segunda-feira, 11 de julho de 2016

Universidade das Startups abre inscrições para segunda etapa


O projeto gratuito do Centro Europeu é uma parceria com o Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade, e visa estimular ideias inovadoras


CURITIBA, 11/07/2016 – De olho em um segmento em franca expansão no Brasil, o Centro Europeu, instituição que atua há quase 25 anos na área da educação, lançou no primeiro semestre a Universidade das Startups - UniStart, um núcleo gratuito de empreendedorismo inovador de alto impacto, constituído por um programa de aceleração que pretende ajudar empresas com negócios inovadores a crescerem mais rápido, no menor tempo, e com o maior lucro possível. Agora, a UniStart, com sede em Curitiba (PR), está com inscrições aberta para a sua segunda etapa, voltada para grupos de até quatro pessoas que já possuem uma ideia de negócio e querem incubá-la.

Desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP), a UniStart oferece um ambiente com uma atmosfera de inovação e estrutura física completa, proporcionando várias atividades estimulantes para o desenvolvimento de novas ideias e de networking. “A Universidade das Startups foi desenvolvida para pessoas que querem gerar e aprimorar ideias, com o objetivo de criar empreendimentos de alto impacto. Aqui os empreendedores participam das mais modernas práticas de inovação, além de atuarem em equipes com espírito colaborativo, integrador e com visão sistêmica, características fundamentais para as empresas do novo milênio”, explica Ronaldo Cavalheri, Diretor Geral do Centro Europeu.

A metodologia da UniStart foi desenvolvida em parceria com consultores/facilitadores do IBQP, baseada em experiências do mundo empresarial internacional. O método inclui abordagens que são referências internacionais, como a da Oxford Leadership Academy, Teoria U, World Café, Andragogia, Design Thinking, Lean Startup e Investigação Apreciativa. O programa da universidade, totalmente gratuito, é dividido em três etapas: Geração de Ideias, Incubação e Aceleração.

Na primeira etapa, que aconteceu entre os meses de maio e junho, 54 pessoas participaram de atividades que estimularam a geração de ideias, trabalhando o autoconhecimento, alinhando os propósitos de cada negócio, mapeando o ecossistema de atuação em cada área, traçando caminhos para a geração de negócios sustentáveis e discutindo caminhos para comunicar e distribuir uma solução de forma de forma efetiva e escalável.

Agora, na segunda etapa, serão trabalhadas ferramentas que ajudam na geração de soluções inovadoras para problemas complexos, como o Design Thinking, para explorar a criatividade centrada no ser humano; o Lean Startup, processo que testa a proposta de valor e suas premissas para aprimorar as oportunidades da diversidade; o método Canvas, que ajuda na modelagem do negócio; e o tradicional Picth, que traz conceitos de como vender ideias.

“Para participar da segunda etapa da UniStart, os futuros empreendedores devem fazer uma breve explicação sobre o que pretendem desenvolver, qual o público alvo/mercado que pretendem atingir, qual a oportunidade observada, como vão solucionar um problema e com qual diferencial, além de identificar possíveis concorrentes e alternativas a essa solução”, completa Ronaldo Cavalheri.

As inscrições para a UniStart são gratuitas e podem ser feitas até a próxima quinta-feira, dia 14 de julho, por meio do site www.centroeuropeu.com.br. O projeto conta com o apoio do Google Business Group (GBG), do Microsoft Inovation Center (MIC) e do SmartCity Business America. A segunda etapa da UniStart terá duração de dois meses, com encontros semanais às quartas, das 19h às 21h30. Mais informações pelo telefone (41) 3222-6669.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
P+G Comunicação Integrada
Eduardo Betinardi
Fone: (41) 8838-8686            
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores