segunda-feira, 29 de maio de 2017

Startups mais inovadoras serão anunciadas hoje à noite

Latam Founders é um dos prêmios mais respeitados de inovação do Brasil pois seus premiados são escolhidos por profissionais e players do setor

A quarta edição do Prêmio Gala Latam Founders,  considerado o Oscar das Startups, anunciará  hoje, 29, a partir das 19 horas  na Praça São Lourenço, em São Paulo as startups mais inovadoras do Brasil em 7  categorias.

As categorias são: Melhor Investidor, Melhor empresa B2B; Melhor empresa B2C; Melhor empresa internacional; Melhor aceleradora; Empresa mais inovadora e Empresa mais Impactante.

São esperados cerca de 300 convidados entre investidores, empreendedores, aceleradoras e idealizadores de negócios inovadores.

Com a presença do convidado especial Neil Patel, o guru do Marketing Digital, e apresentado pelo Igor Ribeiro, editor do Tecmundo, e pela atriz Mariana Hein, o prêmio reunirá mais de 300 empreendedores e aceleradoras do mercado de inovação e tecnologia.

O Prêmio Gala Latam Founders 2017, conta com a colaboração e patrocínio da Foley +Lardner, Vtex,  Baptista Luz Advogados,  Voom, Oasis Collection, Leblon Cachaça, CuorDiCrema, MMA e Exosphere.

Sobre a Latam Founders Network
A Latam Founders Network é uma rede exclusiva somente para associados CEOs, parceiros e fundadores interessados em investimentos e tecnologia na América Latina. Com uma adesão de mais de 700 líderes, a LFN oferece uma oportunidade sem precedentes para empresas e especialistas criarem e fortalecerem relacionamentos pessoais e profissionais. A Latam Founders Network oferece também à comunidade empresarial latino-americana uma riqueza de recursos, incluindo eventos de networking, cerimônias de premiação, o Executive Dinner Series e muito mais.

Fonte: Latam Founders

Adyen apresentará solução de adquirência no VTEX Day 2017

Fintech é a única com controle ponta a ponta  da cadeia de pagamentos e aposta na digitalização do varejo para 2017.

A Adyen, empresa de tecnologia que está reinventando os pagamentos na economia global, apresentará sua solução de adquirência no VTEX Day 2017,  o maior evento de varejo multicanal da América Latina. O encontro ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio e reunirá mais de 10 mil visitantes no SP Expo.

A Adyen é parceira global estratégica da VTEX desde 2016, processando os pagamentos para clientes da plataforma de e-commerce e oferecendo uma gestão integrada para as marcas locais expandirem suas operações globalmente.

No dia 31, às 14h35, o vice-presidente sênior da Adyen para a América Latina, Jean Christian Mies, participará do Painel Payments, para falar de tendências em meios de pagamento no Brasil e no mundo. Contará com participação de Alexandre Soncini, gerente geral da VTEX América do Norte; Renato Rocha, vice-presidente da Visa.

No mesmo dia, às 10h50, o vice-presidente de Vendas da Adyen para a América Latina, Renato Migliacci, lidera um bate-papo com o diretor de e-commerce da Saraiva, Adriano Tavollassi, na palestra Os melhores desafios da digitalização da centenária Saraiva. O executivo da Adyen, com mais de dez anos de experiência em vendas e tecnologia de pagamentos, foi um dos responsáveis pelo crescimento de 600% da operação local desde que chegaram ao país, em 2011.

"Estamos alcançando um enorme sucesso com os e-commerces brasileiros e nos tornando a escolha-chave para empresas como a Saraiva, que buscam a digitalização de suas operações e encontram na nossa plataforma de pagamentos a parceria ideal para aumentar o volume de aprovações no checkout, aumentar sua receita e levar a melhor experiência ao consumidor", afirma Migliacci "A Adyen leva transparência ao fluxo de pagamento com um nível de detalhamento sem paralelo no mercado, ajudando a Saraiva a oferecer a melhor experiência de compras para seus clientes em uma estratégia digital-first", completa. 

Desde que lançou sua adquirência no Brasil, em outubro de 2016, a Adyen inovou ao oferecer uma plataforma global que integra ponta a ponta o ciclo de pagamentos, 

unindo os serviços de gateway, antifraude e adquirência. Localmente, a Adyen já assinou contratos com os maiores e-commerces do país, como Magazine Luiza, Netshoes e Dafiti, além de processar os pagamentos de empresas como Netflix e Uber, alcançando mais de 30 milhões de consumidores brasileiros.

Para saber mais sobre a adquirência da Adyen, visite o estande oficial no lounge 161 ou acesso o nosso site.

Sobre a Adyen

A Adyen é a fintech de tecnologia que está reinventando os pagamentos para a economia global. Somos o único adquirente com infraestrutura integrada que conecta e-commerces diretamente às bandeiras, como Visa, Mastercard e outros métodos de pagamento locais, processando pagamentos de forma eficiente e inteligente nos canais  online e mobile. A Adyen está presente no Brasil desde 2011, com escritório em São Paulo, dobrando de faturamento ano a ano e conquistando clientes como Uber, 99, Netflix, Netshoes, Dafiti e Magazine Luiza. A Adyen possui mais de 4.500 clientes globalmente e é a escolha de 7 das 10 maiores empresas digitais dos EUA.

Fonte: SMARTPR

Exceda anuncia Exceda BALANCE, serviço de gerenciamento de multi-CDNs

A Exceda anuncia hoje ao mercado um serviço de gestão multi-CDN, com foco em ganho de performance e otimização de custos para aplicações online. O Exceda BALANCE vai permitir a adição, configuração, balanceamento de tráfego e monitoramento de várias CDNs, definindo quando e onde utilizar cada recurso, considerando ainda o custo de cada provedor de serviço.

“Empresas no mercado estão cada vez mais usando uma estratégia multi-CDN, por distintos motivos – que incluem custo, cobertura geográfica, tipos específicos de conteúdo e necessidades de performance. Gerenciar múltiplos fornecedores e configurações pode exigir muito dos recursos de TI de uma empresa. A Exceda vai ajudar os clientes a integrar, configurar e gerenciar diversas soluções de CDN, tudo isso garantido pelos Serviços Profissionais Exceda”, afirma o co-fundador da Exceda, Ricardo Couto.

O Exceda BALANCE estará disponível para compra a partir de 1º de julho de 2017, para clientes que queiram simplificar a gestão das suas configurações de CDN. “O cenário de CDN está evoluindo, e os clientes querem reduzir custos, ao mesmo tempo em que mantêm performance e disponibilidade. Para muitos, a multi-CDN é uma estratégia importante para atingir os seus objetivos de negócio”, diz o co-fundador da Exceda, Claudio Baumann.

Esse serviço vai utilizar a experiência da Exceda em planejar, integrar e gerenciar soluções de CDN para seus clientes, além de incluir uma única plataforma para que estes possam gerenciar múltiplas CDNs, monitorados pelo time de Serviços Profissionais da Exceda. O serviço vai usar ferramentas conhecidas como real user monitoring (RUM) e monitoramento sintético, além de ferramentas de análise criadas pela empresapara equilibrar o tráfego web entre diversas CDNs, praticamente em tempo real, baseado em quantidade de tráfego, custo e condições da internet.

Fundada em 2002 em São Paulo, Brasil, a Exceda é um dos maiores parceiros da Akamai no mundo e líder brasileira em soluções de segurança e web performance para empresas que utilizam a internet como ferramenta de negócios. Estes serviços ajudam seus clientes a acelerar e proteger sua performance na web, ao mesmo tempo em que reduzem seus custos de infraestrutura. Para mais informações acesse https://www.exceda.com/br/

Santarém ganha novo espaço do Projeto Livro Solidário

Foi inaugurado em Santarém, nesta quarta-feira (24), mais um espaço de leitura do projeto Livro Solidário, que funcionará no polo Pro Paz nos Bairros/PEV do município. A nova sala foi montada a partir de uma parceria entre a Imprensa Oficial do Estado (IOE), a Fundação Pro Paz, o Corpo de Bombeiros do Pará e o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), com o objetivo de incentivar e democratizar a leitura. A entrega é mais uma das ações que o governo do Estado promove por meio da campanha “Leia - Mude sua História”, que visa à formação de público leitor no Pará, especialmente junto às crianças e jovens.

O projeto Livro Solidário começou na região metropolitana de Belém e agora vem se estendendo para o interior. A ação busca fazer da leitura um hábito cotidiano, um verdadeiro desafio no Brasil, onde segundo pesquisa divulgada em 2016, pelo Instituto Pró-Livro, a média nacional é de apenas 2,88 livros lidos por pessoa ao ano.

O espaço onde funciona o Projeto Escola da Vida (PEV), do Corpo de Bombeiros, foi adaptado pela Fundação Pro Paz e pela Imprensa Oficial para receber os livros e equipamentos que compõem a biblioteca. Foram doados 400 títulos e estantes, bem como itens de caracterização do projeto. No polo serão ofertadas também atividades esportivas e culturais para crianças e adolescentes.

Para o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, a parceria entre as três instituições veio para expandir os serviços oferecidos à criança e ao adolescente no município. “O espaço de leitura é muito importante para as crianças porque incentiva esse hábito, despertando a imaginação, a reflexão e a visão crítica. Com esta parceria trouxemos para cá também o infocentro, que promove a inclusão digital, além de atividades de esporte e lazer e atendimento psicossocial, ofertado às famílias desses jovens”, concluiu.

“Atendemos aqui 211 crianças e jovens. Com a parceria do Pro Paz e da IOE vamos poder reforçar a qualidade das atividades que oferecemos, ampliando os serviços também para as famílias e abrindo o espaço para a comunidade do entorno”, reforçou o coronel Claudio Rêgo, comandante do Corpo de Bombeiros de Santarém.

No final de abril foi inaugurado, na Escola Municipal de Ensino Médio e Fundamental Espírito Santo, do município do Acará, o primeiro espaço de leitura do projeto Livro Solidário fora da região metropolitana de Belém. A escola beneficiada fica na comunidade ribeirinha Genipaúba, no Baixo Acará, onde vivem mais de 100 famílias. O espaço do PEV em Santarém é o segundo implantado no interior.

“Acho importante a inauguração dessa biblioteca aqui no município, já que a população em geral dificilmente tem o hábito de ler. Esse espaço vai despertar o interesse das crianças para a leitura, melhorando até mesmo o aprendizado na escola. Minha filha esta matriculada no PEV e, no que depender de mim, ela vai vir sempre aqui. Fico muito feliz com essa iniciativa do governo do Estado” afirmou Simone Coelho, 32 anos, moradora de Santarém.

Flavia Camille, de 11 anos, aluna do PEV, também comemorou porque agora vai ter um novo espaço para ler. “Antes não tinha muito livro pra gente ler na escola e eu não tenho quase nenhum em casa. E nem sempre os livros são pra nossa idade também. Com essa biblioteca vai ser muito legal porque vou poder ler muitos deles, e de vários tipos”.

“O trabalho integrado com o Pro Paz veio para abrir os horizontes do Projeto Livro Solidário. Nossa expectativa é estender esta parceria para mais localidades” afirmou Claudio Rocha, presidente da Imprensa Oficial.

A iniciativa – O Livro Solidário é uma ação de estímulo à doação de livros para comunidades com maior vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belém, que agora vem se estendendo ao interior. Criado em 2003, o projeto também beneficia unidades prisionais, de cumprimento de medida socioeducativa e hospitais.  

Fonte: Fundação Pro Paz-PROPAZ

A criança com Hemofilia: Cuidados para uma vida normal

É fundamental a construção de uma relação de confiança entre pais, escola e criança, ressaltam hematologistas

A hemofilia é uma condição rara. Quem nasce com esta doença tem algumas proteínas necessárias para coagular o sangue (chamadas fatores de coagulação) em menor quantidade do que o normal. “Há 13 fatores de coagulação no sangue em nosso organismo, e quando há algum hematoma/machucado, é necessário que um vá ativando o outro para que se forme o coágulo. Se um estiver deficiente, diminuído ou ausente, esse ciclo não se fecha e a pessoa continua sangrando”, explica Claudia Lorenzato, hematologista e hemoterapeuta, responsável pelo tratamento de coagulopatias no Paraná.
Existem dois tipos de hemofilia,  que podem ser classificados entre leve, moderada e grave. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. Nos quadros graves há menos de 1% de atividade do fator de coagulação, moderado há entre 1 e 5% e os leves acontecem quando há entre 5 e 40% de fator no sangue da pessoa.

Ana Clara Kneese, hematologista da Santa Casa de São Paulo, afirma que os episódios de sangramento podem ocorrer logo no primeiro ano de vida do paciente. “Os episódios se tornam mais evidentes quando a criança começa a andar e a cair, após vacinas ou com a primeira dentição. São pequenos traumas que em outras crianças não causaria nada, mas em crianças com a condição causam manchas roxas, dor no membro, hematoma e sangramento aumentado”.

A médica recomenda que, vivenciando tais acontecimentos, os pais procurem atendimento médico imediatamente, mas que não necessariamente seja um especializado em hemofilia. “Os responsáveis precisam consultar um pediatra que fará a investigação inicial, uma vez que existem outros problemas de coagulação. Sendo constatada a hemofilia, a criança deve ser encaminhada ao especialista para fazer o diagnóstico correto e direcionar o melhor tratamento.”

Como a hemofilia afeta a escolarização?

Em grande parte, por conta da raridade da condição, o momento da criança ir para a escola pode ser de apreensão por parte dos pais, a sensação é que ninguém além da própria família vai saber cuidar corretamente, e a partir daí, criam-se barreiras.

Como a Educação é garantida pela Constituição e regida sob o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança com hemofilia não pode e não deve ser privada deste direito.  E cabe à escola buscar informações para que a inclusão dessa criança seja feita de maneira gradual e positiva, uma vez que a hemofilia não é algo aparente.

Felizmente, devido à eficácia do tratamento, atualmente a hemofilia não deve ter um impacto sério sobre a educação da criança. “O tratamento consiste na infusão preventiva do fator de coagulação deficiente, também conhecido como terapia de substituição de fator VIII ou IX, que fornece ao corpo a proteína em falta. Isso possibilita a integração social da criança com seus colegas, podendo brincar, fazer amigos e desenvolver-se plenamente”, afirma Ana Clara Kneese.

A frequência e a dosagem das infusões de fator, por exemplo, vão depender da gravidade da hemofilia, dos hábitos do paciente, de seu peso, como ele tem respondido aos fatores infundidos. O ideal é evitar que exista uma primeira lesão/sangramento antes de se iniciar o tratamento.

Quais informações devem ser fornecidas para a escola?

A Federação Brasileira de Hemofilia destaca que o mais importante é que seja estabelecido um bom canal de comunicação com os pais. Por esta razão, é aconselhável manter reuniões, conforme necessário, para esclarecer dúvidas, para expressar receios ou angústias ou simplesmente comentar a respeito de outros aspectos relacionados à evolução da criança.

O coordenador da turma, o professor responsável pela criança, o professor de educação física, monitores e enfermaria (se houver) poderão identificar, em algum momento, situações de risco ou alguma ocorrência que tenha produzido um evento traumático.  

Todas as escolas têm um modelo de ficha de registro para cada criança. Além dos dados normais, é muito importante mencionar na ficha da criança com hemofilia os seguintes dados:

1.      Número do telefone onde os pais podem ser localizados a qualquer momento;
2.      Tipo e gravidade da hemofilia;
3.      Tipo de tratamento que a criança faz;
4.      Nome e telefone do Hemocentro onde a criança é tratada;
5.      Nome do médico ou pessoa de referência no hemocentro;
6.      Indicações médicas para o tratamento na Escola, por exemplo:
·         Não dar aspirina ou qualquer medicamento com AAS, atrasa a coagulação e piora o problema;

·         Colocar gelo no local afetado após um trauma;
·         Exercer pressão sobre cortes após lavá-los e tampá-los com gaze.
·         No caso de hemorragias nasais, colocar gotas de ácido tranexâmico e aplicar tamponamento ou pressão.

A criança pode praticar atividades físicas em casa ou frequentar as aulas de educação física?

A criança com hemofilia pode e deve. A menos que haja outra contraindicação médica, ou que ela esteja em tratamento de alguma hematrose e esteja retornando às atividades gradativamente. Além disso, a interação com os colegas nesse momento é importante para toda criança e adolescente, pois eles sentem que pertencem ao grupo e que não são discriminados.

“Os exercícios atuam no condicionamento físico e no fortalecimento da musculatura, ajudando a diminuir a dor e os sangramentos nas articulações. No entanto, apesar de todas as atividades serem potencialmente possíveis, aquelas de menor impacto são as mais indicadas”, completa Claudia Lorenzato.

No caso de crianças pequenas, é muito importante trabalhar a psicomotricidade, já que em longo prazo ajudará a criar um bom esquema corporal, definir os seus limites, coordenação motora, lateralidade, etc.

Com o que os responsáveis devem ter cuidado?

Muitos incidentes que você pode esperar que causassem problemas podem facilmente ser resolvidos com simples procedimentos de primeiros socorros. Outros não. Os cuidados mais específicos devem ser para o caso de uma criança com articulação alvo, ou seja, articulação que já sofreu três ou mais hemorragias no período de seis meses, ou uma articulação mais frágil.

As hematologistas explicam que no caso de uma emergência com uma criança com hemofilia, ela deverá receber a infusão do fator de coagulação, na dose usual, e ser levado a um hospital de referência. Após isto, o hematologista deve ser contatado. Somente caso o Hemocentro ou Centro de Tratamento de Hemofilia (CTH) seja próximo da escola, deverá ser levada diretamente para lá. “Qualquer sangramento ao redor da face, pescoço ou garganta deve ser considerado uma emergência, e tratado imediatamente”, ressalta Ana Clara.

É importante não perder o controle. “A criança com hemofilia não sangrará mais que os outros, nem mais rapidamente. Ela sangrará até ser medicada com o fator de coagulação. Por isso, é indicado ter uma dose na escola, com pessoas devidamente treinadas para realizar a infusão intravenosa”, completa.

Referências
1. Srivastava, A. et al. and Treatment Guidelines Working Group of the WFH.Guidelines for the management of hemophilia. Haemophilia 2013, 19(1); e8-9, e44
2.  Ministério da Saúde. Manual de Hemofilia. 2015. Brasília - DF. 2ª edição. 1ª reimpressão.
3.  World Federation of Hemophilia. About bleeding disorders. Treatment. Acessado em 09 de março de 2017. Disponível em: https://www.wfh.org/en/sslpage.aspx?pid=642
4.   Ministério da Saúde. Perfil das Coagulopatias Hereditárias no Brasil 2014. DF, 2015.

5. Escolas e pais de crianças com hemofilia devem ter relação de confiança. Acessado em 11 de Maio de 2017. Disponível em: http://www.hemofiliabrasil.org.br
6.  Frequently Asked Questions About Hemophilia. World Federation of Hemophilia. Acessado em 08 de Março de 2017. Disponível em: https://www.wfh.org/en/page.aspx?pid=637 .
7.  Manco-Johnson et al. N Engl J Med. 2007;357(6):535-544.
8.  Ferreira, AA, et al. Hemophilia A in Brazil – epidemiology and treatment developments. J Blood Med 2014; 5: 175-84.

Fonte: pressaporter

Entusiastas de Tecnologia estão dominando a hello

Comunidade “Apaixonados por Tecnologia” e “Amantes de Tecnologia” estão entre as mais populares da rede. 

O recente ataque hacker do ransomware “Wanna Cry”, que infectou mais de 200 mil máquinas em pelo menos 150 países foi motivo de muita discussão nas comunidades de tecnologia e redes sociais que têm espaço para esse assunto. É o caso da Hello Network, rede social do empreendedor Orkut Buyukkokten, em que a comunidade de Tecnologia está entre as três maiores, atrás somente das comunidades de Música e Animais.

O sucesso da rede social hello está associado a segmentação dos assuntos no aplicativo, que facilita o encontro entre pessoas com interesses em comum. Orkut acredita que em outras redes sociais os usuários muitas vezes ficam constrangidos de postar tantas fotos ou mensagens de um mesmo tema, mas no app hello este espaço para compartilhar paixões é garantido.

Segundo o criador da rede, Orkut Buyukkokten, "A hello é a primeira rede social construída para que possamos ser autênticos e nos conectar com quem compartilha de nossas paixões".

Entre os principais temas compartilhado nas comunidades, estão os sistemas operacionais para celulares - iOS e Android, o evento Campus Party, novas tecnologias, redes sociais, profissões de TI e até mesmo o recente ataque hacker. No app hello os nerds, os amantes da tecnologia ou mesmo os profissionais podem discutir e se aprofundar sobre o tema, em um espaço exclusivo criado para falar de tecnologia.

Além de compartilhar fotos, nas comunidades do Hello é possível também conversar por meio do bate papo coletivo e enviar mensagens privadas para os demais membros.

Diferente da antiga rede social Orkut, as comunidades do Hello são públicas. Isto permite uma maior interação entre os usuários que possuem afinidades, mesmo entre aqueles que não se conhecem.



Sobre a Hello Network

A Hello Network Inc. foi fundada pelo conhecido empreendedor social Orkut Buyukkokten (criador da rede orkut.com) e um pequeno grupo de ex-engenheiros do Google. Depois de testemunhar a evolução das redes sociais por dezesseis anos, Orkut se inspirou para reunir pessoas em torno de suas paixões comuns – uma visão que muda a forma de socializar. Com sede em San Francisco (CA) e um escritório em Mountain View (CA), a hello foi lançada em inglês no mês de junho de 2016, e no mês seguinte em português e francês. O download é gratuito na App Store e Google Play e está disponível a partir do iOS 8 e a partir do KitKat para Android.

Fonte: Goytacaz Comunicação

sexta-feira, 26 de maio de 2017

I SEMINÁRIO DE CRIMINOLOGIA CRÍTICA DO TAPAJÓS: A ONDA DO ENCARCERAMENTO EM MASSA

Amanhã sábado dia 27.05, aqui em Santarém, o I SEMINÁRIO DE CRIMINOLOGIA CRÍTICA DO TAPAJÓS: A ONDA DO ENCARCERAMENTO EM MASSA, realizado pelo IPOG, com grandes parceiros, um deles o Dr. José Adaumir Arruda da Silva mestre em Direito pela UFPA, Defensor Público do Estado do Pará, Presidente do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária do Pará, sendo que com um vasto conhecimento e currículo impecávelo evento iniciará a partir das 8hs da manhã de sábado no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.







Por: André Oliveira - OAB Santarém

HOJE TEM VACINAÇÃO NA OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Delegacia Regional da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará – CAA-PA, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta, 26, a sua segunda Campanha de Vacinação deste ano, que ocorrerá na sede da Subseção de Santarém, na Avenida Presidente Vargas nº 2948, Fátima.
Denominada de “Dia D da Vacinação”, a campanha preventiva de saúde da OAB-PA / CAA-PA / PMS garante aos Advogados, seus familiares e à população residente no bairro, vacinas contra Febre Amarela, Hepatite B, Gripe, Tétano e Difteria. Também serão expedidas Carteiras de Vacinação e Cartão do SUS, durante o período de atendimento que ocorrerá de 9h00 às 17h00.
Venha e traga sua familia!!!


Notícias da OAB – Ed. 1147


OAB-PA/SANTARÉM COMPLETA 38 ANOS – A Advocacia santarena e regional comemorou na segunda, 22, os 38 anos de criação da Subseção de Santarém, ocorrida no dia 22 de maio de 1979. A instalação e eleição da primeira diretoria ocorreram no dia 07 de dezembro do mesmo ano. É a mais antiga e maior Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil no interior da Amazônia. Instituição de vanguarda, a Subseção de Santarém é a voz constitucional da sociedade santarena e regional, atuando permanente e intransigentemente na defesa da Advocacia, das prerrogativas profissionais e por uma Educação Jurídica superior de qualidade e continuada.

Conforme o presidente da Subseção de Santarém, Ubirajara Bentes de Souza Filho, que está no exercício do seu segundo mandato (eleito em 2012 e reeleito em 2015), “Hoje, conta com aproximadamente 1480 Advogadas e Advogados ativos, regularmente inscritos, no âmbito de sua jurisdição, que abrange os municípios de Santarém, Alenquer, Belterra, Curuá, Mojuí dos Campos e Rurópolis”. Afirma Ubirajara Bentes, que “o Conselho Subsecional é composto de 23 membros, sendo 5 diretores, 9 conselheiros titulares e 9 conselheiros suplentes e a atual gestão da OAB Forte e Independente, tem, ainda, como mandatários a vice-presidente Maria Marlene Escher Furtado (licenciada para cursar Doutorado), Célio Figueira da Silva, vice-presidente em exercício, Milena Patrícia de Andrade, secretária-geral, Edivaldo Feitosa Medeiros, secretário-geral adjunto e corregedor, e Maria da Conceição Cosmo Soares, diretora tesoureira”. 

“A OAB Santarém possui 18 Comissões permanentes com ampla atuação na sociedade e disponibiliza 8 salas de apoio para os advogados brasileiros nas comarcas de Santarém e de Alenquer e, no próximo mês de agosto, inauguraremos mais 2 salas, uma no fórum da comarca de Rurópolis e a outra na sede da Vara do Juizado Cível de Santarém”, finalizou.


SAÚDE PREVENTIVA – CAMPANHA DE VACINAÇÃO – A Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Delegacia Regional da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará – CAA-PA, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizam nesta sexta, 26, a sua segunda Campanha de Vacinação, na sede da Subseção de Santarém, na Avenida Presidente Vargas nº 2948, Fátima. Denominada de “Dia D da Vacinação”, a campanha preventiva de saúde garante aos Advogados, seus familiares e à população residente no bairro, vacinas contra Febre Amarela, Hepatite B, Gripe, Tétano e Difteria. Também serão expedidas Carteiras de Vacinação e Cartão do SUS, durante o período de atendimento que ocorrerá de 9h00 às 17h00.


AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO E COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB subseção de Santarém, participou de forma simbólica das ações de conscientização, prevenção e combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, promovidas pela Delegacia de Atendimento a Crianças e Adolescentes de Santarém, pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, e pela Pastoral do Menor.
Foram realizadas ações como blitz educativa, rodas de conversa sobre família acolhedora, trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes, que tiveram o objetivo de mobilizar a sociedade santarena e convocá-la para o engajamento no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. Na ocasião, participaram dos eventos representando a OAB Subseção de Santarém, Jakelyne Costa, presidente da comissão, Veridiana Veridiana Nogueira de Aguiar, Joubert Lucas Cristyan Farias Lira e Tâmara T. Araujo, membro.


II SEMINÁRIO MUNICIPAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DE ALENQUER – A OAB-PA Subseção de Santarém, representada pela Conselheira Subsecional Milena Andrade, secretária-geral em exercício, participou na manha de hoje (17) do II Seminário Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no município de Alenquer, cuja programação faz parte das atividades alusivas ao dia 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”.
Milena Andrade, como membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Subseção de Santarém, palestrou sobre a motivação da escolha da data, que nasceu de uma triste história de violação de direitos e violência contra uma criança de oito anos e a importância de políticas públicas voltadas ao envolvimento da sociedade e escola em um processo de culturalização de paz e proteção ampliada às crianças e adolescentes, bem como sobre a importância de trazer os adolescentes para esse debate de forma mais ativa, exercendo verdadeiramente a legitimidade de seus direitos. O evento foi organizado pelas secretarias de Assistência Social e de Educação do município, à frente a Advogada Dienne Bentes, que também é representante da Subseção de Santarém na comarca de Alenquer e membro da Comissão de Defesa das Prerrogativas, e a Delegada adjunta da CAA-PA, em Alenquer, Marines Cattani Monte. Estiveram presentes, ainda, como representantes da Rede de Proteção do Poder Público de Alenquer, Maria Dulceclei e Aramis Brito, que palestraram sobre o trabalho desenvolvido pelo Creas e as consequências do abuso quando sofrido na infância e adolescência; e o Conselho Tutelar local, que explanou sobre as atribuições do órgão.


OAB SANTARÉM DEFENDE IMPEACHMENT NAS RUAS – A corrupção é sem dúvida a chaga de maior gravidade em nosso país. Capaz de sugar os recursos fundamentais para que tenhamos o devido acesso à saúde, educação, segurança, justiça e desenvolvimento social e está atenta e atuante na defesa da democracia, da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito e no combate a corrupção.
Em vista disso, manifestando integral apoio à decisão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e à posição do presidente da OAB-PA, Alberto Campos, a Subseção de Santarém participou do ato de protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária, manifestando-se contra a corrupção e a favor do impeachment do presidente Michael Temer, ocorrido na quarta, 24. Para Ubirajara Bentes Filho, “A OAB e sua história estão acima de nossas histórias pessoais, entende que está fazendo a coisa certa, em prol de um país diferente”. Ressaltou o presidente da OAB Santarém, “A participação da Subseção no movimento desta quarta não tem atrelamentos a partidos políticos ou entidades civis, lutamos pela democracia, pelo Estado Democrático de Direito, pelo respeito à soberania popular e contra a corrupção!”


OAB PEDE O IMPEACHMENT DE MICHEL TEMER – Com o voto favorável da OAB-PA, liderado pelo presidente Alberto Campos, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu pedir abertura de processo de impeachment contra o presidente da República, Michel Temer, por crime de responsabilidade. Foram 25 votos a favor e apenas uma divergência (OAB-AP) e uma ausência (OAB-AC). O presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, registrou que este era um momento de tristeza para a OAB. “Estamos a pedir o impeachment de mais um presidente da República, o segundo em uma gestão de 1 ano e 4 meses. Tenho honra e orgulho de estar nessa entidade e ver a OAB cumprindo seu papel, mesmo que com tristeza, porque atuamos em defesa do cidadão, pelo cidadão e em respeito ao cidadão. Esta é a OAB que tem sua história confundida com a democracia brasileira e mais uma vez cumprimos nosso papel institucional de defesa do povo brasileiro”, afirmou. Para Alberto Campos, “Depois de oito horas de intensos debates o Conselho Federal da OAB por expressiva maioria (25 a 1) aprovou o pedido de impedimento do presidente Michel Temer. Ele (presidente) cometeu crime de responsabilidade. Vamos em frente , somos reféns das nossas escolhas”.


OAB PEDE O IMPEACHMENT DE MICHEL TEMER II – Segundo Ubirajara Bentes Filho, “Semelhante à crise ocorrida no governo Dilma, a atual crise brasileira não tem precedentes, por isso, como presidente da Subseção de Santarém, apoiamos o líder da Advocacia paraense, presidente Alberto Antônio Campos, que se posicionou na reunião do Conselho Federal da OAB pelo impeachment de Michel Temer e a convocação imediata de Eleições Livres e Diretas para o próximo presidente da República Federativa do Brasil!”. “Chega de podridão”, finalizou Ubirajara. O Advogado Libânio Lopes afirmou que: “A posição da OAB Subseção de Santarém, está em plena consonância com os princípios constitucionais. Infelizmente O Congresso Nacional traiu a vontade popular, suas ações e votos não representam mais a vontade do povo, portanto urge a necessidade de se fazer uma emenda para o cabal cumprimento da Constituição Federal, ninguém mais competente e legítimo que o povo para escolher o futuro da Nação. Do parágrafo único do art. 1º da Constituição emana a seguinte ordem: todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”


OAB PEDE O IMPEACHMENT DE MICHEL TEMER III – Entenda a situação: para a Comissão da OAB que analisou questão da delação da JBS, o presidente da República infringiu a Constituição da República (art. 85) e a Lei do Servidor Público (Lei 8.112/1990) ao não informar à autoridade competente o cometimento de ilícitos. Joesley Batista informou ao presidente que teria corrompido três funcionários públicos: um juiz, um juiz substituto e um procurador da República. Michel Temer, então, ocorreu em omissão de seu dever legal de agir a partir do conhecimento de prática delituosa, no caso, o crime de peculato (Código Penal, art. 312). “Se comprovadas as condutas, houve delito funcional em seu mais elevado patamar político-institucional. Há dever legal de agir em função do cargo. Basta a abstenção. São crimes de mera conduta, independentemente de resultado”, afirmou Pansieri. “O que fizemos hoje foi tentar romper com o que a percepção do ‘assim é que sempre foi’ e elaboramos esse parecer. OAB e a história da entidade está acima de nossas histórias pessoais. Viemos aqui para fazer a coisa certa, em prol de um país diferente.”

OAB PEDE O IMPEACHMENT DE MICHEL TEMER IV – A Lei do Servidor Público prevê em seu art. 116 é dever levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração. O presidente da República também teria procedido de maneira incompatível com o decoro exigido do cargo, condição previstas tanto na Constituição da República quanto na Lei do Impeachment (Lei 1.079/1950), por ter se encontrado com diretor de uma empresa investigada em 5 inquéritos. O encontro ocorreu em horário pouco estranho, às 22h45, fora de protocolo habitual, tanto pelo horário quanto pela forma, pois não há registros formais do encontro na agenda do presidente. Na conversa entre Temer e Joesley se verifica esforço aparente em se buscar nome favorável aos interesses da companhia para atuar como presidente do Cade e por favorecimento junto ao ministro da Fazenda. Isso também seria falta de decoro por interceder em interesses de particulares, os favorecendo em detrimento do interesse público.
O relator Flávio Pansieri traçou um histórico do instituto do impeachment na ordem jurídica brasileira e lembrou que a OAB foi instada a atuar em outros momentos da história, como com os ex-presidentes Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva. Também explicou que as crises vivenciadas no sistema presidencialista, como o brasileiro, são mais graves e aguda e é assim que se encontra o Brasil.

OAB RECEBE ACADÊMICOS DE DIREITO – No dia dos festejos de Santo Ivo, padroeiro dos Advogados e dia dos Estudantes de Direito, a Subseção de Santarém da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu a visita técnica de Acadêmicos de Direito das Faculdades Intergradas do Tapajós – Faculdade UNAMA. Os acadêmicos, que estavam acompanhados da Advogada e Professora Raquel Flórida Riker, foram recepcionados pelo Conselheiro Célio Figueira da Silva, vice-presidente da OAB-PA Santarém, em exercício, que fez uma explanação da história da Ordem santarena no Oeste do Pará, instalada há 38 anos, sendo a mais antiga e maior Subseção do interior da Amazônia. Em seguida, Célio Figueira levou os estudantes para conhecerem toda a estrutura da OAB-PA Santarém, como o laboratório do Centro de Inclusão Digital (CID), O setor administrativo e a Delegacia Regional da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará. A visita técnica à OAB está incluída no currículo dos acadêmicos de Direito.

Fonte: OAB Subseção de Santarém

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Dois ministérios são incendiados em Brasília; governo evacua todos os prédios da Esplanada

Todos os prédios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, estão sendo evacuados na tarde desta quarta-feira (24) após os ministérios da Agricultura e da Fazenda sofrerem um incêndio do lado externo. Os funcionários dos ministérios estão estão sendo retirados dos prédios pelas saídas dos fundos. Para evitar que manifestantes se aproximem do Congresso Nacional, a Polícia Militar do DF faz uso de bombas de gás lacrimogêneo.
Um manifestante foi ferido gravemente e perdeu parte da mão, segundo apurou reportagem do UOL. Outro manifestante foi ferido a bala. Segundo informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF, cerca de 35 mil manifestantes estão, neste momento, na Esplanada. Parte deles tentou invadir o perímetro de segurança restrito próximo ao Palácio da Justiça, mas foi contido pela PM.
A confusão começou quando os manifestantes tentaram furar uma barreira feita pela polícia para se aproximar do Congresso. A todo momento, grupos de policiais tentam dispersar manifestantes, que estão espalhados pela Esplanada dos Ministérios. Vários atiram pedaços de pau e pedras em direção aos policiais, enquanto os trios elétricos das centrais sindicais estão praticamente no meio do fogo cruzado.
Enquanto isso, do lado de dentro do Congresso, deputados de oposição ao governo federal ocuparam a Mesa Diretora da Câmara em protesto contra o presidente Michel Temer (PMDB) e pediram o encerramento dos trabalhos na Casa. Vice-presidente da Câmara, André Fufuca (PP-MA), suspendeu a sessão por dez minutos depois de uma confusão.
A Marcha das Centrais Sindicais, como está sendo chamado o ato, protesta contra as reformas propostas pelo governo federal e pede a renúncia do presidente Michel Temer. Os manifestantes se reuniram pela manhã em frente ao estádio Mané Garrincha e depois seguiram em caminhada até o Congresso passando pela Esplanada dos Ministérios.
Mais cedo, um grupo pequeno de pessoas com rostos cobertos provocam os policiais, jogando garrafas de água e pedaços de madeira contra os agentes e tentando furar a barreira colocada na avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso.
Em reação, policiais militares a cavalo lançaram bombas e atiraram balas de borracha em direção aos manifestantes no gramado da Esplanada. Forças de segurança fizeram outras barreiras nas pistas da Esplanada, também lançando bombas de gás contra manifestantes.
Lideranças do movimento pediam calma, orientam todos a não provocar a polícia e gritam “sem violência”.
De cima dos trios elétricos, lideranças continuavam discursando. “Não são essas bombinhas que jogam em nós que vão tirar o brio dos trabalhadores do Brasil”, disse uma delas.
As forças de segurança tentaram manter os manifestantes na mesma linha dos trios elétricos, estacionados a cerca de 300 metros do Congresso.
Mais cedo, também houve uma pequena confusão entre policiais e manifestantes que não queriam passar pela revista.
A avenida das Bandeiras é o limite para a chegada dos manifestantes. A Secretaria de Segurança e da Paz do Distrito Federal informou que os participantes do protesto não poderão chegar até a praça dos Três Poderes.
Mais cedo, a estimativa da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal é que cerca de 25 mil pessoas participavam da marcha. Brasília recebeu 500 ônibus com caravanas de outros Estados que vieram à capital para o protesto.
Durante a marcha, líderes sindicais anunciaram no carro de som que nenhum mascarado ia entrar no movimento. “Estamos de olho”, anunciaram e pediam que quem estiver com o rosto coberto que tirasse a máscara.
Parlamentares de partidos da oposição se juntaram à marcha por volta de 13h e subiram em um dos carros de som que cruzava a Esplanada dos Ministérios, mas disseram que só iam discursar quando estiverem na frente do Congresso Nacional.
Entre eles, estão os senadores Lindbergh Farias (RJ), Paulo Rocha (PA) e Gleisi Hoffman (PR), todos do PT, e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
Fonte: UOL

Pesquisadores do CNPEM criam nanoantibiótico contra bactérias resistentes

Testes preliminares demonstraram eficiência em enfrentar formas resistentes da bactéria Escherichia coli.

A proliferação de bactérias cada vez mais agressivas e resistentes a antibióticos é uma preocupação crescente dos sistemas de saúde em todo o mundo. Até agora, não há uma solução estabelecida para esse problema.

No início deste mês, um artigo, publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, apresenta a receita para a produção de um nanoantibiótico, com tecnologia para combater bactérias resistentes - similares às superbactérias encontradas em hospitais. Desenvolvido no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), o nanoantibiótico mostrou-se atóxico para as células sadias, um dos gargalos do desenvolvimento de nanopartículas aplicadas à saúde. 

Os pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) criaram um método que combina minúsculas partículas de prata, recobertas com sílica e com moléculas de antibiótico para tentar vencer a crescente resistência das bactérias aos medicamentos convencionais.

“Nanomateriais têm sido utilizados como agentes antimicrobianos devido às suas propriedades físicas e químicas únicas. A grande vantagem das nanopartículas é a capacidade de serem seletivas às bactérias (levando uma grande dose do princípio ativo e, sendo assim, muito efetivas) sem afetar as células humanas”, explica o pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), um dos responsáveis pelo desenvolvimento do nanoantibiótico, Mateus Borba Cardoso.

Em testes preliminares de laboratório, a abordagem mostrou bom potencial para enfrentar formas resistentes da bactéria Escherichia coli, que em grandes quantidades pode causar infecção intestinal e urinária.

As soluções adotadas pelos pesquisadores do CNPEM para produzir essa nanopartícula com função antibiótica e com baixa toxidade podem ser estratégicas para o desenvolvimento de novas terapias, não só contra bactérias, mas também contra vírus e tumores.  

O trabalho teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, compreende quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro de quarta geração, dedicado à análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Fonte: Medialink Comunicação

OAB protocola nesta quinta 14º pedido de impeachment de Michel Temer


goo.gl/dwCwHv | O presidente da OAB, Claudio Lamachia, protocola pessoalmente na Câmara nesta quinta-feira pedido de impeachment do presidente Michel Temer. A ideia era levar o documento ainda nesta quarta, mas avaliou-se que o ato poderia ser confundido com as manifestações de centrais sindicais em Brasília que pedem o “Fora Temer”.

Somente nesta semana, 13 pedidos de impeachment contra Temer foram apresentados na Câmara. O 14º será o da OAB. Todos têm como base a delação de Joesley Batista. Outros quatro tramitam na Casa desde a posse dele relacionados a outros temas.

Caberá ao presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), deliberar a respeito. Se ele considerar que não estão de acordo com a Constituição, os pedidos não seguem para análise da Câmara.

O presidente Temer foi acusado em delação de Joesley Batista de receber propina do empresário. O STF instaurou inquérito para investigar o peemedebista.

Maia acumula as funções de presidente da Câmara e vice-presidente da República. Se Temer for afastado é ele quem assume a presidência ao menos enquanto não é escolhido um presidente interino via eleição indireta. O nome do democrata é cotado para substituir Temer em definitivo.

Por Andreza Matais

Fonte: Estadão