sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

NOTÍCIAS DA OAB SUBSEÇÃO DE SANTARÉM


MORTE DE ADVOGADO CAUSA REVOLTA ENTRE OS DIRIGENTES DA ORDEM

O assassinato de Jakson de Souza e Silva, Presidente da Subseção de Parauabebas, revoltou os Advogados paraenses, provocando uma onda de protestos em todas as 25 subseções da OAB no Pará, que voltaram a colocar faixas pretas nas suas sedes, com os seguintes dizeres: “ATÉ QUANDO OS ADVOGADOS SERÃO MORTOS POR CRIMES DE PISTOLAGEM NO PARÁ”. Tudo leva a crer que se trata de mais um crime de pistolagem contra outro Advogado paraense. Jakson Silva, um dos presidentes mais combatentes do sistema OAB, há cerca de um ano e meio vinha recebendo ameaças de morte por combater a corrupção no seu município, contrariando interesses daquela administração e de grupos empresariais poderosos que estariam se beneficiando de licitações fraudulentas. Em vista disso, a OAB Pará acionou e denunciou a situação à procuradoria geral do Ministério Público do Pará, ao Secretário de Segurança Pública e ao Delegado Geral, sem que as autoridades paraenses, até a presente data, tenham finalizado inquéritos ou chegado a qualquer conclusão. 

A Subseção de Santarém, na segunda-feira (26), realizou na sua sede manifestação contra a inércia e à falta de uma política de segurança pública no estado do Pará e, e, Santarém, especialmente. Além do presidente Ubirajara Bentes, o ouvidor Paulo Roberto Monteiro, o ex-presidente José Ronaldo Campos e a Conselheira Luzimara Carvalho se manifestaram e lamentaram o assassinato do Presidente de Parauapebas. Em seguida foi lançado o manifesto de repúdio à insegurança pública. 

Colóquio sobre segurança pública 

Na próxima quarta, 04 de fevereiro, a OAB Santarém realizará uma sessão pública com integrantes das forças de segurança pública federal e estadual, além de representantes da sociedade civil organizada, para debater as causas do aumento da criminalidade em Santarém. Coordenado pela secretário geral da Subseção, participarão do evento a vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/PA, Advogada Ivanilda Pontes, e o vice-presidente da OAB/PA, Alberto Antônio Campos.

MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO À INSEGURANÇA PÚBLICA

“A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Pará – Subseção De Santarém, considera extremamente grave e preocupante a situação de insegurança pública em que se encontra a sociedade paraense, pois o que vemos diariamente é a multiplicação dos crimes contra as pessoas, sem que o Estado tome providência para o deslinde dos casos e punição dos culpados. 

Após reiteradas denúncias de ameaças de morte e pedidos de proteção ao Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Segurança Pública, infelizmente, no último dia 24.01, o advogado JAKSON DE SOUZA E SILVA, presidente da Subseção da OAB de Parauapebas, no sul paraense teve sua vida ceifada na cidade de Manaus, nos moldes dos crimes de execução e, ao que tudo indica, por pistoleiros. Enquanto isso, comportam-se as autoridades como se nada estivesse acontecendo, permanecendo inertes sem ver a insidiosa omissão dos órgãos que deveriam velar pela segurança pública.

O Estado do Pará é o campeão brasileiro de crimes contra advogados, já foram registrados em três anos 17 crimes, o que transformou o estado no campeão brasileiro em crimes contra a classe. Por esse motivo, o Conselho Seccional e Procuradoria Regional de Prerrogativas da seção paraense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Pará) e das Comissões Nacional e Regional de Prerrogativas da OAB, denunciaram o quadro de violência por assassinatos e o cerceamento do livre exercício da advocacia, em petição encaminhada à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), para que esses crimes sejam esclarecidos e punidos os seus mandantes.

Não podemos tolerar a manutenção desse quadro de ameaça ao livre exercício da advocacia, o que nas palavras do Presidente da Seccional Pará, Jarbas Vasconcelos, afeta a sociedade por serem os advogados os principais “efetivadores de direitos”. Desse modo, ao não se proteger adequadamente esses profissionais, todo o sistema de direitos fica fragilizado. 

É um absurdo que os dirigentes do Sistema OAB e até mesmo os membros das Comissões de Prerrogativas atuem sob ameaças, que para exercerem a sua função necessitem usar carro blindado para proteger suas vidas. A ameaça aos representantes da nossa instituição constitui uma afronta ao Estado Democrático de Direito e a forma republicana que nossa sociedade está constituída.

O momento é de luto e reflexão sobre o que aconteceu e faremos as devidas homenagens ao amigo que sempre dignificou as lutas da OAB, com sua disponibilidade, inteligência e coragem. Não temos dúvidas que sua ausência será sempre sentida em nossas reuniões, por isso, conclamamos todos os advogados e advogadas a fazerem com que o sacrifício do nosso amigo sirva de marco divisor para uma mudança no tratamento dessas questões, com o objetivo de reformular o sistema de segurança pública em nosso Estado.”

DIRIGENTES DO SISTEMA OAB DESPEDEM-SE DO ADVOGADO JAKSON SILVA

A emoção tomou conta de todos os familiares, membros do Sistema OAB no Pará e cidadãos presentes ao velório do presidente da subseção da OAB em Parauapebas, o advogado Jakson Silva, que foi assassinado no último sábado, na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O corpo foi velado no estacionamento da sede da subseccional da Ordem em Parauapebas, cuja inauguração ocorreu em novembro do ano passado.

Consternado com a perda irreparável para a instituição, o presidente da seccional paraense, Jarbas Vasconcelos, compareceu ao velório acompanhado pelo vice-presidente, Alberto Campos, o secretário geral, Jader Kahwage, o diretor tesoureiro, Eduardo Imbiriba, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, Oswaldo Coelho, pelo presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Antônio Barra Brito, o vice-presidente da referida comissão, Rodrigo Godinho, e os conselheiros seccionais Robério d'Oliveira e Dennis Serruya.

Na oportunidade, o presidente da Ordem fez um discurso contundente diante de todos os familiares de Jakson Silva e das autoridades presentes. Inúmeros presidentes subseccionais da OAB também estiveram presentes na cerimônia, dentre eles: o presidente da subseção de Santarém, Ubirajara Bentes Filho, o presidente da subseção de Marabá, Haroldo Gaia, o presidente da subseção de Tucuruí, Marcelo Barreto, o presidente da subseção de Redenção, Carlos Eduardo Teixeira, e a presidente da subseção de Rondon do Pará, Adriana Lopes.

Homenagens - Para a advogada Irenildes Soares Barata, primeira mulher advogada a atuar em Parauapebas, o felecimento deve encorajar a todos a não desistir dos sonhos. "Jakson lutou até o final de seus dias pelos sonhos dele e a OAB sempre fez parte dos sonhos dele. Nós precisamos dar continuidade ao sonho que ele sonhava: o de uma sociedade mais justa e digna para todos." Ao agradecer pela presença de todos os presentes, o vice-presidente da subseção de Parauapebas, Deivid Benasor da Silva Barbosa disse que Jakson era bem quisto por todos e essa é uma perda irreparável. Ele se comprometeu em não deixar a "peteca cair". "A OAB e a sociedade civil organizada estão de luto. E sempre que falamos em OAB lembramos do Jakson e é em nome dele que daremos continuidade ao trabalho que ele iniciou."

“Jakson esteve junto com a gente desde o início da formação do nosso grupo ‘OAB de todos’. E sempre foi um dos presidentes que mais nos cobrava melhorias para a advocacia na região.”, afirmou Alberto Campos, vice-presidente da OAB-PA. “Ele sempre nos cobrou que déssemos continuidade ao sonho dele e um deles era trazer um curso de especialização para Parauapebas. E esse sonho será realizado em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, que trará pra cá uma especialização no primeiro semestre.”, informou Alberto. Ele também lamentou que no Pará se mate mais do que no países em guerra e assumiu o compromisso de cobrar justiça deste e de outros casos de assassinato de advogados. “Não vamos descansar enquanto todos não estiverem cumprindo pena. E continuaremos lutando pelo estado de direito, que sempre foi a sua luta.”

Emoção - A população de Parauapebas participou intensamente das últimas homenagens ao advogado Jakson Silva. Após o velório, um cortejo partiu da sede da subseção às 10h30 da manhã chegando ao cemitério cerca de duas horas e meia depois. Centenas de pessoas acompanharam o cortejo em carreata pelas ruas da cidade. Uma bandeira da Ordem foi hasteada no veículo que transportava o corpo do advogado. Jakson Silva foi sepultado no cemitério público de Parauapebas.


Nick Diaz: "Vencendo ou perdendo, provavelmente vou levar uma surra"


Lutador afirma que Anderson Silva vive "história tipo a do Rocky" e que não sabe ainda como vencer o Spider na luta principal do UFC 183, neste sábado em Las Vegas

O americano Nick Diaz é notoriamente avesso à imprensa, mas, sempre que dá entrevistas, solta algumas declarações memoráveis. Ele começa a falar sobre um assunto, divaga e, de repente, diz alguma pérola. Isso se repetiu nesta quinta-feira, durante o "media day" do UFC 183, no MGM Grand, em Las Vegas. Conforme respondia às inúmeras perguntas sobre sua decisão de não embarcar na terça-feira num avião que rumaria para a sede de sua luta contra Anderson Silva, o californiano afirmava que precisava fazer o que achava que seria melhor para ele se apresentar no melhor de sua capacidade quando falou sobre sua expectativa para o combate.

- As pessoas querem dizer que eu sou irresponsável, mas seria irresponsável eu entrar lá e levar uma surra, o que provavelmente vai acontecer independentemente (do que eu faça), vencendo ou perdendo, como em todas as lutas que já fiz. Não quer dizer que eu não antecipe o pior cenário, como sempre faço. Não vou sentar aqui e dizer, "Vou entrar lá e nocautear esse cara, fazer o que já fiz", falar todas essas maluquices. Isso seria loucura, não estou tentando dizer isso, quero dizer o que está realmente acontecendo para vocês - disparou Diaz.

Não que o "Bad Boy de Stockton" esteja já admitindo a derrota, mas reconheceu que não é favorito contra um Anderson Silva vindo de uma recuperação milagrosa. Porém, ser o azarão não é novidade para ele.

- Não gosto de fazer lutas que acham que eu tenho que vencer. Nunca fiz uma luta que acharam que eu ia vencer. No Strikeforce, houve algumas lutas em que as pessoas achavam que eu ia vencer, e eu pensava, "Ótimo, agora tenho que vencer..." Agora, esse cara vive uma história tipo a do "Rocky" e eu tenho que vencer? Já tinha de vencer todas essas vezes, mas esta é a luta da vida dele. Mesmo caras que tinham nomes menores que o meu, eram as lutas das vidas deles - afirmou.

Mas então, como Diaz vence esta luta? O próprio lutador não soube responder.

- Mantenha sua cabeça sobre seus ombros! Mas vamos ter que descobrir isso. É por isso que estou aqui. Muitas vezes, quando eu entro lá para lutar, estou quase curioso. Quero saber como vou passar por isso, veremos - analisou Nick Diaz.

O UFC 183 terá transmissão ao vivo do Combate a partir de 21h30 (de Brasília). O Combate.com fará o acompanhamento de todos os detalhes em Tempo Real, incluindo programa especial ao vivo sobre a volta de Spider com a participação dos lutadores convidados Vitor Miranda e Elias Theodorou e do treinador Sérgio Cunha. Nesta sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem oficial a partir das 21h45. Confira o card completo: 


UFC 183

31 de janeiro de 2015, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL

Peso-médio: Anderson Silva x Nick Diaz
Peso-meio-médio: Tyron Woodley x Kelvin Gastelum
Peso-leve: Joe Lauzon x Al Iaquinta
Peso-médio: Thales Leites x Tim Boetsch
Peso-meio-médio: Jordan Mein x Thiago Alves
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Miesha Tate x Sara McMann
Peso-médio: Ed Herman x Derek Brunson
Peso-mosca: Ian McCall x John Lineker
Peso-médio: Rafael Sapo x Tom Watson
Peso-pena: Diego Brandão x Jimy Hettes
Peso-médio: Rick Monstro x Ildemar Marajó
Peso-médio: Thiago Marreta x Andy Enz

Irlanda permitirá selfie em passaporte pedido por aplicativo para celular


Emissão custará 35 euros para irlandeses que já tenham passaporte. Com documento, cidadão poderá viajar para a 31 países na Europa.

A Irlanda vai permitir a partir de julho deste ano que passaportes sejam solicitados por aplicativo e que a foto do documento seja uma selfie. A novidade foi anunciada pelo Ministério das Relações Internacionais do país nesta semana.

Esta é a primeira iniciativa oficial de incluir em documentos os autorretratos que viraram moda e se tornaram onipresente na internet.

Leia mais:

O documento terá validade de cinco anos e custará 35 euros (o equivalente a R$ 105). Poderá ser pedido por qualquer irlandês maior de 18 anos e será aceito em todos os 28 países da União Europeia, mais Islândia, Noruega e Liechtenstein, participantes da Área Econômica Europeia.

Os cartões serão emitidos para cidadãos que já possuírem um passaporte. Segundo o ministro das Relações Internacionais da Irlanda, Charlie Flanagram, poderá funcionar como um substituto para o documento oficial em visitas a países europeus que não solicitem vistos.

“O novo cartão também fornecerá um documento para viagem de backup muito útil para viagens pela Europa em casos em que alguém perder seu passaporte”, afirmou. Ainda de acordo com Flanagram, o cartão poderá ser utilizado em viagens enquanto o documento estiver na embaixada de algum país por ocasião da solicitação de um visto de entrada.

As selfies poderão ser enviadas porque o app para solicitar os cartões terá um recurso interno para captar a foto usada no documento. Isso não quer dizer que qualquer imagem poderá ser enviada. O próprio programa confirmará se a selfie está dentro dos padrões internacionais.

Caso o cartão seja perdido, basta solicitar um novo. O período de entrega será de 48 horas e, se tiver de ser enviado para fora da Irlanda, terá custo adicional de 5 euros (R$ 15). A pasta não informou se os pagamentos também serão realizados pelo aplicativo.

Para garantir a segurança do documento, o verso do cartão terá uma faixa holográfica com foto e dados do detentor do passaporte.



Fonte:  Irlanda           

Começou a Sabatina dos Candidatos

Iniciou a sabatina dos candidatos a desembargador pelo quinto constitucional da OAB/PA. 






Moradores de rua recebem apoio social


Por: Marcos Santos

O senhor Antonio Vieira da Silva nem de longe lembra aquele homem que vivia perambulando pelas ruas de Santarém, com poucas roupas e, às vezes, completamente nu, catando restos de comida para se alimentar e vivendo à margem da sociedade. Até então, esquecido e desamparado pelo Poder Público, Antonio Vieira da Silva, cujo nome também é desconhecido da maioria das pessoas é mais conhecido por dois apelidos: ‘João Toque-Toque’ ou ‘João Barba de Ouro’. Sumido das ruas há vários meses, muita gente acreditava que ele estivesse morto, já que era visto com frequência nos arredores da praça da Matriz, lugar onde encontrava abrigo nos dias de frio e nas noites de solidão. 

O sumiço repentino de ‘João Barba de Ouro’ ocorreu no ano passado, após ele sofrer uma tentativa de homicídio no dia 25 de abril de 2014. Ele foi esfaqueado por dois homens. Socorrido e levado para o Pronto Socorro Municipal, o morador de rua desde então nunca mais foi visto andando pelas ruas da cidade, o que motivou questionamentos sobre o seu paradeiro. Esta semana, ‘João Barba de Ouro’, ou melhor, seu Antonio Vieira da Silva, reapareceu e, para surpresa de muitos, estava com um visual totalmente diferente daquele de quando andava errante pelo centro de Santarém.


A recuperação de seu Antonio Vieira da Silva ocorreu graças à iniciativa do Poder Público com a inauguração do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP Dom Lino Vombommel), que nesta quinta-feira (29), completou um ano de funcionamento. 

Depois do atentado que sofreu e de receber alta do hospital, seu Antonio foi entregue aos cuidados da Comunidade Terapêutica O Bom Pastor, localizada no São Braz, na região do Eixo Forte, em Santarém, e desde então lá permaneceu, até sua aparição durante a solenidade de comemoração pelo primeiro aniversário do Centro Pop. Sentado ao lado do prefeito Alexandre Von, devidamente trajado e com a barba feita, seu Antonio Vieira da Silva é a prova de que quando o Poder Público se faz presente a vida das pessoas pode mudar sim e para melhor. É o que está ocorrendo com as pessoas atendidas pelo Centro Pop desde sua inauguração até hoje, conforme os números apresentados pela direção daquela instituição. Seu papel no amparo e auxílio aos moradores de rua, doentes mentais e dependentes químicos tem sido exemplar e fundamental para que esses indivíduos, até então sem nomes, sem identidade, pudessem voltar a fazer parte da sociedade. 


Como o seu Antonio Vieira da Silva, existem dezenas de cidadãos que encontraram na generosidade de pessoas como Omar Almeida Kostovr, coordenador da Comunidade O Bom Pastor, o apoio que precisavam para se reencontrar como pessoa e acima de tudo passassem a ser vistos pelo resto da sociedade. 

Omar é um dos muitos parceiros que colaboram com o Centro Pop no auxílio aos moradores de rua e dependentes químicos. Juntamente com os demais colaboradores e parceiros, ele comemora os objetivos alcançados neste primeiro ano de funcionamento da instituição. 

