Breaking News

Produção Florestal da América Latina torna-se integrada e mais segura através de modelo de serviços inovador


Operações no Brasil e no Chile serão conectadas por uma única e mais segura rede, como um serviço de gestão operado pela Motorola Solutions
No Brasil, a solução ajudará a otimizar operações ao longo de mais de  53 mil km2 no estado de Rio Grande do Sul, proporcionando maior qualidade de cobertura
O contrato de serviços gerenciados inclui a instalação, operação e gerenciamento da rede digital e dos terminais móveis e portáteis TETRA da Motorola Solutions
São Paulo, 04 de maio de 2016 – Seguindo o anúncio da ampliação dos sistemas de comunicação da Forestal Mininco no Chile, a CMPC, uma das líderes da América Latina na produção e comercialização de produtos florestais, papel e celulose  escolheu a Motorola Solutions (NYSE: MSI) para ajudar seus processos produtivos e garantir a comunicação confiável das operações da subsidiária brasileira em situações de emergência. Com a implantação do projeto de comunicação total, a CMPC passa a ter cobertura completa através de florestas, bem como em todos os caminhões e gruas.
A solução faz parte de um modelo totalmente inovador de serviços gerenciados que por um prazo inicial de 10 anos conectará os sistemas de comunicação do Brasil e Chile através de uma rede única e integrada. O centro de despacho da operação dos dois países será baseado no Chile e permitirá a conectividade de serviços e recursos avançados em pontos chave das duas localidades. Em caso de emergência, por exemplo, os trabalhadores têm disponível um serviço ininterrupto, independente de disponibilidade de redes de celular ou satélite, em uma rede própria de radiocomunicação digital.
A integração das operações do novo sistema digital de voz e dados permitirá executar diversas tarefas como consultas aos bancos de dados, envio de relatórios, fotos, formulários e transferência de arquivos em tempo real, aumentando a produtividade da gestão de florestas. Na rotina de operação, por exemplo, veículos como caminhões e gruas serão monitorados diariamente, permitindo o rastreamento de colheitas, processamento e transporte de matérias primas para reduzir gastos com combustível e tempo ocioso do maquinário. Com esse sistema digital, as comunicações podem ser transmitidas a partir de um único terminal como, por exemplo, do centro de despacho a diversos dispositivos, simplificando a tarefa de gerenciar um grupo numeroso de usuários. 
O sistema no Brasil cobrirá uma superfície aproximada de 53 mil km2 ao longo do estado de Rio Grande do Sul, através de 12 locais de repetição e uma rede de comunicação digitalTETRA, integrada por terminais de rádios móveis instalados em veículos e rádios portáteis para os trabalhadores. A Motorola Solutions será responsável pela operação integral do sistema de comunicação crítica sob a modalidade de prestação de serviços.
"A parceria com a Motorola Solutions permite que nos concentremos na operação de nossa atividade principal, melhorando a agilidade e reduzindo riscos de problemas relacionados à comunicação”, comentou José Luiz Bazzo, Gerente de Operações Florestais, da CMPC. 
Operação no Chile
A ampliação do sistema da Forestal Mininco no Chile inclui 10 novos locais de radiofrequência, além dos 14 já instalados, novas aplicações, equipamentos portáteis e dois locais conectados ao sistema por links de satélite, cobrindo uma superfície de 70 mil km2. Este sistema suporta várias inovações de alta Tecnologia da Motorola Solutions, como uma aplicação de mensagens via TETRA, que permite, por exemplo, que equipes de monitoramento entreguem dados de meteorologia, como umidade do ar, vento e chuvas, desde os rádios na floresta até o centro de despacho. Os dados são analisados para gerar previsões e estatísticas e para monitorar o comportamento de possíveis incêndios e desenvolver ações de resposta.
Até o momento, a implementação da tecnologia e do serviço da Motorola Solutions dobrou o tráfego da rede de comunicação e a integração de novos serviços como telefonia, mensagens de texto e dados móveis. Através de um novo aplicativo de gerenciamento de frota, rádios em campo podem ser rastreados, melhorando a segurança na floresta, economizando tempo e combustível e reduzindo o impacto ambiental das operações da Forestal Mininco.
###
Sobre a Motorola Solutions 
A Motorola Solutions cria soluções e serviços de comunicações inovadoras e de missão crítica que ajudam nossos clientes comerciais e da segurança pública a construírem cidades e comunidades mais seguras e prósperas. Para obter notícias atualizadas, visite: http://newsroom.motorolasolutions.com ou assine o news feed.

Fonte: Capital Informação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço