Breaking News

Desorganização financeira de quase 6 milhões de microempreendedores impulsiona start-up mineira

São Paulo, 06 de junho de 2016 –  Um grupo de profissionais com ampla experiência em finanças, tecnologia, direito e sobretudo empreendedorismo quer promover uma revolução na forma como microemprendedores individuais (MEIs) estão organizados financeiramente. A conta.MOBI - start-up cujo planejamento chegou a ser debatido na Universidade de Stanford (EUA) por meio do Programa de Inovação e Empreendedorismo  para Empresas Mineiras de Tecnologia da Informação, com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDE) - iniciou seus serviços em Belo Horizonte, terra natal dos idealizadores empresa. Na fase atual de seu plano, a cobta.MOBI trabalha para fortalecer os MEIs com uma ferramenta operada pela internet e um aplicativo desenhado para smartphones.

DE EMPREENDEDOR
PARA EMPREENDEDOR

Por trás da conta.MOBI, voltada aos empreendedores de pequeno porte, figuram grandes nomes. A ideia da empresa surgiu em 2013 e o objetivo de facilitar a gestão de recursos e diminuir a burocracia para pequenos empreendedores individuais partiu do própio CEO da empresa, Ricardo Capucio. Ele identificou essa oportunidade após a publicação da lei que regulamenta os meios eletrônicos de pagamento.

Entre os investidores da empresa também está Rodrigo Veloso, que fundou, na Califórnia (EUA), a ONE – empresa especializada na venda de bebidas naturais, posteriormente adquirida pela PepsiCo. Eleito empreendedor do ano por leitores da revista Exame, Rodrigo também é um dos fundadores da Segurar.com, a primeira empresa a vender seguros pela internet no Brasil.

A ferramenta oferecida pela conta.MOBI permite, entre outros exemplos, o agendamento da emissão de boletos, cobranças e pagamentos de contas –  tudo automaticamente. “Trabalhamos em duas frentes. Uma delas é o produto digital completo, sem a burocracia dos bancos. A outra frente é o serviço de orientação, composto de várias etapas, incluindo orientações e informações importantes para o empreendedor que, atualmente, é carente de assistência empresarial e contábil”,  destaca o fundador e CEO da conta.MOBI, Ricardo Capucio. “Levantamento do Sebrae mostra que mais da metade dos MEIs necessita apoio na organização de suas finanças de seu negócio”, completa o executivo.

De acordo com Capucio, o desafio e o objetivo da conta.MOBI são os mesmos: profissionalizar os microempreendedores. “Tudo que fazemos visa a redução de custos, economia de tempo, aumento de produtividade e melhora significativamente nos resultados”.

Meu Sonho, por exemplo, é uma ferramenta que permite registrar, de saída, o objetivo individual de cada  empreendedor. “Pode ser a aquisição de bens, ampliação do time ou mesmo a compra de novos equipamentos ou tecnologia”, explica o CEO da conta.MOBI. Com base nas informações do contista, é possível controlar detalhadamente o investimento e economia necessários, mês a mês, visando a meta previamente definida. “A experiência nos mostra que mirar um horizonte é especialmente fundamental nos pequenos negócios, pois a própria atividade-fim acaba sendo negligenciada em meio à burocracia e desafios cotidianos do pequeno empreendedor”, esclarece Capucio.

A conta.MOBI consegue solucionar dúvidas e problemas dos microempreendedores por meio de vários canais, especialmente telefone, chats e e-mails. “A agilidade com que tratamos as questões de nossos contistas é um dos itens mais elogiados”, comemora Capucio. A empresa também oferece serviços para os profissionais que ainda não se registraram como MEI. O registro pode ser solicitado com todo o amparo da empresa.


SERVIÇOS OFERECIDOS AO CONTISTA DA conta.MOBI:

Além da assistência administrativa e contábil, exercidas gratuitamente em virtude da parceria da conta.MOBI com a Fenacon, o MEI passa a ter acesso a uma conta digital, operada pela Internet e por aplicativo para smartphones. O empenho dos empreendedores por trás dessa solução resultou no mais completo sistema do Brasil para emissão de boletos, pagamento de contas, cobranças, cartão de débito Visa e cesta de benefícios.  A ferramenta Meu Sonho, por sua vez, equaliza os objetivos do MEI frente aos recebimentos, enquanto uma solução para gestão financeira, também parte da conta, confere ao empreendedor a possibilidade de avaliar – com suporte da conta.MOBI – relatórios e históricos de operações.


HISTÓRIA DA conta.MOBI
A ideia da conta.MOBI surgiu em 2013 pelo seu CEO, Ricardo Capucio. Em 2015 foi lançado um projeto piloto e desde então já são milhares de usuários cadastrados. O que move a empresa é a certeza de que o fortalecimento efetivo da economia como um todo passa necessariamente pela valorização, regularização e inclusão do micro e pequeno empresário. O Brasil tem hoje cerca de 6 milhões de MEIs e, para cada 10 pessoas que perdem o emprego, 3 buscam o microempreendedorismo individual. Números capazes de revolucionar o cenário econômico do país, mudar a cultura do empreendimento no Brasil e criar novas formas de negócio e relações comerciais.


Conta.MOBI NAS REDES
Youtube: http://bit.ly/1RNUTdv
Twitter: @conta_mobi

Instagram: @contamobi

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço