quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Em Belterra, jovem é suspeito de divulgar fotos íntimas de ex-esposa

Vítima contou à polícia que fotos íntimas foram impressas e encaminhadas à casa da mãe e da avó. A polícia abriu um inquérito para investigar o caso.

m jovem foi denunciado à polícia civil por ser suspeito de divulgar fotos íntimas de sua ex-companheira em Belterra, oeste do Pará. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso. De acordo com informações da polícia, a jovem foi surpreendida com a divulgação de imagens íntimas trocadas com o ex-namorado.

Ainda segundo a vítima, o suspeito é o ex-companheiro. As fotos foram impressas e enviadas à residência da mãe e da avó da jovem.

À polícia, a vítima contou que se separou do suspeito e, no período em que esteve separada, se relacionou com outro jovem. Durante o relacionamento, a jovem trocou fotos íntimas por aplicativos de celular. As fotos teriam sido divulgadas pelo ex-marido da jovem após uma investida fracassada de reatar o relacionamento.

O ex-companheiro é suspeito de ter imprimido as fotos e divulgado à familiares da jovem, além de proferir xingamentos. Ele está sendo denunciado pelos crimes de injúria, ameaça e calúnia.

Com apoio da polícia militar e com a presença de testemunhas, a polícia civil esteve na casa do suspeito para cumprir o mandado de busca e apreensão. O celular e o notebook do jovem foram apreendidos para serem periciados.

Alerta
A Polícia Civil (PC) alerta para esse tipo de exposição. Publicar ou divulgar fotos íntimas é crime. O compartilhamento desse material pode ser classificado como difamação (imputar fato ofensivo à reputação) ou injúria (ofender a dignidade ou decoro), segundo os artigos 139 e 140 do Código Penal.

Fonte: Belterra, Santarém

MPF analisa informações prestadas pela Bertolini sobre naufrágio de rebocador

MPF deu prazo de 48 horas para empresa responder 
(Foto: Adonias Siiva/G1)

Pedido foi feito através de ofício enviado no dia 28 de agosto e a empresa tinha 48 horas para responder. Acidente entre rebocador e navio deixou nove desaparecidos.

Tendo um prazo de 48 horas para prestar informações ao Ministério Público Federal (MPF) em Santarém, no oeste d o Pará, a empresa Transportes Bertolini, dona do rebocador que afundou no rio amazonas após bater com um navio cargueiro próximo a Óbidos, respondeu o ofício que solicitava novos esclarecimentos a respeito do acidente. As respostas já estão sendo analisadas pelo órgão ministerial.

O pedido de informação foi encaminhado à empresa no dia 28 de agosto e ela teria o prazo de dois dias para responder ao MPF. O tempo começou a contar após a Transportes Bertolini ter recebido oficialmente a solicitação.

O ofício pedia novas informações, como rota operada pela embarcação, quais providências emergenciais foram tomadas pela empresa, que apoio está sendo dado tanto às vítimas quanto aos seus familiares, bem como a solicitação da documentação da embarcação e o Plano de Controle de Emergências e Plano de Ajuda Mútua do porto operado pela Bertolini em Santarém, especificando quais providências foram adotadas.

Por telefone, o gerente da empresa, Marcelo Schroder, informou que as respostas foram enviadas ao MPF por e-mail no fim da tarde de quinta-feira (30).

Os Ministérios Públicos Estadual e Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e familiares dos nove desaparecidos cobraram a antecipação dos trabalhos de reflutuação do rebocador.

Em uma reunião no dia 28 de agosto, a Bertolini não apresentou o novo diagnóstico sobre as condições naturais (correnteza e profundidade) do local onde a embarcação foi localizada no fundo do rio Amazonas. A empresa que se propôs a apresentar o plano de salvatagem foi considerada inabilitada pela Marinha do Brasil.

Familiares usaram cartazes e faixas para cobrar celeridade
 no resgate dos nove desaparecidos (Foto: Hudson Bastos/Arquivo Pessoal)

Manifestação dos familiares

Familiares dos nove desaparecidos do naufrágio do barco rebocador no rio Amazonas, iniciaram um protesto em frente a Bertolini, empresa dona da embarcação, na manhã desta quinta-feira (31) em Santarém.

Com faixas e cartazes, eles cobram celeridade no plano de resgate dos tripulantes do rebocador. O grupo com cerca de 40 pessoas iniciou o protesto por volta das 6h30 e se dividiu nos dois portões principais da empresa, impedindo a entrada e saída de cargas.


Fonte: Santarém, Óbidos

Projeto Jurados Voluntários é relançado em Santarém; inscrições já começaram

Fórum de Santarém (Foto: Luana Leão/G1)

O projeto funcionou em fase experimental em 2015 e retorna com o mesmo objetivo, de oportunizar a participação de voluntários na função de jurado.

Estão abertas as inscrições do Projeto Jurados Voluntários, que tem como objetivo chamar aqueles que têm interesse em participar de um júri, mas não fazem parte da lista geral. Nesta quinta-feira (31) foi realizado o relançamento do projeto em Santarém, oeste do Pará.

Quem desejar se inscrever para fazer parte desta lista geral pode procurar a secretaria da 3ª Vara Criminal no Fórum de Santarém, no período de 1 a 30 de setembro. Serão disponibilizadas 70 vagas.

O juiz Gabriel Veloso explica que a inscrição não garante a aprovação, mas o requisito básico é não responder nem ter respondido criminalmente nenhum processo. “Os inscritos passarão por uma pesquisa da secretaria e haverá um sorteio para as turmas de 2018. Após esse procedimento é que o candidato poderá ser chamado de jurado”, informou.

Se o indivíduo for sorteado no dia da sessão e não for recusado pelas partes, poderá participar do júri. O processo acontece em três etapas: inscrição para fazer parte do júri, sorteio por turmas e, por último, sorteio no dia da sessão para fazer parte do conselho.

A 3ª Vara Criminal programa anualmente a convocação de 700 cidadãos que podem ser sorteados ao longo do ano para atuarem nas sessões do júri popular que julga os crimes contra a vida. Pelo projeto, 10% das vagas estarão disponíveis a qualquer pessoa com idade entre 18 e 59 anos.

Fonte: Fórum de Santarém, Santarém

Especialistas dão dicas para e-commerces venderem mais na Black Friday

Pesquisas apontam que ação deve movimentar R$ 2,2 bilhões em 2017

Em novembro, inicia-se um dos períodos de compras mais esperado do ano pelos consumidores: a Black Friday. A ação, que acontece no Brasil desde 2010, promove a venda de diversos produtos de diferentes categorias com descontos bastante competitivos.

Estudos revelam que a movimentação nos e-commerces neste período é 15 vezes maior se comparada aos demais dias, por isso varejistas de todos os segmentos enxergam a data como uma oportunidade para alavancar as vendas e diminuir os estoques.

Porém, para participar da ação e aproveitar o sucesso que a época promete, os e-commerces precisam se preparar com antecedência para conseguir bons resultados. De acordo com pesquisa divulgada pelo Google, a Black Friday deve movimentar R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet em 2017. O estudo ainda mostra que 34% dos consumidores escolhem comprar neste período devido aos preços oferecidos.

LOGÍSTICA

A Mandaê, empresa especializada em logística para e-commerces, dá dicas aos empreendedores que desejam aproveitar a Black Friday em toda a sua intensidade. Confira:

1.    Tempo de entrega
Para o diretor de operações da Mandaê, Douglas Carvalho, o lojista precisa considerar o tempo de preparo para o envio do produto e calcular corretamente o prazo de entrega. Aqui, é necessário ter conhecimento sobre o estoque e preparação para estimar o prazo a ser informado ao cliente. Com o tempo de entrega bem alinhado, o varejista evita reclamações dos consumidores e reforça a credibilidade da marca.

2.    Foco em atender a alta demanda
O ideal é um planejamento integrado entre lojista e parceiro logístico, que reflita o mais ajustado plano comercial, sempre com foco em atender bem o comprador.

3.    Fazer com que o consumidor não desista da compra quando se depara com longos prazos de entrega
O consumidor quer ter segurança em sua compra e saber que pode contar com o lojista para atender às suas necessidades. Durante a Black Friday e outros períodos de pico de demanda, o consumidor entende que os prazos podem estar um pouco mais alongados devido ao movimento atípico. Contudo, ele exige clareza dessas informações e que o que foi prometido pelo lojista seja cumprido - nada pior que um prazo já alongado que ainda não é cumprido. Mostrar isso de forma transparente ao consumidor, até estabelecendo que o trade off entre prazo e preço é algo que vale a pena e, então, cumprir com o acordado, tende a ser uma grande alavanca de vendas e satisfação para ambas as partes.

4.    Oferecer diferenciais
Para os operadores da logística a data é cheia de desafios, mas todos têm interesse em oferecer um serviço de qualidade, mesmo com a alta demanda, pois este é o momento de conquistar e, sobretudo, fidelizar a base de clientes. O que os operadores mais se preocupam é em dar vazão à demanda dos clientes e, por isso, buscam alinhar uma programação efetiva para a data. Isto pode incluir ajustes operacionais, como aumentar os horários de corte para envio, permitindo que mais encomendas sejam despachadas em um mesmo período, sem prejuízo aos prazos de entrega. Outras ações especiais também podem ser alinhadas, conforme cada perfil e demanda de embarcador - alguns, por exemplo, querem se diferenciar na data, oferecendo same-day delivery (entrega no mesmo dia). Entretanto, o conselho para o período é ter um planejamento sólido, alinhado e comprometido entre todos, para antes de tudo servir bem o consumidor.

MARKETPLACES

Para ajudar os sellers a terem mais sucesso de vendas nos principais marketplaces do País, o Gerente de Pré-Vendas do ANYMARKET, Rodolfo Helmbrecht, elencou quatro dicas de ouro:

1.    Faça seu produto brilhar: avalie seu histórico de vendas do ano anterior e, junto ao executivo de contas do marketplace, determine qual o melhor mix de produtos a ser oferecido e destacado para obter mais sucesso, levando em consideração a concorrência, o preço e o frete.

2.    Evite logística reversa: aposte na comunicação efetiva e detalhada dos produtos e capriche na descrição das características como dimensão, peso e recomendações de uso, entre outros, para evitar a logística reversa (devolução) e custos desnecessários.

3.    Planejamento: esteja preparado para uma data de grande demanda. Avalie seu histórico de vendas nas edições anteriores e se planeje para realizar a venda de um mês em um único dia. Faça uma estimativa do número de pedidos, tenha produtos em estoque, organize o faturamento e a entrega e, se necessário, contrate ajuda temporária, pois a Black Friday só termina quando o produto chega ao cliente.

4.    Tecnologia como aliada: com a estimativa do número de pedidos em mãos, organize uma reunião prévia com seus fornecedores de tecnologia para se assegurar que as aplicações estão preparadas para lidar com um número muito grande de pedidos ao longo de todo o dia. Além desse cuidado, tenha em mãos os contatos de todos os fornecedores de tecnologia para resolver rapidamente qualquer imprevisto.

Sobre a Mandaê
Fundada em 2014, a Mandaê é uma empresa especializada em logística que tem como principal objetivo oferecer aos e-commerces a tranquilidade de enviarem os seus produtos de forma rápida, segura e com menor custo. Com apenas três anos de existência, a empresa já atendeu mais de sete mil clientes, consolidando-se como uma das principais referências para o mercado logístico. Liderada pelos executivos Marcelo Fujimoto e Karim Hardane, a Mandaêatende e-commerces da Grande São Paulo, Guarulhos, Santo André e São Bernardo do Campo para entregas em todo o Brasil. Para saber mais sobre a Mandaê basta acessar o site www.mandae.com.br.

Sobre o ANYMARKET:
ANYMARKET é um marketplace hub, criado e desenvolvido pela DB1 para atender ao universo e-commerce. Considerado referência de mercado, o produto atende empresas que precisam de uma operação simples, ágil e centralizada para lidar com diversos marketplaces. O ANYMARKET é uma solução que conecta as empresas aos maiores marketplaces como Mercado Livre, Netshoes, Dafiti, Cnova, Walmart, B2W, Magazine Luiza, Carrefour, entre outros.

Sobre a DB1 Global Software:
A DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá – PR, atua há 17 anos no mercado de tecnologia da informação, com softwares e serviços de desenvolvimento para empresas de médio e grande porte. A DB1 é a única empresa de tecnologia do Brasil com certificação MPSBR nível A, possui certificação internacional CMMI-DEV nível 3 e figura há sete anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). Com o lema “Seu Futuro é o nosso compromisso”, a DB1 se compromete com entregas de impacto e com qualidade para transformar o futuro de empresas e pessoas.

Fonte: Note Comunicação

Denúncia – Cortes de energia em Itaituba sob suspeita de fraude

Vereador Peninha apresentou Projeto de Lei proibindo cortes de energia no final de semana.

O vereador Peninha (PMDB) apresentou Projeto de Lei na Câmara Municipal de Itaituba que proíbe aos fins de semana e feriados o corte do fornecimento de luz aos usuários da Rede Celpa – Equador. O edil alegou que seu Projeto vem atender o anseio da população de Itaituba, que normalmente aos fins de semana e feriados passa constrangimento por parte da  concessionária de energia elétrica. Peninha lembra que os funcionários da terceirizada da Rede Celpa Equador deixam para cortar a luz sempre nas sextas-feiras à tarde, quando não dá tempo para o usuário pagar para religar e na véspera dos feriados.

O Projeto de Lei proíbe que a luz seja cortada a partir das 12 horas de sexta-feira e às 12 horas do dia véspera do feriado. Isto daria tranquilidade ao consumidor e no caso de a energia ser cortada pela manhã de sexta-feira daria tempo para o usuário ainda pagar para religar.

Peninha lembrou que em vários Estados Brasileiros já existe Lei Estadual e em vários municípios. Em Itaituba também essa lei seria aplicável para evitar constrangimento dos usuários da Rede Celpa Equador com esse corte de luz aos fins de semana e feriados.

Vale destacar, que nossa reportagem recebeu várias denúncias de moradores, que falaram que essa ação de corte de energia na sexta-feira à tarde está sob suspeita de fraude, ou seja, é uma forma de alguns funcionários da empresa exigirem suposta “propina” para que a luz não seja cortada. Nós tentamos contato com a assessoria da empresa Rede Celpa Equador, mas não tivemos êxito, mas o espaço está aberto para se pronunciarem sobre essa denúncia.

PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: Peninha também apresentou Projeto de Lei na Câmara Municipal de Itaituba solicitando da Prefeitura a privatização dos sistemas de abastecimento de água de várias comunidades, como dos Distritos Municipais de Miritituba, Campo Verde, Moraes Almeida e dos residenciais Piracanã, Viva Itaituba e Wirland Freire.

O edil argumenta, que hoje as comunidades são atendidas com sistemas mantidos pelo Município. Deu como exemplo as despesas da Prefeitura com energia elétrica em Miritituba, em torno de R$ 16.000,00 e Residencial Wirland Freire em torno de R$ 7.000,00, só para o funcionamento das bombas.

O Vereador lembrou, que quando quebra uma bomba o Município tem que consertar ou comprar outra. Quando ocorre um problema no poço, o Município tem que perfurar outro poço e assim por diante. “Esta Casa tem sido a porta de entrada das reclamações dos moradores quando ocorre algum problema de falta de água nestas comunidades”, declarou o Vereador.

Também a privatização atingiria as comunidades de Barreiras, São Luiz do Tapajós, Km 22, Km 28, Crepurizinho e Crepurizão.

“O Município tem que cuidar da saúde, educação e infraestrutura. Fornecer água gratuitamente para a população não é responsabilidade do Município. A Cosanpa, empresa que possui a concessão para explorar o fornecimento de água em Itaituba, não quer assumir estes sistemas, imagine o Município”, frisou Peninha. A Cosanpa, afirmou Peninha, não tem interesse de assumir o fornecimento de água em Itaituba. O próprio órgão, ressaltou Peninha, já informou que sua responsabilidade com o abastecimento de água é somente com a área beneficiada com o projeto. Vai atender apenas em torno de 20% da população da cidade.

“Então, temos de encontrar alternativa para o problema. A alternativa hoje para atendermos moradores destas comunidades é PRIVATIZAR. Por isso estamos apresentando este Projeto de Lei dando poderes para o Município conceder às empresas explorarem o fornecimento de água nos residenciais e nas comunidades do Município”, declarou.

Fonte: RG 15/O Impacto

Alberto Campos: “Não permitiremos que violem direitos e prerrogativas de advogados”RG 15/O Impacto


Presidente da OAB do Pará se manifesta sobre prisão de advogados durante Operação Perfuga.

O presidente da OAB/Pará, Dr. Alberto Campos, esteve em Santarém nesta semana para participar da Conferência de Advocacia no Oeste do Pará, que aconteceu na quarta-feira, dia 30 de agosto, no auditório do Campus da Ufopa, no bairro do Salé. Dr. Alberto Campos falou sobre esse evento, que é inédito nos municípios do Pará, bem como sobre a prisão de advogados durante a “Operação Perfuga”, desencadeada pelo Ministério Público Estadual e Polícia Civil, em Santarém.

“Será um grande evento. A Conferência da Advocacia do Oeste do Pará, que pela primeira vez é realizada fora de Belém. Nós, há alguns anos já somos dirigentes da instituição, fomos há dois mandatos secretário geral, do mandato anterior vice-presidente e nunca foi realizada uma conferência no interior do Estado. O Estatuto da Advocacia estabelece que em todo meio do mandato de uma presidente de Ordem é obrigatório realizar a Conferência Estadual da Advocacia e nós resolvemos nessa gestão, homenagear os advogados do interior do estado do Pará, desmembrando a Conferência que sempre foi realizada na capital, em quatro ou outras conferências regionalizadas no interior do Estado, escolhendo as Subseções que possuem o maior número de advogados inscritos, para fazer esses eventos jurídicos que são importantes não só para qualificar melhor os advogados para o exercício no dia a dia da advocacia, mas também para discutirmos os problemas que afligem os advogados no exercício de sua profissão”, disse Alberto Campos.

O presidente da OAB Pará foi mais além: “O foco principal da Conferência é a qualificação profissional. Aqui no Oeste do Pará nós termos três cursos de Direito, há uma jovem advocacia bem pulsante e pungente e ela precisa ter horizonte, e é isso que a Ordem está trazendo para cá, palestrantes que mostrem para essa jovem advocacia, principalmente o que seguir e o que almejar para o seu futuro e, obviamente, sem deixar de privilegiar para o seu futuro e ao mesmo tempo sem deixar de privilegiar os advogados que já têm mais tempo de exercício profissional. Inclusive, um dos itens inseridos na Conferência é uma homenagem que nós iremos prestar a todos os ex-presidentes da OAB de toda região Oeste, obviamente que Santarém por ser a mais antiga, possui um maior número de ex-presidentes, então, todos na quarta-feira (30) foram homenageados com o diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Pará, Subsecção Santarém e região. Todos os advogados, bacharéis em Direito e estudantes de Direito, que compareceram à Conferência, foram atrás de uma melhor qualificação profissional”, esclareceu Dr. Alberto Campos.

PRISÃO DE ADVOGADOS: Devido aos atuais acontecimentos que giram em torno da prisão de alguns advogados santarenos, o presidente da OAB Pará prestou esclarecimentos com relação às prerrogativas dos advogados: “Aqueles que não militam na advocacia ou que integram outras instituições que não a Ordem dos Advogados, costumam criticar as prerrogativas como sendo um privilégio de classe. Nós sempre alertamos que prerrogativa não é privilégio, a prerrogativa dos advogados é na verdade uma garantia que o cidadão e não o advogado possui de que terá ali à sua disposição um profissional com independência suficiente para postergar em juízo os direitos daquele constituinte. Então, na verdade, é uma garantia constitucional e não um privilégio de classe, e sendo uma garantia profissional, a Ordem dos Advogados, Seccional do Pará, Subsecção de Santarém, só tomou conhecimento da operação quando já estava sendo cumprida (só no momento que tomou o conhecimento das prisões, infelizmente é bom se destacar isso), porque na verdade não é comum realizar esse tipo de prisão, esse tipo de medida cautelar sem o conhecimento prévio da Instituição, é contra as prerrogativas da Ordem dos Advogados, que precisa ter o conhecimento prévio que vai haver uma diligência com prisões, buscas e apreensões nos locais de trabalho dos advogados, isso é respeito entre as instituições, mas isso não houve no caso presente e o presidente Ubirajara me comunicou no momento em que tomou conhecimento. Eu coincidentemente estava fora do Estado, mas prestei toda minha solidariedade, dei toda orientação, coloquei a Comissão de Prerrogativas, a Procuradoria de Defesa de Prerrogativas dos Advogados à disposição desses colegas, para com essa violência que foi perpetuada contra eles. Não estou falando do mérito da acusação, não estou aqui defendendo A ou B, o processo ainda terá início, certamente os colegas terão direito à defesa, ao contraditório e lá no final terão como justificar as suas condutas; o que nós estamos falando aqui é sobre a violação de direitos. A Ordem dos Advogados tem por garantia legal ser comunicada previamente para acompanhar a diligência, para verificar se a diligência está, por exemplo, nos limites estabelecidos pelo magistrado, neste caso específico adianto que não foi. O magistrado, inclusive, muito prudente em seu despacho determinou passo a passo o que deveria ter sido realizado pelos agentes que iriam cumprir a diligência, sendo que diversos itens da decisão do magistrado não foram observados pelos agentes que cumpriram a diligência. Obviamente, pela mão forte da Ordem dos Advogados irão responder administrativamente por isso”, afirmou o presidente da OAB do Pará.

“Para que as pessoas possam entender de forma simples o que aconteceu e dar um exemplo do que acontece geralmente, via de regra, lá na capital. Todas as vezes que há uma decretação de busca e apreensão, por exemplo, em um escritório ou em um local de trabalho de um advogado, onde muitas das vezes o advogado não tem seu escritório de advocacia, atua em sua própria residência, então, o fato de uma busca e apreensão ser realizada em um imóvel domiciliar não quer dizer que ali esteja sendo violado o ambiente de trabalho de um advogado. Em Belém, geralmente as Polícias Federal e Civil, comunicam 24 horas antes da diligência. Eles comunicam oficialmente à Ordem dos Advogados, mas não dizem qual o endereço e nem quem são os envolvidos, apenas informam: “amanhã será realizada uma busca e apreensão em um escritório de advocacia, precisamos de uma representante da comissão de prerrogativas para acompanhar a diligência, informando o horário que sairão do prédio da Polícia Civil”, e nós designamos imediatamente um integrante da Comissão de Prerrogativas e no horário designado ele comparece à delegacia de Polícia. Naquele momento o Delegado encarregado da diligência comunica: “o escritório de advocacia é do advogado tal, nós vamos realizar a busca e apreensão para apreender os documentos, tais, tais e tais e o advogado será conduzido com prisão preventiva temporária”. Assim é feito com respeito à Legislação, com respeito às prerrogativas dos advogados e com respeito entre as instituições. A Ordem dos Advogados não é contra o Ministério Público, não é contra a Associação do Ministério Público, não é contra a Associação dos Delegados de Polícia, nós, aliás, somos inclusive parceiros de todas essas instituições, mas não podemos permitir que violem direitos e prerrogativas de advogados duramente conquistados ao longo do tempo. Queria aproveitar o espaço para convidar a todos para corrida dos advogados que já é tradicional, que irá acontecer neste domingo (03), nós estamos na sétima edição desta corrida e sempre notamos que a cada ano que passa o número de participantes só aumenta”, finalizou Dr. Alberto Campos.

Por: Allan Patrick

Fonte: RG 15/O Impacto

   

MEC corta recursos e Ufopa atravessa grave crise financeira

Raimunda Monteiro diz que a única forma de evitar saldo negativo é a liberação, pelo MEC, dos 25% dos recursos de custeio contingenciados.

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), por intermédio da Diretoria de Planejamento Orçamentário (Diplan), da Universidade Federal do oeste do Pará (Ufopa) aponta, após minucioso levantamento, que a Universidade precisa de R$ 9.544.551,58 para suprir os pagamentos de custeio (contratos de manutenções e serviços) até dezembro de 2017, e evitar fechar o ano com saldo negativo. O principal exercício, atualmente, é definir quais despesas serão pagas, entre um imenso leque de necessidades que a Ufopa precisa para se manter funcionando regularmente.

Pela Lei Orçamentária Anual (LOA), a Ufopa teria uma dotação de R$ 55.751.259,00 para executar e custear, durante o ano de 2017, todas as despesas de custeio (manutenção de veículos, prédios, elevadores, refrigeração, serviços de vigilância, de limpeza, combustível, diárias, passagens, pagamento de bolsas, aluguéis, materiais de consumo, etc) e capital (investimento em obras, aquisição de bens móveis, veículos, equipamentos, entre outros), sendo que para custeio seriam destinados R$ 39.965, 773, 00 e para capital (investimentos) R$ 15. 785, 486, 00. Com os contingenciamentos, o Ministério da Educação (MEC), só liberou R$ 33.954.516,89, reduzindo em 25% os recursos destinados ao custeio e em 70% os valores do capital.

De acordo com o pró-reitor da Proplan, Clodoaldo de Andrade, dos pouco mais de R$ 33 milhões liberados, a distribuição dos valores está sendo planejada com muito cuidado para não afetar as necessidades básicas da instituição, como pagamento da assistência estudantil a discentes, que antes teria dotação de R$ 8 milhões, mas o MEC só liberou R$ 6 milhões. Outro fator afetado com os cortes foi a capacitação de servidores, que estava com recursos previstos em R$ 511 mil e só foi autorizado R$ 383 mil.

Com os contingenciamentos, tudo foi caindo pela metade ou mais que isso, como o investimento em capital, que era de R$ 15 milhões e só foi autorizado R$ 4 milhões. “Tudo perfaz o montante de R$ 33.954.516,89. É isso que a Universidade foi autorizada a gastar, desde o início até final de 2017. No planejamento da Ufopa, os 33 milhões estão distribuídos desta forma: 6 milhões para assistência estudantil, 22 milhões para manutenção (custeio), 4 milhões para investimentos, recursos próprios R$ 225 mil e para recursos próprios financeiros R$ 45 mil. Os recursos próprios são utilizados nas despesas de custeio”, esclarece Clodoaldo.

O QUE RESTA DO ORÇAMENTO PARA OS PRÓXIMOS MESES DE 2017: No mês de agosto, a Ufopa estava com limite de gasto, autorizado pelo MEC, de apenas R$ 8.779.764,44 (oito milhões, setecentos e setenta e nove mil, setecentos e sessenta e quatro reais e quarenta e quatro centavos) para encerrar o exercício financeiro de 2017.

As projeções de despesa, até dezembro, ainda perfazem o montante de R$ 18.334.316, 02. Entre ele, pagamento da bolsa permanência, até final do ano, no valor de R$ 2.729.250, 00 e de capital, com R$ 4.805.066,02. Além das despesas mencionadas, existem os pagamentos de contratos, inclusos na Portaria 28/2017, que somam R$ 8 milhões e 800 mil, entre outros contratos fora da portaria, que alcançam o valor de R$ 2 milhões.

De acordo com o pró-reitor da Proplan, “o que temos é o limite de pouco mais de R$ 8 milhões para suprir as despesas, que chegam a R$ 18 milhões. Isso representa que a Universidade está com déficit de R$ 9.554.551,58 (nove milhões, quinhentos e cinquenta e quatro mil, quinhentos e cinquenta e um reais e cinquenta e oito centavos”.

RESOLUÇÃO: Para a Universidade encerrar o ano de 2017, sem prejuízo de seu funcionamento, ela precisa da devolução do valor contingenciado pelo MEC. “Se o MEC liberar os 25% do valor de custeio, contingenciados, fechamos o ano sem comprometer o orçamento do ano que vem. Se o MEC não liberar, a única saída será, com os R$ 8 milhões, garantir o pagamento da bolsa permanência (R$ 2.729, 250, 00), fazer investimentos, pela proporcionalidade do limite autorizado (R$ 4.805, 066, 02), além de dividir o montante de R$ 1.245.448, 42 para os contratos, sendo que estes precisariam de 10 milhões para que a Ufopa pudesse honrar com os compromissos, até o final de 2017”, enfatiza Clodoaldo.

O pró-reitor assegura que a gestão está trabalhando, criteriosamente, para pagar dívidas que somam dez vezes mais que o valor autorizado pelo MEC. “A prioridade da Administração Superior é garantir o pagamento dos auxílios e as condições para a manutenção dos discentes em sala de aula”. O Pró-reitor esclarece, ainda, que todos os serviços e contratos de manutenções tiveram os seus pagamentos efetuados até o mês de julho. “Conseguimos, até a presente data, manter os pagamentos de todos os colabores e prestadores de serviços em dia. A partir deste mês de agosto, tudo ficará condicionado à liberação dos limites contingenciados pelo MEC”.

ESFORÇOS EM BRASÍLIA: No esforço de buscar soluções junto a todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país, a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, participou da reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nos dias 23 e 24 do mês de agosto, em Brasília, onde obteve a informação de que não há sinalização para descontingenciar o orçamento de 2017.

Novas conversações, neste sentido, estarão ocorrendo de forma permanente, durante os próximos meses deste ano, com vistas a resolver o problema de todas as universidades públicas do país. Para reforçar as ações, a diretoria da Andifes se reuniu, ainda, na quinta-feira, 25 de agosto, com o Ministro da Educação, José Mendonça Filho, e sua equipe, para tratar dos mesmos objetivos e expediu NOTA À SOCIEDADE sobre os rumos da educação no país. “As universidades públicas brasileiras estão vivendo a mesma situação, de incerteza de quanto e quando poderá ter o orçamento de 2017 descontingenciado, para planejar o fechamento do ano fiscal. Esta última semana de agosto é decisiva para se ter um quadro real do financiamento das IFES, em 2018, cujas perspectivas também são preocupantes”, assegura a reitora.

Raimunda Monteiro explicou, ainda, que o orçamento enviado pelo MEC, ao Ministério do Planejamento, prevê a manutenção dos mesmos valores de 2017, sem reajustes. “Se isso se confirmar, nossa Universidade sofrerá grandes perdas na qualidade e quantidade dos serviços prestados ao meio social”, lamenta, ao frisar a importância da sociedade em conhecer a situação das universidades públicas, para que entre em defesa da integridade do seu projeto de ensino, pesquisa e extensão.

Segundo ela, a Ufopa é uma das instituições mais importantes do Oeste do Pará, pelo que entrega em formação de profissionais qualificados, pelo conhecimento que produz, pelos salários que faz circular na economia regional e deve ser fortalecida para que possa concluir seu projeto de implantação, hoje ameaçado.

O que está ocorrendo com a Ufopa, trata-se de uma crise que envolve todas as instituições de ensino federal no país. Para que haja uma visão mais ampliada da crise na educação, seguem, abaixo, algumas matérias e notas de repúdio, já divulgadas por outras universidades no Brasil. Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rondônia, Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade de Brasília.

UFOPA TEM O FUNCIONAMENTO COMPROMETIDO: Oito anos depois de criada e implantada em Santarém, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) passa por sérias dificuldades financeiras. Em entrevista coletiva, realizada na manhã de segunda-feira, 28, a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro revelou que o funcionamento integral da Universidade está dependendo do repasse total da verba destinada pelo governo federal para o ano de 2017. Caso os 25% do total do dinheiro não sejam repassados, segundo Raimunda Monteiro, a Ufopa vai ter as atividades totalmente comprometidas. “Dependemos desses 25%. Precisamos que o governo federal, através do MEC, nos repasse essa verba, porque se isso não acontecer, o funcionamento da Ufopa vai ficar comprometido”, avisou a reitora.

Segundo ela, a Ufopa precisa de R$ 9.544.551,58 milhões para suprir os pagamentos de custeio (contratos de manutenções e serviços) até dezembro de 2017 e evitar fechar o ano com saldo negativo. “O principal exercício, atualmente, é definir quais despesas serão pagas, entre um imenso leque de necessidades que a Universidade precisa para se manter funcionando regularmente”, explicou.

HISTÓRICO: A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) foi criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009. É a primeira instituição federal de ensino superior com sede num dos pontos mais estratégicos da Amazônia, no município de Santarém, a terceira maior cidade paraense, mundialmente conhecida por suas belezas naturais, com destaque para o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas. A criação da UFOPA fez parte do programa de expansão das universidades federais, e foi fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no qual se objetivou a ampliação do ensino superior na região amazônica.

A UFOPA surgiu da incorporação do Campus de Santarém da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Unidade Descentralizada Tapajós da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), as quais mantinham atividades na região Oeste paraense. A UFOPA assimilou, também, outras unidades da UFPA e da UFRA para a formação dos Campus de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Em Santarém, a UFOPA mantém suas atividades em três unidades: a Unidade Rondon, localizado no bairro Caranazal (antigas instalações da UFPA); a Unidade Tapajós, localizado no bairro Salé (antigas instalações da UFRA) e a terceira Uunidade localizada na Avenida Mendonça Furtado, no antigo Shopping Center Pinheiros. Com informações de Albanira Coelho/Ufopa.

Fonte: RG 15/O Impacto

Rilmar Firmino: “Ingresso de novos policiais trará reforço de 25% no efetivo”

Delegado Geral da Polícia Civil participou da cerimônia de início do Curso de Formação de Policiais Civis.

Dando prosseguimento a mais um compromisso junto à sociedade paraense, no último dia 22 de agosto, Dr. Rilmar Firmino, Delegado Geral da Polícia Civil no estado Pará, juntamente com titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Jeannot Jansen, participou da cerimônia de inicio da Formação de Novos Policiais Civis.

Na ocasião, Firmino destacou a satisfação de participar de um momento tão importante para área de segurança, que é resultado de um sonho que se concretiza.

Ainda na sua fala aos novos agentes, o delegado-geral salientou que o ingresso dos novos policiais civis corresponde a um reforço de 25% do efetivo total de policiais civis no Estado. Isso, ressalta o delegado-geral, terá reflexos na melhoria da investigação policial da Polícia Civil do Pará, que é referência nacional, e também na qualidade do atendimento ao público.

“Nossa meta é ter policiais civis novos com aquele espírito dos policiais civis de antigamente”, ressaltou Rilmar, ao citar exemplos, como o do delegado Armando Mourão, um dos mais antigos policiais civis em atividade no Brasil, com 47 anos de serviço público, mas que sempre chega primeiro e é o último a sair da Delegacia, sempre desempenhando seu trabalho com compromisso e dedicação.

FORMAÇÃO: A Academia da Polícia Civil (Acadepol), órgão responsável pela formação, capacitação e requalificação profissional dos policiais civis do Estado, já deu início ao Curso de Formação de Policiais Civis, que corresponde à segunda etapa do concurso público da corporação policial. Cerca de 500 candidatos aos cargos de investigador, escrivão e papiloscopista iniciaram, desde o último dia 22, dos cursos práticos e teóricos, realizados nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba, na região metropolitana de Belém. No próximo mês de outubro, será a vez do ingresso dos candidatos aos cargos de delegado de Polícia entrarem na Academia.

Por: Edmundo Baía Júnior

Fonte: RG 15/O Impacto

Conferência incentiva estudantes de direito a investir na advocacia como profissão

OAB realiza Conferência da Advocacia da Região
 Oeste do Pará, em Santarém (Foto: Fábio Cadete/G1)

Evento faz parte da Conferência da Advocacia do Estado do Pará. Cerca de 200 acadêmicos participaram da abertura.

Pela primeira vez, o município de Santarém, sedia a Conferência da Advocacia da Região Oeste do Pará. O evento foi aberto na tarde desta quarta-feira (30) no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), campus Tapajós. A iniciativa é da Ordem dos Advogados do Brasil por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA). O incentivo aos estudantes de direitos para abraçar a advocacia como profissão está na pauta do evento.

Em Santarém o subtema deste ano é "A advocacia e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”. O presidente da OAB/Santarém, Ubirajara Bentes, disse que estimular os acadêmicos de direito a advogar é um dos objetivos do evento. “A maioria dos bacharéis que concluem o curso de direito hoje, pensam em uma carreira pública, de concurso público, pois procuram estabilidade financeira de imediato. O correto seria eles focarem na advocacia”, frisou.

Estudante do primeiro semestre de Direito, Ivanilson Lopes,
 participou da Conferência da Advocacia da Região Oeste do 
Pará, em Santarém (Foto: Fábio Cadete/G1)

Sobre a função do profissional, que também é discutida na conferência, o presidente explica que um advogado não é o fomentador de demandas, e sim instrumento da paz. "Ele deve primeiro procurar conciliação, e somente em último caso, propor o julgamento”.

Ubirajara Bentes disse que o principal objetivo da OAB-PA é a interiorização, já que há no município atualmente três faculdades de direito. “É um compromisso assumido pela atual gestão da Ordem, interiorizar o conhecimento. Ou seja, dividir o conhecimento com os advogados e acadêmicos do interior”.

Em âmbito estadual, a conferência é realizada a cada dois anos, mas neste ano o evento foi estendido para o interior do estado do Pará. Em Belém, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, haverá conferências nos municípios de Redenção, Paragominas, Marabá e em Santarém, dentro do período de 9 a 30 de agosto. Em cada município, o tema central será debatido por meio de subtemas.

O estudante do primeiro semestre de direito, Ivanilson Lopes, disse que a experiência dos palestrantes da programação foi o principal motivo de ter participado do evento. “A iniciativa da OAB foi de extrema importância, pois o nosso estado é muito grande, e algumas áreas acabam não sendo atingidas pelo mesmo nível de conhecimento de uma capital. A primeira edição do evento foi realizada com pé direito, pois os palestrantes foram muito bem escolhidos”, destacou.

Pós-graduação

O presidente da OAB/ Santarém adiantou que em 2018 serão abertos, em Santarém, por meio da Ufopa, três cursos de pós-graduação com o mesmo objetivo, de incentivar e formar bons advogados para a região.


Fonte: Santarém, OAB Santarém

E-book explica a importância da automação de processos em meio a transformação digital no mundo corporativo

Material produzido em parceria entre NeoAssist e Runrun.it mostra como as máquinas vão impactar diretamente as relações cliente-empresa

Há uma década, as empresas estavam focadas em mineração de dados e colaboração virtual. Agora, com o avanço da tecnologia, você sabe como as máquinas e a automação vão impactar diretamente as relações cliente-empresa? Pensando em responder todas essas dúvidas, a NeoAssist, em parceria com a Runrun.it, resolveu criar ume-book sobre tecnologia, trabalho e tendências para o futuro, focando em automação e transformação digital no mundo corporativo.

O material traz 5 capítulos recheados de informações, dados  do  mercado  e  a  visão  sobre  como  as  máquinas  e  a  automação  vão  impactar diretamente   as   relações   cliente-empresa.   Colaborando   com  isso,  tanto  o  trabalho  dos  atendentes  vai  se  tornar  uma  peça  fundamental  quanto  a  melhoria  da  gestão  do trabalho  em  todas  as  áreas  será  uma  peça-chave  no  sucesso das empresas no futuro próximo.

“O leitor poderá entender no que o homem é melhor que a máquina e vice-versa, como a automação já está presente em sua vida, como a tecnologia avançada abre espaço para melhores relacionamentos, a revolução dos chatbots e o papel da inteligência artificial, além de explicar sobre a importância do empoderamento de equipe com uma nova cultura”, explica Albert Deweik, especialista em atendimento ao consumidor e CEO da NeoAssist.

A proposta de empresas inovadoras como a Runrun.it e a NeoAssist é a automação de processos burocráticos para facilitar  o  trabalho  de  profissionais  qualificados.  Se  de um  lado  o  Runrun.it  ajuda  a  diminuir  o  overhead  e  aumenta  a  organização  e  a  agilidade  das  entregas,  a  NeoAssist facilita o trabalho de atendimento ao cliente e, em paralelo, promove o empoderamento dos operadores. Isso  significa  que  as  máquinas  vão  tirar  o  emprego humano?      Não,      mas      elas      vêm      para      facilitar      definitivamente  a  vida do colaborador,  permitindo  investir tempo em tarefas realmente importantes e que causam impacto nas organizações.

Ficou interessado no conteúdo? Então faça o download grátis do e-book “Automação & Transformação Digital”

Fonte: Carolina Algaves Perez - NeoAssist

Pilotos e ex-jogadores marcam presença na Abrafarma Future Trends

Atletas atenderam fãs e organizaram uma partida de pebolim no espaço dedicado à Seleção Brasileira no estande da Cimed.

Os ex-jogadores da Seleção Brasileira Juninho Paulista e Ricardo Rocha e os pilotos de stock-car da Cimed Racing Cacá Bueno, Marcos Gomes e Felipe Fraga estiveram hoje no estande da Cimed na Abrafarma Future Trends, maior congresso do setor farmacêutico do país.

Além de atenderem os fãs e posarem para fotos, os atletas ainda se dividiram em dois times e organizaram uma disputa de pebolim entre jogadores e pilotos, sob os olhos atentos do Canarinho, mascote oficial da Seleção Brasileira.

A Cimed aproveita a Abrafarma para dar início às ativações para a Copa do Mundo da Rússia, com ações promocionais para balconistas, relacionamento com o mercado e consumidor final. O evento, que acontece na Transamérica Expo Center, vai até sexta-feira, com a presença dos atletas todos os dias no estande da farmacêutica.

Sobre o Grupo Cimed: O Grupo Cimed foi fundado em 1977 e é composto por nove empresas - Cimed Farmacêutica, One Farma, Tec Color, Predileta, Instituto Claudia Marques de Pesquisa e Desenvolvimento (ICM P&D), Nutracom, Cimed Racing, Indústria de Embalagens Claudia Marques (IECM) e Associação Educacional Claudia Marques (AECM), que atuam no ramo de saúde, higiene e beleza, consumo e nutrição esportiva. O grupo detém 24 centros de distribuição espalhados pelo Brasil, que atendem mais de 50 mil pontos de venda. Seu complexo industrial está localizado em Pouso Alegre (MG), em uma área de 106 mil metros quadrados com 35 mil metros quadrados de área construída, onde atuam 3.200 colaboradores.



Na imagem: Juninho Paulista, Cacá Bueno, Ricardo Rocha, Marcos Gomes e Felipe Fraga

Fonte: Flavia Santucci - Approach

WESTERN DIGITAL APRESENTA SOLUÇÃO ÚNICA E FÁCIL PARA BACKUP DIÁRIO DO IPHONE

Novo SanDisk iXpand Base salva fotos e vídeos enquanto carrega

Berlim, 31 de agosto de 2017 – A Western Digital Corporation (NASDAQ: WDC), líder global em tecnologia e soluções de armazenamento de dados, anuncia hoje a ampliação de sua linha.

premiada de soluções de armazenamento móvel para iPhone ao lançar o SanDisk® iXpand Base. A nova oferta é perfeita para os consumidores que procuram uma maneira conveniente de

fazer backup de suas fotos, vídeos e contatos do iPhone. Com o iXpand Base, não há necessidade de alterar os hábitos diários; os usuários simplesmente conectam seu iPhone no iXpand Base e fazem backup de seus conteúdos automaticamente enquanto o telefone está carregando. De acordo com uma pesquisa recente da empresa1, mais de 85% dos entrevistados afirmam que o iPhone é o principal dispositivo para capturar fotos e vídeos. Com tanto conteúdo gerado pelo celular, os consumidores estão procurando novas maneiras de gerenciar seus dados.

Para incentivar o backup externo com mais frequência, a Western Digital combinou carregamento com backup, dando aos usuários uma solução simples e ininterrupta para copiar os dados no iPhone ou iPad.

“Usuários de iPhone são sempre muito cuidadosos com seu conteúdo pessoal e entendem a importância de protegê-lo. Nossa prioridade é oferecer soluções convenientes como o iXpand Base, que se encaixa nos hábitos das pessoas, que não precisam mudar a rotina e se preocupar com a perda de suas recordações”, disse  Jim Welsh, Vice Presidente Senior Client Solutions da Western Digital.

Com até 256GB2 de armazenamento local, o SanDisk iXpand Base oferece aos consumidores espaço suficiente para salvar arquivos automaticamente em sua qualidade original, sem a necessidade de pagar taxas mensais por armazenamento baseado na nuvem3. O novo iXpand tem design compacto, permitindo colocá-lo em um criado-mudo ou mesa de trabalho e ainda tem um tampo de borracha para apoiar o telefone e um espaço para guardar o cabo Lightning de forma organizada. É projetado para carregar rapidamente um iPhone com 15W de energia enquanto faz backup de todos os seus dados por meio do aplicativo iXpand Base. Restaurar conteúdos é também fácil e rápido: seja no iPhone atual ou um novo, os consumidores simplesmente devem plugar, abrir o aplicativo e apertar a tecla restaurar para transferir os arquivos de volta ao iPhone.

Preço e disponibilidade
O SanDisk iXpand Base está disponível nos principais varejistas dos EUA e Europa.
As soluções de armazenamento móvel SanDisk podem ser encontradas em mais de 300 mil varejistas em todo o mundo. Mais informações pelo site https://www.sandisk.com.br/home/mobile-device-storage.

WESTERN DIGITAL QUEBRA BARREIRAS AO LANÇAR O CARTÃO MICROSD™ COM A MAIOR CAPACIDADE DO MUNDO

Cartão de 400GB da SanDisk® oferece aos usuários de dispositivos móveis a liberdade de capturar e experimentar mais conteúdo do que nunca


Brasil, 31 de agosto de 2017 – A Western Digital Corporation (NASDAQ: WDC), líder  global em tecnologia e soluções de armazenamento de dados, anunciou hoje o cartão de memória SanDisk Ultra® microSDXC™ UHS-I 400GB, o cartão microSD de maior capacidade do mundo para dispositivos móveis. Dois anos depois de apresentar ao mercado o SanDisk microSDXC Ultra 200GB*, a Western Digital dobrou a capacidade dentro do mesmo formato pequeno do cartão. Totalmente em linha com o atual estilo de vida centrado nos dispositivos móveis, o novo cartão microSD da SanDisk oferece aos consumidores liberdade para capturar, salvar e compartilhar fotos, vídeos e aplicativos e desfrutar de conteúdos de forma desconectada - tudo sem se preocupar com os limites de armazenamento.


“Os dispositivos móveis estão no centro de nossas vidas, e os consumidores já se acostumaram a usar seus smartphones para tudo, desde entretenimento até negócios. Coletamos e compartilhamos enormes quantidades de dados em smartphones, drones, tablets, PCs, laptops e muito mais. Nós antecipamos que as necessidades de armazenamento só continuarão a crescer à medida que as pessoas continuem a esperar recursos mais sofisticados em seus dispositivos e desejem conteúdo de qualidade superior", afirma Jeff Janukowicz, Research Vice President, IDC. "Nós estimamos que os usuários de dispositivos móveis em todo o mundo vão instalar mais de 150 bilhões de aplicativos este ano, o que requer uma tonelada de memória em todos os nossos dispositivos favoritos". 

A Western Digital chegou a esse avanço de capacidade alavancando sua tecnologia de memória proprietária e processos de projeto e produção que permitem mais bits por dado. "Continuamos impulsionando os limites da tecnologia e transformando a forma como os consumidores usam seus dispositivos móveis", disse Sven Rathjen, vice-presidente de marketing de  produtos da Western Digital. "Com foco em alcançar cada vez novos marcos da tecnologia, permitimos aos consumidores manter seu estilo de vida centrado na mobilidade com soluções de armazenamento em que realmente confiam".

 Ideal para usuários de smartphones e tablets Android™, o cartão com a maior capacidade do mundo pode armazenar até 40 horas de vídeo Full HD e possui velocidades de transferência rápidas de até 100MB/s** para oferecer um desempenho premium. Com esta velocidade de transferência, os consumidores podem mover até 1.200 fotos por minuto1. Além disso, o cartão SanDisk Ultra microSD 400GB* atende à especificação de classe de aplicativos A1, o que significa que o cartão pode carregar aplicativos mais rapidamente2.

Por meio da versão atualizada do aplicativo SanDisk Memory Zone, os usuários têm um controle ainda maior sobre o armazenamento de memória do dispositivo móvel. O aplicativo, disponível para download gratuito na loja Google Play™, é compatível com a maioria dos dispositivos com Android e permite aos usuários localizar, organizar, transferir e fazer backup de dados facilmente, incluindo conteúdo marcado do Facebook e Instagram3.
 
Garantia e Disponibilidade
O novo cartão SanDisk Ultra MicroSDXC UHS-I de 400 GB* possui garantia limitada de dez anos4, e estará disponível a partir do ano que vem no Brasil.


Sobre a Western Digital
A Western Digital Corporation (NASDAQ: WDC) é um fornecedor líder de tecnologia de armazenamento e soluções que permite às pessoas criar, potencializar, experimentar e preservar dados. A companhia responde à constante mudança das demandas de mercado ao oferecer um portfólio completo de soluções de alta qualidade de armazenamento com inovação focada no cliente, alta eficiência, flexibilidade e velocidade. Seus produtos são comercializados sob as marcas HGST, SanDisk e WD para OEMs, distribuidores, revendedores, fornecedores de infraestrutura de nuvem e consumidores. Para mais informações, visite https://www.wdc.com/pt-br e www.sandisk.com.br.

Sobre a SanDisk
A SanDisk, uma marca da Western Digital Corporation, fornece produtos de armazenamento flash confiáveis ​​e inovadores que transformaram a indústria eletrônica. Com soluções de última geração de qualidade SanDisk estão no centro de muitos dos maiores centros de dados do mundo e incorporadas em smartphones, tablets e PCs avançados. Os produtos da SanDisk com foco em consumo estão disponíveis em milhares de varejistas em todo o mundo.

Fernanda Viegas

Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação