quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

​Lojas MM efetuam migração do banco de dados na nuvem e implantam solução de monitoramento da Horus Solutions

Em comum acordo, os técnicos das seleções santarenas classificadas para a etapa estadual dos Jogos Abertos do Pará e a coordenação do Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), decidiram em reunião nesta terça-feira (27) não participar do evento que será realizado na capital do estado, Belém, de 22 a 26 de março. A fase estadual deveria ter ocorrido em 2017, mesmo ano em que foram disputadas as etapas regionais. Além disso, nos anos anteriores o governo do estado disponibilizou passagens, hospedagem e alimentação. Para a 10ª edição do Joapa, o governo só vai arcar com hospedagem (em escolas) e alimentação, deixando a despesas de passagens para cada município participante. A desistência das seleções segundo os treinadores, é uma forma de protestar contra a mudança no calendário de um ano para o outro, que eles consideram um desrespeito com os atletas.

Varejista paranaense investe em infraestrutura para ter menos indisponibilidade e trazer mais benefícios aos seus clientes.

Ciente das carências de infraestrutura local, a rede  varejista de Lojas MM decidiu por movimentar todo seu parque para a nuvem (Move to Cloud). Para isso, a companhia buscou a Horus Solutions, empresa especializada em Information Management, para efetuar a migração com segurança e baixa indisponibilidade do ambiente. Além da Move to Cloud havia a necessidade de otimização do desempenho do banco de dados, situação em que as Lojas MM tinham histórico de indisponibilidade constante de seu Gerenciador de Banco de dados PostgreSQL durante datas importantes para o comércio no varejo. Para isso, a rede optou pela solução Falcon, também da Horus Solutions. 

As empresas iniciaram a parceria em janeiro de 2017,   ”após a Lojas MM se convencer ainda na fase de negociação do projeto de que a Horus possuía o conhecimento ideal para efetuar essa transição tão complexa quanto importante para nossas operações. Os profissionais da Horus sempre procuraram entender quais eram os nossos anseios e necessidades com o projeto, e arquitetar uma solução que atendesse nossas expectativas”, afirma Fernando Silvério, Gerente de Controladoria, TI e Adm da Lojas MM. 

Implementação 

A primeira etapa do projeto destinou-se à movimentação das bases da Lojas MM para a nuvem. Como trata-se de um sistema que atende toda rede varejista, a mudança deveria ter o menor downtime possível. “Para isso, utilizamos uma solução de replicação de dados Hot-Standby no PostgreSQL que possibilitaria a migração dos dados em uma fração de tempo se comparado com o processo tradicional de backup e restauração”, afirma Vinicius Feltrin, diretor comercial e operações da Horus Solutions. Para desenvolver essa solução foram empregadas mais de 30 horas técnicas somente na construção do novo ambiente e preparação para a migração, tudo isso sem gerar qualquer tipo de interrupção dos serviços. 

Após a preparação e validação, foi executada a movimentação do ambiente onde todos os sistemas deixariam de usar as bases in site para utilizar as bases na nuvem e todo o processo gerou menos de 20 minutos de downtime para os serviços. “Além da agilidade oferecida pela solução na movimentação, oferecemos também a velocidade em desfazer a mudança caso houvesse necessidade, que ocorreria nos mesmos 20 minutos”, comenta Feltrin. 

Esta foi a maior dificuldade de implementação (transferência dos ambientes para nuvem com o menor tempo de indisponibilidade possível), “pois exigiu a elaboração de uma estratégia rebuscada de replicação e adaptação das instâncias de banco de dados, tendo em vista a coexistência e necessidade de integração constante entre os diversos sistemas”, relata Feltrin. 

Já o segundo momento foi o início do processo de revitalização do ambiente usando a solução de monitoramento da Horus, o Falcon. “Com ele, foi possível identificar pontos e horários de maior gargalo de operação e oferecer alternativas, sejam de ajuste de parametrização, ou reconstrução das consultas, a fim de otimizar os recursos disponíveis e, principalmente, garantir disponibilidade total do ambiente durante os principais momentos de venda como sábados, ou datas importantes como Dia das Mães, Black Friday, Natal, etc”, afirma Feltrin. 

A plataforma Falcon garante a saúde e a disponibilidade dos serviços de bancos de dados, além de monitorar os mesmos, detectando os problemas em potencial e antecipando as possíveis ocorrências de falhas. “O Falcon em última análise possibilita o controle efetivo e governança dos ambientes de bancos de dados e ainda contribui para redução de custos, como por exemplo de mitigação de incidentes. Com a implementação, pudemos destinar mão de obra a outros projetos, pois agora temos a segurança de que nosso banco de dados está em boas mãos. É importante ressaltar também que tudo saiu de acordo com o projeto, sem nenhuma ocorrência de dificuldade”, conclui Silvério. 

Resultados

O resultado de destaque com o projeto completo foi a movimentação para nuvem com toda segurança e menor indisponibilidade possível e, principalmente, a garantia de que a Lojas MM tenha um ambiente estável, escalável e que possa assegurar a operação de venda sem indisponibilidades, fruto da gestão preventiva oferecida pelo Falcon e de todas as melhorias implantadas. 

Entre os ganhos que a Lojas MM obtiveram com a operação destacam-se: 

Controle efetivo sobre a governança dos ambientes de bancos de dados, permitindo o seu acompanhamento em tempo real e mostrando a sua disponibilidade;
Estabilidade dos serviços do cliente evitando assim perdas por incapacidade de operação;
Otimização e aumento da escalabilidade dos ambientes para os períodos críticos de vendas;
Economia ao manter o parque do tamanho original porém com a capacidade de operação estendida;

Futuro

A continuidade da parceria entre Lojas MM e a Horus já tem um planejamento amplo, com a previsão de atividades para segmentação do ambiente, upgrade de versões, melhoria contínua dos processos e gestão ativa dos ambientes, o que fará com que o todos os serviços possuam disponibilidade total e assegurem o suporte às operações de vendas que é o principal objetivo.

Sobre a Horus Solutions

Há mais de 20 anos no mercado, a Horus Solutions é uma empresa nacional especializada em soluções de information management. Parceira oficial das maiores fabricantes de software do mercado como: SAP, IBM, Oracle e Microsoft.

Atuando em todo o território nacional e em diversos setores da economia, a empresa conta com colaboradores qualificados, experientes e certificados, levando aos seus clientes um serviço de alta qualidade em todas as áreas em que atua.

Além do licenciamento dos principais softwares de bancos de dados do mercado (SAP HANA, SAP Sybase ASE, SAP Sybase IQ, ORACLE, DB2, IDS, MS-SQL Server) e soluções de governança (IBM Infosphere Optim e IBM Infosphere Guardium), a Horus Solutions também oferece assessorias e serviços de suporte técnico especializado aos ambientes de banco de dados, incluindo segurança e gestão da informação.

Para mais informações, acesse o site: http://horusinfo.com.br/

Fonte: MFC Comunicação

Prefeitura assina nesta quinta-feira contrato com OS para administrar HMS e UPA

Imagem Ilustrativa

Local:Auditório do Centro Municipal de Educação e Informações Ambientais (Ciam)
Horário:01/03/2018 8h0
Endereço:Avenida Adriano Pimentel, Centro.
Contatos:Karla Lima - coordenadora de comunicação/PMS
A Prefeitura de Santarém assina, nesta quinta-feira (1º), às 8h, no auditório do Centro Municipal de Educação e Informações Ambientais (Ciam), o contrato com a Organização Social (OS) que vai administrar o Hospital Municipal de Santarém (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

O Instituto Panamericano de Gestão, vencedor da licitação, veio a Santarém na semana passada, discutiu algumas cláusulas contratuais com a gestão municipal e visitou a UPA e o HMS.

O contrato de prestação de serviço entra em vigor nesta quinta-feira, quando o instituto assume a gestão das duas instituições de saúde.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Equipes da Prefeitura trabalham para minimizar efeitos da chuva


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), tem mantido um ritmo intenso com as equipes de terraplenagem e de limpeza. Após a chuva que caiu no Município, na manhã desta terça-feira (27), as equipes começaram a trabalhar em alguns pontos críticos. (Faça o download de mais fotos aqui)

No bairro do Santarezinho, a equipe iniciou a recuperação da Tomé de Sousa, próximo a Cruzeiro do Norte. O morador José Pereira, de 70 anos, conta que hoje foi um dia atípico. "Assim é a natureza, temos que esperar a chuva passar. As equipes estão aqui no bairro e eu só tenho agradecer pelo serviço. Isso já ajuda muito a todos, até porque é linha de ônibus".


As equipes também passaram pela rua Pau Brasil no bairro da Floresta, e no bairro do Amparo. "A gente sabe dos problemas que são ocasionados com a chuva, mas eu sei também que é preciso da colaboração de todos, visto que muito lixo é jogado nas ruas e calçadas, entupindo as bocas de lobo, o que dificulta a passagem das águas da chuva. Com isso, muita gente acaba prejudicada com ruas alagadas", enfatizou Raimundo Vieira, morador do bairro da Floresta.

O titular da Seminfra, Daniel Simões, destacou sobre o sistema de drenagem da cidade. "13 % das vias de Santarém contam com drenagem, índice muito baixo para o porte de Santarém. As equipes da Seminfra continuam verificando os pontos de maior vulnerabilidade. Logo que cessou a chuva, retomamos a limpeza das ruas, no sistema de drenagem e manutenção de vias. Porém, temos nos deparado com uma situação muito preocupante que é a questão da grande quantidade de lixo jogada nas ruas, então precisamos também contar com o apoio da população", finalizou.


Semáfotos restabelecidos

A forte chuva provocou apagão em alguns semáforos da cidadde. A equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) foi às ruas e já restabeleceu o sinal dos seguintes cruzamentos:


🚦São Sebastião com 15 de Agosto
🚦Borges leal com Barão do Rio Branco
🚦Barão do Rio Branco com Rui Barbosa
🚦Rui Barbosa com Barjonas
🚦Edvaldo Leite com Sérgio Henn
🚦Moaçara com Sérgio Henn
🚦Borges Leal com Sérgio Henn
🚦Rui Barbosa com Silvino Pinto
🚦 Dom Frederico com Álvaro Adolfo


Durante a manhã, o prefeito de Santarém em exercício, José Maria Tapajós, convocou uma reunião de emergência com os órgãos ligados à Prefeitura visando avaliar a situação do município após a chuva. Na ocasião foram traçadas ações emergenciais: limpeza e desosbstrução das vias, levantamento de famílias afetadas, restabelecimento de semáforos, ações na zona rural, entre outras.


Em viagem a trabalho em Brasília, onde busca recursos para as áreas da infraestrutura e da saúde, o prefeito Nélio Aguiar destacou sua preocupação com a segurança dos moradores. "Mesmo de longe tenho acompanhado o sofrimento e os prejuízos causados pelas fortes chuvas. Temos lutado em busca de apoio para recursos financeiros para infraestrutura urbana. Uma situação como esta me deixa angustiado, pois a vontade de fazer é grande, mas não somos superiores ao mal tempo e as limitações financeiras", ressaltou.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Musa do Paysandu, Alice Rodrigues doa sangue e faz apelo: “Vamos salvar vidas! ”


Alice Rodrigues, a Musa do Paysandu, participou neste fim de semana de uma ação de solidariedade promovida pela diretoria do Papão em parceria com a Fundação Hemopa, em Belém. Denominado “Sangue de Lobo”, o evento pretendia conscientizar a maior torcida do norte do Brasil sobre a importância da doação de sangue. A musa que já é carta marcada nos eventos beneficentes promovidos pela diretoria do clube também participou ativamente doando para a campanha.
“Quando fiquei sabendo da “Sangue de Lobo” já fui atrás do que era preciso para doar também. Nunca tinha feito, mas foi tudo muito tranquilo. São uns minutinhos do nosso tempo que dedicamos para salvar vidas, sabe? Qualquer pessoa saudável pode doar, vale muito a pena, a sensação de ajudar aquele precisa com um ato tão simples é indescritível. Vamos salvar vidas! ”, conta. 
A gata fez até uma transmissão ao vivo durante a doação em suas redes sociais e revelou estar organizando uma nova campanha direcionada para os habitantes de sua cidade natal, Parauapebas. 

“Enquanto fazia a ‘live’, recebi mensagens de muitas pessoas da minha cidade que gostariam de participar da ação, mas não tinham como ir até Belém. Percebendo isso, comecei a me mobilizar e estou organizando um meio de transporte para levar os interessados de Parauapebas e região para a unidade da Fundação Hemopa em Marabá, onde poderão fazer a doação. Em breve divulgarei a data e todas as informações desse evento nas minhas redes sociais e espero contar o apoio de toda minha torcida bicolor nessa iniciativa! ”, finaliza a musa.

Fonte: Ike Oliveira, Musa do Paysandu

Prefeitura avalia ações para minimizar danos causados pela chuva em Santarém


O prefeito de Santarém em exercício, José Maria Tapajós, convocou uma reunião de emergência com os órgãos ligados à Prefeitura visando avaliar a situação do município após a chuva da manhã desta terça-feira (27), e traçar ações para minimizar os danos.

Estiveram presentes o chefe de gabinete da prefeitura, Erasmo Maia; os secretários de Infraestrutura, Daniel Simões; de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus; de Agricultura e Pesca, Bruno Costa; além do coordenador da Defesa Civil municipal, Raimundo Trindade, entre outros.

De acordo com o prefeito em exercício, a chuva desta terça foi uma das mais fortes e com maior volume de água em curto espaço de tempo. Segundo José Maria Tapajós, em alguns bairros, o volume de chuva chegou a 50 milímetros, de acordo com o radar meteorológico do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). "Chegamos à conclusão de que teríamos que ir, imediatamente, para a rua, para levantar os pontos que foram danificados com as fortes chuvas, levantar os prejuízos de ordem pública, e apoiar aquelas pessoas que, porventura, tiveram prejuízos", afirmou.


Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), 13% das vias de Santarém contam com drenagem, índice considerado muito baixo para o porte da cidade. De acordo com o prefeito em exercício, a gestão municipal está buscando solução para essa questão. "Temos uma empresa que está diagnosticando a cidade como um todo, num projeto municipal de drenagem. Ou seja, estamos trabalhando prevendo situações que podem ser pior. O prefeito Nélio Aguiar determinou que fosse analisada a situação para que, se necessário for, decretarmos situação de emergência para buscarmos apoio do governo federal, pois o município não tem condições financeiras de arcar com medidas urgentes de infraestrutura, mesmo que sejam paliativas, mas não vai faltar esforço da parte do governo".

As equipes da Seminfra já estão nas ruas juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) verificando os pontos de vulnerabilidade. Quando a chuva cessar, a Seminfra deve retomar a limpeza das ruas e no sistema de drenagem. "São inúmeras ruas. Estamos pontuando os trechos mais críticos e indo para os trechos que estão com menor problema", explicou o titular da Seminfra, Daniel Simões.

A Defesa Civil municipal recebeu, somente durante esta manhã, 72 chamadas de situações de urgência. Em Santarém, há 22 bairros com aproximadamente 70 áreas de risco. A prefeitura vai trabalhar também para minimizar os problemas no trânsito.

"Tivemos alagamento e entupimento de bueiros e os semáforos que, em toda a ocasião de chuva, decorrentes de oscilação de energia, da própria água, que acaba penetrando nas caixas do sistema eletrônico e ocasiona esse problema. A equipe de manutenção não pode atuar quando a chuva está ocorrendo porque são equipamentos elétricos, mas assim que a chuva cessar, a equipe vai estar em campo para restabelecer todo o sistema", garantiu o secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus.

As ações não vão se limitar à zona urbana. "Apesar de a gente ter feito um trabalho no verão na zona rural, mas a força da água da chuva tem feito com que agora tenha ficado uma situação crítica. Mas a Semap tem ido às comunidades e a gente vai trabalhar, nesse primeiro momento, as prioridades", destacou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, responsável pela infraestrutura rural.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Incertezas no calendário inviabilizam a participação de Santarém da etapa estadual do Joapa

Em comum acordo, os técnicos das seleções santarenas classificadas para a etapa estadual dos Jogos Abertos do Pará e a coordenação do Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), decidiram em reunião nesta terça-feira (27) não participar do evento que será realizado na capital do estado, Belém, de 22 a 26 de março. 

A fase estadual deveria ter ocorrido em 2017, mesmo ano em que foram disputadas as etapas regionais. 

Além disso, nos anos anteriores o governo do estado disponibilizou passagens, hospedagem e alimentação. Para a 10ª edição do Joapa, o governo só vai arcar com hospedagem (em escolas) e alimentação, deixando a despesas de passagens para cada município participante. 

A desistência das seleções segundo os treinadores, é uma forma de protestar contra a mudança no calendário de um ano para o outro, que eles consideram um desrespeito com os atletas.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Parceria entre Cerest e ACS's visa traçar perfil epidemiológico de doenças do trabalho em Santarém



O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), está mantendo parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) para traçar um perfil epidemiológico de doenças relacionadas ao trabalho, bem como definir estratégias de atuação no sentido de manter a saúde do trabalhador santareno. Trata-se de uma ação preventiva, realizada pela Prefeitura de Santarém, através do Cerest, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


Para isso, os ACS's vêm recebendo treinamentos, desde a última semana, para saber identificar as doenças relacionadas ao trabalho. De acordo com o coordenador do Cerest em Santarém, Nilton Santos, o processo de capacitação tem por objetivo consolidar as ações em saúde do trabalhador na atenção básica, uma vez que é a porta de entrada dos trabalhadores acometidos por doenças decorrentes da profissão que possuem. Além disso, essa ação conjunta entre Cerest e ACS's, visa informar se o trabalho está impactando na saúde do santareno, traçando um perfil e definindo as estratégias de atuação do Cerest. Isso deve ocorrer através de capacitações junto aos trabalhadores e empregadores, e do monitoramento das empresas, para que elas possam melhorar suas condições de trabalho. "Muitos agravos relacionados ao trabalha chegam às Unidades Básicas de Saúde do município e na sua maioria não é estabelecido o nexo causal. Por isso, é importante que os profissionais estejam capacitados para reconhecer as doenças causadas pela atividade que a pessoa exerce. Em cima disso, traçamos o perfil e podemos desenvolver atividades para prevenir esses problemas", explicou Nilton Santos.

Para o coordenador do Cerest, é muito importante essa parceria com os ACS's, pois eles estão diretamente em contato com as famílias dos bairros em que atuam. "Eles conhecem mais do que ninguém as comunidades. Um profissional que é da comunidade e a representa dentro do serviço de saúde", ressaltou.


Treinamentos nesse sentido já foram realizados junto aos ACS's dos bairros da Prainha, Aeroporto Velho, Maicá, Uruará, Mararu, Urumari, Jaderlândia, Diamantino e agora a equipe do Cerest vai partir para os agentes de saúde que atuam na grande área do Santarenzinho e Maracanã, em data a ser definida.


O Cerest
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador, por meio da prevenção e vigilância.

Cabe aos Cerest promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade, para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho. Além disso, o Cerest dá suporte ao município para a operacionalização da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, no SUS.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Secretária de Assistência Social participa de reunião ordinária do Coegemas e da CIB em Belém


A secretária de Assistência Social de Santarém, Celsa Brito, participou na quinta-feira (22), em Belém, da 1ª reunião Ordinária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas-Pará), e na sexta-feira (23) da reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social do Pará (CIB).

A reunião ordinária do Coegemas-Pará foi comandada pela presidente Juliena Nobre Soares, com a participação de aproximadamente 50 representantes dos demais municípios do estado, que expuseram as demandas das secretarias municipais de assistências junto aos governos estadual e federal e também sobre o alinhamento da pauta da CIB/Estadual. O Coegemas-Pará visa cumprir a missão institucional e atende a demanda imediata de gestores municipais.

A reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social do Pará (CIB) foi comandada pela titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Ana Cunha.

A secretária Celsa Brito considerou muito importante a participação nas duas reuniões. "É o momento em que acontece a troca de ideias, conhecer as experiências de outros municípios, e debater assuntos que serão levados para a Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social do Pará (CIB), que irá debater sobre o Co-financiamento Estadual, Benefício Eventual, Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Santarém estar presente nesses eventos é de extrema relevância, pois aproxima a gestão estadual com os municípios onde nós podemos discutir pautas que poderão ser efetivadas".

Na CIB, Santarém é representada no colegiado pelo município de Parauapebas. A Semtras participa expondo as dificuldades e anseios. A próxima reunião da CIB está marcada para dia 9 de março.

Sobre
A Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social do Pará (CIB), instituída pela Portaria Nº 0849 de 1° de junho de 1999, da Secretaria Executiva de Trabalho e Promoção Social (Seteps), é uma instância colegiada de negociação, pactuação e consenso entre os representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e gestores municipais de assistência social. Tem como objetivo viabilizar a implementação da Política Nacional de Assistência Social/PNAS, quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas), a fim de qualificá-la para que possa ofertar ou referenciar serviços de qualidade ao usuário no âmbito do Estado. Possui particularidades diferenciadas dos conselhos e não substitui o papel do gestor.

A CIB é constituída por representantes indicados pelo órgão gestor estadual da Política de Assistência Social e por gestores municipais indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) - observando os níveis de gestão no Suas, a representação regional e o porte dos municípios de acordo com o que estabelece a PNAS.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Conheça a estrutura do estado do Tapajós.


Você já pensou em como seria o mapa do Brasil com mais um estado, o seu estado, o Estado do Tapajós? Esta é a maior proposta de desenvolvimento econômíco, social e político de uma região, por isso o empenho em ver este estado, que já foi sentimentalmente criado. Veja como seria a nossa estrutura.

O Tapajós é uma proposta de nova unidade federativa do Brasil, resultado do desmembramento do Pará, mais especificamente, das regiões do Baixo Amazonas e do Oeste do Pará, abrangendo 27 municípios. Atualmente, a região proposta tem os índices sociais mais baixos do país, e, caso seja criado o estado, terá 23 municípios e um PIB estimado em R$ 18 bilhões. 


Caso a proposta de criação da nova unidade da federação seja efetivada, o Estado do Tapajós teria uma extensão territorial de 728 mil km² e uma população de, quase, 2 milhões de habitantes. Os 23 municípios que podem compor o novo estado são os seguintes: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Uruará e Trairão.

Quanto à estrutura política o Estado do Tapajós terá 08 deputados federais e 24 estaduais. Pela primeira vez o hoje Oeste do Pará será representado no Senado Federal com 03 senadores.

Fonte: DESTAQUE, NOTÍCIA, ESTADO DO TAPAJÓS

Secretária de Assistência Social de Santarém reúne em Belém com titular da Sejudh


A secretária de Assistência Social de Santarém, Celsa Brito, reuniu na sexta-feira (23), em Belém, com o secretário Michell Durans, titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/PA), para, entre outros assuntos, tratar sobre a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao que o município vem acolhendo desde o dia 28 de setembro de 2017.

A secretária conversou sobre o acordo feito na vinda da Comissão do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) a Santarém, em 19 de janeiro, onde ficou acertado que a Sejudh/PA ficaria responsável pela articulação da emissão de documentos para os venezuelanos abrigados pelo município.

O secretário Michell Durans se comprometeu de, ainda no mês de março, voltar a Santarém para dar sequência nos assuntos tratados na reunião.

"Michell Durans parabenizou o município pelo exemplar trabalho que vem desenvolvendo no abrigamento dos indígenas venezuelanos que, mesmo com nossas dificuldades, estamos atendendo a essa demanda, hoje com mais de 100 indígenas. Continuamos esperando um apoio com o governo federal. Até agora, recebemos contrapartida do governo estadual de quarenta mil reais no final de dezembro. Já enviamos documentos solicitando a segunda parcela, nós entendemos que início do ano não é fácil, mas cremos que logo seremos atendidos", declarou Celsa Brito.

Essa reunião foi articulada pela Associação dos Municípios das rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amut).

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Instituto lança site e amplia mobilização para criação do Estado do Tapajós

Site do Movimento Pró-Estado do Tapajós (Foto: Reprodução/G1)

A intenção é divulgar as ações, informações e notícias, disponíveis também nas redes sociais. Movimento está presente em 23 municípios da região.

Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET) lançou oficialmente nesta quarta-feira (28), a plataforma digital e nova identidade visual da luta de emancipação da região oeste do Pará. Na internet, o Instituto vai divulgar as ações, informações e notícias, além de mobilizar ainda mais a população que apoia e incentiva o movimento nos 23 municípios.

O lançamento foi durante um café da manhã com a imprensa. O encontro reuniu ainda representantes de movimentos sociais e da Câmara de Vereadores. O presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, fez a apresentação da nova logomarca que representa o futuro estado e em seguida, dos canais de comunicação nas redes sociais, sendo três no total.

“Nós temos hoje por exemplo, toda a plataforma de divulgação do movimento para dentro da questão da rede social e também essa questão de site e de tantas outras ferramentas que são hoje utilizadas como ferramenta de divulgação”, explica Leitão.

Site - Uma plataforma que contém a história do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, membros da diretoria, prestação de contas, vídeos, notícias e as ações que são desenvolvidas em cada região. O cidadão poderá consultar tudo no site do ICPET.

Redes Sociais - É possível acompanhar o trabalho e as ações de mobilização do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós também nos canais oficiais do TapajósMeuEstado nas redes sociais. Basta acessar no Facebook, Twitter e Instagram, de forma gratuita.

Presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, durante apresentação da nova logomarca do movimento (Foto: Adonias Silva/G1)

A nova logomarca do movimento traz um mapa nas cores azul, verde, amarela e branca. “Nós readaptamos o logotipo numa forma de desenho, como se a gente tivesse desenhando, uma criança desenhando rabiscando o mapa, porque esse estado está sendo construído, ele está sendo desenhado, a medida em que a história vem acontecendo”, completa Leitão.

"A multidão e os milhares de lutadores, de pessoas que batalharam e vem batalhando pelo estado do Tapajós, junto com toda população vem desenhando esse estado”, diz Jean Carlos Leitão"

Luta pela criação

Uma das conquistas foi o plebiscito no dia 11 de dezembro de 2011, onde todos os paraenses foram as urnas para decidir se queriam ou não a divisão do Pará em três. A maioria dos eleitores do estado decidiu pela não emancipação das regiões sudeste e oeste do Pará.

O resultado da consulta pública apontou que a região oeste do Pará foi favorável a divisão e criação do estado do Tapajós. Em 23 municípios do estado, quase 97% disseram sim para a criação do estado do Tapajós. Foram mais de 1,2 milhão de votos a favor.

Santarém foi praticamente unânime pela criação do estado. O percentual foi de quase 99%, um resultado considerado expressivo do ponto de vista do ICPET. Se o estado do Tapajós for criado, Santarém poderá ser a nova capital.

Tapajós teria mais da metade da área do atual Pará, 728 mil km², 23 municípios e quase 2 milhões de habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo que é produzido pela economia, seria de quase R$ 18 bilhões. O estado teria 8 deputados federais e 24 estaduais.

Atualmente, o ICPET trabalha em três projetos na luta pela criação do Tapajós. Hoje, três PEC’s estão em andamento em Brasília (DF), frutos do plebiscito de 2011. A intenção é dar uma nova roupagem para a votação, para que ela não ocorra apenas na área interessada.


Os municípios

Ao todo, 23 municípios podem compor o novo estado: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Uruará e Trairão.

Municípios que podem compor o estado do Tapajós (Foto: Divulgação/ICPET)


O Instituto

Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET), foi criado em 2004, quando as cinco entidades que lutavam pela mesma causa foram reunidas em um movimento único. Com a liderança do professor Edivaldo Bernardo, no período de 2004 a 2011, o movimento pela criação do Estado do Tapajós teve a sua maior conquista com o plebiscito em 2011.


De acordo com o ICPET, em 2015 a luta pela criação do novo estado completou 191 anos de existência, levando em conta a data da promulgação da primeira Constituição do Brasil, em 1824, ano em que foi feita a primeira menção da criação de uma província na região, que abrangeria inicialmente os municípios de Parintins (AM), Santarém e Óbidos.

Fonte: Santarém, G1/Santarém, Santarém e Região, Criação do Estado do Tapajós, Estado do Tapajós, Tapajós

Entrevista Alberto e Ubirajara - Caso Hydro

Quando há trabalho, o resultado aparece. Compromisso com a Advocacia e com a sociedade, acima de tudo!


Blitz marcará continuação de Campanha Contra Violação de Direitos


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), irá dar continuidade na segunda etapa da campanha "Todos Contra Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente. Faça Parte Você Também. Denuncie", que será a realização de uma blitz no primeiro sábado de março (03), com a fixação de adesivos nos veículos, e também a divulgação dos meios de comunicação que a população pode utilizar para fazer denuncias de forma anônima e o esclarecimento sobre os tipos de violação de direitos. A blitz vai acontecer em frente a Praça do Pescador, a partir das 19h.

A Campanha foi lançada em outubro de 2017, e pretende esclarecer e chamar a atenção das mais diversas violações de direitos contra criança e adolescente e convocar a população a denunciá-las. É importante destacar que os problemas enfrentados pela infância e pela juventude no Brasil são muitos e não se limitam apenas a uma determinada classe social, raça, religião, ou qualquer outro fator pré-concebido, entre as diversas violações dos direitos sofridos pelas crianças e adolescentes, estão a violência física, trabalho Infantil, conflito familiar, negligência, abandono de incapaz, estupro de vulnerável, exploração sexual infantil, entre outras.

A abertura da campanha foi marcada pelo relançamento do aplicativo do Proteja Brasil, que é um aplicativo gratuito que permite a toda pessoa se engajar na proteção de crianças e adolescentes e é possível fazer denúncias pela ferramenta digital, localizar os órgãos de proteção e ainda se informar sobre as diferentes violações cujas denúncias são encaminhadas diretamente para o Disque 100, serviço de atendimento do governo federal. O aplicativo também recebe denúncias de locais sem acessibilidade, de crimes na internet e de violações relacionadas a outras populações em situação vulnerável.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Seis peixes-boi da Amazônia são avaliados para soltura na natureza


Os seis animais da espécie Trichechus Inunguis, popularmente conhecidos como peixes-boi da Amazônia, que estão em processo de adaptação na comunidade Igarapé do Costa, várzea santarena, Rio Amazonas, passaram por novas avaliações veterinárias ao longo desta sexta-feira (23).

Os animais são fruto das operações de resgates realizadas pela Universidade da Amazônia (Unama), por meio do ZooUnma, em parceria com a Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

"Os mamíferos aquáticos estão na segunda fase de adaptação que leva entre 1 a 1 ano e meio, ficam em tanque flutuante, dentro do Rio Amazonas. Já a primeira fase foi no próprio zoológico, trazidos pelas equipes da Semma e ZooUnama, após resgate, eles permaneceram na instituição entre dois a quatro anos, em tanques artificiais onde foram alimentados". Informou Mary Jane Carvalho, coordenadora do ZooUnama.

O chefe de fiscalizações da Semma, Arlem Lemos, destacou que o peixe-boi da Amazônia é uma das espécies que estão na lista dos animais ameaçados de extinção: "São animais bastante dóceis, por isso, é fácil a captura que não pode ser realizada de forma alguma, devido estarem sujeitos a desaparecer. O criminoso que for pego com o animal, matar, ou perseguir, está sujeito a pena de prisão entre seis a uno, além de multa".

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Na avaliação foram realizados a pesagem, medição física e coleta de sangue. A intervenção conta com a presença de acadêmicos de veterinária do Rio de Janeiro (RJ) que realizam intercâmbio na região.
A data soltura dos animais deverá ser definida pelo ZooUnama, após os resultados dos exames clico veterinários.


Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias, Peixe Boi

'Verde Que te Quero Verde' e estudantes realizam plantio no Parque da Cidade


E esse sábado (24) foi dia de plantio no Parque da Cidade. Cerca de 100 alunos do Campus Santarém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) participaram do trote solidário no espaço.

Os estudantes chegaram cedo ao local e após ouvirem as recomendações dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizaram o plantio das espécies que vão integrar um Sistema Agroflorestal (SAF) numa área de quatro mil metros quadrados.

A iniciativa de hoje, faz parte das ações do Projeto 'Verde Que Te Quero Verde', atividade conjunta da Prefeitura de Santarém, Semap e da Motonorte Santarém - Concessionária STIHL.

"Essa ação no parque foi um sucesso haja vista que ocorreu tudo bem. Os presentes participaram do plantio e foram orientados pelos técnicos da Semap. Esperamos que isso seja só o começo de um ciclo de novos projetos, onde a principal beneficiada será a população que ganhará espaços mais verdes e arborizados", explicou Adriana Reça, chefe da divisão de Praças e Parques.

O Sistema Agroflorestal implantado no Parque da Cidade, compreende o consórcio de mudas florestais e frutíferas que possuem entre suas diversas funções a produção semestral de culturas diferentes e o combate a pragas. A avaliação para a implantação do SAF foi feita pelos profissionais da Semap, com apoio de universitários do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Foram plantadas na atividade deste final de semana, mudas de: jatobá, café, biriba, açaí, cacau, banana, fruta do conde, caju, bacuri, cupuaçu, cedro, magno, mangueira, ipê branco e rosa, aroeira, maraçanduba, para-pará, pitomba, lanterneira e cumaru, totalizando 92 plantas.

"A iniciativa de hoje, foi excelente não somente pela participação dos alunos no plantio, mas também por promover a conscientização ecológica. Nós da Motonorte Santarém fomos parceiros na abertura das covas no dia anterior, quando foi utilizado o perfurador de solo da STIHL que dinamizou e muito o processo. A ação que levaria um dia e meio de trabalho se feita de forma manual, foi realizada em quarenta minutos com o equipamento. O trabalho continua e o projeto irá contemplar novos espaços em Santarém como a Rodovia Fernando Guilhon, a orla e a Avenida Anísio Chaves", ressaltou Flávio Pacheco, da Motonorte Santarém.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias