quarta-feira, 27 de junho de 2018

Prefeitura lança o edital de convocação para a II edição do Fórum do Artesanato de Santarém


Com base nas Políticas Públicas de Desenvolvimento do Turismo, preconizadas pelo Ministério de Turismo (Mtur), que objetiva apoiar a promoção e comercialização dos produtos de um destino, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em conformidade com a Comissão de Articulação e Organização do Fórum do Artesanato de Santarém e a Coordenação Municipal do Artesanato realizam o II Fórum do Artesanato de Santarém. 

Com o tema "Artesanato Sustentabilidade e Turismo", o evento será realizado no dia 6 de julho de 2018, no horário das 14h às 18h, no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental - CIAM, localizado na Rua Adriano Pimentel, 296 - Centro.

Para a participação no Fórum, os realizadores tornam público o Edital de Convocação , bem como a ficha de inscrição para a categoria de produtores artesanais em todas as modalidades de produções de acordo com as diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro - PAB, entidades e instituições, bem como a sociedade em geral.
Durante o evento serão debatidos vários temas sobre o artesanato de santareno bem como as leis que embasam a implantação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), conforme a Lei Nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, que Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo e a portaria Nº 105, de 16 de maio de 2013, Institui o Programa de Regionalização do Turismo e em observância a Lei Orgânica de Santarém, referente ao capítulo II, Art. Dentre a pautas a serem debatidas estão:

I - Apresentação dos Eixos Temáticos:
1. Criação/Produção;
2. Formação e Capacitação;
3. Divulgação;
4. Distribuição/ Comercialização;
5. Fortalecimento do Artesanato;
6. Economia, sustentabilidade ambiental e inovação.

II - Propostas para criação do Fórum Permanente do Artesanato.
III - Formação do Colegiado e da Diretoria Municipal da Produção Artesanal.

Programação

06 de julho de 2018
13:00 as 14:30 - Recepção e credenciamento dos participantes;
14:30 as 15:15 - Solenidade de abertura;
15:15 as 15:30 - Formação da mesa de trabalho;
15:30 as 16:30 - Palestras sobres os temas dos eixos;
16:30 as 17:30 - Grupos de Trabalhos - GTs;
17:30 as 17:45 - Apresentação do Colegiados votado nos GTs;
17:45 as 18:00 - Votação em plenária para criação do Fórum Permanente e Encerramento


Fonte: II edição do Fórum do Artesanato de Santarém, PMS, 

Prefeitura participa de evento no Dia Internacional de Combate às drogas


Os órgãos que compõem a rede proteção das crianças e adolescentes no município de Santarém reuniram com a comunidade escolar, na terça-feira, 26 de Junho - Dia Internacional de Combate às Drogas - com o objetivo de discutir e orientar sobre o uso de álcool e drogas. A intenção foi fortalecer a parceria entre a escola e a rede de proteção. Participaram do encontro: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdca), 3º Batalhão de Polícia Militar - Policiamento Comunitário Escolar (PCE), Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e de Educação (Semed), Secretaria de Educação do Estado (Seduc/5ªURE) e Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Santarém.

A presidente do Comdca, Marileuda Souza Cunha esclareceu que o órgão encabeçou o evento, uma vez que, o conselho antidrogas ainda está em fase de regulamentação. "Nós devemos unir forças, consolidar parcerias para enfrentarmos esse problema que vem crescendo em Santarém, só assim, com articulação iremos caminhar para um denominador comum", afirmou a presidente.

Na ocasião aconteceu a exposição do diagnóstico das drogas no contexto escolar feito por meio de um trabalho realizado in loco pelo PCE, tendo a frente o cabo Glauber Mota Pereira, que diante dos dados levou a situação para que o Comdca pudesse materializar esse evento. "Nós fizemos esse diagnóstico no decorrer das rondas e também nas solicitações dos gestores sendo que a maior incidência foi em relação às drogas, por isso surgiu a necessidade de fortalecer as parcerias e mostrar para os professores e gestores que eles não estão sozinhos dentro das escolas. Infelizmente desde 2014 quando iniciamos esse trabalho dentro das escolas, os traficantes estão ganhando campo atraindo os adolescentes dizendo que eles não serão incriminados, e isso não é verdade. Após o envolvimento, mesmo sendo adolescentes eles terão que pagar por seus atos", destacou Glauber.


Diagnóstico das drogas no contexto Escolar - (2014 - 2017)
2014 2015 2016 2017 Total Geral
Indisciplina 18 14 64 48 144
Violência 35 52 78 69 234
Drogas 08 21 25 36 90
Álcool 22 17 28 32 99
Furto 28 25 22 75

Dados do Conselho Tutelar e Policiamento Comunitário escolar


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipamento da Prefeitura de Santarém levou informações sobre o trabalho que é desenvolvido pelo Centro com as medidas socioeducativas cujo objetivo é propiciar o acesso aos direitos e oportunidades de superação no momento em que esse jovem precisa ressignificar os valores e construir princípios morais e éticos.

A assistente social de referência das medidas socioeducativas, Telma Suanne Rocha dos Santos, avalia que: "Os problemas sociais iniciam dentro dos lares. Estamos vivendo uma era individualista de valores invertidos, onde muitas vezes a família se exime de seu papel educador e tenta transferir essa função para a escola. No CREAS descobrimos e exigimos dos socioeducandos a potencializarão de suas capacidades, dessa forma é possível fazer com que esse jovem se reconheça enquanto sujeito de direitos com potencial para superar suas limitações, lembrando que ninguém nasce infrator".


Segundo dados do Creas, de janeiro a maio de 2018, 71 socioeducandos foram atendidos, 30 socioeducandos foram desligados no período. Atualmente, 41 socioeducandos estão cumprindo medidas socioeducativas, sendo que 32 cumprem Liberdade Assistida (LA), 2 estão cumprindo Prestação de Serviço Comunitário (PSC) e 7 estão cumprindo Prestação de Serviços Comunitários e Liberdade Assistida (PSC E LA).

Neste ano, 4 socioeducandos foram inseridos no mercado de trabalho através de parceria com o Programa de Aprendizagem do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Desses quatro socioeducandos, 3 foram inseridos em 2017 e 1 neste ano.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Poliana Braga, o Centro trabalha com uma equipe técnica completa com assistente social, psicólogo e pedagogos para evitar que o envolvimento com as drogas aconteça.


Aproximadamente 250 pessoas participaram do evento entre eles gestores de escolas municipais e estaduais, Ministério Público, Polícia Militar, Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Polícia Federal, Secretaria Municipal de Saúde por meio do Caps AD e também o Consultório na Rua, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselhos Tutelar, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fonte: Dia Internacional de Combate às drogas, CRAS

Prefeitura entrega Avenida Muiraquitã pavimentada


A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) entregou na noite desta terça-feira (26), a pavimentação de um trecho da Avenida Muiraquitã, no bairro Interventoria.

"Existia um contrato que estava paralisado por quatro anos. Conseguimos liberação no Ministério das Cidades e concluímos a pavimentação desse trecho. Nada mais justo que presentear a população com a conclusão das obras que ficaram paralisadas. Já temos outras obras em processo de licitação, como o anel viário e a pista de lazer da Nova República e anel viário do Jutaí. São obras que beneficiam a população santarena", destacou o titular da Seminfra Daniel Simões.

O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar enfatizou a importância da conclusão das obras. "Toda obra precisa ser concluída. Nosso trabalho consiste em concluir as obras que foram paralisadas e trabalhar por novas obras. 

Ficamos muito felizes em entregar na programação de aniversário da cidade uma via de grande fluxo pavimentada".


Sobre a obra:

A obra faz parte do contrato 281.076-30/ 2008, com recursos destinados do Ministério das Cidades. O governo entregou a população o trecho entre Sérgio Henn e Curuá-Una, no qual foram executados serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, calçamento e sinalização. 
A pavimentação da Avenida Muiraquitã está sob a responsabilidade da Empresa Etec Engenharia, com investimento de R$ 864.525,00.



Fonte: PMS

Cras Caranazal comemora 8 anos de implantação em ritmo junino


O clima junino tomou conta da área de lazer do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caranazal na terça-feira (26) em comemoração aos oito anos de implantação do centro localizado na Travessa Professor Luís Barbosa, no bairro Caranazal.

Números calculados no centro comprovam que o equipamento vem ampliando os atendimentos nos anos decorrentes a implantação. Já foram realizados mais de 17 mil atendimentos a população em serviços com assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e entre outros. Também foram ofertados aos usuários oficinas geradoras de renda, cursos de informática básica e cadastros únicos.

O Cras Caranazal abrange 7 bairros do município de Santarém: Mapiri, Caranazal, Jardim Santarém, Liberdade, Aeroporto Velho, Aparecida e Esperança. Conta com 4 pólos em Mapiri, Liberdade, Jardim Santarém e Aeroporto Velho. Atualmente referencia mais de 4 mil famílias.

Para a festa de aniversário crianças e idosos mostraram através de apresentações de dança um pouco do que aprenderam no espaço. Bastante concentrados o grupo infantil apresentou a dança xaxado e os idosos apresentaram a dança da Piracaia. As comidas típicas da época abrilhantaram mais ainda a comemoração.

Maria Lucilene Mota Pinto, de 59 anos, usuária do polo Mapiri há 6 meses contou como o Cras Caranazal transformou positivamente sua vida. "Minha vida mudou muito, pois eu fiquei muito feliz desde que comecei a participar do centro. Tinha vontade de aprender artesanato e aqui eu aprendi. Participo do grupo de dança e sempre estou convidando meus amigos para participar. O Cras é maravilhoso".

A coordenadora do Cras Caranazal Poliana Braga contou como foi comemorar os oito anos de implantação. "É um privilégio estar comemorando esses anos, foram muitas conquistas e grandes vitórias, queremos destacar as parcerias, a equipe multiprofissional que está diariamente fazendo o melhor para atender os nossos usuários e que venham mais anos".


Confira as programações juninas dos equipamentos da Semtras:
  • 28.06 - a partir das 14h: Cras Alter do Chão, na Travessa Agostinho Lobato, S/N, centro.
  • 29.06 - a partir das 15h: Cras Urumari, na Avenida Cristóvão Colombo.
  • 29.06 - a partir das 18h: Casa de Acolhimento Reviver (CAR) - Abrigo Municipal, na Avenida Sérgio Henn S/N Bairro São Francisco.
  • 30.06 - a partir das 15h: Cras Nova República, na Quadra Poliesportiva da Escola Wilson Fonseca, ao lado do Cras, na travessa 25, bairro Nova República.
  • 30.06 - a partir das 15h: Cras Santarenzinho, comemorando os 8 anos de implantação, na sede do Cras - Rua Nossa senhora do Rosário, S/N, bairro Santarenzinho.
  • 30.06 - a partir das 16h: Cras São José Operário, na Rua Nações Unidas, s/n, próximo ao antigo Campo da Embratel.
  • 05.07 - a partir das 17h: Cras Santana, na Quadra da Escola Gonçalves Dias, em frente ao Cras.
Sobre os Centros de Referência de Assistência Social:


Santarém têm oito Cras, sendo sete na cidade e um em Alter do Chão. O Cras representa a porta de entrada para os serviços socioassistenciais e devem ser buscados para informação e orientação. Dentre os serviços oferecidos nos Centro há também um serviço complementar ao trabalho social com as famílias realizado por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). 

Tem como principal objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva.


O SCFV é organizado em grupos de acordo os diferentes ciclos de vida:
- Crianças e Adolescentes: de 7 a 14 anos
- Adolescentes: de 15 a 17 anos
- Pessoas idosas: com idade igual ou superior a 60 anos.



Fonte: Cras Caranazal

Prefeitura entrega três Academias Públicas em Santarém nesta quinta-feira


Local:Academia da Praça do Júlia Passarinho - Gonçalves Dias, Grande Área da Prainha
Horário:28/06/2018 17h0
Endereço:Gonçalves Dias, Grande Área da Prainha
Contatos:Keliane Tomé - 99221-5461
Ednaldo Rodrigues - 9146-1294
A Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo de Esporte de Lazer (NEL) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entrega nesta quinta-feira (28) a partir das 17h, três Academias Públicas. As obras tem apoio do governo Federal através de emenda parlamentar do Deputado Chapadinha.

As Academias serão nas Praças Antonieta Dolores Teixeira, popularmente conhecida como Praça Júlia Passarinho, e Barão de Santarém, conhecida como Praça São Sebastião e ainda uma na Avenida Dr. Anysio Chaves. Cada academia contará com 14 equipamentos, sendo: simuladores de caminhada, elípticos, bancos de abdominais, apoletes, barras de alongamento, leg press e pulley costas. Todos os aparelhos são de aço inox, com resistência maior para o clima da região, evitando a ferrugem e os danos causados pela chuva e suor.

As Academias irão funcionar nos períodos da manhã e da tarde.


Confira os horários de atendimento:

Academia do Júlia Passarinho - manhã: 7h às 9h / tarde: 17h às 20h
Academia São Sebastião - Manhã: 7h às 9h / tarde: 17h às 20h
Academia Anysio Chaves - somente a tarde: 18h às 21h



Ordem das inaugurações:

17h - Academia da Praça do Júlia Passarinho - Gonçalves Dias, grande área da Prainha 
18h - Academia da Praça Barão de Santarém (São Sebastião)
19h - Academia da Anysio Chaves - Anysio Chaves, Aeroporto Velho


Fonte: PMS

Prefeitura entrega Centro de Educação Infantil no bairro Santo André


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou na tarde de terça-feira (26) o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Antônia Corrêa e Sousa, no bairro Santo André. A Cerimônia contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, do vice-prefeito José Maria Tapajós, de vereadores, secretários municipais, moradores do bairro, pais de alunos e ainda do ex Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, ex deputado Lira Maria, e Deputado Federal José Priante.
A obra, muito desejada pelos moradores, homenageou uma figura importante para o bairro Santo André. O Centro Municipal de Educação Infantil levou o nome de Antônia Corrêa e Sousa, uma mulher que durante anos se preocupou em conseguir melhorias para o bairro em que morava. 

Em vida, Antônia formou um pequeno grupo em sua residência, juntamente com o esposo Ismael da Silva e Sousa e vizinhos para tratarem de assuntos relacionados à limpeza das ruas, energia elétrica e terreno para a construção de um barracão. Logo depois veio o sonho de conseguirem uma escola para o bairro, e assim a cada dia mais Antônia foi dedicando-se na causa de ajudar as pessoas.


"Ela sempre foi muito envolvida com as causas do nosso bairro. Nós sempre buscamos a melhoria para nossas crianças, para que eles tivessem um lugar para estudar que fosse pertinho de casa e com muita luta conseguimos o apoio dos governantes. Inclusive o terreno da Escola Municipal Joaquim Cavalcante Maia, inclusive fomos nós que doamos. 

E hoje, receber essa homenagem para minha esposa com o nome dela em uma escolinha é muito emocionante. Estamos muito felizes", externou emocionado o viúvo de dona Antônia, Ismael da Silva Sousa.


A obra que estava parada há quase 8 anos é de padrão FNDE, contempla bloco administrativo, bloco de serviço, que abriga também a sala multiuso/informática; 2 blocos pedagógicos com 4 salas de aula; pátio coberto; refeitório e playground. O Cemei Antônia Corrêa Sousa irá atender crianças no Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II, com idades de 2 a 5 anos, nos horários da manhã e tarde, e ainda em horário integral para crianças do maternal I na faixa etária de 2 anos. O centro tem capacidade de atendimento para 120 crianças.


"O desafio foi muito grande, mas o governo municipal tem a missão de proporcionar as crianças, ambientes favoráveis e com estrutura ao desenvolvimento das atividades pedagógicas, e com esse compromisso que nós vencemos todos os obstáculos e estamos hoje festejando, no período de aniversário de Santarém a entrega da Cemei Antônia Corrêa e Sousa", explicou a secretária municipal de Educação, Mara Belo.

O prefeito Nélio Aguiar reforçou a importância do compromisso com a comunidade e principalmente com as crianças do centro, que antes estudavam em um espaço inadequado e sem estruturas para atender aos alunos.


"Acima de tudo é um resgate de compromisso, nós nos comprometemos com o bairro do Santo André em concluir essa obra e hoje estamos cumprindo. Nós chegamos inclusive a visitar o antigo espaço, uma casa alugada, cheia de problemas e não oferecendo condições dignas para nossas crianças. 

Agora o Santo André está recebendo um excelente espaço físico para a educação infantil, aqui as crianças estarão estudando com dignidade, nossos profissionais estarão trabalhando com melhores condições. 

E é importante eu ressaltar que estamos investindo nessa criançada que é o futuro de Santarém, e queremos a garantia desse futuro para que nossos pequenos sejam grandes profissionais, e começa dessa fase, através da educação que tem o poder de transformação", ressaltou o prefeito de Santarém Nélio Aguiar.



Obras da Educação Infantil entregues em 2017 e 2018:

5 Cemeis construídas: bairro Santana; Alter do Chão; Matinha; São Cristóvão; Santo André. Obras em andamento: Cemei bairro Amparo Cemei bairro Nova República Cemei Uruará Cemei bairro Alvorada Cemei Jutaí Cemei Área Verde



Prédios alugados pelo atual governo:
Umei Maicá e Umei Salvação



Ampliação:
Umei Prainha








Fonte: Prefeito Nélio Aguiar, Centro de Educação Infantil, Bairro Santo André

Centro Maria do Pará realiza Arraiá das Marias


O Arraiá das Marias realizado na manhã desta quarta-feira (26), foi um grande sucesso. A festa preparada com muito carinho para as mulheres vítimas de violência doméstica usuárias do Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher - Maria do Pará levou alegria com brincadeiras como o trava língua, corrida de saco, quadrilha e desfile com a escolha da miss Maria do Pará, além das deliciosas iguarias e depoimentos de superação das mulheres.

A pedagoga do Centro Maria do Pará Lucidalva Silva Sousa contou que a realização de eventos como esse visam melhorar a autoestima das mulheres promovendo um momento de descontração e socialização entre elas e os servidores do Centro. 

"Ouvir que o nosso trabalho aqui do centro transformou a vida delas realmente não tem preço. A imagem da felicidade e superação é gratificante demais para a nossa equipe."



Uma das usuárias do centro, de 48 anos, levou o boletim escolar para apresentar a todos e contou que por meio do Maria do Pará pode retomar os estudos. "Pensei em desistir e fui muito incentivada a não fazer isso e hoje estou concluindo com muita felicidade o meu ensino médio."


"Quando cheguei aqui há 2 anos e meio estava destruída, muito triste, sem chão, aqui no Maria, na oficina de geração de renda aprendi o artesanato. Hoje faço bonecas, tiaras, pufes, filtro de baldes e já ganhei dinheiro para gradear a minha casa. Minha vida hoje é outra, aqui sou respeitada e me sinto acolhida", disse a usuária de 57 anos que têm dois filhos e superou a violência doméstica.

As usuárias aproveitaram o "arraiá" vestidas a caráter com lindas tiaras na cabeça e roupas bem coloridas e com muita descontração participaram de todas as atividades realizadas.

De janeiro a junho deste ano o centro atendeu 350 mulheres. Desde a inauguração do Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher- Maria do Pará aproximadamente 1.700 mulheres de violência doméstica foram acompanhadas.


Fonte: Centro Maria do Pará, PMS

Prefeitura premia oito contribuintes que pagaram IPTU em dia


A entrega dos prêmios da Campanha IPTU Premiado 2018 aos contribuintes sorteados pelo pagamento em dia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) na Prefeitura de Santarém. Oito prêmios foram repassados aos seus respectivos ganhadores, entre os quais: 01 microondas, 01 fogão, 01 bicicleta, 01 geladeira, 01 Tv de 42 polegadas, 01 iphone, 01 moto 0 km e 01 carro Fiat Mobi 0 km.
De acordo com a secretária de Finanças Josilene Pinto, até o dia 10 de maio o município arrecadou R$ 4.046.983,51. Após o vencimento desta data houve prorrogação para o pagamento do IPTU e com isso o montante arrecadado até o dia 31 de maio, último dia da campanha, foi de R$ 4.300.550,73. A secretária falou ainda sobre a proposta da campanha. 

"O principal objetivo da Campanha IPTU Premiado 2018 era reduzir o alto índice de inadimplência que tem do tributo e nós conseguimos reduzir em 4%. Consideramos isso bem positivo e vamos trabalhar para que a partir do ano que vem esse indicativo melhore ainda mais. Vamos intensificar o trabalho de educação fiscal junto aos contribuintes, levando para eles a consciência de enquanto cidadão cumprir o dever de pagar seus tributos. A premiação foi um incentivo a mais, uma motivação para nos ajudar a promover a redução desse índice de inadimplência", destacou.


O Prefeito Nélio Aguiar fez questão de agradecer os contribuintes por honrar os compromissos com o município e elogiou a organização da Semgof e o esforço dos servidores. 

"A campanha foi um grande sucesso, tudo foi feito na base da legalidade, temos inclusive uma lei municipal que criou o IPTU Premiado e é uma forma da gente trabalhar a educação fiscal e premiar também aquele cidadão que vem cumprindo com suas obrigações, pois o cidadão tem seus direitos, mas também tem seus deveres. Um dos deveres é contribuir com a arrecadação do município, principalmente, do IPTU que é uma arrecadação 100% municipal. 

Todo o imposto arrecadado fica no município e é revertido em prol da população. Parabenizo a equipe da Semgof, pois foi tudo muito bem organizado e feito de forma bem transparente. Não teve nenhum questionamento, as regras foram totalmente cumpridas e a equipe trabalhou sem nenhum interesse pessoal, simplesmente cumpriu o que está na lei", parabenizou.



O ganhador do prêmio principal, um carro zero quilômetro, disse que sempre cumpriu com o pagamento do IPTU e ficou muito feliz em ser contemplado com o prêmio. "Sempre paguei meu IPTU em dia, até mesmo antes do prazo de vencimento. Estou muito feliz em ganhar esse carro zero. Realmente eu não esperava, fiquei muito surpreso", comemorou o contribuinte Zildo Henrique dos Santos.

Maria da Paixão da Costa Maia, ganhadora da moto zero quilômetro também comemorou. "Agradeço e louvo a Deus pela oportunidade. Ele permitiu o cumprimento do meu dever para com o município, que eu não me nego a pagar. Eu sempre paguei meu IPTU e vou continuar fazendo porque nossa cidade precisa, o prefeito precisa da nossa ajuda", disse.

Receberam também seus prêmios a ganhadora do microondas, Lindalva Lima de Castro; os ganhadores do fogão, Maria Gorethe Santos Sousa e Francisco Santos Sousa; o ganhador do iphone, Maximiano Miranda Fonseca. O ganhador da bicicleta Jocivaldo Carlos de Abreu Rocha, não pôde comparecer por motivo de viagem, mas garantiu que vai retirar o prêmio.


A comissão organizadora constatou que dois contribuintes que foram sorteados eram imóveis alugados e o IPTU foi pago pelos inquilinos, conforme contrato de locação apresentado para comissão. De acordo com o artigo 1º, inciso 6º do Decreto Municipal que regulamenta o sorteio: "Na hipótese de o imóvel ser objeto de compromisso de compra e venda, locação, depósito, comodato, dentre outros, será considerado contribuinte, para efeitos deste artigo, aquele que detiver a posse direta e justa, bem como comprovar o pagamento do IPTU."


Foi o caso da contribuinte Raquel Aguiar de Souza. "O quinto prêmio saiu no nome do proprietário do imóvel. Mas sou inquilina e pago o IPTU. Então, o prêmio veio pra mim. Agora vou assistir os jogos da copa do mundo com uma TV novinha", festejou. O mesmo aconteceu com Edcarlos Ferreira Frota, ganhador da geladeira. Ele é locatário de um imóvel que fica no bairro Caranazal e na mesma situação de Raquel, comprovou através de documentação e dentro do prazo previsto no referido Decreto ser responsável pelo pagamento do IPTU do imóvel locado.

A solenidade foi realizada na sede da Prefeitura de Santarém e contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar; do vice-prefeito José Maria Tapajós; da secretária de Finanças Josilene Pinto; do chefe de gabinete Erasmo Maia; da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito; membros da comissão organizadora do sorteio, contribuintes e servidores.


Sobre a Campanha IPTU Premiado - A campanha IPTU Premiado foi instituída pela Lei 20.382, de 05 de abril de 2018, e regulamentado pelo Decreto 109/2018, de 13 de abril de 2018, para estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), bem como reduzir a inadimplência do referido tributo municipal. Concorreram aos prêmios os contribuintes que pagaram o IPTU à vista ou parcelado, e que não possuíam débitos de exercícios anteriores vencidos.


Fonte: Prefeito Nélio Aguiar, IPTU,  PMS

Prefeitura entrega ruas asfaltadas nos bairros Jardim Santarém e Aparecida nesta quinta-feira


Local:Bairros Jardim Santarém e Aparecida
Horário:28/06/2018 8h0
Endereço:Bairros: Jardim Santarém e Aparecida
Contatos:Gleicy Lira - Assessora de Comunicação- Semgof
Contato: (93) 99130-0090 / gleicylira.jor@gmail.com
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) fará a entrega de ruas asfaltadas nos bairros Jardim Santarém e Aparecida nesta quinta-feira (28), às 8h. A ação faz parte da programação dos 357 anos do município.
As obras de pavimentação do bairro Jardim Santarém foram retomadas em 2017, após a saída da Prefeitura de Santarém do Cadastro Único de Convênios (CAUC), no item obrigações financeiras. O investimento está orçado no valor total de R$ 22.696.515,94. Serão 21 trechos pavimentados e sinalizados. Já foram executadas 64,15% das obras.
As vias que serão entregues são: Trav. Sorriso de Maria, entre Av. Anysio Chaves e Av. Verbena; Av. Hortência, entre Trav. Sorriso de Maria e Trav. Papoula; Trav. Papoula, entre Av. Frei Vicente e Av. Verbena; Alameda 8, entre Av. Hortência a Av. Girassol; Av. Girassol, entre Alameda 8 a Trav. Bugaville; Trav. Bugaville 1, entre Av. Girassol e Av. Bartolomeu de Gusmão; Trav. Bugaville 2, entre Av. Verbena e Av. Anysio Chaves.

Já no bairro Aparecida as vias que serão entregues são: Bauru (entre Borges Leal e Bartolomeu- 635 metros), Clementino de Assis (entre Borges Leal e Bartolomeu- 458 metros) e Barjonas de Miranda (entre Borges Leal e Bartolomeu- 539 metros). As obras desses trechos fazem parte de um convênio com o Ministério das Cidades, com o valor total R$1.546.126,70.

Fonte: PMS

terça-feira, 26 de junho de 2018

Suspeito de estuprar grávida em terreno baldio na Z. Norte de Manaus é preso no interior do PA


Crime ocorreu no dia 20 de maio; vítima foi internada e perdeu bebê. Foi preso no início da tarde desta segunda-feira (35), em Juruti, oeste do Pará, um homem suspeito de estuprar uma grávida em Manaus, no Amazonas. O crime ocorreu na madrugada do dia 20 de maio, em um terreno baldio na Avenida Noel Nutels, na Cidade Nova.

Segundo informações repassadas pelo 6º Distrito Integrado de Polícia do Amazonas à Polícia Civil de Juruti, a vítima estava grávida de 12 semanas. Ela ficou internada por nove dias após o estupro, mas acabou perdendo o bebê.

Foi uma denúncia anônima que levou os policiais de Juruti ao suspeito do crime. Uma equipe localizou o endereço do suspeito e com o apoio da Polícia Militar fez o cerco à residência, mas ao perceber a presença da polícia, ele fugiu pulando as cercas de cinco quintais vizinhos, até ser alcançado pelo delegado Madson Castro e o investigador Wilson Sousa.

Segundo o delegado, com a identificação do suspeito pela vítima, foi expedido mandado de prisão contra Marcio Romero do Nascimento Silva, pela Justiça do Amazonas. Como ele não foi localizado e havia suspeita de uma possível fuga, a polícia do Amazonas emitiu aviso para os estados vizinhos. “Nós começamos as investigações logo que recebemos a denúncia. Ele tentou fugir novamente, mas o alcançamos e demos voz de prisão”, contou o delegado Madson Castro.

Após a diligência, o suspeito foi conduzido até à UIPP de Juruti, onde a identificação dele foi confirmada pelo delegado Daniel Leão Lucas, do 6º DIP do Amazonas, mediante consulta ao termo de reconhecimento feito pela vítima.



Fonte: G1/Amazonas

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Amanhã é Para Sempre - Resumo dos Capítulos 96 ao 100 (02.07 a 06.07)



Amanhã é Para Sempre Resumo dos Capítulos 96 ao 100 (02.07 a 06.07)

undefined
Foto: Divulgação/ Televisa

Capítulo 96, segunda-feira, 02 de julho

Fernanda ouve a gravação e diz que com certeza Plutarco obrigou sua irmã a gravar esse áudio. Gonçalo fala para "Franco" e Bárbara que vai avisar a polícia sobre o desaparecimento de Liliana para que eles se encarreguem de encontrá-la. Rebeca adverte "Franco" e diz que se Gonçalo acionar a polícia, as chances de encontrar Liliana são nulas.

Capítulo 97, terça-feira, 03 de julho

Eduardo pede para que Fernanda convença o pai a não envolver a polícia, pois, caso contrário, terão que confessar que tiraram sua irmã da clínica. Eduardo se declara para Fernanda e a beija. A Madre Superiora se surpreende ao receber a visita de Rebeca Sanchez.

Capítulo 98, quarta-feira, 04 de julho

Aurora se assusta quando a Madre avisa que a madrasta de Santiago quer vê-la. Steve diz a Eduardo que via dizer a Gonçalo quem é na verdade seu filho Camilo e as atrocidades que tem cometido. Eduardo pergunta ao amigo se está com ciúmes e ele confessa que se apaixonou por Vênus. Aurora se recusa a falar com Bárbara e a Madre Superiora diz a ela que a jovem chegou ao colégio arrasada e determinada a se afastar do mundo. A religiosa pergunta se ela tem ideia do motivo e Rebeca diz que Camilo Elizalde, o irmão de Santiago, abusou dela.

Capítulo 99, quinta-feira, 05 de julho

"Franco" tenta fazer Gardênia entender que gosta dela como uma irmã e que esse sentimento nunca mudará. Gardênia diz que sempre o amou e por isso não poderá mais trabalhar com ele. Steve conta para Vênus que acabou o joguinho com Camilo e não haverá mais casamento. Vênus diz a Marina que está apaixonada por Steve, mas ele nem repara nela. Rebeca diz a "Franco" que só lhe dirá o nome da pessoa que está com Liliana se aceitar que trabalhem juntos em seu resgate.

Capítulo 100, sexta-feira, 06 de julho

Rebeca revela para "Franco" que o homem responsável por governou sua vida durante anos se chama Artêmio Bravo e que a decisão de assassinar a primeira esposa de Gonçalo e internar Liliana em um manicômio foi dele. Rebeca diz para Eduardo que o odeia, mas precisam se aliar para resgatar Liliana pois só assim poderão vencer Artêmio Bravo. Santiago procura Aurora no convento. Ela decide contar tudo que aconteceu no dia em que desapareceu da fazenda, mas diz que primeiro precisa falar com Bárbara. Adriano fica furioso ao saber que Fernanda vai se encontrar com Franco Santoro. Ela explica que Franco está ajudando no caso de Liliana e que seu pai confia muito nele. Fernanda diz ao marido que espera que isso não afete o casamento deles. Vladimir tenta contar a Aníbal que é o pai do filho que Priscila espera, mas só consegue sugerir que faça um teste de fertilidade. Gardênia pede a Fernanda que lhe dê um trabalho em sua empresa. Aurora pergunta para Bárbara o motivo dela não ter contado para Santiago o que aconteceu entre ela e Camilo e o que realmente quer com ela. Rebeca responde que essa notícia acabaria com a família por isso não disse nada.

“Amanhã é Para Sempre” é exibida de segunda a sexta às 17h. Site oficial: http://www.sbt.com.br/amanhaeparasempre/

Fonte: SBT