Centro POP realizou quase 300 atendimentos 

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP Dom Lino Vombommel) está em festa, por conta do seu primeiro ano de implantação. Neste período, este importante equipamento social ajudou a resgatar vidas e a reinserir de volta ao seio familiar e da sociedade, homens e mulheres que trilharam diferentes caminhos. Foram realizados quase 300 atendimentos diretos, que ofereceram dignidade a quem buscou auxílio.

As pessoas que passaram pelo Centro POP tiveram a oportunidade de receber atendimentos nas mais diferentes áreas: assistência em saúde, serviços de cidadania, qualificação profissional, assistência em educação, inserção no mercado de trabalho, palestras educativas, etc. Foram várias atividades desenvolvidas. Mas para o prefeito Alexandre Von nenhuma delas teria tido êxito se o Município não contasse com a ajuda dos parceiros, seja da iniciativa pública, seja da iniciativa privada.



“Nós não teríamos feito isso sozinhos. É necessário destacar a valiosa colaboração de parceiros como igrejas, empresas e pessoas abnegadas, com uma missão social fantástica, que apoiam a recuperação de dependentes de álcool e drogas, de pessoas com depressão e de pessoas abandonadas pela sociedade. Por isso, ao agradecer os parceiros de hoje, eu faço um convite especial para que mais pessoas, mais famílias, mais empresas e mais entidades abracem a missão do Centro POP para que nos próximos anos possamos fazer ainda melhor por essa população”, disse o prefeito.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon, informou que está prevista uma parceria com a Semed para oferecer alfabetização às pessoas atendidas pela Unidade, que queiram aprender a ler e escrever. “Mas a nossa maior meta, com certeza, esse ano será o nosso abrigo para o público acolhido pelo Centro POP”, informou a secretária. (PMS)

Fotos: Marcos Fabiano/PMS e Carlos Matos (arquivo Blog Quarto Poder)

Prefeito de Santarém será empossado presidente da Amut


Nesta sexta-feira (30), às 9 horas, ocorre a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica (AMUT) Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), para os próximos 12 meses. Após a eleição, haverá a aclamação da chapa única e posse dos membros, tendo na Presidência o prefeito de Santarém, Alexandre Von, na Vice-Presidência, a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, na Tesouraria, o prefeito de Novo Progresso, Osvaldo Romanholi, e na Secretaria, o prefeito de Anapu, João Batista. A eleição e posse da nova diretoria ocorrem na sede da entidade, na Avenida Conselheiro Furtado, 3354 – São Bras, Belém-Pará.

No próximo dia 06/02, a nova diretoria da entidade já realiza seu primeiro evento, em Santarém: uma reunião de trabalho entre a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), e os Municípios que fazem parte da AMUT e AMUCAN (Associação dos Municípios da Calha Norte).

“Nessa reunião estarão presentes o secretário de Educação do Estado, Helenilson Pontes, os três secretários adjuntos e técnicos da SEDUC, além dos prefeitos e seus respectivos secretários municipais de Educação. O tema será: o fortalecimento da educação pública nos Municípios que compõem a AMUT e a AMUCAN”, explicou o prefeito. 

Fonte: PMS

Receita Federal libera créditos para cerca de 11 mil contribuintes no Pará


Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal libera créditos no valor total de R$ 26.038.617,18 para 11.636 contribuintes em todo o Pará. Em toda a 2ª Região Fiscal que engloba os estados do AC, AM, AP, PA, RO e RR, mais 28 mil serão contemplados, totalizando R$ 60.489.892,55.

O lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições de 2014 (ano-calendário 2013), 2013 (ano-calendário 2012), 2012 (ano-calendário 2011), 2011 (ano-calendário 2010), 2010 (ano-calendário 2009) e 2009 (ano-calendário 2008) e 2008 (ano-calendário 2007).

O crédito bancário para 472.576 contribuintes, em todo o Brasil, totaliza o valor de R$ 941.872.389,78. Desse total, R$ 124.829.894,05 referem-se ao quantitativo de contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 36.495 contribuintes idosos e 3.584 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.


Em Belém, 7.269 contribuintes terão direito a R$ 16.519.122,99.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O Contribuinte tem o prazo de um ano para informar para o Banco do Brasil, através do telefone 4004 0001 ou pessoalmente, a conta, agência e banco onde pode ser feita a transferência da restituição. Após esse prazo, terá que ser feita a solicitação por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Fonte: Receita Federal

Prazo para matrícula de aprovados no Sisu 2015 começa nesta sexta-feira


Os candidatos que foram aprovados nos cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer a matrícula na instituição correspondente a partir desta sexta (30) até terça-feira (3).

O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula.

O Sisu teve um total de 2.791.334 candidatos inscritos para 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos.

A lista de aprovados está disponível no site do processo seletivo: sisu.mec.gov.br. O candidato pode consultar seu desempenho inserindo o número de inscrição no Enem e a senha de inscrição. O site permite ainda recuperar a senha do Enem.

Muita gente não se matricula
O Sisu usa como critério de seleção a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O programa permite ao estudante se candidatar a uma universidade pública de qualquer estado brasileiro. Mas esta mobilidade acaba esbarrando em condições pessoais para poder mudar e se sustentar em outra cidade.

Muitos aprovados na primeira chamada do Sisu acabam não aparecendo nos dias de matrícula. No ano passado, menos da metade das vagas oferecidas na edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em janeiro, foi preenchida na primeira chamada. Do total de convocados, apenas 44% dos estudantes convocados efetivamente se matricularam nos cursos aprovados e em 23,4%, as vagas preenchidas não ultrapassaram 25% do total oferecido.

Em 2013, o índice de vagas preenchidas na primeira chamada foi de 41%, e em 2012, de 43,6%.

Lista de espera
Este ano o Sisu não terá segunda chamada. Quem não foi aprovado pode se inscrever na lista de espera no site do Sisu até o dia 6 de fevereiro e acompanhar as chamadas que serão feitas a partir de 11 de fevereiro. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) foram destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas foram reservadas para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.

Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu foram reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos.

Prouni x Sisu
Outra opção para os alunos que não forem aprovados nas universidades públicas pelo Sisu é se inscrever no Prouni. O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. As inscrições foram encerradas nesta quinta-feira.

O candidato do Prouni precisa ter feito ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular.

Mesmo quem é aprovado no Sisu em uma universidade pública em outra cidade ou estado, mas não pode se mudar, costuma optar por fazer uma faculdade particular em seu município com bolsa do Prouni.

O candidato pode se inscrever no Sisu e no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. Mas caso seja selecionado nos dois programas, terá de escolher entre a bolsa do Prouni ou a vaga do Sisu.

Fonte: G1

Mãe desnaturada mata filho e enterra em quintal

Ana Cláudia confessou o crime e foi presa junto com seu comparsa Daniel Ferreira
Ana Cláudia confessou crime e foi presa junto com Daniel Ferreira. Após minucioso trabalho de investigação policial, foi elucidado o misterioso crime cuja vítima foi um bebê do sexo feminino, encontrado enterrada numa cova rasa na 30ª Rua do Bairro Santo Antônio, em Itaituba, oeste do Pará. Na madrugada de terça-feira, dia 27, a Policia conseguiu chegar a um casal que está sendo acusado como autor do crime considerado hediondo e que gerou revolta na população.

Os acusados são Ana Cláudia Delmonte Pereira, de 21 anos e Daniel Santos Oliveira, de 29 anos. Daniel nega participação no crime, embora admita que esteve em companhia da mulher, que disse à Polícia que era mãe do bebê. Enquanto o IML não conclui a perícia várias perguntas pairam no ar, tais como: O bebê tinha seis ou nove meses? E quando foi enterrado ainda estava vivo?

A mulher acusa sem qualquer vacilo Daniel Santos, responsabilizando-o pela decisão de enterrar o bebê que nasceu fruto de um aborto no interior de um quarto de um motel na cidade. Ana Cláudia disse que conheceu Daniel na noite de domingo quando estava em um bar e quando já estava indo para sua casa recebeu convite para um programa que custou cem reais.

Além do consumo de bebidas a mulher disse que também ocorreu uso de drogas por parte de Daniel. De acordo com o delegado regional Jardel Guimarães, pelos indícios e pelas acusações de Ana Cláudia, não resta dúvida no envolvimento de Daniel, mas que está sendo aguardado o resulto do laudo pericial, enquanto os acusados permanecem presos e já enquadrados em flagrante por crime de infanticídio com ocultação de cadáver.

A primeira prisão foi de Ana Cláudia, que apontou Daniel como cúmplice. Daniel foi preso em seguida por uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo subtenente Dutra. O acusado foi preso de madrugada no residencial Viva Itaituba (km 06) aonde reside. O crime de ampla repercussão teve vários elementos que demonstraram a crueldade e frieza de Ana Cláudia e Daniel. Ele está com prisão preventiva por trinta dias enquanto a Polícia apura seu envolvimento no caso.

ENTENDA O CASO: O corpo de um recém nascido foi encontrado na manhã de sábado, 24, em monte de areia na 30ª Rua do Bairro Santo Antonio, em Itaituba, às proximidades de um motel. A movimentação de urubus na rua chamou atenção de populares, que foram verificar o que estava acontecendo e se surpreenderam ao ver o que estava servindo de alimento para os urubus. Tratava-se de um corpo de um recém nascido que fora enterrado no local, mas foi descoberto pelos urubus que já tinha comido grande parte do corpo da criança. A Polícia foi chamada e os peritos do (IML) estiveram no local para recolher os restos mortais da criança.

MULHER CONFESSA CRIME: A PM faz a detenção da acusada. Ela foi interrogada e logo admitiu a culpa. Ana Clara disse que estava grávida de quatro meses, mas isso só será confirmado através de laudo da perícia. Ela também confessou que a criança ainda estava viva quando foi enterrada. Mas Ana Clara não fez tudo sozinha. Antes de passar pelo aborto, a jovem contou que consumia drogas no quarto de um motel acompanhada de um homem, que ela disse se chamar “Daniel”. A Polícia foi a três lugares, antes de localizar o suspeito. Primeiro, na 28ª Rua, bairro São Tomé. Em seguida, na 15ª, no mesmo bairro, onde a Polícia foi informada de que o homem, identificado como Daniel dos Santos Pereira, 29, estaria na casa dele, no residencial Viva Itaituba. Mais uma investida, desta vez com sucesso. Daniel já estava dormindo quando foi “visitado” pela Polícia. O suspeito tentou argumentar, mas foi reconhecido e incriminado pela mulher, que já estava detida. “Daniel” recebeu voz de prisão e foi conduzido para a viatura para ser apresentado ao plantão da Seccional de Polícia. Ele foi apontado como a pessoa que enterrou a criança. Depois de efetuadas as prisões, o subtenente Antonio Dutra, que comandava o grupo de policiais voltou a conversar com a reportagem, e confessou que, apesar de três décadas como policial, poucas vezes acompanhou um caso tão chocante.

PM PRENDE HOMEM QUE ESTUPROU MENOR DE 05 ANOS: Na manhã de sexta-feira, 23, foi preso pelo serviço reservado da Polícia Militar de Itaituba; Edson da Silva Viana, de 19 anos de idade, vulgo, “mudinho”, acusado de estuprar uma criança de 05 anos de idade.

Edson da Silva Viana, o “Mudinho”, mora na 12ª Rua do Bairro São Tomé, próximo a casa da vítima. Segundo informações, era por volta das 13 horas de terça-feira, 20, quando “Mudinho” pegou a menina de 5 anos de idade na rua próximo de sua casa, levou para uma construção, onde abusou da mesma, deixando-a bastante machucada e desmaiada no local.

A criança foi encontrada pela própria mãe que ainda avistou o “estuprador” nas proximidades, e logo fugiu do local. A Polícia foi acionada e desde então foi iniciada uma busca incansável para prender “Mudinho”. O estuprador tentou sair da cidade, mas retornou á sua casa e nas primeiras horas de sexta-feira foi preso por homens do reservado da Polícia Militar.

O estuprador foi apresentado na 19ª Seccional da Polícia Civil, na presença da delegada da mulher Dra. Leilane Carvalho Reis, que esta à frente do caso. Segundo a Delegada, todos os procedimentos legais estão sendo feitos contra o estuprador, que mesmo sendo surdo e mudo não terá nenhum privilégio da Lei, porque seu discernimento não está afetado. A Delegada disse que o Instituto Médico Legal(IML) confirmou o estupro e “Mudinho” foi encaminhado para o presídio. Com informações e fotos de Junior Ribeiro e Yokim Paranatinga.

Por: Nazareno Santos

CRECI denuncia cobrança abusiva da Prefeitura

Carlos Ribeiro e Raimundo Bezerra pediram que
 Câmara interceda junto à Prefeitura
Carlos Ribeiro e Raimundo Bezerra pediram que Câmara interceda junto à Prefeitura. Uma reportagem intitulada “Prefeitura superfatura valores de imóveis”, publicada no Jornal “O Impacto”, na edição passada, motivou um grupo de 10 corretores de imóveis de Santarém a procurar a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, para buscar soluções para resolver o problema.

Os problemas, segundo os corretores, começam quando um proprietário procura a Coordenadoria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU) para legalizar um imóvel, mesmo já tendo feito a declaração desse imóvel à Receita Federal do Brasil (RFB) estipulando um valor. De acordo com os corretores, um exemplo, é quando um proprietário declara um imóvel no valor de R$ 80 mil para a Receita Federal. Após procurar a CHDU em busca de quitar o Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), para legalizar o imóvel, o proprietário se surpreende com um novo valor apresentado pelo referido órgão, onde a casa, sítio ou outro patrimônio particular chega a passar de R$ 80 mil para R$ 200 mil.

Por conta disso, por já ter declarado o imóvel para a Receita Federal, por um valor abaixo do avaliado pela CHDU, o proprietário corre o risco de cair na malha fina.

Em reunião realizada na última quarta-feira, 28, com o presidente da Câmara de Vereadores, Reginaldo Campos, o presidente do CRECI em Santarém, Carlos Ribeiro, denunciou que a classe está com algumas dificuldades no setor imobiliário, em relação a cobranças abusivas de ITBI e outros impostos.

Ele adiantou que os corretores estão em fase de conversação com o Poder Legislativo, na tentativa de receber ajuda dos vereadores. “Estamos também tentando resolver com o prefeito Alexandre Von. Já tomamos algumas atitudes em relação a isso. Estaremos encaminhando documentos para a Prefeitura na semana que vem. Ainda nesta semana vamos encaminhar um documento para a Câmara Municipal, para tentar resolver essas questões que estão prejudicando hoje o profissional do setor imobiliário, corretores de imóveis e, até mesmo os munícipes de nossa”, avisa Carlos Ribeiro.

Hoje, segundo Carlos Ribeiro, a maior dificuldade para os corretores de imóveis são as formas de cobrança do ITBI e agilidade nos processos de legalização de documentos de terrenos urbanos. “Estamos enviando uma proposta escrita à Câmara e Prefeitura, para resolver o problema. Temos hoje em Santarém aproximadamente 300 corretores de imóveis, abrangendo toda a região oeste do Pará”, declarou o presidente do CRECI em Santarém.

Para o corretor de imóvel Raimundo Bezerra, há uma necessidade do poder público ter consciência de facilitar os processos, principalmente sobre a legalização de imóveis em Santarém. Ele explica que a cadeia de melhorias no setor imobiliário vai influir na economia local e, conseqüentemente quem vai ganhar com isso é a população como um todo, por conta do Município aumentar a arrecadação. “Hoje, o mercado imobiliário em Santarém está sendo travado, por conta da grande maioria dos imóveis não estarem aptos a negociação, porque seus proprietários conseqüentemente não tem acesso ao crédito e algo mais. Na hora que o poder público facilitar a legalização dos imóveis e cobrar as taxas devidas de maneira legal e não da forma abusiva como está sendo feita, sem sombra de dúvidas, que o Município vai ganhar com isso”, garante Raimundo Bezerra.

Bezerra afirma que, hoje, Santarém está com uma demanda reprimida imensa de terrenos que não estão legalizados, o que dificulta a liberação de créditos. “Há clientes com crédito aprovado nos bancos e a gente sem imóveis aptos a financiar. Hoje, não tem como se fazer um loteamento de forma legal em Santarém, por conta de tanta burocracia. Para se documentar um terreno é uma dificuldade tremenda. Sem o terreno documentado, não tem como se financiar a compra do material de construção para a execução da obra. A solução é o entendimento!”, sugere o corretor.

Fonte: O Impacto

OAB investiga quadrilhas que enganam aposentados

Advogado Ubirajara Filho diz que OAB punirá advogado que agir ilegalmente
Dr. Ubirajara Bentes Filho diz que OAB punirá advogado que agir ilegalmente. Problemas ocasionados por advogados a trabalhadores aposentados e a morte do advogado Jakson Souza e Silva, ocorrida em Manaus, repercutiram entre a classe, em Santarém, Oeste do Pará. Em Santarém, é cada vez mais crescente o número de reclamações de aposentados diante da atuação irregular e fraudes de advogados previdenciaristas, agenciadores e por escritórios previdenciários de fachada que estão enganando beneficiários e aposentados. 

O tema voltou a ser alvo de questionamentos nesta semana, após uma reportagem em rede nacional contar a triste história de trabalhadores rurais, gente muito humilde, que esperou meses, até anos, para receber a aposentadoria a que tinha direito. Só que nessa espera eles foram enganados por advogados espertalhões. Vários desses advogados já foram condenados, outros, acusados por tirar proveito da falta de informação dessas pessoas para ficar com o dinheiro delas, sem nenhuma vergonha. 

As histórias são parecidas. Essas pessoas foram atraídas por advogados que prometeram conseguir para elas as aposentadorias pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a que tinham direito. Eles até conseguiram se aposentar. Mas acabaram mal. Para você entender: o pequeno trabalhador rural pode pedir aposentadoria por invalidez ou idade, 60 anos para os homens, 55 para as mulheres. 

Às vezes, o pedido vai parar na Justiça, e aí a decisão pode levar um ano, dois, até mais, dependendo da burocracia. Quando a Justiça determina o pagamento da pensão, o trabalhador tem direito a receber também pelo tempo que ficou esperando desde que fez o pedido. Por exemplo, se a decisão demorou dois anos para sair, o aposentado tem direito a receber os 24 meses. São os chamados atrasados ou retroativos. 

Mas quem está botando no bolso os atrasados são alguns advogados “espertalhões”, pela cobrança de honorários considerados extorsivos. Eles são alvos de um processo do Ministério Público Federal (MPF). Além dos problemas cometidos aos aposentados, outro fato que repercutiu em Santarém foi o assassinato do advogado Jakson Souza. O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município paraense de Parauapebas estava em Manaus a trabalho quando teria sido abordado por dois homens em uma motocicleta. A dupla atirou no abdômen de Jakson e fugiu do local sem levar dinheiro, celular ou a pasta que ele carregava. 

A vítima foi socorrida e levada a um hospital, mas não resistiu ao ferimento e morreu. Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém, Dr. Ubirajara Bentes de Souza Filho falou sobre os procedimentos abertos para investigar os advogados espertalhões que enganam aposentados e também sobre a morte do presidente da OAB/ Parauapebas, Jakson Souza. Acompanhe os principais detalhes da entrevista:

Jornal O Impacto: A OAB de Santarém acompanha casos de advogados que respondem processos administrativos disciplinares por enganar aposentados?

Dr. Ubirajara Filho: Essa prática não é privilegio com essa prerrogativa apenas do município de Santarém. Existe essa pratica em todo o Brasil, tanto é que um programa em rede nacional escancarou essa situação. Aqui em Santarém essa prática era muito normal, porque aqui existiam escritórios de aposentadorias, de falsos advogados, de verdadeiros bandidos que pertenciam a uma quadrilha organizada, que atuava na cidade auferindo todo o beneficio dos aposentados. Havia advogados que chegava a ficar com o beneficio. Nós tomamos conhecimento de alguns casos e, em muito deles foram instaurados processos disciplinares, para apurar. É uma prática em que esses maus profissionais ficavam com o dinheiro dos aposentados e muitas vezes obrigavam o trabalhador a fazer um empréstimo. A OAB, em sua atual gestão, procurou reunir e punir e, inclusive, solicitar a prisão de falsos advogados dentro da própria Justiça Federal, como ocorreu em Santarém. Estamos combatendo os falsos escritórios de advocacia e vamos punir aqueles que estavam ou que estão cometendo essa prática. Hoje, existem vários advogados suspensos pela OAB/ Pará, por cometerem essa prática ilícita contra essas pessoas que buscam a aposentadoria.

Jornal O Impacto: Há conhecimento da OAB de que alguns advogados recebem dinheiro dos clientes e não concluem os serviços?

Dr. Ubirajara Filho: Alguns processos foram instaurados contra advogados que realizaram essa prática. O Tribunal de Ética, por medida preventiva suspendeu a Carteira. Tem gente que já está indo pro sexto mês com a Carteira suspensa. Têm outros que serão punidos, por meio de alguns processos que estão tramitando e deverão ter suas Carteiras preventivamente suspensas, em função dessa prática. Então, nós estamos coibindo, combatendo e ‘cortando a própria carne’, exemplarmente para combater esses maus profissionais. Possivelmente em dois ou três desses casos mais graves, essas pessoas poderão perder a Carteira.

Jornal O Impacto: Após acompanhar esses casos, a OAB já suspendeu definitivamente o direito de algum advogado exercer a profissão?    

Dr. Ubirajara Filho: Quando o advogado perde a Carteira, ele não vai poder advogar e, qualquer ato dele poderá responder por outros crimes, agora na área penal. Estamos acompanhando alguns casos nesse sentido!

Jornal O Impacto: Em relação ao assassinato do advogado Jakson Souza e Silva, que ocorreu em Manaus, no dia 24 deste mês, a OAB/Santarém está acompanhando este caso?

Dr. Ubirajara Filho: Estamos acompanhando todo o processo investigativo e na segunda-feira (26), lançamos um manifesto em Santarém, durante um evento que falou sobre o Simples Nacional para os advogados. Lançamos o manifesto de repúdio à violência. A morte do Jakson, como advogado, ela consterna todo um sistema da OAB/Pará, que é era o presidente de uma das Subseções mais combatentes, que tínhamos aqui. Ele denunciava os desmandos da administração do município de Parauapebas, como licitações e pagamentos irregulares. A OAB/Parauapebas chegou a ingressar com liminar na Justiça para suspender os atos do Prefeito. Com isso, ele contrariou um poder econômico forte, já que essas falcatruas chegaram à cifra de mais de R$ 150 milhões. Então, ele contrariou as pessoas e há um ano, ele denunciou que estava sendo ameaçado. A OAB tomou todas as providências em relação a isso. Pediu proteção policial, encaminhou correspondência para o procurador do Ministério Público Federal (MPF) e para a Delegacia Geral do Pará, onde o próprio advogado Jakson prestou depoimento.

Jornal O Impacto: A OAB chegou a fazer o pedido de inserção do advogado no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita), para a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará (Segup)?

Dr. Ubirajara Filho: Para a Secretaria de Segurança Pública do Pará foi solicitada o serviço de Proteção a Testemunhas. Porém, eles não fizeram absolutamente nada para que fossem tomadas as providências. Então, essa morte foi anunciada exatamente há um ano, no dia 24 de janeiro de 2014. Ele veio a ser morto neste ano. Nós passamos um ano sobressaltado, porque sabíamos que isso poderia acontecer a qualquer momento, sendo um atentado contra a vida desse companheiro. Estamos tristes, mas ao mesmo tempo em alerta, porque não é possível que a advocacia, sendo uma atividade de vanguarda, possa sofrer esse tipo de atentado, por exercer sua atividade, denunciando esse tipo de coisa. Então, o presidente Jarbas Vasconcelos já esteve em Manaus, onde recebeu todo o apoio do Governo do Amazonas, de todo o sistema de segurança pública daquele Estado, que se encarregou de resolver essa questão. Enquanto isso no Pará, não recebemos sequer uma ligação do Governador do Estado ou do Secretário de Segurança Pública, que em visita a Ordem foi cobrado o empenho dele em relação a isso. A OAB está triste e lançamos um manifesto, vamos coletar assinaturas de autoridades e das pessoas da sociedade, para que isso não se repita, para coibir e para que o Estado possa aparelhar, para que possa sair dessa inércia e defender a população. Não estamos pedindo segurança para advogado, mas para a população que atualmente é refém do crime, no Pará!

Por: Manoel Cardoso 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Governo do Estado entrega ambulâncias do Samu a dez municípios


O serviço de urgência e emergência no interior do Pará foi reforçado com a entrega, na manhã desta sexta-feira, 23, de dez ambulâncias aos municípios de Prainha, Juruti, Santa Maria do Pará, Bannach, Santa Isabel do Pará, Pau D’Arco, Água Azul do Norte, Abaetetuba, e ainda ao 8º Centro Regional de Saúde, com sede em Breves; e ao Hospital Regional de Salinópolis. As ambulâncias de Prainha, Abaetetuba e do Hospital Regional de Salinópolis são de suporte básico e as demais são de remoção.

Com isso, já chega a 92 o número de ambulâncias entregues pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desde 2011, como parte do Plano Estadual de Atenção Integral às Urgências, em que o Pará tem sido pioneiro no atendimento às recomendações do Ministério Saúde para reforçar a Rede de Urgência e Emergência, que inclui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço de Resgate Aeromédico, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospitais de Urgência e Emergência. É importante lembrar que a Regulação de Urgência e Emergência é uma responsabilidade da Sespa.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Heloísa Guimarães, a Sespa investiu um total de R$ 887.100,00 na aquisição das dez ambulâncias, consideradas essenciais quando se trata do atendimento realizado na primeira hora após a ocorrência dos casos recebidos na rede pública de saúde, a exemplo do Acidente Vascular Cerebral (AVC). “É esse atendimento que garante as maiores chances de cura. Os veículos entregues são adequados para a remoção intra-hospitalar, que é a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde entre ambientes de assistência hospitalar", explica, antecipando que está prevista para junho deste ano a entrega de mais 20 ambulâncias. 

Heloísa Guimarães informa que os municípios contemplados com a entrega enviaram ofício solicitando a cessão dos veículos e foram submetidos a estudo prévio por técnicos da Sespa, que levou em conta alguns critérios, sobretudo os demográficos e geográficos, com base em relatos sobre as distâncias já registradas em atendimentos feitos pelas gestões municipais, para avaliar as reais necessidades de cada um. Um exemplo que ilustra bem essa realidade é de Bannach, no sudeste paraense, onde a administração municipal vinha fazendo a remoção de pacientes para Redenção, onde existe o Hospital Regional Público do Araguaia, em carros particulares. “Esse é um dia de agradecimento ao governo estadual, porque finalmente vamos poder atender a uma demanda que vinha sendo muito cobrada pela população”, disse o prefeito de Bannach, Valbetanio Milhomen.

Após a assinatura de documentos de cessão das ambulâncias, entre a secretária Heloisa Guimarães e os representantes dos municípios contemplados, o vice-governador Zequinha Marinho fez um apanhado geral sobre os investimentos do governo estadual na área da Saúde, em especial na rede de hospitais de alta e média complexidade, distribuídos pelas regiões de integração do Pará, incluindo os que estão em construção, como os de Ourilândia do Norte, Parauapebas, Itaituba, Castanhal e o novo Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, Região Metropolitana de Belém.

A entrega propriamente dita foi realizada no estacionamento do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, com a presença do chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale; do deputado federal eleito pelo Pará, Joaquim Passarinho; dos deputados estaduais Cássio Andrade e Thiago Araújo, e da diretora da Divisão de Patrimônio da Sespa, Maria Inez Rocha. Entre os representantes dos municípios que receberam ambulâncias estavam a diretora do Hospital Regional de Salinópolis, Durvalina Serrão, e Adelson Teixeira, diretor do 8º Centro Regional de Saúde da Sespa, sediado em Breves.

Colaboração: Roberta Vilanova

Fonte: SESPA

Inflação do aluguel acelera em janeiro e acumula alta de 3,98% em 12 meses


De dezembro para janeiro, IGP-M passou de 0,62% para 0,76%. Inflação no varejo e na construção influenciaram o indicador.

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, avançou 0,76% em janeiro, depois de subir 0,62% em dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (29). Em 12 meses, o IGP-M registrou alta de 3,98%.

Leia mais:

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado e é utilizado no cálculo do IGP-M, desacelerou, de 0,63% para 0,56%.

Também usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), conhecido como a "inflação do varejo" registrou variação de 1,35%, em janeiro, ante 0,76%, em dezembro, com seis das oito classes de despesa registrando aumento. A principal contribuição partiu do grupo alimentação (de 0,85% para 1,66%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que também entra nas contas do IGP-M, mas com peso menor do que os outros indicadores, registrou alta de 0,70%, acima do 0,25% de dezembro.

Inflação oficial

Impactado pelo aumento de preços da carne e da energia elétrica, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, ganhou força de dezembro de 2014 para janeiro de 2015, passando de 0,79% para 0,89%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a maior taxa mensal desde fevereiro de 2011, quando ficou em 0,97%.

Com isso, o IPCA-15 acumulado em 12 meses está em 6,69% – acima do teto da meta de inflação do governo, de 6,5%. O resultado superou a variação registrada em 2014, de 6,46%. Em janeiro de 2014, o indicador havia avançado 0,67%.

Fonte: Economia, FGV, Seu Dinheiro