sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Rede apresenta nova estratégia para o e-commerce


Mudanças tecnológicas, no time e na parceria com o Itaú Unibanco balizam novo modelo de atuação da credenciadora, que já apresenta faturamento 24% maior na operação de comércio eletrônico.

A Rede, empresa de meios de pagamento eletrônicos do Itaú Unibanco, apresentou nesta quarta-feira (29) seu novo modelo de negócio para o atendimento ao comércio eletrônico, segmento que, ano a ano, cresce a duplo dígito em número de consumidores e tem peso cada vez maior nos resultados da credenciadora. O reposicionamento se apoia em três pilares: Tecnologia, com uma plataforma única de produtos; Pessoas, com ampliação das equipes comercial, de produtos e de atendimento dedicadas; e Parceria com emissores. As mudanças chegam com o objetivo de impulsionar o desempenho dos clientes que usam a internet como canal de vendas.

No primeiro semestre, o faturamento da operação da Rede voltada ao comércio eletrônico cresceu 24% - acima da média do mercado –, assim como o market share, que teve ganho de 5 p.p., na comparação com os resultados do mesmo período de 2017. A expectativa para o que vem pela frente é tão positiva quanto esse indicador, na visão do diretor-presidente da Rede, Marcos Magalhães. “O aumento das vendas pelo celular e a consolidação dos marketplaces favorece o desenvolvimento do e-commerce no País. Esse é um mercado de mais de 55 milhões de consumidores e que tem espaço de sobra para se expandir, se consideramos o número crescente de nativos digitais com autonomia para comprar e a expectativa de melhora da economia”, afirma o executivo.

O investimento na equipe foi uma das prioridades do novo modelo de negócio, para sustentar a estratégia de ter um atendimento mais especializado e com carteiras dedicadas.

No tocante às inovações tecnológicas, tanto a experiência dos desenvolvedores quanto a dos consumidores foram determinantes para se chegar a uma oferta que agregasse mais valor ao varejista. Mais completa e com funcionalidades de gateway, adquirência e antifraude unificadas, a versão 2.0 da plataforma da Rede apresenta velocidade de resposta duas vezes mais ágil e tem gerado ganho médio de 6 p.p. na conversão de vendas de lojistas online.

Sinergia com parceiros
Outro pilar da estratégia passa pela complementariedade entre o cardápio e a expertise do Itaú Unibanco e outros emissores com a oferta da Rede. “Desenhamos projetos mais sofisticados de e-commerce que aproveitam informações de crédito e emissão dos emissores. Isso se reflete em vantagens para o varejista principalmente na prevenção a fraudes”, explica Magalhães.

Por fim, a Rede, em parceria com o Itaú, é responsável pela vertical de fintechs no Cubo. A área tem como vocação desenvolver projetos em parceria com startups dedicadas ao mercado financeiro, incluindo soluções tecnológicas para meios de pagamento e processamento de transações que podem levar o e-commerce ainda mais longe.

Fonte: Rede

Como armazenar vídeos 4K


4K para o futuro: Como armazenar esse tipo de vídeo

Hoje em dia é muito fácil acharmos um vídeo feito pelo celular com ótima qualidade e resolução. As câmeras em nossos telefones e tablets ficaram tão nítidas que nossos vídeos parecem prontos para Hollywood (quase). Os vídeos Full HD de 1080p, slow-mo e com filtros divertidos vieram para transformar a filmagem feita pelo telefone, mas nada se compara a filmar em 4K. Existem dois tipos de 4K: 4K UHD (o padrão para televisões e monitores) e 4K (o que você veria no cinema). Em nossa análise, "4K" se referirá especificamente ao primeiro, o formato usado pelos dispositivos móveis.

Uma imagem de 1080p renderiza com 1080 linhas e 1920 colunas. Uma imagem 4K praticamente duplica ambos os números para produzir uma resolução de 2160 x 2840p. Isso resulta em quatro vezes mais pixels totais. A imagem de 1080p que você tinha antes caberia em um quarto de uma tela 4K. Isso significa quatro vezes a nitidez da imagem ao fotografar em 4K, um salto significativo na clareza. Olhe para qualquer comparação entre as duas imagens e você verá que o 4K é muito mais profundo e detalhado - o motivo pelo qual tantos cinegrafistas estão satisfeitos em usar isto.

Naturalmente, isso também significa um salto significativo nos requisitos de memória. É difícil dizer exatamente o quanto isso depende das taxas de frame e da tecnologia de compactação do seu dispositivo, mas algumas estimativas:

·       26 minutos de 4K = ~8GB
·       53 minutos de 4K = ~16GB
·       107 minutos de 4K = ~32GB
·       215 minutos de 4K = ~64GB
·       432 minutos de 4K = ~128GB
(Fonte: SanDisk)
Quem for avaliar as opções de memória dos celulares atuais, é importante saber que o 4K ocupa muito mais espaço no dispositivo móvel do que um vídeo comum. Quem tem um modelo de configuração inferior do telefone, poderá ficar sem memória rapidamente. 
 
A experiência de usar câmeras 4K
 
Todo mundo quer uma TV que suporte 4K. E será muito fácil notar a diferença, pois a melhora de uma imagem a outra é incrível. Além disso, como a densidade de pixels é muito alta, é possível sentar mais próximo da TV e a imagem não ficará pixelada. Isso significa que não é preciso ter uma TV tão grande quanto antes. 
 
 
Editing in 4K

Usar um aplicativo útil como o iMovie para iOS da Apple torna a manipulação desse vídeo 4K intuitiva e fácil, permitindo adicionar rapidamente temas, títulos e transições. No entanto, os arquivos são grandes, por isso, se a edição foi feita em um tablet ou PC mais antigo e deseja fazer o salto 4K (por ser o padrão), talvez seja hora de fazer um upgrade de memória para caber tudo.
O desafio do armazenamento
Então vai ser preciso um lugar para guardar todos estes vídeos grandes. Se for um telefone com baixa capacidade de memória, provavelmente não haverá espaço suficiente. Um item que pode ajudar e muito é ter à disposição uma unidade flash exclusiva para celulares. Por exemplo, os produtos da SanDisk como o iXpand Mini, indicado para telefones Apple ou os cartões de memória e pendrives Ultra Dual Drive ou Dual Drive Type C para modelos Android. Eles não só ajudam a gerir o conteúdo do telefone como permitem gravar vídeos diretamente nestas unidades. Isso significa que é possível ter todos os vídeos em 4K que quiser e o aplicativo ainda garante que o espaço do celular fique livre para outros arquivos importantes.

Fonte: SanDisk

Natal dos Ribeirinhos chega à 17ª edição

Lançamento da campanha será em 31 de agosto, na Secretaria Regional da SBB de Belém. A expectativa é beneficiar, este ano, duas mil famílias de 19 comunidades do estado do Pará.

Em 31 de agosto, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lançará a 17ª edição da Campanha Natal dos Ribeirinhos, realizada por meio do programa Luz na Amazônia. Com o tema “Natal da esperança”, a campanha tem o intuito de beneficiar cerca de duas mil famílias, que vivem em 19 comunidades dos municípios de Acará, Bacarena e Belém, no estado do Pará. O lançamento acontecerá na Secretaria Regional da SBB de Belém.

Esta tradicional ação da SBB é sempre realizada em parceria com organizações, instituições públicas e privadas, ofertantes e voluntários, que contribuem com doações. No ano passado, foram beneficiadas 2.590 pessoas, em 19 comunidades dos municípios de Acará, Bacarena, Belém e Bujarú, do Pará. A ação contou com 21 instituições parceiras e 760 voluntários que contribuíram com a doação de 2 mil exemplares de Bíblias, 1.800 edições bíblicas infantis, 1.770 cestas básicas, 1.800 brinquedos e cerca de 20 mil peças de roupas.

Os telefones para informações e confirmação de presença são 0800 727 8888, (91) 3202-1350 e (91) 8114-9862.

SERVIÇO
Lançamento da 17ª edição da Campanha Natal dos Ribeirinhos
Data: 31 de agosto de 2018
Horário: das 8h às 11h30
Local: Secretaria Regional da SBB em Belém
Endereço: Avenida Assis de Vasconcelos, 356, Campina, Belém – PA
Informações e inscrições: 0800 727 8888, (91) 3202-1350 ou (91) 8114-9862
Entrada gratuita

A SBB e o Luz na Amazônia – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir a Bíblia a todas as pessoas, desenvolve programas bíblicos de impacto social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”.

Mantido pela SBB há mais de 50 anos, o programa Luz na Amazônia tem o objetivo de levar atendimento social e espiritual a comunidades ribeirinhas da região amazônica. As viagens são feitas no barco Luz na Amazônia III, construído especialmente para viabilizar o atendimento nessa região. O barco realiza viagens periódicas, alcançando preferencialmente comunidades mais isoladas, distantes dos centros urbanos.

O programa conta também com o Barco da Bíblia, cuja principal finalidade é disponibilizar literatura bíblica a um valor acessível, facilitando sua aquisição por pessoas que vivem nos diversos contextos geográficos da Amazônia. O espaço do Museu da Bíblia, que integra a embarcação, contribui para aumentar a interação das comunidades da região com a Palavra de Deus, ao permitir que a população conheça curiosidades e objetos relacionados ao livro mais lido e distribuído de todos os tempos.

Os impactos positivos alcançados com o programa Luz na Amazônia motivaram a SBB a ampliar sua abrangência e a replicar em outras regiões a experiência bem-sucedida, com a criação do Luz no Brasil, em 2008.

Fonte: Ribeirinhos chega à 17ª edição

Servidores sul-americanos do Black Desert Online já estão disponíveis para todos


RedFox Games dá as boas-vindas aos jogadores da região que, a partir de agora, terão acesso total aos servidores locais e otimizados do MMORPG.

A espera terminou! Os servidores do Black Desert Online na América do Sul estão finalmente abrindo suas portas para todos os jogadores que acompanharam a transição desde o início. Agora, é possível aproveitar o jogo em um ambiente otimizado e, para comemorar, a RedFox Games preparou uma série de eventos que prometem ótimas recompensas.

Para quem estava esperando por novas opções de customização e mais chances para evoluir seus personagens, a publisher traz novidades. Uma seleção inteira de novos trajes já está disponível na Loja de Pérolas e, para tornar personagens ainda mais poderosos, o sistema da Pedra de Caphras também foi atualizado, permitindo que os jogadores descubram o seu verdadeiro potencial.

E mais, ao se juntar em uma jornada pelos mais lindos cenários dos territórios de Balenos, Serendia e Calpheon no mundo remasterizado de Black Desert Online ao lado da NPC Lulupi, os aventureiros serão recompensados com prêmios especiais.

Mais detalhes sobre todos os recursos, eventos e promoções estão disponíveis no site oficial do Black Desert Onlinehttps://blackdesert.playredfox.com

Facebook Black Desert Brasil: https://www.facebook.com/BDOPortuguese/
Facebook Black Desert Espanhol: https://www.facebook.com/BDOSpanish/


Sobre a RedFox Games
A RedFox Games é uma publisher de jogos localizada em San Jose, na Califórnia. A empresa foi criada em agosto de 2015 e atualmente é responsável por oito jogos de gêneros variados. No Brasil, é responsável pela chegada dos servidores sul-americanos do Black Desert Online, MMORPG coreano de sucesso mundial. O objetivo da RedFox Games é se tornar uma das maiores publishers de alto nível para games de PC e mobile. Mais informações em https://www.playredfox.com/.

Fonte: Black Desert Online

Caravana Pop alcança resultado esperado em atendimentos oferecidos no Mercadão 2000


O resultado foi alcançado. A manhã foi produtiva. A Caravana Pop realizou 8 atendimentos técnicos , 17 abordagens sociais, distribuiu 37 pares de roupas, fez 21 consultas de enfermagem, distribuiu 6 kits de higiene bucal, realizou 17 Testes de Glicemia, fez 10 Cortes de Cabelo, verificou 82 pressão Arterial (PA) entre usuários e outras pessoas que passaram pela ação da Caravana Pop. Também foi ofertado café da manhã e almoço, atividade coletiva, orientações técnicas e cadastro de abordagem social. Todos os serviços foram disponibilizados durante a manhã desta sexta-feira (31), na área interna do Mercadão 2000, em Santarém.

Os atendimentos foram todos realizados sob uma estrutura de tendas pelas equipes do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Cabeleireira Lene, Projeto Edificar, parcerias da Caravana Pop do Centro Pop Dom Lino Vombommel, equipamento da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Teve ainda apresentação cultural do cantor Alex Albatroz.

A programação foi alusiva ao dia 19 de Agosto - Dia Nacional de luta da População em situação de Rua, buscando sensibilizar a sociedade quanto à luta desta população em prol de seus direitos e conquistas, principalmente, no âmbito social.

José Argenis e Anna Mariliz: atendimento e gratidão.Um casal de venezuelanos, José Argenis, de 58 anos e Anna Mariliz, 56 anos, usuários do serviço há dois meses e com 7 anos de união trabalhando nas ruas com a venda de artesanato, falaram de como foram atendidos pelo Centro Pop: " A situação financeira e conhecer a cidade nos trouxe para a cá. 

O atendimento é muito bom, a parte da comida é muito boa, a aprendizagem, o apoio, não somente alimentício, mas o atendimento moral, que é muito importante, a conscientização, levantando a moral, pequeno princípio perdido na vida e eles ressaltam. Nós em situação de rua necessitamos mais que profissionalismo, falam conosco, têm paciência, não têm distancia, ajudam, tem vocação para atender. Já passamos por outros Centros que trabalham só por trabalhar. 

Aqui, nós somos bem atendidos. Eles têm vocação, carinho e prestam apoio muito grande para nós", contou José Argenis com a confirmação de Anna.

"A realização da primeira edição da Caravana POP foi muito gratificante, pois, ali, podemos levar serviços socioassistenciais e serviços de saúde à população em situação de rua que não tiveram ainda a oportunidade de ter o acesso aos serviços oferecidos no Centro Pop. 

Nosso objetivo era apresentar à população em situação de Rua de Santarém o Centro e os serviços que o ele oferta, e promover orientações para o acesso à cidadania e aproveitando o movimento fizemos a alusão ao dia 19 de agosto, dia nacional de Luta da população em situação de rua, sensibilizando a sociedade ali presente quanto à luta desta população em prol de seus direitos e conquistas, principalmente no âmbito social", destacou a coordenadora do Centro Pop Dom Lino Vombommel, Glaucya Fiori.

Secretária Celsa Brito acompanhou os atendimentos.A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, esteve acompanhando a ação e parabenizou a equipe do Centro Pop e também os parceiros que levaram atendimentos importantes para essa população em situação de rua. 

"Ficamos felizes com o resultado alcançado nessa primeira ação da Caravana Pop sem esse envolvimento, dedicação da equipe do Centro e o apoio dos nossos parceiros, ela jamais teria sido esse grande sucesso", concluiu Celsa Brito.

O Centro Pop está localizado na Trav. Moraes Sarmento, 800, entre as avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas, Bairro Santa Clara, atende diariamente até 30 pessoas em situação de rua, com acolhimento, espaço para higiene pessoal, alimentação, atividades socioeducativas, acesso ao processo de saúde e documentação, e incentivo a reinserção familiar e comunitária.

Fonte: Caravana Pop

Atividades sobre o meio ambiente conscientizam idosos e jovens do SCFV


Aproximadamente trinta usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República participaram na manhã desta sexta-feira (31) de uma caminhada ecológica. Com bastante disposição, todos devidamente protegidos com chapéus e luvas realizaram a limpeza e coleta de lixo das principais ruas do bairro.

Magda Diniz, 76, usuária do Cras Nova República
Magda Diniz, 76, usuária do Cras Nova República disse que descobriu o centro há pouco tempo, mas a partir do momento em que foi ao local, gostou. "Participar diariamente das atividades ofertadas do centro é muito bom. 

Quando saio de casa, levo meu saquinho na bolsa para guardar o lixo que produzo no dia a dia. A gente não pode esquecer certas coisas e devemos orientar os jovens também. Na verdade não há idade para se educar e aprender. A vida é um total aprendizado", contou feliz a usuária.


Os idosos também assistiram a apresentação de teatro encenada pelos colaboradores do Cras, "Lixo amontoado, rato assanhado", uma forma de despertar a importância de manter o planeta limpo e orientar quanto a doenças que podem ser evitadas através dos cuidados com água tratada, quintais e ruas limpas e também de ressaltar que o lixo deve ser descartado de forma adequada em uma lixeira.

O grupo de idosos foi acompanhado pela técnica de referência do SCFV Alinny Lobato dos Santos que destacou o objetivo da ação. "Essa atividade externa faz parte do nosso calendário anual contemplando o tema Meio Ambiente. Os idosos ficaram surpresos com a quantidade de lixo que coletaram. A intenção foi de conscientizá-los sobre esse tema, destacando a preservação do meio ambiente e orientá-los para não jogar lixo nas ruas, assim estarão mantendo a cidade limpa".


Quem também participou de uma ação de conscientização foram os adolescentes de quinze a dezessete anos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santana, também do SCFV. Eles assistiram um vídeo sobre a "Preservação da terra e a conscientização humana", participaram de uma roda de conversa sobre o tema, realizaram elaboração de placas com materiais recicláveis, plantações de hortaliças e plantas frutíferas nos arredores do Centro.

"É importante levar orientações para todos os nossos usuários, quanto mais pessoas estiverem informadas mais consciência será gerada para o não prejuízo do meio ambiente. Eles serão os multiplicadores de que não se deve jogar lixo por aí", observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) consiste em um serviço complementar ao trabalho social com as famílias realizado por meio do PAIF. Tem como principal objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes valorizando o sentido da vida coletiva.

O SCFV é organizado em grupos de acordo com a faixa etária: crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos; adolescentes, de 15 a 17 anos; pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos.

Fonte: Atividades, Meio Ambiente, Conscientização, Idosos, Jovens do SCFV

Mais de 20 mil crianças são imunizadas contra sarampo e poliomielite em Santarém


O movimento foi tranquilo na maioria das 71 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Santarém no último dia da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite que terminou nesta sexta-feira (31). No entanto, a vacina vai continuar sendo disponibilizada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS's) do município.

Apesar do surto da doença nos estados de Roraima e Amazonas, em Santarém muitos pais deixaram de levar seus filhos para vacinar o que contribuiu para que o município deixasse de alcançar a meta desejada.

A expectativa do Ministério da Saúde era vacinar 11,2 milhões de crianças com a meta de alcançar pelo menos 95% delas, mas apenas os estados do Amapá, Rondônia e Pernambuco conseguiram atingir a meta vacinando mais de 95% das crianças. Dez estados, entre eles o Pará, estão abaixo da média nacional com 80% das crianças vacinadas contra as duas doenças.

Em Santarém, desde o início da campanha no dia 23 de julho até hoje, 20.757 crianças foram imunizadas, o que representa 88,84 % da meta que era vacinar 23.750 crianças do grupo prioritário, menores de 5 anos.

Sobre a vacina
As crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra a poliomielite devem ser imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses, receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP).

Com relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose. A vacina faz parte do calendário vacinal e os adultos também podem se vacinar passado o período da campanha.

O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza duas doses para pessoas com idades entre 12 meses e 29 anos. Pessoas até os 49 anos também podem ser vacinadas contra o sarampo na rede pública, porém nesse caso apenas uma dose é administrada.

Casos de Sarampo
Em Santarém dois casos da doença foram confirmados, mas os pacientes vieram de Manaus. Até o momento existem 51 casos de sarampo sob investigação no município. O MS já confirmou 1.553 casos da doença em todo o Brasil e 6.975 permanecem em investigação no país.

Fonte: Imunização contra Poliomielite, Sarampo

Divulgada programação do XI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas


O município de Santarém (PA) recebe pelo décimo primeiro ano consecutivo o grande evento literário do Baixo Amazonas, o Salão do Livro. Este ano, o evento será realizado de 7 a 16 de setembro, no Espaço Pérola no Parque da Cidade. O público novamente é convidado a participar de diversificadas atividades, dentre elas: bate-papos, palestras, lançamentos de obras, contato direto com autores locais, regionais e nacionais, visitação aos estandes e variadas atrações artísticas culturais. Nesta edição, o país homenageado será a Colômbia e o escritor/poeta paraense, Age de Carvalho.

Realizado pelo Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), demais secretarias municipais e outros apoiadores. Para mobilizar e reforçar a importância do evento interativo da literatura, lúdico, artístico cultural e fomentador da cidadania, uma equipe formada por técnicos da Secult e Semc prosseguem visitas aos apoiadores, os de vanguarda e os estreantes.
"Na décima primeira edição retornamos a homenagem a países. Na edição anterior, no sentido figurado, homenageamos a Poesia, e agora retornamos com o real, a Colômbia. Estamos visitando as Instituições que vão partilhar este trabalho conosco, alguns já experientes nessa grande ação e outros que vão participar pela primeira vez, justamente para mostrar a importância desse trabalho que é programado com tanto carinho", informou a técnica da Secult/Belém, Lia Maria Costa.


Na abertura do Salão teremos o Show da Nana Reis e Banda, que homenageará o País desta edição. O encerramento do Salão também será com Show. O público santareno,terá a oportunidade de conhecer, a cantora lírica, Carmem Monarcha, quel fará exibições de obras de músicos da Amazônia e o trabalho que ela apresenta no mundo inteiro.

O Salão do Livro é planejado meses antes, porque demanda uma grande estrutura, os trabalhos já iniciaram nas dependências do Espaço Pérola. Na próxima semana, outros técnicos devem chegar de Belém.


"Novamente o governo municipal se junta ao apoio deste evento já tradicional e aguardado pela população do Baixo Amazonas. A programação com atividade de profissionais na área da educação e das artes locais e regionais vão reforçar o brilho dessa grande Festa. Reforçamos a infraestrutura e apoio humano, os nossos servidores públicos municipais, segurança desarmada, mobilizamos voluntários para que os visitantes possam estar a vontade e participar das atividades do evento", disse, a coordenação da equipe de apoio, servidora da Semc/Santarém, Cátia Favacho.

A coordenadora do Curso de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UNAMA, Cristiane Sales recebeu a visita da equipe. "Sempre o Centro está de portas abertas e no apoio às ações que possam vir a acrescentar a vida profissional e pessoal dos acadêmicos nessa festa literária proporcionada pelo Salão, na qual o grande protagonista é o livro. A leitura é essencial a todo profissional e as diferentes atividades educacionais vêm para somar a vivência a academia", destacou.


Serviço
XI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

Período: 07 a 16 de setembro de 2018
Local: Parque da cidade- Espaço Pérola Tapajós.
Abertura oficial: sexta-feira (07 ): 20h 30
Segunda a sexta-feira: 9h às 22h
Sábado e domingo: 15h às 23h
Entrada Franca
Programação
07/09 (SEXTA-FEIRA)
NOITE
20h 30 - Show de Abertura
Palco Principal
Musical Salsa com Jambú (Nanna Reis e Banda)

08/09 (SÁBADO)
TARDE
15h às 18h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
NOITE
19h às 22h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
20h 30 às 21h 30 - Stand Up
"Epaminondas Gustavo"
Palco Principal
20h 30 - Célio Simões
Sessão de Autógrafos da Prefeitura de Santarém
09/09 (DOMINGO)
TARDE
15h às 18h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
NOITE
19h às 22h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
20h 30 às 21h 30 - Espetáculo
"Livramento conta Cascudo" Conceição Campos Rio de Janeiro (RJ)
Palco Principal

10/09 (SEGUNDA-FEIRA)
MANHÃ
09 às 11 horas - Oficina
"Recriando a cuia, utilizando técnica de decoupagem"
Escola do Parque (Santarém/PA)
Área Aberta da Escola do Parque/Oficinas
09h às 11 horas - Espaço Educação (5ª URE)
Sarau Lítero Musical
Escola Estadual Pedro Álvares Cabral
Teatro de Animação
Escola Estadual São Raimundo Nonato
Malocão
09h às 12 horas - Oficina
BR Office Linux Educacional
Equipe NTM ( Santarém/PA)
Biblioteca da Escola do Parque/Núcleo Tecnológico Municipal/NTM
09h30 às 10h30 - Palestra
"As evoluções ocorridas no Baixo Amazonas nas décadas de 1920 a 1930"
Terezinha Amorim ( Santarém/PA)
Sala Pará - Espaço Multiuso
10h - Espetáculo
"Livramento conta histórias brasileiras"
Conceição Campos (Rio de Janeiro/RJ)
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc/
TARDE
15h - Oficina
Animação e Soft Livre
Equipe NTM ( Santarém/PA)
Biblioteca da Escola do Parque/Núcleo Tecnológico Municipal/NTM
15h às 18h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
NTM / Escola do Parque
Seminário Age de Carvalho: Todavida, Todavia
15h às 16 horas - Palestra
"O perfume da letra solitária: viagem e poesia"
Mayara Ribeiro Guimarães (Belém/PA)
Sala Pará-Espaço Multiuso
15h às 17 horas - Papo Cabeça
Apresentador: Tito Barata (Belém/PA)
Intervenção artística: músicos santarenos
"Como posso mudar minha escola e minha cidade"
Rodrigo Aquino Silva e Lilian Regina Furtado (Santarém/PA)
16h às 17 horas - Palestra
Jornalismo e design gráfico desde 1980
Lívia Barbosa (Belém-PA)
Sala Pará - Espaço Multiuso
NOITE
18h30 às 19h30 - Dança Mistura Brasileira e Carimbó
Projeto E.M. Prof. Conceição Figueira
Palco Principal
19h às 22h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
19h30 às 20h30 - Encontro Literário
Manoel Ednaldo Rodrigues , Oti Santos e Sebastião Imbiriba (Stm/PA)
Palco Principal
19h-Mayara Ribeiro Guimarães
Sessão de Autógrafos Secult
20h30 - Sebastião Imbiriba
Sessão de Autógrafos Secult
20h30 - Wilson Queiroz
Sessão de Autógrafos Prefeitura de Santarém
20h30 - Apresentação da Orquestra Filarmônica de Santarém (Stm/PA)
Palco Principal

11/09 (TERÇA-FEIRA)
MANHÃ
09 às 11 horas - Oficina
"Compostagem e Jardinagem"
Escola do Parque (Santarém/PA)
Área Aberta da Escola do Parque/Oficinas
09h às 11 horas - Espaço Educação (5ª URE)
Exposição Projeto: Nas ondas da leitura
Escola Estadual Frei Othmar
Malocão
09h às 12 horas - Oficina
BR Office Linux Educacional
Equipe NTM ( Santarém/PA)
Biblioteca da Escola do Parque/Núcleo Tecnológico Municipal/NTM
09h30 às 10h30 - Palestra
"Segurança Pessoal para criança"
Equipe PROERD - PM ( Santarém/PA)
Sala Pará - Espaço Multiuso
09h às 11 horas - Atividades da Coord. de Ed. Ambiental da Escola do Parque
Semed e NTM
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc/
TARDE
15h - Oficina
Animação e Soft Livre
Equipe NTM ( Santarém/PA)
Biblioteca da Escola do Parque/Núcleo Tecnológico Municipal/NTM
15h às 18h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
NTM / Escola do Parque
15h às 17 horas - Oficina
DST, HIV/AIDS e Hepatites Virais
Erek Fonseca da Silva/Ana Cláudia Frazão/ Ana Lúcia de Sousa (;Stm/PA)
Sala Pará-Espaço Multiuso
15h às 17 horas - Papo Cabeça
Apresentador: Tito Barata (Belém/PA)
Intervenção artística: músicos santarenos
Abuso Sexual"
Glauber Mota Pereira (Santarém/PA)
Malocão
NOITE
18h30 às 19h30 - Educação Ambiental em exercício da cidadania
CDP, IESPES E Semed
Palco Principal
19h às 22h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
19h30 às 20h30 - Encontro Literário
José Carneiro (Belém/PA), Túlio Novaes (Stm/PA) Neucivaldo Moreira (Stm/PA)
Palco Principal
19h-José Carneiro
Sessão de Autógrafos Secult
20h30 - Túlio Novaes
Sessão de Autógrafos Secult
20h30 - Padre Dico
Sessão de Autógrafos Prefeitura de Santarém
20h30 - Apresentação da Orquestra Filarmônica de Santarém (Stm/PA)
Palco Principal

12/09 ( QUARTA-FEIRA)
MANHÃ
09 às 11 horas - Oficina
"Arte a partir do papelão, jornal e revistas como uma atitude na preservação do meio ambiente"
Escola do Parque (Santarém/PA)
Área Aberta da Escola do Parque/Oficinas
09h às 11 horas - Espaço Educação (5ª URE)
Projeto Mundiar Escolas
Escolas Públicas: Ezeriel Mônico de Matos/Frei Ambrósio/ Romana Tavares Leal
Malocão
09h às 12 horas - Oficina
Fábrica de Aplicativos para celulares
Equipe NTM ( Santarém/PA)
Biblioteca da Escola do Parque/Núcleo Tecnológico Municipal/NTM
09h30 às 10h30 - Palestra
"Um passeio ambiental pelos bosques literários"
Terezinha de Jesus Pacheco (Ufopa/Coord. de Ed. Ambiental)
Sala Pará - Espaço Multiuso
09h às 11 horas - Contação de história (Dessiré Marcião)
Escola do Parque/Semc/Semed-NTM
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc/
TARDE
15h - Oficina
Artes gráficas com INKSCAPE
Equipe NTM ( Santarém/PA)
Biblioteca da Escola do Parque/Núcleo Tecnológico Municipal/NTM
15h às 18h -Contação de história (Dessiré Marcião)
Escola do Parque/Semc/Semed-NTM
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc/
15h às 17 horas - Oficina
DST, HIV/AIDS e Hepatites Virais
Erek Fonseca da Silva/Ana Cláudia Frazão/ Ana Lúcia de Sousa (;Stm/PA)
Sala Pará-Espaço Multiuso
15h às 17 horas - Papo Cabeça
Apresentador: Tito Barata (Belém/PA)
Intervenção artística: músicos santarenos
Prevenção ao uso de drogas nas escolas
Uilses José Tavares (Santarém/PA)
Malocão
NOITE
18h30 às 19h30 - Projeto Escola da Vida
Corpo de Bombeiros
Semed - Stm
Palco Principal
19h às 22h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
19h30 às 20h30 - Encontro Literário
Anselmo Colares (Santarém/PA), Pe. Sidney Canto (Stm/PA) e Terezinha Amorim (Stm/PA)
Palco Principal
20h30 - Michelle Menezes
Sessão de Autógrafos Prefeitura de Santarém
20h30 às 21h 30- Mostra Pan-Amazônica de Música
Voz, Poesia e Canções
Adria Góes/Celson Lima e Wander Andrade (Santarém/PA)
Palco Principal

13/09 (QUINTA-FEIRA)
MANHÃ
09 às 11 horas - Oficina
"Reaproveitamento dos resíduos sólidos"
Escola do Parque (Santarém/PA)
Área Aberta da Escola do Parque/Oficinas
09h às 11 horas - Espaço Educação (5ª URE)
Exposição dos Projetos de Iniciação Científica
Escola Tecnológica/EETPA
Malocão
09h às 12 horas - Oficina
Fábrica de Aplicativos para celulares
Equipe NTM ( Santarém/PA)
Biblioteca da Escola do Parque/Núcleo Tecnológico Municipal/NTM
09h às 11 horas - Contação de história (Dessiré Marcião)
Escola do Parque/Semc/Semed-NTM
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc/
TARDE
15h - Oficina
Artes gráficas com INKSCAPE
Equipe NTM ( Santarém/PA)
Biblioteca da Escola do Parque/Núcleo Tecnológico Municipal/NTM
15h às 18h -Contação de história (Dessiré Marcião)
Escola do Parque/Semc/Semed-NTM
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc/
15h às 17 horas - Papo Cabeça
Apresentador: Tito Barata (Belém/PA)
Intervenção artística: músicos santarenos
Sexualidade e juventude
Mary Del Priore (Teresópolis/RJ)
Malocão
16h às 17 horas - Palestra
Colômbia renasce
José Gilberto / Rojes Florez
Cônsul da Colômbia em Manaus
Sala Pará-Espaço Multiuso
17h às 18 horas - Oficina
Por-tu-nhol em Tapajós
Lúcia Fernández e Anésio Santana (Stm/Pa)
Sala Pará-Espaço Multiuso
NOITE
18h30 às 19h30 - Danças Populares
Cia Santarena de Dança
Palco Principal
19h às 22h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
19h30 às 20h30 - Encontro Literário
Celso Antunes (São Paiulo/SP)
Palco Principal
20h30 - Celso Antunes (São Paulo/SP)
Sessão de Autógrafos Secult
20h30 - Márcio Junior Benassuly Barros
Sessão de Autógrafos Prefeitura de Santarém
20h30 às 21h 30- Mostra Pan-Amazônica de Música
Voz da Pan-Amazônica: Maria Lidia, Cristina Caetano, Priscila Castro e Grupo os Mocorongo (Santarém/PA)
Palco Principal
14/09 (SEXTA-FEIRA)
MANHÃ
09 às 11 horas - Oficina
"Usando a criatividade é possível dar novos usos a garrafas pet"
Escola do Parque (Santarém/PA)
Área Aberta da Escola do Parque/Oficinas
09h às 11 horas - Espaço Educação (5ª URE)
Programa Aprender Mais
Teatro: Família, nosso maior patrimônio
Escola Governador Fernando Guilhon
Malocão
09h às 12 horas - Oficina
Jogos educativos com recursos pedagógicos
Equipe NTM ( Santarém/PA)
Biblioteca da Escola do Parque/Núcleo Tecnológico Municipal/NTM
09h às 11 horas - Escola do Parque-Espetáculo de Marionetes Borbô
Projeto Camapu
Atividades Semed-NTM
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc/
TARDE
15h às 18h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
15h às 17 horas - Oficina
Manipulação de marionetes
Projeto Camapu (Belém/PA)
Sala Pará-Espaço Multiuso
15h às 18h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
15h às 17 horas - Papo Cabeça
Apresentador: Tito Barata (Belém/PA)
Intervenção artística: músicos santarenos
Como lidar com as emoções
Elizabete Carnivale (Belém/PA)
Malocão
NOITE
18h30 às 19h30 - Dança do Ventre
Grupo do Projeto de dança da Ufopa
Palco Principal
19h às 22h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
19h30 às 20h30 - Encontro Literário
Mary Del Priore
(Teresópolis/RJ)
Palco Principal
20h30 - May Del Priorre (Teresópolis/ RJ)
Sessão de Autógrafos Secult
20h30 - Neucivaldo Moreira
Pe. Sidney Canto
Sessão de Autógrafos Prefeitura de Santarém
20h30 às 21h 30- Mostra Pan-Amazônica de Música
Tambores e Ritmos da Pan-Amazônica
Andrea Pinheiro (Belém/PA)
Felipe Barcelar
Vicente Filho (Stm/PA)
Palco Principal

15/09 (SÁBADO)
TARDE
15h às 18 horas - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
15h - I Encontro de Cordelista
Cláudio Cardoso
Francisco Mendes (Belém/PA)
NOITE
19h às 22 horas - Espetáculo de Maionetes
"O Jardim de Alice" Projeto Camapu / Coord. de Ed. Ambiental(Semed) Biblioteca Pública Municipal (Semc)
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
Pública.
20h30 - Cristovão Lins (Monte Alegre/PA)
Sessão de Autógrafos Prefeitura de Santarém
20h30 às 21h 30- Mostra Pan-Amazônica de Música
Carimbozada (Movimento do Carimbó do Oeste do Pará)
Nico Sérgio
Grupo Parapariu (Oriximiná/PA)
Palco Principal

16/09 (DOMINGO)
TARDE
15h às 18h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
NOITE
19h às 22h - Atividades da Biblioteca Pública Municipal
Espaço Inf. Lúdico Educacional/Área interna-Semed/Biblioteca Pública Municipal-Semc
20h30 às 21h 30- Canções Pan Americanas
Cantora Lírica Carmen Monarcha / Sçao Paulo (SP)
Maestro Tinho Fonseca e Orquestra do Instituto Maestro Wilson Fonseca (Stm/PA)


Fonte: XI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

Prefeitura de Santarém distribui mudas de árvores para população


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), distribuiu 200 mudas do tipo medicinal, sombreamento, paisagística e ornamental, na manhã desta sexta-feira (31), no Parque da Cidade. A ação faz parte do Projeto: "Santarém que Te Quero Verde", que busca incentivar a arborização e o plantio adequado de árvores na Cidade.

Foram doadas mudas do tipo: Ipê-rosa, Ipê-amarelo, Oiti, Cupuaçuzeiro, Mangueiras, Muricizeiros, Graviola, Crotos, Araticum, Cactos, Capim Santo, Manjericão e Erva Cidreira. Além da distribuição das mudas de plantas, a Prefeitura ofereceu toda a orientação do plantio através de palestra. A cada mês, são distribuídas centenas de mudas a população santarena dos tipos ornamentais, frutíferas, medicinal e nativas da região.

A ideia do projeto é conscientizar a população não somente sobre a importância do plantio de árvores, mas também sobre o cultivo de forma adequada. A orientação técnica e a sensibilização, por meio da educação ambiental, também fez parte da ação.

Para a coordenadora do Parque da Cidade, Helainy Barbosa, a distribuição das mudas é uma medida relevante, porque, além do reflorestamento e a geração de frutos, ainda tem a função medicinal tanto dos Ipês como dos manjericão, capim santo e ervas cidreiras.

 "Estamos trabalhando com o objetivo de incentivar os santarenos a valorizar e cultivar as árvores em seus quintais, principalmente as que dão sombra e as medicinais, destacou.

A arborização é importante para a cidade, pois reduz temperatura do ambiente, melhora a infiltração de água no solo, ventilação, além da redução de microclima, entre outros.



Fonte: Prefeitura de Santarém, Distribui Mudas

Vias que foram danificadas por enxurradas em Santarém recebem melhorias


A Prefeitura de Santarém iniciou os serviços de terraplanagem e recuperação de pontos críticos que foram atingidos por enxurradas no município, no início do ano. Quatro ruas já receberam melhorias: Rua São João Batista, entre Rua São Lucas e Rua das Margaridas, bairro Amparo; Rua Castanheira, esquina com Rua Achuá, bairro São Francisco; Rua 31 de maio, entre Rua Cruzeira do Norte e Rua Bom Jardim, bairro Santarenzinho; Rua Cruzeiro do Norte, entre Avenida Tomé de Souza e Travessa Angelim, bairro Santarenzinho. O investimento aplicado foi de R$ 75.696,36 (setenta e cinco mil e seiscentos e noventa e seis reais e trinta e seis centavos).

"É um plano emergencial, não é asfaltamento é um trabalho para melhoria de acesso e trafegabilidade nesses trechos que foram danificados com as enxurradas. Nessas quatro ruas foram feitos trabalhos de empiçarramento e compactação. Nesta quinta-feira (30), fizemos o pagamento desta primeira medição para a empresa responsável pelo serviço e mais quatro ruas já estão sendo preparadas para receber melhorias, e, posteriormente, mais nove trechos. 

Estamos numa programação para que até final de outubro a gente possa entregar todas as vias que foram contempladas no plano de trabalho do Ministério da Integração Nacional", garantiu o coordenador municipal da Defesa Civil, Darlison Maia.

Cronograma de ações - No total, serão contempladas 17 ruas cadastradas no sistema da Defesa Civil e aprovadas pelo Ministério da Integração Nacional. O prazo de execução dos serviços é de 180 dias. A ação que é executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e fiscalizada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Santarém, órgão vinculado a Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) vai contemplar ainda as ruas: Travessa Couto Magalhães, entre Avenida Moaçara e Avenida Marajoara, (Aeroporto Velho); Rua dos Lírios, entre Rua São Cristóvão e Travessa Resistência, (Amparo); Rua Verbena, entre Rua São Judas Tadeu e Rua Duque de Caxias, (Amparo); Rua São João, entre Travessa Turiano Meira e Av. Curuá-Una, (Diamantino); Avenida Cristo Rei, entre Trav. Turiano Meira e Avenida Curuá-Una, (Diamantino); Rua dos Tamoios, esquina com Rua São João, (Diamantino); Rua Humaitá, esquina com Rua São João, (Diamantino); Avenida Marajoara entre Travessa Turiano Meira e Trav. NS1, (Interventoria); Travessa Cristóvão Colombo entre Rua Monte Castelo e Av. Santarém, (Maicá); Rua Camiranga entre Rua Arariá e Rua Maracanãzinho, (Maracanã); Rua Joana D'arc, esquina com Av. Olavo Bilac (Santarenzinho) Rua Ituqui entre Av. Tomé de Souza e Rua Jader Barbalho (Santarenzinho); Av. Augusto Meira entre Rua da Indústria e Av. Dom Frederico (Uruará).


Recurso - O Ministério da Integração Nacional autorizou o empenho e transferência de recursos no valor de R$ 419.215,94 para o município de Santarém, atingido por chuvas intensas e com situação de emergência reconhecida desde março deste ano, através do Decreto nº 090/2018. A Portaria nº 266 que autoriza a liberação dos recursos foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 03 de julho de 2018.



Fonte: Santarém recebem melhorias