sábado, 26 de janeiro de 2019

Em operação com oito resgatados, fazendeiro é preso no interior do Pará


Empregador ameaçava trabalhadores – entre eles, dois adolescentes – com armas de fogo, e tentou subornar auditores-fiscais do Trabalho durante o percurso até a Delegacia da Polícia Federal.  

Oito trabalhadores, dois deles adolescentes, que estavam sendo submetidos à condição análoga à de escravo foram resgatados pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) em Medicilândia, no interior do Pará, em operação fiscal iniciada no dia 15 e finalizada nesta sexta-feira (25). A ação envolveu fiscalizações no interior e no entorno da Reserva Extrativista Verde para Sempre, numa propriedade localizada às margens do Rio Jarauçu, onde ocorre a criação de gado bovino para corte.

Os auditores-fiscais do Trabalho conduziram o empregador à Delegacia da Polícia Federal em Altamira (PA), em razão do flagrante de trabalho escravo e posse ilegal de armas de fogo, utilizadas para ameaçar os trabalhadores. Além disso, o fazendeiro recebeu voz de prisão em flagrante também pelo crime de corrupção ativa, pois, durante o percurso até a delegacia, tentou subornar os servidores que o conduziam. Diante dos fatos, a Justiça Federal decretou a prisão preventiva do empregador.

A equipe de fiscalização constatou ainda que o pagamento de salários não era realizado, o que caracterizou servidão por dívida. “Os trabalhadores eram obrigados a adquirir alimentos e itens básicos de subsistência no estabelecimento comercial do empregador, sem que houvesse ciência e controle dos preços praticados, muito superiores aos da própria região, permanecendo em constante e inafastável endividamento”, explicou o coordenador da ação fiscal, o auditor-fiscal do Trabalho Magno Riga. Ele ressalta que foi considerado determinante o isolamento em que se encontravam os trabalhadores, uma vez que a localidade, acessível somente pelo Rio Jarauçu, ficava a quatro dias da zona urbana mais próxima, Porto de Moz.

Constatadas as irregularidades, foi determinada pela auditoria a regularização da situação dos trabalhadores, com o pagamento de todos os salários devidos e demais direitos previstos na legislação. Todos os trabalhadores resgatados receberão parcelas do seguro desemprego a que têm direito.

A operação teve a participação de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Militar do Pará.

Fonte: Ministério da Economia

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

23 milhões de brasileiros possuem transtornos mentais


Transtornos como depressão, ansiedade e bipolaridade assombram 12% da população. Dados recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os sintomas de transtornos mentais. Ainda de acordo com a pesquisa, ao menos 5 milhões, 3% dos cidadãos, sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013 estimou que 7,6% (11,2 milhões) das pessoas de 18 anos ou mais de idade receberam diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental. Mas, não é só a depressão que atinge os brasileiros, transtornos como ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia também estão no topo da lista das doenças mais recorrentes.

O número de casos tende a aumentar em áreas urbanas, e também em mulheres, que representam dois terços dos diagnósticos para depressão, por exemplo. Por isso, é importante conscientizar todos, tanto os pacientes quanto quem convive com essas pessoas. Pensando nisso, foi lançada a recentemente campanha “Janeiro Branco”, aproveitando a simbologia do início de ano, para incentivar a cuidar da saúde mental e emocional. Segundo o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador médico da Docway, as doenças psicológicas não são levadas a sério porque não são facilmente visíveis, como um osso quebrado por exemplo, apesar de serem doenças comuns e estrarem presentes na vida das pessoas. “Mudar depende da mobilização das pessoas para tentar combater o estigma social, evitar rotular e desqualificar pessoas que tem essas enfermidades e orientar já é um bom começo e não tem nenhum custo”, explica. 

Existem, de acordo com o médico, vários sinais e sintomas que  podem identificar  uma pessoa que não está com uma boa saúde mental, por exemplo: tristeza ou irritabilidade exacerbada, confusão, desorientação, apatia e perda de interesse, preocupações excessivas, raiva, hostilidade, violência, medo ou paranoia, problemas em lidar com emoções, dificuldade de concentração, dificuldade de lidar com responsabilidades, reclusão ou isolamento social, problemas para dormir, delírios ou alucinações, ideias grandiosas ou fora da realidade, abuso de drogas ou álcool, pensamentos ou planos suicidas. 

Para ajudar, inicialmente, é bom estimular o paciente a buscar atendimento especializado com um médico, psicólogo ou um psiquiatra. De acordo com o Dr. Aier, é sempre importante criar um ambiente adequado para que a pessoa que está em tratamento se sinta segura para poder compartilhar seus problemas e aceitar ajudar especializada. Outra dica importante é criar uma rede de apoio, com amigos e familiares, para entender e participar ativamente do processo de terapia. Existem, além disso, diversos outros grupos de apoio que podem auxiliar auxiliam no tratamento. A grande maioria das doenças psiquiátricas tem tratamento eficiente quando diagnosticada de maneira correta, além dos tratamentos estarem em constante melhora e evolução. “Cabe a todos nós como sociedade ajudar para o fim da discriminação e preconceito que estão presentes nas pessoas que tem pouco conhecimento sobre o assunto”, conclui o médico.


Fonte: Erika Lemes - P+G Comunicação Integrada

Empresa paranaense desenvolve chatbot interligado ao WhatsApp


Mensageiro inteligente Pigeon tem capacidade de interação com qualquer área de atuação e software do mercado.

Comando News - A utilização de chatbots, programas de computador que simulam um ser humano na conversação com pessoas, é uma tendência da automação de marketing em franca expansão e, de acordo com pesquisa do Mobile Time - site de notícias voltado às novidades da indústria móvel -, em 2018 houve um incremento de 27% no número de empresas desenvolvedoras de bots no Brasil. 

Participaram da pesquisa empresas distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Alagoas.  

Um exemplo dessa expansão é o sistema desenvolvido pela empresa paranaense de tecnologia SYM, um mensageiro Inteligente, que trabalha interligado com o WhatsApp,  com capacidade de interação com qualquer área de atuação e software do mercado. Com o sistema, é possível fazer agendamentos automáticos, pesquisa de satisfação, distribuição de panfletos e folders digitais, recebimento e armazenamento de arquivos, nos mais variados formatos, inclusive áudios e vídeos. 

“O sistema é capaz de perguntar, interpretar as respostas, receber e enviar textos e arquivos de vários tipos, e até inserir no meio do chat, um atendente humano”,  explica Júlio dos Reis, diretor  e sócio da SYM – Software Your Mode, empresa paranaense focada em desenvolvimento de softwares inovadores e desenvolvedora do Pigeon.  

Para ele, o aumento da demanda reforça que as empresas estão buscando por aperfeiçoamento e agilidade no atendimento aos clientes. 

“Além de ganharem agilidade no atendimento, as empresas e profissionais liberais conseguem otimizar o tempo para qualificar a entrega de produtos e buscar melhorias nos serviços”, lembra Júlio.

Além do aumento na quantidade de usuários, a pesquisa da Mobile Time mediu o tráfego de mensagens enviadas pelos bots das 66 empresas analisadas durante o período de um ano. 

Nesse período, a quantidade de mensagens trocadas com chatbots teve um aumento de 60% – passou de 500 milhões em 2017 para 800 milhões em 2018.  

No caso do Pigeon, diariamente, mais de 5 mil usuários utilizam as soluções criadas pelos engenheiros de inovação da SYM. 

“O chatbot do Pigeon, mensageiro inteligente adaptado ao que funciona na plataforma do WhatsApp, é capaz de se adaptar aos diferentes mercados e públicos.  

E é possível implantá-lo nos setores de educação, saúde, atendimento, varejo, marketing, pets, promoções e qualquer outro segmento de forma muito simples e eficaz”, detalha Luciano Reis, também responsável pelo projeto do Pigeon. 

Saiba mais sobre a SYM e o Pigeon no https://www.portalsym.com/.


Fonte: Angelo Binder - Comando Comunicação

McAffe obtém Gartner Peer Insights Customers’ Choice na categoria Gateway Seguro da Web


O destaque se baseia em feedbacks e avaliações de usuários finais profissionais com experiência em aquisição, implementação e/ou uso de produtos ou serviços


A Gartner Peer Insights Customers’ Choice é uma distinção dada a fornecedores em seus mercados por usuários finais profissionais verificados, e leva em consideração o número de avaliações e as classificações gerais desses usuários. Para garantir uma avaliação justa, a Gartner mantémcritérios rígidos de reconhecimento dos fornecedores, adotando uma alta taxa de satisfação de clientes. Para conquistar essa distinção, o fornecedor deve ter, no mínimo, 50 avaliações publicadas durante o período de inscrição, com uma classificação geral de 4,2 estrelas ou mais. Desde 15 de janeiro de 2019, a McAfee já recebeu 104 avaliações e uma classificação de 4,5 (a nota máxima é 5) por seus produtos McAfee Web Gateway, McAfee Web Protection e McAfee Web Gateway Cloud Service.

"Acreditamos que a posição alcançada na Gartner Peer Insights Customers’ Choice de janeiro de 2019 como solução de Gateway Seguro da Web corrobora nossa estratégia do dispositivo à nuvem. Enquanto o uso de serviços na nuvem cresce em ritmo acelerado e constante, nossos clientes podem contar com o recurso de gateway de segurança na Web para se protegerem contra ameaças e, ao mesmo tempo, viabilizar controles de política referentes a esses serviços em suas organizações”, afirmou Raja Patel, vice-presidente de produtos corporativos da McAfee. “Estamos bastante orgulhosos com o reconhecimento conquistado na Gartner Peer Insights e pela disposição dos clientes em recomendar a tecnologia McAfee Web Gateway como seu fornecedor preferencial.”

A Web moderna oferece ao usuário uma experiência dinâmica em tempo real, mas também ficou mais perigosa, com ataques cada vez mais sofisticados sendo lançados todos os dias. A McAfee Web Protection é uma tecnologia de defesa imprescindível a qualquer organização que pretende se proteger contra novas ameaças de malware, incluindo escritórios remotos e usuários móveis. Graças a ela, as organizações dispõem de acesso seguro à Internet e, ao mesmo tempo, reduzem significativamente os riscos por meio de uma abordagem de segurança avançada, combinando análise local sofisticada e intencional com proteção baseada na nuvem. As soluções de SaaS e híbridas proporcionam proteção máxima aos usuários onde eles estiverem.


Outro cliente afirmou que o McAfee Web Gateway foi a “solução antimalware nº 1 para ameaças na Web. [A solução] analisa a natureza e a intenção de todo conteúdo e código que entra na rede a partir de páginas da Web acessadas, proporcionando proteção imediata contra malware e outras ameaças ocultas. Com tecnologia de segurança em camadas, que combina proteção local e baseada na nuvem, você pode contar com o Web Gateway para desfrutar de proteção avançada e instantânea, capaz de deter ameaças de dia zero, spywares e ataques direcionados, tudo isso sem necessidade de assinatura.”


Sobre o Peer Insights:
Peer Insights é uma plataforma on-line para classificações e avaliações de software e serviços de TI produzidas e lidas por profissionais de TI e tomadores de decisões tecnológicas. Seu objetivo é ajudar tanto os líderes de TI a tomar decisões de compra mais bem fundamentadas quanto os provedores de tecnologia a aprimorar seus produtos por meio de feedbacks diretos e imparciais de seus clientes. A Gartner Peer Insights inclui mais de 70 mil avaliações verificadas em mais de 200 mercados. Para obter mais informações, acesse www.gartner.com/reviews/home.

A Gartner Peer Insights Customers’ Choice consiste nas opiniões subjetivas das avaliações, classificações e dados individuais de usuários finais, aplicados com base em uma metodologia documentada, sem representar os pontos de vista da, nem se constituir em endosso emitido pela, Gartner ou suas afiliadas. 

Sobre a McAfee

A McAfee é a empresa de cibersegurança que vai dos dispositivos à nuvem. Inspirada pela força do trabalho conjunto, a McAfee cria soluções para empresas e consumidores que tornam o mundo um lugar mais seguro. Criando soluções compatíveis com produtos de outras empresas, a McAfee ajuda as organizações a orquestrar ambientes de cibersegurança altamente integrados, em que os processos de proteção, detecção e correção de ameaças ocorrem de forma simultânea e colaborativa. Defendendo os clientes em todos os seus dispositivos, a McAfee protege sua vida digital dentro e fora de casa. Trabalhando com outras empresas de segurança, a McAfee conduz a iniciativa de unir esforços contra os criminosos cibernéticos visando o bem de todos. www.mcafee.com

Fonte: Medialink Comunicação

Conheça 4 redes sociais que podem substituir o Facebook


Depois do escândalo de dados do Facebook, mais e mais usuários têm procurado outras redes sociais para se manter conectados com seus seguidores e amigos.
O Instagram anunciou em 2018 que bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos e tirou o posto do Facebook de principal rede social do planeta com seu modelo de negócios baseado em anúncios e coleta de dados do usuário. Mas outras redes sociais existem e estão crescendo cada vez mais. Tão interessantes quanto o Facebook, elas podem substituir a companhia, caso algo mude ou ele acabe, como aconteceu com o Orkut. Por isso, listamos 5 redes socais que prometem ser uma alternativa ao Facebook e Instagram.

1.    Ello

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O Ello foi criado por um grupo de designers e artistas que buscavam um espaço simples, belo e sem propagandas para dividir suas criações com o mundo e conversar com os amigos. Tanto que, apesar de estar em crescimento, ele ainda está em fase beta, com novos recursos sendo acrescentados diariamente e uma extensa lista de espera para fazer parte dele. Está tão popular que há pessoas vendendo convites no eBay.

2.    Status

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O Status é uma rede social que se adapta aos interesses e à localização de cada um. Dessa forma, o usuário tem a liberdade de ver no seu feed apenas o que ele quiser e das localidades que desejar. Além disso, também é possível personalizar a cor da linha do tempo (são 15 opções) e selecionar interesses preferidos entre mais de 30 temas. Recursos como chamadas de áudio e vídeo, publicações e comentários multimídia, e posts em ordem cronológica também estão disponíveis. Assim como o Instagram, o app ainda conta com uma ferramenta na qual os usuários podem fazer vídeos e postar fotos que sumirão em 24 horas. A rede social cresceu em interesse e em usuários, o principal atrativo é ser assumidamente livre de propagandas, o que também faz com que os dados de seus usuários não sejam vendidos para outras empresas.


3) Hello
Hello é uma rede social do mesmo criador do Orkut (Orkut Buyukkokten), que encerrou suas atividades em 2014. A plataforma pretende resgatar as comunidades, com objetivo de criar interação entre pessoas com os mesmos interesses. A novidade ainda está em desenvolvimento e sem data definida para lançamento. Para receber um convite e ser um dos primeiros a fazer parte da rede social, basta inserir seu e-mail e informações como nome e país no site oficial. Saudades do Orkut, recupere fotos.

4. Tagged
Muito similar ao Facebook, foi fundado no mesmo ano (2004), destinado ao público jovem. Atualmente, conta com mais de 300 mil usuários, e uma média de 200 mil deles usam o aplicativo mensalmente. Por meio dessa plataforma é possível enviar mensagens aos amigos, postar fotos, jogar e conhecer pessoas novas. Pode ser encontrado em Android ou em iOS.

Fonte: Marciel Oliveira - MSTUDIO 

Produção e Inovação


*Por Jose Carlos Abreu 

Às vezes, um executivo chega na empresa e diz: “tenho uma ideia nova”. E a resposta que ouve é: “Você sabe se temos demanda comprovada para isto?” Obviamente, é claro que não. Se a ideia é nova, o mercado ainda vai ter que ser apresentado ao conceito. Este tipo de situação acontece porque muita gente confunde produção com inovação. Inovação vem na frente e quebra paradigmas. O mercado ainda nem pensou e o inovador está lá criando. Foi assim com o Facebook, telefones celulares, rádios, computadores... O inovador não depende de demanda.  

A produção, essa sim, depende da demanda. Você produz somente se existe a demanda. Se não há demanda, reduzimos a produção ou até mesmo paralisamos. Essa é a diferença entre economias em crescimento e economias estagnadas. Essa é a diferença entre empresas em crescimento e empresas estagnadas ou em declínio. As empresas em crescimento estão sempre inovando, mesmo antes do mercado pedir.  Essas empresas se antecipam e incentivam seus executivos a inovar, criar, pensar fora da caixa. A inovação cria a necessidade no mercado. Quantos de nós precisava do Facebook, de um iPod, de um Walkmann ou de um post it antes desses produtos existirem? As empresas inovadoras inventam o seu futuro.  As empresas inovadoras estão correndo na frente do mercado. 

As empresas estagnadas, as que estão indo para o cadafalso, são aquelas que reagem ao mercado, não inovam. Se o mercado demanda elas atendem. Se não há demanda, se retraem e não criam, nem recriam, não inovam, não inventam, se acomodam, tentam atender reagindo. Não existe proatividade. As empresas em declínio correm atrás do mercado, correm atrás dos concorrentes, correm atrás do cliente. 


Observem os automóveis coreanos. Eles estão quebrando paradigmas na indústria automobilística, tal como os americanos fizeram nos anos 50 com seus carrões rabo de peixe e os japoneses fizeram nos anos 70 e 80 com seus carros confiáveis e econômicos. Observem as construtoras que constroem edifícios inteligentes. Observem os chineses. Observem os desenhistas de software indianos. E pelo outro lado, observem a velha Europa. Quem está inovando?  Quem está tentando correr atrás do mercado? 

“Em time que está ganhando não se mexe” é uma frase bonita, que serve para justificar ficar deitado em berço esplendido. No ano de 1985, as enciclopédias dominavam o mercado da informação classificada quando a internet ainda era “apenas” uma inovação sem muitos adeptos.  Um dia, no início dos anos 1990, a internet “atropelou” as enciclopédias. Poderia citar centenas de casos parecidos que aconteceram nas últimas décadas, entre eles os relógios suíços, os microcomputadores da IBM, os rádios, os telefones, os discos de vinil, os carros americanos, as câmeras da Kodak e as máquinas de escrever da Olivetti. 

Esse tipo de síndrome, ou tipo de crise, afeta as empresas grandes, estáveis ou com mercados garantidos, muitas vezes erroneamente considerados cativos.  É a síndrome dos generais. No exército, o generalato é o cargo máximo de carreira. Os generais sabem que dali vão para a aposentadoria, já chegaram ao topo, não há mais disputa.  Então consequentemente um General não precisa inovar. O General não tem que inventar.  Os termos “Céu de Brigadeiro” e “Mar de Almirante” não significam que o mar se acalme quando almirante navega ou que as tempestades dos céus amainem quando um Brigadeiro voa.  É ao contrário. Um Almirante só vai navegar se o mar já estiver calmo. Um Brigadeiro só vai voar se o céu já estiver azul bonito.  


E como quebrar esse ciclo? Devemos perguntar se a empresa estabilizada pode mudar, sabe mudar, precisa mudar e, principalmente, quer mudar. Um bom começo é iniciar a análise pela forma de recompensa.  Empresas que recompensam seus executivos pelo valor absoluto do lucro já garantido, não vão inovar nada. É obvio. Já empresas que remuneram seus executivos pela derivada primeira das vendas, pelo EVA ou pelo lucro marginal, vão incentivar seus executivos a inovar. 

A pergunta que usei para abrir esse artigo (Você sabe se temos demanda comprovada para isto?) tem seu lugar se a proposta fosse de aumentar a produção. Porém, quando a proposta é inovação as perguntas devem ser outras: Isto funciona?  É mais econômico? Agrega mais valor ao produto? Tem um custo menor?   Tem outros diferenciais em relação aos nossos produtos tradicionais? Temos tecnologia para fazer? Temos a logística para entregar?  O cliente vai perceber os diferenciais? É aquela velha história. Você faz a pergunta errada e terá a resposta errada. Você faz a pergunta certa e terá a resposta certa. No mundo real dos negócios, tudo depende da pergunta certa. 

*Jose Carlos Abreu é coordenador do MBA em Gestão Estratégica, Econômica e Negócios e do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria do ISAE Escola de Negócios (www.isaebrasil.com.br).

Fonte: Ana Ornellas - IRR Comunicação Integrada

Senior abre 50 vagas de trabalho


Oportunidades contemplam desde carreiras em tecnologia, como arquiteto de software, programador e analista de sistemas, até perfis das áreas administrativa, comercial e de comunicação. Em Blumenau são 26 vagas.

Premiada pela Great Place to Work como uma das 20 melhores empresas de tecnologia para se trabalhar do Brasil, na categoria Grandes Empresas, a Senior anuncia vagas em aberto. Especializada em soluções para gestão empresarial, a companhia atende mais de 12 mil empresas no país e possui unidades de negócios em diversos estados.

Já no início de 2019 são mais de 50 vagas em aberto, para diferentes perfis profissionais. De acordo com Jussara Dutra, diretora de Pessoas e Organização, a maioria das oportunidades está ligada às áreas técnicas, como para programação. “Outros setores também irão contratar e este movimento visa criar times ainda mais consolidados e prontos para suportar o crescimento projetado pela Senior, que pretende encerrar 2019 com faturamento acima dos R$ 400 milhões. E este resultado só será possível com o apoio de profissionais capacitados e de alto nível”, diz.

Só para Blumenau, em que fica a matriz da companhia, são 26 vagas. Entre os benefícios que a companhia oferece estão desde auxílio alimentação, plano de saúde, auxílio educação e até horário flexível, dia da fruta, vending machine e comércio da confiança.

Todas as oportunidades podem ser conferidas no site da Senior. Para se candidatar, basta acessar este link.

Senior oferece soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, de Relacionamento com Clientes, de Supermercados e Gestão de Acesso e Segurança para empresas de diversos portes e segmentos. São mais de 100 mil contratos ativos em todo o Brasil. A companhia conta com consultorias e sistemas integrados que apoiam clientes em seus processos de transformação digital, otimizando processos e modelos de negócios com inovação e produtividade, simplificando a tomada de decisão e acelerando a gestão.

Considerada uma das 20 melhores companhias para se trabalhar no Brasil na categoria Grandes Empresas de Tecnologia pela pesquisa da Great Place to Work, conta com mais de 1,3 mil colaboradores, distribuídos em 20 operações próprias. Possui ainda mais de 200 consultores e cerca de 100 canais de distribuição em todo o país. Acredita na inovação, na colaboração, no conhecimento e na diversidade de talentos. Referência nacional em tecnologia para gestão, a companhia potencializa pessoas e impulsiona negócios com um dos mais completos portfólios para alta performance.

Fotos institucionais: http://bit.ly/Senior-fotos
Sala de imprensa: senior.com.br/imprensa

Fonte: Regina Sanches - MidiaLink

Licenciamento Ambiental gera desenvolvimento econômico sustentável


Uma das atribuições da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura de Santarém é o Licenciamento Ambiental. O setor é responsável pelo acompanhamento e controle ambiental dos empreendimentos em Santarém. Em 2017 foram realizadas 810 licenças, já em 2018 foram emitidas 1.576, um salto de 75,02%.

Entre os tipos de licenças emitidas no ano passado estão: 1.359 Dispensas de Licenciamento Ambiental (DLA); 38 Licenças Prévias (LP); 59 Licenças de Instalação (LI); 103 Licenças de Operação e 17 Licenças Específicas (LE).

Segundo a coordenadora do setor de Licenciamento Ambiental da Semma, Milena Fonseca, para todas as atividades econômicas é obrigatório o documento. Pode ser feito tanto por pessoa física quanto jurídica. "É por meio deste procedimento que o empreendedor regulamenta sua atividade e os Governos acompanham o desenvolvimento das atividades consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras", explicou Milena Fonseca.

A secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela, destaca que a elevação no número de licenças ambientais expedidas é significativa para o município, resultado do fortalecimento e capacitação da equipe de profissionais especializados para a análise dos procedimentos.

"Além disso, a Semma tem realizado ações de esclarecimento com o projeto Licenciamento Ambiental Itinerante junto aos variados ramos de negócios e percebe-se uma maior preocupação do empresário local com as questões ambientais. É um procedimento administrativo fundamental para a gestão ambiental em Santarém, garante a melhoria da qualidade de vida da população e o avanço no desenvolvimento sustentável", afirmou Vânia Portela.

Quem possui o Licenciamento Ambiental tem inúmeras vantagens como a facilitação da obtenção de créditos e financiamentos junto a bancos, melhoria do desempenho ambiental e o empreendimento tem o produto com maior credibilidade no mercado.

Licença Ambiental

Se a atividade estiver localizada em área rural, o proprietário poderá solicitar a Licença de Atividade Rural (LAR), sendo importante que o empreendedor rural já tenha tirado o CAR (Cadastro Ambiental Rural), expedido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Para agricultores familiares, o CAR pode ser conseguido de forma gratuita junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e Sindicato Rural dos Trabalhadores e Trabalhadores de Santarém (STTR).

A todos os empreendimentos de grande porte é necessário alcançar três tipos licenças: Licença de Instalação (LI), Licença de Prévia (LP) e finalmente a Licença de Operação (LO).

Enquanto isso, as atividades consideradas com baixo potencial poluidor, tanto da área urbana quanto rural, é preciso ir até o órgão ambiental e fazer a emissão da Dispensa de Licenciamento Ambiental (DLA). As atividades que precisam da emissão da DLA estão estabelecidos pela Resolução nº 002 do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), de 29 de maio de 2018.

Já as atividades ligadas ao ramo da mineração possuem a chamada Licença Específica (LE).

Dentre as normas que regulamentam o Licenciamento Ambiental está a Lei Federal nº 6.938/1981, que institui a Política Nacional de Meio Ambiente. Ela indica duas possibilidades em que o empresário é obrigado a solicitar a licença ambiental.

A primeira é quando a atividade utiliza diretamente dos recursos naturais (solo, a água, o ar, as árvores e os animais). Ex.: Mineração, agricultura, pecuária, pesca e entre outras.

A outra quando é eminente que o empreendimento é potencialmente poluidor, mesmo que não utilize diretamente o recurso natural, podendo gerar algum resíduo e impactar o ambiente. Ex.: Metalurgia, construção civil, lava-jatos, mecânica, madeiraras, químicas, serviços de transporte, depósitos e outros.


Checklist

Confira os Checklist de atividades em geral para dar entrada na emissão de Licenciamento Ambiental. Os interessados devem apresentar, no mínimo, a seguinte documentação:

1. Formulário de Requerimento preenchido e assinado pelo representante legal da empresa ou procurador;
2. D.I.A com assinatura pelo proprietário ou procurador;
3. Cópia da taxa da Semma;
4. Publicações do aviso de requerimento da respectiva licença no Diário Oficial do Estado e jornal de grande circulação (página inteira dos jornais);
5. RG e CPF dos representantes legais (sócio administrador) ou do procurador;
6. CNPJ, Cadastro Fiscal e Contrato Social da empresa;
7. Certidão do CHDU (uso e ocupação do solo) do local da atividade;
8. Comprovante de propriedade do imóvel (escritura definitiva), cessão de direitos, contrato de locação do imóvel ou outro tipo de documento que comprove a posse sobre o imóvel que receberá o empreendimento a ser licenciado;
9. Planta baixa com a demarcação da área do empreendimento a ser licenciado e planta hidrossanitária;
10. Memorial descritivo da atividade a ser licenciada (Projeto de Engenharia Ambiental/PEA);
11. Cópia da vistoria dos bombeiros;
12. Outorga de uso de recurso hídricos ou comprovante da Cosampa;

Para outras informações, o empreendedor precisar ir até a Semma e tirar as dúvidas. O órgão ambiental está localizado na Trav. Silva Jardim, 370, bairro Aldeia. Fone: 3522 5452. E-mail: . O horário de atendimento ocorre de segunda à sexta, entre 8h e 14h.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Sobrevivência de empresa depende também do controle sobre o fluxo de caixa


Software Virtuozo fortalece seu programa de gestão financeira com nova ferramenta – PDV. 

O sucesso de um negócio depende de muitos fatores, entre eles, o controle sobre o fluxo de caixa. O termo comum no empreendedorismo nada mais é do que o movimento de entrada e saída do dinheiro de uma empresa. Caso não haja uma visão transparente sobre essa situação, já é possível imaginar o que se acontecer: falência. 

Mesmo se tratando de um conceito básico na administração de um negócio, ainda assim alguns empreendedores não tem essa, digamos, disciplina, pelo menos não de forma tão assertiva – principalmente os “pequenos”. Deixando de visualizar, por exemplo, uma previsão exata do saldo da caixa do mês seguinte; situação que impede muitos de crescer. 

Apesar de o controle manual ainda existir, gerando sobrevivência aos cadernos de anotações e planilhas criadas no computador, a tecnologia vem quebrando essa barreira e proporcionando ao mercado possibilidades de desenvolvimento e lucratividade ao otimizar os processos e impulsionar assim, a competitividade do negócio. 

Tecnologia impulsiona crescimento das empresas 

São inúmeros os programas desenvolvidos para respaldar o empreendedor nesse momento. O Virtuozo é um deles. O programa foi criado para auxiliar na gestão financeira e, para isso, oferece recursos de gerenciamento para controlar, por exemplo, as contas a pagar, contas a receber, emissão de boletos bancários, especificamente o fluxo de caixa, entre muitos outros. Todos organizados em tabelas e gráficos de fácil compreensão. E para reforçar ainda mais essa frente, o programa investe constantemente em recursos e melhorias para o seu usuário. Recentemente a marca inseriu uma nova ferramenta; o PDV – Ponto de Venda. 

O recurso auxilia na organização do caixa de qualquer tipo de negócio. Além de ler o código de barras, ele também mostra informações sobre os produtos e valores ali na telinha do computador. “A ferramenta cadastra todos os produtos, lê o código de barra, informa o troco exato a ser dado ao cliente, o preço de um produto de forma individual ou em conjunto, a quantidade de dinheiro que entrou no caixa naquele dia e a quantia que saiu”, explica Gabriel Cantarin, gerente comercial da Gigatron Franchising (franquia especializada em software para gestão desenvolvedora do Virtuozo). 

Gabriel conta que o processo é muito útil porque agiliza e resolve de forma rápida e fácil, situações que são importantes para o processo da venda em si, no dia a dia. Como exemplo, ele cita as seguintes situações. “O vendedor não precisa ler 12 latinhas de cerveja, ele lê uma e coloca a quantidade de itens que o cliente comprou – a ferramenta faz toda a conta automaticamente. Outro exemplo é em relação ao desconto, caso o dono de uma mercearia esteja fazendo uma promoção, na qual, ao comprar três produtos o cliente ganha 10% de desconto, ao fechar o caixa, a ferramenta mostrará exatamente que o valor da venda foi aquele porque houve um desconto. O programa dá pra ele uma visão detalhada de tudo o que aconteceu no dia”, evidencia. 

Controle do dinheiro 

E claro, manter controle sobre as transações financeiras é conceito básico de contabilidade que todo negócio deve seguir. Por isso, houve um cuidado especial por parte dos idealizadores do PDV para que essa vertente fosse atendida com total precisão. 

Assim, o PDV do Virtuozo informa como foi realizada a venda (se foi no cartão de crédito, cheque ou dinheiro), quanto de dinheiro havia no caixa assim que o negócio começou a funcionar, quanto que estava na gaveta registradora pra voltar o troco, o quanto de dinheiro entrou e a quantia exata que saiu do dia. Ou seja, assim o empresário consegue ter uma visão clara do que aconteceu, se há desfalque ou se está redondo. “Tudo fica registrado nas vendas, ele sabe exatamente o que foi vendido, quem vendeu e como vendeu”, explicou. 

Sistema de gestão financeira para todos 

As vantagens do uso de um sistema de gestão financeira são inúmeras e podem ajudar um negócio independe do seu tamanho, como as MEI’s e PME’s. A solução tecnológica, não apenas moderniza, como otimiza tempo e evita chances de erros – principalmente contábeis. 

E falando em erros, essa situação obviamente evita o desperdício de recursos financeiros. Dessa forma, é possível evitar a falta de capital de giro e ainda utilizar recursos, caso existam disponibilidades excedentes, de forma alternativa, buscando sempre as melhores opções para a organização. 

Veja alguns exemplos do que um software de gestão pode fazer por uma empresa: Permite gerenciar as entradas e saídas; identificar quem são os clientes; época de maior e menor saída de produtos e serviços; projeções com o fluxo de caixa, possibilitando uma visão do futuro do negócio; registros históricos de movimentação da empresa. “O sistema proporciona ainda, segurança e confiabilidade às informações, além de tornar as rotinas empresariais mais simples, oferecendo tranquilidade maior ao gestor para que possa se concentrar em outras demandas”, finaliza Gabriel. 

Gigatron Franchising 

Nascida em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, a empresa é considerada uma das maiores fabricantes de software CAD para calçados do mundo. O crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP - impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui 73 unidades distribuídas pelo Brasil. www.gigatron.com.br


Fonte: Fatos&Ideias Comunicação 

BUMBLEBEE – Opnião sem spoilers!


Por Allan Patrick

No desenrolar da última década, a franquia “Transformers” foi julgada por diversos pontos de vista. Com sua origem estabelecida através da animação dos anos 80, os habitantes de Cybertron saíram das caixas de brinquedos para abraçar o mundo do cinema, se consolidando como uma das sagas mais populares do cinema atual. A primeira produção feita em 2007, foi um arrasa-quarteirões que arrebatou um público imenso, ao longo dos anos se tornou uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Enchendo os olhos de alguns e decepcionando profundamente críticos e cinéfilos do mundo inteiro com a direção alucinante e repetitiva de Michael Bay. Em 2019 foi decretado momentaneamente o fim da era Bay à frente da direção, a franquia ganha uma nova visão, encerrando sua atual jornada para nos levar de volta aos anos 80, uma das décadas mais amadas e a mais utilizada, recentemente em Hollywood. Bumblebee antecede os acontecimentos de “Transformers”(2007), resgatando a nostalgia de toda uma geração, em uma produção que faz daquela clássica animação seu grande pilar de sustentação.

Através da visão apurada do cineasta Travis Knight, “Bumblebee” pulou por cima da exaustiva ação estabelecida por Bay, estabelecendo uma interatividade bem diferente ao longa. Voltando seus olhos na construção de sua protagonista, vivida por Hailee Steinfeld, a trama traz o delicioso clima oitentista, o design de produção nos remete aos clássicos de John Hughes. A personagem principal é um retrato legítimo da juventude da época, com um figurino bem peculiar, do jeitinho dos modelitos usados na década. Incompreendida e sensível, ela se esconde em uma casca que visa protegê-la do convívio social. Essa fragilidade se torna justamente o ponto de contato e afeição que permite o surgimento de uma incomum, mas surpreendentemente real amizade com o robô.

Aqui temos a produção executiva de Steven Spielberg, “Bumblebee” parece uma extensão de seus próprios filmes. Trazendo ares da sua produtora Amblin, o spin-off centraliza sua narrativa na amizade entre uma criatura alienígena e um humano como em “E.T.: O Extraterrestre”, fazendo com que todos os demais personagens e seus arcos sejam atraídos para essa visão. A relação entre essas duas figuras tão distintas se torna encantadora para o público, que percebe uma sensibilidade apaixonante em “Bumblebee”, fazendo com que ele quebre a difícil barreira da identificação com o público. Desajeitado, dinâmico e divertido, sendo o motivo principal de algumas das risadas mais gostosas do filme. Muito show!


Partindo de um roteiro simples e direto, “Bumblebee” também se consolida como o reboot ideal para a franquia, mantendo um pé na nostalgia e outro nas novas gerações. Enchendo de emoção os fãs do desenho dos anos 80, o longa mantém o conceito original mais robusto e geométrico dos Transformers, com traços bem característicos ao que tanto assistimos quando criança. E à medida que se volta para suas raízes como fonte de inspiração, o filme de Travis Knight dá um passo adiante, se projetando para as novas gerações, atraindo um público maior que os primeiros filmes da saga fizeram ao longo desses 11 anos. Por ser direcionado aos mais novos, o spin-off se consagra como um programa familiar delicioso e emocionante, capaz de conquistar a geração mais antiga e a mais jovem. Com essa facilidade de transitar entre os públicos, “Bumblebee” já inaugura um novo momento para a franquia.

“Bumblebee” é um espetáculo à parte quando se trata de mixagem de som, é simplesmente impecável para os ouvidos mais apurados, com engrenagens se conectando a todo vapor e robôs em plena metamorfose, em sons quase ensurdecedores, que só contribuem para a experiência dentro dos cinemas, ou seja, vá assistir em uma sala de cinema, a experiência é muito satisfatória. As cenas de ação possuem o estilo característico dos videogames, com takes extremamente rápidos que pode desagradar alguns, bem como conquistar outros. Com cenas divertidas e humor leve, o spin-off de ação começou bem, iniciando sua trajetória no final dos anos 80, abrindo brecha para sequências ainda mais nostálgicas, que percorram os anos 90 e suas inúmeras referências e até mesmo o início dos anos 2000, conhecido como a explosão da era digital.


Enfim, o filme é uma verdadeira onda de amor para os fãs do passado que sempre clamaram pelas referências originais, à medida que também conquista a geração atual com sutileza e muito humor. Com uma trilha sonora de tirar o fôlego de qualquer amante dos hits de bandas como Duran Duran, “Bumblebee” é um verdadeiro presente de Natal, um blockbuster pipoca que vai atrair não apenas você, mas toda sua família junto para uma prazerosa experiência. Me divertir muito. Minha nota: 9,5!

Fonte: Cinedicas