terça-feira, 30 de setembro de 2014

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje


Faltam apenas cinco dias para as Eleições Gerais 2014, marcadas para o próximo domingo, dia 5 de outubro. A partir de hoje (30), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput. (Lei nº 4.737/1965).

Já a proibição de prisão de candidatos está em vigor desde o último dia 20. No entanto, quem concorre a um cargo eletivo pode ser detido ou preso em caso de flagrante delito. 

Segundo turno

Caso haja eleição em segundo turno para presidente da República ou governador, a ser realizada no dia 26 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 21 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação. (TSE)

Venda de bebida alcoólica estará proibida de meia-noite às 18 horas do domingo


A Polícia Civil determinou, por meio da Portaria nº 128, publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial do Estado, a proibição da venda e fornecimento, ainda que gratuito, de bebidas alcoólicas, em todo o Pará, no próximo domingo, dia 5. Conhecida como Lei Seca, a determinação tem por objetivo garantir que todos os eleitores possam exercer o direito democrático do voto, no primeiro turno das eleições, sem transtornos decorrentes do consumo de álcool. A medida vale para o período de meia-noite às 18 horas do dia 5.

A mesma portaria será aplicada no dia 26 de outubro, se houver segundo turno. A determinação veda o comércio de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais, entre os quais bares, restaurantes, lanchonetes e boates. A Divisão de Polícia Administrativa (DPA), da Polícia Civil, responsável em fornecer licenças para festas dançantes, estará proibida de fornecer as autorizações para eventos no horário de meia-noite às 18 horas de domingo.

A fiscalização do cumprimento da portaria caberá às polícias Civil e Militar, sujeitando-se os responsáveis pelas infrações às sanções civis, administrativas e penais cabíveis ao tipo de infração. Ainda segundo a portaria, se houver nova determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a medida instituída pela Polícia Civil poderá ser alterada, em obediência às instruções do órgão judiciário. (Ag. Pará)

Eleitores têm de ficar atentos a regras para celulares e tablets durante votação


Em tempos de selfie e redes sociais, o eleitor tem de ficar atento às regras da Justiça Eleitoral para o uso de celulares, smartphones e tablets no dia do pleito. De acordo com a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto estiver votando, o eleitor deve deixar o aparelho em um móvel, próximo aos colaboradores responsáveis pela seção eleitoral.

“Os mesários e o presidente de mesa estão orientados a determinar que o eleitor deixe os equipamentos eletrônicos que portar com o mesário”, informou a assessoria do TSE àAgência Brasil.

A legislação eleitoral proíbe o eleitor de “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto”.

Ainda segundo a Justiça Eleitoral, o sigilo do voto também abrange ambientes virtuais e redes sociais, ou seja, é proibido publicar imagens ou fotos do voto e quem fizer isso pode sofrer sanções. Segundo o TSE, não haverá revista de eleitores, mas as pessoas que desrespeitarem a legislação estão sujeitas a até dois anos de detenção.

Para o pesquisador de ciência e tecnologia do departamento de sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Marcello Barra, apesar do intenso ativismo de eleitores nas redes sociais, quem busca burlar a legislação presta um desserviço à nação. “A conquista do voto secreto é uma garantia da democracia. Qualquer meio que burle esse direito é um atentado à democracia”, resumiu.

Segundo ele, o caráter sigiloso impede que as pessoas fiquem vulneráveis ao assédio para mudança de voto. “A pessoa acha que está ajudando a militância, que está motivando outros a votar, mas, na verdade, ela está prejudicando o voto. O sigilo é uma garantia aos mais fracos”, completou.

Barra lembra que a popularização dos smartphones trouxe um incremento no número de pessoas que passaram a interagir na discussão política. Segundo o especialista, o uso da internet tem modificado a forma como as pessoas entendem e participam da vida política do país. “Eu venho acompanhando esse processo há muitos anos. Esses instrumentos estão se tornando cada vez mais importantes para a democracia. Cada um coloca a sua opinião de maneira direta, é cada vez mais democrático”, ponderou.

Segundo o TSE, caso os mesários flagrem algum eleitor fotografando o voto, a orientação é que o episódio seja registrado em ata, identificando o eleitor. Caberá ao juiz eleitoral comunicar o fato ao Ministério Público Eleitoral para instauração de inquérito. (ABr)

Polícia indicia torcedora gremista e mais três por injúria racial contra Aranha


A Polícia Civil do Rio Grande do Sul apresentou nesta terça-feira o resultado das investigações sobre os atos racistas contra o goleiro Aranha na partida entre Grêmio e Santos, no último dia 28 de agosto, pela Copa do Brasil. O inquérito aponta que oito torcedores usaram comprovadamente gestos e palavras de cunho racista, mas só quatro foram identificados.

Além da torcedora Patricia Moreira da Silva, flagrada em imagens da ESPN ofendendo Aranha, também serão indiciados Éder Braga, Rodrigo Rychter e Fernando Ascal (acusado ainda de furtar o boné de um dos seguranças da Arena Grêmio). Todos vão responder por injúria qualificada e podem ser condenados a até três anos de prisão.

Durante a investigação, que continua em andamento, a polícia analisou três horas de vídeo e contou com a ajuda de especialistas em leitura labial.

A polícia ainda tentará confirmar o envolvimento de mais quatro pessoas no caso. "A investigação continua, e na medida em que encontrarmos estas pessoas, este trabalho será adicionado ao inquérito. Nós acreditamos que a divulgação das fotos pode nos ajudar muito", explicou o diretor regional da Polícia Civil, delegado Cleber Ferreira, em entrevista coletiva.

O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que, em primeira instância, excluiu o Grêmio da Copa do Brasil. Na última semana, porém, o pleno decidiu pela perda de pontos do time tricolor e sua consequente eliminação.

Patrícia Moreira, a torcedora que mais foi exposta pela imprensa, perdeu o emprego depois do incidente e teve a casa apedrejada e parcialmente incendiada.

Como John Draper se tornou uma lenda na história da computação


John Draper, ou Captain Crunch, foi uma inspiração fundamental para Steve Jobs e Steve Wozniak criarem a Apple. Woz explica quanto todos nós devemos a ele.

Talvez você não conheça John Draper ou "Captain Crunch", mas ele e sua blue box foram uma inspiração fundamental para Steve Jobs e Steve Wozniak ao criarem a Apple. Ele agora está em apuros e precisa da nossa ajuda. Woz escreveu este artigo fascinante para você entender como ele influenciou os dois, e quanto todos nós devemos a ele.

Eu conheci Steve Jobs na primavera de 1971. Nós nos demos bem como amigos. Eu estava trabalhando fazia um ano, programando, de modo a não sobrecarregar meus pais com as despesas da faculdade no meu terceiro ano em Berkeley.

Um dia antes do início das aulas, eu vi uma revista em nossa mesa de jantar que eu nunca havia lido. Folheando a revista, me deparei com um artigo que eu achava ser ficção. Ele falava sobre uma rede de engenheiros brilhantes realizando todo tipo de atividade na rede de telefonia da época. Fiquei fascinado por esses personagens fictícios e instantaneamente eles se tornaram heróis para mim, com mais habilidades do que as grandes corporações. Eu aprontava minhas travessuras e me sentia deslocado, então eu desejava ser um desses personagens estranhos.

No meio do artigo, eu tive que ligar para Jobs e ler partes do artigo para ele, incluindo descrições de um estranho personagem, o Captain Crunch. Eu li uma parte para Jobs explicando que Crunch sabia "driblar" a empresa de telefonia, mas ele estava com medo de falar sobre isso, com medo de que o estivessem espionando. Crunch dizia ter uma nobre ambição de tentar descobrir e expor fraquezas no sistema para ajudar a Bell Telephone Company a melhorar. Ele era um personagem estranho, assim como outros naquele artigo, mas é assim que você parece quando está fora do mainstream social.

Jobs e eu fizemos uma pesquisa rápida no mesmo dia. A biblioteca técnica mais fácil de se visitar em um domingo estava no SLAC, que era o CERN da época. Pessoas inteligentes tendem a não trancar as portas: fomos até o SLAC e encontramos uma porta aberta para acessar sua biblioteca técnica. Na verdade, em qualquer domingo era fácil entrar em qualquer edifício no SLAC apenas vendo se as portas estavam abertas.

Quando Steve e eu descobrimos que o "phreaking" de telefones era real - era possível hackear linhas telefônicas e fazer ligações gratuitas - nossos queixos caíram. Isso também significava que personagens como Crunch eram pessoas reais, inteligentes demais para serem pegos pelo FBI. Logo depois, ouvimos que Crunch tinha concedido uma entrevista para a rádio KTAO em Los Gatos, Califórnia. Jobs ligou para a rádio e deixou uma mensagem, mas Crunch nunca retornou.

Eu criei minha própria blue box. Seriam cinco anos até que nós fundássemos a Apple, mas as regras de engenharia nos livros não se aplicavam para mim. Em uma peça de magia em design, eu fiz um arranjo de diodos escolher entradas para chips TTL, dizendo-lhes quais tons gerar, dependendo de qual botão fosse pressionado (1, 2, 3 etc.). Eu sabia o suficiente sobre o lado analógico desses chips digitais para perceber que cada entrada também é uma saída, fornecendo alguma corrente elétrica. Através da matriz de seleção de diodo, eu peguei essa corrente vinda dos chips e liguei um interruptor eletrônico (transistor Darlington) para fornecer energia aos chips. Assim, os chips recebiam comandos como lógica e sabiam qual tom gerar, e usavam essas entradas como saídas para conduzir um circuito que ativava os chips.

Isso exigiu algum bom conhecimento do circuito interno dos chips, mas realmente funcionou. Eu gostaria de ter sido tão inteligente em projetos posteriores. A lição importante é que, quando você faz as coisas para a sua própria diversão, nada impede você de ter criatividade e genialidade.

Contamos a nossos pais sobre esta curiosa jornada em que estávamos, e a única regra deles era não usar nossos telefones de casa para fazer phreaking.

Eu estava espalhando a ideia de fazer phreak nos dormitórios universitários de Berkeley. Eu conseguia demonstrar como fazer chamadas gratuitas para números nacionais, mas ainda não tinha descoberto o método para discagem internacional com a minha blue box. O estranho é que eu estava seguindo algumas instruções vagas no artigo da Esquire, e isso deveria ter funcionado.

Um amigo do ensino médio chegou ao meu dormitório e eu o enchi de histórias da magia que poderia ser feita no sistema de telefonia. Descrevi Captain Crunch como um dos líderes. Meu amigo, Dave Hurd (agora da banda Cornell Hurd em Austin) me disse que sabia quem era o Captain Crunch. Eu fiquei chocado. Nem mesmo o FBI tinha pego Crunch ainda. Dave disse que ele havia trabalhado na rádio KKUP em Cupertino, e que Crunch tinha trabalhado lá também - seu nome era John Draper.

Eu gostava de dirigir para casa nos fins de semana, quando Jobs e eu saíamos juntos. Do quarto dele, Jobs ligou para a KKUP, dizendo que queria falar com John Draper. A pessoa que atendeu disse que "ele sumiu de vista depois do artigo da Esquire". EUREKA! Deixamos uma mensagem e, cinco minutos depois, recebemos um telefonema do verdadeiro Captain Crunch. Marcamos uma visita dele ao meu dormitório na semana seguinte.

A noite em que Crunch visitou meu dormitório (sala 110, Norton Hall) foi um dos momentos mais angustiantes da minha vida. Eu tinha falado muito sobre ele em todo o nosso dormitório e campus, descrevendo-o como um herói incrível que virou o jogo contra as maiores empresas do mundo. Minha visão de Draper era a de um cara sociável (geralmente as pessoas eram mais aptas socialmente do que eu). Mas o cara que apareceu no meu dormitório estava desgrenhado e imundo; faltavam-lhe alguns dentes; não era a pessoa que eu esperava. Ele viu minha surpresa e anunciou: "Eu sou ELE, o Captain Crunch".

Crunch olhou para a minha blue box digital e me ensinou a fazer chamadas internacionais. Fiquei surpreso porque era o mesmo método que eu tentei sozinho. Em seguida, Crunch disse que queria pegar a blue box "automatizada" dele no carro. Eu tinha lido o artigo na Esquire e imaginei sua van cheia de racks de equipamentos de comutação telefônica. Tinha que ver aquilo, então perguntei se poderia andar com ele até o carro naquela noite. A resposta dele foi mais ou menos "por que você iria querer isso?", me fazendo sentir que talvez minhas visões baseadas no artigo estavam erradas. Nós fomos até a van dele e ela estava praticamente vazia, exceto por uma antena em forma de T, que servia para transmitir a "San Jose Free Radio" enquanto ele dirigia por aí.

Naquela noite, Crunch ensinou para mim e para Jobs todo tipo de códigos, números e truques para phreaking. Eu tomava notas enquanto conversávamos até altas horas na pizzaria Kips. Nesse ponto, Jobs e eu tínhamos que dirigir para a casa dele, onde meu carro estava estacionado. Dirigir de Berkeley até Los Altos demora uma hora. Crunch estava indo para a casa de outra phreak, um cara em Berkeley que se chamava algo como Groucho (desculpe, o nome verdadeiro me escapa agora).

O carro de Jobs estava com um gerador defeituoso e a bateria acabou perto de Hayward. As luzes do carro desligaram e tudo parou de funcionar, então Steve encostou na Rota 17. Vimos as luzes de um posto de gasolina nas proximidades. Nosso plano era ligar para Groucho e pedir a Crunch uma carona de volta para casa, pois Crunch vivia com os pais em Los Gatos. Poderíamos ter usado uma moeda para fazer a ligação, mas queríamos experimentar como fazer chamadas em um telefone público usando a blue box.

Então Jobs usou a blue box no telefone público. Steve de repente desligou, exclamando que a operadora entrou na linha. Tenha em mente que nós estávamos tentando algo ilegal e com pouca experiência. Eu disse a Jobs que ele precisava dizer à operadora que esta era uma chamada de "dados", e que ela deveria ignorar a luz piscando, assim como Crunch nos tinha ensinado. Jobs tentou ligar de novo para Groucho usando o telefone público e a blue box. Steve, de novo, desligou rapidamente com medo quando a operadora entrou na linha.

Em seguida, parou um carro da polícia. Jobs passou para mim a caixa azul quando o policial não estava olhando. O policial passou por nós e apontou a lanterna para o mato, como se tivéssemos escondido drogas ali. O policial me revistou, e perguntou o que era a blue box. O sintetizador de música Moog era uma tecnologia nova e bem conhecida na imprensa, então eu disse que aquilo era um sintetizador. Você aperta botões e saem sons dele. Telefones com tom de ligação ainda eram praticamente desconhecidos, portanto, um dispositivo que emite som não seria considerado como algo feito para telefonar.

Um segundo policial perguntou sobre a blue box, e Jobs e eu continuamos a mentir. Os policiais nos fizeram entrar na parte de trás do carro deles, e ficamos com medo de onde iríamos parar. Em seguida, o policial passou a blue box de volta para mim e disse: "um cara chamado Moog fez essa caixa antes".

Nós conseguimos a nossa carona com Crunch naquela noite. Peguei meu carro e, ao dirigir de volta para Berkeley para as aulas do dia seguinte, adormeci na Rota 17 em torno de 1h da manhã, e bati meu carro - foi perda total. Eu andei o resto da noite de Oakland até meu dormitório em Berkeley, e disse ao meu companheiro de quarto como foi bom não ter pago a taxa de estacionamento de US$ 25 para o próximo trimestre.

Jobs estava muito desconfiado de Draper. Ele achava que Draper era perigoso e poderia nos colocar em apuros. Jobs só queria vender blue boxes feitas à mão para ganhar dinheiro. Eu gostava de me encontrar mais com Crunch ao longo do tempo, porque gosto de pessoas interessantes, do tipo que você vê nos filmes. Ele acabou me surpreendendo com alguns truques, como ouvir ligações em linhas telefônicas do FBI em San Francisco, ou mexendo em interruptores em um determinado telefone público de Los Altos após as 18h, para fazer chamadas gratuitas para Nova York. Eu não queria passar a perna na empresa de telefonia (ignorando o fato de que nós vendemos blue boxes para pessoas que realmente queriam passar a perna na Bell). Eu só queria descobrir coisas incríveis, desconhecidas e malucas que se podia fazer com a rede de telefonia.

Ao perceber que você pode ser inteligente e fazer coisas que apenas um mago poderia imaginar, você começa a entender que o impossível na verdade pode ser possível. Isso leva a uma exploração profunda, tentando encontrar maneiras para driblar barreiras nos sistemas de tecnologia, uma mentalidade de hacking. Quando você faz as coisas por si próprio, por razões pessoais e para se divertir, você pode fazer o impossível.

Esta forma de pensar, e os valores positivos que eu associei a isto, estão relacionados com a nossa vida e invenções digitais até hoje. Eu conheço grandes criadores de alguns dos produtos tecnológicos mais importantes de nossas vidas. Muitas vezes eles são o CEO ou estão em um cargo muito alto nas empresas. E a primeira coisa que eles querem discutir é a própria "experiência blue box" deles.

Quando começamos a Apple, o monopólio da telefonia havia sido quebrado, e era enfim possível que outras empresas fizessem dispositivos para conectar à rede de telefone. Eu senti que era importante que o Apple ][ fizesse isso, então eu contratei o único engenheiro de telefone que eu conhecia, Captain Crunch. Ele desenvolveu uma placa incrível. Ela entendia sozinha coisas como sinal de ocupado, tudo em BASIC. Só doze anos depois, os modems finalmente aprenderam a desligar instantaneamente quando recebessem sinal de ocupado.

Crunch foi detido e recebeu uma advertência. Ele foi detido novamente e recebeu outro aviso mais sério de um juiz, que disse: "se eu vir você de novo, você vai para a cadeia". Aí ele foi detido uma terceira vez, e passou pelo mesmo juiz de antes. Então agora Crunch estava na prisão, com muito tempo livre em suas mãos.

Ele tinha o Apple ][ que eu tinha lhe dado quando ele trabalhou na Apple. Ele me ligou um dia e estava quase em lágrimas depois de perder a impressora. Impressoras com qualidade de carta tinham acabado de ser lançadas e eram caras, mas eu ofereci uma a Crunch como um amigo. Estas eram as únicas impressoras de qualidade empresarial naquela época.

Na prisão, Crunch escreveu o processador de textos Easy Writer. Quando ele saiu, as vendas do Apple ][ explodiram no mercado empresarial devido ao Visicalc, e Crunch tinha o único processador de texto de qualidade empresarial. Ele ganhou cerca de um milhão de dólares com isso. Algum tempo depois, a IBM entrou no mercado e tornou o Easy Writer seu processador de texto oficial.

Eu acompanhei Crunch à medida que ele se tornou um programador de Macintosh bastante astuto, depois trabalhando em segurança de hardware e software. Ele nunca se atreveria a fazer algo tão ilegal quanto copiar uma música ou usar software roubado. Ele contou com amigos, inclusive eu, para uma ajuda ocasional. Ele ainda tem o amor dos velhos tempos de diversão, mas agora é uma pessoa produtiva e capaz. Eu o admiro e admiro aqueles que o ajudam na vida. -Woz

Vários problemas de saúde debilitantes afetaram John Draper no hospital (por mais de um mês), onde ele teve que passar por várias cirurgias, programas de reabilitação e até mesmo lutar por sua vida (ele sofreu uma parada cardíaca sob anestesia). John é um lutador e conseguiu superar o pior; ele recebeu alta há poucos dias e está se preparando para continuar seu programa de reabilitação, agora que ele se pergunta como vai se sustentar.

Crunch, agora com 70 anos, não é um homem rico. Ele conseguia viver com os próprios recursos até há alguns meses, quando ficou doente e não pôde mais trabalhar. Vale lembrar que, nos EUA, tratamentos de saúde não são gratuitos. Agora é hora de todos nós ajudarmos Captain Crunch, uma lenda da computação - nós deveríamos honrá-lo e ajudá-lo pelo que ele fez.

Por favor, faça uma contribuição: o QiKfunder aceita valores a partir de US$ 1 através do PayPal e das criptomoedas Bitcoin, Litecoin e Dogecoin. Ele precisa de muito mais apoio do que a meta inicial. Cada centavo conta. Aposto que todos nós podemos fazer o montante chegar a US$ 50.000, embora eu esteja secretamente esperando que grandes executivos do Vale do Silício - os Zuckerbergs, Brins e Pages deste mundo - doem também. Isso sem falar da própria Apple.





Mais de 8 milhões de candidatos farão o exame em novembro


Nos dias 8 e 9 de novembro 8,7 milhões de candidatos farão as provas da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos dois dias, as provas terão início às 13 horas, no horário de Brasília, e após este horário não será permitida a entrada nos prédios onde as provas serão realizadas.

No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e meia para responder questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. Já no segundo dia os participantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação.

Para resolver a prova, o estudante deve apresentar um documento de identidade com foto e preencher o caderno de respostas com caneta esferográfica preta. O aluno só pode deixar o local da prova duas horas após o início do exame e só é permitido levar o caderno de questões se sair no máximo trinta minutos antes do fim da prova.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Instituto abre inscrições para cursos técnicos integrados


Estudantes dos municípios sul-mato-grossenses de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Campo Grande têm a oportunidade de concorrer a 1.040 vagas em sete tipos de cursos técnicos integrados de nível médio oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). As inscrições, abertas nesta quarta-feira, 24, estendem-se até 20 de outubro próximo.

Para concorrer, o estudante deve ter concluído o ensino fundamental na data da matrícula e apresentar o CPF. No curso técnico integrado, o aluno recebe a formação básica, correspondente ao ensino médio, e a profissional. A duração é de três anos, com carga mínima de três mil horas. No IFMS, a parte de qualificação técnica varia de mil a 1,2 mil horas, conforme determina o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação.

A escolha dos cursos, segundo Liliam Caldeira, professora do instituto e coordenadora do processo seletivo, atende necessidades de um estado jovem, em desenvolvimento e em processo de industrialização. O IFMS, de acordo com Liliam, tem compromisso com a formação integral dos estudantes, já incluída a relação com o mundo do trabalho. A definição dos cursos foi precedida de estudos e análises dos arranjos produtivos dos municípios e áreas adjacentes aos sete campi do instituto.

As vagas são oferecidas nos turnos da manhã e tarde, à exceção do curso técnico em edificações integrado à educação de jovens e adultos, no campus de Aquidauana (40 vagas no turno da noite), e do curso técnico em agropecuária (80 vagas no campus de Nova Andradina, em tempo integral, com possibilidade de o aluno ficar instalado no alojamento do campus).

Do total de vagas, 50% são reservadas a candidatos que cursaram o ensino fundamental em escola pública, a cotas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e a autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Provas — As provas, com 20 questões de língua portuguesa, 20 de matemática e dez de conhecimentos gerais, serão aplicadas em 16 de novembro, às 8h15, horário de Mato Grosso do Sul (9h15 no horário de Brasília). O resultado da seleção será publicado em 2 de dezembro. As matrículas devem ser feitas de 18 a 22 de dezembro.

As 1.040 vagas estão distribuídas nos sete campi:

• Aquidauana, 160, nos cursos de técnico em edificações e de técnico em informática.

• Corumbá, 80, nos cursos de técnico em informática e de técnico em metalurgia.

• Coxim, 160, nos cursos de técnico em alimentos e de técnico em informática.

• Nova Andradina, 120, nos cursos de técnico em agropecuária e de técnico em informática.

• Ponta Porã, 240, nos cursos de técnico em agricultura e de técnico em informática.

• Três Lagoas, 160, nos cursos de técnico em eletrotécnica e de técnico em informática.

• Campo Grande, 120, no curso de técnico em informática.

Fonte: Ionice Lorenzoni

Governo financiará projetos de pesquisa que contribuam para o avanço tecnológico

Professores e pesquisadores vinculados a institutos federais de educação, ciência e tecnologia podem se candidatar a financiamento para projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. O prazo para inscrição vai até 23 de outubro.

A iniciativa, que envolve o Ministério da Educação, com a atuação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), integra a política de inovação e educação tecnológica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o fomento da formação de recursos humanos qualificados. As propostas selecionadas terão 24 meses de duração. O investimento global é de R$ 40 milhões, distribuídos em parcelas em 2014, 2015 e 2016.

A Setec e o CNPq vão realizar, em 6 de outubro, das 9h às 10h30, webconferência para divulgar e orientar sobre a formulação de projetos de pesquisa aplicada dos institutos federais para a Chamada Pública nº 17, que seleciona e financia os projetos. A primeira conferência on-line foi realizada na quarta-feira, 24, com mais de 270 computadores conectados. Na ocasião foram explicados os critérios de seleção das propostas.

Para apresentar projeto, o candidato deve ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado, e ser professor, pesquisador, servidor técnico, desde que vinculado a um dos 38 institutos federais presentes em todos os estados e no Distrito Federal. No caso de servidor aposentado, o profissional precisa comprovar na Plataforma Lattes que mantém atividade acadêmico-científica e apresentar declaração da instituição executora do projeto concordando com sua participação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

"Ratinha" mais uma vez apronta e vai parar na delegacia


Conhecida no sub mundo da bandidagem e da falta do que fazer como "Ratinha" ela mais uma vez aprontou e caiu nas mãos da policia militar na tarde de terça Feira (29). Nossa equipe de reportagem esteve no local da ocorrência e presenciou a desocupada na Depol triste e desolada. 

Segundo informações do Sargento Aurisio comandante da patrulha que conduziu Ratinha a DEPOL ele nos falou que ela foi presa pelo fato de que a patrulha foi acionada pelo NIOP a respeito de que a acusada teria cometido um furto de um cordão de ouro no valor de R$ 800, 00. Segundo  policia a acusada teria entrado na casa da vitima e subtraído o cordão, ela nega as acusações e mais uma vez disse que estava sendo presa injustamente.

Vale ressaltar que a acusada e costumas na pratica de roubos e furtos na cidade, ela que é viciada em entorpecentes e também é acostumada a descer a faca em seus companheiros desocupados que vivem a vida toda perambulando pelas ruas da cidade. 

Fonte: Elias Junior

Populares da cidade de Vigia no Pará se rebelam e queimam delegacia de policia


O clima esquentou na cidade de Vigia ,no estado do Pará segundo informações que foram repassadas a nossa equipe de Reportagem o clima é bastante tenso na cidade.  Segundo os informações, a polícia realizou uma operação contra piratas que estavam atacando as embarcações na região e teria colocado alguns do bando atras das grades.   

Revoltada, a população tentou invadir a delegacia para fazer justiça com as próprias mãos, populares apedrejaram a delegacia que fica localizada na praça Olavo Raiol, no centro da cidade. Policiais tiveram que reagir para conter os ânimos da população que revidaram contra a policia e tentaram invadir a delegacia, o prédio foi incendiado. Informações dão conta de que os presos foram levados para ouras delegacias da região. 





Fonte: Elias Junior

ANVISA INTERDITA LOTES EXTRATO DE TOMATE COM PELO DE ROEDOR


Agência Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a interdição cautelar, por 90 dias, do lote L6 do extrato de tomate da marca Knorr–Elefante, fabricado pela empresa Cargill Agrícola S.A., com sede em Goiânia (GO).

O lote tem validade até 21 de maio de 2015 e obteve resultados insatisfatórios de rotulagem e de matéria estranha macroscópica e microscópica. Nas análises, técnicos da Anvisa descobriram fragmentos de pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecida, de um fragmento em 100 gramas.

Também por 90 dias, foi interditado o lote L04501, do alimento Suspiro Duplo, marca Doces Arapongas Prodasa, fabricado por Produtos Alimentícios Arapongas S.A – Prodasa, em Arapongas (PR). Com validade até 28 de novembro de 2014, os resultados foram igualmente insatisfatórios nas análises de rotulagem e de matéria estranha macroscópica e microscópica. Nele, confirmaram a presença de fragmentos de vidro no produto.

Nos dois casos, a Anvisa considerou os laudos de análise fiscal emitidos pelo Instituto Octávio Magalhães da Fundação Ezequiel Dias e as notificações feitas pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais.

A Cargill informou que está tomando todas as medidas cabíveis para avaliar o caso na Anvisa e na Vigilância Sanitária de Minas Gerais para comprovar a adequação do produto tendo, inclusive, já apresentado recurso contra o resultado do laudo de análise. “A empresa informa que os demais lotes do extrato de tomate, da marca Knorr-Elefante, com conteúdo nominal de 850g, cuja data de validade não seja de 21 de maio de 2015, mesmo que produzido pela linha L06, não foram afetados pela referida interdição e estão aptos a livre comercialização. Também não foram afetados as demais formas de apresentação do produto Extrato de Tomate, da marca Elefante. Reiteramos o compromisso da Cargill com o cumprimento integral da legislação brasileira, assim como com o cumprimento de todas as normas de segurança alimentar e padrões de higiene e qualidade”, disse a empresa em nota.

Procurada pela Agência Brasil, a Prodasa informou que o lote de suspiros, distribuído apenas em Minas Gerais, foi retirado do mercado e as análises da empresa não apontaram nenhum fragmento de vidro no produto. Uma possível explicação, segundo a assessoria da Prodasa, é que, como o suspiro é feito basicamente de açúcar e gelatina, em contato com a água, esses ingredientes podem ter se cristalizado.

A assessoria da Prodasa informou ainda que a fábrica foi vistoriada pela Vigilância Sanitária de Arapongas e não apresentou nenhuma irregularidade.

Disparada de Dilma nas pesquisas eleitorais abala Bolsa e dólar


Mercado teme que eleição presidencial seja definida ainda no primeiro turno. O mercado financeiro reagiu na segunda-feira, 29, ao resultado da pesquisa Datafolha, temendo que a eleição presidencial seja definida ainda no primeiro turno após a disparada de Dilma Rousseff nas intenções de voto.

A Bovespa fechou com recuo de 4,52%. As ações da Petrobrás despencaram – o papel ON caiu 10,44% e o PN, 11,17%. O dólar à vista negociado no balcão fechou acima dos R$ 2,45, em alta de 1,53%, aos R$ 2,4510. Este é o maior patamar de fechamento desde 9 de dezembro de 2008, pouco depois do estouro da crise mundial, quando marcou R$ 2,4720.

Talvez o mau humor dos investidores não seja apenas com a possibilidade de a candidata do PT se reeleger já no primeiro turno, o que não é o cenário base de analistas e consultorias políticas, mas principalmente porque a disparada de Dilma já nas intenções de voto do primeiro turno torna cada vez mais improvável a vitória de um candidato de oposição ao final do pleito, quer seja Marina Silva (PSB) ou Aécio Neves (PSDB).

Na sexta-feira, a pesquisa Datafolha mostrou que Dilma ampliou para 13 pontos porcentuais sua vantagem sobre Marina no primeiro turno, com a petista somando 40% das intenções de votos e a pessebista, 27%. Aécio oscilou para 18%. Com base apenas nos votos válidos, Dilma tem 45%, ante 31% de Marina e 21% de Aécio Neves. Num eventual segundo turno, Dilma soma agora 47% contra 43% de Marina.

E por que o resultado do primeiro turno está pesando sobre o mercado hoje?

Ao contrário do que se diz, que a campanha eleitoral começa do zero no segundo turno, uma distância muito grande entre os dois candidatos na reta final do pleito presidencial pode não ser recuperada mesmo com o igual tempo da propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio. A não ser que aconteça o imponderável na campanha da mesma magnitude que foi a morte trágica do ex-candidato do PSB Eduardo Campos em desastre aéreo.

“Para Dilma ganhar a eleição no primeiro turno, seria preciso ocorrer um crescimento vertiginoso dela, mas qual o fato novo a favor dela que pode justificar ela ganhar mais seis pontos porcentuais – que daria 50% mais 1% dos votos válidos – nesta última semana?”, indaga o cientista político e professor do Insper, Carlos Melo. Para ele, os votos que Marina continuar perdendo nesta semana deverão ir para Aécio e não a favor da candidata petista.

De qualquer forma, acrescenta o professor do Insper, o resultado final do primeiro turno será muito importante para o desfecho da eleição presidencial. “Raramente, a não ser que venha à tona um escândalo, um candidato não confirma seus votos obtidos no primeiro turno”, explica Melo.

Marco Antônio Carvalho Teixeira, cientista político e professor do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, lista alguns fatores que podem pesar contra o fôlego de recuperação de Marina num eventual segundo turno.

Entre esses fatores, Teixeira cita o esperado apoio do PSDB em São Paulo, onde Marina conta com intenção de voto de boa parte dos eleitores tucanos, que pode não se traduzir numa força num segundo turno, uma vez que a eleição para governador pode ser definida ainda no primeiro turno nesse Estado. Isso desmobilizaria potencialmente uma máquina de campanha a favor da candidata do PSB na reta final.

“Num eventual segundo turno entre Dilma e Marina, o PSDB acabará apoiando a ex-senadora para não ficar fora do cenário político, mas provavelmente sua capacidade de mobilização será muito pequena porque em São Paulo não deverá haver segundo turno para governador,” diz Teixeira.

E mais: Geraldo Alckmin, que lidera a corrida para o governo do Estado, teria pretensões para se candidatar a presidente em 2018 e, portanto, nos seus cálculos seria melhor ter Dilma como governo do que como oposição, o que limitaria o seu incentivo em fazer campanha para a candidata do PSB no segundo turno.

“Além disso, entre os partidos aliados de Marina, apenas dois partidos têm representação no Congresso – o PSB e o PPS -, o que pesa muito em termos de penetração da campanha dela no País”, explica Teixeira. “Muito provavelmente os outros partidos aliados dela não têm prefeitos, ou seja, não têm como levar a candidatura dela para lugares aonde Marina não chega.”

Ou seja, Marina terá de contar num eventual segundo turno com o seu carisma e com a força de sua mensagem apenas na propaganda eleitoral gratuita ou em debates na TV em vez de contar com a máquina de campanha de partidos fortes como o PT terá a disposição, a exemplo do PMDB, para conseguir maior capilaridade.

A não ser que um escândalo, como as denúncias de um suposto esquema de pagamento de propinas envolvendo a Petrobras, seja forte o suficiente, isto é, com provas sendo divulgadas pela Polícia Federal e não por apenas vazamentos na imprensa, dificilmente a propaganda eleitoral na TV terá efeito em magnitude suficiente para reverter uma distância muito grande nas intenções de voto registradas no primeiro turno.

Isso porque, depois do primeiro turno, muitos eleitores já conhecerão o suficiente os candidatos, diminuindo, portanto, a parcela dos indecisos que pode mudar o voto. Daí, uma disparada de Dilma no primeiro turno pode lhe dar uma vantagem suficiente para ser reeleita. “Se a Dilma abre mais de dez pontos porcentuais de diferença no primeiro turno, isso fará uma diferença grande, inclusive na busca de apoio de outros partidos para o segundo turno”, diz Teixeira, da FGV.

Não é à toa que a MCM Consultores divulgou hoje relatório a clientes mudando o seu cenário para a eleição presidencial.

“Desde meados de julho, trabalhávamos com um cenário de moderado favoritismo para a oposição nesta eleição, representado pela atribuição subjetiva de 60% para a possibilidade de a presidente Dilma não conseguir se reeleger”, afirma o relatório da MCM Consultores. “Trabalharemos a partir de agora com um cenário de probabilidade equivalente para a reeleição ou para a vitória de Marina Silva, 50% a 50%.” Fábio Alves é jornalista do Broadcast.

Fonte: UOL

Limpeza no Bosque Vera Paz feita por moradores


Foram removidos entulhos, como sacos plásticos, garrafas pet e outros materiais descartáveis.

O Bosque Vera Paz passou por uma ação de limpeza no ultimo sábado, 27, em Santarém, Oeste do Pará, que ocorreu das 07h30 às 11h, onde moradores do bairro do Laguinho, localizado na Avenida Tapajós, se uniram, com a finalidade de chamar atenção do poder público em relação a manutenção e preservação do espaço, que serve como lazer tanto aos moradores do bairro quanto à população do Município.

Foram também contemplados os passeios públicos nos trechos das avenidas Cuiabá com a Tapajós, paralelas as áreas 4, 4A e 4B do porto público de Santarém. Durante toda a semana, foram realizadas capina e retirada de entulho, além da instalação de lixeiras no Bosque.

Com a descida das águas do rio Tapajós o lixo ficou acumulado. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro do Laguinho (Ambal), Jurandir Azevedo, “aproximadamente 70 pessoas se mobilizaram e apoiaram a iniciativa. Foram removidos entulhos, como sacos plásticos, garrafas pet e outros materiais descartáveis. O local estava precisando de limpeza, a paisagem fica mais bonita para aqueles que freqüentam o bosque”, ressaltou.

Segundo Jurandir Azevedo, a última limpeza realizada pela Associação de Moradores aconteceu no dia 24 de maio e contou com a parceria dos comunitários da área. Na época, os moradores cobraram a instalação de mais lixeiras no local. Por conta da subida do nível da água naquele período, garrafas plásticas, madeiras, vidros, pedaços de isopor, tampas e outros materiais ficaram acumulados, com a falta de conscientização e contribuíram para a poluição ambiental.

“Por ser um lugar de ponto turístico do Município, deveria ser zelado pelos moradores e pelo poder publico de Santarém”, criticou Jurandir.

Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informou que a empresa de coleta de lixo e limpeza pública colocaria 6 depósitos de lixo na área, assim foi feito.

O Bosque Vera Paz foi inaugurado em 2012, com a finalidade de ser um ambiente onde todos possam freqüentar. O espaço conta com 2 quiosques que vendem comidas típicas regionais. “Por ser um local pouco freqüentado, as pessoas devem se conscientizar em deixar o Bosque limpo. A falta de manutenção afasta os turistas e visitantes”, aponta Jurandir Azevedo.

Por: Sabrine Dalazen (estagiária)

Fonte: RG 15/O Impacto

Hospital Regional de Santarém realiza cirurgia inédita pelo SUS no Pará


Cirurgia de Reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior foi dirigida pelo médico Eros Ferreira

Neste mês de setembro, a equipe de trauma-ortopedia do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) realizou em Santarém (PA), administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, uma cirurgia inédita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior.

O procedimento é considerado de alta complexidade e geralmente possui indicação em pacientes com sintomatologia de dor crônica, baixa estabilidade e dificuldade em executar tarefas relacionadas à função físico-motora.  Em Santarém, nos últimos anos, o alto índice de acidentes de trânsito envolvendo motos tem aumentado significativamente. Só no primeiro semestre deste ano foram registrados aproximadamente 2500 acidentes de trânsito, destes 1500 envolveram motocicletas, o que tem gerado uma grande demanda de pacientes para este tipo de procedimento, que também é frequente em atletas, principalmente jogadores de futebol.

A cirurgia de Reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior realizada pelo HRBA foi dirigida pelo médico Eros Ferreira, e teve a participação da equipe de residentes médicos uma vez que o HRBA também é um Hospital de Ensino, um dos motivos para que o procedimento fosse financiado pelo SUS. “Este não é um procedimento de uma complexidade muito grande, não só por questões técnicas, mais pelo risco do procedimento porque a gente trabalha na região do joelho e região posterior do joelho, onde passa a artéria poplítea que é a mais importante da perna e se ela for lesionada, possivelmente teremos uma amputação”, declarou Eros Ferreira.

Em 2008, após a implantação do exame de ressonância magnética no HRBA, alguns procedimentos cirúrgicos começaram a ser realizados. Hoje, seis anos depois, uma média de 200 cirurgias de reconstrução do ligamento cruzado anterior foram feitas. “Estou aqui desde 2008, quando começaram os procedimentos de cirurgia Artroscópica de Cruzado Anterior, que é a grande demanda, e estamos recebendo pacientes de toda região, além de alguns casos vindos de outros estados que foram encaminhados para cá pelo Ministério da Saúde. Agora, com os diagnósticos de Cruzado Posterior nós temos um novo desafio”, falou o médico, que em 2013 fez um curso de aperfeiçoamento sobre a Reconstrução do Ligamento Cruzando Postula Lateral e Cruzado Posterior.

Ainda em relação a importância do diagnóstico, o médico enfatizou que a utilização do exame de imagem é de extrema importância uma vez que a sintomatologia da lesão pode ser confundida com outras lesões. Porém, tão importante quanto o diagnóstico realizado por meio da ressonância magnética e do processo cirúrgico, que pode ter duração média de até 3 horas, os cuidados pós cirúrgicos devem ser observados. “Podemos dizer que muitos dos pacientes acometidos por esta lesão são praticantes de esportes, principalmente do futebol, mas infelizmente a grande demanda é causada por acidentes automobilísticos. Sempre frisamos que o pós-operatório é tão importante quanto à cirurgia e podemos perder a cirurgia em um pós-operatório mal conduzido. Neste caso especifico, que foi o primeiro realizado, há um protocolo todo direcionado para a reabilitação”.

Em relação ao acompanhamento de reabilitação, realizado no Setor de Fisioterapia do HRBA, hoje considerado um dos melhores Centros de Fisioterapia da região Oeste Paraense, o médico explicou que tem repassado orientações sobre os protocolos relativos a este procedimento cirúrgico tanto para a equipe de fisioterapia, quanto para os residentes de fisioterapia que atuam diretamente com os pacientes no processo pós-operatório. “Temos conversado com a equipe de fisioterapia do hospital, até porque temos residentes e é importante que eles façam o treinamento, conheçam a conduta do protocolo, que é bem específica devido a complexidade deste procedimento. E após a fisioterapia, ainda há a reabilitação muscular que pode ser feita em uma academia e a hidroginástica para manter a reabilitação”, finalizou o médico, após citar que o tempo de recuperação do paciente após a cirurgia varia de seis a oito meses.

Fonte:  Ascom/HRBA

PROGRAMAS DE MORADIA SOCIAL

PROGRAMAS DE MORADIA SOCIAL E DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA SERÃO APRESENTADOS NESTA TERÇA-FEIRA (30) PELA PREFEITURA E COHAB

Nesta terça-feira (30), às 09h, no prédio da Estação Cidadania, a Prefeitura de Santarém e a Companhia de Habitação do Pará (COHAB) firmarão dois Termos de Cooperação na área habitacional. O primeiro, para a implantação de um Programa Municipal de Moradia Social em áreas que venham a ser desapropriadas pelo Município, seja pela Prefeitura, seja pelo Governo do Estado do Pará. O segundo, para a implementação de um Programa de Regularização Fundiária em novas áreas a serem desapropriadas no Município. Além da assinatura dos Termos de Cooperação, também, haverá a entrega de 53 cheques-moradia para pessoas portadoras de necessidades especiais em Santarém.

A parceria entre Prefeitura e COHAB foi comunicada às lideranças do Movimento dos Trabalhadores em Luta por Moradia (MTLM), que participaram de reunião realizada na noite de hoje (segunda-feira, 29), com a presença do prefeito Alexandre Von, o presidente da estatal, João Barral, e os secretários Podalyro Neto (SEMMA), Geraldo Bittar (NGO), o coordenador de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Dílson Quaresma, e o procurador geral do Município, José Maria Lima.

“Isso é fruto do diálogo que a Prefeitura tem mantido com o Movimento. Nós estaremos concretizando duas ações da maior importância na área habitacional, com o Governo do Estado do Pará, através da COHAB: o Programa Municipal de Moradia Social e o Programa de Regularização Fundiária, em áreas desapropriadas pelo Estado [ao todo serão seis áreas, incluindo o bairro da Jaderlândia] no Município de Santarém”, explicou o prefeito.

Fonte: O Impacto e CCOM/PMS 

EMPOSSADOS OS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


O prefeito Alexandre Von empossou na segunda-feira (29) os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social. A realização do processo de escolha dos conselheiros ocorreu no último dia 12. O novo colegiado possui mandato de dois anos (2014-2016).

O Conselho é composto por oito membros em representação paritária entre entidades governamentais e não governamentais, sendo quatro conselheiros representantes de instituições governamentais e quatro conselheiros representantes de entidades não governamentais.

De acordo com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon, o conselho possui o objetivo de promover a assistência social, de forma integrada às políticas setoriais, visando o enfrentamento da pobreza, para atender às demandas do público da assistência social.

Para o prefeito Alexandre Von, a política de assistência social deu um salto no que diz respeito à qualidade dos serviços. “Por isso a importância dos Conselhos. Há 21 meses nós tínhamos apenas quatro CRAS, hoje temos oito. Ganhamos um Centro POP para atender à população em situação de rua. É inegável o papel do Conselho de Assistência Social, que tem tanta importância quanto o Conselho de Saúde ou o Conselho de Educação”, observou o prefeito.

VALE CULTURA SERÁ LANÇADO NESTA TERÇA-FEIRA (30) EM SANTARÉM

Nesta terça-feira (30), às 09h, no auditório da Casa de Cultura, ocorrerá o lançamento do programa Vale Cultura, no Município de Santarém. Estará presente o representante Regional Norte do Ministério da Cultura (RN/Minc), Delson Cruz, que fará a exposição dos processos funcionais do programa, através de palestra: “Vale Cultura: um programa de acesso ao bem cultural”.

Cruz apresentará os aspectos do Programa, que visam aumentar o número de adesões, e buscar conscientizar o empresariado e os que trabalham no segmento cultural sobre a importância do acesso à cultura por parte dos trabalhadores. Foram convidados para participar do lançamento representantes de diferentes segmentos ligados à cultura e, também, entidades ligadas ao setor empresarial de Santarém.

SOBRE O PROGRAMA: Lançado após a promulgação da Lei 12.761, em 2012, o programa prevê o uso de um cartão magnético que dá, ao trabalhador, o direito de sacar um valor até R$ 50,00 para comprar CD’s, DVD’s, ir a cinemas, museus, espetáculos, shows, circo ou mesmo comprar livros, revistas e jornais.  As empresas têm de oferecer o Vale Cultura prioritariamente aos trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos.

O benefício também pode ser oferecido a todos os funcionários, porém, sempre respeitando a exigência de atender aos trabalhadores com menores salários. O Vale Cultura, também, poderá ser usado para pagar a mensalidade de cursos de artes, audiovisual, dança, circo, fotografia, música, literatura ou teatro. Vale acrescentar que o crédito é cumulativo e não tem validade.

O benefício poderá ser oferecido pelas empresas com personalidade jurídica que possuem vínculo empregatício formal com seus funcionários, ou seja, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – e que fizerem a adesão ao Programa Cultura do Trabalhador junto ao Ministério da Cultura. Em contrapartida, as empresas serão isentas dos encargos sociais e trabalhistas sobre o valor do benefício concedido, e ainda, a empresa de lucro real poderá abater a despesa no imposto de renda em até 1% do imposto devido.

BIBLIOTECA MUNICIPAL PROMOVE TARDE CULTURAL À TURMA DA MELHOR IDADE

Os servidores da Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos promovem nesta terça-feira (30), de 15h às 19h, momentos de diversão com números de mágica, atividades lúdicas e muita música ao som da Banda Circuito de Bar.

De acordo com o coordenador do turno da tarde da Biblioteca, Waltenci Nogueira, o momento será para partilhar experiências com 31 idosos. “Viemos somar as ações já desenvolvidas no asilo, pela Semana do Idoso”, informa.

Policiais participam de treinamento para atender ao turista


Curso oferece a possibilidade de melhorar ainda mais o monitoramento da segurança dos turistas.

Quinze policiais militares do Grupamento Turístico (GEPtur) e cinco profissionais que fazem o atendimento aos turistas nos Centros de Atendimento (CAT’s), em Santarém, participaram na manhã de segunda-feira (29), da abertura do curso Noções Básicas de Turismo, no auditório da SEMTUR. O curso, que encerra nesta terça-feira (30), é realizado pela Escola de Governo do Estado do Pará, Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR).

De acordo com a instrutora do curso e coordenadora de Desenvolvimento e Habilidades Profissionais da Escola de Governo, Fátima Machado, a capacitação traz a oportunidade aos profissionais para que realizem um trabalho de excelência no atendimento ao turista.

“Levar noções básicas de atendimento ao turista para os profissionais da segurança pública, sobre como abordar e acolher. Como o profissional vai trabalhar com o turista aqui no Município, e como ele pode trabalhar para uma efetiva excelência no que se refere ao atendimento ao turista”, explicou.

Para o soldado Uchôa, da Polícia Militar, o curso oferece a possibilidade de melhorar ainda mais o monitoramento da segurança dos turistas que visitam cidade. “O curso vem agregar conhecimentos no sentido de estender nossa atividade policial para além da nossa atividade, neste caso dentro da área do turismo. Quando um policial militar aborda um turista com um simples bom dia, ou está preparado para dar uma informação de um ponto turístico, é uma forma de mostrar para o turista que a cidade está preocupada com a segurança dele, fazendo com que o turista leve uma imagem positiva da cidade”, destacou o policial.