terça-feira, 29 de outubro de 2013

TIM abre inscrições para o Programa de Trainee 2014 - Talentos Sem Fronteiras


Em busca de profissionais recém-formados, a TIM abre inscrições para o Programa de Trainee Talentos Sem Fronteiras. O objetivo é desenvolver os jovens para que possam ocupar cargos estratégicos e de liderança na companhia. O período de atuação dos candidatos selecionados é de dois anos e três meses. As vagas são para trabalhar no Rio de Janeiro e São Paulo.

“Iniciar carreira como trainee na TIM é uma oportunidade de somar à formação acadêmica a experiência de atuar na operadora que mais cresce num mercado altamente desafiador e competitivo como o de telecomunicações. Além disso, num programa que proporciona um desenvolvimento acelerado na prática, através do job rotation, em diferentes diretorias, oferecendo ao participante uma visão sistêmica e de diferentes perspectivas da organização”, explica Flavio Morelli, Diretor de Recursos Humanos da TIM Brasil.

Os interessados devem ter até três anos de formado, inglês avançado/fluente e disponibilidade para transferência para outras localidades. Pós-graduação e experiência anterior serão considerados diferenciais.

Inscrições e mais informações estão disponíveis no site da TIM (www.tim.com.br / Sobre a TIM / Carreira / Conheça nossas Oportunidades /Programa de Trainee Talentos Sem Fronteiras). O início dos aprovados será em janeiro de 2014.


Programa Talentos Sem Fronteiras

Lançado em 2010, o Talentos Sem Fronteiras da TIM concluiu sua primeira turma neste ano e conta com gerentes formados pelo programa na companhia. Atualmente, a empresa possui cerca de 30 trainees em desenvolvimento. Os que mais se destacarem terão a oportunidade de receber formação internacional ao final do processo. O Programa oferece remuneração diferenciada, participação nos lucros e resultados, programa de desenvolvimento de liderança e gestão, job rotation, formação internacional para os que mais se destacarem, acompanhamento de carreira com executivos da TIM (Mentoring), assistência médico-odontológica, vale-refeição / alimentação, previdência privada e seguro de vida. (TIM)

Votação do Marco Civil da Internet fica para a próxima terça-feira


O Marco Civil da Internet que era o principal ponto da pauta do plenário da Câmara esta semana, pois tranca as votações de outros projetos, não será votado hoje (29) como estava previsto. O presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse há pouco que a matéria só deverá ser apreciada na próxima terça-feira (5).

“Haverá proposta de uma comissão geral para discutir o marco civil na terça, em plenário. Depois [os deputados] poderão votar na terça à noite mesmo. É um tema muito polêmico e controverso”, explicou.

Há menos de dez dias, Henrique Alves declarou que a Câmara não poderia ficar com a pauta trancada nem por mais um dia. Ainda assim, o parlamentar precisou ceder. O Marco Civil da Internet tramita há quase quatro anos no Congresso e, ainda divide posições de parlamentares em torno de pontos sensíveis.

A matéria define direitos e deveres dos usuários e dos provedores de internet, proibindo, por exemplo, que as empresas responsáveis pela conexão repassem registros de acessos dos internautas para outras empresas, garantindo o sigilo das comunicações exceto em casos de ordem judicial. O texto ainda exige a manutenção da qualidade dos pacotes vendidos e proíbe qualquer monitoramento, análise ou fiscalização do conteúdo dos pacotes de dados.

O grande impasse gira em torno da garantia da neutralidade da rede, criticado pelas empresas que atuam no setor e que vêm pressionando alguns parlamentares para tentar travar a proposta. O princípio definido no texto impede que as operadoras definam quais os tipos de acesso por parte do usuário teriam maior ou menor velocidade dentro dos pacotes oferecidos, fazendo com que o provedor de conexão fique obrigado a tratar da mesma forma qualquer tipo de acesso a dados, sem diferenciação por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo.

Com a nova data de votação, outros projetos que também aguardavam a apreciação em plenário terão que ficar mais tempo na fila, como o caso do Projeto de Lei 393/11, que prevê a publicação de biografias, independente da autorização do personagem ou da família.


"Depois do marco civil, que tranca a pauta, vou colocar o projeto das biografias na pauta da próxima quarta-feira (6)”, observou Henrique Eduardo Alves, antecipando que o texto que será analisado em plenário é elaborado pelo autor da proposta, deputado Newton Lima (PT-SP), com a inclusão da sugestão do líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Caiado propôs que o projeto contemplasse um rito sumário do Judiciário para casos em que as pessoas que se sentirem prejudicadas pelas informações divulgadas possam ter uma resposta mais rápida na Justiça. “Acho que [a sugestão] complementa a proposta”, explicou Henrique Alves.

“Sou favor do projeto. Acho que, na dúvida é sempre melhor votar pela liberdade de expressão e da manifestação. A matéria é controversa, é um tema que requer cuidado, mas, na dúvida, fico com a liberdade de expressão e de pensamento”, antecipou o presidente da Câmara. (ABr)

Focos de queimadas triplicam no Estado do Amazonas


Em menos de uma semana, o número de focos de queimada no Amazonas triplicou, segundo dados do Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na última segunda-feira (21), foram registrados 13 focos de incêndio no Estado. Na sexta-feira (25), esse número saltou para 39.

O Amazonas é o segundo Estado com maior número de focos entre os que compõe a Amazônia Legal, perdendo apenas para o Pará, que registrou 91 ocorrências de focos, segundo o Inpe. A posição se mantém quando se trata de áreas protegidas. O Pará é o campeão com 23 unidades com registro de foco de queimadas, seguido do Amazonas, onde identificou-se 10 áreas protegidas entre unidades federais, estaduais e terras indígenas.

No entanto, o Amazonas é o que detém o maior número de focos dentro de terras indígenas, chegando à marca de 150 nichos de incêndio. Esse número foi de 37 em unidades federais e 41 em unidades estaduais.


Focos de calor

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) faz um acompanhamento paralelo dos focos de calor por meio do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima) juntamente com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), no período de estiagem (julho a novembro).

Qualquer temperatura registrada acima de 47°C é considerada um foco de calor, que não é necessariamente um foco de fogo ou incêndio. Segundo o boletim semanal da SDS, de 15 a 21 de outubro, o Amazonas apresentou 191 focos de calor, ocupando o 5° lugar no rankeamento de número de ocorrências da Amazônia Legal.

Em primeiro lugar ficou o Pará com um total de 1.040 focos, seguido do Maranhão, com 435 focos; Mato Grosso, com 399; Tocantins, com 287 focos. Em 6º lugar está o Amapá, com 146 focos; seguido de Rondônia, com 133; Acre, com 120 e Roraima, com 7.

No entanto, o Amazonas apresentou um aumento de 26% no número de focos em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou 152 ocorrências do tipo. Outros dois Estado apresentaram aumento: Pará e Amapá. Os demais seguiram a tendência de toda a Amazônia Legal que reduziu em 13% o número de focos de calor, passando a registrar 2.758 focos este ano.

Fonte: A Crítica

Prêmio Fiepa de Jornalismo entra na fase de votação online

A primeira edição do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo entra na fase final, pouco mais de um mês antes da data de premiação, que será no dia 05 de dezembro, no Hangar. Desde a noite desta sexta-feira, 25, os 140 indicados pelas diretorias dos principais veículos de comunicação do Pará, já podem ser votados para a primeira fase da votação: os homenageados e reconhecidos como os melhores do ano. São 13 categorias, entre editores, repórteres, blogueiros, fotógrafos e cinegrafistas. A primeira fase de votação ocorre até o dia 10 de novembro e pode ser feita no site www.premiosistemafiepa.com.br.

“Convidamos a todos os profissionais de comunicação a votarem. Nossa expectativa está muito boa porque já vemos uma movimentação diferente nas redações, onde muitos jornalistas estão se mobilizando para angariarem votos. É muito bom ver essa competição saudável, mas antes de tudo nosso objetivo é reconhecer a todos os comunicadores paraenses, principalmente aqueles que atuam cobrindo a indústria paraense com ética e profissionalismo”, comentaJosé Conrado Santos, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Para votar, o internauta deve informar o seu CPF e escolher aquele que considera o melhor de cada categoria. “As indicações vieram dos próprios veículos. Isso valoriza a votação, pois é um reconhecimento também de cada veículo para com o seu profissional. A diferença foi nos blogs, onde a indicação se deu a partir de uma comissão montada pela coordenação do Prêmio. E é aqui que vemos uma participação muito grande do interior”, analisa Cleide Pinheiro, sócia-diretora da Temple Comunicação, agência do Sistema Fiepa que coordena e desenvolve a premiação. “Acredito até que esta será a disputa mais acirrada. Percebemos uma força e influência muito grande dos blogs nas regiões em que atuam, com bastantes leitores e influência”, comenta Cleide.

A escolha dos profissionais destaques será dividida em duas fases de votação on line. A primeira ocorre até o dia de 10 novembro. Ao fim deste período, os três primeiros colocados de cada categoria, então, avançam para a segunda fase. A partir deste momento, a decisão estará a cargo de uma comissão composta por profissionais do mercado de comunicação, escolhidos pela coordenação do Prêmio. E no dia 05 de dezembro, no Hangar, serão revelados os vencedores.

No link abaixo, mais informações sobre esta premiação que valoriza os profissionais de imprensa do Pará.


Sobre a premiaçãoO 1° Prêmio Fiepa de Jornalismo irá reconhecer e homenagear os comunicadores destacados e as melhores publicações sobre a indústria nos veículos de imprensa paraense. Para tal, as redações indicaram os profissionais que concorrerão em 13 categorias sujeitas à votação, como editores, repórteres, cinegrafistas e fotógrafos, entre outros. Os jornalistas também concorrem com matérias que serão premiadas na modalidade “Prêmio Especial Jornalista Raimundo Pinto”.

Raimundo Pinto foi jornalista e grande aliado na cobertura de pautas econômicas e na divulgação dos temas de maior interesse do estado. A premiação realizada pela Fiepa será uma homenagem à sua memória. As equipes vencedoras das categorias (web, impresso, rádio e TV) desta modalidade recebem R$ 10 mil, cada. Trinta e seis trabalhos foram inscritos.

Na outra modalidade do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo, o mercado de comunicação (jornalistas, assessores de imprensa, publicitários e a academia) escolherá 13 comunicadores de destaque ao longo do ano por meio de votação online, no site www.premiosistemafiepa.com.br. Todo o processo de votação será acompanhado pelo escritório de advocacia Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff Advogados.

Por fim, o Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo terá ainda uma categoria especial para homenagear a Personalidade de Comunicação do ano. A diretoria da Fiepa dará uma comenda de honra ao mérito para o profissional atuante na área de comunicação que mostrar um trabalho formado por três vértices: qualidade, relevância e ética profissional.

Os vencedores vão receber, além do certificado, um troféu em reconhecimento ao conjunto de seus trabalhos em 2013.

A premiação ocorrerá no dia 05 de dezembro, no Hangar, e deve contar com o mesmo público que, há sete anos, participa da Confraternização do Sistema Fiepa com a imprensa. O evento, que estará ainda maior, reafirma anualmente a importância de uma relação transparente entre a imprensa e o Sistema Fiepa formado pelo Sesi, Senai, IEL e os 40 sindicatos de diversas atividades industriais do Pará.Mais informações no site www.premiosistemafiepa.com.br ou no e-mail premiofiepa@temple.com.br.
As categorias do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo:

Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo (Votação Online)

Melhores profissionais do ano

§ Apresentador

§ Locutor

§ Repórter Fotográfico

§ Repórter Cinematográfico

§ Repórter de Impresso

§ Repórter de TV

§ Repórter de Rádio

§ Repórter de Web

§ Produtor

§ Editor

§ Blogueiro de Notícia

§ Colunista de Notícias

§ Colunista SocialPrêmio Especial Jornalista Raimundo Pinto
§ Melhor Reportagem Impresso

§ Melhor Reportagem TV

§ Melhor Reportagem Rádio

§ Melhor Reportagem WebPrêmio Sistema Fiepa de Jornalismo
§ Personalidade de Comunicação
Veja o calendário* e participe:
25 DE OUTUBRO A 10 DE NOVEMBRO

1ª fase de votação dos indicados.18 DE NOVEMBRO

Divulgação dos três finalistas da votação online e do Prêmio Especial Jornalista Raimundo Pinto.18 A 30 DE NOVEMBRO

2ª fase de votação dos finalistas.

91) 3205.6500 / 16 / 17ira da ide onde is ssalhes de ades


05 DE DEZEMBRO

Premiação dos vencedores.Consulte o regulamento e saiba mais informações no site:


Paciente que recebeu 1º transplante de fígado do Pará tem alta


Após 30 dias de internação, teve alta, nesta segunda-feira (28), do Hospital Porto Dias, em Belém, o jovem Joabi Gomes, de 20 anos de idade, o paciente beneficiado com o primeiro transplante de fígado feito no Pará. Joabi sofria de cirrose biliar desde 2007, e somente o transplante era indicado para o seu caso.

O transplante foi feito na madrugada do dia 28 de setembro. O doador foi um jovem de 22 anos, vítima de acidente de motocicleta no município de Santarém, no oeste do Pará. Ainda bastante emocionado, Joabi preferiu não falar com a imprensa local, mas disse que em breve agendará um momento para contar sobre a experiência e falar da expectativa sobre a nova vida.

Em entrevista coletiva, o coordenador de cirurgia de transplante, Paulo Soares; o cirurgião Maurício Iasi; a hepatologista Márcia Iasi; a diretora clinica do Hospital Porto Dias, Rita Medeiros; a diretora técnica do hospital, Márcia Milene Ferreira; e a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), Ana Cristina Beltrão, falaram sobre a evolução positiva do caso, que entrou para a história da medicina paraense.

Segundo Márcia Iasi, Joabi teve um pós-operatório bastante tranquilo. “Três horas após o procedimento, ele já respirava sem a ajuda de aparelhos na unidade de terapia intensiva (UTI). Ele chegou a ter um problema biliar e infecção pulmonar leve, que foram logo controlados, e sua recuperação foi muito boa”, informou a médica.

Segundo Márcia, Joabi permanecerá em Belém, pelo menos por três meses, tendo consulta médica semanal no Hospital Porto Dias, que é o tempo necessário para ocorrer a completa cicatrização do enxerto. “No entanto, ele precisará tomar medicamentos para evitar a rejeição e ter acompanhamento médico para o resto da vida”, explicou Márcia. “Apesar disso, poderá ter uma via normal”, acrescentou.

Acompanhamento - Um dos efeitos colaterais dos medicamentos é que afetam a imunidade do paciente, deixando-o mais susceptível às infecções, daí a necessidade do monitoramento médico permanente. “Precisamos saber se ele está tomando as medicações e seguindo todas as orientações”, complementou Márcia Iasi.

Maurício Iasi ressaltou que o transplante de fígado é um momento histórico para a medicina do Pará, porque se trata de um procedimento de altíssima complexidade, e esse caso demonstrou que a infraestrutura disponível e a equipe multidisciplinar do Hospital Porto Dias são eficientes para prestar esse serviço à população.

Ele lembrou que, até então, todo paciente que precisava de transplante de fígado tinha que ir para outro Estado, o que causava um grande problema social, já que a família também tinha que se mudar. “Agora, o procedimento está sendo feito aqui, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou Maurício.

Maurício também elogiou a iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em viabilizar a parceria público-privada entre a Sespa e o hospital para implantar o Programa de Transplante de Fígado no Pará, facilitando o acesso dos pacientes ao procedimento.

Em nome da Sespa e governo do Estado, a coordenadora da CNCDO, Ana Cristina Beltrão, agradeceu ao Hospital Porto Dias pela parceria e à equipe multidisciplinar pelo empenho em implantar o transplante de fígado no Estado. Ela também ressaltou que, para haver transplantes, é necessário haver doadores de órgãos. “Por isso é importante que cada um de nós informe à família que é doador de órgãos”, alertou.

O coordenador da equipe de Transplantes, Paulo Soares, destacou que o papel da mídia é fundamental para difundir a importância da doação de órgãos, lembrando que, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20 pessoas por um milhão de habitantes por ano precisam de transplante em todo o mundo. “Sem doação de órgãos, não há transplantes”, enfatizou, informando, que, atualmente, há cerca de 100 pacientes na fila de espera por um transplante de fígado no Estado.

Na Amazônia, as principais causas que levam à necessidade de transplante hepático são as hepatites B e C. Por isso, Márcia Iasi lembrou que existe vacina contra a hepatite B para as pessoas até 49 anos de idade. São três doses que evitam uma doença grave. A vacina está disponível nos postos e unidades de saúde de todo o Estado.

Até 29 de setembro, o Pará havia feito 155 transplantes de córnea e 29 de rim, mas havia 580 pacientes na fila de esperando por uma córnea e 904 por um rim. Para ser doador de órgão, é preciso informar a família. A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos funciona no Nível Central da Sespa. Informações: (91) 4006-4284.


Sexta-feira 01/11 véspera de feriado tem.....

Com TrioPara Amar, Rony Trio, Lenne Menezes, Forró Ki'bbado e Sigmund Peter.



Sexta-feira 01/11 véspera de feriado tem Forró Ki'babado no Siiiiiimbooraaaaa.
E mais... Trio para amar e Morango e banda.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Santarém vai sediar Seminário de Reconciliação

Programação inicia no dia 8, com um seminário na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Santarém


A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém, em parceria com a Comissão Verbita JUPIC, a Pastoral Social e a Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Santarém, realiza de 08 a 11 de novembro próximo o “Seminário das Escolas de Perdão e Reconciliação”, com o tema intitulado “Pedagogia do Cuidado e Práticas Restaurativas”.

O Seminário tem como objetivo mostrar a metodologia da “Espere” como forma de combater a violência num processo de práticas de justiça restaurativa, proporcionando a promoção da dignidade humana, tendo em vista a paz social. No período de 8 a 11 de novembro, Santarém vai receber visitantes de várias cidades da região.

A programação inicia no dia 8, com um seminário na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de Santarém, a qual será a primeira cidade do Pará a contar com as ações da Escola do Perdão e Reconciliação.

A proposta do Seminário é chamar a atenção da sociedade para os conflitos que ocorrem na vida das pessoas, que muitas vezes ao serem resolvidos nem sempre promovem uma cultura de paz.

“O objetivo é tratar dos conflitos, porém de uma forma que recupere também o agressor para que ele não se torne um novo agressor, mas que ele seja recuperado. Falamos de práticas restaurativas, porque nós só conhecemos as práticas punitivas”, explica a Irmã Raimunda Barbosa sobre a importância de trazer esse assunto para região.

Hoje, segundo ela, o sistema prisional brasileiro não oferece condições para que um apenado volte ao convívio social com 100% de garantia de que está, realmente, livre de um futuro crime. “Daí a necessidade de se realizar ações como esta”, diz.

Irmã Raimunda Barbosa destaca que o Seminário vai discutir propostas de como solucionar conflitos nas escolas, nas famílias, nas igrejas, nos bairros e apresentar soluções restaurativas que fazem parte do processo chamado de “Pedagogia do Cuidado”.

Os interessados devem procurar a Paróquia de São Raimundo Nonato e preencher a ficha de inscrição. Cada participante deve contribuir com a quantia de R$ 10,00, onde terá a garantia de certificado de participação.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

1º Dia 08.11.2013 (sexta-feira) – às 19h30 – Conferência de Abertura.
Local: auditório da OAB Subseção de Santarém (Avenida Presidente Vargas nº 2948, Caranazal).
Tema: PRÁTICAS DE JUSTIÇA RESTAURATIVA
Palestrantes: PAULA MONROY (Colômbia),
Irmã SOCORRO DANTAS (Fortaleza) e
DENISE PIRES (Rio de Janeiro).
2º Dia 09.11.2013 (sábado) – a partir das 8h às 17 – Palestra e Oficinas
Local: Salão do Colégio São Raimundo Nonato
Tema: PEDAGOGIA DO CUIDADO (palestra), Mediação de Conflitos, segurança pública e as práticas restaurativas, Pedagogia do cuidado (educação), Espiritualidade das Escolas de Perdão e Reconciliação – ESPERE, e Práticas de Perdão e o cuidado com a saúde e memória (Oficinas).
Palestrantes: PAULA MONROY (Colômbia),
Irmã SOCORRO DANTAS (Fortaleza)
3º Dia 10.11.2013 (domingo) – 8h às 12
Local: Salão do Colégio São Raimundo Nonato
Dinâmica: a) Metodologia da ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação; b) Organização do Núcleo da ESPERE Regional do Baixo Amazonas; e, c) Mística e Encerramento.

Investimento: R$ 10,00 (dez reais), com direito a certificado.
Atividades complementares: 20 h/a.

Ufopa – Chapa encabeçada por Aldo Queiroz e Kátia Correa é homologada

Homologação aconteceu na sexta-feira e o professor Aldo é forte candidato à reitoria da Ufopa


A eleição para a nova reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) prevista para acontecer no dia 18 de novembro próximo gera expectativas entre acadêmicos, professores e pré-candidatos ao cargo maior da instituição de ensino superior.

O nome mais contado sem dúvida é do professor (engenheiro) Aldo Queiroz que teve nome apontado para encabeçar a chapa “Orgulho de ser Ufopa”, que tem como candidata à vice-reitora a professora (bióloga) Kátia Corrêa. É a segunda chapa inscrita.

Com uma carreira de professor há 34 anos, sendo 27 anos dedicados a Santarém e a região Oeste do Pará, com conhecimento e experiência profunda, Aldo Queiroz se tornou o grande favorito para vencer as eleições.

“Nossa candidatura não é uma imposição, mas é um processo histórico e natural e, é o desejo de uma parcela significativa da comunidade acadêmica da Ufopa”, declarou Aldo Queiroz.

CHAPAS FORAM HOMOLOGADAS: A Comissão que está à frente do processo eleitoral para escolha do Reitor e vice da Ufopa, homologou  as duas chapas na sexta-feira, dia 25,

Esgoto do Mercadão 2000 polui rio Tapajós

Além da água contaminada, muito lixo é jogado no rio Tapajós, causando sua poluição


Um esgoto que desce do Mercadão 2000 em Santarém, no Oeste do Pará, lançando dejetos no rio Tapajós, virou alvo de denúncia da população. Além do forte odor na área da Feira do Tablado, em frente ao Mercadão 2000, na Avenida Tapajós, quem passa pelo local verifica uma enorme quantidade de lixo na desembocadura do esgoto. Fruto do descaso da administração pública que não manda recolher o lixo que fica acumulado, bem como a praia não é limpa, já que com a descida das águas dos rios Amazonas e Tapajós e com a falta de sensibilidade de donos de embarcações, todo lixo jogado fica acumulado na areia.

Restos de material perecível, como peixes, osso de boi, além de grande quantidade de verdura estragada, garrafas pet, sacos plásticos, entre outros desejos são observados por quem passa sobre o cais de arrimo, em frente ao Mercadão 2000.

No último final de semana, diversas denúncias foram protocoladas pela população aos órgãos competentes relacionadas ao fedor provocado pelos restos de alimentos perecíveis e muito lixo acumulado nos arredores do Mercadão 2000. Uma grande quantidade de urubus foi constatada nas caçambas, instaladas próximas a Feira do Tablado, no cais de arrimo.

Além da sujeira provocada por trabalhadores do Mercadão 2000, quem passa às margens do rio Tapajós, embaixo da Feira do Tablado, observa uma grande quantidade de lixo sobre a praia. Fedentina e concentração de urubus deixam inconformados passageiros e donos de embarcações que atracam no local, oriundos do interior de Santarém.

“Gostaria que vocês registrassem aqui na frente da cidade, na orla próximo ao Mercadão 2000, um absurdo: populares estão jogando lixo na beira da sarjeta, está um odor insuportável para quem trabalha aqui perto, bem em frente ao estacionamento de um supermercado, por favor, venham fazer este registro não dá mais pra agüentar”, disse a trabalhadora Márcia Freire.

APREENSÃO: O tecnólogo em gestão ambiental David Marinho, diz que está apreensivo diante do cenário estarrecedor que predomina na orla fluvial da cidade, principalmente porque os esgotos não recebem nenhum tipo de tratamento dos governos Municipal e Estadual para amenizar o grau de poluentes que são lançados todos os dias nas águas do rio Tapajós.

Além disso, ele ressalta que a população também não recebe orientação devida dos organismos públicos ligados ao meio ambiente sobre os cuidados que as pessoas devem tomar com a água servida no uso doméstico, que deveria ser lançada em sumidouros, porém, a maioria das residências não possui esse dispositivo, que faz com que toda matéria orgânica caia diretamente nas canaletas públicas projetadas para coletar apenas águas pluviais cujo curso natural é a água do rio.

Segundo David Marinho, a poluição é facilmente constatada pela presença de vegetação na areia da praia. “O bioindicador de que as areias estão sendo contaminadas com matéria orgânica é a vegetação, que surge em virtude da adubação da areia, que é um material inerte e que está sendo germinado justamente pela contaminação do local por matérias orgânicas”, explica David Marinho.

De acordo com ele, um estudo feito em 2007 indicou poluição da orla de Santarém pela presença dos esgotos a céu aberto. “O alto índice de contaminação ficou acentuado em quatro pontos específicos da cidade, inclusive com a presença de coliformes fecais e totais. Não houve, certamente, redução do grau de poluição do rio, nas áreas pesquisadas”, disse David.

O tecnólogo explica que no levantamento pesquisado à época, verificou-se quatro pontos de contaminação na praia em frente à cidade: Vera Paz, Mercadão 2000, praça Tiradentes e Museu João Fona.





Folha defende mensaleiros

Por. Pedro Cardoso da Costa*

No dia 11 de setembro a Folha de S. Paulo escancarou sua defesa em prol dos mensaleiros. Já havia feito no início do julgamento do mensalão. O jornal foi categórico: “algo que, vale repetir, esta Folha não incorpora. Aderindo ao princípio de que a pena de prisão só deve ser aplicada, em tese, aos casos de patente periculosidade física dos condenados, este jornal não vê motivo de satisfação no espetáculo de trancafiar, entre aplausos, este ou aquele figurão”.

Por essa ótica, quem usurpar milhões de dinheiro público não merece ir para a cadeia, a não ser nos casos de patente periculosidade física dos condenados.

Talvez os editorialistas nunca tenham presenciado ou nunca souberam de inúmeros assassinatos praticados em quase todos os casos que envolvem corrupção pesada e sempre com requinte de crueldade. Até alguns prefeitos já foram nessa. Celso Daniel, de Santo André e Toninho do PT, de Campinas, são apenas exemplos de destaque.

Fica claro, ainda, que seria mais grave uma pessoa dar um tapa ou ameaçar outra de uma surra do que um ministro “desviar” milhões de verba pública e, em decorrência, retirarem a merenda das crianças e pessoas morrerem nos hospitais sem atendimento médico.

No fundo, essa manobra matreira das verbas publicitárias que o jornal recebe do governo federal, e se colocar contra malfeitores da Administração Pública requer interesse maior, que não se encontra em jornais dependentes dos diversos governos. Além disso, a lei deve ser aplicada a todos quando está em vigência, sem distinção em razão da posição social. São essas mazelas do andar de cima que afundam este país e isso é do conhecimento de todos.

Por equívoco similar, o Sistema Globo de comunicação carregava o estigma, e muitos tinham dúvida, de ter defendido a Ditadura Militar. A certeza veio depois de 25 anos da reabertura democrática. Após longas justificativas de como imaginava que seria o golpe, o jornal O Globo assumiu o apoio e reconheceu seu erro.

Na atual conjuntura, a imprensa precisa estar em consonância com a sociedade, considerando que é um segmento que está na garganta da maioria. As manifestações agressivas contra jornalistas são prova inconteste da necessidade de não haver um divórcio conflituoso entre imprensa e sociedade.

Talvez seja exclusividade da Folha não associar corrupção à violência. Seus editorialistas podem ficar tranquilos porque, geralmente, corruptos de primeira não dão socos nem pontapés; o risco é bem maior, pois corruptor de verdade não deixa hematomas, apenas rastros de sangue e órfãos de pai e mãe.

*É Bacharel em direito

Seminário de vendas e atendimento qualifica para vagas no comércio


Nos dias 30 e 31 de outubro, o Sindicato do Comércio Lojista de Santarém (Sindilojas) realiza o I Seminário de Vendas e Atendimento, com o palestrante Paulo Sena. O evento será realizado no auditório da Aces e tem por objetivo capacitar os interessados para as vagas no comércio para o final de ano. As inscrições são gratuitas.

Serão abordadas técnicas de atendimento para varejo, trabalho em equipe, comportamento ético, sondagem, demonstração, fechamento, entre outros temas.

A partir do mês de outubro o comércio abre vagas de emprego para as vendas de final de ano, que demandam maior número de mão de obra. Diante da exigência de um atendimento de qualidade, é importante para as empresas capacitar os novos colaboradores. O Sindilojas também direciona o seminário para quem não está no mercado de trabalho, mas tem interesse em trabalhar no comércio.

As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas nos números: (93)9139-5755 ou 3523-4966.

Ascom/Sindilojas

MPF abre seleção de estagiários do nível médio em Santarém

O Ministério Público Federal (MPF) abriu processo para seleção de estagiários de nível médio em Altamira, Belém e Santarém, no Pará. A bolsa estágio é de R$ 540, mais auxílio transporte, para um total de quatro horas diárias de estágio.

Para possibilitar a participação dos alunos, as escolas conveniadas (veja relação abaixo) devem entregar as fichas de inscrição nas unidades do MPF de 4 a 8 de novembro, de 14 às 18 horas.
Para a unidade do MPF em Santarém são oferecidas seis vagas, além de formação de cadastro reserva. Para Altamira e Belém o processo seletivo vai ser utilizado na formação do cadastro reserva.

A prova deve ser realizada em 24 de novembro e o resultado final está previsto para ser divulgado em 16 de dezembro.

Todas as informações sobre documentação necessária para a inscrição e outros detalhes sobre o processo seletivo estão na seção concursos do site do MPF:http://www.prpa.mpf.mp.br/concursos.

Santarém:
Escola Estadual de Ensino Médio Dom Tiago Ryan
Escola Estadual de Ensino Médio Diocesana São Francisco
Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Soares Dutra
Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Alvares Cabral
Escola ECR de Ensino Médio São Raimundo Nonato
Escola Estadual de Ensino Médio Felisbelo Jaguar Sussuarana
Escola Estadual de Ensino Médio Maestro Wilson Dias da Fonseca
Escola Estadual de Ensino Médio Alvares Adolfo da Silveira
Escola Estadual de Ensino Médio Rio Tapajós

MPF em Santarém
Avenida Barão do Rio Branco, n° 252, centro
Telefone: (93) 3523-2651

Fonte: G1/Santarém

13º salário deverá injetar R$ 143 bilhões na economia, diz Dieese

Até dezembro deste ano, o pagamento do 13º salário deverá injetar cerca de R$ 143 bilhões na economia brasileira, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgadas nesta segunda-feira (28). O valor previsto para este ano indica um crescimento de 9,8% frente a 2012.

Cerca de 82,3 milhões de brasileiros serão beneficiados com um rendimento adicional de R$ 1.740, em média. Receberão o 13º salário os trabalhadores do mercado formal, inclusive empregados domésticos; os beneficiários da Previdência Social e os aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados.

Dos cerca de 82 milhões de brasileiros que devem ser beneficiados pelo pagamento do 13º salário, perto de 30,76 milhões (37,4%) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social. Os empregados formais (50,6 milhões de pessoas) correspondem a 61,4% do total. Dentro desse grupo, os empregados domésticos com carteira de trabalho assinada somam 1,760 milhão (2,2%). Além disso, 760 mil pessoas (1,2%) são aposentados e beneficiários de pensão da União (Regime Próprio).

O número de pessoas que receberão o 13º salário em 2013 é quase 3% superior ao calculado para 2012. "Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas passarão a receber o benefício, por terem requerido aposentadoria ou pensão, por se incorporarem ao mercado de trabalho ou ainda devido à formalização do vínculo empregatício."

Por região
A maior parcela do 13º salário (51%) deverá ficar nos estados do Sudeste, região que concentra também a maior parte dos trabalhadores, aposentados e pensionistas. Outros 15,6% do total devem ser pagos na região Sul e, no Nordeste, devem entrar em circulação 15,4%. Para a região Centro-Oeste, irá a parcela de 8,4% e para a Norte, 4,7%.

Os beneficiários do regime próprio da União respondem por 5% do montante e podem
viver em qualquer região.

Considerando todas as categorias de beneficiados, o maior valor médio para o 13º deve ser pago em Brasília - R$ 3.174 – e o menor, nos estados do Maranhão e Piauí - ambos com média perto de R$ 1.100,00. "Estas médias, porém, não incluem o pessoal aposentado pelo regime próprio dos estados, cujo quantitativo não foi possível obter", salienta o Dieese. (G1)

Novos municípios mantêm a baixa qualidade de vida


Fernando Falcão (MA) e Amajari (RR) são antigos vilarejos afastados que, após mobilização política, se tornaram cidades há 16 anos. Hoje, próximos à maioridade, continuam quase tão pobres como quando nasceram.

Levantamento feito com auxílio do IBGE mostra que a maioria dos 595 municípios brasileiros criados desde 1997 nasceu com baixa qualidade de vida e até hoje se mantém abaixo da média dos Estados.
E 570 dessas jovens cidades não evoluíram a ponto de superar o atual Índice de Desenvolvimento Humano de seus Estados -o IDH considera renda, escolaridade e expectativa de vida.

Às vésperas da sanção presidencial das regras para criação de municípios, líderes comunitários citam a distância até a sede como bandeira para a emancipação, enquanto críticos temem os gastos com mais prefeitos e vereadores.

O recorte analisou ainda a evolução as cidades de origem, e 569 não superaram o IDH estadual após perder área e população com o desmembramento.


"NA CIDADE"

A emancipação, em muitos casos, não garantiu independência das origens. A ligação com a sede está impregnada na cultura local, como constatou a Folha ao contatar o prefeito de Amajari, Moacir Bezerra Mota (PR).

"Ele foi para a cidade", respondeu a funcionária do gabinete. A "cidade" a que ela se refere é Boa Vista, de onde Amajari se separou.

Em Fernando Falcão, a estrada de terra de cem quilômetros até a rodovia federal é o único meio para trazer médicos duas vezes na semana.

O estudo também achou poucos e bons exemplos, como Conquista d'Oeste (MT). Emancipada, tem índices maiores que a cidade-sede.

Segundo o economista da Firjan, Guilherme Mercês, emancipar-se não é garantia de que a verba pública vai ter aplicação eficiente. "É difícil uma cidade pequena ter uma estrutura administrativa eficiente a ponto de planejar boas políticas públicas."

A Confederação Nacional dos Municípios defende a emancipação em locais afastados da sede, como ocorre no Norte, no extremo Sul ou no Centro-Oeste: trazer estrutura para esses distritos combate o êxodo rural, afirma.

Para o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), autor do projeto de novas cidades, é justamente o rigor de regras, como população mínima e estudo de viabilidade econômica, que impedirá o que chamou de "indústria da emancipação" nos anos 90.

"Naquela época não tinha estudo, era tudo no achômetro, por pressão política."

Fonte: Folha de São Paulo

Notícias em destaque da Prefeitura de Santarém - PA


INICIADO ÚLTIMO TRECHO DE PAVIMENTAÇÃO DA AVENIDA BORGES LEAL


O prefeito Alexandre Von e o secretário adjunto de Infraestrutura, Mário Maués, estiveram acompanhando neste sábado, 26, a obra de pavimentação da Avenida Borges, entre a Travessa 15 de Agosto e Turiano Meira, que fazem parte do trecho final da pavimentação: Avenida Barão do Rio Branco à Avenida Amazonas, no final da via, próximo à Vila Arigó. Acompanharam o prefeito, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., e técnicos da SEMINFRA.

Nesta etapa, a via recebe uma camada de regularização, para, posteriormente, ser aplicada uma segunda camada em C.B.U.Q (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), num total de 5 cm de espessura do asfalto. O mesmo serviço está sendo feito no anel viário do Santarenzinho, que já recebeu, em sua extensão de 5 km, a primeira camada de asfalto – camada regularizadora – e em seguida receberá a segunda camada, juntamente com meio-fio e calçamento.

 DEFESA CIVIL NACIONAL MINISTRA SIMULADO DE PREVENÇÃO A DESASTRES NATURAIS EM SANTARÉM


O exercício simulado foi realizado na manhã deste sábado, 26, na serra da Matinha, uma área considerada de risco no município de Santarém, no Oeste do Pará. Uma parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil e Coordenadoria Estadual e Municipal de Defesa Civil garantiu a realização do simulado, que teve como objetivo preparar as instituições de segurança e a comunidade para situações de risco como desmoronamento e soterramento. Participaram da ação 350 pessoas, dentre elas 180 civis moradores da área. Representantes dos municípios de Jacareacanga, Rurópolis, Aveiro, Alenquer e Trairão também estiveram presentes. O prefeito Alexandre Von, secretários municipais, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Darlison Maia, e vereadores acompanharam toda a ação.

O exercício recebeu o nome de Operação Matinha e simulou um desmoronamento em uma área de encosta de um morro. Entre as atividades estavam: treinar a montagem do Centro de Operações e de Comando, resgate de vítimas e criação do abrigo. Os objetivos: retirar vítimas soterradas, conduzir vítimas a abrigos, fazer a triagem, restabelecer a ordem na área e emitir relatório das operações.

A tomada de decisões era uma das principais metas do exercício. Esse fato era fundamental para o resgate e sobrevivência das possíveis vítimas. Durante o simulado, cada instituição teve a oportunidade de treinar a função para um caso de desastre: Corpo de Bombeiros e SAMU - resgate e transporte de vítimas - Polícia Rodoviária Federal, Exército e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito - isolamento da área - Polícia Civil -  comunicação de óbito - Centro de Perícia Científicas Renato Chaves -  remoção e perícia de corpos - Polícia Militar - segurança do local - Secretarias Estadual e Municipal - assistência às vítimas e aos feridos.

Para estimular a percepção do risco e de perigo durante uma catástrofe ou desastre natural, a comunidade em torno do morro participou ativamente. Foram acionados e removidos do local, simulando o resgate de vítimas. Por meio da participação no simulado eles também treinaram como agir.

Para o representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Major Ary Ferreira, o simulado é o momento de treinar as ações que devem ser executadas durante uma catástrofe ou um desastre natural. Segundo o Major, este é o momento de ajustar detalhes e treinar o entrosamento entre as instituições de segurança, que fazem parte das ações da Defesa Civil, bem como a habilidade e agilidade ao tomar decisões.

O prefeito Alexandre Von, que acompanhou toda a ação, parabenizou a sincronia entre as instituições e a comunidade. Segundo o prefeito, a escolha pelo bairro da Matinha foi acertada, pois é uma área onde existem famílias vivendo em situação de risco.

