terça-feira, 29 de abril de 2014

‘Desqualificação da Corte é fato grave e merece repúdio’, diz Barbosa

Presidente do Supremo repudia críticas de Lula
Presidente do STF repudia críticas de Lula ao mensalão; em entrevista a uma rede de TV portuguesa. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, repudiou as críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao julgamento do mensalão. “Lamento profundamente que um ex-presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte de Justiça do País”, disse.

Para o ministro, “a desqualificação do Supremo Tribunal Federal, pilar essencial da democracia brasileira, é um fato grave que merece o mais veemente repúdio. Essa iniciativa emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência. Os cidadãos brasileiros clamam por justiça”.

Relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa disse que a tramitação do processo foi “absolutamente transparente”. “Pela primeira vez na história do tribunal, todas as partes de um processo criminal puderam ter acesso simultaneamente aos autos, a partir de qualquer ponto do território nacional uma vez que toda a documentação fora digitalizada e estava disponível na rede.”

O ministro acrescentou que as cerca de 60 sessões consumidas com o julgamento foram públicas, com transmissão ao vivo pela TV Justiça. “Os advogados dos réus acompanharam, desde o primeiro dia, todos os passos do andamento do processo e puderam requerer todas as diligências e provas indispensáveis ao exercício do direito de defesa.”

Joaquim Barbosa disse ainda que todos os réus e o Ministério Público puderam indicar testemunhas. “Foram indicadas, no total, cerca de 600.” O presidente do STF afirmou que a acusação e a defesa tiveram mais de quatro anos para trazer ao STF as provas de seus interesses. “Além da prova testemunhal, foram feitas inúmeras perícias, muitas delas realizadas por órgãos e entidades situadas na esfera de mando e influência do presidente da República, tais como Banco Central do Brasil, Banco do Brasil, Polícia Federal, Coaf.”

“Portanto, o juízo de valor emitido pelo ex-chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade de compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome.”

Fonte: Estadão

Aos 19, paraense é considerado “gênio da Química”

Ramon Gonçalves
Ramon Gonçalves foi aprovado em quatro instituições norte americanas. O estudante Ramon Gonçalves, 19 anos, deixará a residência da mãe, em Belém, para se mudar para os Estados Unidos. Considerado “gênio da Química”, ele foi aprovado em quatro instituições americanas: Cornell, em Nova York; Dartmouth, em Hanover; University of Southern California, em Los Angeles; e Amherst, na cidade com mesmo nome. O jovem conquistou ainda uma vaga na University of Helsinki, considerada a melhor da Finlândia, e no Instituto Militar de Engenharia (IME), que tem uma das seleções mais difíceis do Brasil.

A possibilidade de estudar no exterior é o resultado de uma trajetória que começou em 2011, quando Ramon se destacou durante a Olimpíada Nacional de Química. Na época, o jovem morava com a mãe Ivete dos Santos, em Belém. “A minha escola infelizmente não tinha a estrutura necessária, como laboratórios. Após pedir ajuda ao coordenador da Olimpíada, conquistei uma bolsa de estudos no Sistema Ari de Sá (SAS), em Fortaleza (CE)”, contou o estudante ao Portal Terra.

Em seguida, ele passou a morar num pensionato junto com outros 35 estudantes de diversas partes do País e adotou uma carga horária de aula pesada. Fora do País, Ramon conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Química, nos Estados Unidos, e uma de prata na versão ibero-americana da competição, na Argentina.

As experiências fizeram com que ele criasse o site www.talentosemfronteiras.com. A ideia é aproximar os estudantes de instituições de ensino internacionais.

Fonte: DOL com informações do Terra

Exército deflagra Operação Dínamo II no Oeste do Pará

A operação não tem prazo para acabar
Operação tem como objetivo intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos.

O 8º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) iniciou na segunda-feira, 28, nos municípios de Monte Alegre e Prainha, no Oeste do Pará, a operação intitulada “Dínamo II”. A operação não tem prazo para acabar e é coordenada pela Diretoria de Fiscalização e Produtos Controlados (DFPC), seguindo diretrizes do Ministério da Defesa. O trabalho serve de preparação para a Copa do Mundo de Futebol, que começa no dia 12 de junho.

O Exército informou que a ação está sendo desencadeada em todas as Regiões Militares do País, onde se trata da maior operação centralizada de fiscalização de explosivos e produtos controlados já realizados no Brasil.

A operação tem como objetivo intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos.

Segundo a seção de comunicação social do 8º BEC, a fiscalização acontece nas atividades de fabricação, importação, exportação, comércio, armazenagem e transporte desses materiais.

A operação visa evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas ou de origem ilícita, sejam desviados e empregados de forma criminosa. A ação tem a participação de policiais civis, militares e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Fonte: O Impacto

União deverá indenizar familiares das vítimas de bimotor que caiu no Pará


Por: Clarice Gulyas*

Corpos de três das cinco vítimas de acidente com bimotor Beechcraft BE 58 Baron, que estava desaparecido no Pará desde o dia 18 de março, foram localizados nesse domingo (27/4) pela Força Aérea Brasileira (FAB). O avião, que partiu do aeroporto de Itaituba para Jacareacanga foi encontrado há cerca de 16 quilômetros do centro do município. Advogado especialista em Direito Aeronáutico esclarece que a União é solidariamente responsável, com a empresa Jotan Taxiaéreo, pelo pagamento das indenizações aos beneficiários das vítimas.

O advogado Sérgio Roberto Alonso explica que independente das causas do acidente (falha humana, mecânica ou fenômenos naturais), face ao código civil, código do consumidor e entendimento jurisprudencial, a indenização pela morte das vítimas é objetiva e ilimitada, devendo ser reparado os danos emergentes, lucros cessantes e danos morais.

"Hoje em dia, de acordo com a jurisprudência, a comprovação do culpado pelo acidente não interfere mais na forma de reparação, inclusive, por dano moral. Ou seja, basta comprovar que a vítima estava no avião, pois a obrigação da empresa aérea (Jotan Taxiaério/fretadora) e da Sesai (afretadora) é transportar seus passageiros em perfeito estado e em condições seguras, pois o contrato de transporte é um contrato de resultado. Ou seja, um contrato que garanta o transporte seguro e que os passageiros cheguem ao seu destino em perfeitas condições.", comenta.

Dano moral - Sérgio Alonso destaca que além da reparação por dano moral, os familiares das vítimas têm direito à indenização por morte, com valores calculados com base em uma projeção de 2/3 do salário que as vítimas do acidente (funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena - Sesai) receberiam até completar 75 anos (expectativa de vida do brasileiro).

"Como a Sesai (órgão ligado ao Ministério da Saúde) fretou a aeronave, a União passa a ser solidariamente responsável pelo acidente junto com a empresa de táxi aéreo contratada. Já o dano moral, nesse caso, pode ser ainda maior do que em geral, pelo fato de ter demorado mais de um mês (36 dias) para que encontrassem o avião, e 40 dias para que achassem os corpos das vítimas, o que com certeza gerou mais sofrimento para os familiares.", opina.

O advogado, que atuou nos casos dos maiores acidentes aéreos do país (Gol e Tam) destaca a preocupação sobre a frequência de acidentes com bimotores no Pará.

“Só entre março de 2013 e abril de 2014, esse já é o terceiro acidente que ocorre no Pará. Acredito que essa incidência de acidentes em curtos intervalos deva ser analisada pelos órgãos regionais competentes e, posteriormente, investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)”, diz.

Conheça o blog do especialista:



Sérgio Roberto Alonso

Pós graduado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), com especialidade em Direito Aeronáutico. Graduado em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos, tendo atuado nas ações decorrentes de acidentes aéreos ocorridos no Brasil. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e da Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial, com experiência nos ramos dos direitos do Trabalho, Aeronáutico e Agência Reguladoras.

Sérgio Roberto Alonso
* Assessoria de imprensa Gulyas Comunicação

REGINALDO CAMPOS CONVIDA EDUARDO CAMPOS PARA VISITA AO OESTE DO PARÁ


O vereador Reginaldo Campos (PSB), juntamente com o vereador Rogélio Cebulisk (PSB), estiveram representando o Oeste do Pará em Belém, na quinta-feira (24), durante a visita do candidato à presidência do Brasil pelo PSB, Eduardo Campos. O vereador Reginaldo Campos (PSB) aproveitou a ocasião e convidou Campos para visitar Santarém e toda Região Oeste do Pará.

Durante o grande encontro com a militância do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ocorrido durante a noite no Hangar Centro de Convenções, Reginaldo Campos (PSB) relatou em seu pronunciamento a necessidade da proximidade de Eduardo Campos (PSB) com os moradores, lideranças e empresários de Santarém e de toda região Oeste do Pará.

“É necessário que nosso futuro presidente conheça os problemas e os anseios da nossa região. Precisamos estar próximos das lideranças, sindicatos e empresários, saber quais são as suas demandas, para então proporcionar o desenvolvimento social para Santarém e Região Oeste do Pará!”, afirmou o vereador santareno Reginaldo Campos (PSB).


O projeto de Eduardo Campos (PSB) é caminhar por 150 cidades e ouvir a população para construir um novo pacto social e político. O vereador Reginaldo Campos (PSB) irá continuar na articulação para o agendamento da visita de Eduardo Campos (PSB) a Santarém e Região Oeste do Pará.


Fonte : Cláudia Furukawa - Assessora Parlamentar - Vereador Reginaldo Campos

VEREADOR NICOLAU DO POVO PRESIDE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO BANCO DO BRASIL EM SANTARÉM


Neste sexta (25), nas salas das comissões da Câmara Municipal de Santarém, houve uma importante reunião pra tratar especificamente sobre as deficiências nos autoatendimentos realizados pelo Banco do Brasil em Santarém.

Os vereadores presentes na reunião foram pontuais nos assuntos, destacando a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, principalmente aos fins de semana, na cidade e no interior, além disso, caixas eletrônicos inoperantes.

Inicialmente, os representantes do Banco do Brasil destacaram que a instituição apresenta um SAC (serviço de atendimento ao cliente) para reclamações, o qual é imprescindível para constatação das falhas. Alertaram que o serviço é pouco utilizado pelos clientes de Santarém. Em seguida, observaram que muitos dos problemas ocasionados com as maquinas de autoatendimento, da cidade e do interior, são por motivos de oscilações no sistema elétrico do município: “Quando ocorre oscilação de energia todas (máquinas) caem, e nem todas voltam. Quando a máquina paralisa durante o fim de semana, o problema é pior, pois a partir das 18 horas de sexta- feira nenhum funcionário permanece na instituição bancária, e o problema será solucionado, somente, na segunda pela manhã, afirmou Jarbas da Cunha, Gerente geral do Banco do Brasil em Santarém.

Sobre outra problemática, dinheiro disponível para saques, a direção regional informa que cumpre normativo do Banco Central do Brasil e, conforme demanda de saque previamente constatada por estudos, o banco adiciona 10 % (dez por cento), no intuito de suprir as necessidades diárias da clientela.

Uma constatação feita pelos vereadores é que as máquinas do parque santareno estão obsoletas, máquinas com vida útil de 05 (cinco) anos estão há quase 10 (dez) em funcionamento, o que prejudica os serviços.
A preocupação do vereador Nicolau do Povo e dos demais vereadores presentes é que, com o “boom” populacional e de serviços em Santarém, caso permaneça o problema, haverá um colapso econômico, podendo gerar “efeito dominó”, prejudicando a economia do município.

Encaminhamentos

Diante do que foi apresentado, constituiu-se um acordo entre as partes, cabendo aos representantes do banco aprimorar os serviços administrativos com revisão dos procedimentos adotados, cabendo minuciosa verificação da qualidade dos serviços prestados e, por outro lado, caberá aos vereadores, a intermediação junto aos deputados e senadores, com a participação da União dos Vereadores do Brasil (UVB), para que se viabilize uma força tarefa para construção, em menor espaço de tempo possível, de duas agências bancárias em Santarém e, além disso, o envio de urgente de máquinas para renovação do parque na cidade e no interior, que se encontram obsoletas.

Estiveram presentes na reunião os senhores Marcos da Costa Araújo (Gerente Regional de Varejo do Banco do Brasil), Jarbas de Oliveira da Cunha (Gerente Geral do Banco do Brasil) e a Sra. Moema Silmara Pedroso (Gerente de Governo do Banco do Brasil),e os vereadores Nicolau do povo ,Paulo Gasolina e Ronan liberal Jr, além de membros da imprensa e clientes do banco.

Fonte: AsCom Vereador Nicolau do Povo  

Confronto de gangues no Caranazal um homem foi morto a facadas


No inicio da noite de Domingo (27) em um confronto de gangues no bairro do Caranazal, um homem  , conhecido  pelo nome de Nazareno Silva, levou uma facada na barriga. Fato causou revolta nos moradores do bairro. A policia esteve no local, mais precisou de apoio de duas viaturas do Tático e da Mike Bravo o, três motos e uma do SAMU para dar apoio a ocorrência.

A vitima foi levada para o PSM, e os suspeitos encaminhados para a 16ª Seccional de Policia Civil. Muita confusão na DEPOL. vagabundos estão aterrorizando a cidade de Santarém. Quatro elementos foram encaminhados para a delegacia.


Entre os acusados foram Josimar Silva, Roger dos Santos Batista e Jerson Jandir Silva, os três foram levados para a Delegacia, mais segundo informações e depoimentos dos acusados quem esfaqueou a vitima foi Roger dos Santos Batista. Nossa equipe de reportagem esteve na DEPOL e acompanhou o desenrolar da historia, o acusado estava no local como se estivesse em sua casa, sempre com o celular no ouvido e munido de dois advogados. A vitima horas depois foi a óbito. 

Fonte : ELIAS JUNIOR NOTÍCIAS 

Ônibus escolar cai em buraco na rodovia Fernando Guilhon

ônibus escolar cai em buraco
Segundo o motorista, durante a chuva, o ônibus derrapou na pista caiu dentro de um buraco. Um acidente envolvendo um ônibus escolar de placas OFU-2023, foi registrado por volta de 10h, desta segunda-feira, 28, na rodovia Fernando Guilhon, no bairro Alvorada, em Santarém, Oeste do Pará. Durante o acidente não houve vítimas, apenas danos materiais.

Segundo o motorista, durante a forte chuva que caiu na manhã desta segunda-feira em Santarém, o ônibus derrapou na pista da rodovia Fernando Guilhon e caiu dentro de um buraco. Ele contou que perdeu o controle da direção e quase colide em um poste de energia, que fica às margens da estrada, no trecho que fica perto do Residencial Salvação, do projeto Minha Casa, Minha Vida.

Durante o acidente, apenas o motorista e um funcionário da Semed estavam dentro do ônibus. Um caminhão foi acionado pelo motorista para auxiliar na retirada do ônibus de dentro do buraco.

Fonte: O Impacto

Professor deve receber horas extras por período de recreio

Profissão de professor no Brasil
Para o colegiado, esse tempo deve ser considerado como de efetivo serviço. Por entender que durante o período do recreio o professor permanece à disposição do empregador, a 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma escola a pagar horas extras a uma professora pelo período referente ao intervalo. Para o colegiado, esse tempo deve ser considerado como de efetivo serviço.

Na ação que ajuizou contra o grupo educacional, a professora alegou que ficava à disposição dos alunos ou dos superiores durante o período de intervalo entre as aulas. Para o ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, relator do recurso de revista, “o intervalo, nacionalmente conhecido como recreio, não pode ser contado como interrupção de jornada, tendo em vista que, pelo curto período de tempo, impede que o professor se dedique a outros afazeres fora do ambiente de trabalho”. Ele esclareceu que, como o professor fica à disposição do empregador, o período deve ser considerado como de efetivo serviço, nos termos do artigo 4º da CLT.

Admitida pelo grupo educacional, ela trabalhou mais de dois anos por meio de contratos com várias instituições do grupo e foi dispensada da última escola em dezembro de 2008. O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) havia concluído que o período não podia ser computado na jornada de trabalho, pois a professora poderia usufruir dele como bem lhe conviesse. Em recurso ao TST, a 7ª Turma do TST reformou o acórdão do Tribunal Regional do Trabalho, por violação ao artigo 4º da CLT, e determinou o cômputo do período de recreio como tempo efetivo de serviço. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Fonte: Revista Consultor Jurídico

Acusado de ser mandante da morte de sindicalista é julgado

Fazendeiro Décio Nunes
Sessão do julgamento do fazendeiro pela morte de "Dezinho" acontece nesta terça-feira (28). Acontece, nesta terça-feira (29), o júri popular do fazendeiro Décio José Barroso Nunes, conhecido como Delsão, acusado de ser mandante da morte do sindicalista José Dutra da Costa, o ‘Dezinho’. A sessão de julgamento está prevista para começar às 8h, no plenário térreo do Fórum Criminal da Capital, sob a presidência do juiz Raimundo Moisés Alves Flexa. O caso, que já foi analisado pela OEA, será acompanhado por organizações nacionais de direitos humanos e pela Coordenação do Programa Nacional de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos da Presidência da República.

O advogado Nildo León, que atua como assistente de acusação em conjunto com o promotor de justiça Fraklin Lobato, requereu o adiamento da sessão para ter mais tempo para estudar o processo. O juiz Raimundo Moisés Alves Flexa, que preside o processo, indeferiu o adiamento considerando que o mesmo promotor já atuou no júri anterior de outros dois envolvidos no mesmo crime. Na defesa do fazendeiro atua o advogado Roberto Lauria.   

O sindicalista foi assassinado em 21 de novembro de 2000, na cidade de Rondon do Pará, sudeste do Estado, a 500 quilômetros de Belém. Na época, ele presidia o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará. Cerca de 10 pessoas, entre testemunhas da acusação e da defesa, devem depor no julgamento.

Welligton de Jesus da Silva, preso logo após o crime, foi o primeiro julgado e condenado. A pena aplicada ao executor foi 27 anos de reclusão em regime fechado. Em 24 de outubro de 3023, Domínio de Souza Neto e Lourival de Souza Costa também foram julgados e absolvidos pelo mesmo crime.

Consta da acusação que a motivação do crime ocorreu em razão da atuação do sindicalista em defesa de trabalhadores rurais. Dezinho era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará e denunciava a prática de trabalho escravo em fazendas da região, além de apoiar famílias de trabalhadores sem terra e a desapropriação de latifúndios improdutivos.

O fazendeiro Décio José Barros Nunes foi pronunciado para ser submetido a júri, apontado como mandante da execução do sindicalista, mas teve o processo desmembrado por ter recorrido da sentença de pronúncia para escapar.

O julgamento contará com a presença de observadores das organizações nacionais de Direitos Humanos Justiça Global e Terra de Direitos, além de representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Advogados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Sociedade Paraense de Direitos Humanos (SDDH) farão a assistência de acusação, nesse que é um dos julgamentos mais importantes na luta pela responsabilização de latifundiários  que violam direitos humanos no Pará.

Na tarde desta segunda-feira (28), a viúva do sindicalista e coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI-PA), Maria Joel Costa;  O coordenador da Comissão Pastoral da Terra e assistente de acusação no caso, José Afonso Batista e; o presidente da SDDH e assistente de acusação no caso

Marco Apolo Santana Leão, além da coordenadora da Justiça Global, uma das ONGs que levou o caso à OEA, Sandra Carvalho, concedem coletiva à imprensa sobre o caso. A coletiva será na Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos.

Histórico- Dezinho foi morto por pistoleiros em 2000. Na época, ele presidia o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará. Em dezembro de 2010, o governo brasileiro assinou um acordo com a Organização dos Estados Americanos (OEA) assumindo sua responsabilidade pela morte e se comprometendo a implantar diversas políticas públicas Relacionadas a luta pela reforma agrária.

O pistoleiro acusado de matar Dezinho, Welington de Jesus Silva, foi julgado e condenado a 27 anos de prisão, mas está foragido. Logo após o assassinato, Décio José foi preso, mas foi colocado em liberdade dias depois por decisão de um desembargador do Tribunal de Justiça de Belém. O madeireiro possui serrarias e fornos de fabricação de carvão.

Após a morte, a viúva de Dezinho, Maria Joel Dias da Costa, Dona Joelma, assumiu a direção do sindicato no lugar do marido, apoiando a luta de famílias sem terra pela desapropriação dos latifúndios improdutivos em Rodon do Pará, e por isso, também passou a ser ameaçada. Há anos está inserida do Programa de  

Proteção dos Defensores de Direitos Humanos e vive sob escolta policial. Dona Joelma tornou-se uma grande lutadora de direitos humanos e recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Desde 2005 ela integra o grupo de Defensores de Direitos Humanos da organização internacional Front Line e em 2012 esteve em Bruxelas na Bélgica para prestar um depoimento junta à Delegação da União Européia e Parlamento Europeu sobre a violência contra trabalhadores e defensores de direitos humanos no Pará.

Conflitos na terra- Apenas 8% dos casos de assassinatos em conflitos agrários são julgados no Brasil. Só no Pará, desde 1996, mais de 200 pessoas foram assassinadas. E quase mil pessoas são ameaçadas de morte.

Fonte: Portal ORM

Secretária de Educação assume a presidência municipal do PACTO pela Educação

Irene Escher - Educação
Professora Irene Escher assumiu presidência em solenidade na manhã desta 2ª feira. Foi realizada nesta segunda-feira (28/04), no auditório do IFPA, a solenidade de instalação, no município de Santarém, do PACTO pela Educação do Pará. Na ocasião a Secretária Municipal de Educação, professora Irene Escher, assumiu a presidência local do PACT, que tem como coordenadora regional, a professora Glória Costa.

Pacto Pela Educação

O Pacto pela Educação do Pará é um esforço liderado pelo Governo do Estado e conta com a integração de diferentes setores e níveis de governo, da comunidade escolar, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e de organismos internacionais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará e, assim, tornar o Estado uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público.

Educação básica

De acordo com a Agencia Pará, – “A educação básica paraense há muito tem ocupado as colocações menos elevadas nas avaliações nacionais. Isto sabemos, não é de hoje. As redes estadual e municipais de ensino empregam esforços e buscam melhorar a sua qualidade. Sabemos, também, que a missão de reverter este quadro ultrapassa as instâncias governamentais, trata-se de uma prioridade de estado, e é uma causa a ser abraçada por toda a sociedade, num grande pacto: o Pacto pela Educação do Pará. É esta a nossa aposta na volta por cima da educação paraense.

Meta

Aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os níveis: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, num período de 5 anos. Nenhum estado conseguiu um incremento desta magnitude, em todos os níveis, neste período de tempo.

 Desafios

1 – Alunos do Ensino Fundamental com desempenho melhora

2 – Alunos do Ensino Médio com desempenho melhorado;

3 – Habilidades e competências dos profissionais de educação fortalecidas;

4 – Rede física das escolas públicas adequadas e com recursos didático-pedagógicos disponíveis e coerentes com o Plano Político Pedagógico (PPP);

5 – Gestão da Seduc e das escolas aprimorada;

6 – Comunidade escolar, governos e sociedade envolvidos, e contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais;

7 – Tecnologia da informação utilizada para a melhoria da prática docente e da gestão escolar, e para a mobilização da comunidade escolar e da sociedade.

Presenças

A solenidade contou com presença do prefeito Alexandre Von, vice-prefeita Maria José Maria; professor Marcos Ximenes, que no ato representou o secretário estadual de Educação Seixas Lourenço; secretária municipal de Educação Irene Escher e adjunta Marilza Serique; diretor da 5ª URE, Dirceu Amoedo, presidente regional do PACTO professora Glória Costa, secretários municipais, representantes de setores da SEMED, gestores e professores da rede municipal e estadual de ensino.

PROFISSIONAIS DO PLANALTO RECEBEM CAPACITAÇÃO EM PRIMEIRO SOCORROS

Mais de 30 profissionais recebem capacitação sobre “Atendimentos em Primeiros Socorros” nesta terça-feira (29). A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Assessoria de Planalto, ocorrerá na Escola de Ensino Municipal Profª Elieth, no horário de 8h às 16h.

O curso é voltado a todos os servidores, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atendem nas Unidades Básicas de Saúde das áreas de Curuá-Una e Ituquí, planalto santareno.

Esta é a 2º etapa do treinamento que pretende orientar e aperfeiçoar o trabalho de profissionais da saúde pública quanto à avaliação de sinais vitais, transporte e demais procedimentos nos casos de urgência
e emergência.

Fonte: O Impacto e CCOM/PMS

Corpo de vítima do bimotor PR-LMN chega à Santarém


Corpo de Luciney Aguiar está sendo velado na residência de seus pais, em Santarém. Depois de ter sido resgatado do avião bimotor Beechcraft BE 58 Baron, prefixo PR-LMN, o corpo da técnica em enfermagem Luciney Aguiar chegou na manhã desta segunda-feira, 28, a Santarém, onde está sendo velado na residência de seus familiares, no bairro Aparecida. Na noite de domingo, 27, com o auxilio de parentes, o Instituto Médico Legal (IML) de Itaituba identificou os corpos das três vítimas que estavam no bimotor, que havia desaparecido na região de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, desde o dia 18 de março.


A Força Aérea Brasileira (FAB) fez o resgate na tarde do último domingo (27). Segundo os peritos criminais do IML de Itaituba, os corpos são das técnicas em enfermagem Rayline Campos, Raimunda Costa e Luciney Aguiar de Sousa.

Os corpos foram necropsiados e em seguida liberados para as famílias. Ainda de acordo com o IML, a morte das vítimas aconteceu no momento do impacto da aeronave com o solo. O bimotor foi encontrado na terça-feira, 22, pelo garimpeiro Fausto Pereira da Silva.


Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a missão de resgate durou 35 dias, onde envolveu 50 militares. A FAB contabilizou mais de 230 horas de vôo, onde a área coberta ultrapassou a 28 mil km² sobrevoados, equivalente a cinco vezes o território do Distrito Federal. Durante a operação de resgate foram utilizados um helicóptero H-60 Black Hawk, aeronaves P-95 Bandeirante Patrulha e SC-105 Amazonas, além da aeronave de patrulha P-3 AM.
O mau tempo na região, especialmente a formação de nevoeiros, a cheia no Rio Tapajós e a vegetação dificultaram os trabalhos.

De acordo com a FAB, os trabalhos continuaram na manhã desta segunda-feira, 28, para a remoção dos corpos do piloto Luiz Feltrin e do motorista Ari Lima, do Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Tapajós. Ainda não há previsão para a remoção dos destroços da aeronave.

Após chegar em Santarém na manhã desta segunda-feira, o corpo de Luciney Aguiar deve ser sepultado na terça-feira, 29.
A previsão é de que o corpo de Raimunda chegue à Santarém ainda na tarde desta segunda-feira, onde será velado na residência de seus familiares, na comunidade Tabocal. O enterro deve acontecer na terça-feira.

Segundo Rosaline Campos, irmã de Rayline, o corpo da técnica em enfermagem deve ser levado para Fordlândia também nesta segunda-feira. O velório será realizado na Igreja Matriz Coração de Jesus, no centro da cidade, e o sepultamento ocorrerá no cemitério municipal.

Fonte: O Impacto

Equipes reiniciam trabalho de retirada de corpos


As equipes de resgate reiniciaram nesta segunda-feira (28) os trabalhos de resgate dos corpos das outras duas vítimas do acidente aéreo ocorrido próximo ao município de Jacareacanga, no sudoeste paraense.


Neste domingo, os corpos das três técnicas de enfermagem foram retirados e levados para o municípios de Itaituba, onde passaram por reconhecimento no Instituto Médico Legal.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a ação de resgate dos corpos do motorista da equipe, Ari Lima, e do piloto da aeronave, Luis Feltrin, iniciou durante a manhã, mas uma forte chuva que atinge a região dificulta o trabalho no local.

Após a retirada dos corpos, ainda deverá ser realizada a perícia do local do acidente e só então o avião será retirado.

Fonte: DOL

Simão Jatene entrega equipamentos e veículos às Polícias e inaugura regional do CPC em Santarém

Simão Jatene
O governador Simão Jatene estará no município de Santarém, no Baixo Amazonas, nesta terça-feira (29), para duas inaugurações. Às 9h30, o chefe do Executivo Estadual participa da cerimônia de entrega de bens adquiridos com recursos de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça (MJ) por conta da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON).

Os bens compostos por embarcações de 22 pés, veículos tipo pick up, motocicletas, armamento e coletes balísticos serão entregues as Polícias Militar e Civil e destinam-se às unidades destas polícias nos municípios de Oriximiná, Óbidos, Alenquer e Almeirim. A solenidade acontece em frente à Praça do Pescador, no Terminal Fluvial Turístico de Santarém.

Às 11h, o governador entrega o novo prédio da Unidade Regional do Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves", localizada na Avenida Moaçara, bairro da Floresta. As obras de reestruturação física da unidade somam um investimento de mais de R$ 2,5 milhões, e garantem que os serviços da perícia oficial paraense sejam ampliados, contemplando os municípios de Rurópolis, Placas, Almeirim, Alenquer, Óbidos, Novo Progresso, Jacareacanga e outros da região do Baixo Amazonas, beneficiando milhares de pessoas.

Iniciada em 2008, a construção do novo prédio em um terreno com dez mil metros quadrados e doado pela Prefeitura Municipal de Santarém, ficou paralisada por dois anos, sendo retomada no inicio de 2011 e concluída em março deste ano. A unidade é constituída por quatro blocos: Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC), galpão de perícias veiculares e setor administrativo. Os corpos em avançado estado de decomposição serão necropsiados em um bloco anexo ao IML.

O bloco destinado ao IML é composto por consultórios de odontologia legal, médico, psiquiátrico e sexológico, sala de raio-x, banheiros, sala de necropsia, alojamento com banheiro, além do anexo onde serão realizadas necropsias em corpos em avançado estado de decomposição. Já o bloco do IC possui laboratório de Estudos Físicos, Químicos e Biológicos (EFQB), salas de local de crime contra a vida e patrimônio, engenharia legal, custódia, coleta de materiais e setor de balística forense.

O galpão de perícias veiculares tem salas de perícias específicas, dique e banheiros. A recepção, gerência, copa, cozinha, secretaria, banheiros, salas de reuniões e de arquivos, alojamentos e central de processamentos de dados constituem o bloco administrativo do novo prédio.

Fonte: Agência Pará

Hospital Regional vacina funcionários contra Influenza


No período de 28 a 30 de abril, o Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza a primeira etapa da campanha de vacinação contra Influenza, para colaboradores, estagiários, médicos, residentes e prestadores de serviço da instituição. Nesta primeira etapa serão disponibilizadas 800 doses de vacina, pela Divisão de Saúde do Município. 

A campanha segue determinação do Ministério da Saúde, uma vez que os profissionais de Saúde estão incluídos no grupo de risco para a doença. Os profissionais devem comparecer à Sala de Vacinação, das 8 às 11 h e das 14 às 17 h, levando a Carteira de Vacinação. A estimativa é atingir 100% do quadro geral de funcionários do HRBA. Após o período da campanha, a vacinação ficará disponível às terças e quintas-feiras, das 8 às 09 h e das 14 às 15 h. 


Hackers estão explorando nova falha descoberta no Internet Explorer


Brecha ‘zero-day’ atinge milhões de usuários, mas efeito potencialmente maligno pode ser atenuado com troca de navegador ou com procedimentos paliativos simples.

RIO – Hackers já estão se aproveitando de uma nova falha de segurança descoberta no navegador da Microsoft, o Internet Explorer. A brecha deixou mais de metade dos browsers do mundo vulneráveis a ataque, incluindo muitos em computadores do governo federal dos EUA.

De acordo com o “Washington Post”, a Microsoft declarou que estava a par de “ataques limitados” em um aviso de segurança emitido neste sábado. A falha afeta as versões 6 a 11 do navegador, mas as mais atacadas são as versões 9+ — que representam cerca de 26% do mercado total de browsers. No entanto, se forem consideradas todas as versões atingidas, essa fatia sobe para 56%.

A falha foi descoberta pela empresa de segurança FireEye, que chamou a nova onda de ataques “Operação Raposa Clandestina”, e classificou a falha como “zero-day” (dia zero), pois virtualmente não houve intervalo de tempo entre sua descoberta e o primeiro uso da vulnerabilidade.

Mas não basta simplesmente usar uma destas versões do IE para ser infectado: é preciso tomar alguma ação — em geral induzida por outra pessoa ou circunstância —, como clicar em um link ou abrir um anexo de e-mail. Um vez infectada, a máquina da vítima poderá ter software maligno nela instalado sem conhecimento do dono.

Enquanto a falha não é consertada pela Microsoft, a recomendação aos usuários adeptos do IE é que usem um navegador diferente, como Chrome, Firefox ou Safari. Porém, se for essencial usar o browser da Microsoft, a empresa fornece gratuitamente para download a versão 4.1 da “Enhanced Mitigation Experience Toolkit”, que previne contra ataques.

A FireEye sugere também desabilitar o plugin Adobe Flash, pois sem ele os ataques são inócuos. Outra ação recomendada é rodar o IE no “enchanced protection mode”, só disponível para as versões 10 e 11.

Brasil tem 30% de suas escolas sem abastecimento de água


Cerca de 60% das 151 mil unidades de ensino na rede pública não tem internet. Mais de 6 mil funcionam sem sequer luz elétrica.

Levantamento do movimento Todos Pela Educação mostra que apenas 4% das escolas brasileiras têm a infraestrutura adequada.

RIO, MIGUEL ALVES (PI) E VENTUROSA (PE) - O intenso processo de reestruturação da rede escolar, em muitos casos com redução no número de unidades em funcionamento, como O GLOBO mostrou ontem, ocorre em meio a um drama vivido por pais, professores e alunos: a falta de infraestrutura das escolas. Se, nos últimos anos, houve aumento no acesso à energia elétrica e à internet em banda larga, as mudanças ainda estão longe de alcançar os objetivos previstos no Plano Nacional de Educação (PNE). Em toda a rede pública do país, apenas 4,15% das escolas têm todos os itens da infraestrutura adequada descrita pelo PNE. Ou seja, pouco mais de seis mil unidades de um total de mais de 151 mil.

Esses dados fazem parte de um estudo elaborado pelo Movimento Todos Pela Educação. O trabalho demonstra que, entre 2009 e 2013, houve um aumento de apenas 1,09 ponto percentual do número de escolas públicas com todos os itens adequados: água tratada e saneamento básico, energia elétrica, acesso à internet em banda larga de alta velocidade, acessibilidade para pessoas com deficiência, bibliotecas, espaços para práticas esportivas, acesso a bens culturais e à arte e equipamentos e laboratórios de ciências.

Hoje, há mais escolas públicas com acesso à internet do que com saneamento básico: 40,73%, contra 35,78%, respectivamente. As bibliotecas e quadras esportivas estão presentes em menos de 30% delas. Eletricidade atende a 94,60%. Mas 30% dos estabelecimentos não têm abastecimento de água da rede pública ou mesmo filtrada.

— Vários estudos já indicaram que a infraestrutura afeta o desempenho dos alunos. Não é que uma escrivaninha explica o quanto um aluno vai aprender. É que ela faz parte de uma infraestrutura básica que precisa existir para as crianças poderem estudar. Mais de 90% das escolas não têm laboratório de ciência. Temos capacidade de levar uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica para quase todos os municípios, mas não conseguimos ainda melhorar as nossas escolas — observa Alejandra Meraz Velasco, gerente da área técnica do Todos Pela Educação.

Oito mil escolas sem energia elétrica no país

Uma análise dos microdados do Censo da Educação 2013 feita pelo GLOBO e publicada hoje, Dia Internacional da Educação, mostra que mais 8,2 mil escolas do país ainda não têm energia elétrica. É o caso da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, no povoado Sambaíba, em Miguel Alves, a 116 quilômetros de Teresina. A unidade — que não dispõe ainda de água e banheiros, é feita de taipa e tem paredes esburacadas, que permitem até a entrada de animais, como cabras e cães, durante as aulas — é uma espécie de exemplo extremado de um problema verificado, em maior ou menor grau, em comunidades pobres e rurais.

— A louça usada na merenda é lavada no chão porque não temos pias. É triste, uma situação precária. Qual o futuro dessas crianças? O que tem de atrativo nesta escola para que elas venham todos os dias pela manhã? — lamenta a professora Juliana Lopes Freitas, há cinco anos ali.

A água que as crianças bebem vem do poço de uma residência próxima, mas o filtro da unidade não tem velas. Os professores e os pais dos alunos fizeram um abaixo-assinado, com fotografias da escola, e o entregaram a promotores de Justiça do município cobrando melhores condições para os 47 estudantes — 15 da pré-escola, 22 de uma sala multisseriada que vai do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, e dez de uma turma de 4º e 5º anos.

— Quando chove, não tem goteira: derrama água, mesmo, porque o teto de palha está cheio de buracos. A gente tem que esperar passar para continuar a aula — diz Júnior Lima Sousa, de 11 anos, estudante do 5º ano do ensino fundamental.

Outras 19 mil unidades de ensino país afora informaram que as crianças consomem água não filtrada. Cerca de oito mil disseram que não contam com o serviço regular de abastecimento. Em Venturosa, a 249 quilômetros do Recife, a seca obriga a prefeitura a enviar caminhões-pipa às escolas. Na Creche Irmão Leonie, 80 crianças de até 5 anos bebem a água sem qualquer filtragem.

— Toda sala tem um bojão (garrafão) com um filtro — afirma a responsável pela creche, Maria Almeida dos Santos.

A secretária de Educação, Sônia Regina Diógenes Tenório, defende a qualidade da água: — Nessa região, o fornecimento é assim devido ao colapso no abastecimento. Na licitação, os concorrentes trazem laudos, comprovando a qualidade da água. Apesar da precariedade, não temos registros de surtos de diarreia.

União diz repassar recursos a prefeituras

Para o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Ocimar Alavarse, os exemplos são preocupantes:

— A legislação obriga a que as crianças estejam em sala de aula, mas as estamos colocando em lugares sem a infraestrutura básica, como água filtrada. Precisamos investir muito mais nas escolas, mas não pode ser qualquer investimento.

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, reconhece que ainda precisa ser investido mais, mas afirma que o governo federal tem conseguido reduzir os percentuais de unidades sem serviços básicos, repassando recursos às prefeituras para investimento na filtragem da água, por exemplo.

— Os índices de escolas sem infraestrutura básica eram maiores há alguns anos. No caso do semiárido, estamos investindo na construção de cisternas. A maioria das escolas sem energia e água está em áreas rurais. Temos ações específicas no Programa Luz para Todos que priorizam as escolas — afirma Caputo.