quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Conselho Regional de Educação Física fiscaliza academias e oito são interditadas em Santarém


Uma equipe do Conselho Regional de Educação Física da 18ª região está na cidade e deve seguir realizando ações nas academias da cidade.

Oito academias foram interditadas nesta quarta-feira (27) em Santarém, oeste do Pará, durante fiscalizações do Conselho Regional de Educação Física da 18ª região. As fiscalizações continuam nas demais academias da cidade.

Até o momento, 14 academias foram fiscalizadas, sendo que das oito interditadas, duas já se regularizaram. O objetivo das fiscalizações é identificar as academias que funcionam de forma irregular em Santarém. Além disso, será observado se os profissionais que atuam como educador físico nos estabelecimentos possuem registro profissional habilitado junto ao CREF18.

O exercício ilegal da profissão é uma infração prevista no Código Penal, conforme a Lei nº. 3688/41. Art. 47. Uma equipe de Belém do CREF 18ª região está na cidade e deve seguir realizando ações para identificar irregularidades que possam colocar em risco a vida dos praticantes de atividades físicas na cidade.

Fonte: Santarém, G1/Santarém

Relatório do McAfee Labs analisa ataques cibernéticos dirigidos ao setor de saúde e aos usuários de redes sociais

O setor de saúde relatou o maior número de incidentes de segurança em 2016 e 2017


DESTAQUES
·         O McAfee Labs considera que o setor de saúde foi alvo em 26% dos incidentes de segurança do segundo trimestre de 2017
·         As novas amostras de malware aumentaram 67% no segundo trimestre, em parte devido ao aumento da atividade do Faceliker
·         O malware móvel cresceu 61% nos últimos quatro trimestres
·         As infecções em dispositivos móveis no mundo aumentaram 8%, lideradas pela Ásia, com 18%
·         O crescimento do malware para Mac OS diminuiu para 4% e o número de adwares aumentou
·         Os novos malwares de macro aumentaram 35%, enquanto novos ataques de ransomware cresceram 54%


A McAfee Inc. publicou hoje seu Relatório do McAfee Labs sobre Ameaças: Setembro de 2017, que examina o aumento do malware de script, sugere cinco práticas recomendadas e comprovadas de caça a ameaças, apresenta uma análise dos recentes ataques de ransomware WannaCry e NotPetya, avalia ataques relatados em diversos setores e revela tendências de crescimento de malware, ransomware, malware móvel, e outras ameaças no segundo trimestre de 2017. O McAfee Labs viu o setor de saúde ultrapassar o setor público no relato do maior número de incidentes de segurança no segundo trimestre, enquanto o cavalo de Troia Faceliker ajudou a impulsionar o aumento geral do malware no trimestre no cenário das redes sociais.

O segundo trimestre de 2017 viu o Facebook emergir como um vetor de ataque notável, sendo a Faceliker responsável por até 8,9% das 52 milhões de amostras de malware recém-detectadas. Este Trojan infecta o navegador do usuário quando este visita sites mal-intencionados ou comprometidos. Ele então seqüestra seus “likes” e promove o conteúdo sem o conhecimento ou permissão do proprietário da conta. Fazer isso em escala pode render dinheiro para as partes mal-intencionadas por trás do Faceliker, pois os cliques sequestrados podem fazer com que um site ou aplicativo pareça ser mais conhecido do que realmente é.

"O Faceliker alavanca e manipula as mídias sociais e as comunicações baseadas em aplicativos que usamos cada vez mais hoje", disse Vincent Weafer, vice-presidente da McAfee Labs. "Ao fazer aplicativos ou notícias parecerem mais populares, aceitos e legítimos entre os amigos, podem influenciar a forma como percebemos valor e até mesmo a verdade. Enquanto houver lucro nesses esforços, devemos esperar ver mais desses esquemas no futuro".

A análise trimestral de ameaças publicamente reveladas do McAfee Labs constatou que o setor público foi o setor mais afetado na América do Norte nos últimos seis trimestres, mas o setor de saúde ultrapassou no segundo trimestre, com 26% dos incidentes. Embora seja mais provável que as violações gerais de dados no setor de saúde se devam a divulgações acidentais e falhas humanas, os ataques cibernéticos no setor continuam a aumentar. A tendência começou no primeiro trimestre de 2016, quando vários hospitais em todo o mundo sofreram ataques de ransomware. Os ataques paralisaram vários departamentos e, em alguns casos, os hospitais precisaram transferir pacientes e adiar cirurgias.

"Seja físico ou digital, os vazamentos de dados em saúde mostram o valor das informações pessoais sensíveis em posse das organizações do setor", continuou Weafer. "Eles também reforçam a necessidade de políticas de segurança corporativas mais fortes que funcionem para assegurar o manuseio seguro dessa informação".


Atividade de ameaças no 2º trimestre de 2017

No segundo trimestre de 2017, a rede McAfee Labs Global Threat Intelligence registrou tendências notáveis no crescimento das ameaças cibernéticas e incidentes de ataques cibernéticos em todos os setores de atividade:

·         Incidentes de segurança. O McAfee Labs contabilizou 311 incidentes de segurança divulgados publicamente no segundo trimestre, um aumento de 3% em relação ao primeiro trimestre. Setenta e oito por cento de todos os incidentes de segurança publicamente divulgados no segundo trimestre ocorreram nas Américas.

·         Verticais Alvos. Os setores de saúde, educação e público representaram mais de 50% do total de incidentes em 2016-2017 em todo o mundo.

o   América do Norte Os ataques ao setor de saúde lideraram os incidentes de segurança do segundo trimestre nas Américas.
o   Ásia-Pacífico. Na Ásia, o setor público liderou os incidentes comunicados no segundo trimestre, seguido pelos setores de serviços financeiros e tecnologia.
o   Europa, Oriente Médio e África. Na Europa, o setor público liderou substancialmente no segundo trimestre, seguido e entretenimento, saúde, finanças e tecnologia.

·         Vetores de ataque. O sequestro de contas liderou entre os vetores de ataque divulgados, seguido por DDoS, vazamentos, ataques dirigidos, malware e injeções de SQL.

·         Malware em geral. O número de novas amostras de malware cresceu no 2º trimestre, atingindo 52 milhões, um aumento de 67%. Este aumento do número de novos malwares no 2º trimestre se deve, em parte, a um aumento considerável do número de instaladores de malware e ao cavalo de Troia Faceliker. O número total de amostras de malware cresceu 23% nos últimos quatro trimestres, chegando a quase 723 milhões de amostras.

·         Ransomware. Novas amostras de ransomware aumentaram acentuadamente mais uma vez no segundo trimestre, em 54%. O número total de amostras de ransomware cresceu 47% nos últimos quatro trimestres, chegando a 10,7 milhões de amostras.

·         Malware móvel. O total do malware móvel cresceu 61% nos últimos quatro trimestres, chegando a 18,4 milhões de amostras. O número mundial de infecções em aparelhos móveis aumentou 8% no segundo trimestre, sendo a Ásia a região mais afetada, com 18%.

·         Malware para Mac. Com o declínio do excesso de adware, o malware para o Mac OS voltou aos níveis históricos, aumentando apenas 27 mil no segundo trimestre. Ainda pequeno em comparação às ameaças para Windows, o número total de amostras de malware para Mac OS aumentou apenas 4% no segundo trimestre.

·         Malware de macro. O número de novos malwares de macro aumentou 35% no segundo trimestre. Noventa e uma mil novas amostras aumentaram o número total geral de amostras para 1,1 milhão.

·         Campanhas de spam. O botnet Gamut assumiu novamente a liderança em termos de volume durante o segundo trimestre, continuando sua tendência de distribuição de spam relacionado a empregos e produtos farmacêuticos falsos. O botnet Necurs foi o mais perturbador, distribuindo vários golpes de valorização e venda de ações durante o trimestre.

Para saber mais sobre essas ameaças e estatísticas, visite www.mcafee.com para ler o relatório completo e ver o infográfico.


Para uma análise mais aprofundada: WannaCry e NotPetya

A análise feita pela McAfee dos ataques WannaCry e NotPetya tem como base a pesquisa anterior da organização, gerando mais informações sobre como o atacante combinou de maneira criativa um conjunto de táticas relativamente simples, reunindo uma exploração de vulnerabilidade, um ransomware comprovado e a conhecida propagação de worms. A McAfee nota que ambas as campanhas de ataque não contavam com recursos de pagamento e descriptografia para extorquir com sucesso os resgates das vítimas e desbloquear seus sistemas.

“Foi dito que essas campanhas de ransomware não tiveram êxito devido à quantidade de dinheiro ganho”, afirmou Raj Samani, cientista-chefe da McAfee. "No entanto, é igualmente provável que a motivação do WannaCry e do NotPetya não tivesse sido ganhar dinheiro, e sim algo mais. Se o motivo era perturbar, ambas as campanhas foram incrivelmente eficazes. Vivemos hoje num mundo em que o motivo por trás do ransomware é mais do que simplesmente ganhar dinheiro: seja bem-vindo ao mundo do pseudo-ransomware ".

Para saber mais sobre essas práticas, visite nosso blog intitulado “More Effective at Destruction than Ransomware (mais eficaz na destruição do que o ransomware).”

A ascensão do malware por script

Os pesquisadores da McAfee também detectaram o aumento notável do malware por script nos últimos dois anos. A linguagem de script da Microsoft é usada para automatizar tarefas de administração, tais como executar comandos em segundo plano, verificar serviços instalados no sistema, encerrar processos e gerenciar configurações de sistemas e servidores. Os scripts mal-intencionados de PowerShell costumam chegar à máquina de um usuário por meio de e-mails de spam, ganhando seu espaço pela engenharia social mais do que por vulnerabilidades de software e, depois, aproveitando os recursos de scripts para comprometer o sistema.

A tendência do malware por script também inclui o uso do JavaScript, do VBScript e de outros tipos de módulos não executáveis como armas, usando os formatos .doc, PDF, .xls, HTML e outros formatos inofensivos de computação pessoal.


Melhores práticas de caça às ameaças

O relatório de setembro também indica técnicas para ajudar os caçadores de ameaças a detectar a presença de adversários em seu ambiente. Começando com os princípios do que o grupo Foundstone da McAfee chama de “três grandes conhecimentos” – “conheça o inimigo, conheça sua rede, conheça suas ferramentas” – o relatório apresenta as práticas recomendadas para a busca de comando e controle, persistência, escalada de privilégios, movimentação lateral e exfiltração.

“Um pressuposto fundamental é que, a cada momento, existe pelo menos um sistema comprometido na rede, um ataque que conseguiu evadir as medidas preventivas de segurança da organização”, afirmou Ismael Valenzuela, engenheiro-chefe de caça a ameaças e análise de segurança da McAfee. “Os caçadores de ameaças devem encontrar rapidamente artefatos ou evidências que possam indicar a presença de um adversário na rede, ajudando a conter e eliminar um ataque antes que ele gere um alarme ou cause uma violação de dados”.

Sobre o McAfee Labs

O McAfee Labs é uma das principais fontes mundiais de pesquisa de ameaças, informações sobre ameaças e formação de opinião em segurança cibernética. Com os dados coletados por milhões de sensores nos principais vetores de ameaças - arquivos, Web, mensagens e redes - McAfee Labs oferece informações sobre ameaças em tempo real, análise crítica e opiniões de especialistas para aumentar a proteção e reduzir o risco. O McAfee Labs também desenvolve tecnologias fundamentais de detecção que são incorporadas ao mais amplo portfólio de produtos de segurança do mercado.


Sobre a McAfee

A McAfee é uma das principais empresas mundiais independentes de segurança cibernética. Inspirada pelo poder do trabalho em equipe, a McAfee desenvolve soluções para empresas e consumidores, que tornam o mundo mais seguro. www.mcafee.com


McAfee e o logotipo da McAfee são marcas comerciais da McAfee LLC nos Estados Unidos e em outros países.
*Outros nomes e outras marcas podem ser considerados propriedade de terceiros.
     

Fonte: Medialink Comunicação

Programa Territórios Sustentáveis participa da Exposibram

Oportunidades para o desenvolvimento local e regional foram apresentados durante o evento em Belo Horizonte.

De 18 a 21 de setembro foi realizado em Belo Horizonte (MG) a 17ª Exposição Internacional de Mineração (Exposibram) e Congresso Brasileiro de Mineração. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) a cada dois anos e reúne representantes de organizações governamentais, empresários e instituições privadas, uma média de 40 mil visitantes e mais de 500 expositores, entre eles as principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços. Durante a Exposibram também são apresentadas as principais novidades em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à Indústria Mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.


Segundo o coordenador do Programa Território Sustentáveis, Vasco Roosmalen, o evento reúne o que há de mais moderno em ações em áreas de mineração, são cases exitosos que por meio da troca de experiência podem ser absolvidos e até mesmo levados para outros territórios.  “Participar da Exposibram é um momento muito importante para o Programa Territórios Sustentáveis, pois nos permite compartilhar nossas experiência dentro da região da Calha Norte, nos municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná, e além de poder interagir com outras experiências de gestão territorial sustentável também aprender algo novo e isso é muito importante”.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) atuando nos eixos Capital Social, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Quilombolas, e tendo apoio financeiro da Mineração Rio do Norte.

Conheça às ações do Programa Territórios Sustentáveis por meio do nosso site www.territoriossustentaveis.org.br ou pelo nosso aplicativo: http://applink.com.br/app.pts disponível também no Google play e para usuários Android basta pesquisar Territórios Sustentáveis, para plataformas IOS, Windows Phone.

Fonte: Marta Costa

Inovação para corredores: poliuretano da BASF gera alto retorno de energia nos novos tênis de corrida Brooks Levitate

- Nova entressola DNA AMP utiliza tecnologia da BASF para tênis de corrida líder em desempenho.

- Sistema de amortecimento com poliuretano personalizado para Brooks Running.

O sistema de amortecimento fabricado com aplicação de poliuretano da BASF faz parte da mais nova inovação para os corredores - o lançamento do novo tênis de corrida Brooks Levitate, com tecnologia DNA AMP, disponível a partir de 30 de setembro.

Sete anos de pesquisa em corridas e a parceria com a BASF foram a base para que o Brooks Levitate fosse o primeiro calçado a apresentar a entressola DNA AMP, que é feita a partir de um novo material, o Elastopan® Sports Light da BASF. Ao refinar a fórmula, modificando o poliuretano em nível molecular, a entressola DNA AMP oferece maior conforto e durabilidade aos corredores, possibilitando o retorno de 72% de energia para cada quilograma-metro de força.

"A Brooks Running é amplamente conhecida como líder em tênis de performance para corridas", considera Chau Nguyen, gestor de mercado de calçados da BASF na América do Norte. "Através da parceria para desenvolver o novo Levitate, a BASF utilizou sua expertise em materiais de performance para criar uma entressola de poliuretano que é feita sob medida para a Brooks".

Este novo material de amortecimento se expande sob o pé do corredor, possibilitando um maior retorno de energia à medida que a força é aplicada, gastando menos energia durante uma corrida. Além disso, comparado aos materiais tradicionais de entressola, como o etileno-acetato de vinila, as formulações de poliuretano de alta performance da BASF melhoram o conjunto de compressão (compression set) – capacidade da entressola de manter sua espessura original – proporcionando uma performance duradoura durante a vida útil do calçado.

"Estamos vendo duas tendências importantes no mercado de calçados esportivos: a demanda dos consumidores por sapatos leves, confortáveis e duradouros e maior foco na automação do processo de produção de calçados", afirma Nguyen. "O resultado é o interesse renovado e o uso de poliuretano de alta performance nos calçados esportivos".

Há mais de quarenta anos, os fabricantes de calçados confiam no conhecimento da BASF no tocante aos materiais e nas inovações nos sistemas de poliuretano e elastômeros de poliuretano termoplástico para a fabricação de todos os tipos de solas, de forma customizada. À medida que os consumidores continuam a busca por produtos de alta qualidade, que possam melhorar a sua experiência, a BASF colabora diretamente com as marcas líderes durante todo o processo de desenvolvimento, aprimorando tecnologias existentes ou desenvolvendo novas tecnologias que atendam às demandas relacionadas à performance.

"O Brooks Levitate com DNA AMP, desde sua concepção, tem o objetivo de oferecer aos corredores uma experiência energizante", disse Zach Boteilho, desenvolvedor sênior de inovação da Brooks Running. "Estamos empolgados pela parceria com a BASF que dará vida a tecnologia revolucionária DNA AMP para entressolas, que devolve energia ao corredor, tornando a experiência tão divertida a ponto de quererem correr para sempre".

Sobre a BASF

Na BASF nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 114 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em cinco segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de cerca de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (BAS). Para mais informações, acesse: www.basf.com.


Sobre a divisão de Materiais de Performance

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materiais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2016, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,9 bi. Maiores informações online: www.performance-materials.basf.com.


Fonte: Ligia Cerdeira - Maquina da Saúde

Pte da Alepa prestigia solenidade de 199 anos da PM e é homenageado por atuar em prol da corporação

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda participou da solenidade cívico-militar de aniversário de 199 anos da Policia Militar no Pará. A corporação atualmente conta com 15 mil militares, atuando nos 144 municípios paraenses.  A cerimônia ocorreu nesta segunda – feira (25/09), na sede do Comando Geral em Belém, e contou com participação de autoridades civis, militares e políticas. Durante a cerimônia, o chefe do Parlamento Estadual recebeu homenagens com a comenda “Coronel Fontoura”, outorgada no grau Comendador,  pelos relevantes serviços prestados aos policiais militares do Pará, por meio da atuação no Poder Legislativo. O chefe do Gabinete Militar da Alepa, Coronel Noura também foi agraciado com a comenda.  Ao todo, 142 personalidades civis e militares foram condecoradas. Durante a programação, 73 oficiais de 1.373 praças foram promovidos.   

Em seu discurso de abertura oficial,  o Comandante Geral da Polícia Militar no Pará,  Hilton Celson Benigno de Souza, destacou a abrangência e os desafios da Corporação. “Onde quer que haja um cidadão neste grande estado, sentinela do Norte, de ricas florestas e rios gigantes, estamos com ele, na sua proteção e defesa. Trabalhamos muito duro.  A conflitualidade social contemporânea em nosso País é complexa e perigosa. A escalada da violência e da criminalidade é um fenômeno mundial que vem nos atingindo de forma avassaladora. E será que não está na hora de refletirmos sobre modelos, padrões, práticas e conceitos no enfrentamento desta doença progressiva chamada violência?”, pontuou.

Ele ainda enfatizou a atuação do deputado Márcio Miranda e do Parlamento Paraense, em promover políticas de incentivo e de benefícios aos militares.“E neste dia, agradeço ao deputado Márcio Miranda, presidente da Alepa, pelo apoio dado aos policiais militares do Pará, com ações de trabalho que beneficiam a PM.  O Parlamento tem sido parceiro e até dando celeridade aos projetos para a nossa corporação. Isso é uma demonstração de valorização e reconhecimento aos nossos PMs”, observou.

No dia em que comemora 199 anos, a Polícia Militar do Pará  pode festejar muitas conquistas, com a aprovação de projetos de leis no Parlamento Paraense que garantem benefícios e valorização aos PMs. No último dia 19/09, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 95/2017, de autoria do Poder Executivo, que cria o Programa Habitacional Nossa Família,  e prevê a construção de habitações para policiais militares e bombeiros militares, ampliando o teto da renda familiar de R$ 7 mil para R$ 9 mil na aquisição de unidades residenciais.

 “Essa é uma pauta que o parlamento ajuda a vencer,  principalmente em um momento difícil como o que estamos vivendo no país e de violência. Essa é mais uma demonstração de valorização do Parlamento do Pará àqueles que cuidam da nossa segurança e de toda a sociedade. E acreditamos que esse espaço habitacional possibilitará a congregação de militares, que poderão morar com dignidade e mais segurança”, disse Márcio Miranda, chefe do Parlamento Estadual.    

Ele ainda agradeceu a homenagem. "Me sinto honrado em receber esta homenagem e reafirmo meu compromisso de continuar lutando por melhorias para os policiais do Estado", disse o parlamentar.

Os deputados  militares Soldado Tércio Nogueira e Coronel Neil,  autores de emendas que foram incorporadas ao projeto Nossa Família, também prestigiaram o evento e destacaram o projeto para os militares.“Parabenizo os 199 anos da Corporação e o Parlamento tem dado sua contribuição ao longo dos anos. Fui relator do projeto que destina inicialmente 500 moradias aos policiais. É pouco, mas é um ponto inicial para chegarmos a mais unidades e garantir moradia e qualidade de vida a esses profissionais”, disse o deputado Coronel Neil.

“É um dia de muita importância para uma das Corporações mais antigas do  país e que tem grande relevância para o Pará. Hoje, o Parlamento conta com deputados que representam essa categoria. Eu estive nas fileiras por seis a sete anos e senti na pele o que é ser policial. E há muita dignidade que ainda precisamos ofertar a esses homens e mulheres e o programa habitacional é uma delas”, observou, o deputado Soldado Tércio.

ALEPA - Para atender reivindicações e necessidades dos policiais militares que atuam em todo o território paraense, os deputados aprovaram, este ano, projetos que tratam sobre promoções e benefícios à categoria.

Pelo Projeto de Lei (PL) 175/16, os vencimentos de policiais militares como Cabo, Soldado e 1°, 2° 3º Sargentos e Subtenentes e aluno de Escola de Formação de Oficiais ganharam acréscimos de "auxílio fardamento" para custear despesas com aquisição de uniformes e outras peças fundamentais para o exercício da atividade.

Com aprovação do Projeto de Lei 176/16, a permanência dos policiais militares na ativa, passou a ter novos critérios, aumentando o limite de idade para a transferência “ex officio”, com aposentadoria proporcional. O Projeto, 177/2016, estabelece regras para a promoção de oficiais da Polícia Militar, a fim de atender a ocupação de vagas ao grau hierárquico superior, na medida que forem criadas.       

INVESTIMENTOS - Mais de 10 mil militares receberam capacitação  por meio de cursos e treinamentos entre 2015 e 2017. Hoje, a Polícia Militar do Pará conta com 15 mil homens e mais de 2 mil aprovados no concurso público, realizado no ano passado, que estarão sendo efetivados.     

Ampliando a Corporação e a proteção do cidadão, será reativado no Município de São Félix do Xingu, o XIII Comando de Policiamento Regional, e a 1ª CIME, Companhia Independente de Missões Especiais em Marabá, além do 35º Batalhão de Polícia Militar com sede em Santarém. 

PROJETOS - Durante a programação  foram lançados os seguintes projetos: Programa de Preparação e Apoio à Reserva Remunerada, que criam perspectivas de atuação de policiais militares em atividades que não estejam ligadas a atividade de segurança, para promover com qualidade, a mudança de ambiente para a vaga de reserva remunerada. Já o Projeto Ônibus Seguro, é um programa que permitirá mais segurança aos passageiros que utilizam os coletivos na Região Metropolitana de Belém, com ações de equipes da Polícia Militar no interior dos ônibus.

Ao final da cerimônia, o público pode conferir o desfile com integrantes de vários grupamentos e a participação da comunidade beneficiada com os projetos sociais executados pela PM.       

Fonte: Assembléia Legislativa, AID

Alepa realiza Sessão Solene em homenagem aos 150 anos do Grêmio Literário e Recreativo Português

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou nesta segunda-feira (25/09), uma Sessão Solene em homenagem aos 150 anos do Grêmio Literário e Recreativo Português. A sessão foi realizada em cumprimento ao requerimento assinado pelo presidente do Legislativo paraense, deputado Márcio Miranda, também pelo deputado  Sidney Rosa e foi aprovado por unanimidade pelo parlamento estadual. “Essa é uma sessão importante porque é um momento de reconhecimento da história e da importância dessa entidade, que se mantém viva por mais de um século, o que é bastante difícil e também cumpre um papel importante, que é o de manter o elo de nosso estado com Portugal”, destacou o presidente Márcio Miranda.

O deputado Sidney Rosa também destacou a importância da homenagem, em especial pela dificuldade de se manter viva por tanto tempo uma instituição privada e também pela importância da sociedade paraense conhecer a sua história. “O Grêmio foi criado em 1867, bem no meio do império brasileiro e é simbólico que, em 2014, nós tenhamos religado os laços do estado do Pará com Portugal, com a efetivação do vôo da TAP saindo direto de Belém para Portugal. Na minha cabeça isso está muito presente na memória porque trabalhei muito para que isso se concretizasse já que estava como deputado licenciado, como secretário de Estado de Desenvolvimento, e vemos que foi um sucesso, já que a gente pode constatar que os vôos estão lotados e o nosso desafio agora é encher os porões do avião com produtos que possam ir daqui para lá e vir de lá para cá. E o Grêmio retrata toda uma história forte de ligação do Pará com Portugal e que nunca vai se apagar”, destacou o deputado.

O presidente do Grêmio Literário e Recreativo Português, Alírio Gonçalves destaca que no ato da criação da instituição também foi criada a sua biblioteca que, segundo ele, é a terceira maior do país e possui 36 mil volumes, um patrimônio que reúne, entre outras coisas, 460 volumes de obras raras (338 títulos), que datam dos séculos XVI, XVII e XVIII. Um dos destaques dessas obras raras é o livro "Phila", o mais antigo e editado em 1528;  o "Tutte Le Opere – Machiavelli", de 1550; "Dom Quixote de la Mancha", de Miguel de Cervantes Saavedra, de 1723; além de livros escritos à mão por Camões e de escritos originais de Pero Vaz de Caminha. “São 150 anos e isso engrandece muito tanto o Grêmio quanto a cidade porque na sua sede, na rua Manoel Barata, onde também funciona a biblioteca Fran Pacheco, podemos mostrar nossa atuação cultural, além de entretenimento. Além disso, temos 220 mil metros quadrados de área verde, com fonte de água mineral e nove mil sócios portugueses e brasileiros, e esse é também um patrimônio nosso muito importante”, destacou o presidente do Grêmio.

Durante a Sessão Solene, o presidente da Alepa anunciou que irá protocolar na Sessão Ordinária desta terça-feira, 26, um Projeto de Lei que vai declarar o Grêmio Literário e Recreativo Português como uma entidade de utilidade pública. O documento foi assinado pelos deputados Márcio Miranda e Sidney Rosa.

HISTÓRIA - O Grêmio Literário e Recreativo Português foi criado em 1867. Em 1868 a sede foi transferida para o Largo da Independência, hoje Praça D. Pedro II, mais conhecido por Largo do Palácio. A Sede Social permaneceu nesse local até o ano de 1906, quando foi inaugurado o Edifício da Sede própria, na Rua Senador Manoel Barata. A inauguração da Sede Social do Grêmio constitui um dos grandes acontecimentos da Colônia Portuguesa no Pará. O novo edifício que depois de concluído e decorado ficou em 120 contos de réis, é constituído de três pavimentos. A vistosa escadaria dividida em dois lances tanto do térreo para o primeiro andar, como deste para o segundo dão um aspecto importante ao interior do edifício.

No salão nobre foram pintados de corpo inteiro os retratos de duas grandes figuras da Poesia e do Teatro em língua portuguesa – Luis de Camões e Gil Vicente. No outro salão lateral, o artista Irineu de Sousa pintou também a corpo inteiro os retratos do Santo Condestável Nuno Álvares Pereira, o Duque Saldanha e do Infante D. Henrique tendo a seu lado o globo terrestre e a divisa “TALENT DE BIEN PAIRE”.

Em retrato tipo Medalhão, vêem-se o Marquês de Pombal, o Príncipe Perfeito, Mouzinho de Albuquerque e outras figuras da Historia de Portugal. Nos salões do 2º andar foi instalada a biblioteca com vistosas estantes de madeiras paraenses. No “hall” de entrada do edifício, foram colocados dois grandes painéis de azulejo azul e branco, também vindos de Portugal. Um, constitui o retrato da Universidade de Coimbra, o outro, reproduz a célebre tela do pintor brasileiro Victor Meireles – “A Primeira Missa no Brasil”.

Fonte: Assembléia Legislativa, AID

Programa Territórios Sustentáveis auxilia na reformulação do código tributário de Oriximiná

O projeto já foi encaminhado para aprovação da Câmara Municipal e deverá passar por votação antes de ser sancionado pelo executivo.

Desde 2016 a Prefeitura Municipal de Oriximiná, em parceria com o Programa Territórios Sustentáveis, está trabalhando no projeto de reformulação do novo código tributário do município, uma iniciativa que visa melhorar a arrecadação e a situação fiscal local. A proposta de reformulação surgiu da necessidade de rever o código tributário que foi elaborado em 1986, quase três décadas, e que já não compreende as atuais realidades do município.

Segundo Gabriel Ribeiro, consultor do Programa Territórios Sustentáveis que atua no eixo Gestão Pública, o trabalho inicial foi estabelecer o diagnóstico e traçar metas dentro da legislação vigente. “Constituímos uma comissão formada por servidores e reunimos mais de 38 legislações municipais, que tratam sobre tributos e uma vez que a legislação tributária estava muito desatualizada e a arrecadação muito baixa e então iniciamos o processo de reforma. Trabalhamos as necessidades de arrecadação da Prefeitura e buscamos o que há de mais avançado em termos de legislação tributação para poder ser aplicada em Oriximiná”.

A partir da elaboração do diagnóstico, e da definição das reais necessidades de readequação, o novo código tributário foi concluído e apresentado ao poder legislativo, uma reunião que durou uma média de três horas e que serviu para esclarecer aos vereadores a importância da aprovação do projeto.

Além do código tributário de Oriximiná o Programa Territórios Sustentáveis também está auxiliando o processo de revisão tributária em Terra Santa e Faro, municípios que estão localizados na região da Calha Norte.

O Programa Territórios Sustentáveis atua nos eixos Capital Social, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Quilombolas e é gerido de forma integrada pela Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte.

Conheça às ações do Programa Territórios Sustentáveis por meio do nosso site www.territoriossustentaveis.org.br ou pelo nosso aplicativo: http://applink.com.br/app.pts disponível também no Google play e para usuários Android basta pesquisar Territórios Sustentáveis, para plataformas IOS, Windows Phone.


Fonte: Martha Costa – ACPTS
A exemplo do ano passado, evento organizado em parceria com a Braztoa reunirá programadores e desenvolvedores na busca de soluções para o setor

A segunda edição do Hackathon Viagens, maratona tecnológica que busca soluções inovadoras para o setor de turismo e está inserida no Espaço Futurismo da 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, abriu as inscrições para grupos de participantes.


Outra novidade é a curadoria envolvida, este ano a cargo da Travel Tech Hub, empresa dirigida por Alexandre Cordeiro e especializada em projetos tecnológicos, que traz uma nova visão e expertise para o Hackathon Viagens 2017A proposta é dar continuidade ao trabalho envolvido nos projetos selecionados – premiados ou não – de forma a transformá-los em produtos e/ou serviços viáveis para comercialização. 

Ao lado do Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV (GTTA), a empresa conduz pesquisas junto aos profissionais de turismo visando explorar as dores do mercado e fornecer insights e oportunidades para os participantes do Hackathon, e atua no suporte à avaliação dos inscritos, no apoio aos mentores e jurados, e na assessoria da dinâmica do evento. 

“Acreditamos no potencial do Hackathon Viagens como oportunidade para inovar e gerar novas possibilidades para os agentes de viagens, e por esse motivo investimos na continuidade do evento, que é um grande desafio para uma feira do porte da ABAV Expo. Nesta segunda etapa, vamos focar na evolução das propostas para que elas se tornem soluções viáveis para os nossos negócios”, afirma o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

A edição deste ano inclui um Meetup, encontro prévio entre participantes e mentores, que ocorrerá no primeiro dia da ABAV Expo, estimulando maior interação dos participantes com o público da feira. Visitantes e expositores terão a chance de trocar ideias e expor aos grupos onde estão as dores e principais demandas do setor.

“No ano passado, iniciamos o Hackathon Viagens, um projeto que foi um completo sucesso. Ficamos muito felizes por termos startado dentro do turismo uma ideia tão inovadora. Só posso dar os parabéns para as equipes da Braztoa e ABAV que o executaram com tanta excelência e que agora o trazem com ainda mais força para sua segunda edição”, completa a presidente da Braztoa, Magda Nassar.

No dia 29 de setembro de 2017 (sexta-feira), às 14h30 após a comunicação do resultado do Hackathon Viagens 2017, será realizada a cerimônia de premiação contando com a presença da equipe vencedora. Entre os prêmios oferecidos estão:
• 1º lugar > 5 bilhetes internacionais para qualquer destino operado pela GOL
• 2º lugar > 5 bilhetes nacionais para qualquer destino operado pela GOL exceto Fernando de Noronha
• 3º lugar > 5 bilhetes nacionais para qualquer destino operado pela GOL exceto Fernando de Noronha
A participação no Hackathon Viagens é gratuita, mediante inscrição prévia no site: www.hackathonviagens.com.br, onde os interessados também podem conferir o regulamento.

SERVIÇO
O que: 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa
Quando: Dias 27, 28 e 29 de setembro, das 12h às 20h
Onde: Expo Center Norte, Pavilhões Vermelho e Verde
Mais informações: http://www.abavexpo.com.br


Sobre a ABAV Nacional

Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por três mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.  

Globalmente é a única entidade da América Latina integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é cofundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).


Sobre a ABAV Expo

Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.

Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.  

Organizada pela Promovisão, a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa agrega em sua programação o Congresso ABAV de Turismo (Vila do Saber), e a Ilha Corporativa Abracorp. Este ano, a feira será realizada de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte (SP).


Sobre a Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.


Para mais informações, acesse o site oficial da feira: www.abavexpo.com.br.

Fonte: ABAV Expo, ABAV Nacional, Braztoa, Lucas Alves - Approach

Campanha do Dia Mundial do Coração incentiva mudança nos hábitos para reduzir doenças cardíacas

Defendendo que pequenas mudanças podem fazer uma poderosa diferença, a campanha para o Dia Mundial do Coração, organizada pela Federação Mundial do Coração, pretende inspirar as pessoas a adotarem hábitos de vida mais saudáveis. Comemorada no dia 29 de setembro, a data marca um momento para conscientizar e disseminar os meios de combater a maior causa de mortes prematuras, que vitima mais de 17 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 30% do total de mortes.

Entre os principais fatores de risco para o infarto e outras doenças relacionadas ao coração estão o tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol e a vida sedentária. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mudanças no estilo de vida são fundamentais para reduzir o risco de doenças cardíacas: praticar atividades físicas, evitar a obesidade, reduzir o consumo de álcool, abandonar o tabagismo, diminuir o estresse, destinar mais tempo para o lazer, família e amigos, além de melhorar a alimentação. Reduzir o sal, eliminar frituras, consumir mais frutas, verduras e legumes são mudanças para tornar a alimentação mais saudável.

Alguns nutrientes também são importantes aliados na prevenção das doenças cardíacas. As diretrizes atuais da Sociedade Europeia de Arteriosclerose e da Sociedade Europeia de Cardiologia sinaliza como medidas eficazes a substituição de gorduras saturadas e gorduras trans por gorduras mono- e poli-insaturadas, o aumento no consumo de fibras alimentares, ácidos graxos, ômega 3 e fitoesterol.

O mercado de alimentos saudáveis vem crescendo, de acordo com uma maior busca por saúde e qualidade de vida. A BASF está alinhada com as tendências de consumo e atende as indústrias de alimentos, bebidas e suplementos, oferecendo ingredientes como o fitoesterol, ômega 3, licopeno, betacaroteno, luteína, vitaminas, entre outros elementos que trazem benefícios diretos à saúde.

Os fitoesteróis podem beneficiar pessoas que tem colesterol elevado no sangue, além de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares incluindo aterosclerose, problemas coronários e infarto do miocárdio. Eles podem contribuir para a redução de 6 a 12% do colesterol total, incluindo os níveis de colesterol LDL, conhecido como colesterol “ruim”, que pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento. Também diminuem efetivamente os triglicerídeos.


Os fitoesteróis ou esteróis vegetais são componentes de gordura natural de todas as plantas, incluindo sementes de óleo, grãos, nozes, legumes, vegetais e sementes de frutas. Tem estrutura semelhante à do colesterol, porém metabolizados de forma diferente, resultando em lipídios sanguíneos melhorados. As dietas regulares normalmente não são garantem a ingestão suficiente de fitoesteróis e a preferência por alimentos altamente refinados e processados também compromete essa ingestão.

A quantidade mais efetiva e segura é de 2 gramas ao dia segundo a Sociedade Internacional de Aterosclerose (IAS). Para alcançar essa proporção, é preciso ingerir 800 g de óleo de soja, 4 Kg de farinha de trigo ou 5 Kg de brócolis, segundo o FDA Food Composition Data Base. Os alimentos fortificados com fitoesteróis, como margarinas ou a suplementação por cápsulas podem garantir essa quantia diária.

O ômega 3 também é necessário para o bom funcionamento de todas as células no corpo e outro aliado importante na prevenção de doenças cardiovasculares. Os dois ômega 3 mais relevantes para a saúde, DHA e EPA, são naturalmente encontrados apenas em espécies marinhas, não são produzidos pelo corpo humano. O EPA é importante para a função do coração, pois ajuda a regular a pressão arterial e frequência cardíaca, além de prevenir aterosclerose e infarto do miocárdio. Também tem impacto positivo sobre síndromes metabólicas e diabetes tipo 2. Para alcançar a quantidade diária, deve-se ingerir diariamente cerca de 50g de salmão cru, 25 g de arenque cru ou 17 ovos grandes, podendo também ser consumidos por meio de alimentos enriquecidos ou suplementos.

Já, o licopeno, é uma das mais poderosas substâncias antioxidantes, prevenindo assim o estresse oxidativo, condição biológica onde ocorre o desequilíbrio entre os radicais livres e o sistema antioxidante das células. Um suprimento adequado de licopeno é importante para evitar doenças cardiovasculares como a aterosclerose, lesão por isquemia, infarto do miocárdio, além de ajudar contra síndromes metabólicas, obesidade e diabetes mellitus. O licopeno pode ser naturalmente encontrado no tomate, melancia, goiaba e mamão e também é aprovado para uso em suplementos voltados para saúde cardiovascular, saúde do fígado e proteção do sistema imunológico, como prevenção do câncer de próstata.

Fonte: Ligia Cerdeira - Maquina da Saúde

A insanável situação da previdência social

*Luiz Carlos Borges da Silveira

A efetiva organização da Previdência Social no Brasil começou em 1923 (Lei Eloi Chaves), com a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPS), sob regime de capitalização. Em 1930 o governo (Vargas) suspendeu as CAPS que foram substituídas por Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPS), autarquias nacionais, e assim a filiação passou a ser por categoria, surgindo o IAPM (Marítimos), IAPB (Bancários), IAPI (Industriários), IAPC (Comerciários), e outros. Em 1964 o sistema foi reformulado com a fusão de todo os IAPS no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Com seguidas reformulações chegou à estrutura que tem hoje.

Depois da unificação (em 1964), quando a Previdência voltou ao marco zero, começou de novo com lastro de recursos acima da despesa, porém os governos usaram mal as reservas, investindo em áreas diversas do âmbito previdenciário. Vale recordar que a ponte Rio-Niterói, obra monumental, importante e necessária recebeu financiamento com recursos da Previdência, os quais jamais voltaram à origem. A imprevidência dos governos que se seguiram levou o sistema a crises constantes e déficits até hoje insanáveis.

O problema foi acrescido por gestões incompetentes em diversos órgãos nos Estados, corrupção e fraudes que ainda persistem. Além disso, houve equívocos de visão estratégica e nos cálculos atuariais. Governos populistas e demagogos incluíram na conta da Previdência benefícios que nada têm a ver com aposentadorias e pensões, como salário família, salário maternidade, etc. Pode-se afirmar que a Previdência Social vem sendo sistematicamente assaltada, saqueada, rapinada.

Seu déficit é hoje enorme, sabendo-se que a PS paga mais do que arrecada, pois sequer leva em conta a progressão da perspectiva da vida dos brasileiros, que de 60 anos passou para 74,9 anos, de acordo com dados do IBGE. Esse nó górdio é responsável por boa parte do problema. Estados com sistemas próprios também estão na mesma situação. A Previdência Social exige ampla e corajosa reforma, tão ampla que nenhum governo quer realizá-la, exatamente por que carece de coragem e decisão política. Ao longo do tempo, em vez de reformas são feitos remendos pontuais, visando apenas combater o efeito.

Em abril de 2012 o governo deu um passo à frente para amenizar o seu próprio problema instituindo o regime de Previdência Complementar para os servidores públicos civis da União. Fixou limite máximo para as aposentadorias e pensões a serem concedidas pela União de acordo com o teto estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, visando com isso evitar pagar aposentadorias milionárias, embora tenham sido resguardados os direitos de quem já está aposentado. Os funcionários que queiram melhorar os valores de aposentadoria podem contribuir para as três Fundações de Previdência Complementar (mais conhecidas como Fundos de Pensão), criadas pela mesma lei.

Falta agora atacar o sistema que envolve trabalhadores da iniciativa privada, que é bastante complicado porque mexer com direitos e benefícios sociais é iniciativa impopular. Estimativas oficiais mostram que o déficit do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deverá aumentar substancialmente nos próximos 45 anos, mesmo sem as alterações no fator previdenciário, fórmula usada para conceder aposentadorias, discutidas no Congresso. Caso elas entrem em vigor, a trajetória do rombo da Previdência Social tende a ficar maior ainda, de acordo com especialistas. Dessa forma, não se vislumbra, a curto ou médio prazo, solução para a Previdência Social. De certeza, apenas que continuará com rombo crescente e enfrentando os mesmos predadores, ataques de fraudadores e funcionários muito chegados à corrupção.

*Luiz Carlos Borges da Silveira é empresário, médico e professor. Foi Ministro da Saúde e Deputado Federal. 

Fonte: Bruna | P+G Comunicação