terça-feira, 12 de julho de 2016

As incríveis Festas de Época da República Tcheca


Viajando no tempo: A História da República Tcheca revivida no verão.

Durante o verão, as festas da Boêmia e Morávia fazem os visitantes viajarem no tempo. São reproduções que vão da época Gótica ao Renascimento e Barroco e até uma espetacular batalha épica.

As ruas da cidade medieval se enchem de malabaristas e de valentes cavaleiros e suas belas donzelas. No ar, o cheiro da fumaça que vem do fogo com que um ferreiro forja uma espada para a próxima batalha. Andando um pouco mais, o aroma é de carne assada servida com uma espumosa cerveja. Parece que está sendo rodado um filme de época.  Mas não é. São as festas locais que acontecem nesta época do ano na República Tcheca. 2016 é o ano em que se celebra os 700 anos de nascimento de Carlos IV, monarca ao qual se deve o crescimento sem precedentes das terras tchecas. A ele também se deve, em Praga, alguns dos mais importantes monumentos históricos como a Ponte Carlos e o Castelo de Praga. E a importância de Carlos IV também se estende a outras cidades da Boêmia e Morávia. Assim, muitas festas são dedicadas a ele.

Julho

Festa na Cidade de Holašovice: é como estar na casa da vovó 
Mais de 200 artistas populares  e artesãos estarão no final de julho em  Holašovice na Boêmia do Sul para participar das  Festas rústicas (22-24 de julho de 2016). A ampla praça desta Cidade barroca que está na  lista da UNESCO ficará repleta de  escultores, artesãos em  madeira, ferreiros, cuteleiros,  oleiros e outros artesãos. Crianças de todas as idades também podem tentar várias atividades, como amarrar os cordões ou contas para fazer impressões em bolsas e camisetas. Um pouco mais difícil será apanhar um peixe na lagoa com suas próprias mãos.

Na Casa da Vovó: Festas folclóricas em Holasovice. Foto: Frantisek Renza

Festival barroco em Olomouc
Durante quase um mês, o conto de fadas de Olomouc na Morávia Central terá  cores fortes e uma atmosfera alegre. As festas barrocas (Junho 29 -22 julho, 2016) incluem óperas barrocas, passeios temáticos na cidade e oficinas de arte para crianças. Respira-se o Barroco por toda Olomouc, por exemplo, no convento dos Jesuítas ou no centro artístico da Universidade de Palacký, onde uma única réplica de um teatro barroco será instalada. O festival barroco é um dos principais atrativos da temporada turística em Olomouc. Na cidade, destaque para a  Coluna da peste inscrita na lista da UNESCO, juntamente com Museu Arquidiocesano, o primeiro, na República Tcheca, a merecer a prestigiado selo de Patrimônio Europeu.

Agosto

Unindo-se a Carlos IV em Loket
A referência histórica da Cidade de Loket situada na Boêmia do Oeste é o Castelo medieval muito bem conservado, com torre espetacular, ameias, lacunas e uma câmara de tortura, ou seja, tudo o que um verdadeiro castelo deve ter. Este era o lugar onde Carlos IV foi mantido preso como uma criança por ordem de seu pai. Nesse Castelo ele retornava sempre para descansar  de seus deveres reais e relaxar durante as suas viagens de caça. Foi numa de suas viagens de caça que ele fundou uma famosa cidade spa perto do castelo (15 km), chamada Karlovy Vary em sua homenagem (os banhos de Carlos).

Loket está preparando para este ano festivais locais (13-14 de agosto de 2016), que vão homenagear Carlos IV.  No pátio do Castelo haverá torneios de esgrima, mercados de antiguidades e música medieval e para os turistas com sede e com fome também haverá a  taberna. Além disso, o castelo apresenta uma exposição dedicada a Carlos. Loket organiza tudo em conjunto com a cidade alemã de Lauf e estará disponível até o final do ano.

De novo Carlos IV, desta vez em Telč
As  festas históricas (19–20 de agosto de 2016) em  Telč serão comandadas pelo “nobre Zachariáš de Hradec” e  “Kateřina de Valdštejn”,  os  benfeitores que criaram esta pérola arquitetônica inspirada no Renascimento italiano, ali nas agrestes paisagens das Terras Altas.

Graças a eles, Telč conseguiu entrar na lista da  herança cultural mundial e por esse motivo ambos regressam todos os anos para as festas e para desfrutar da atuação dos malabaristas, esgrimistas, falcoeiros e muitos mais. Este ano, no entanto, as festas serão dedicadas a outro personagem importante, Carlos IV que no século XIV pagou as dívidas da cidade de   Telč e lhe concedeu direitos importantes  para que pudesse continuar seu desenvolvimento. Não longe da cidade também há outros monumentos da Unesco que vale a pena visitar. Ao sul, a cidade de Třebíč tem uma  basílica  única e um bairro judeu , a noroeste fica Žďár nad Sázavou, local de peregrinação mística.

Telc, a cidade cercada de lagos. Foto: Ladislav Renner

Celebração pela vitória sobre as tropas inimigas em Brno
Todos os anos, Brno, a metrópole da Morávia recorda o dia mais importante de sua história. Em 15 de agosto de 1645 terminou o cerco da cidade pelas tropas suecas. A atmosfera de batalha volta a Brno, claro que só simbolicamente.  No Dia de Brno (12-14 agosto 2016) a cidade vai ver tropas históricas marchando pelas ruas e ao pé da montanha de Kraví serão representadas cenas de batalha com 250 participantes e salvas de artilharia. Com este evento a cidade presta homenagem a um pequeno grupo de bravos defensores que, apesar da supremacia sueca, conseguiu resistir e impediu Brno de ser conquistada. A guarnição do castelo Špilberk também estará aberta ao público.

Relações com a imprensa
Mariuccia Ancona Lopez
F: (11) 3256-7012

CCCR — CzechTourism é uma agência
governamental, ligada ao Ministério do
Desenvolvimento Regional tcheco.
Sua função é promover a República
Tcheca com destino turístico.
Mais informações estão disponíveis
em czechtourism.com-

Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores