terça-feira, 29 de dezembro de 2015

a-ha envia mensagem de incentivo à educação no Pará


“Eu estou de volta à Noruega depois de ter feito uma viagem incrível ao Pará! Tivemos momentos ótimos com vocês. Estamos muito agradecidos por termos feito parte desse presente simbólico para suas crianças. E que melhor maneira de começar o ano do que com inspiração para ir à escola? Porque é com educação que se constrói o futuro”. Estes são alguns trechos da declaração de Morten Harket, vocalista da banda a-ha, ao tomar conhecimento da distribuição dos kits escolares arrecadados durante os shows da banda, trazidos pela companhia de alumínio Hydro em Barcarena e Paragominas,  que marcaram os 110 anos da empresa, os 30 anos da Albras, os 20 anos da Hydro Alunorte e os 8 anos da Hydro Paragominas.

O vídeo foi postado na íntegra no perfil da Hydro no facebook (www.facebook.com/HydronoBrasil) como forma de incentivar os estudantes paraenses a aproveitarem ao máximo o aprendizado em sala de aula.  Também foi a forma da banda agradecer a parceria com a Hydro em ações sociais voltadas à educação.

Os kits que foram entregues antes do Natal realizaram alguns sonhos. Apesar do nome de craque, o menino Cristiano Ronaldo, de 8 anos, desejava ganhar algo bem diferente de uma bola: “Quero um caderno, uma mochila, lápis de cor e um lápis para escrever”. O sonho, tão simples virou realidade graças à ação social realizada à época dos shows da banda no Pará.

A distribuição de kits já contemplou milhares de crianças. Em Paragominas, no nordeste paraense, foram entregues 1895 kits escolares, beneficiando as instituições Menino Feliz, Programa Escola da Vida, Escoteiros, Caseca, Casequinha, CRAS Jaderlândia e Juquinha, que atendem crianças e adolescentes registrados no Cadastro Único do Governo Federal e beneficiados por programas sociais.

Em Barcarena, também no nordeste paraense, a entrega contemplou mais de 1.200 estudantes de 15 escolas municipais e estaduais do município.  No total, cerca de 9.000 kits serão distribuídos até janeiro para incentivar a educação no estado e nos municípios onde atua.

Gasolina fica mais cara a partir de 1º de janeiro no Pará



A partir de 1º de janeiro preço médio do litro da gasolina vai subir para R$ 3,8240 no Pará, um reajuste de 5,37%, frente aos atuais R$ 3,6290. O aumento foi determinado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), publicado nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU). Outros 14 estados e o Distrito Federal também vão sofrer alteração nos valores médios desse combustível.

A variação de preços vai atingir também para Alagoas, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além do Distrito Federal. 

Com o reajuste, o custo médio da gasolina no Estado passa a ser a terceira mais cara do País, atrás, apenas, dos valores cobrados no Acre (R$ 4,0341) e Roraima (R$ 3,8400). Para efeito de comparação, na outra ponta da tabela, com os valores mais baixos no preço médio do litro da gasolina, estão São Paulo (R$ 3,4950), Espírito Santo (R$ 3,5248) e Maranhão (R$ 3,5340).

A última tabela de 2015 do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) - que serve de base para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) feito pelas refinarias - aponta uma alta de 19,35% no valor médio pago pelo consumidor paraense desde o início do ano. Em janeiro, o preço médio era de R$ 3,2040. A variação chega a ser mais que o dobro do índice inflacionário de Belém no ano, na casa dos 9,75%.

Conforme o mais recente levantamento semanal de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre 13 e 19 de dezembro, o preço médio da gasolina praticado em alguns municípios do Pará já ultrapassa a marca dos R$ 4,00. São os casos de Altamira (R$ 4,183), Cametá (R$ 4,008), Paragominas (R$ 4,022), Parauapebas (R$ 4,289), Santarém (R$ 4,003) e Xinguara (R$ 4,142). O levantamento considera os preços praticados em 97 estabelecimentos em 13 municípios do Pará. E foi em Marabá, que a agência localizou o maior valor cobrado pelo litro da gasolina no território paraense: R$ 4,480.


Em Belém, a ANP foi a 14 postos e identificou o menor preço pelo combustível em R$ 3,550 e o maior em R$ 3,799 - valor médio em R$ 3,655. Esse é o mesmo preço médio cobrado em Ananindeua (R$ 3,569, o mínimo, e R$ 3,750, o máximo) e o mais baixo dentre os municípios pesquisados. Na sequência aparecem Castanhal (R$ 3,691), Bragança (R$ 3,805), Abaetetuba (R$ 3,914), Marabá (R$ 3,962) e Alenquer (R$ 3,989).

Além da gasolina, a tabela do Confaz também reajustou no Pará o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) do álcool etílico hidratado combustível (AEHC), que passou de R$ 2,993 para R$ 3,2710; do diesel comum, de R$ 3,105 para R4 3,2100; e do diesel S10, de R$ 3,175 para R$ 3,2480. O metro cúbico de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Pará se manteve em R$ 3,8915. De acordo com a publicação, os novos valores do PMPF nos Estados que tiveram autorização para aumentar os preços médios, começarão a valer na próxima sexta-feira (1), e serão utilizados para cobrança do consumidor final.

Fonte: ORM

Em 2016, 948 rádios AMs poderão mudar para FM


A partir de janeiro, 948 rádios de todo o Brasil já poderão sair da faixa AM (modulação em amplitude) e começar a transmitir a programação no sistema FM (frequência modulada).

Atualmente, 1.781 emissoras estão como AM e, entre elas, 1.385 pediram para mudar de faixa. Segundo o Ministério das Comunicações, 948 rádios poderão fazer a migração em 2016.

As demais emissoras terão que aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país.

Os valores que cada emissora terá que pagar para fazer a mudança variam de R$ 8,4 mil a R$ 4,4 milhões. A tabela - elaborada pelo Ministério das Comunicações - foi feita com base em critérios como índices econômicos e sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.

Para fazer a alteração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal.

A migração de faixa não é obrigatória, mas é uma antiga reivindicação dos radiodifusores brasileiros.

As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento em razão de interferências na transmissão da programação.

Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Fonte: Agência Brasil

Josy Amaral lidera corrida eleitoral em Altamira


Josy Amaral dispará nas primeiras sondagens eleitorais rumo a 2016 

Pesquisa de Opinião Pública realizada pela DESTAK Publicidade, Marketing e Pesquisa, nos dias 10 a 12 de dezembro de 2015, indica que se a se a eleição fosse hoje, no município de Altamira, com 160.000 mil habitantes, e cerca de 60 mil eleitores, o atual prefeito Domingos Juvenil teria dificuldades para vencer as eleições de 2016 contra a pré-candidata do PSB, Josy Amaral, que vem crescendo nas últimas sondagens eleitorais realizada nesse Município.

A terceira via continua sendo o ex-prefeito Claudomiro Gomes do PSDB, mas sem crescimento nenhum, porém, com votos de somatória. O vereador Marquinhos também já dá sinais, e já aparece na intenção de votos.

Mas a melhor performance pertence ao vereador conhecido por João do Biscoito, que na pesquisa de intenção de votos espontaneamente e na induzida se agiganta entre os eleitores.

A ex-prefeita Odileida Sampaio e o atual prefeito domingos Juvenil sãos os campeões de rejeição.

Veja os números abaixo:

Metodologia aplicada

Os coletores chegaram essa conclusão por várias estatísticas, entre elas comparando o que eles chamam de qualidades e desigualdades, entre os quais, aceitação, rejeição e capacidade administrativa.

Foram entrevistadas 1.044 famílias no município de Altamira, sendo que destas 800 centralizadas na sede do Município, e as 244 para as comunidades da zona rural.

A metodologia utilizada foi quantitativa aleatório-estratificada domiciliar por cotas de sexo ou idade, dentro de uma abordagem descritiva em forma de entrevistas domiciliares, realizadas através de questionário.

Sendo que, cinco (5) fatos foram induzidos a entrevista: o estudante, aposentado, analfabeto, o funcionalismo público e a classe política. O jovem, idoso e a idade média foram os tipos de eleitores atingidos.

Para definir os critérios foram respeitados contingentes eleitorais, habitantes, área territorial, além das variáveis como: renda, idade, escolaridade, religião e sexo.

O objetivo principal é levantar junto à população de eleitores do município de Altamira, a intenção de votos se a eleição fosse hoje, a Prefeito e vereadores do referido Município. Também foram colocados aos entrevistados outros item, entre eles a capacidade e performance de transferência de votos das lideranças regionais, assim como a força de cada grupo existente no Município.



MARGENS DE ERRO: 4.5 Pontos percentuais para mais ou para menos, considerando a confiabilidade de 95.5%. Já para vereadores a confiabilidade fica em torno de 80%, devido a distância da próxima legislatura, porém, a população já acena o que podemos citar como candidatura frustrante, quando o eleitor se arrepender no candidato que escolheu para legislar ou administrar seu Município.

Neste estudo, o método utilizado foi o descritivo para a execução da leitura e interpretação dos dados coletados e na criação do banco de dados e no cruzamento entre variáveis, foram utilizadas técnicas estatísticas e recursos de informática.

Os dados foram tabulados nos programas SPSS (Statistic Package for Social Sciences).




Intenção de votos espontânea
A Pesquisa pode ser registrada junto ao TSE e TRE/PA em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/201. Quem realizou a pesquisa em questão foi a DESTAK Publicidade, Marketing e Pesquisa Ltda, com CNPJ 11.634,861/0001-48.

Na avaliação entre ambos, a Socialista oscila melhor em vários aspectos. O mais importante é quando se perguntou sobre SE A ELEIÇÂO FOSSE HOJE EM QUEM VOCÊ VOTARIA?…NUMA DISPUTA ENTRE DOMINGOS JUVENIL 15 E JOSY AMARAL 40...(induzida). Dos 1.044 entrevistados na sede do Município e zona rural, 55,9% (586 eleitores) responderam espontaneamente que apostariam em JOSY AMARAL 40; Já 37,5% (392 eleitores coletados) asseguraram seu voto fiel ao atual prefeito Domingos Juvenil do PMDB (15). 6,6% (68 coletas) indica que estão indecisos ou não quiseram ou souberam responder.

Numa comparação ESPONTÂNEA, quando o eleitor é avaliado mais profundamente, a sondagem indica que apesar da dificuldade nas respostas o entrevistado já tem noção do que pode acontecer nas eleições de 2016. Por exemplo: QUEM VOCÊ INDICARIA SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE ALTAMIRA FOSSE HOJE?…Aí os dois principais candidatos ficariam numa disputa acirrada: JOSY AMARAL 40 com 24,1% (252 coletas em seu favor), Já DOMINGOS JUVENIL 15 ficaria com 23,1% (242 votos de intenção).



Pesquisa induzida
Aí aparece a terceira via, o ex-prefeito conhecido por ClAUDOMIRO GOMES com 15,7% (164 votos de intenção) … Em seguida Vando Amaral 3,5% (36 votos), vereador Marquinho com 3.2% (34 votos); João Batista do PT 1,6% (16 citações), João do Biscoito 0,8%, Armindo 0,8%, Osório Juvenil 0,8%, Odileida 0,3%, e Joel Mendes 0,3% de intenção de votos.

25,8% (270 coletas) ficariam entre os indecisos e os que não quiseram opinar ou não souberam.

Numa outra intenção entre 5 candidatos, INDUZINDO o nomes ao eleitor (grupos divididos) a SONDAGEM ELEITORAL indica outro empate técnico entre os dois principais candidatos com a SOCIALISTA agora um pouquinho na frente, Vejam a performance: Josy Amaral 40 teria 32,9% (344 votos a seu favor), Domingos Juvenil 30% 9 (312 coletas definida em seu favor), Claudomiro Gomes 19,9% (208 votos de intenção), Marquinhos da TV com 6% (60 votos), e João Batista do PT com 4,2% (44 votos). Sendo que 7% (72 eleitores) preferiam outras opções.




Rejeição para Prefeito

A DESTAK também diagnosticou a eleição de 2016 com apenas 3 candidatos, os principais grupos citados: PMDB, 15, PSB 40 e PSDB 45.

Josy Amaral recebeu 37,7% (394) de intenção de votos induzido, o atual prefeito Domingos Juvenil 31,1% (324 votos em seu favor), já o ex-prefeito Claudomiro Gomes do PSDB obteve 23% (240 coletas em seu favor). Enquanto que 8,2% dos entrevistados (86) disseram que não sabiam ou estavam indeciso.

Nossos coletores também abrangeram uma disputa entre PSB 40 e PSDB 45, dois grupos que seriam o principal adversário do atual prefeito Domingos Juvenil, Vejam o quadro como ficou após ser ouvidas 1.044 coletas.

Josy Amaral com 56,1% (586 votos em seu favor), e Claudomiro Gomes 38,1% (398 votos), Com 5,8% dos entrevistados indecisos. Dessas coletas foram extraídos só os válidos e indecisos.

REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS ( ESPONTÂNEA):

Ao ser indagado sobre a rejeição dos possíveis pré-candidatos à prefeitura de Altamira em 2016, o eleitor falou o seguinte: A ex-prefeita Odileida Sampaio com 37,3% (390 coletas), o atual prefeito Domingos Juvenil 35% (366 de votos), o ex-prefeito Claudomiro Gomes com 8% dos entrevistados (124 citações), indecisos 11,8% (124 votos), seguidos de Marquinhos 1,3%, Josy 1,2%, José Geraldo 0,8 e João Batista 0,4.




Intenção de votos para Vereador


INTENÇÃO DE VOTOS PARA VEREADORES:

ESPONTÂNEA: QUEM VOCÊ INDICARIA PARA VEREADOR DE ALTAMIRA EM 2016?

João do Biscoito 42,1% (440 votos)

Vitor da Fox 8% (84 votos)

Iraides 6,1% (64 votos)

Marquinhos 5,9% (62 Votos)

Armando Aragão 3% (32 votos)

Loredan 1,5% (16 votos)

Miro Golsalves 1,5% ( 16 votos)

Gerusa 0,8% ( 8 votos)

Mercês 0,8% ( 8 votos)

Odair Francisco 0,8% (8 votos)

João Arthur 0,8% ( 8 votos)

Aldo Boa Ventura 0,8% ( 8 votos)

Adriano do Couto 0,8% 98 votos)

Eládio Lampião 0,8% (8 votos)

João do Fusca 0,4% (4 votos)

João Batista 0,4 (4%)

Zé Reinaldo 0,4% (4 votos)

Enfermeira Socorro 0,4% ( 4 votos)

Senhorinha 0,4% (4 votos)

Ronaldo Leoni 0,4% ( 4 votos)

Itamar 0,4% (4 votos)

Gaguinho 0,4% (4 votos)

Dilermano 0,4% ( 4 votos)

Nildo 0,4 % (4 votos)

Josy Amaral 0,4% ( 4 votos)

Tomarzinho 0,4% ( 4 votos)

Indecisos ou não quiseram votar 21,5% ( 220 votos)

VOTOS PARA VEREADOR INDUZIDA ENTRE OS 15 VEREADORES DE ALTAMIRA:

João do Biscoito 47,8% (500 votos), Victor da Fox 6,5% (68 votos), Adriano do Couto 3% (32 votos), Doutora Gerusa 3% (32 votos), João Arthur 2,7% (32 votos), Mercês Costa 2,7% (32 votos), Loredan 2,7% (32 votos), Armando Aragão 2,6% ( 28 votos), (22 votos), Odair Francisco 1,9% ( 20 Votos), Miro Gonsalves 1,9% (20 votos), Marquinhos da TV 1,5%(16), Eladio Lampião 1,5% (16 votos), , João Estevão 1,5% (16 votos), Iraides 1,2% ( 11 votos) e Irenilda 0,8% (8 votos).

Indecisos ou não souberam opinar 18,7% ( 202 votos).

VEJAM OUTROS DIAGNÓSTICOS DAS ELEIÇÕES EM 2016 DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA:

QUAL É A SUA MIDIA DE PREFERÊNCIA? 60,1%(628 entrevistados) dos 1.044 entrevistados foram categóricos em dizer que A Televisão é o meio de maior preferência popular. 23% (238 coletados) garantem que é a Redes Sociais, já 12% (126 coletados) ficariam com o jornal e apenas 4,9% (52 votos) preferem o rádio.

EM RELAÇÃO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SEU MUNICÍPIO, os entrevistados apontaram Saneamento Básico com 30,2% ( 316 votos coletados), Infraestrutura com 29,1% (304 coletas), e Segurança Pública com22,9% (240 votos). Enquanto que Saúde com 14,9% (156 votos), Educação com 1,8% (16 votos), emprego 1,1% ( 12 votos).

VOCÊ CONHECE O PREFEITO DOMINGOS JUVENIL? 81,9% (856 pessoas) afirmaram que SIM, conhecem o Prefeito, Já 9,1% (96 entrevistados) disseram que NÂO conhecem Juvenil. Enquanto que 9% (92 votos) alegaram que ouviram somente falar do atual Prefeito.

A DESTAK TAMBÉM PERGUNTOU, VOCÊ A APROVA A MANEIRA COMO O PREFEITO DOMINGOS JUVENIL VEM ADMINISTRANDO A CIDADE DE ALTAMIRA?

Dos 1044 entrevistados 57,4% (600) disseram que SIM, aprovariam e 42,5% (444 eleitores) disseram ao contrário, que NÂO aprovam a forma que a atual Prefeito vem administrando.

Os coletores também questionaram se a população conhecia o vereador Marquinhos da TV? A resposta foi que 57,8% (604 votos) afirmaram que SIM, Já 42,1% (440) garantiram que NÂO conhecem o Vereador.

A DESTAK Publicidade, Marketing e Pesquisa também fez outro diagnóstico muito importante: Exemplo; QUEM VOCÊ ACHA QUE TEM MAIS TRABALHO E FORÇA POLÍTICA PARA APOIAR O SEU CANDIDATO A PREFEITO NAS ELEIÇÕES DE 2016? Veja a resposta do Eleitor:

Vando Amaral, prefeito de Vitória do Xingu 32,9% (344 votos).

Helder Barbalho, Ministro 25,8% (270 votos).

Simão Jatene, governador do Estado 19,5% (204 votos).

Osório Juvenil, deputado estadual 7,5% (78 votos).

Zé Geraldo, deputado federal 7,1% (74 votos).

Odileida Sampaio, ex-prefeita 5,4% (56 votos).

Nenhum deles 1,7% (18 votos).

Observação: A pergunta foi induzida contendo as 6 lideranças políticas.

A DESTAK FEZ A PERGUNTA FINAL CONCLUINDO TUDO QUE FOI DITO PELOS 1044 PESQUISADOS.

TUDO ISSO QUE VOCÊ ACABOU DE DIZER É?

DEFINITIVO: 52,2% (546 VOTOS).

DIFICILMENTE MUDARÁ: 10,4% (108 VOTOS).

AINDA PODE MUDAR: 32,8% (342 VOTOS).

NÃO QUIS OPINAR: 4,6% (48 VOTOS).

Observação: Todas as pesquisas foram coletadas os endereços com números e telefones residencial ou celulares.

Fonte: RG 15/O Impacto

Crônica: Ao invés de fogo, fumaça


Por: Emanuel Júlio 

Leite*

Por volta das 14:30 do domingo, 27, a minha mulher recebeu uma chamada telefônica. Do outro lado da linha uma senhora, que mora perto de uma chácara de propriedade da minha família, dizendo que um incêndio estava próximo de atingir as duas casas que ficam no local. O lugar em questão fica distante cerca de 13 quilômetros do centro da cidade, no bairro do Diamantino (pra lá do Mararu). 

Não foi muito difícil chegar à conclusão de que o que estava sendo falado fazia sentido. Afinal de contas, estamos vivendo um dos períodos mais secos dos últimos anos na região Oeste do Pará. As queimadas, em função do verão prolongado, tornaram-se motivo de preocupação para a população e autoridades. A toda hora fotografias são postadas nas redes sociais dando conta da situação que vem ocorrendo em áreas de floresta, campos, e mesmo no centro urbano. Outro dia mesmo, voltando de uma viagem à região do Lago Grande, observei em que em diversos pontos da mata focos de incêndio eram verificados enquanto a embarcação fazia o seu percurso entre Vila Socorro e Santarém.

Imediatamente, minha mulher discou 190. Relatou o que tinha acabado de ouvir da pessoa ao celular. Falou da localização para a pessoa que atendeu, e, claro, citou um ponto de referência.

Confesso que fiquei na dúvida entre ir ou não. Pensei que se fosse, pouco poderia fazer, pois não teria como apagar incêndio. Como existe caseiro por lá, pensei na aposta de que por lá os problemas poderiam ser contornados, em função de contratempos. E logo veio o pensamento: “E esse o fogo está colocando em risco a vida de pessoas?”. Pelo sim, pelo não, parti em direção ao local.

Quando eu trafegava pela rodovia Curuá-Una, na altura do bairro Jaderlândia, vi o carro do Corpo de Bombeiros. Confesso que duvidei da presteza do serviço. “Será que é a nossa ocorrência?”, pensei em tom desafiador. Eu mal acreditava, pois o telefonema para o 190 tinha sido há menos de 10 minutos. Para não perder a oportunidade, fiz questão de fazer a ultrapassagem pelo pesado veículo vermelho. A poucos metros, depois de ter feito a ultrapassagem, fiz um sinal com o dedo, dando a indicação de que eu estava a caminho do local do incêndio. 

Para chegar ao local, o veículo do Corpo de Bombeiros, além da rodovia, teve que entrar numa estrada de chão batido. A parte mais difícil foi ter que passar por uma ponte de madeira, nas imediações do Restaurante La Xinxa. Mais para frente, a entrada em um ramal bem estreito. Em boas condições de trafegabilidade, mas estreito.

Ao chegar ao local, nada. A atmosfera estava esfumaçada, mas incêndio não havia. Não naquele momento. Deu para ver que houve, sim, um incêndio na mata, mas que ficou longe de alcançar a casa, conforme relatou a senhora para a minha mulher.

Naquele momento, fiquei sem ter o que dizer para os profissionais do Corpo de Bombeiros. Fiz questão de dizer que confiei na pessoa que havia relatado o problema, e que só telefonei sem checar de forma antecipada em função da localização da ocorrência. Eu disse que acreditei no nervosismo da pessoa, e que confiava, como confio, na possibilidade de a mesma não ter brincado com coisa séria. Senti-me mal com o fato de a ocorrência não ter se configurado na prática.

Fiquei me sentido culpado. Sei de algum tempo que o Corpo de Bombeiros costuma receber um número altíssimo de ligações para atender ocorrências que não existem. Muitas pessoas dão trabalho à corporação sem que seja necessário. As estatísticas em alguns pontos do país apontam para uma quantidade de trotes que se aproxima dos 85%. No caso específico da minha ocorrência, vi o trabalho para manobrar o veículo pesadíssimo numa área de pouco espaço.

Dos males, o menor. O que se apresentava como situação ameaçadora se transformou em algo que mais pareceu uma brincadeira de mau gosto. Não foi brincadeira, mas causou um mal-estar. Pelo menos, causou embaraço eu ter que explicar algo que não aconteceu conforme foi descrito na ligação que originou a ocorrência.

E pintou na minha cabeça dúvidas, em função de algo que não aconteceu. O incêndio seria melhor, para justificar a ida dos profissionais do fogo ao local? Se o fogo fosse mesmo ameaçador, a checagem daria tempo para que algo fosse feito para debelar as chamas? 

Houve quem me dissesse: “Menos mal... Ao invés de fogo, fumaça!”...

*É produtor audivisual, escritor e ex-secretário de Turismo de Santarém

Voluntários distribuem brinquedos para crianças da Vila dos Cabanos


Voluntários da Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio e cobre, sediada em Barcarena, deram exemplo de solidariedade e fizeram o Natal mais feliz das crianças da Vila dos Cabanos. Mais de 120 colaboradores uniram-se para adotar as cartinhas dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Nossa Senhora de Fátima, no bairro Pioneiro, e o esforço rendeu a doação de cerca de 200 brinquedos repassados à instituição.

A professora Elisângela Paes, vice-diretora da escola, disse que a surpresa foi inesperada. “Estávamos com dificuldade de obter doações e nem imaginávamos que a teríamos tamanha festa para as nossas crianças. Ficamos muito felizes em ver os colaboradores da Alubar envolvidos e fazendo acontecer esse momento de confraternização. Nossos alunos foram presenteados com brinquedos de excelência. Agradecemos, imensamente, a colaboração de todos”, declarou emocionada.

Michel Oliveira, supervisor de Produção da Alubar, afirmou que ajudar o próximo faz bem. “É muito prazeroso ajudar o próximo de alguma forma. Mais do que isso, é uma satisfação indescritível ver o sorriso das crianças quando elas ganham os presentes. Aproveito para agradecer o empenho de todos os colaboradores que vestiram a camisa da solidariedade”, destacou.

Fonte: Temple Comunicação

Instituto Alcoa celebra resultados do Programa ECOA com exposição de projetos ambientais

Em Juruti, cerca de 300 pessoas entre alunos, pais, professores, corpo docente e comunidades participaram das comemorações do programa, que beneficiou mais de quatorze mil alunos no país
  


O Instituto Alcoa celebra, neste mês, em todas as unidades do país, os resultados do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental. As comemorações proporcionam momentos de compartilhamento de aprendizados, exposição dos projetos realizados ao longo do ano, troca de experiências metodológicas e práticas educativas. O ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação, e beneficiou mais de quatorze mil alunos no Brasil.

Em Juruti, município do oeste paraense onde a companhia possui operações de bauxita, a celebração do ECOA movimentou, no Salão Dom Bosco, cerca de 300 pessoas, entre alunos, pais, professores e moradores. Estiveram presentes representantes das escolas municipais Maria Lucia Nascimento, Maria da Saúde Pinheiro Cunha, Zelinda de Souza Guimarães, Elza Albuquerque, Raimundo de Souza Coelho e José Roberto Pimentel, instituições que participaram das atividades do ECOA ao longo de 2015.


No evento, foram expostos projetos ambientais e entregues certificados aos professores participantes do curso de formação de professores. Também foram premiados os vencedores do concurso de desenho em comemoração aos 25 anos do Instituto Alcoa. O concurso trouxe como tema “Como será o mundo em 2040?”, estimulando os alunos a pensarem no futuro.

Para a professora Iracema Mota, da Escola Municipal Elza Albuquerque, o programa incentiva práticas ambientais. “O programa ampliou nossos projetos de educação ambiental, concluímos o paisagismo escolar, melhoramos a horta e realizamos diversas oficinas”, relatou.

A mostra das experiências ambientais foi expressa por meio de pintura, música, dança e arte reciclada. “Eu acho muito legal participar do ECOA, aprendi cuidar da natureza, reduzir o lixo e deixar a escola mais bonita”, contou Ana Roberta Veiga Batista, 9 anos, aluna da Escola Municipal Maria da Saúde.

Para a gerente de Projetos do Instituto Alcoa, Monica Espadaro, o ECOA busca fortalecer as comunidades onde a companhia está presente, contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável.  “Muito além das melhorias realizadas nas escolas, o ECOA provoca transformações nos alunos, professores e comunidade. Por meio do ECOA, os alunos se tornam protagonistas das mudanças que querem para suas vidas”, destacou.

O Programa ECOA ocorre em duas etapas: a primeira de capacitação dos professores e a segunda de promoção de atividades com os alunos, com idade entre 9 e 12 anos, no contraturno escolar, com o objetivo de promover transformações positivas nos relacionamentos entre as crianças e nas relações delas com o meio ambiente. Além disso, os funcionários da Alcoa participam de ações de voluntariado nas escolas e na comunidade para estimular atividades como coleta de óleo usado, plantio de árvores, limpeza de áreas, entre outras. Em 2016, as atividades do ECOA continuarão em Juruti.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio de Programas de Voluntariado, Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, Programa de Apoio a Projetos e Iniciativa Globais. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança. O Instituto Alcoa e  a Alcoa Foundation já investiram mais de R$ 105 milhões em mais de 2.100 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga nossos canais de mídia social: www.facebook.com/AlcoaBrasil e www.twitter.com/AlcoaBrasil.

Fonte: Temple Comunicação

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

20 franquias baratas para você investir em 2016

Abrir uma franquia está nos seus planos para 2016? Então já está na hora de estudar as possibilidades disponíveis no mercado.

Para ajudar nesta tarefa, reunimos 20 redes de franquias baratas que estão em busca de novos franqueados no ano que vem. As marcas selecionadas têm investimento inicial de 1.600 a 100 mil reais.

Antes de investir numa rede, porém, é sempre bom lembrar que o interessado deve pesquisar muito sobre a marca e estudar o setor do negócio.

Navegue pelas fotos acima e conheça 20 opções para quem quer se tornar um franqueado em 2016.

1 - AHOBA VIAGENS – 1.600 REAIS
A rede trabalha oferecendo pacotes turísticos, com passagens, reservas em hotel, passeios etc. O contato com o cliente é feito via internet e o franqueado pode trabalhar de casa. No modelo home-based, o faturamento médio mensal do franqueado é de 2 mil reais. A rede hoje possui 74 unidades, e espera chegar a 250 em 2016.
Investimento inicial: De 1.600 reais (valor promocional para estudantes universitários) a 3.600 reais.
Prazo de retorno: De 3 a 12 meses.

2 - ACQIO – 4.990 REAIS
A Acqio é uma rede de franquias que trabalha com a venda de maquininhas para pagamento eletrônico. A operação é home-based e o faturamento mínimo é de 3.200 reais, de acordo com a franqueadora. A rede tem apenas seis meses de vida e mais de 240 unidades em funcionamento. A expectativa é finalizar o ano de 2016 com 300 novos franqueados.
Investimento inicial: A partir de 4.990 reais.
Prazo de retorno: De 2 a 6 meses.

3 - IGUI TRATA BEM – 10.900 REAIS
A rede é especializada em manutenção e limpeza de piscinas e vendas de produtos químicos. No modelo home-based, a franquia custa 10.900 reais e tem faturamento médio mensal de 5 mil reais. Hoje a rede tem 250 unidades no Brasil. A expectativa para 2016 é crescer cerca de 20% em todo o país.
Investimento inicial: A partir de 10.900 reais (home-based).
Prazo de retorno: 6 meses.

4 - POLTRONA 1 - 14.824 REAIS
A Poltrona 1 é uma rede franquias de turismo em que os franqueados trabalham de casa. A rede espera alcançar a marca de 48 unidades em 2016.
Investimento inicial: A partir de 14.824 reais (modelo home-based, com capital de giro incluso).
Prazo de retorno: 12 meses.

5 - AQUARELA JARDINS – 18.321,80 REAIS
A Aquarela Jardins é uma rede de franquias de jardinagem que nasceu em Curitiba (PR). Os franqueados da marca atuam na recuperação e manutenção de jardins e na harmonização de ambientes. O faturamento médio é de 5 mil reais. Para 2016, a expectativa é chegar a 13 unidades. A marca possui modelos que custam entre 15 mil e 60 mil reais. As informações a seguir são do modelo intermediário o Garden Express.
Investimento inicial: 18.321,80 reais.
Prazo de retorno: Até 8 meses.

6 - QUINTA VALENTIA – 22 MIL REAIS
A rede é especializada na venda direta de calçados femininos. Com modelo home-based, os franqueados têm como vitrine a shoe bag, uma bolsa em que cabem até vinte pares. O faturamento médio mensal é de 14 mil reais, sendo que o lucro líquido é de 3 mil. A marca tem hoje cerca de 150 unidades e espera uma grande expansão par 2016, com 350 franqueados.
Investimento inicial: 22 mil reais.
Prazo de retorno: De 3 a 11 meses.

7 – VIVENDA EM CASA – 27 MIL REAIS
A Vivenda em Casa é uma opção da Vivenda do Camarão no formato de microfranquia. A ideia é vender produtos feitos com frutos do mar através da internet, tanto para o consumidor final quanto para bares e restaurantes. O modelo tem faturamento médio de 20 mil reais por mês, sendo que o lucro líquido representa de 12 a 25% deste valor. Para 2016, a ideia é ter 10 novas franquias já em janeiro.
Investimento inicial: 27 mil reais.
Prazo de retorno: 12 meses.

8 – SAN MARTIN SEGUROS - 27.800 REAIS
A San Martin é uma de rede de seguros, na qual o franqueado pode optar por trabalhar em casa. A empresa existe desde 1995, entrou para o franchising em 2014 e hoje tem 118 unidades. O faturamento mensal fica em torno de 40 mil reais, sendo que o lucro líquido varia entre 5 mil e 8 mil reais. Para 2016, a meta é abrir 15 novas unidades por mês, num total 180 novos contratos.
Investimento inicial: 27.800 reais.
Prazo de retorno: De 6 a 8 meses.

9 – FLIPWASH – 30 MIL REAIS
A Flipwash é uma rede de franquias de lavagem pressurizada de carros que utiliza cera de carnaúba. Para abrir uma unidade o franqueado pode desembolsar de 30 mil a 70 mil reais, sendo que o faturamento médio mensal fica entre 20 mil 50 mil reais, com lucro líquido entre 3 mil e 15 mil reais. A rede hoje tem 21 unidades, e espera abrir 100 novas em 2016.
Investimento inicial: A partir de 30 mil reais.
Prazo de retorno: De 12 a 30 meses.

10 – MASTER HOUSE – 35 MIL REAIS
A rede Master House é especializada em serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura, gesso e drywall, impermeabilização e montagens. O faturamento médio mensal de uma unidade é de 65 mil reais, sendo que o lucro líquido é de 15 mil reais. Segundo a franqueadora, é possível atuar tanto com uma loja, quando em uma sala comercial, ou ainda num espaço de coworking. A rede possui 30 unidades hoje. Para 2016, a expectativa é passar a marca de 60 unidades.
Investimento inicial: 35 mil reais.
Prazo de retorno: De 6 a 10 meses.

11 – VAZOLI – 45 MIL REAIS
A Vazoli é uma rede de franquias de crédito e financiamento. A empresa está no mercado desde 2008 e entrou para o franchising em 2011. O faturamento médio de uma unidade é de 150 mil reais, sendo que o líquido fica em torno de 19 mil reais. A rede tem hoje 93 unidades e espera abrir mais 20 no ano que vem.
Investimento inicial: A partir de 45 mil reais (varia de acordo com o número de habitantes da sua cidade).
Prazo de retorno: De 8 a 15 meses.

12 – LINHA E BAINHA – 49 MIL REAIS
A rede atua no setor de costuraria expressa, oferecendo serviços de reformas, ajustes e customização de peças, além de sapataria. A marca está no mercado desde 1999 e no franchising desde 2003. O faturamento médio mensal de uma unidade é de 20 mil reais, sendo que o lucro líquido fica entre 25% e 35% desse valor. A rede tem hoje 21 unidades pelo país e espera abrir mais 10 unidades em 2016.
Investimento inicial: A partir de 49 mil reais (sem contar adequação do imóvel e capital de giro).
Prazo de retorno: A partir de 24 meses.

13 – CLUBE CARAMELO – 50 MIL REAIS
A Clube Caramelo é uma rede de franquias que vende biscoitos e guloseimas. A rede trabalha com os modelos loja e quiosque, sendo que este último tem investimento inicial de 50 mil reais, com faturamento mensal médio de 20 mil reais. A rede tem duas unidades hoje, e espera abrir mais dez em 2016.
Investimento inicial: 50 mil reais (modelo quiosque).
Prazo de retorno: De 18 a 24 meses.

14 – EMAGRECENTRO – 50 MIL REAIS
A Emagrecentro é uma rede franquias de beleza e estética. A rede tem faturamento médio mensal de 30 mil reais. Para 2016, a expetativa é de crescimento de 10%.
Investimento inicial: 50 mil reais.
Prazo de retorno: Aproximadamente 12 meses.

15 – SIGBOL – 69 MIL REAIS
A Sigbol é uma rede de escolas de moda e costura, que desenvolveu um método simples de ensinar a costurar. A empresa está no mercado desde 1975 e entrou para o franchising em 2011. O faturamento médio mensal de uma unidade Smart (modelo mais barato) é de 18 mil reais, com lucro médio de 30%. A rede tem hoje 20 unidades, sendo 11 franqueadas. A expectativa é inaugurar mais 12 unidades em 2016.
Investimento inicial: 69 mil reais (modelo Smart).
Prazo de retorno: 16 meses.

Fonte: msn dinheiro

Os direitos e obrigações de quem entra numa franquia

Os direitos e obrigações do franqueado - Escrito por Lyana Bittencourt, especialista em franquias.

Embora a franquia seja uma empresa independente, com autonomia administrativa e financeira, ao assinar o contrato, o franqueado deve estar atento aos direitos e obrigações inerentes ao franchising e às peculiaridades da própria rede de franquia, que podem variar.

O franchising tem por definição o direito de uso de marca associado à transferência do know-how da franqueadora – replicando um negócio de sucesso, e dessa definição são extraídos os principais direitos e obrigações.

Em relação à marca, o franqueado passa ter o direito de uso de uma marca preferencialmente já consolidada e forte, contudo, de forma limitada, restrita ao objeto do contrato que assinou e na forma determinada pela franqueadora. A marca é o bem mais valioso da franqueadora, e consequentemente gera muitas obrigações ao franqueado no sentido de protegê-la de qualquer mau uso ou uso indevido.

É pela marca, não somente, mas também, que se justifica o pagamento dos royalties, que é em geral a forma como o franqueado remunera a franqueadora.

Por outro lado, em relação à transmissão do know-how, extraímos outros direitos e obrigações para o franqueado. O principal direito é o de ter acesso à metodologia do negócio desenvolvido pela franqueadora, ser capacitado para o desenvolvimento de sua franquia, poder contar com o apoio da franqueadora para esclarecimentos e suporte.

Mas o know-how confere ao franqueado também obrigações, tais como, seguir os padrões estabelecidos pela franqueadora, o que relativiza a liberdade de condução do negócio pelo franqueado, tanto em relação à operação em si, como a gestão, marketing, mix de produtos e serviços.

O know-how transmitido pela franqueadora também é remunerado pelos royalties no decorrer da relação, e, no inicio da relação, pela taxa inicial de franquia.

Cabe ao franqueado ainda na condição de candidato a uma franquia, ao receber a COF (Circular de Oferta de Franquias) com o respectivo Contrato de Franquia, e em algumas redes, também o pré-contrato de franquia, anexos, dedicar um tempo para a análise de todas as obrigações e deveres do franqueado e da franqueadora, contidos nesses documentos.

Tudo o que gerar dúvidas ou desconforto deve ser tratado e esclarecido antes da assinatura desses instrumentos. Assinar o contrato pensando que depois vai resolver estas questões pode ser o início de conflitos no futuro.

É muito importante que o futuro franqueado se atente ao que será oferecido pela franqueadora, como apoio e suporte aos franqueados, e avalie também até que ponto esses serviços vão suprir sua inexperiência para operar o negócio.

Lembrando que, se o franqueador se compromete em fornecer determinados suportes, constantes na COF e no contrato, isso tem força de lei e deve ser seguido. O mesmo se aplica às obrigações do franqueado.

A relação entre franqueadora e franqueado deve ser vista sempre como de interdependência e ganha/ganha. A franqueadora precisa da força de trabalho do franqueado para ocupar mais mercados, e o franqueado precisa do apoio da franqueadora para empreender com sucesso o negócio de franquia em que entrou, para que ele se rentabilize e ofereça o retorno do capital investido.

Enfim, todos os direitos e obrigações do franqueado são relacionados à marca e ao know-how, buscando preservar as características do negócio que já deram certo para a franqueadora, de modo que o franqueado otimize seu investimento, cometendo menos erros e maximizando resultados.

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.

Fonte: msn dinheiro

Relator aceitará recurso de Cunha e processo no Conselho de Ética pode voltar ao começo

Brasília - Relator do recurso do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na Comissão de Constituição e Justiça da Casa (CCJ), o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) apresentará nesta terça-feira, 22, parecer que, na prática, poderá levar o processo por quebra de decoro contra o peemedebista à estaca zero.

Aliado de Cunha, o presidente da CCJ, deputado Arthur Lira (PP-AL), marcou para início da tarde desta terça a sessão para votar recurso apresentado por Carlos Marum (PMDB-MS). O peemedebista, contesta decisão do Conselho de Ética da última terça, que deu prosseguimento ao processo contra o presidente da Câmara.

Em conversa com o Estado, Elmar Nascimento afirmou que irá acatar um dos principais argumentos inserido no recurso de Cunha, de que o Conselho de Ética não concedeu pedido de vista (mais prazo para análise) durante a discussão do relatório preliminar do deputado Marcos Rogério (PDT-RO).

O parecer do pedetista foi apresentado após o deputado Fausto Pinato (PRB-SP) ser destituído da relatoria. Pinato apresentou voto pela continuidade do processo contra Cunha no colegiado. A determinação de trocá-lo foi assinada pelo vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA).

Durante a sessão da última terça-feira, o presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), colocou em votação a possibilidade de haver um novo pedido de vista referente ao parecer de Marcos Rogério. A maioria do colegiado votou contra, seguindo um entendimento de que não se tratava de um novo parecer, mas de um complemento de voto apresentado por Pinato.

"O que vamos tratar é se o deputado tem ou não direito de vista e se isso pode ser negado a ele. Tinha que ter pedido de vista, não só nesta questão, mas em qualquer uma. Não sei com base em que se negaram a vista. Sinceramente, no regimento não encontrei em lugar nenhum em que se possa negar a vista", ressaltou Elmar Nascimento, ao Estado.

Ao contrário do que decidiu a maioria do Conselho de Ética, no entendimento do relator, o parecer de Marcos Rogério deveria ter sido considerado com um novo relatório e não apenas um complemento do que foi apresentado por Pinato.

"O que o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão, anulou foi a escolha do relator. Não entro nesta questão. Mas se ele anulou a designação do relator, é como se não tivesse o relatório que o Pinato fez. Então, foi negado não só a vista, como a discussão", ressaltou Nascimento.

O relator considera que é necessário corrigir possíveis erros cometidos pelo Conselho neste momento, uma vez que os questionamentos feitos sobre o processo podem parar futuramente na Justiça.

"Talvez seja melhor você corrigir agora porque ele [Eduardo Cunha] tem direito ao recurso e o recurso não é contra o mérito, mas contra esses vícios. Já imaginou, faz-se a instrução inteira, levam-se 60 dias úteis e se reconhece isso lá na frente?" ponderou. "Se tiver de reconhecer algum vício, que anule o processo, é melhor que se reconheça logo, até porque não é CCJ que vai julgar isso, mas o próprio Poder Judiciário", emendou.

Apesar de já ter um parecer favorável ao recurso, Elmar Nascimento deverá colocar inicialmente em discussão da CCJ um questionamento sobre o procedimento de votação do Conselho de Ética, que culminou na negativa do pedido de vista.

Segundo ele, há dúvida se o presidente do Conselho poderia colocar em votação do colegiado ou se cabia apenas a ele a prerrogativa de negar o pedido de vista.

"Se houver um entendimento que a competência do julgamento era do presidente, consequentemente é como se fosse inexistente a votação. Então, o recurso pode ser transformado em uma consulta e ir direto para a Mesa", explicou Nascimento.

Para que as atividades sejam iniciadas na CCJ amanhã, é preciso um quórum mínimo de 34 deputados. Além disso, durante a discussão, também poderá ser apresentado pedido de vista (prazo maior para análise), adiando um desfecho do caso para 2016, uma vez que o recesso Legislativo inicia nesta quarta-feira (23).

Fonte: msn noticias