sexta-feira, 29 de maio de 2015

Prazo para agendar aferição de taxímetro encerra nesta sexta

Procedimento para os agendados vai ser feito até dia 3 de junho. Taxistas que perderem o prazo terão que pagar muita.

Encerra às 17h desta sexta-feira (29), o agendamento para a verificação dos taxímetros em Santarém, oeste do Pará. De acordo com o gerente do Instituto de Metrologia do Estado Do Pará (Imetropará) na cidade, Dionar Cunha, o procedimento no equipamento está garantido até o dia 3 de junho para os taxistas que agendaram em tempo hábil.

Dos 652 taxistas, 131 ainda não atenderam à convocação do instituto para a realizar o  procedimento. Segundo Cunha, a aferição aconteceria até esta sexta. “Devido ao congestionamento que deu no sistema, devido o taxista ter deixado para a última hora foi aberta uma exceção até hoje [sexta-feira], para a retirada de boleto e agendamento para atendimento nos dias 1, 2 e 3 de junho”.

Conforme portaria, o taxista que não fizer o procedimento dentro do prazo estipulado, responderá a um ato de infração. Quem já perdeu o prazo de agendamento continua obrigado a realizar a verificação no taxímetro, mas terá que pagar multa.

Cunha ressaltou que assim que a nova tarifa de táxi for homologada pelo prefeito Alexandre Von, os taxistas terão que fazer uma nova aferição e pagar novamente a taxa.

Serviço:

O taxista pode procurar a agência do Imetropará em Santarém até às 14h e o Sindicato dos Taxistas de Santarém até às 17h.

Fonte: Santarém

Incra delimita comunidade quilombola de Tiningu em Santarém


Próximo passo é a emissão da portaria de reconhecimento. Relatório de delimitação foi entregue nesta sexta pela presidente do órgão.

A presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),  Maria Lúcia Falcón, acompanhada de diretores nacionais e do superintendente do órgão no oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro entregou nesta sexta-feira (29) o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da comunidade quilombola Tiningu, localizada no município de Santarém.

O ato ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR). O relatório foi publicado nos diários oficiais do Estado e da União.

Com 373 pessoas, a comunidade quilombola Tiningu tem 4.271 hectares e beneficia 86 famílias. A base produtiva está nas atividades agrícolas e pecuárias. As principais culturas anuais cultivadas são: mandioca, milho e feijão.  As culturas permanentes também têm papel significativo na composição da renda das famílias, principalmente o cupuaçu, a pupunha e o açaí. Grande parte da produção é para consumo interno ou venda nas comunidades mais próximas.

O que é o RTID? 

O Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) tem por objetivo identificar o território quilombola, bem como a situação fundiária da terra pleiteada pelos remanescentes das comunidades de quilombos.  O documento contém informações cartográficas, fundiárias, agronômicas, ecológicas, geográficas, socioeconômicas, históricas e etnográficas coletadas em campo.

Após a delimitação do território, o próximo documento a ser emitido será a portaria de reconhecimento.

Fonte: Santarém

Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

Os profissionais da comunicação obidense na manhã desta sexta-feira, 29, durante cobertura jornalística da manifestação de greve foram duramente atacados por manifestantes. O ato que fere a Lei de Imprensa instituída em pleno período da Ditadura Militar, sob a vigência da Constituição de 1967. De acordo com o artigo 1º da lei no 5.250, é livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer.

Desde modo, nós profissionais da comunicação não compactuamos e repudiamos qualquer tipo de represália ou constrangimento realizado contra qualquer profissional da imprensa em pleno exercício da profissão.

Óbidos, 29 de maio de 2015.

Nota à Imprensa

Nota à Imprensa

A Prefeitura Municipal de Óbidos (PMO) em respeito à sociedade e visando assegurar a transparência mantida pela gestão municipal informa que o diálogo com os servidores públicos municipais não se encerrou e que o cancelamento da reunião que seria realizada hoje no Gabinete do Prefeito, se deu, porque tinha sido acordada num cenário de conciliação com o STPMO, que foi rompido com a deflagração da greve.

Neste contexto, reafirmamos nosso compromisso pela continuidade das negociações com os servidores e após uma avaliação da nova conjuntura, será definida uma data para a retomada deste processo de conciliação, que visa única e exclusivamente garantir o cumprimento dos direitos dos servidores públicos municipais como um todo.
  
Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO

Assessoria de Comunicação – ASCOM

Gravação do DVD Thiago Santana no Símbora

Já é hoje, gravação do DVD Thiago Santana.... então, vem com tuuudoooo sexta feira que hoje eu vou lhe usar.... SIMBOOORAAAAA  se sentindo animada com Marcio Quatrin Simbora e outras 7 pessoas.


NOTÍCIAS DA OAB SUBSEÇÃO DE SANTARÉM


DEFESA DAS PRERROGATIVAS PROFISSIONAIS

O presidente da OAB Santarém, Ubirajara Bentes de Souza Filho, esteve em Belém nos últimos dias 25 e 26 de maio, para tratar de diversas questões relevantes à Advocacia Santarena. Na segunda (25), pela manhã, acompanhado dos membros da Comissão de Prerrogativas da OAB/PA, Ivanilda Pontes e Rodrigo Godinho, e, do Diretor da OAB/PA, Advogado Eduardo Imbiriba de Castro,  manteve reunião com a Corregedora Geral de Polícia Civil, Delegada Liane Maria Lima Martins, para quem entregou pessoalmente o Termo de Representação e pediu a instauração de Processo Administrativo e o afastamento cautelar dos policiais lotados no município de Alenquer, Adjalmo Nogueira (delegado), Adriano Machado dos Santos (escrivão) e Ilitch Paiva Mesquita (investigador), na fase apuratória e posterior remoção e demissão a bem do serviço público, em face dos lamentáveis episódios ocorridos no dia 27 de abril, envolvendo agressões à integridade física e moral do Advogado Eliezer Cacau Martins, que também esteve presente na Corregedoria.

DEFESA DAS PRERROGATIVAS PROFISSIONAIS I

Na terça-feira (26) à tarde, o presidente da OAB Santarém, Ubirajara Bentes Filho, foi recebido em audiência pelo General Jeannot Jansen, Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.  Ao Secretário Jeannot, Ubirajara Bentes, fez um relato minucioso da grave situação vivida pelo Advogado Eliezer Cacau Martins, no interior da Delegacia de Polícia Civil no município de Alenquer, perpetradas pelos policiais civis lotados no município de Alenquer, delegado Adjalmo Nogueira, escrivão Adriano Machado dos Santos e investigador Ilitch Paiva Mesquita. Tanto o Secretario como a Corregedora de Polícia foram cientificados de que o Presidente da Subseção de Santarém e outros diretores e cerca de 10 Advogados alenquerenses, estiveram na sede da Delegacia de Policia de Alenquer para ouvir os policiais, porém, só conseguiu falar por celular com o Delegado, que não estava no seu local de trabalho, que alegou estar resolvendo um problema particular – no horário do seu expediente -, mas que iria em seguida até a sala de apoio da OAB localizada no fórum da Justiça Estadual. Os Advogados esperaram por mais de 40 minutos, mas nenhum dos denunciados compareceu.

Para o presidente Ubirajara Bentes, os “o delegado Adjalmo Nogueira, o escrivão Adriano Machado dos Santos e o investigador Ilitch Paiva Mesquita, além de violarem as prerrogativas do Advogado Eliezer Cacau Martins, agiram com total abuso de autoridade, impedindo-o de exercer a Advocacia, garantida pela Constituição da República e pelo EAOAB, violaram a dignidade do causídico, praticaram agressões física e moral injustificadas e o intimidaram por reclamar o respeito aos seus direitos do seu cliente, demonstrando que estão despreparados para estarem investido nas funções públicas confiadas pelo Estado e pela população paraense”, finalizou, afirmando que “a Ordem dos Advogados do Brasil requereu a investigação rigorosa dos fatos, com a aplicação de todas as sanções administrativas e judiciais cabíveis inclusive o afastamento de imediato de todos os envolvidos de suas funções e, posterior, remoção da cidade e comarca de Alenquer e destituídos das funções e demitidos a bem do serviço público. Participaram da audiência, Dr. Rodrigo Godinho, vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/PA e membro do CONSSEP (Conselho de Segurança Pública do Pará) e, ainda, os Advogados Eliezer Cacau Martins e Isaac Magalhães Junior.  

AÇÃO JUDICIAL CONTRA O INSS EM SANTARÉM

No final da tarde de terça (26), Ubirajara Bentes reuniu com o presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, com o Corregedor e Secretário Geral Adjunto, Nelson Souza, com o Diretor Tesoureiro, Eduardo Imbiriba de Castro, e, a Assessora Jurídica da OAB/PA, Bruna Nunes, para discutirem as medidas judiciais que serão adotadas contra o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social em Santarém, cuja direção local e alguns servidores insistem, não se sabe se por ignorância ou por má fé, em atropelar a Constituição Federal e o EAOAB, impedindo o pleno exercício da atividades profissionais do Advogado.

Para o presidente da OAB Santarém, “não tem amparo legal a exigência da autoridade impetrada de que advogado, na condição de procurador de segurados, protocole na repartição apenas um pedido de benefício por atendimento, ou que sujeite à regra de prévio agendamento de hora”. Outra questão relevante diz respeito ao impedimento de acesso aos processos administrativos. Segundo Ubirajara Filho, o desrespeito às prerrogativas, que asseguram, ao advogado, o exercício livre e independente de sua atividade profissional, constitui inaceitável ofensa ao estatuto jurídico da advocacia, pois representa, na perspectiva de nosso sistema normativo, um ato de inadmissível afronta ao próprio texto constitucional e ao regime das liberdades públicas nele consagradas. Observando-se a esteira de sólida orientação jurisprudencial, percebe-se que os limites impostos pelo INSS no que tange ao atendimento de advogados contrariam as garantias constitucionais, como no presente caso, do direito de petição e, ainda, da liberdade profissional, conforme dispõe o art. , inciso XIII, da Carta Matriz.”

REGULAMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE PRÁTICA JURÍDICAS

O Conselho Seccional da OAB aprovou nesta terça-feira (26), por aclamação, a Resolução nº 24, que estabelece diretrizes às Instituições de Ensino Superior (IES) do Pará à metodologia de constituição e funcionamento dos Núcleos de Prática Jurídica. Presente na sessão do Conselho da OAB/PA que aprovou a mencionada resolução, o presidente Ubirajara Bentes afirmou que “esse regramento é um avanço considerável, pois as instituições mantenedoras de cursos jurídicos não respeitam a legislação, muito menos respeitam seus professores”. Disse, ainda, que “a partir de agora os estagiários que prestam assistência aos professores-orientadores nas audiências dos núcleos de práticas devem estar regularmente inscritos na OAB/PA, salvo os legalmente impedidos de obtê-la, no termos do § 3º do art. 9º do EAOAB.”

REGULAMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE PRÁTICA JURÍDICAS II

Conforme dispõe a Resolução nº 24/2015, os estagiários, regularmente inscritos,  podem praticar atos de advocacia, em conjunto com os Advogados (Professores-orientadores) e sob a responsabilidade deste, Neste sentido, é defeso ao estagiário atuar de modo autônomo, isoladamente ou em conjunto com outros estagiários, oferecendo seus serviços a Advogados e a terceiros, sob risco de desvirtuamento da finalidade educativa do estágio. Além disso, afirmou Ubirajara Bentes que “compete aos Núcleos de Prática Jurídica considerar a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008, art. 3º, § 1º), que disciplina , que o estágio, enquanto ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo Professor-orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente.

REGULAMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE PRÁTICA JURÍDICAS III

De acordo com o presidente da Subseção de Santarém, que também é diretor do SINPRO/PA, “os Professores-orientadores dos NPJ’s deverão ministrar disciplinas de prática simulada/forense em sala de aula, ressalvados casos excepcionais, como, por exemplo, àqueles que têm dedicação exclusiva. E, mais, as instituições poderão contratar 1 (um) Advogado audiencista monitor, com 5 anos de experiência, no mínimo, a fim de suprir as necessidades decorrentes das férias escolares e outros impedimentos dos Professores-orientadores que compõem o Núcleo de Prática Jurídica (estabilidade gravídica, por exemplo)”. Informa o presidente Ubirajara Bentes, que uma grande conquista no âmbito da docência superior, é que “os Professores-orientadores deverão ser contratados em regime de, no mínimo, 20 h/a/s (vinte horas aulas por semana).”

REGULAMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE PRÁTICA JURÍDICAS IV

A Resolução nº 24/2015, estabelece que os Núcleos de Prática Jurídica deverão atuar em causas judiciais cuja renda líquida família não exceda a 2 (dois) salários mínimos e o limite de suas atuações às causas de, no máximo, 20 (vinte) salários mínimos.  Outra exigência da norma. Sobre esses trilhos, aduz Ubirajara Bentes Filho que “o Professor-orientador deverá ser responsável civil, criminal e disciplinarmente perante a OAB/PA, pela condução dos processos até o limite de sua atuação no Núcleo de Prática Jurídica. A partir de agora, além do registro obrigatório do NPJ na seccional paraense, todos os convênios celebrados entre as Instituições de Ensino Superior com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, etc., que diga respeito aos NPJ’s, também deverão ser encaminhados e registrados na OAB/PA.”.



YAMADA

YAMADA
Chegou à minha mesa uma correspondência para pedir ajuda da gerência do Ministério do Trabalho em Santarém para fiscalizar o RH da empresa, que vem descontando o valor de R$ 9,20 dos funcionários mensalmente sem a permissão dos mesmos e quando vão procurar saber o motivo de tal desconto são ameaçados de demissão. 

E fica por isso mesmo. Segundo a denúncia, esse valor é também cobrado dos clientes na nota fiscal por ocasião na compra de qualquer produto. Para saber se é verdade, a gerência do Ministério do Trabalho deve investigar e fiscalizar, conversando com os funcionários longe da gerência para saber a verdade e o motivo do desconto, já que esse valor de R$ 9,20 está fazendo falta no orçamento dos funcionários. 

Esse alerta é motivo de fiscalização para que os funcionários não fiquem no prejuízo.

HENRIQUE & JULIANO - DESAFIO DOS BUMBÁS


HENRIQUE & JULIANO


VOCÊ no show HENRIQUE & JULIANO - Curtam e compartilhe e concorra a dois ingressos para essa grande festa. (Obs: ingressos separadamente / dois sorteios ) - NÃO PERCA !!!
Dia 11 de Junho esse mega show ... Mas uma da 3K entretenimento.

DESAFIO DOS BUMBÁS



»»»DESAFIO DOS BUMBÁS «««

Desafio dos Bumbás dia 31 de Maio no Atlético Cearense. ..
Atrações : David Assayag, Sebastião JR, Junior Paulain, Israel Paulain, Edilson Santana e Tony Medeiros.......Juntos em uma só festa.
Ingressos antecipados: 20,00 Pista e 40,00 Vip...

Sugestão de Pauta

Retranca: 

Hospital Regional vai realizar I Simpósio de Serviço Social

Data: 29 de maio de 2015
Hora: 14:00
Local: Hospital Regional de Santarém
Sugestão de entrevistados

Gabriela Fortes – Coordenadora do Evento/Coordenadora Serviço Psicossocial HRBA

Alessandra Paes – Assistente Social HRBA
Informações:

O I Simpósio do Serviço Social do Hospital Regional do Baixo Amazonas foi idealizado em função da crescente necessidade de disseminação de informações observada em nossos usuários, familiares e profissionais do HRBA.

As palestras da programação englobarão temas diversos como, o Papel do Profissional, Etapas do Tratamento Fora de Domicílio, os Direitos dos Pacientes Oncológicos e o Suporte dado aos Pacientes Renais, onde todas as informações repassadas serão exemplificadas com casos clínicos.

Fonte: Ascom Hrba

Prefeitura de Óbidos realiza projeto SEMSAção para atender pacientes de catarata

O projeto irá minimizar a lista de pacientes que realizariam Tratamento Fora do Domicílio


No período de 15 a 19 de junho, a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza o projeto SEMSAção, que visa levar maior qualidade de vida a população, com a realização de serviços relacionados a saúde. Nesta primeira etapa, serão realizadas cirurgias eletivas em pacientes com diagnóstico de catarata, uma doença silenciosa que afeta grande parte da população causando cegueira em mais de 125 milhões de brasileiros, em sua maioria pessoas acima de 50 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. 

No dia 15 de junho será realizada a triagem em pacientes já cadastrados no programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e nos dias 16, 17 e 18 de junho ocorrerão as cirurgias eletivas e no dia 19 será realizada a avaliação e orientação do pós operatório imediato, com retorno do paciente em 30 dias.

O projeto SEMSAção iniciará a partir das 8h no Centro de Referência de Óbidos, no 3º pavilhão do Hospital José Benito Priante. Na oportunidade não serão realizados atendimentos de medicina especializada, enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, e de testagem e aconselhamento, que serão reagendados de acordo com o calendário vigente da SEMSA. 

Mais informações: Secretário de Saúde de Óbidos, Bruno Ricardo (93) 991324840 ou enfermeira Iandra Joice (93) 99210-8869

Fonte: Marta Costa

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ex-presidente da CBF é preso na Suíça


José Maria Marin é acusado pela Justiça americana de ter recebido propinas milionárias. O ex-presidente da CBF e da organização da Copa do Mundo de 2014, José Maria Marin, está entre os detidos hoje em Zurique e acusados pela Justiça americana de ter recebido propinas milionárias em esquemas de corrupção no futebol. O Estado não o encontrou em seu quarto de hotel em Zurique nesta manhã e, segundo fontes que estiveram no lobby do estabelecimento, dois policiais carregaram malas e uma pasta com o símbolo da CBF. Pálido e visivelmente nervoso, ele foi conduzido a um carro.

A Justiça americana confirmou a prisão e indicou que parte das propinas se referiam à organização da Copa do Brasil, Taça Libertadores da América e mesmo da Copa América. Além de corrupção, Marin é acusado de “conspiração” e pode ser extraditado aos EUA. Segundo os americanos, quem também será acusado é José Hawilla, fundador da Traffic Group.

O Ministério Público da Suíça também realizou uma operação nesta manhã, confiscando na sede da Fifa documentos e computadores sob a suspeita de que cartolas receberam propinas para votar nas sedes das copas de 2018 e de 2022. O MP suíço confirmou que abriu uma investigação penal contra os dirigentes. Nesse caso, dez pessoas estão sendo investigadas.

Por enquanto, a polícia não confirma os nomes dos envolvidos e, questionado pelo Estado, o Departamento de Justiça se recusou a dar até mesmo as nacionalidades dos envolvidos.
Numa operação surpresa, policiais suíços prendem cartolas da Fifa atendendo a um pedido de cooperação judicial dos EUA. O foco é a delegação da América Latina e um total de 6 dirigentes da região foram conduzidos à delegacia de Zurique para responder a acusações de corrupção e desvio de verbas em “torneios de futebol da América Latina”.

Às vésperas da eleição que colocaria Joseph Blatter para liderar por mais quatro anos a Fifa, as autoridades desembarcaram na manhã desta quarta-feira no luxuoso hotel Baur au Lac, em Zurique, para proceder com as prisões. Comunicado da polícia não revela por enquanto os nomes dos suspeitos, mas dá informações de que se trata de uma operação focada nos dirigentes da Conmebol e da Concacaf. Segundo o documento, as propinas chegaram a R$ 100 milhões de dólares. Suspeitos de corrupção por décadas em uma série de escândalos, os cartolas são acusados de fraude, lavagem de dinheiro e uma série de crimes financeiros. Os policiais exigiram da recepção do hotel as chaves dos quartos e iniciaram uma série de prisões.

Os nomes dos suspeitos, por enquanto, não foram revelados. Mas as acusações apontam para o recebimento de propinas em troca de apoio para votar por países que sediarão as Copas de 2018 e 2022. A Fifa chegou a realizar sua própria investigação. Mas alegou que não encontrou qualquer sinal de irregularidade. Joseph Blatter concorre para o quinto mandato como presidente da Fifa Acordos comerciais também foram investigados pela Justiça americana, no que resultou também em suspeitas de pagamentos ilegais para dirigentes. Mais de dez cartolas, porém, seriam denunciados, num duro golpe contra Joseph Blatter e seus aliados.

Entre os suspeitos estão Jeff Webb, presidente da Concacaf e representantes das Ilhas Cayman, e Eugenio Figueiredo, até pouco tempo presidente da Conmebol. Durante a Copa do Mundo no Brasil, Figueiredo comentou ao Estado que a polícia “jamais agiria contra a Fifa”. “Isso é um blefe. Não existe nada. Se existisse, eles já estariam aqui”, disse, em relação a uma eventual operação ainda no Copacabana Palace.

Neste caso, as investigações foram lideradas pela procuradora americana Loretta Lynch, que pediu a colaboração das autoridades suíças. A Justiça americana quer que os suspeitos sejam agora extraditados, num processo que pode levar meses. Grande parte do escândalo envolveria cartolas da América Central e América do Norte, uma das bases de Blatter nas eleições. Com reservas de US$ 1,5 bilhão e tendo lucrado mais de US$ 5 bilhões com a Copa do Mundo no Brasil em 2014, a Fifa parecia ser até pouco tempo uma potencia paralela, blindada da Justiça. A operação, liderada por cerca de uma dúzia de policiais, se transforma no maior escândalo já vivido pela entidade mergulhada em crises e casos de corrupção.

Fontes indicaram ao Estado que Blatter não está entre os suspeitos. Mas parceiros seus que por anos o garantiram votos também fizeram parte do grupo de suspeitos. Um dos visados é ainda Jack Warner, que por anos mandou no futebol do Caribe até ser suspenso por desvio de verbas. As eleições estão marcadas para sexta-feira, em Zurique, e Blatter tem insistido que não vê motivos para deixar o cargo. Segundo ele, uma reforma tem sido realizada por anos para garantir a credibilidade da entidade.

Ali bin Al Hussain, único candidato contra Blatter, se limitou a dizer que hoje é “um dia triste ao futebol”. Já a Fifa indicou que aguarda “esclarecimentos” para poder se pronunciar. Enquanto isso, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, indicou nesta manhã que não estava sabendo das prisões.

TENSÃO: O clima de tensão entre os cartolas é evidente. O Estado tentou questionar o vice-presidente da Fifa, Issa Hayatou, se ele temia também ser alvo de uma operação e a reação de seus assistentes foi a de empurrar a reportagem acusando-a de ser “mau-educada”. “Isso é pergunta que se faça?”, gritava um dos seus assistentes, enquanto empurrava a reportagem.

Rumores entre as delegações também indicavam que Blatter poderia adiar as eleições, marcadas para esta semana. O suíço cancelou sua agenda para o dia e não compareceu a pelo menos dois eventos que ele pediria votos.

Mas Fifa confirmou que a eleição será mantida e que as prisões são “boas para a Fifa”. “Obviamente que o momento não é bom. Mas essa era a única forma de limpar”, declarou Walter de Gregório, que insiste que Blatter está “relaxado” e “fora de qualquer acusação”. Ele também confirmou: a Copa de 2018 e 2022 ocorrem na Rússia e no Catar.

Entre os delegados da entidade, muitos se questionavam quantos presidentes de federações tentariam sair da Suíça antes de uma eventual nova operação da polícia.

Fonte: Estadão

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) artigo da reforma política (PEC 182/07) que acaba com a reeleição nos cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos). A medida foi aprovada com o apoio majoritário das bancadas: 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção.

O texto aprovado é o do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos no período anterior. A exceção para o cargo de presidente da República não cabe porque a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018.

Histórico

A reeleição nunca fez parte das Constituições brasileiras até a Emenda 16, de 1997, cujo processo de análise se iniciou em 1995 – PEC 1/95, apresentada pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE).

Desde antes de sua implantação, o tema não obteve consenso no Parlamento. Seus defensores argumentam que quatro anos de mandato podem se mostrar insuficientes para a implantação de projetos de governo mais duradouros.

Os contrários argumentam que a reeleição permite o uso da máquina pública e desvia o mandatário/candidato das atribuições da governança no ano de eleições. Outros defendem mandatos maiores para compensar o fim da reeleição.

A proposta de mandatos maiores será debatida pela Câmara a partir desta quinta-feira (28), quando será retomada a votação da reforma política. A PEC está sendo analisada em primeiro turno pelo Plenário.

Fonte: Bocão News

Sites de busca não devem retirar links de notícias sobre Aécio Neves

Aécio pedia que seu nome não fosse relacionado a notícias de desvio de recursos públicos em Minas Gerais.

Não se pode, sob o pretexto de dificultar a propagação de conteúdo ilícito na internet, reprimir o direito da coletividade à informação, mesmo que a notícia seja falsa. Essa foi a resposta da 45ª Vara Cível de São Paulo ao pedido do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que pedia a condenação dos sites de busca da internet Google, Bing e Yahoo.

Aécio pedia a restrição das buscas na internet, e que o seu nome não fosse relacionado a notícias de desvio de recursos públicos durante seu governo em Minas Gerais. O senador afirmou ser vítima de crime virtual pela propagação de matéria caluniosa.

Entretanto, para o juiz Rodrigo Garcia Martinez, inibir o acesso às informações públicas por meio de filtros na ferramenta de busca representa “retrocesso à liberdade de manifestação e de informação sobre acontecimentos do mundo globalizado”.

O juiz afirmou que o provedor de pesquisa não inclui, organiza ou gerencia as páginas indicadas nos resultados que disponibiliza, se limitando apenas a indicar os “links” onde podem ser encontrados os termos de busca fornecidos pelo próprio usuário.

Martinez disse que os sites de buscas seriam como bibliotecários do ambiente virtual.  “Se numa biblioteca pedimos um livro, ou qualquer outro material (periódico, mídia etc) a um destes profissionais, eles os localizam e os trazem a nós. Se o conteúdo é apto a cometer um ilícito contra alguém, seu autor é quem deve responder, não a biblioteca, ou o bibliotecário, sob pena de realizarmos práticas fascistas, comunistas ou nazistas, cujos regimes a História nos ensina muito bem as consequências.”

Improbidade administrativa
O motivo da revolta de Aécio eram notícias que o acusavam de ter desviado R$ 4,3 bilhões da saúde quando foi governador de Minas Gerais (2003-2010). Os textos eram baseados em uma ação de improbidade administrativa proposta no final de 2010 pelo Ministério Público do estado, que alegava que verbas destinadas à área haviam sido repassadas para a Companhia de Saneamento de Minas (Copasa). Para os promotores, a entidade não faz parte do Estado, tornando a transferência irregular.

Os advogados de Aécio então recorreram ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, alegando que somente o chefe do MP teria competência para mover ação contra o governador. Os desembargadores concordaram com os argumentos da defesa e determinaram que se ouvisse o procurador-geral de Justiça mineiro à época, Carlos Bittencourt.

Bittencourt declarou, então, não enxergar lesão ao patrimônio público. Com base nisso, em fevereiro de 2014, o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública em MG Adriano de Mesquita Carneiro extinguiu o processo sem resolução do mérito.

O juiz Martinez chegou a afirmar que as notícia era falsa, mas, disse que “por mais que seja odiosa a prática de ridicularizar a imagem de um político que representa os ideais de uma grande parcela da população brasileira, não é justo que as requeridas respondam por atos de terceiros, ainda mais quando elas mesmas colaboram na revelação dos verdadeiros delinquentes”, afirmou.

“Mero instrumento de busca”
O Google, representado pelos advogados Eduardo Luiz Brock e Fabio Rivelli do Lee, Brock, Camargo Advogados, alegou que seria impossível retirar o conteúdo de terceiros, a inviabilidade de controlar, fiscalizar ou interferir nas buscas ou sugestões de buscas, bem como a necessidade de priorizar o princípio da liberdade de expressão e o direito à informação.

O Yahoo afirmou não ter mecanismos aptos para fiscalizar todo o conteúdo da internet e identificar os autores ou sites de conteúdo ofensivo ou outra forma de ilícito. Além disso, afirmou que atua como mero instrumento de busca.

O Bing também disse não ser responsável pelo conteúdo gerado por terceiros na internet e afirmou considerar o pedido de Aécio ilegítima e inconstitucional por violar direito ao acesso à informação.

Clique aqui para ler a decisão. 

Por: Livia Scocuglia (editora da revista Consultor Jurídico) e Sérgio Rodas (repórter da revista Consultor Jurídico).

Fonte: Revista Consultor Jurídico

Vereador que reclamou de salário é preso em operação contra fraudes


Odilon Rocha declarou no início do mês que salário 'mal dá para sobreviver'. O vereador Odilon Rocha de Sanção (SDD), que criticou valor do salário do cargo no último dia 24 de abril, foi preso na terça-feira (26) durante uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público do Pará (MPPA) no município de Parauapebas, no sudeste do Pará. Além de Odilon, o vereador José Arenes (PT) e um comerciante do município foram presos. A Prefeitura de Parauapeas informou em nota que colabora com as investigações. O G1 tenta contato com os representantes dos vereadores presos na operação.

Documentos foram apreendidos na prefeitura do município e mandados de busca e apreensão foram cumpridos no centro comercial da cidade durante a operação “Filiesteu”, que combate um esquema de fraudes em processos licitatórios e superfaturamento de terrenos desapropriados pela prefeitura.

De acordo com as investigações do MPPA, Odilon Rocha é acusado de envolvimento com fraudes em licitações no período em que exerceu o cargo de primeiro secretário da casa, entre os anos de 2013 e 2014. O objetivo das licitações era a compra de veículos e alimentos para a Câmara de Vereadores.

Ainda segundo o MPPA, Odilon é suspeito de receber 50% dos valores superfaturados do empresário que vencia as licitações do período. O empresário foi preso acusado de emitir notas fiscais frias e superfaturadas. Pelos cálculos dos promotores de justiça, a fraude pode ultrapassar o valor de R$ 1.300.000 reais.

A Prefeitura de Parauapebas informou que colabora com as investigações fornecendo informações e que os serviços municipais não foram interrompidos com a operação. A Prefeitura informa ainda que os procedimentos referentes à Câmara Municipal são de responsabilidade da mesa diretora do poder legislativo.


‘Mal dá para sobreviver’

Na sessão do dia 24 de abril, Odilon questionou o valor do salário dos vereadores. “O valor que o vereador ganha aqui, se ele não for corrupto, ele mal se sustenta durante o mês”, disse Odilon, que cumpre atualmente seu quinto mandato na Assembleia do município. O vídeo com a declaração circulou por redes sociais e foi alvo de reclamações de moradores do município.

Cada um dos 15 vereadores de Parauapebas recebem o valor bruto de R$ 10.013,00 de salário, antes dos descontos de impostos. Os vereadores ainda tem direito aos valores de R$ 2.800,00 para custear despesas com combustível e R$ 1.00,00 para despesas com telefone, totalizando o valor de R$ 13.813,00, que equivale a 17 salários mínimos. Os vereadores recebem ainda uma caminhonete alugada pela câmara e diárias para viagens, que variam de R$ 300,00 a R$ 800,00.

Repercussão

Mesmo diante da repercussão negativa da declaração, Odilon foi defendido pelo presidente da Câmara do município, Ivanildo Braz, que é seu colega de partido. “A declaração dele não foi só a parte do vídeo. Ele dá a explicação total. O vereador em sequência explicou a linha da raciocínio dele, e comparou o salário com o dos secretários”, disse Braz.

No dia 12 de maio, Odilon pediu perdão pelas declarações. “Eu errei, isso pode ocorrer com qualquer pessoa, e como ser humano, peço a Deus que isso jamais aconteça outra vez. Por todas essas palavras eu peço perdão à minha família, primeiramente, aos meus pares desta casa, todos os senhores zeladores desta casa, ao meu partido e a todos os brasileiros, em especial ao povo do município de Parauapebas”, disse.

Fonte: G1

Jurista renomado fará palestra na FIT

Dr. João Mauricio Adeodato, um dos maiores juristas brasileiros da atualidade, abordará sobre ética e corrupção. Nesta sexta-feira (29), a FIT- Faculdades Integradas do Tapajós promove um encontro dos acadêmicos de Direito com o Dr. João Mauricio Adeodato, um dos maiores juristas brasileiros da atualidade, que abordará sobre ética e corrupção. O evento acontecerá em dois horários: às 15h50 e às 19h30, no Auditório Central da Instituição, localizada na Rua Rosa Vermelha, nº 335, no Bairro do Aeroporto Velho.

Dr. João Maurício Adeodato é Mestre, Doutor e Livre-Docente em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da USP, com Pós-doutorado nas Universidades de Mainz e Heidelberg pela Fundação Alexander von Humboldt. O Jurista é o coordenador dos cursos de Direito do Grupo Ser Educacional, um dos mais importantes do ensino superior no Brasil e atual mantenedor da FIT.

Fonte: O Impacto e Weldon Luciano

Empresários de Alter do Chão denunciam descaso da OI Telefonia

Caminhão derrubou um poste de energia causando danos na telefonia fixa. Empresários e moradores da Rua Pedro Teixeira, na área central da Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, denunciam a morosidade nos serviços da empresa OI Telefonia. Eles contam que desde às 10h, da última segunda-feira,25, quando uma caminhonete causou um acidente derrubando um poste de energia, onde também está a fiação de telefonia fixa, os hotéis, casas, comércios e pousadas da Rua Pedro Teixeira ficaram sem comunicação.

De acordo com os moradores, ainda na tarde de segunda-feira, funcionários da Celpa Equatorial conseguiram consertar o poste e repor o sistema de energia para as residências. Porém, a OI Telefonia não conseguiu normalizar os serviços de telefonia na área central de Alter do Chão.

“A Rua Pedro Teixeira está há 72 horas sem telefonia. Desde às 10 horas da segunda-feira, quando houve o acidente. Os prejuízos para os hotéis são da falta de hóspedes, porque as pessoas não têm contato. É um prejuízo grande, apesar do hotel ter e-mail, mas estamos sem telefonia fixa. A gente fez uma reclamação há 72 horas, mas o sistema de telefonia não foi normalizado pela OI”, denuncia o empresário José Carlos Zampietro.

Ele reforça que por conta do período invernoso, a procura por hotéis caiu bastante em Alter do Chão e, para complicar a situação a caminhonete derrubou o poste e a OI não conseguiu normalizar o sistema de telefonia fixa. “A questão da procura de hóspedes caiu bastante. O período já é complicado por causa da cheia, além disso tem a estrada que está quase intrafegável”, reclama Zampietro.

Fonte: O Impacto

Itaituba ganha sua própria Corregedoria de Polícia

Ten. Cel. Robson se pronuncia na Câmara durante implantação de Corregedoria. Agora Itaituba também ganha autonomia no que tange a melhorias na segurança pública implementada pelo Estado. Na manhã de terça-feira, dia 26, os militares que formam a base da Corregedoria estiveram presentes no plenário acompanhando explanação do Ten. Cel. PM Robson que por 10 minutos discorreu na tribuna da Câmara sobre o importante papel desse órgão.

O militar disse que agora a população de Itaituba terá mais facilidades para denunciar e fiscalizar as ações da Polícia Militar com a garantia absoluta da tranqüilidade e bem mais próxima. A Corregedoria, de acordo com Ten. Cel. Robson foi implantada oficialmente e terá o papel de sua atividade como correição, orientação, fiscalização e uma melhor coordenação na hierarquia, aonde ninguém mais atuará de forma isolada.

Traçando um breve histórico, a Corregedoria foi implantada no dia 6 de maio de 1993 em Belém, em 2002 ganhou mais poderes com a correição. A Corregedoria em Itaituba estará vinculada diretamente ao Comando da CPRX, sendo ela ao mesmo tempo uma Polícia Judiciária e Militar. Os vereadores elogiaram a iniciativa do governo do Estado em implantar a Corregedoria, já que isso também vai tirar um desencargo dos edis, pois agora a população terá um canal direto para fazer suas denúncias ou reclamações quanto a atuação dos PMs em nossa região.


Fonte: O Impacto e Nazareno Santos

Presidente do Incra chega a Santarém para cumprir agenda

Maria Lúcia Falcon cumpre agenda do programa “Incra Itinerante”. A presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Falcón, cumprirá agenda em Santarém (PA) nesta quinta-feira (18) e na sexta-feira (19). Trata-se do “Incra Itinerante”, cuja proposta é levar a direção nacional do Incra – presidência e diretorias nacionais – para as superintendências regionais em todo o país.

Além da presidente nacional do Incra, estarão em Santarém os diretores de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos e de Ordenamento da Estrutura Fundiária, César Aldrighi e Richard Torsiano, respectivamente. O procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada, Júnior Fideles, também integra a equipe que estará na cidade.

O objetivo é pactuar estratégias e ações com servidores da autarquia, movimentos sociais, representantes setoriais, autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público Federal.

O primeiro estado a receber o “Incra Itinerante” é o Pará. Maria Lúcia Falcón iniciou sua agenda por Marabá, na segunda, dia 27 de maio. Ontem, ela esteve em Belém.

Programação em Santarém

A primeira agenda de Maria Lúcia Falcón é com os servidores do Incra, às 10 horas, no dia 28 de maio, na sede do órgão em Santarém. Às 11 horas, no Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR), a presidente do Incra terá um encontro com o consórcio de prefeitos do Tapajós. À tarde, haverá reuniões com membros do Judiciário, do Ministério Público e organizações de ensino e pesquisa.

No dia 29 de maio, a partir das 9 horas, na sede do STTR, Maria Lúcia Falcón terá agenda com os movimentos sociais e irá anunciar a conclusão e publicação do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da comunidade quilombola Tiningu. Por volta das 11 horas, a presidente do Incra irá visitar o assentamento Eixo Forte.

Fonte: O Impacto e Ascom/Incra

Itaú é condenado em R$ 20 mi por dumping social

Dano coletivo
Banco exigiu de seus empregados trabalho sem pagamento de horas extras e desrespeitou os intervalos intrajornadas.
O Itaú Unibanco foi condenado a pagar indenização de R$ 20 milhões por danos morais coletivos pela prática de dumping social. Decisão é do juiz do Trabalho José Wally Gonzaga Neto, da 4ª vara de Curitiba.
De acordo com o MPT, a instituição financeira exigiu de seus empregados trabalho sem pagamento de todas as horas extras, e jornada suplementar superior a duas horas diárias, sendo que há bancários que chegaram a trabalhar mais de 12 horas. Além disso, não respeitou os intervalos intrajornada.
O órgão alega que a prática contempla "uma estratégia empresarial sistemática e permanente de maximização dos lucros, em detrimento da sua função social e do respeito aos direitos sociais fundamentais". Afirma que tal conduta acaba por ser mais lucrativa do que as perdas advindas das multas administrativas e das condenações judiciais trabalhistas, "tanto que ela não foi desestimulada, mas continua crônica e reiterada".
Para o magistrado, em vez de exigir mais trabalho de seus empregados, o Itaú "deveria sim contratar mais empregados - se havia tanto trabalho a ser feito".
"Com essas práticas, o réu teve sensível redução de custos trabalhistas (...) e o valor poupado se reverteu em lucro, que valoriza ainda mais suas ações e satisfaz seus acionistas com a partilha dos dividendos bilionários. Paralelamente a isso, a saúde dos bancários empregados foi e vai se destruindo."
Configurada a prática de dumping social, José Wally entendeu que houve violação de direitos de toda uma coletividade, com mais 88.000 prejudicados diretos (empregados do Itaú), e prejuízo a toda a coletividade de maneira difusa (seus concorrentes, demais contribuintes e todos os cidadãos brasileiros sujeitos à CF).
Considerando a gravidade dos atos, a expressiva capacidade econômica do banco, e a reiteração crônica de ilícitos, o magistrado fixou a indenização em R$ 20 milhões. O valor, afirma o juiz, representa apenas 0,4% do lucro líquido do Itaú Unibanco no primeiro trimestre de 2015 e significa um montante de menos de R$ 230,00 por empregado.
Além do pagamento da indenização, a instituição financeira deve se abster de continuar e permanecer utilizando o sistema de registro eletrônico que tem utilizado com login/logout no sistema, e está obrigada a registrar corretamente os horários de entrada e saída de todos os seus empregados, através de registro eletrônico de ponto, comprovando a utilização do Programa de Tratamento de Registro de Ponto (PTRP), bem como a realização do cadastro (CAREP) e o cumprimento das demais exigências previstas na portaria 1.510/09.
Confira a íntegra da sentença.