Breaking News

Os danos na pele causados pelo inverno e como recuperar a maciez e suavidade em apenas 4 passos

PELE RESSECADA
A pele em geral costuma ficar mais ressacada quando o inverno chega. Isso acontece porque a umidade relativa do ar cai bastante e, junto com o frio, traz esse problema. A dermatologista Paula Periquito acrescenta. “É muito comum, mesmo pessoas de pele oleosa terem que adaptar os tratamentos dermatológicos neste período do ano”.

DOENÇAS
Nessa época do ano algumas doenças podem piorar ou aparecerem com mais frequência, como a dermatite seborreica, a dermatite atópica, os surtos de herpes labial e algumas doenças virais. “São todas doenças agravadas pelo ressecamento e redução da camada lipídica de proteção da pele”, afirma.

O QUE FAZER?
"É importantíssimo reavaliar os tratamentos dermatológicos. Muitas pessoas precisam introduzir mais hidratantes ao arsenal diário ou reduzir os produtos secativos”, destaca Paula. Segundo a especialista, é comum pessoas apresentarem acne e pele ressecada ao mesmo tempo, principalmente pelo uso inadequado de produtos dermatológicos, como sabonetes e loções secativas.

CUIDADOS COM A PELE
Por isso, os cuidados com a pele nessa época devem ser ainda mais intensos. Tudo para manter a região macia e saudável em qualquer época do ano. Confira agora 4 dicas bem simples que vão ajudar.

1 - EVITE BANHO TODA HORA
O banho quente nos dias frios só piora a condição de ressacamento da pele. A dermatologista aconselha tomar poucos banhos durante o inverno. “Evitar muitos banhos ao dia. O ideal é apenas um banho caprichado. Caso seja necessário outro banho, usar sabonetes apenas para as partes íntimas, axilas e pés”, recomenda.

2 - PREFIRA SABONETES HIDRATANTES
Uma dica é evitar os sabonetes muito detergentes ou os que contêm componentes bactericidas. "Apesar da promessa de proteção, na realidade, eles acabam matando nossa flora de proteção natural, aumentando a chance de infecção por bactérias super resistentes, vírus e fungos e danificam a barreira de proteção cutânea”, explica. Então, substitua o sabonete comum por um que possua agentes hidratantes.

3 - NÃO ECONOMIZE NA HIDRATAÇÃO
O hidratante é item essencial para reverter os danos causados pelo inverno. A hidratação precisa ser prioridade na sua rotina de beleza. Como explicado, vai além de uma questão estética e passa a ser um problema de saúde caso você não tome os devidos cuidados. “Manter a barreira de proteção lipídica da pele é importantíssimo para a saúde, pois previne infecções virais como herpes, e bacterianas, como o impetigo”, finaliza.

4 - MELHOR MOMENTO PARA A HIDRATAÇÃO
Ao usar o hidratante, dê preferência para aplicá-lo durante ou após o banho. Entretanto, os hidratantes próprios para o momento do banho têm as vantagens de serem práticos e economizar tempo no seu dia com essa hidratação corporal já embaixo do chuveiro, não necessitando reaplicar outro tipo de hidratação após o banho.

TEMPO PRECIOSO
O despertador toca e você já sabe que terá um longo dia pela frente. A correria e afazares diários, muitas vezes, acabam deixando de lado uma etapa muito importante: cuidados com a pele. Mas está na hora de mudar esse quadro!

VOCÊ SÓ TEM A GANHAR
A dermatologista Ericka Aguiar explica os benefícios. "Através desses cuidados diários é possível manter a pele saudável e mais jovem, mantendo-a livre de danos que possam agredi-la". As preocupações vão além da estética. Várias doenças dermatológicas estão relacionadas com a falta de limpeza adequada da pele.

HIDRATAÇÃO RÁPIDA E EFICAZ
A falta de tempo não pode ser justificativa para não cuidar da sua pele. Pensando nisso, Ericka sugere um ritual rápido de três minutinhos que você pode fazer todos os dias e, dessa forma, recuperar os danos .

3 MINUTOS MILAGROSOS
"Usar sabonete específico para a higiene da pele, seguido da aplicação de um tônico e depois passar um creme que tenha ação rejuvenescedora contendo ácidos ou antioxidantes prescritos pelo dermatologista", explica.

COTOVELOS, JOELHOS E PÉS
Algumas partes do corpo necessitam de hidratação extra por serem naturalmente mais ásperas, como os joelhos, cotovelos e pés. Mas isso não será um problema. "Aplique hidratantes após o banho nessas regiões diariamente. Outra dica é o uso de óleos no fim do banho", recomenda a dermatologista.

MELHOR MOMENTO PARA A HIDRATAÇÃO
A profissional recomenda que o melhor momento de se dedicar a esses cuidados é durante a noite. "Assim é possível utilizar substâncias mais fortes como ácidos ou clareadores já que a pele não estará exposta ao sol, sem prejudicar o tratamento", afirma Ericka.

SEM DESCULPA
E o cansaço não será um problema, já que esse ritual dura apenas alguns minutinhos e os benefícios vão permanecer por muito mais tempo. Sinta-se bem com seu corpo sem prejudicar seu tempo e seus compromissos diários.

RESULTADOS
Super simples, não é? Mas lembre-se de fazer disso um hábito. Praticando esse instante de beleza todos os dias, você, certamente, notará os resultados: uma pele muito mais macia, hidratada e sempre cheirosa.

Fonte: Nivea

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço