Breaking News

Como excluir arquivos, diretórios e sub-diretórios no prompt do Windows


Muitas vezes precisamos excluir todos osarquivos com seus sub-diretórios e afins de um diretório do sistema.
Isto é bem útil para quando precisamos excluir arquivos Temporários ouTemporários da Internet.
Para quem não sabe, tudo que abrimos (praticamente tudo) é aberto um arquivo secundário para trabalhar como “temporário”. Exemplo, ao abrir o arquivo “documento1.docx” do MS Word, o próprio Word cria um novo arquivo na mesma pasta chamado “~documento1.docx” ou algo parecido, dependendo da versão, e este é um arquivo temporário.
Para que ele existe ? Basicamente para não encher sua memória RAM com o que você está digitando e guardar sempre uma cópia. Enquanto você não salvar o documento, ele será gravado tudo em seu temporário.
O mesmo acontece com a Internet. Quando abrimos o www.uol.com.br por exemplo, ele armazena as imagens e páginas em um local chamado “Temporários da Internet” que facilita e deixa mais rápida sua próxima navegação, não tendo que baixar novamente todo o conteúdo.
Mas o artigo aqui é sobre excluir diretórios e tudo o que estiver dentro dele, então vamos lá.
Abra seu prompt de comando (Iniciar, executar cmd)
Vá até o local que você deseja excluir, por exemplo c:\Windows
E digite
RMDIR TEMP /S /Q
Com este comando você excluirá a pasta (ou diretório) TEMP e todos os arquivos ou sub-diretórios que existirem dentro dela.
Não preciso nem dizer que você tem que tomar muito cuidado ao utilizar este comando, pois uma pasta errada e você estraga todo seu computador…
RMDIR significa REMOVE DIRECTORY, ou seja, remover diretório e as opções /S /Q são para apagar os sub-diretórios em modo silencioso (quiet mode)
Aproveito para quem não souber, o comando para criar diretórios é MKDIR (make directory) e você pode utilizar somente com o nome a ser criado na frente, ex: MKDIR teste , e este criará o diretório teste no local em que você está.

Por: André Oliveira.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço