicos antes das festas 

Se você é daqueles que não perde um bloco de Carnaval ou um desfile na Avenida, não deixe de se preparar fisicamente antes desses eventos. Chegar sem condicionamento físico ao Carnaval pode trazer complicações para seu fôlego, deixá-lo dolorido e, assim, prejudicar a sua festa! 

É recomendado fazer exercícios físicos durante 40 minutos, cinco vezes por semana. Caminhadas intercaladas com pequenas corridas, hidroginástica e esteira ou bicicleta são boas opções para auxiliar na melhora do condicionamento. 

Atenção ao choque térmico 

Dr. Sampaio explica que toda vez que a temperatura está muito quente e a pessoa vai para um local mais frio, pode ocorrer um espasmo da artéria coronária, provocando um fechamento total. "Há também uma redução abrupta do sangue, podendo gerar infarto ou angina, com dor no peito", afirma. "Pessoas que têm placas obstrutivas nas artérias queixam-se que têm mais dor no peito no frio ". Portanto, tome cuidado com o entra e sai de ambientes com ar condicionado ligado em temperaturas muito baixas, em contraponto com o ar livre extremamente quente. 

O contrário também é perigoso - quando a pessoa vai para um local com temperatura elevada por longo período, como praia e piscina sob sol bem quente, corre o risco de ter queda de pressão. "Se a pessoa tem placas, pode até provocar um infarto, uma arritmia ou um desmaio", finaliza o cardiologista. 

O Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de ampliar o acesso às novas tecnologias e humanizar a saúde de norte a sul do Brasil através do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional. Para isso, a equipe do Instituto percorre o país propagando a importância da prevenção, do autocuidado e da autoestima, levando para homens, mulheres e crianças essa conscientização de que a saúde é o bem mais valioso e merece atenção especial. Saiba mais e faça parte desse desafio e dessa nobre missão. www.ladoaladopelavida.org.br

Fonte: Instituto Lado a Lado

Apiterapia, a picada de abelha que faz bem à saúde


Reconhecida pelo Ministério da Saúde como Terapia Integrativa em 2018, técnica existe há mais de 100 anos e usa produtos das abelhas, sendo o principal deles o veneno.

Picada de abelha pode fazer bem. É o que garantem especialistas que utilizam a apiterapia, um tipo de terapia natural que usa como base do tratamento as toxinas liberadas na picada de abelha e tem substâncias analgésicas e anti-inflamatórias. 

A técnica existe há mais de 100 anos, mas só agora foi reconhecida como tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, a apiterapia passa a integrar as 19 terapias alternativas adotadas pelo Ministério da Saúde. Do total, 19 datam de 2006 e, dez, de 2018. Vale lembrar que o Ministério da Saúde aponta evidências científicas que têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. 

Entre os principais benefícios desta terapia, o baixo custo, assertividade e  resultado, além do equilíbrio ecológico e respeito à natureza. De acordo com Lilian Rosana dos Santos Moraes, coordenadora do curso de Terapias Integrativas da Unicesumar, dentro dos tratamentos desta técnica é verificado o fortalecimento e equilíbrio do sistema imunológico. “A apiterapia tem como objetivo estimular o organismo a produzir substâncias de defesa para fortalecer o sistema Imunológico, orientando-o a superar suas próprias barreiras de defesa, por meio de uma estimulação apropriada”. 

Embora muitos ainda desconheçam a terapia das abelhas, a tendência é que a procura aumente, especialmente no tratamento de dores crônicas e inflamações. Vale lembrar que a apiterapia pretende proporcionar ao médico e ao apiterapeuta um número maior de ferramentas, que venham a completar e ampliar o programa terapêutico do paciente. “A base do trabalho da apiterapia vale-se de vários produtos das abelhas, sendo o principal deles o veneno”, afirma a professora. 

Mas como o veneno pode ser benéfico? Basta saber que um dos componentes do veneno, a Melitina, é 200 vezes superior ao mais potente corticoide sintético, e a Apamina inibe a destruição da Mielina, responsável pelas relações entre as células nervosas. E segundo a coordenadora, o maior poder de \piterapia reside na mistura de vários produtos e na exploração sinérgica entre eles.   

A terapia utiliza produtos naturais, uma forma de Medicina Verde das mais antigas na história da humanidade. “Para se ter uma ideia, é mais antiga que qualquer medicamento industrial. Como um medicamento verde, a apiterapia harmoniza a pessoa em primeiro plano, e então, a enfermidade”, completa Lilian Moraes.

Fonte: NQM Comunicação

LGPD: 7 direitos dos brasileiros sobre os seus dados pessoais


A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ainda não começou a vigorar, mas já está fazendo muitos brasileiros repensarem na forma como suas informações pessoais estão sendo utilizadas pelas empresas.

E como deve representar uma grande mudança do que diz respeito à proteção de dados, é muito importante saber quais são os novos direitos que a lei nº 13.709/18 vai conceder ao consumidor.

Consentimento do titular

A LGPD esclarece que todo e qualquer dado pessoal só pode ser colhido, online ou offline, com o consentimento do titular.

E o texto ainda reforça que este consentimento se dá na forma de “manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada”. Ou seja, a autorização deve vir mediante ao conhecimento de como, para que e por quem as informações serão utilizadas.

Especificação de finalidade

A legislação que deve começar a vigorar em 2020 ainda exige que o consumidor esteja ciente sobre a razão para suas informações estarem sendo solicitadas e utilizadas, bem como o tempo pelo qual elas permanecerão no banco de dados.

Isso significa que uma empresa não pode solicitar o CPF de um consumidor para preencher sua nota fiscal e utilizá-lo também para outro motivo. O consentimento é válido apenas para a finalidade declarada e a empresa não pode reter informações para outros fins, a menos que informe o titular e este concorde com a atualização.Identificação do controlador.

O art. 9º da LGPD versa sobre o livre acesso do consumidor com relação ao tratamento de seus dados e determina que seja disponibilizada a identificação e o contato de quem controla o processamento de suas informações.

Revogação do consentimento

O titular também ganha o direito de revogar o seu consentimento caso sinta que a finalidade do tratamento de dados não está sendo atendida, ou por já não ter interesse que suas informações permaneçam no banco de dados.

O 5º parágrafo do artigo 7º da LGPD confirma: “O consentimento pode ser revogado a qualquer momento mediante manifestação expressa do titular, por procedimento gratuito e facilitado, ratificados os tratamentos realizados sob amparo do consentimento anteriormente manifestado enquanto não houver requerimento de eliminação, nos termos do inciso VI do caput do art. 18 desta Lei.”

Responsabilidade pelos dados de crianças e adolescentes
A LGPD também entende que crianças e adolescentes não estão aptos a consentir o uso de seus dados pessoais. Por isso, o tratamento dessas informações só pode ser utilizado quando autorizado por pelo menos um dos seus pais ou responsáveis legais.

O texto deixa claro ainda que cabe ao controlador, ou seja, quem está colhendo os dados, o esforço de garantir que a permissão foi dado por um responsável e não pela própria criança ou adolescente.

Exclusão dos dados

Por meio da LGPD, o titular também terá o direito de exigir a exclusão de suas informações caso o objetivo do processamento tenha sido concluído ou se não quiser manter mais nenhum tipo de relacionado com o controlador.

Nesses casos, vale frisar que a empresa deve excluir definitivamente as informações, não estando autorizada a reter nenhum tipo de dado do usuário.

Portabilidade de dados

A LGPD também vai garantir ao titular o direito de fazer a portabilidade de seus dados, ou seja, transferi-los de uma empresa para a outra, se assim ele desejar.

Assim, como no item anterior, a portabilidade implica que sejam repassadas todas as informações para o novo controlador, sendo que a antiga portadora dos dados está proibida de manter informações do consumidor.

Ainda tem dúvidas sobre a LGPD? Entre em contato com os advogados especializados em Direito Digital da Assis e Mendes!  


Fonte: featured, lei de proteção de dados, lgpd, privacidade, proteção de dados

domingo, 24 de fevereiro de 2019

E-mail de Sequestro ‘falso’ de dados


Estes e-mails circulam pela Internet pedindo um resgate por um sequestro de dados que não aconteceu! Veja como não cair neste golpe. Todo dia uma novidade na Internet. Nestes últimos meses venho recebendo e-mails de usuários que dizem ter suas contas de e-mail sequestrados por hackers e fui verificar do que se trata.
Sequestros de dados é uma coisa muito séria na Internet, uma vez que os “Dados do Usuário” são muito importantes. Imagine você se perder seus contatos, e-mails, fotos, vídeos e documentos?
Ainda mais agora que muito se utiliza a Nuvem e nossas informações ficam fora dos nossos computadores.
Mas… ao verificar o padrão destes e-mails notei que se trada de um ‘falso’ sequestro de dados.
É isso mesmo. Estes hackers hoje estão tão preguiçosos que mandam um e-mail dizendo que sequestraram suas informações, mas na verdade não fizeram nada.
Nada ainda, porém…
Na verdade não é só preguiça. Isto muitas vezes pode ser uma “isca virtual”, que ao receber você muitas vezes vai procurar uma forma de resolver um problema que não existe ainda.
Muitas vezes pode bater o desespero, clicar em links, responder o e-mail ou pior: Pagar o ‘resgate’.
O formato do e-mail que estou falando é mais ou menos assim:
Hi, stranger!
 I know the _cuohultqi, this is your password, and I sent you this message from your account.
 If you have already changed your password, my malware will be intercepts it every time.
 You may not know me, and you are most likely wondering why you are receiving this email, right?
 In fact, I posted a malicious program on some websites, and you know that you visited these websites to enjoy (you know what I mean).
 While you were watching video clips,
 my trojan started working as a RDP (remote desktop) with a keylogger that gave me access to your screen as well as a webcam.
 Immediately after this, my program gathered all your contacts from messenger, social networks, and also by e-mail.
 What I've done?
 I made a double screen video.
 The first part shows the video you watched (you have good taste, yes … but strange for me and other normal people),
 and the second part shows the recording of your webcam.
 What should you do?
 Well, I think $731 (USD dollars) is a fair price for our little secret.
 You will make a bitcoin payment (if you don't know, look for "how to buy bitcoins" on Google).
 BTC Address: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 (This is CASE sensitive, please copy and paste it)
 Remarks:
 You have 2 days (48 hours) to pay. (I have a special code, and at the moment I know that you have read this email).
 If I don't get bitcoins, I will send your video to all your contacts, including family members, colleagues, etc.
 However, if I am paid, I will immediately destroy the video, and my trojan will be destruct someself.
 If you want to get proof, answer "Yes!" and resend this letter to youself. And I will definitely send your video to your any 14 contacts.
 This is a non-negotiable offer, so please do not waste my personal and other people's time by replying to this email.
 Bye!
Também tem o mesmo e-mail em espanhol:
Assunto: Los hackers piratearon tu cuenta. Cambie los datos de acceso inmediatamente.

¡Hola!
 Como te habrás dado cuenta, te envié un correo electrónico desde tu cuenta.
 Esto significa que tengo acceso completo a su cuenta.
 Te he estado observando desde hace unos meses.
 El hecho es que usted fue infectado con malware a través de un sitio que visitó.
 Si no estás familiarizado con esto, te lo explicaré.
 Trojan Virus me da acceso y control total sobre una computadora u otro dispositivo.
 Esto significa que puedo ver todo en su pantalla, encender la cámara y el micrófono, pero usted no lo sabe.
 También tengo acceso a todos sus contactos y toda su correspondencia.
 ¿Por qué tu antivirus no detectó malware?
 Respuesta: Mi malware usa el controlador, actualizo sus firmas cada 4 horas para que su antivirus esté silencioso.
 Hice un video que muestra cómo te satisfaces yo mismo en la mitad izquierda de la pantalla, y en la mitad derecha ves el video que viste.
 Con un clic del mouse, puedo enviar este video a todos sus contactos de correo electrónico y contactos en las redes sociales.
 También puedo publicar el acceso a toda su correspondencia de correo electrónico y a los mensajeros que utiliza.
 Si desea evitar esto, transfiera la cantidad de $208 a mi dirección de bitcoin (si no sabe cómo hacerlo, escriba a Google: "Comprar Bitcoin").
 Mi dirección de bitcoin (BTC Wallet) es: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 
 Después de recibir el pago, eliminaré el video y usted es nunca más oirá a saber de mí.
 Te doy 48 horas para pagar.
 Tengo un aviso leyendo esta carta, y el temporizador funcionará cuando abres esta correo.
 Archivar una queja en algún lugar no tiene sentido porque este correo electrónico no puede ser rastreado como y mi dirección de bitcoin.
 No cometo erroes.
 Si descubro que ha compartido este mensaje con otra persona, el video se distribuirá de inmediato.
 ¡Los mejores deseos! 

Como se prevenir destes e-mails?

Infelizmente, uma vez que você entrou em uma “lista” destes hackers, demorará um tempo para você conseguir sair. Pouco há a ser feito.
Mas algumas dicas podem evitar estes problemas:
  • Não confie nos nomes do remetente, mesmo que este seja o seu.
  • Olhe o e-mail, mas não clique nas imagens nem mesmo libere o “Mostrar imagens”
  • Não clique nos links do e-mail
  • Não abra os anexos
  • Não confie nos cabeçalhos do e-mail.
  • Tenha sempre um bom anti-vírus instalado em seu computador.
  • Tenha senhas fortes em suas contas.
  • Ative o autenticador em duas fases (em contas que permitam isso como gmail, hotmail, etc…)
Mas no caso deste e-mail em específico, você pode ver alguns sinais que mostram que ele é falso:
  • Você começa a receber diversos e-mails muito parecidos (eles tentam de diversas formas)
  • Não tem contato no e-mail. Se ele realmente recebesse o dinheiro e devolvesse seus dados, precisaria de um identificador para isso, senão ele recebe o dinheiro e não sabe quem pagou.
  • Transações em Bitcoin são irrastreáveis, portanto não sabe de onde veio o dinheiro (caso você pague)
Passado o susto, se você recebeu um e-mail parecido com isso, posso te dizer que muito provavelmente tudo isso é mentira (claro para dar certeza somente analisando caso a caso)
E neste caso, mesmo que isso fosse uma verdade, muito provavelmente se você pagasse não estaria livre destes criminosos.
Portanto, olhos abertos sempre! A Internet é muito boa, porém com muitos golpes de pessoas más intencionadas…

Como otimizar Windows 7, 8 ou 10 para uso de SSD

Não basta trocar um HD por um SSD, se você fizer todas as configurações você terá um desempenho 100% do que um drive SSD proporciona.Se você chegou até aqui, provavelmente sabe o que significa a sigla SSD e muito provavelmente já trocou seu HD pelo SSD (ou pretende trocar em um futuro próximo)

O Disco SSD é um disco de estado sólido, eletrônico, diferente do HD que tem seus “Discos” eletro-magnéticos, e por isso a velocidade de um SSD pode ser 10x maior que um HD.

Isto em casos normais, se você tiver um HD lento então, nem se fale… A velocidade é muito maior.

Mas ao trocar seu disco por um SSD, é recomendável fazer uma série de ajustes no seu Windows, para que você possa usufruir de toda velocidade disponível no SSD.

Vamos abaixo com as alterações que você pode fazer. Não é necessário fazer todas, nem mesmo tem uma ordem. Estas são todas somatórias em desempenho.

Modo ACHI Sata ligado
Este talvez seja o mais “chato” de fazer. Digo isto, pois muitos computadores que não entram no Windows são simplesmente por estar com esta configuração errada.

Digo errada pelo seguinte: Se você instalou o Windows em modo IDE SATA, ele normalmente não terá os drivers ACHI SATA, ou vice e versa.

Então o que tem que ser feito é entrar no Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de dispositivos para verificar se seu ACHI está ativo.


Se estiver, tudo bem, mas se não estiver teria que mudar na BIOS ou UEFI, porém corre o risco de você não conseguir entrar neste Windows que está instalado.
Então só faça isso se você quiser re-instalar o Windows novamente.
Cada menu de BIOS ou UEFI é muito diferente, mas o que você precisa encontrar é a configuração do HD/SSD e habilitar a UEFI.
E claro, sua placa mãe precisa ter suporte a este recurso. Normalmente as placas após 2012, 2013 todas tem este recurso.

Ligue o TRIM

TRIM é um comando para a interface de disco. Ele interfere nos arquivos que foram apagados, gerando mais eficiência no disco.
Em poucas palavras, quando um arquivo é apagado, seria necessário a reescrita de outras informações no espaço ocupado por este arquivo. Com o TRIM habilitado, ele simplesmente marca a área toda como inválida e possibilita a gravação de novas informações sobrescrevendo as antigas.
Na prática você utiliza menos o SSD e ganha velocidade e vida útil.
Na pesquisa do Windows digite cmd que irá aparecei o Prompt de comando , clique como o botão direito do mouse nele e abra “como Administrador”
Digite o comando:
fsutil behavior query disabledeletenotify
Se a resposta for:
DisableDeleteNotify = 0
Seu TRIM está ATIVO e não precisa fazer nada. Se a resposta for 1, precisa ativá-lo com o comando:
fsutil behavior set disabledeletenotify 0

Desligue o Prefetch e o SuperPrefetch

Prefetch é uma tecnologia que lê e armazena na memória os programas que são mais utilizados por você, com isto acelerando seus carregamentos.
Mas o SSD é mais rápido fazendo esta carga de modo dinâmico, quando necessário, e liberando memória RAM.
Digite na pesquisa regedit que aparecerá o aplicativo na parte superior. Execute-o.

Localizando o Regedit
Localizando o Regedit

Localize a seguinte pasta do lado esquerdo:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters
Dentro pode existir um ou os dois parâmetros: EnablePrefetcher e EnableSuperPrefetcher.

Parâmetros do prefetch
Parâmetros do prefetch

Os valores padrão, se sua instalação do Windows não for feita em um SSD, serão 3, e você deve alterar.
Clique duas vezes no parâmetro, e altere o valor para 0. (zero)

Desabilitar o prefetch
Desabilitar o prefetch

Desligar a indexação de arquivos

A indexação de arquivos é muito útil em HDs, pois como são vários discos magnéticos, o Windows cria um índice para saber em qual local se encontram os arquivos.
Em uma analogia simples, seria um índice para pastas. Onde está a pasta do FULANO?
Ao invés de abrir caixa por caixa, você pega sua tabelinha (índice) e vê: Ah está na caixa 10, sala 2, e pega a pasta mais rápido que se procurasse uma a uma.
Mas o SSD é totalmente eletrônico, com outra tecnologia, e a criação de índices no Windows consome muitos recursos do computador, deixando-o lento durante este processo.
Então é aconselhável desabilitar a indexação para melhorar seu desempenho com um SSD.
Abra o Explorer, aquela pastinha amarela embaixo
Clique com o botão direito no disco C: (que é o SSD) e vá em Propriedades.


Desmarque a opção “Permitir…”


Clique em aplicar e OK



Será solicitada uma permissão para continuar, clique em Sim


Depois aparecerá um aviso que alguns arquivos não poderão ser modificados, clique em Ignorar todos.


O processo irá demorar um pouco, ou bastante, depende da quantidade de arquivos que você tenha.

Desligar o Windows Search

Windows Search funciona mais ou menos como a Indexação (o ítem anterior). Na verdade em conjunto.
Pela mesma razão também não é necessário utilizar com SSD.
Na barra de comandos, digite services ou serviços que irá encontrar o aplicativo Serviços do Windows. Entre nele.


Na lista que se abrirá, localize o serviço chamado Windows Search. Clique com o botão direito do mouse nele e vá em Propriedades.


Mude o tipo de inicialização para Desativado.


Com isso, o serviço Windows Search estará desativado.

Desabilitar o Desfragmentador automático

O Windows, por padrão, já vem com um agendamento para “desfragmentar” o disco de forma automática de tempos em tempos.
Com o SSD não há necessidade da desfragmentação do disco, pois como explicado anteriormente, a tecnologia é diferente e o acesso aos arquivos não necessitam ser desfragmentados.
Abra o Explorer e clique em Este computador, depois selecione o Disco Local C: clique com o botão direito e vá em propriedades.

Abrir o Explorer
Abrir o Explorer


Fonte: Windows 7, 8 ou 10