“No bairro da Matinha há áreas de risco, inclusive, com algumas famílias residindo no pé do morro. Essa operação serve para capacitar, treinar e prevenir, mostrando como as instituições devem agir numa única coordenação para dar assistência às vítimas de desastres naturais, sobretudo, em áreas de risco. Que nós não precisemos viver uma situação como a que foi mostrada, mas se houver, as nossas instituições e a nossa comunidade tem que estar preparadas e muito bem articuladas. Nota 10 para todos os órgãos, às Coordenações da Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal, e para os voluntários e a comunidade”, ressaltou o prefeito.

De acordo com a coordenação do exercício, as equipes demoraram 15 minutos para chegar ao local, montar a base de comando e proceder no resgate das “vítimas”; as equipes de resgate demoraram 5 minutos para fazer o transporte de possíveis vítimas da área da encosta até o Pronto Socorro Municipal. Um tempo considerado satisfatório,  considerando fatores como o desastre em questão e as distâncias.


SERVIÇOS NA AVENIDA CARANÃ BENEFICIARÃO SEIS BAIRROS DA GRANDE ÁREA DA NOVA REPÚBLICA


Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) estão na Avenida Caranã realizando serviços de limpeza e terraplenagem da via. O objetivo é permitir uma integração maior entre bairros na grande área da Nova República. O prefeito Alexandre Von, que neste sábado (26) esteve vistoriando os serviços, explicou que serão beneficiados diretamente os bairros: Cambuquira, Matinha, Ipanema, Vitória-Régia, Nova República e Floresta. Acompanharam o prefeito, o secretário adjunto de Infraestrutura, Mário Maués, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr. e o vereador Rogério Cebulisk. Os serviços na Avenida Caranã fazem parte da Operação Verão, que está sendo executada na grande área da Nova República.

LAGO GRANDE RECEBE AÇÕES NA ÁREA DE INFRAESTRUTURA RURAL


Durante viagem a região do Lago Grande, ontem, sexta-feira, 25, o prefeito Alexandre Von inspecionou, juntamente com o prefeito de Juruti Marquinho Dolzane, serviços de terraplenagem de vias e empiçarramento de ramais e estradas vicinais na região do Alto Lago Grande, na divisa entre os municípios de Santarém e Juruti. Essa ação está sendo compartilhada entre os dois municípios para a recuperação de mais de 80 km de estradas vicinais, beneficiando comunidades rurais da região como: Piraquara, Terra Preta dos Lúcios, Bom Jardim, Boa Esperança, Castanhalzinho e outras.


















AULA INAUGURAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 25, a aula inaugural do curso de Especialização em Gestão Escolar. O curso é ministrado através de parceria entre a SEMED, a 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O curso é voltado à formação continuada de gestores das escolas públicas municipais e estaduais. A aula inaugural teve como tema: Políticas Públicas e Gestão Educacional na Amazônia e foi proferida pela Prof. Dra. da UFOPA, Tânia Brasileiro. 

O objetivo do curso é formar gestores escolares que contemplem a concepção do caráter público da educação e da busca da qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, vendo a escola uma perspectiva de inclusão social.

PROJETO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO RECEBE PRÊMIO DA FUNDAÇÃO ITAÚ UNICEF

O Projeto Rádio pela Educação foi premiado na categoria na final do Regional Belém do Prêmio Itaú Unicef. Para chegar até essa etapa , o projeto passou por uma rigorosa seleção, com mais de dois mil concorrentes (2.713 no total. O projeto, uma iniciativa da Diocese de Santarém através da Rádio Rural, conta apoio da Prefeitura de Santarém através  da Secretaria Municipal de Educação.

O principal instrumento do Rádio pela Educação é o Programa Para Ouvir e Aprender, com duração e 30 minutos veiculado às segundas, quartas e sextas-feiras na Rural, duas vezes ao dia. A ferramenta é acompanhada por alunos e professores de escolas do município, que implementam as ações em sala de aula.

O resultado da premiação ocorreu na última terça-feira, 22, na sede da FIEPA, em Belém. A coordenadora do Rádio pela Educação, Socorro Carvalho, e a professora Joseane Ferreira, da Escola Municipal Ecila Nobre dos Santos, receberão a premiaçãoO resultado da premiação ocorreu na noite, da terça feira (22), na Federação das Indústrias do Pará – FIEPA,   em Belém, participam da programação representando o projeto Socorro Carvalho Coordenadora e Joseane Ferreira professora que representa a Escola Ecila Nobre dos Santos receberam a premiação no valor de R$ 25 mil para o fortalecimento das ações na educação. 

GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL REALIZA PROGRAMAÇÃO

O Programa de Educação Fiscal, coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), realizou na noite de ontem, quinta-feira, 24, programação no auditório da UEPA, com palestra e a apresentação da peça O Auto da Barca do Fisco, encenada por alunos da Escola Estadual Frei Ambrósio. O Grupo está presente em 60 escolas do município – 41 da área urbana, 14 da região de planalto e 05 na região ribeirinha. Na rede Estadual está presente na Escola Frei Ambrósio, onde desenvolve diversas ações, inclusive com premiações, através do Projeto Sol. Na ocasião estiveram presentes a titular da SEFIN, Regina Sousa, o titular da SEMDE, Valdir Matias Jr., o chefe da Divisão de Tributação do município, Vilberto Sá, e alunos das redes municipal e estadual de ensino.

 

Através de ações implementadas nas escolas, os alunos são os agentes multiplicadores e divulgam a importância de estar em dia com os impostos, sendo que o dinheiro do contribuinte é revestido em obras para a coletividade.