quinta-feira, 30 de julho de 2015

Crianças alfabetizadas no HRBA voltam às aulas


Na segunda-feira, dia 3 de agosto, as crianças que fazem tratamento e moram no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) – administrado pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – Pró-Saúde, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) – retornam às aulas, após o período de férias. As atividades fazem parte do projeto educacional ‘Escolarização Hospitalar’, sob responsabilidade da Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA.

Atualmente, duas crianças participam do projeto. Elas são matriculadas na rede municipal de ensino de Santarém e recebem, no HRBA, conteúdo equivalente ao repassado nas escolas. O projeto iniciou em março de 2014 e possibilita que as crianças não tenham prejuízo educacional enquanto estão em tratamento, recebendo atendimento tanto da professora do ensino especial, como também da professora do ensino regular.

As atividades pedagógicas desenvolvidas estão adaptadas à realidade das crianças hospitalizadas, sendo compatível com a idade, o nível de aprendizagem e as especificidades de cada uma. O projeto é desenvolvido por etapas, priorizando o trabalho lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

Os leitos das crianças se transformam em sala de aula. Os encontros são realizados de segunda a quinta-feira, de 14h às 16h30 (dependendo da disponibilidade das crianças), com atividades lúdicas e práticas de leitura e de escrita, a partir de um planejamento flexível.


EVENTO: Reinício das atividades do projeto ‘Escolarização Hospitalar’
LOCAL: Ala Pediátrica do HRBA
DATA: 3 de agosto, segunda-feira | 14h às 16h
SUGESTÃO DE ENTREVISTADOS:
- Claudiléia Galvão, Coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA;
- Professoras das crianças;
- Mães das crianças.

Fonte: Ascom Hrba

Conheça Óbidos, sua cultura, economia, e potenciais turísticos


O município ainda se orgulha das heranças deixadas pelos colonizadores e pela influência artística e cultural que é facilmente encontrado entre suas ladeiras e casarios históricos.

Conhecida pela sua rica arquitetura, com casarios do período colonial, Óbidos é considerada uma das cidades mais Portuguesas na Amazônia e recebe o nome carinhoso de Cidade Presépio. Localizada na parte mais estreita do Rio Amazonas, porém a mais profunda, distante 1.100 quilômetros da capital do Estado, Belém, à cidade passa por uma reestruturação social, arquitetônica, com inicio de projeto para tombamento de prédios públicos e reforma dos já tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como é o caso da reforma e requalificação do Forte Pauxis, além das mudanças ambientais, Óbidos conquistou o título de primeiro Município Verde no Oeste do Pará.


Suas belezas e riquezas naturais vão além da sua história, marcada por grandes nomes da literatura e magistratura, como Inglês de Sousa e José Veríssimo, ou ainda da sua importância estratégica para os Portugueses. O município possui cultura própria, com a festa do Mascarado Fobó, que inicia com a virada do ano novo e encerra na quarta-feira de cinzas ou ainda o Arraiá do Pauxis, o Festival do Jaraqui, peixe símbolo do município, e as Festividades de Sant’Ana, uma das primeiras manifestações cristãs com quase dois centenários de realização.  

Óbidos é hoje um município que sobrevive do extrativismo natural, com a coleta da castanha do Pará para beneficiamento, sendo a segunda maior indústria beneficiadora da castanha, ficando atrás somente da capital do estado, da agricultura de subsistência, com destaque para a produção familiar da mandioca do qual é produzida a farinha branca, farinha de tapioca, a tapioca (goma), o tucupi e uma variedade de bejú. Na sua produção nada vai fora, a folha serve para produção da maniçoba, um prato típico muito apreciado. Já a casca da mandioca, no período de escassez do capim, serve de alimento para o gado, a pecuária é a principal economia do município.


No que se refere a lazer, Óbidos possui inúmeros igarapés como o do Curuçambá, que se encontra dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA) que apresenta características únicas sendo descrito até como um lago ou ainda um rio em formação, sendo o principal balneário da cidade, uma vez que sua localização, distante cerca de 8 quilômetros na PA 254, o torna o mais acessível. Para quem busca um contato mais direto com a natureza as cachoeiras do Curumu, distante 25 quilômetros da cidade, são uma atração a mais, e os banhistas ainda podem optar pela cachoeira da cortina, distante 800 metros da estrada principal ou a da pancada, localizada dentro da propriedade do senhor Miguel, que recepciona os visitantes.

O município de Óbidos, partindo de Santarém, fica distante cerca de três horas e meia de lancha ou ainda seis horas de embarcação podendo também ter acesso pela estrada tanto para quem vem de Santarém, Oriximiná ou Alenquer, em viagens que duram entre 2 a 3 horas de carro. O valor da hospedagem nos hotéis e pousadas da cidade variam de R$ 45,00 a R$ 130,00 e entre os pratos mais apreciados na culinária obidense estão a maniçoba e o pato no tucupi que podem ser encontrados facilmente nos restaurantes da cidade, além da variedade de peixes e carne.

Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO (Marta Costa)

"Mesa Redonda" da Rádio Tapajós 94,1 FM

No programa "Mesa Redonda" da Rádio Tapajós 94,1 FM, debatendo sobre o Projeto 'Concilia Santarém', com o magistrado Cosme Neto e o defensor público Fabiano Narciso. Com Eduardo Imbiriba e outras 21 pessoas emTv Tapajós - Afiliada Rede Globo.



Por: Ubirajara Bentes De Souza Filho

Workshop reforça segurança na manipulação de cateter


Focado na segurança do paciente, o Grupo de Interesse em Cateter (GIC) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), sediado em Santarém, promoveu um workshop sobre a segurança na inserção e manipulação de cateter – dispositivo necessário nos procedimentos intravenosos.

O workshop acontece anualmente e é destinado aos médicos, enfermeiros, acadêmicos residentes e profissionais de outras instituições. Este ano, o evento ocorreu nos dias 23 e 24 de julho.


O objetivo é apresentar inovações tecnológicas, novos dispositivos e difundir informações que contribuam para aumentar a segurança dos pacientes durante a internação hospitalar. Trata-se de uma política primordial dos hospitais administrados pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde), entre eles o Hospital Regional do Baixo Amazonas, gerido sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

Cateter é um instrumento, em forma de tubo, inserido em veias profundas para facilitar a administração de medicamentos e a retirada de sangue para exames. É necessário, principalmente, para a realização de hemodiálise e quimioterapia.

O tema é de alto interesse para a comunidade médica. Cerca de 60% das infecções, que ocorrem com pacientes em tratamento, são em decorrência da manipulação de cateteres. “Infelizmente alguns procedimentos têm muitos riscos. Se não forem feitos de forma adequada, podem causar problemas graves. Tentamos reduzir os riscos e assim garantir a maior segurança possível dos pacientes do HRBA”, diz o enfermeiro Endryl Carvalho, presidente do GIC.


A rigor, todo paciente internado recebe um cateter periférico. Os pacientes oncológicos recebem cateter de longa permanência porque o tratamento é intensivo e prolongado. Nesses casos, o cuidado exigido é maior, para que o instrumento dure por muito tempo e não cause estresse nem físico nem mental ao paciente.

A enfermeira Patrícia Pimentel, da ConvaTec, empresa de tecnologia médica, falou sobre a manipulação de cateteres para diminuir o risco de infecção: “quanto menor a manipulação, maior a segurança para o paciente”.

Silvete Sousa, de 29 anos, é paciente do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e sabe muito bem o que é um cateter. Três vezes por semana submete-se à diálise e convive com um desses dispositivos. “Viver com o cateter é complicado. É fácil de infeccionar e tem uma série de cuidados”, diz.

Entre esses cuidados, constam os seguintes: manter a área em torno do cateter sempre seca; protegê-lo durante o banho; evitar deitar por cima do dispositivo, enquanto dorme; e ter cautela quando fizer atividades físicas.

Acesse o Blog do HRBA (clique aqui) para visualizar a notícia completa e baixar mais fotos.

Fonte: HRBA

Comunidade Flexal realiza 27º Festival do Acari


Este ano o festival envolve além da culinária a cultura o turismo e o esporte como potencial da Comunidade.

A Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e a coordenação do 27º Festival do Acari convidam a população de modo geral a prestigiar no período de 9 a 15 de agosto o tradicional festival da Comunidade do Flexal. Este ano a programação terá abertura no dia 9 de agosto, às 20h, com jantar em comemoração ao Dia dos Pais.

Durante a semana será realizada programação cultural e no dia 15, encerramento da programação, será realizada pela manhã uma programação esportiva com: maratona, corrida de canoa a vela, canoagem e corrida de rabeta. À noite, dentro da programação cultural, será realizado o concurso de escolha da Rainha do Festival do Acari, com destaque para a originalidade das vestimentas.

Venha participar, prestigiar e degustar o cardápio variado preparado a partir de um dos peixes mais populares da Amazônia, o Acari.

Mais informações coordenação do evento (93) 99149 - 9558


Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Médico petista explica por que a ex-prefeita de Santarém não será candidata ao cargo em 2016

Foi ao ar, alguns minutos atrás, a entrevista do médico e político ligado do PT Everaldo Martins Filho, o todo poderoso secretário (e irmão) da ex-prefeita santarena Maria do Carmo (2005-2012) concedida à jornalista Núbia Pereira, titular da coluna “No Salto”.
Neste link, a íntegra da densa entrevista.
Nela, Everaldinho, como o petista é mais conhecido, revela por que deixou de beber, por que se separou da professora e também militante petista Socorro Pena, faz uma avaliação do governo Alexandre Von (PSDB) e de seu relacionamento político com Lucineide Pinheiro e com o ex-prefeito multiprocessado Lira Maia (DEM).
Ele explica ainda por que a sua irmã e ex-prefeita não será candidata novamente ao cargo na eleição do próximo ano.

É hoje o show da banda Dentonautas em Santarém


É hoje o show da Banda Detonautas, às 22 horas, no Celeiro Beer, o show do Detonautas, em Santarém. A banda será atração nacional do Festival das Tribos de Juruti, no dia 30. As informações são do Blog Quarto Poder.

Às 18 horas, do dia 29, na praça de eventos do Rio Tapajós Shopping, Tico Santa Cruz, vocalista da banda, comandará uma sessão de autógrafos aos fãs dos roqueiros. 

A apresentação especial do Detonautas no Celeiro Beer, ocorre dentro do projeto ‘Clássicos do Rock’, idealizado pelo empresário Kirk Xabrégas. 

Os ingressos estão sendo vendidos nos valores de R$ 30 (pista) e R$ 40 (área vip). 

Serviço: 

Detonautas em Santarém 
Sessão de autógrafo: Praça de Evento – Rio Tapajós Shopping 
Horário: 18 horas. 
Show: Celeiro Beer 
Horário: 22 horas. 
Ingressos: Pista – R$ 30,00 – Vip- R$ 40,00

Justiça Federal determina fim de taxas abusivas em duas faculdades no Pará

A Justiça Federal determinou a suspensão da cobrança de taxas irregulares pela Escola Superior da Amazônia (Esamaz) e pela União Empresarial Educacional (Unempe), que mantém a Faculdade de Belém (Fabel). As decisões, publicadas nos dias 23 e 24 de julho, atendem pedido de ações da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), do Ministério Público Federal (MPF).

A partir de decisões liminares (urgentes) da juíza federal Hind Ghassan Kayath, a Fabel está proibida de cobrar pela expedição de certidão de conteúdo programático ou ementa de disciplinas, e a Esamaz deve suspender a cobrança da expedição de certidão de conclusão de curso, orientação de monografia, grade curricular, histórico escolar, provas finais e conteúdo programático ou ementa de disciplinas. 

As duas instituições de ensino também ficaram impedidas de negar a rematrícula de alunos em situação de inadimplência no pagamento dessas taxas.

Cobrança recorrente – A cobrança de taxas abusivas é uma queixa recorrente de alunos de instituições privadas de ensino superior no Pará. Conforme a Constituição brasileira e a lei 8.170/91, que rege o setor educacional, apesar de serem instituições privadas, as instituições de ensino superior prestam um serviço público e, portanto, estão proibidas de cobrar do cidadão quaisquer taxas “para expedição de documentos necessários à defesa de direitos ou esclarecimento de situações de interesse pessoal”. 

Além disso, o Conselho Nacional de Educação determina que as mensalidades são a única remuneração possível por todos os custos referentes à educação ministrada e pelos serviços diretamente vinculados.

Em caso de expedição de 2ª via, a cobrança deve se limitar ao valor do custo do serviço. Conforme a Constituição brasileira e a lei 8.170/91, que rege o setor educacional, apesar de serem instituições privadas, as instituições de ensino superior prestam um serviço público e, portanto, estão proibidas de cobrar do cidadão quaisquer taxas “para expedição de documentos necessários à defesa de direitos ou esclarecimento de situações de interesse pessoal”.


Serviço:

Para denunciar instituições que estejam cobrando taxas abusivas: http://cidadao.mpf.mp.br

Fonte: Ascom MPF

Definido prazo para recadastramento de mototaxistas

No período de 03 agosto a 1º de outubro, 823 mototaxistas autorizados e seus respectivos auxiliares deverão fazer o recadastramento para este serviço. Por meio da portaria 014/2015 a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito estabeleceu os procedimentos para o recadastramento que será feito na secretaria, com horário de atendimento de 8h às 12h.

A não apresentação dos documentos no prazo estabelecido, ou a entrega parcial, resultará em perda da autorização, aplicação de multa de 120 UFMS, em conformidade com o artigo 41 da Lei no 18.054/2007, que criou o serviço.

Confira no link abaixo, os documentos solicitados para o credenciamento.


Para o mototaxista são solicitados os documentos:

a) Carteira de Identidade (RG);

b) Carteira Nacional de Habilitação;

c) Cadastro de Pessoas Jurídica - CPF;

d) Título eleitoral com comprovante de votação da última eleição;

e) Comprovante de pagamento das taxas administrativas;

f) Inscrição no Cadastro Fiscal da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIM);

g) Certidão de antecedentes penais expedida pela Justiça Estadual e Federal em conformidade com as disposições do artigo 329 do Código de trânsito Brasileiro;

h) Declaração de prestação de serviço como mototaxi, emitido pela entidade de classe (sindicato ou associação);

i) exame de sanidade mental;

j) Certificado Militar (sexo masculino);

l) Comprovante de contribuição previdenciária (INSS);

m) Declaração de nada consta da JUCEPA (sócio ou titular de pessoa jurídica);

n) Curso de capacitação de mototaxista;

o) Crachá de permissionário;

p) Comprovante de residência, ou caso de pessoa que reside em casa de terceiros, declaração do proprietário que o mesmo reside no local;

q) Duas fotos 3X4 (recente)

Para o veículo será exigida a apresentação de:

a) Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

b) Laudo de vistoria expedido pela SMT.

Fonte: PMS

Aviões do Forró será uma das atrações do Sairé 2015

A banda Aviões do Forró será uma das atrações da Festa do Sairé, que ocorre na vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, no período de 17 a 21 de setembro. O show da banda será à meia-noite de sexta-feira (18.09), no Lago dos Botos. No site da banda já está agendada a apresentação em Santarém. A programação oficial do festival será divulgada nos próximos dias pela Prefeitura, quando será anunciada também a atração nacional do sábado (19.09). 


Projeto apoia jovens a realizarem iniciativas socioeducativas em comunidades

Nos dias 30 e 31 de julho, no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no campus Boulevard, haverá o segundo encontro com os jovens que estão desenvolvendo ações juvenis nas comunidades onde moram.

As ações desenvolvidas pelos jovens ribeirinhos foram implementadas por meio de projetos/iniciativas socioeducativos idealizados por eles [jovens], selecionados durante a 1º Chamada de Apoio às Iniciativas Juvenis Comunitárias. 

A Chamada faz parte da campanha Rede de Educação Popular pelos Direitos das Crianças e Adolescentes da Amazônia e que visa incentivar o protagonismo juvenil e a condução de ações socioeducativas. A campanha é desenvolvida pelo Projeto Saúde e Alegria com o apoio do programa Petrobras Socioambiental.

Objetivo do encontro

O encontro irá proporcionar um momento de reflexão e mobilização para a sustentabilidade da Rede de Educação Popular pelos Direitos das Crianças e Adolescentes da Amazônia. Além de promover trocas de experiências entre os jovens o encontro irá avaliar a implementação das ações apoiadas na 1º Chamada verificando: as atividades que foram realizadas; o impacto na comunidade; o envolvimento das crianças e jovens e a experiência de gestão das iniciativas (recursos, relatórios, listas) entre os participantes. 

Durante o evento ocorrerá também o lançamento da 2ª Chamada com finalidade socioeducativa nas comunidades.

Autonomia

Na primeira chamada foram selecionadas 14 iniciativas (projetos socioeducativos) dos 28 que foram enviados das comunidades da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e do município de Belterra. 

Para que os jovens pudessem enviar suas propostas o Saúde e Alegria realizou oficinas de elaboração de projetos com os jovens nas comunidades. As ideais eram idealizadas por eles no intuito de estimular a autonomia e contribuir para que meninos e meninas se tornassem corresponsáveis das ações que iriam desenvolver nas comunidades onde moram. 

Os projetos selecionados na 1º Chamada realizaram atividades para a revitalização da horta comunitária, produção de radionovela com crianças e adolescentes, show de talentos com produção de parodias no combate ao alcoolismo, esporte e lazer, teatro educativo informando sobre gravidez na adolescência, exposição de cineclube sobre a identidade indígena e formação sobre noções de informática no telecentro comunitário.

Lançamento da 2º Chamada de Apoio às Iniciativas Juvenis

A Chamada funciona de forma colaborativa e de apoio às iniciativas que tenham como objetivo buscar propostas aos problemas comunitários relacionados aos direitos da criança e do adolescente. 

Serão aceitas propostas de cunho educativo, social, ambiental e cultural tendo em vista as necessidades das crianças, adolescentes e jovens da comunidade. As ideias selecionadas receberão apoio técnico, material e formativo do Saúde e Alegria. 

No dia do evento haverá a participação dos jovens ribeirinhos que estarão representando as suas iniciativas durante o encontro.

Fonte: Ascom/PSA

População convocada a fazer teste da hepatite C


Em atenção ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, lembrado hoje (28), o Ministério da Saúde está convocando a população para fazer o teste da hepatite C e se vacinar contra as hepatites A e B.

O teste pode ser feito nos postos da rede pública de saúde. A recomendação é feita especialmente para pessoas com mais de 40 anos. O Ministério da Saúde considera primordialmente esta faixa etária porque nas décadas de 80 e 90 havia mais uso de drogas injetáveis, transfusões de sangue e hemodiálise com menor controle e sexo desprotegido.

Considerado pelo Ministério da Saúde como um grave problema de saúde pública, a hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Contra as hepatites A e B existe imunização, a primeira para crianças entre um e dois anos e a segunda, em três doses, para quem tem até 49 anos. As duas vacinas podem ser tomadas durante todo o ano nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde.

“São vacinas que já estão mudando a história dessas enfermidades. As próximas gerações muito provavelmente serão livres da hepatite A e da hepatite B. Mas para a hepatite C precisamos convocar todos aqueles com mais de 40 anos, que tiveram procedimentos cirúrgico, que receberam sangue, que fizeram qualquer tipo de procedimento antes de 1993 para que procurem o posto mais próximo para fazer a testagem da hepatite C”.

Sem o teste, a pessoa que tem o vírus só vai sentir sintomas quando a doença estiver em estágio muito avançado. A transmissão da hepatite C, causado pelo vírus HCV, se dá pelo sangue contaminado, por relação sexual, de mãe para filho e em ambiente hospitalar. O Ministério da Saúde lançou ontem um novo protocolo para o tratamento da doença com 90% de cura.


A estimativa é que 1,4 milhão de pessoas tenham a doença no Brasil mas apenas 120 mil são confirmados e 100 mil em tratamento, já que nem todos tem esta recomendação. Todos os anos surgem aproximadamente dez mil novos casos e três mil mortes associadas à hepatite C no país.

A hepatite A é causada pelo vírus VHA e desde 2005 apresentou uma queda de 69% no número de casos. A doença se concentra em crianças entre cinco e seis anos e a maioria dos casos é benigna. O vírus é transmitido basicamente por ingestão de alimento ou água contaminada. Em 2014 foram registrados 6.363 casos, mas a doença não tem notificação obrigatória, então provavelmente este número é subnotificado.

Em geral, o quadro de hepatite A se resolve espontaneamente em um ou dois meses. Em alguns casos, porém, pode demorar seis meses para o vírus ser eliminado totalmente do organismo.

A hepatite B é causada pelo vírus HBV e é transmitida por sexo desprotegido, sangue contaminado e de mãe para filho, além disso ele pode ser contraído em ambiente hospitalar contaminado. São aproximadamente 17 mil novos casos por ano.O tratamento é todo oferecido na rede pública.

Fonte: Agência Pará

Governo do Estado abrirá 10 mil vagas em concursos públicos


O Governo do Estado do Pará vai oferecer cerca de 10 mil vagas em concursos públicos para 40% dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. São 25 concursos de nível médio e superior com salários que variam de R$ 815,00 a R$ 3.247,00. Também há oferta para os órgãos da segurança pública que vai aumentar o efetivo em 17% com a entrada dos novos servidores.

De acordo com a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, os concursos estão em fase de conclusão de editais de licitação. “O nosso objetivo é realizar até janeiro de 2016 e começar a efetivar os aprovados, com isso vamos dar continuidade a política de renovação da força de trabalho e profissionalização dos órgãos do Estado, que desde 2011 já efetivou aproximadamente 14 mil concursados”, afirma.

Ainda segundo ela, os novos concursos vão garantir o cumprimento de Termos de Ajustes de Conduta (TAC) assinados pelo Governo. “Provendo esses novos cargos, vamos honrar os 23 TACs firmados com o Ministério Público do Estado e Ministério Público do Trabalho que prevê a substituição dos servidores temporários por servidores efetivos. Os editais dos concursos para segurança serão divulgados para os candidatos até o fim de agosto, já o restante será divulgado a partir de outubro”, garante.

Serão ofertadas vagas para as Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros; Centro de Perícias Científicas Renato Chaves; Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran); Fundação Carlos Gomes; Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Administração (Sead), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará); Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), Hospital Ofir Loyola; Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Sespa (Secretaria de Estado de Saúde) e Hemopa.

Segurança - O efetivo de servidores do Estado será ampliado principalmente nas áreas da atenção básica, como educação, segurança e saúde, que é o foco dos concursos. “Somente na área da segurança são 3.179 mil vagas. Só para a PM, são 2.194 vagas, para a Polícia Civil serão 650 vagas e para o Corpo de Bombeiros 335 vagas”, revela a secretária.


Na PM são 2.000 vagas para soldados, 160 para oficiais, 8 para 1º tenente oficial complementar e 26 para 1º tenente oficial de saúde. Na Polícia Civil são 150 vagas para delegado, 300 para investigador, 180 para escrivão e 20 para papiloscopista. No Corpo de Bombeiros são 300 para soldado, 30 para oficiais e 5 para oficiais de saúde.

As vagas para nível médio variam entre R$ 815,00 e R$ 1.200,00; para nível superior varia entre R$ 2.727,00 e R$ 3.247,00. Para os policiais civis aprovados como investigador, escrivão e papiloscopista o salário inicial é de R$ 4.896,00; para delegado o salário inicial é de R$ 11.500,00. Para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros os salários iniciais dos soldados mais os benefícios são de R$ 2.836,00; para oficiais combatentes o salário começa com R$ 3.980,00 e para os oficiais complementares o salário começa com R$ 5.859,00.

Fonte: Agência Pará

Agricultura familiar continuará crescendo gerando emprego e renda


A partir de 2013 agricultores familiares recebem incentivo de programas e instituições públicas das mais variadas formas.

Em 28 de julho de 1960 o então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, instituiu o Dia do Agricultor, comemorado até hoje em todo o Brasil. Este mês, o estudo “Análise e Planejamento Territorial - Projeções e Estratégias para a Agricultura Familiar Brasileira”, apresentado em Brasília (DF), pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead/MDA), apontou que a agricultura familiar continuará crescendo nos próximos 10 anos no país.

Nesse tipo de trabalho, são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado. A produção que resulta da agricultura familiar se destina basicamente para as populações urbanas locais, o que é essencial para a segurança alimentar e nutricional.

Responsável por mais de 4,3 milhões de unidades produtivas - que correspondem a 84% do número de estabelecimentos rurais do Brasil - a agricultura familiar comemora um ano de grandes resultados. Desde 2013, o setor, que responde por 38% do Valor Bruto da Produção Agropecuária e por 74,4% da ocupação de pessoal no meio rural (cerca de 12,3 milhões de pessoas), tem recorde histórico no volume de contratação de crédito no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Além do Pronaf, há diversas outras formas de incentivo aos agricultores. Na região rural do município de Barcarena, por exemplo, 1.650 trabalhadores já foram beneficiados pelo Programa de Agricultura Familiar Mecanizada (Pafam), realizado pela Alumínio Brasileiro S.A. (Albras), uma iniciativa que vem transformando a realidade de homens e mulheres das comunidades rurais do município. O programa tem parceria para assistência técnica com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e com a Secretaria Municipal de Agricultura de Barcarena.


Raimundo Lima Ferreira, 47, mora na Comunidade Santa Cecília, na PA 151, e é um dos agricultores integrantes do Pafam. O programa oferece capacitação para o comércio, e Raimundo aprendeu a vender da forma correta os seus produtos. Cursos foram ofertados em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Embrapa, Emater e Consulado do Japão. O produtor adquiriu técnicas de venda, produção e beneficiamento, o que ele classifica como uma grande contribuição para a sua vida. “A renda da minha família melhorou bastante. Hoje, em torno de 40% do que a gente produz é comercializado na Albras e na Hydro Alunorte e os outros 60% é vendido para o mercado de Abaetetuba e Barcarena”, explica.

Atualmente três comunidades rurais são atendidas pelo Pafam, recebendo orientação técnica. A Albras disponibiliza uma patrulha mecanizada aos agricultores para que eles não utilizem técnicas rudimentares no solo, como as queimadas. Os trabalhadores cultivam, entre outros produtos, mandioca, feijão, milho e frutas, com foco na sustentabilidade. A produção atende ao consumo próprio da comunidade e o excedente é comercializado na região. Além disso, a Albras e a Hydro Alunorte abrem as suas portas uma vez por semana para que os agricultores vendam o que cultivaram diretamente aos empregados. “Os espaços das empresas são dois novos canais de comercialização que foram oferecidos aos agricultores para que eles melhorem a sua renda. A feira na Hydro Alunorte ocorre toda quinta-feirae na Albras, é realizada às sextas-feiras,”, explica o engenheiro agrônomo do programa, Deivison Pinheiro.

O agricultor da Comunidade do Cruzeiro Alexandre Nascimento Lima, 42, também comemora os resultados que vem obtendo com a participação no Pafam: “melhorou muito a condição de trabalho da gente e também a nossa renda. O trabalhador do campo precisa inicialmente de apoios como esse, para depois começar a produzir sozinho”, avalia.

Na opinião de Edson Maciel, analista da Albras, que acompanha o programa, os agricultores obtiveram um dos melhores resultados na última safra. Segundo ele, houve um aumento considerável na geração de renda. “Desde o ano passado vinha sendo feito um trabalho pela assistência técnica com introdução da adubação orgânica, com resíduos. Tivemos a elevação da renda como resultado e isso, para a equipe, é muito importante, pois mostra uma evolução”, comemora Edson. Deivison reforça que “a utilização da adubação correta ajudou a melhorar o PH do solo, tirando a acidez da terra”, orienta o engenheiro.

Fonte: Temple Comunicão

ARF vence ODDA FK e segue para a próxima fase da Copa da Noruega


Chuva fina, temperatura de 12 graus e um adversário disposto a reverter resultados desfavoráveis. Esses foram os ingredientes do último jogo da primeira fase da Copa da Noruega, que tem o time barcarenense Alunorte Rain Forest (ARF) como único representante do Pará. A equipe venceu por 1x0 o time norueguês ODDA FK e garantiu o primeiro lugar no grupo B9 e o passaporte para a segunda etapa do torneio, que funcionará no “sistema mata-mata”. Quem perder, está fora da competição. O próximo jogo é nesta quarta-feira, 28, com horário e adversário que serão definidos, ao longo do dia, e estarão disponíveis no site da Copa (www.norwaycup.no).

Apesar do porte físico mais avantajado e de ser tecnicamente bem aplicado, o ODDA FK não conseguiu superar as jogadas bem articuladas do ARF. Foi uma partida bem disputada, mas aos 20 minutos do segundo tempo, o meia-esquerda José Illgner realizou a cobrança de escanteio, que encontrou de forma precisa o atacante Wagner Gomes para cabecear direto para o fundo da rede norueguesa. O jogador é o artilheiro do ARF, com três gols. “Agradeço a Deus por ter chegado aqui. Temos orgulho de representar o Pará e estamos subindo de degrau em degrau. O desejo é de fazer mais gols e de ser o artilheiro da Copa”, confidenciou o atacante.

O técnico Nelson Pereira disse que o resultado da primeira fase estimula a equipe a continuar brigando pela taça, mas é importante manter a estratégia definida desde o início dos treinos: continuar colocando em prática o que foi trabalhado, especialmente o condicionamento físico. “Independente do adversário, procuramos fazer a aplicação tática e sobressair no condicionamento físico. O resultado anima, mas cada jogo é uma história. Aproveito para fazer um pedido especial ao Pará: que todos continuem torcendo por nós. O nosso objetivo é levar este campeonato”, declarou. 


O ARF é um dos desdobramentos do programa educacional “Bola pra Frente, Educação pra Gente”, desenvolvido há 14 anos pela refinaria de alumina Hydro Alunorte. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (SEMED) e tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação no município do nordeste paraense. Todos os alunos participam de atividades socioeducativas, que são desenvolvidas pelo programa nas escolas de Barcarena.

Veja algumas fotos:










Fonte: Temple Comunicação

Uepa abre vagas para Mestrado em Educação

O Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) começa a receber a partir desta terça-feira, 28, inscrições para o Processo Seletivo para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, com entrada prevista para o 1º semestre de 2016.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até 13 de agosto, exclusivamente, pelo site www.uepa.br. Após o preenchimento, o candidato terá até o dia 14 de agosto de 2015 para efetuar o pagamento do boleto, no valor de 90,00 reais.

O Processo será composto por três etapas eliminatórias e uma classificatória. São elas: prova escrita subjetiva, análise da proposta de pesquisa, entrevista e avaliação do currículo Lattes do candidato. Será admitido recurso por escrito no prazo de um (1) dia útil, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data de divulgação do resultado a ser recorrido. Em todas as fases do Certame será admitido recurso.

Ao todo serão ofertadas 30 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, que visa realizar estudos e pesquisas no campo da formação inicial e continuada de professores e, especificamente no contexto amazônico; e Saberes Culturais e Educação na Amazônia, que pretende investigar temas educacionais relacionados ao contexto brasileiro e amazônico.

O resultado final será divulgado, por ordem de classificação, por linha de pesquisa, no dia 19 de novembro de 2015, no site da Universidade, a partir das 18h. Mais informações 4009-9552.



Fonte: Agência Pará

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Empreendedorismo na Amazônia é tema de seminário em Santarém


Evento será nos dias 29, 30 e 31 de julho na sede da Aces. Programação contará com debates, palestras e minicursos.

O I Seminário de Empreendedorismo no Tapajós será realizado nos dias 29, 30 e 31 de julho em Santarém, oeste do Pará. Com o tema: “O desafio de empreender na Amazônia”, o evento irá ocorrer na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), a partir das 19h. (Veja programação abaixo).

As inscrições são limitadas e custam 1kg de alimento não perecível, que serão doados ao Asilo São Vicente de Paulo e a Obra Social da Irmã Dulce. O objetivo do evento é debater o tema empreendedorismo na Amazônia, buscando identificar os problemas e propondo soluções e inovações, de forma pratica e objetiva, contribuindo com o processo de desenvolvimento econômico da região oeste do estado.

A programação contará com debates, palestras e mesas redondas. A abertura será na quarta-feira (29), às 19 horas, com a palestra “Empreendedorismo: Desafios, oportunidades e o cenário atual”, ministrada pelo doutor em Finanças, Gabriel Geller.

A segunda noite do evento será na quinta-feira (30), onde será apresentado o case de sucesso - histórias de sucesso de uma empresa, “Mulheres Empreendedoras”. Já na sexta-feira (31), terá a palestra com o tema: “Os desafios do Empreendedor”, com a participação de empresários locais.
O evento é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Programação oficial

29/07 (quarta-feira)

18h - Credenciamento
19h - Palestra "Empreendedorismo: desafios, oportunidades e o cenário atual" com o doutor em finanças, Gabriel Geller.
20h - Painel “Responsabilidade Social e Ambiental”, com Breno Marques e Manoel Ivair Chaves.

30/07 (quinta-feira)

15h - Minicurso “Passo a passo para a formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e Micro Empresa (ME)” - Sebrae.
19h - Mulheres Empreendedoras (Cases de Sucesso), com participação de Darenice Coimbra , Marli Marinho e Vânia Pereira Maia.

31/07 (sexta-feira)

15h - Minicurso “Custo e Formação de Preços” - Sebrae
19h - Os desafios do Empreendedor (Cases de Sucesso), com participação de César Ramalheiro, Eliésio Gama e Alberto Oliveira.

Serviço

O quê? 1º Seminário de Empreendedorismo do Tapajós
Quando? dias 29, 30 e 31 de julho de 2015
Onde? sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), localizada na Rua Siqueira Campos, 565, próximo à Praça da Bandeira (Matriz), no centro da cidade.
Quanto? 1 kg de alimento não perecível.

Fonte: Santarém

Servidores do Incra em Santarém entram em greve


Eles pedem reestruturação da carreira e da autarquia. Servidores da Ufopa e do INSS também estão em greve.

Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santarém, oeste do Pará, entraram em greve nesta segunda-feira (27). A mobilização é em defesa da reestruturação da carreira desses servidores e da autarquia.

Os servidores pedem ainda a realização de um amplo concurso público. De acordo com o sindicato, no período de 2004 a 2014, o Incra perdeu 2.526 servidores em todo o país, por ocasião de aposentadorias e desligamentos. Os concursos públicos realizados não foram o suficiente para suprir a necessidade.

De acordo com o representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Pará, seção Santarém, Abdik Santos, não há uma estimativa de quantos servidores aderiram à greve. “Os peritos federais agrários ainda estão aguardando um aceno do sindicato nacional. Por se tratar de uma outra categoria, ainda estão fazendo essa discussão e vão postergar até o dia 30 [de julho] quando terão uma última reunião com o governo”, afirmou.

Os servidores decidiram entrar em greve no dia 22 de julho. Eles se juntam agora aos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que também estão em greve. Eles pedem salário unificado, o que corresponde ao reajuste de 27,3% para 2016.

Em nota, a assessoria do Incra em Brasília informou ao G1 que as demandas relacionadas à reestruturação das carreiras do órgão estão sendo tratadas pelo órgão e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para posterior encaminhamento ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Fonte: Santarém