quinta-feira, 30 de junho de 2016

'Casarão da Bacuri', município não tem condições financeiras de arcar com tombamento

O parecer jurídico foi concluído e será entregue ao Ministério Publico Estadual até a data limite, 30 de junho.

No dia 20 de junho o Ministério Publico Estadual (MPE) encaminhou a Prefeitura de Óbidos um termo de recomendação quanto a Criação de Lei de Proteção do Patrimônio Histórico; prestação de informações, inclusive com planta sobre um possível projeto a ser construído, pelo proprietário do imóvel e quanto a possibilidade de tombamento da fachada do antigo Casarão da Bacuri ,por parte do Poder Publico Municipal. Na manhã desta quarta-feira, 29 de junho, o procurador jurídico do município, Dr Antunes Muller, concedeu entrevista sobre o assunto e esclareceu pontos pertinentes quanto a atual situação da fachada do Casarão, que fica localizado no Centro Histórico de Óbidos, área central da cidade.  

Segundo o procurador o prazo para a Prefeitura de Óbidos responder as recomendações encerra na quinta-feira, 30 de junho, data em que a PMO deverá encaminhar a resposta ao MPE sobre suas recomendações. “O MPE recomenda a Prefeitura três pontos específicos quanto ao Casarão e nós já estamos cumprindo dois pontos que é sobre a criação de uma Lei que cuide do Patrimônio Histórico de Óbidos, e como ela já existe desde 2009 nós não podemos criar e o outro ponto é intimarmos o proprietário do casarão para que ele tome providencias quanto a melhorias no casarão para que o imóvel não caia e todos sabem que ele está em ruínas e hora e momento ele pode cair”, informou o procurador.


Quanto ao ato de pedir informações do proprietário sobre a possível construção de um novo imóvel no local, que segundo especulações será uma Agência Bancaria, o procurador foi enfático ao declarar que a Prefeitura já adotou essa medida bem antes da recomendação do MPE. “Nós já buscamos junto ao proprietário informações quanto a atual situação do imóvel e também orientamos para que ele tome providencias no sentido de fornecer informações ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) sobre o projeto que ele ira desenvolver e que acreditamos ser o melhor para Óbidos e que certamente irá atender os anseios da população”, informou.

Já sobre o tombamento do antigo Casarão, que hoje apresenta apenas ruínas e que segundo laudos apresenta risco iminente de desmoronamento, podendo provocar prejuízos materiais e humanos, o procurador esclareceu que não existe por parte do poder publico condições financeiras para arcar com um projeto desta natureza.  “O ponto que não podemos concluir é o tombamento, por se tratar de um imóvel particular, no qual seria necessário indenizar seu proprietário e realizar a recuperação desse prédio que inclusive possui laudo do Corpo de Bombeiros de Santarém e Defesa Civil onde comprova que ele apresenta perigo iminente de desmoronamento. Todos sabemos a situação econômica do município e sabemos que ele não possui condições de arcar com um projeto como esse”, finalizou o procurador.

Fonte: PMO

Óbidos passará a ter serviço de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Com a adequação do serviço de NFS-e a população deixará de usar os antigos blocos de nota fiscal.

No próximo dia 4 de julho, a partir das 19h30min, no auditório da Casa da Cultura, será realizada a cerimônia de lançamento do programa Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que a partir do cadastramento junto a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) passará a ser emitida por meio do portal: sempof.obidos.pa.gov.br/nfse. O programa, que é uma exigência federal passará a vigorar a partir da data do lançamento e terá um prazo de 30 dias para adaptação por parte dos empresários, contabilistas e servidores que não mais necessitarão utilizar os antigos blocos de nota fiscal.

De acordo com o secretário de Planejamento e Finanças de Óbidos, Giovanni Giordano, todod os cuidados foram tomados para que esse programa passe a funcionar com eficiência e também segurança. “O município de Óbidos até então esteve fora, e após uma licitação para prestação do serviço, nós conseguimos trazer um sistema em nuvens, o que é mais seguro. A partir do dia 4, qualquer pessoa ou empresa que prestam serviços deverá ir até a SEFA e se cadastrar e lá ele vai receber uma senha e código de acesso, um perfil para acessar e em qualquer parte do Brasil ou do mundo que ele esteja ele vai poder emitir a nota fiscal e o documento de arrecadação municipal (DAM), tudo online, tudo automatizado”, explicou.

Com entrada em vigor da Nota Fiscal eletrônica, uma das vantagens para o prestador de serviços será a extinção dos antigos blocos de nota, que possuíam data de vencimento e exoneravam um custo para a emissão dos mesmos. “A emissão da Nota Fiscal Eletrônica não haverá mais necessidade de existir bloco de nota manual, passa a ser única e exclusivamente eletrônica. Nós já fizemos reuniões na Associação Comercial, foi feito todo o esclarecimento e no dia 4 teremos o lançamento, e em um período de 30 dias teremos todo o processo de adaptação com treinamento para empresários, contadores e servidores”, informou Giordano.

O lançamento do programa será na primeira segunda-feira do mês de julho, dia 4, a partir das 19h30min, no auditório da Casa da Cultura. “Fica a orientação para que todos os prestadores procurem o município e atualizem o seu cadastro. E, também fica o convite para todos prestigiarem o lançamento. Será um evento muito produtivo e que marca um novo tempo para a emissão das notas fiscais bastando apenas você se cadastrar junto a SEFA e a partir daí emitir sua nota fiscal eletrônica”, finalizou o secretário.

Fonte: PMO

Uber da medicina revoluciona atendimento médico no Brasil

Com mais de 1000 médicos cadastrados, o aplicativo Docway resgata valores da medicina humanizada levando o especialista até o paciente


E se, em vez de ir até o consultório, o paciente tivesse a oportunidade de realizar as consultas em casa, com apenas alguns cliques na tela do celular? Isso mesmo. Com o aplicativo Docway, que trouxe um conceito inédito para o segmento, é possível chamar o médico para uma visita onde quer que o paciente esteja resgatando um dos principais valores da medicina humanizada. Lançado no segundo semestre de 2015, a ferramenta é um sucesso em mais de 40 cidades brasileiras, entre elas Curitiba, Belo Horizonte e agora em São Paulo. 

Mães com filhos pequenos, idosos, pessoas que necessitam de cuidados especiais ou que possuem dificuldades de locomoção e até mesmo quem não deseja enfrentar filas de hospitais e consultórios podem contar com o serviço personalizado. No Docway, que roda nos sistemas Android e IOS, há um banco de dados médicos disponíveis. Ao escolher a especialidade, o usuário pode solicitar a consulta seja para aquele exato momento ou com o dia e hora marcada. As consultas não têm preço fixo, variam de acordo com atendimento e a especialidade.

Para o médico, aparecem consultas disponíveis, sendo que ele aceitará a solicitação conforme a conveniência e as atividades já cadastradas por ele. Assim que o profissional aceita a consulta, o paciente recebe a confirmação. “No próprio aplicativo, o paciente é informado sobre o preço da consulta. Se ele possuir plano de saúde, o valor pode ser devolvido integralmente ou parcialmente pela operadora de saúde – conforme contrato firmado com o plano – ou escolher pela dedução do Imposto de Renda”, explica Fábio Tiepolo, CEO e Fundador do Docway.

Outra facilidade que o aplicativo oferece é a possibilidade de realizar o pagamento via cartão de crédito. Hoje, infelizmente, alguns hospitais, clínicas e consultórios ainda aceitam apenas cheque ou dinheiro, fator que impede, muitas vezes, a consulta de pacientes que não têm o hábito de carregar cédulas no bolso. “Os dados são cadastrados pelo paciente quando for utilizar o aplicativo e a consulta só é cobrada no final do atendimento”, diz o empresário. Ainda em 2016 o Docway deverá atender mais quatro capitais brasileiras ainda em 2016: Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Goiânia.

Profissionais

O aplicativo conta hoje com mais de 1000 médicos cadastrados, entre eles: pediatras, geriatras, clínico-geral, cardiologistas, dermatologistas e outras especialidades médicas. O profissional que optar por fazer parte do banco de dados anexará documentos pessoais e profissionais na área do aplicativo que é direcionada aos médicos de forma simples. Após a liberação, o médico recebe um treinamento para melhor atender o paciente em domicílio. Além disso, o Docway oferece outros serviços, entre eles vacinas e coleta de exames. 

Concepção da ideia 

Recentemente o Instituto Datafolha apontou que a saúde é o principal problema dos brasileiros, não só para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também aqueles que possuem ou não planos de saúde. “A ideia do Docway surgiu a partir de pesquisas que apontam a baixa satisfação dos usuários, médicos e pacientes, dos sistemas públicos e privados. As razões vão desde a alta demanda, que provoca uma demora no agendamento de consultas, que, por muitas vezes, são realizadas de forma rápida e superficial, tornando a relação médico-paciente impessoal”, afirma Fábio Tiepolo.

O Brasil tem déficit aproximado de 407 milhões de consultas, situação que pode ser observada em diversos municípios e as grandes filas de pacientes. “O Docway é uma solução rápida de localizar um médico próximo e marcar uma consulta para quando desejar. Desta forma, as pessoas podem ter um atendimento mais pessoal, na segurança e conforto da própria casa, de forma exclusiva e particular”, finaliza o empresário.

Para mais informações sobre o aplicativo, acesse o site www.docway.co 

Fonte: P+G Comunicação Integrada

terça-feira, 28 de junho de 2016

Inverno requer atenção especial para aneurisma cerebral

Neurocirurgião alerta para probabilidade maior de aneurisma devido as temperaturas mais baixas.

Imagine uma dor descrita como a sensação de que um raio atingiu sua cabeça. Imaginou? Difícil, não é? Mas, saiba que esse é o principal sintoma de quem já teve um aneurisma cerebral que, na maioria das vezes, só pode ser descoberto quando se rompe, exigindo socorro imediato. Para o neurocirurgião Dr. Luiz Daniel Cetl, especialista pela UNIFESP, em épocas de temperaturas mais baixas, aumentam os casos de aneurisma cerebral, o que requer ainda mais atenção aos sintomas. “Nos dias mais frios, nosso corpo procura regular a sensibilidade térmica e tenta se aquecer. Há uma diminuição no diâmetro das artérias e veias, e isso cria dificuldade para a passagem e circulação do sangue, o que pode contribuir para o sangramento do aneurisma”.

O aneurisma é uma dilatação ou alargamento que se forma na parede enfraquecida de uma artéria, em geral de origem congênita, e que não apresenta sintomas anteriores, enquanto está crescendo. Assintomática antes da hemorragia, a doença costuma ser identificada acidentalmente, quando são realizados exames para outras queixas do paciente, e nestes casos é possivel realizar o tratamento adequado.

O neurocirurgião explica que, quando o aneurisma sangra, é sinal de que houve o rompimento das artérias cerebrais, o que pode ocasionar a perda de consciência e uma terrível dor de cabeça. “Nestes casos, é imprescindível que se leve o paciente imediatamente ao hospital, pois existe a possibilidade de uma contração dos vasos e o sangue pode se esparrar pelo cérebro, levando as artérias a se contraírem”.

Se detectado antes do rompimento, o tratamento poder ser programado; quando diagnosticado após a ruptura, deve-se tratar com urgência. Em ambos os casos, o procedimento padrão é o tratamento microcirúrgico (cirurgia aberta com auxílio de microscópio cirúrgico) e, mais recentemente, vem crescendo a opção do tratamento endovascular (embolização).

Saiba mais sobre aneurisma cerebral, sua incidência, diagnóstico, causas, sintomas e tratamentos, assistindo à videorreportagem no link a seguir:https://youtu.be/Q6bLyTdW5lk

Fonte para entrevista:
Dr. Luiz Daniel Cetl é referência no tratamento das epilepsias e tumores cerebrais. Especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), membro do grupo de tumores do Departamento de Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e integrante da Associação dos Neurocirurgiões do Estado de São Paulo (SONESP). Atua ainda como preceptor de cirurgia de tumores cerebrais no Departamento de Neurocirurgia da Unifesp.

Dr. Luiz Cetl na Web:

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GamePlan participa do BIG Festival 2016

Evento é o maior festival de jogos independentes do Brasil e um dos mais importantes do mundo no segmento


São Paulo, 27 junho de 2016 — A GamePlan, startup 100% bootstrapped que presta consultoria especializada para companhias interessadas em atuar no mercado brasileiro e latino-americano, tem presença garantida no Brazilian Independent Games Festival (BIG Festival), realizado em São Paulo, entre 25 de junho e 3 de julho.

Durante o evento, que é o maior festival de jogos independentes do Brasil e um dos mais importantes do mundo no segmento, a GamePlan contribuirá com seu expertise, assessorando clientes e como convidada de duas palestras.

André Faure, CEO da GamePlan, participará do painel “O Papel da Imprensa na Produção Brasileira de Games”, em 29/06, às 16h; e será moderador da palestra “Vendendo o meu Jogo no Exterior: Dicas e Truques”, em 30/06, às 15h, sobre os desafios e os cuidados necessários ao abrir empresas fora do Brasil, publicar seu conteúdo e disponibilizar sua propriedade intelectual.

“Ser convidado pela organização do festival para falar tanto do papel da imprensa, quanto sobre a internacionalização de estúdios não só é uma honra. Isso define os objetivos de negócio da GamePlan como um porto seguro para todas as necessidades de empresas nacionais, estrangeiras e internacionais no mercado latino-americano de games”, afirma Faure.

Veja a programação completa do evento em: http://principal.bigfestival.com.br/2016/

Serviço
De 25/06 a 03/07/2016
Rua Vergueiro, 1.000. Paraíso. São Paulo. SP.

Sobre a GamePlan
A GamePlan (www.gameplan.com.br), é uma startup 100% bootstrapped que presta consultoria especializada para empresas interessadas em atuar no mercado brasileiro e latino-americano. Fundada em 2014, a GamePlan está sediada em São Paulo. Seu slogan é Creative resources, smart choices e sua missão é atender empresas de tecnologia e games, fornecendo soluções criativas e inteligentes.
A GamePlan é a única consultoria associada à Abragames, pois, apesar de ser uma empresa que não produz jogos, oferece este tipo desruptivo de serviço. A GamePlan realiza uma abordagem 360° para seus clientes, com foco em quatro principais competências: Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Localização, Comunicação Integrada e Conteúdo Digital, que podem ser contratadas como um pacote ou por um único serviço.
Acesse a FanPage da GamePlan no Facebook: https://www.facebook.com/getinbrazil/

Para mais informações à imprensa, contate:
Marilu Araujo – marilu@gameplan.com.br

App de delivery de pizzas já chega ao mercado como líder

O aplicativo nasce com quatro mil pizzarias, maior base de um app no país em alimentação focada em um único segmento 


Pizza.com.br, aplicativo especializado em delivery da iguaria, chega ao mercado como líder no segmento e proprietário da maior base de cardápios do país. Ao todo são 4 mil estabelecimentos cadastrados em seu sistema, dois quais 2 mil na capital, outros 1 mil na Grande São Paulo e 1 mil no interior, em um total de 28 municípios. Até o próximo ano outras capitais passarão a ter pizzarias cadastradas no sistema. Nenhum outro app do país possuiu tantas pizzarias.

Disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOS, o aplicativo funciona por geolocalização. Ao ser acessado, o app informa a quantidade de pizzarias que entregam na região onde a pessoa se encontra, o cardápio de cada uma delas, formas de pagamento aceitas, taxas de entrega, horários de funcionamento e se a pizzaria está aberta ou fechada. Além disso, também informa o endereço do estabelecimento e traça a rota do local ao restaurante. Outro diferencial do Pizza é que o usuário pode sugerir a inclusão de lojas que não estejam cadastradas no banco de dados do aplicativo.


Em um primeiro momento, o cliente usará o app para escolher a pizzaria e fazer o pedido por telefone. O modelo traz vantagens tanto para o consumidor quanto para as pizzarias, como explica Roberto Chilvarguer, um dos criadores. “Cerca de 95% dos pedidos de pizza no Brasil são feitos por telefone. Queremos respeitar essa cultura, enquanto educamos novos usuários de smartphones a acessarem o aplicativo. Para a pizzaria, o modelo também representa uma grande vantagem, já que não cobramos nenhuma taxa ou percentual gerado por vendas. O Pizza é ainda uma oportunidade de inclusão digital para muitos comerciantes começarem a se adaptar a essa nova realidade”.

Segundo Chilvarguer, a chegada de uma plataforma exclusiva para pizzas é algo muito importante para o atual cenário do país, além de se encaixar perfeitamente com características culturais típicas. “O brasileiro ama pizza e o uso de aplicativos para pedir comida vem se popularizando rapidamente. Porém, hoje em dia, ainda é muito complexo para alguns realizar o pedido pelo app. Então, para muitos, é mais fácil pedir pelo telefone. Acreditamos que ao oferecer um produto mais simples, conquistaremos a simpatia do mercado”, diz.

De acordo com Chilvarguer, o modelo de negócio, diferente de todos os outros aplicativos de alimentação, tem foco em duas fontes de receita principais: a publicidade, voltada para o consumidor, e a criação de um ambiente de negócios entre as pizzarias e os grandes fornecedores do segmento, por meio de uma área restrita às próprias pizzarias. O modelo para pedir pizza pelo próprio app deve também ser incorporado ao negócio no fim do ano, mas o método telefônico continuará disponível ao usuário.

O mercado de pizzarias no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 22 bilhões e vende mais de 648 milhões de unidades ano, segundo dados da Associação Pizzarias Unidas. De acordo com a entidade, a principal do setor, São Paulo se destaca no consumo, com mais de 580 mil unidades vendidas por dia, grande parte via delivery, nas 11 mil pizzarias do Estado

Sobre o Pizza


Pizza.com.br é uma startup de tecnologia voltada ao mercado da pizza, que promove a inclusão digital das pizzarias por meio de ferramentas para fomentar as vendas, ajudar na gestão e no relacionamento com o mercado de Food Services. Fruto da ideia dos irmãos Sergio, Fernando e Roberto Chilvarguer, que sempre estiveram ligados ao mundo digital, o domínio foi registrado em 1998, mas a ideia apenas foi colocada em prática no ano passado, após uma análise das condições do mercado e da carência de tecnologia do setor. Investindo no mobile, a empresa busca atender aos desejos do consumidor, facilitando o ato de pedir pizza, e também das pizzarias, oferecendo o serviço gratuitamente, fomentando o mercado e introduzindo o empresário do setor às inovações tecnológicas que devem revolucionar o mercado nos próximos anos.

Alcoa alia solidariedade com respeito ao meio ambiente em ação de voluntariado

A iniciativa beneficiará a ONG Resgatando Vidas com uma doação de 3 mil dólares, além de promover oficinas de reciclagem.
  


Cuidado com o meio ambiente aliado a uma boa dose de solidariedade. Assim foi o ACTION, ação de voluntariado realizada pela Alcoa, em Juruti, município do oeste paraense onde opera mina de bauxita. A ação foi realizada no Clube Alcoa Juruti e contou com oficina de reciclagem para crianças e adultos. A Organização Não Governamental Resgatando Vidas, que atua na prevenção do uso de drogas com jovens e adolescentes, será beneficiada com 3 mil dólares, doado pela Alcoa Foundation.

Durante a ação comunitária, os participantes aprenderam a transformar garrafas PET em varais, caixas e porta-trecos. “Quando se aprende a reutilizar materiais e reaproveitá-los minimizamos o descarte de resíduos no meio ambiente. Como voluntário, me senti muito feliz em passar esse conhecimento. Nossa expectativa é de que haja mudança de atitude na comunidade e ela contribua para diminuir a quantidade de resíduos, reciclando o máximo possível”, afirma Adriano Alves, analista de Qualidade da Alcoa Juruti.


Micheline Nascimento, técnica em Mineração da Alcoa em Juruti, declara que as ações de voluntariado dão a oportunidade para fazer o bem ao próximo. “Acho extremamente importante essas ações voluntárias porque temos a oportunidade de doar mais de nós para as pessoas e nos tornar seres humanos melhores. Ações como essas nos fazem acreditar em futuro melhor”, diz a técnica.

Augusto Cardoso, presidente da ONG Resgatando Vidas, elogiou a iniciativa da Alcoa e disse que o recurso doado servirá para ampliar os projetos da instituição. “Estamos ampliando o alojamento para receber 10 jovens dependentes químicos para fazer o tratamento. O recurso chega em boa hora e ajudará a concretizar esse sonho. Fui usuário de drogas por 15 anos e sei dos problemas enfrentados diante da família e da sociedade e o quanto é essencial o apoio para se retornar ao convívio nesses dois ambientes. Por isso, as ações de voluntariado da Alcoa têm um grande valor em Juruti. Não tenho dúvida de que esse trabalho que a Alcoa faz é de amar o próximo”, concluiu .


O ACTION foi realizado juntamente com a programação de encerramento do Mês do Meio Ambiente promovido pela Alcoa, que fechou com a apresentação de um “xote ecológico” executado por voluntários da Alcoa, além da premiação de concursos de música e poesia, além de jogos infantis sobre o tema ambiental. O evento contou com a participação de 118 pessoas e contou também exposição de artesanato da Associação dos Artesões de Juruti (Tecelagem, Bordado, Barro, Crochê, Bijuterias e etc.).






Fabiana GomesAnalista de Comunicação | Communication Analyst

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Ação comunitária em Ipixuna e Barcarena é premiada

Desde 2009, a Imerys vem desenvolvendo um projeto que busca mudar a realidade das pessoas que têm dificuldades de acesso à saúde básica. O programa “Sorriso Saudável”, realizado nos municípios de Barcarena e Ipixuna do Pará, onde a mineradora atua, promove conhecimento e atendimento odontológico gratuitamente para os moradores das comunidades que ficam no entorno da empresa.

O programa vem obtendo excelentes resultados e hoje é um dos vencedores do Prêmio Green Mine 2016, promovido pela revista In TheMine. A Imerys recebe o prêmio na categoria Indicadores Sociais, subcategoria Ações Comunitárias. “O trabalho continua. Este reconhecimento é uma prova de que tudo que é bom pode ser excelente, e que todos os esforços trazem recompensas”, comemora Clara Segón, coordenadora de Relações com a Comunidade da Imerys.

A premiação, aberta a todas as mineradoras com atuação no Brasil reconhece os melhores projetos realizados em 2015, sob os enfoques econômico, ambiental e social, reafirmando o compromisso e a responsabilidade dessas companhias no aproveitamento consciente dos recursos minerais, na conservação e preservação ambiental e no relacionamento com todos os stakeholders de seu processo produtivo.

O programa “Sorriso Saudável” da Imerys passou por uma renovação nos últimos três anos com criação de identidade visual, uniformes para os prestadores de serviço e propagandas que incentivam as crianças a vencerem o medo do dentista. “Também aumentamos o número de palestras, o envolvimento das famílias e o material didático preventivo, como revistas e kits de higiene bucal, para fomentar uma verdadeira transformação nos hábitos. Em Barcarena, o Sorriso saiu do trailer para ter um consultório totalmente equipado”, comenta Clara Segón.

Este é o terceiro prêmio que a Imerys recebe este ano. A empresa já foi premiada também pelas revistas Brasil Mineral e Minérios & Minerales.

Trabalho reconhecido
Dos 18 cases inscritos no grupo Mineração para o prêmio Green Mine, foram escolhidos três vencedores na categoria Indicadores Ambientais e quatro vencedores na categoria Indicadores Sociais.

Na categoria Indicadores Ambientais, as empresas vencedoras foram: Anglo American – Negócio Minério de Ferro na subcategoria Biodiversidade; Vale Fertilizantes e Anglo American – Negócio Fosfatos, na subcategoria Recursos Hídricos e Votorantim Cimentos na subcategoria Resíduos.

Pela categoria Indicadores Sociais, subcategoria Ações Comunitárias, além da Imerys, venceu a Sama S/A Minerações Associadas e a Embu S/A Engenharia e Comércio. Na subcategoria Saúde e Segurança Operacional foi premiada a Sama S/A Minerações Associadas. 

Iaci GomesAnalista | Analyst

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Seis lições que todo fundador de startups deveria saber

Criadores da Netflix, Instagram e outras companhias de sucesso explicam o que aprenderam em sua trajetória

Alunos e ex-alunos da faculdade de Stanford já fundaram mais de 39 mil empresas e organizações sem fins lucrativos desde 1930. Essas companhias variam de gigantes da tecnologia, como Hewlett-Packard e Cisco Systems, a varejistas como GAP e ONGs como Noora Health e Embrace.

Mas como a Stanford costuma inovar? "Você cria um ambiente em que a criatividade floresce, no qual a inovação pode acontecer. Desenvolve uma incubadora, um lugar que inspira alunos e professores a mirar as estrelas e fazer algo diferente", afirmou o presidente da Universidade, John Hennessy, em simpósio sobre empreendedorismo realizado durante as comemorações do 125º aniversário da Universidade.

No mesmo evento, cinco fundadores e co-fundadores de empresas inovadoras contaram porque decidiram investir em suas ideias, o que significa falhar e como é o trabalho do CEO. Entre eles estavam Jessica Jackley, criadora do site de microempréstimos Kiva; Kiah Williams, da SIRUM, uma organização sem fins lucrativos que redistribui medicamentos com validade não expirada para clínicas; Mike Krieger, fundador do Instagram; Reed Hastings, do streaming Netflix e Tristan Walker, da Walker & Co., que distribui produtos de saúde e beleza focados em pessoas negras.

Confira as seis principais dicas deles para chegar lá:

Saiba quem é o chefe
O Vale do Silício ama as chamadas organizações “planas", elogiando o modelo igualitário. Mas, quando uma ideia se torna uma empresa de verdade, "alguém precisa ser o CEO", explica Mike Krieger. Isso é uma verdade para qualquer companhia, mas se torna particularmente urgente quando há duas ou mais pessoas dividindo o espaço de co-fundador, caso da maioria das startups. "Alguém realmente precisa decidir e seguir em frente", diz.

Celebre as pequenas vitórias...
Segundo Kiah Williams, da SIRUM, o empreendedorismo pode ser solitário e com tempos turbulentos. "É melhor celebrar as pequenas conquistas e vitórias. Nos momentos difíceis, eu acho que você vai querer desculpas para poder tomar uma cerveja, ou vários shots, com quem gosta", pondera.

...Mas busque a próxima conquista
Quando uma empresa atinge um marco importante, um pouco de celebração é aceito, aprova Reed Hastings, do Netflix. Mas é trabalho do líder definir a agenda das novas melhorias. "O que eu lembro as pessoas e os funcionários o tempo todo é: 'Estamos realmente bem em comparação há cinco anos, mas ruins quando pensamos nos próximos cinco."

O trabalho do CEO é também ser crítico, segundo Williams. "Eu sou como Debbie Downer. Eu realmente sou chamada de Debbie Downer pela nossa equipe, porque sou a única que aponta falhas o tempo todo", afirmou.

Saiba quando sair de cena
Ninguém gosta de admitir a derrota, disse Jessica Jackley, que fundou duas empresas em seu início de carreira: a Kiva, que está prosperando, e a Profounder, que não sobreviveu ao mercado. Esta última se destinava a alinhar financiamentos para startups em estágio inicial. Porém, quando a companhia se preparava para começar as atividades, a Lei de empregos, que facilitou restrições ao financiamento e divulgação de novas empresas públicas, a deixou com muito menos relevância.

Jackley e seu co-fundador tiveram que decidir entre um plano de negócio diferente ou deixar a empresa morrer. "O objetivo era se adaptar e continuar vivo", disse ela. "Mas nós tivemos aquele típico momento divino, no qual eu e o meu co-fundador nos olhamos e nos perguntamos, 'Será que estamos prontos para fazer isso?'". Os co-fundadores perceberam que os obstáculos eram grandes e que era melhor decretar o fim da Profounder.

Faça o que você ama
O tempo é seu bem mais precioso. "Você deveria apenas fazer coisas que gosta e não perder tempo com aquilo que sabe que não vai fazer você feliz ou no que não vai encontrar qualquer objetivo. Seja um empresário da sua própria vida", decretou a fundadora da SIRUM.

Hastings contou que a visão de um produto que o empolgava foi a motivação para começar a Netflix e a Pure Software. "É como o que dizem sobre ser um escritor, você só deve se tornar um se não se imaginar em qualquer outra coisa".

Lucros e idealismo são compatíveis
Empreendedorismo e impacto social pareciam incompatíveis para Jackley, criadora da Kiva. Na verdade, ela via os empreendedores como "líderes de gangues porque eles estavam começando empresas para lucrar", disse. Mas ela percebeu que a separação dos empreendimentos com fins lucrativos e sem fins lucrativos era "uma falsa dicotomia". "Levou um tempo até eu perceber o empreendedorismo como algo que pode ajudar as pessoas que vivem na pobreza", finalizou.

Fonte: André Oliveira

Pará pode ganhar o 1° Batalhão de Fronteiras

O deputado Ozório Juvenil propôs a criação de um Batalhão de Fronteira da Policia Militar para combater o tráfico de drogas e a pirataria no Estado do Pará. O projeto quer a implantação de um Batalhão especializado para combater a ação de piratas e impedir o ingresso e a comercialização de entorpecentes nas áreas de fronteiras dos rios do estado, que são extensas e pouco vigiadas. A maior parte das drogas que entra no Pará são transportadas de barco por pessoas chamadas de “mulas”.  

O 1º Batalhão de Fronteira da Policia Militar do Estado do Pará será responsável pela segurança da navegação fluvial dos rios, combatendo os ataques de piratas à navios, embarcações de médio porte e balsas que se deslocam, sobretudo, no estreito de Breves, ponto estratégico de ligação fluvial entre os estados do Pará, Amapá e Amazonas.

Assaltos às embarcações e tráfico de drogas estão, em muitos casos, intimamente ligados por ação da marginalidade, que identificam uma via fácil de deslocamento para ingresso e comercialização de entorpecentes.

Pelo projeto do deputado Ozório Juvenil, o 1º Batalhão ficaria sediado no município de Breves, na Ilha do Marajó. Outros Batalhões poderão ser criados em cidades como Santarém, Conceição do Araguaia, Marabá e Vigia. 

Fonte: Assembléia Legislativa

Axis desenvolve primeira câmera IP com lente inteligente



Batizada de i-CS, a lente consegue trocar informações diretamente com a câmera, o que simplifica ainda mais a instalação e configuração.

A Axis Communicatons, criadora da câmera IP, acaba de lançar a primeira câmera IP com lente inteligente, que usa um protocolo aberto para informar sobre distorções geométricas e a posição exata do zoom, foco e abertura da íris. Esses dados são essenciais para a configuração e instalação do produto, tornando a operacionalização de uma câmera IP algo muito mais rápido e intuitivo.

A nova tecnologia, chamada de i-CS, é resultado de um desenvolvimento em conjunto com a Computar® (CBC Group), fabricante japonesa de lentes. A lente inteligente é capaz de reconhecer sua própria posição e troca essas informações com a câmera, de forma que o instalador pode determinar o zoom remotamente e a câmera dá o foco de forma automática.

Graças a uma série de motores dentro da lente i-CS, a troca de informações entre lente e câmera também permite fazer o setup automático de tecnologias como Estabilização Eletrônica de Imagem e corrigir distorções.

“No passado, as câmeras de montagem CS não tinham informações sobre o tipo de lente utilizado. Isso exigia que o instalador fizesse um ajuste fino manualmente na lente e na configuração da câmera”, afirma Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis Communications.”Agora, a instalação permite reduzir custos de homem-hora e dar mais competitividade para o instalador”.

A primeira câmera a chegar ao mercado de videomonitoramento com esse tipo de lente é a segunda geração da AXIS Q1615, uma câmera fixa Full HD a 60 quadros por segundo. Em resolução HDTV, a câmera gera até 120 quadros por segundo. Esse nível de detalhes é importante em situações que exigem a captura de movimentos rápidos, como monitoramento de tráfego, linhas de produção industrial, cassinos e análise forense.   

A câmera AXIS Q1615 ainda possui três das tecnologias mais recentes da Axis: Zipstream, (que reduz a necessidade de largura de banda e armazenamento em 50% no mínimo), Lightfinder (para visualizar em cores no escuro) e a tecnologia de Amplo Alcance Dinâmico (WDR) com Captura Forense.

A nova câmera com lente i-CS está disponível em versões para uso interno ou externo através da rede de distribuidores da Axis.


Sobre a Axis Communications

A Axis Communications oferece soluções avançadas de segurança para criar um mundo mais inteligente e seguro. Como líder do mercado de vídeo em rede, a Axis impulsiona a indústria através do lançamento de produtos de rede inovadores baseados numa plataforma de tecnologia aberta. A Axis tem relações de longo prazo com seus parceiros em todo o mundo para compartilhar conhecimento e desenvolver novos mercados. A Axis possui mais de 2100 funcionários dedicados em mais de 40 países e opera através de uma rede global de mais de 80 mil parceiros. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ Stockholm como AXIS.

Sobre a Computar®

Desde a década de 1970, a Computar, operada pelo Grupo CBC, tem sido pioneira na fabricação de lentes inovadoras superiores à concorrência. Com uma sólida estrutura baseada em engenharia japonesa e centros de produção ágeis ao redor do mundo, nós criamos os produtos óticos de mais alta qualidade. Para mais informações sobre Computar, visite o site www.computar.com


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Perto desenvolve terminal de pagamento para portadores de necessidades especiais


Pensando na acessibilidade de usuários portadores de necessidades especiais, a Perto desenvolveu o primeiro POS totalmente acessível. Agora, o terminal de pagamento Veloh possui um teclado em braille e sistema de voz, o qual orienta a pessoa para navegação. A solução atenderá principalmente o mercado brasileiro. No país, segundo pesquisa do IBGE, 80% dos 24,6 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência são cegas ou possuem baixa visão. 

"Praticamente não se carrega mais dinheiro e o uso de cartões de crédito ou débito segue em crescimento. Logo, os portadores de necessidades especiais precisam ser inseridos nesse contexto. A nossa tecnologia foi concebida para facilitar a vida destes usuários, como também atender a lei estadual de Mato Grosso que exige acessibilidade nas máquinas de pagamentos", destaca o gerente Geral da Unidade de POS da Perto, Cristiano Porto.

Além dessas novas funções, o POS Veloh teve a integração de uma câmera para captura de imagens. Por ser um terminal multifuncional e com capacidade de processamento similar a de um computador, a tecnologia pode ser utilizada como um correspondente bancário, entre outras aplicações. Neste caso, por meio da câmera, o equipamento permite abrir uma conta, pois gera imagens de comprovantes de documentos e disponibiliza um teclado virtual com touchscreen amigável. No caso de pagamentos, lê código de barra e QR Code por meio da imagem capturada, como também captura o cheque depositado, com possibilidade de impressão no recibo da transação e/ou envio desta imagem de forma remota para o banco.

“Todos ganham com a tecnologia. Para os bancos, existe uma redução de custo, pois não é preciso utilizar a estrutura de uma agência. Para o estabelecimento, é uma forma de prestar um serviço melhor ao cliente e ganhar com a transação e o fluxo de vendas. O usuário ganha com a comodidade de não precisar ir até um banco”, diz o executivo da Perto.

Com design inovador, o POS Veloh, lançado em 2014, foi elaborado para a realidade do Brasil, a qual velocidade e resistência são fundamentais. A solução tem um processador, impressora e memórias RAM DDR2 (acesso de leitura e escrita) mais rápidos comparados com os produtos da concorrência, além da autonomia da bateria ter maior duração. É um equipamento resistente, com baixo índice de quebra. A tecnologia tem o sistema soft touch (conforto ao toque) e um display de vídeo com mais de 62 milhões de cores.

Informações para a imprensa: Moglia Comunicação - (51) 3029.3249

Taís Hens - taishens@moglia.com.br - fone: (51) 8182.6730
Eduardo Wolff- eduardo@moglia.com.br - fone: (51) 9138.6508

Parceria leva Intercâmbio de Conhecimento a Juruti

Alcoa, Conservação Internacional e Prefeitura de Juruti debatem experiências sobre meio ambiente, ordenamento territorial e cultura amazônica em programação que inclui lançamento de livro e mostras de filmes. 

Nesta terça-feira (28), Ronaldo Barcelos, autor da coleção “Guerreiros da Amazônia” realiza o lançamento e autografa seus livros como parte da programação do “Intercâmbio de Conhecimento” promovido pela Prefeitura de Juruti, Conservação Internacional e Alcoa no município de Juruti, no oeste paraense. O evento abordará temas como meio ambiente, ordenamento territorial e cultura amazônica por meio de palestras, oficinas de pintura e mostra de filmes. No encontro, o escritor, que é natural do Rio de Janeiro, compartilhará a experiência de escrever sobre a Amazônia, em particular para o público infanto-juvenil. A iniciativa integra as ações do Plano Estratégico de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade de Juruti, financiado pela Alcoa Foundation.

Durante o evento, serão sorteados exemplares da coleção Guerreiros da Amazônia, que retrata a saga de super-heróis que têm a missão de salvar a floresta amazônica. A série estreou, em 2000, inicialmente na plataforma digital, com 21 episódios e dez games. Em 2002, começou a produção literária com uma ampla pesquisa do autor Ronaldo Barcelos, que contou com o apoio de consultores ambientais e educacionais. Todo esse trabalho faz parte do projeto Amazon, que desenvolve ações educacionais e culturais junto a crianças, adolescentes e jovens, com o objetivo de estimular o conhecimento sobre a vida na floresta e sua importância para a sustentabilidade do planeta.

Fábio Abdala, gerente de Sustentabilidade da Alcoa, destaca a relevância da iniciativa. “Atividades como esta, com foco em educação ambiental, são importantes para que as pessoas conheçam o valor da biodiversidade para qualidade de vida do município. Quem conhece, protege e usa de forma responsável os recursos naturais, e esse intercâmbio de conhecimentos integra nossa estratégia de conservação e uso sustentável da biodiversidade de Juruti, um trabalho de parceria que vem sendo apoiado pela Alcoa Foundation”, ressalta.

Junio Vasques, técnico da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Juruti, acredita que o evento contribuirá para que as ações de sustentabilidade do município tenham maior visibilidade. “O Intercâmbio de Conhecimento é bastante importante para Juruti, que é um município de destaque no Estado do Pará sobre vários aspectos, inclusive ambiental. Um evento desses coloca a cidade em evidência, pois muitos municípios brasileiros gostariam de recebê-lo”, declara.

A coordenadora de Projetos da Conservação Internacional, Ellen Acioli, afirma que o encontro em Juruti busca despertar a interação entre diferentes públicos. “O evento será um espaço para que entes públicos e privados troquem informações sobre suas ações no município. A ideia é ampliar os espaços para discussões mais frequentes sobre a diversidade de temas da região amazônica”, diz.

Serviço: “Intercâmbio de Conhecimento”, dia 28 de junho, das 8h às 21h, na Escola Municipal Zelinda de Souza Guimarães (Juruti/PA)


Fabiana GomesAnalista de Comunicação | Communication Analyst

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