segunda-feira, 11 de julho de 2016

deTAGtive logistics garante transparência no setor logístico


 2016.07.11
 
 
deTAGtive logistics garante transparência no setor logístico
 
 
  • A ZF Services apresenta solução inovadora de conectividade.
  • deTAGtive logistics, do Openmatics, assegura eficiência no monitoramento de cargas.
  • Parceria com a Microsoft na tecnologia em nuvem. 
 
   
 
Uma logística moderna e eficiente precisa atender a requisitos cada vez mais exigentes, o que requer integração na programação dos transportes e controle das mercadorias. Com o “deTAGtive logistics”, o Openmatics, especialista em conectividade da ZF Services, lança uma plataforma de dados para aperfeiçoar o controle e a documentação de mercadorias. A novidade será apresentada no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover 2016 (IAA), que será realizado na Alemanha, em setembro.
A conectividade também impulsiona o setor logístico. O Openmatics já proporciona maior transparência no gerenciamento de frotas ao evitar a circulação de caminhões vazios, ao considerar períodos de condução do veículo e descanso do motorista e ao planejar a rota e monitoramento do consumo de combustível. Com o “deTAGtive logistics”, a ZF Services amplia essa plataforma versátil incluindo diversas novas funções.
Documentação e monitoramento de transporte frágil
Até agora, os responsáveis pela programação do transporte das mercadorias tinham acesso, a qualquer momento, ao status dos veículos, mas não aos dados das mercadorias transportadas. Com o “deTAGtive logistics” do Openmatics, a ZF Services possibilita o controle perfeito da carga valiosa. O software de uso amigável documenta todos os detalhes dos transportes frágeis como, por exemplo, se a faixa de temperatura prescrita foi mantida ou se vibrações danificaram os produtos carregados.
Detetives eficientes com longa vida útil
O elemento principal da tecnologia interativa é formado por poderosos especialistas em monitoramento: as etiquetas “deTAGtive”. A tecnologia inteligente Bluetooth Smart facilita a instalação dos sensores movidos a bateria, menores que um cartão de visita, em qualquer lugar – sem necessidade de conectar fios. Fixadas em embalagens, paletes ou contêineres, as etiquetas permanecem em uso por um prazo de até cinco anos, antes de serem recicladas pelo Openmatics.
Existem três etiquetas diferentes à disposição: a variante básica TAG 1 contém informações sobre a localização e identificação – o que viabiliza rastrear o trajeto completo de um palete com visualização em um mapa. A TAG 2 inclui adicionalmente dados sobre aceleração, impactos, temperatura e incidência de luz; e a TAG 3 também mede a umidade do ar. Dependendo da carga, os sensores podem ser configurados individualmente. Há inclusive a opção de desenvolver sensores para clientes específicos – para fazer medições da pressão do ar ou de campos magnéticos.
Com a tecnologia Bluetooth Smart, as etiquetas têm um alcance de até 30 metros – o que é suficiente até mesmo para os novos megacaminhões de 25 metros. Sem contar que, além do hardware de telemática ou do localizador fixo de etiquetas do Openmatics, as tags são capazes de se comunicar com smartphones ou tablets.
A base tecnológica do aplicativo inovador é a plataforma de computação em nuvem Azure, da Microsoft, composta por três componentes: o Microsoft Azure IoT Hub gerencia a conectividade das tags com Bluetooth; o Microsoft Azure SQL Datawarehouse armazena os dados recebidos; e o Microsoft Azure Stream Analytics fica com o processamento e análise das informações. Os resultados podem ser visualizados com aplicativos na internet.
Manuseio intuitivo graças ao aplicativo amigável
Para ter acesso às funções, o usuário precisa apenas baixar o aplicativo gratuito no Google Play ou na Apple Store. O programa permite configurar perfis de medições e eventos predefinidos ou determinar valores-limite, possibilitando checar os dados das etiquetas fixadas nas mercadorias ou enviar avisos de alarme durante o transporte, caso algum valor seja excedido. O alarme em tempo real permite fazer intervenções antes que haja quaisquer perdas ou danos na mercadoria. Além disso, a equipe logística pode gerenciar as tags e os localizadores de tags em tempo real por meio de um aplicativo na internet, sem sair de seu local de trabalho, mantendo os responsáveis pela programação das remessas sempre informados sobre os fretes.
Maior transparência gera economia de tempo e custo
As vantagens são evidentes: menos trabalho de administração e comunicação, além de economia expressiva de tempo e custo por meio de processos logísticos transparentes. As interfaces do programa também permitem que possíveis reclamações sejam averiguadas com objetividade e integradas a outros sistemas já operantes na empresa.
Plataforma de telemática com amplas aplicações
Com o Openmatics, a ZF Services dá continuidade consistente às competências da ZF Friedrichshafen AG na área de sistemas para o mercado pós-venda e oferece soluções de conectividade, como uma plataforma telemática aberta, que pode ser instalada em veículos de todas as marcas. Entre os maiores benefícios oferecidos por essa plataforma aberta estão as opções de ampliação customizada. Aplicativos adicionais fazem com que o portfólio de serviços possa ser expandido livremente. E – como é o caso de aplicativos para smartphone – outras empresas podem criar programas próprios e oferecê-los na plataforma. 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA DOWNLOAD DA IMAGEM
Foto - 
ZF Services: Openmatics “deTAGtive logistics”

Legenda
Com o “deTAGtive logistics” do Openmatics, a ZF Services possibilita o controle perfeito da carga valiosa.

Clique no link abaixo para download dos vídeos sobre o Innovation Truck 2016

http://www.zf.com/corporate/en_de/press/list/release/release_23141.html


São Paulo, 11 de julho de 2016.
Grupo ZF – A ZF é líder mundial em sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, além de tecnologia de segurança ativa e passiva. Após a aquisição da TRW Automotive em 15 de maio de 2015, a ZF passou a operar aproximadamente 230 unidades em cerca de 40 países. A previsão é que o Grupo, que conta com aproximadamente 138.000 colaboradores, tenha atingido em 2015 um faturamento entre 29 e 30 bilhões de euros (estimativa). A ZF é um dos três maiores fornecedores mundiais da indústria automobilística.
Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com
 
 

 
 
Press contact:
MM Editorial – www.mmeditorial.com.br
Fone: 11 2941 7568
Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini – simone@mmeditorial.com.br
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores