quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Conjove realiza lançamento do 3º Liquida Santarém‏

Vem ai, o Liquida Santarém, evento que pretende fortalecer o Comércio Serviço e Indústria local, criando ambiente e condições para que os negócios gerados no município contribuam para a geração de renda e riqueza local. O lançamento oficial acontece no dia 26 de setembro, as 19 horas, no Auditório Palladium. Segundo o Diretor de Marketing do CONJOVE, Gerlander Campos, algumas medidas estão sendo tomadas para estimular a adesão de novos parceiros “Pra quem nunca participou, o lançamento vai ser a oportunidade para conhecer o regulamento. Vamos ter palestra de motivação para o atendimento e vendas, além de apresentarmos todos os benefícios do aumento no faturamento. Aos empresários que estiverem presentes, a taxa de adesão estará em um preço promocional”.

Em sua 3ª edição, o Liquida consiste numa “liquidação geral”, onde as empresas participantes criam condições e facilidades para as vendas e as negociações. Em 2013, a iniciativa ocorre durante o período de 6 a 9 de novembro. O coquetel de lançamento contará com a participação do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Carlos Becker.

Com a recuperação de crédito e a oferta de descontos que vão de 5% a 70%, a iniciativa pretende promover o aumento significativo no volume de vendas nas empresas locais. Cada loja participante irá receber um kit contendo bandeirolas, adesivos e cartazes que identificam sua participação na liquidação, além de etiquetas que sinalizam os produtos com descontos.

Os membros do Conselho de Jovens Empresários (CONJOVE) já estão visitando as empresas para divulgar a “maior liquidação de todos os tempos”. O empresário que quiser participar, deve entrar em contato com a secretaria da ACES pelos telefones (93)3523-5633 ou 3523-5966.

O 3º Liquida Santarém é organizado pelo CONJOVE, da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, pelo Sindicato do Comércio Lojista (Sindilojas) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Fonte: Ascom/Aces

Acre e parte do Amazonas estão mais perto de voltar a antigo fuso horário

Os moradores do Acre e de parte do Amazonas estão mais próximos de ter de volta o fuso horário com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília. A proposta que restabelece o horário antigo (PLC 43/2013) foi aprovada nesta quinta-feira (26) pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. O projeto segue agora para o plenário da Casa, com requerimento que pede análise em regime de urgência.
Sob a justificativa de que a população local sofria prejuízos econômicos, sociais e culturais por causa da diferença em relação ao restante do país, em 2008 a Lei 11.662 reduziu o fuso horário dessa região a apenas uma hora a menos em relação a Brasília.
A mudança, no entanto, não agradou à maioria da população. O descontentamento foi comprovado em 2010, quando os eleitores do estado do Acre participaram de um referendo sobre o tema. À época, o resultado mostrou que 39,2% dos eleitores queriam o retorno à hora antiga, enquanto 29,7% eram favoráveis à manutenção do fuso horário em vigor. (ABr)

Aldo Queiroz: “Tenho o respeito da comunidade acadêmica”

Jornal O Impacto: Quantos anos o senhor atua nas universidades federais na região Oeste do Pará?


Aldo Queiroz: Na carreira como professor tenho 34 anos. Desses, 27 anos foram dedicadas a Santarém e a região Oeste do Pará. Começamos aqui com um campus universitário da UFPA, que se transformou em uma universidade. Temos experiência, conhecimento e respeitabilidade da sociedade regional e da comunidade acadêmica da instituição, pelo nosso trabalho. Estamos ainda aguardando o regulamento do processo de eleição para que a gente possa, então, ouvir a comunidade e tomar a decisão sobre a candidatura. A nossa candidatura não é uma imposição, mas é um processo histórico e natural e, é o desejo de uma parcela significativa da comunidade acadêmica da Ufopa.

Jornal O Impacto: Já tem data prevista para as eleições da nova reitoria da Ufopa?

Aldo Queiroz: As eleições deverão ocorrer no mês de novembro deste ano. Mas, ainda está sendo avaliada e estão sendo discutidas no Conselho Universitário as regras do processo eleitoral e o período. Inicialmente, já foi estabelecido que a partir da reunião inicial do Conselho, seja estabelecido um período de 75 dias, então, a eleição deverá ocorrer no mês de novembro.

Jornal O Impacto: Professor como ocorreu todo o processo de implantação da Ufopa em Santarém?

Aldo Queiroz: A Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou suas atividades em Santarém, na década de 1970. Retornou depois, no inicio da década de 1980 para Santarém e, quando o professor Seixas Lourenço assumiu a reitoria em 1985, interiorizou a Universidade, a partir de 1986. Ele instalou novos campus universitários, como embriões de futuras universidades. Hoje, o único estado da região Norte que tem quatro universidades federais é o Pará, fruto do resultado desse trabalho do professor Seixas. Todos os outros estados da região Norte só tem uma universidade federal com sede na capital. Isso demonstra um processo de oportunidades para a sociedade da região. Ele tem que ser firme criando essas oportunidades de ensino, pesquisa e extensão, para a sociedade conquistar uma qualidade de vida melhor, sua liberdade e uma vida mais digna e essa é a proposta e o trabalho que a Ufopa tem realizado em Santarém e região.

Jornal O Impacto: Hoje, a Ufopa está passando por um processo de ampliação tanto em Santarém quanto em outras cidades da região?

Aldo Queiroz: Perfeito! Além de Santarém, estão sendo implantados campus universitários em mais seis municípios. Já estamos em processo de regularização de terrenos pelas prefeituras. Algumas já consolidadas, como é o caso de Juruti, onde já foi iniciada a obra do campus, com investimentos na ordem de R$ 15 milhões. Em Santarém, são mais de R$ 100 milhões em obras que estão sendo realizadas pela Ufopa, como o bloco modular dos institutos e a questão da reforma e construção de laboratórios. Vão acontecer ainda no final deste mês, uma série de inaugurações e tudo isso é resultado do trabalho do professor Seixas Lourenço.

Jornal O Impacto: Qual a quantidade de empregos que a Ufopa está gerando em Santarém e nas outras cidades da região?

Aldo Queiroz: Diretamente a Ufopa já gerou mais de 500 empregos de qualidade. Os empregos são tanto de cunho federal quanto relacionados às terceirizadas, como o pessoal dos serviços de limpeza, de motorista e, isso trás uma dinâmica pra região muito boa no comércio, no setor imobiliário, que tem tido resultados fantásticos com essa presença da Ufopa em Santarém.

Jornal O Impacto: Qual a quantidade de alunos e professores?

Aldo Queiroz: São cerca de 270 professores e mais da metade deles com doutorado e todo o restante praticamente com mestrado. São cerca de 320 técnicos e mais de 6 mil alunos.

Jornal O Impacto: Em relação à ampliação do espaço físico da Ufopa no Bairro Salé. Como está sendo o diálogo com a Prefeitura sobre as ruas das proximidades onde algumas chegaram a ser fechadas?

Aldo Queiroz: Estamos dialogando com a Prefeitura e a comunidade para chegarmos a uma conclusão de que forma a estrutura deve ser ampliada, para que não aconteçam reclamações.

Jornal O Impacto: Quais os novos cursos da Ufopa que foram reconhecidos pelo Ministério da Educação?

Aldo Queiroz: O Ministério da Educação (MEC) reconheceu dois cursos de bacharelado da UFOPA, que foram Direito, que recebeu o Conceito 4, e Agronomia, que recebeu o Conceito 3. Os conceitos variam de 1 a 5. Os avaliadores do MEC realizaram visita às instalações do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), que abrigam os cursos em questão da Universidade, no período de 15 a 18 de setembro.

Para o reconhecimento, foram levadas em consideração 3 dimensões: Organização didático-pedagógica, que avalia o Plano de Desenvolvimento Institucional e o projeto pedagógico do curso, entre outros critérios; Corpo docente e tutorial; e Infraestrutura.

Vice-Governador acusado de gastos abusivos em viagens


Vereador Nicolau do Povo denuncia abusos praticados pelo vice-governador Helenilson Pontes. As constantes viagens do vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, a Santarém e municípios da região nos últimos meses viraram alvo de críticas de autoridades locais e da população. Recentemente, o vice-Governador esteve em alguns municípios do Oeste do Pará, onde entregou viaturas policiais e anunciou investimentos em outras áreas.

Para alguns vereadores de Santarém, os gastos excessivos do vice-Governador em viagens pela região devem ser investigados pelo Ministério Público. Os parlamentares acreditam que o dinheiro usado em tantas viagens deveria ser investido em outras áreas de interesse da população, como na saúde pública e na infraestrutura.

Inconformado com a questão, o vereador Nicolau do Povo (PP) acredita que o descaso do governo do Estado para com o município de Santarém está ficando escancarado cada vez mais.

O Vereador considera abuso de poder funcionários do Estado utilizarem veículos públicos e fazerem altos gastos nas viagens do governador Simão Jatene e do vice Helenilson Pontes à Santarém e outros municípios da região.

Segundo Nicolau do Povo, a população do Oeste do Pará passa por necessidades e sofre com a falta de água e energia todos os dias. Para ele, o uso de veículos públicos para fins particulares incide em crime de improbidade administrativa.

De acordo com a Lei 8.429/92, a pena para quem utiliza veículos públicos para fins particulares varia entre seis a dez meses de detenção e multa, além de indenização dos prejuízos e danos materiais, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

ATRASO DE VERBA NA SAÚDE: Item essencial em qualquer política séria de saúde pública, a atenção básica agoniza no Pará sobrecarregando as urgências e emergências e aumentando as demandas sobre a média e alta complexidade. O resultado é o caos que tem no Pronto Socorro Municipal de Santarém e outras unidades de saúde dos municípios da região.

Responsáveis pela área, os municípios são freqüentemente apontados como os culpados por esse desleixo que pode custar vidas. E de fato são eles que deveriam investir na política de atenção básica. O problema é que a maioria deles está de pires na mão porque verbas que deveriam ser repassadas pelo governador do Estado, Simão Jatene, às prefeituras, não estão chegando, resultando em cortes abruptos no atendimento.

Assim como a educação, a saúde está no que se chama de políticas compartilhadas, ou seja, aquelas que são responsabilidade dos estados, da União e dos municípios. A estes caberia cuidar da atenção básica, essencial para a prevenção de doenças gerando qualidade de vida e economia no sistema, já que a idéia é evitar que os casos se agravem, aumentando os custos dos tratamentos mais complexos.

No Pará, até 2009 os recursos eram repassados pelo governo Estadual, por meio de convênios, o que acabava gerando incertezas por condicionar os repasses aos humores políticos do chefe do Executivo. Em conjunto com o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde, a então governadora Ana Júlia Carepa criou um Plano Estadual de Valorização e Fortalecimento da Atenção Básica (PFVAP) que funcionaria nos moldes do PAB. O programa estadual, que ficou conhecido como Pabinho, distribuía recursos de acordo com a população e com indicadores de qualidade dos gestores. O problema é que, desde 2011, os repasses começaram a atrasar e, desde 2012, a situação piorou com atrasos que superam dez meses, deixando muitos municípios em situação de penúria.

Escola Tecnológica da Fernando Guilhon abandonada pelo Estado


Descaso com dinheiro público - Mato, lixo e entulhos tomam conta do local da obra. O descaso do Governo do estado para com a educação da região Oeste do Pará é grande e sério. Três anos depois de iniciada, a obra da Escola Tecnológica de Santarém, localizada no cruzamento das rodovias estaduais Fernando Guilhon e Everaldo Martins (Estrada de Alter do Chão), fruto de um convênio entre o programa “Brasil Alfabetizado”, do Governo Federal e do Governo do Pará, continua paralisada.

Quem chega ao local, se depara com o abandono da construção da Escola Tecnológica. Mato, capim e um amontoado de material de construção abandonado tomam conta do local. Enquanto a obra continua sem previsão para a conclusão, estudantes de Santarém aguardam com ansiedade a inauguração da instituição de ensino.

Contraditoriamente com a falta de previsão para a finalização dos trabalhos na Escola, duas placas colocadas em frente ao prédio mostram a data do início e da conclusão dos serviços, além de um logotipo da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), assim como um slogan com a seguinte denominação: “O imposto que você paga está aqui”.

O descaso com a finalização das obras motivou o vereador Ronan Liberal (PMDB), no início desta semana a cobrar a conclusão da Escola Tecnológica do Estado. Para ele, a construção está a passos lentos. Ronan Liberal define que a escola é uma realidade para muitos municípios do Estado, como exemplo em Itaituba.

O vereador cobra do Governo do Estado, um esclarecimento sobre a conclusão da obra da Escola, que está localizada na Rodovia Everaldo Martins e, não saiu do esqueleto da planta original. Ronan pede também que seus pares procurem saber do Secretário de Obras do Estado, Joaquim Passarinho, o que está acontecendo, e o porquê da paralisação das obras.

“A escola tecnológica é uma realidade em muitos municípios do estado do Pará, como exemplo podemos citar a que foi implantada no município de Itaituba, que possui cerca de mil alunos, não só da cidade, mas de outros municípios. Pelo visto, parece que não há interesse do governo do estado em terminar essa obra em Santarém, que vem ao encontro dos anseios da sociedade que necessita de qualificação para ingressar no mercado de trabalho”, comentou o Vereador.

DESAPROPRIAÇÃO: Em março deste ano, a Procuradoria Geral do Município de Santarém anunciou que a Justiça, através da juíza da 8ª Vara Civil, Dra. Gisele Mendes, concedeu o documento de Imissão de Posse mediante pagamento do valor de R$ 88 mil por parte do Município, para a retomada das obras da Escola Tecnológica.

Na época, a Procuradoria assegurou que as obras da escola estavam paralisadas, por conta da não efetivação do processo de desapropriação do terreno. Segundo a Procuradoria, o Ministério da Educação e Cultura bloqueou 25% do recurso, na ordem de R$ 65 milhões, por considerar sem efeito a área da Escola Técnica, por conta de haver apenas um Decreto de desapropriação, mas não havia Imissão de Posse.

DESCASO: Para todos que chegam a Santarém, via aérea, já que a obra está sendo construída na Rodovia que dá acesso ao aeroporto Maestro Wilson Fonseca, a pergunta é uma só: Como é que ninguém se pronuncia sobre esse descaso com a coisa pública? É o dinheiro do contribuinte que está sendo jogado fora, já que o material que está no local e sem uso, está se deteriorando pelo tempo. Se nada for feito, a estrutura poderá desabar e formará um horrível cartão postal com a área da Construtora Buriti que também está abandonada.

Advogada diz que sofreu ‘calote’ no show de Ivete Sangalo


Dra. Gracilene Amorim sentiu-se lesionada e vai procurar seus direitos na Justiça. Depois de várias denúncias com relação à realização do Sairé de Alter do Chão, na semana passada, uma série de reclamações veio à tona no início dessa semana relacionado a cobrança abusiva dos ingressos para o show da cantora baiana Ivete Sangalo. Para alguns brincantes, o show de Ivete, no Sairé, foi uma ‘tragédia’, onde muitos pagaram, mas não conseguiram assistir da forma como havia sido colocada pela empresa que coordenou o Festival, a Magma Eventos.

Entre dezenas de pessoas que declaram que foram ‘lesadas’ no show de Ivete, está a a advogada Gracilene Amorim, que postou na manhã de sábado, 21, em sua página, em uma rede social, que juntamente com vários amigos comprou um camarote pelo valor de R$ 2 mil, onde os organizadores do show lhes disseram que teria serviço de bar, comida e banheiros, porém, quando entraram no Sairódromo, se depararam com outra realidade.

“Quando entramos, também não nos pediram ingressos e nos levaram para o que chamaram de ‘camarote’, ou seja, uma sobra de espaço escuro e na entrada dos ingressos da área vip. Ficamos isolados dos camarotes e numa situação constrangedora, porque quem pagou 70 reais pra pista estava em melhores condições de apreciar o show. Procuramos a quem reclamar e ninguém se dignou a resolver o problema. Ressalte-se, que nos deram garantia de toda a infraestrutura do espaço, que no croqui, era outra coisa. Realmente, foi péssimo passar o show aborrecida e decepcionada com a postura dessa empresa que nos deu um golpe. Essa é a realidade”, denunciou a advogada.

Na manhã de sábado,21, e de segunda-feira, 23, várias pessoas que declararam ter sido ‘enganadas’ pela empresa que coordenou o show de Ivete Sangalo, procuraram a 16ª Seccional da Polícia Civil para denunciar o ‘calote’ que sofreram no Sairé 2013.

RECLAMAÇÕES: O motivo de tantas reclamações teria sido o fato de muitas pessoas terem comprado ingresso Vip por R$ 150,00 e de não terem conseguido entrar no local do show, oferecido pela Magma Eventos. Dezenas de pessoas denunciaram que compraram ingresso e, que não sabiam que a empresa que coordenou o evento, venderia a quantidade de bilhetes acima da capacidade de acomodação no local do show.

QUESTIONAMENTOS: Além de problemas na acomodação de pessoas que compraram o ingresso com o preço ‘salgado’ para o show de Ivete Sangalo, outros questionamentos foram feitos pela população de Santarém, como onde foi aplicado o dinheiro liberado pela Prefeitura e pelo Governo do Pará, ao festival do Sairé 2013. “A Prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão e o Jatene enviou mais R$ 360 mil – o que questionamos, é onde foi gasto essa grana toda? Em que foi aplicado isso? Há quem desconfie que tem acerto de conta de campanha rolando nos bastidores da Festa dos Boraris – Realmente não vimos grandes investimentos no Sairé, e também custa acreditar que toda essa grana foi aplicada na Vila de Alter do Chão”, questiona um analista político.

Polícia do AM apreende 50 kg de maconha levados de Santarém



Policiais abordaram a embarcação ainda no rio, em frente à cidade de Manaus. Nenhum resistiu a prisão. Amazonas - A Secretaria-Executiva de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas apreendeu, na manhã desta quinta-feira (26), aproximadamente 50 quilos de maconha num barco que ia de Santarém com destino a Manaus. Na ação, quatro pessoas foram presas em flagrante, e uma adolescente de 16 anos foi apreendida. A atuação da quadrilha envolvida estava sendo investigada há dois meses. 


Na ação, foram presos: Antônio Nilson Freitas do Nascimento, 29 anos, Kamila de Oliveira Silva, 18 anos, Juliana Façanha Campos, 20 anos, Priscila Batista dos Santos, 22 anos. Todos moram em Manaus, inclusive a adolescente apreendida, tendo vindo a Santarém buscar o material, segundo aponta investigação feita pela Secretaria de Segurança.
Durante a ação, os policiais abordaram a embarcação ainda no rio, em frente à cidade de Manaus. Nenhum dos acusados resistiu a prisão.

Os quatro maiores de idade prestaram depoimento e serão encaminhados à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, após o procedimento de flagrante ser concluído. Eles vão responder pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas. A adolescente apreendida foi encaminhada à Delegacia Especialista em Apuração de Atos Infracionais.

TCU decide que Senado tem de adaptar 'supersalário' ao teto do funcionalismo

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu em julgamento nesta quarta-feira (25) dar 30 dias para que o Senado Federal reduza os vencimentos dos servidores da Casa que ganham acima do teto do funcionalismo. Pela Constituição, o salário máximo permitido no serviço público equivale ao subsídio de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente em R$ 28 mil.

A maioria dos ministros também decidiu que os 464 funcionários do Senado que recebiam os chamados "supersalários" em 2010, ano em que foi realizada a auditoria, terão de devolver aos cofres públicos os valores recebidos a mais desde 2008. Segundo estimativa do TCU, esse montante acumula cerca de R$ 300 milhões.

Entre as punições estipuladas em caso de descumprimento, a decisão prevê multa de R$ 40 mil para dirigentes do Senado. No início da noite, a assessoria da Presidência do Senado divulgou nota em que informa que a decisão do TCU será cumprida "imediatamente".

"O presidente Renan Calheiros informa que, em face da decisão adotada hoje pelo Tribunal de Contas da União, o Senado Federal irá implantar imediatamente a redução da remuneração dos servidores da instituição ao limite constitucional", diz o texto da nota.

Em agosto, o TCU já tinha dado 60 dias para a Câmara dos Deputados cortar os vencimentos de mais de mil servidores e adaptá-los ao limite do teto do funcionalismo. Mas não determinou a devolução do que foi pago a mais.

De acordo com o tribunal, o Senado paga de forma indevida, anualmente, R$ 157 milhões, dos quais R$ 60 milhões somente em salários acima do teto. A diferença se refere a outros pagamentos considerados irregulares pelo TCU, referentes a horas-extras, horas não trabalhadas e acúmulo de cargos indevidamente.

A estimativa dos auditores do TCU, informou a assessoria do tribunal, é de que estejam irregulares aproximadamente 10% da folha de pagamento do Senado, de R$ 1,5 bilhão por ano (soma dos salários de servidores e parlamentares).


O processo que analisou a folha de pagamento do Senado foi relatado pelo ministro Raimundo Carreiro, ex-secretário-geral da mesa diretora do Senado.

Em seu parecer, Carreiro sugeriu que a direção do Senado cortasse os salários dos servidores que recebem acima do teto constitucional, mas não previa devolução de dinheiro aos cofres públicos.

Mas, durante o julgamento, o ministro Walton Rodrigues apresentou um voto em separado que, além do corte dos "supersalários", também estabelecia a devolução dos recursos pagos a mais. O relatório de Rodrigues obteve quatro votos; o de Carreiro, dois.

Os chamados "supersalários" são decorrência do entendimento do Legislativo de que o pagamento por função comissionada não entra no cálculo para adaptar as remunerações ao teto constitucional.

Segundo o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, as decisões do tribunal em relação a Câmara e Senado devem gerar economia anual de aproximadamente R$ 700 milhões por ano (R$ 500 milhões da Câmara e R$ 200 milhões do Senado).

“O Brasil precisava fazer isso há muito tempo. entendemos que não podemos continuar com salários diferenciados, de certa forma pessoas ganhando salários de marajás, em relação a cidadãos que recebem salário mínimo”, avaliou o presidente do TCU.

Nardes informou que agendou uma audiência para a manhã desta quinta (26) com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No encontro, o presidente do TCU pretende entregar cópia do acórdão do tribunal que detalha a decisão de cortar os supersalários e prevê a devolução dos valores pagos acima do teto.

Supersalários da Câmara
Em agosto, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que iria analisar "caso a caso" antes de cumprir a decisão do TCU. A Câmara tem até o dia 14 de outubro para se adequar à determinação do tribunal.

Conforme auditores do TCU, o prejuízo aos cofres da Câmara com o pagamento de salários irregulares soma R$ 517 milhões por ano. Nas contas dos técnicos da corte de fiscalização, 18,75% dos gastos da casa legislativa com pessoal estão irregulares. (G1)

Aprovado projeto de lei que restringe a saída temporária de presos em datas especiais

O projeto de lei que restringe a saída temporária de presos em datas especiais e feriados foi aprovado nesta quarta-feira (25) no Senado e depende da decisão dos deputados para o benefício ser regulamentado. 

Pelo texto, a saída será limitada a uma vez por ano. Os senadores lembraram que alguns presos aproveitam a saída e não retornam para cumprir a pena.

Vestibular da Ufpa terá mudanças em 2014

Os Processos Seletivos 2014 da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abrem inscrições de 4 a 25 de outubro. Até o dia 22 de outubro, os candidatos poderão se inscrever pelo site do Centro de Processos Seletivos (Ceps - www.ceps.ufpa.br).

A grande novidade da seleção é a total adesão ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o pagamento de taxa menor, no valor de R$ 20 - exceto para alunos de escola pública, que são isentos de qualquer cobrança mediante documentação comprobatória de terem cursado o ensino médio na rede pública.

Outra inovação foi a decisão, por parte do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da instituição, pelo acréscimo de 10% em cima da pontuação total do candidato da região Norte que disputar uma vaga pela UFPA - uma forma de equalizar a competição entre candidatos de outras regiões. Os editais já estão disponíveis na página do Centro de Processos Seletivos da Universidade (Ceps - www.ceps.ufpa.br).

Serão oferecidas, no total, 7.804 vagas, sendo 5.411 vagas dentro do Processo Seletivo (PS) e 1.207 para candudatos oriundos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Outras 406 vagas estão reservadas a quem for participar dos Processos Seletivos Especiais (PSE); 312 vagas para candidatos que se declararem indígenas; 312 para membros de comunidades quilombolas; e 156 para Pessoas com Deficiência (PCD). As vagas se dividem em 156 cursos ofertados em Belém e interior do Estado.

No ato da inscrição, o candidato escolherá se deseja concorrer na condição de cotista ou de não cotista. Tanto na seleção via Enem quanto na seleção via Sisu, 50% das vagas de cada curso são para estudantes de escolas públicas.


Dentro desse grupo, cerca de 15% são destinadas a alunos autodeclarados negros ou pardos; 8% para aqueles que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo; duas vagas a mais podem ser criadas para estudantes indígenas; duas vagas a mais, para estudantes quilombolas; e uma vaga a mais para pessoas com deficiência.

O candidato cotista deve escolher a opção que mais se adapta ao seu perfil, já que, no ato da habilitação, terá que apresentar os documentos comprovando a sua condição, sob pena de perder a vaga. Os candidatos indígenas não concorrerão duas vezes à seleção da UFPA. Se escolher concorrer pelo PS 2014, não poderá participar do PSE. (Diário do Pará)

Três são presos em flagrante preparando droga em Santarém

Foram apreendidas 70 petecas de pasta base de cocaína e materiais utilizados para fabricação. Prisão ocorreu na quarta-feira (25).


Três jovens foram presos por volta de 19h30 da noite de quarta-feira (25), em uma casa utilizada para fabricação de cocaína, no bairro Floresta, em Santarém, oeste do Pará. Segundo a polícia, os jovens foram flagrados preparando as trouxinhas de droga para ser vendida.

Foram apreendidas 70 petecas de pasta base de cocaína, tesoura e plástico. Dentro de uma panela a polícia encontrou um produto chamado de ‘barrilhada’, que é uma mistura de soda cáustica com solução de bateria, material utilizado para fazer render a substância. 


Os acusados, presos em flagrante foram identificados como Marcelo William de 20 anos, Richardison de Oliveira, 19, e Wagner Sousa Maciel de 22 anos.

A polícia também apreendeu duas motocicletas e com Richardison encontrou munições.
Segundo a polícia, um deles já tem passagem pela polícia após ser denunciado pela própria mãe.


Segundo moradores do bairro, que preferiram não gravar entrevista, ninguém mora na casa. O local é usado apenas para o preparo e venda de drogas.

Os acusados foram levados a Delegacia de Polícia Civil.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CURSOS BOQUETE NA RÚSSIA!


Não é sujo! Fellatio é uma prática que exige um certo domínio. Para dominar esta arte, um curso tem a surgir na Rússia para treinar as mulheres menos especialista.

Por 85 €, você receberá um treinamento intensivo em sexo oral. Sim senhoras, ele também ensina que tipo de coisa. A prática do sexo oral não é algo coisa inata. Assim, você pode aprender o básico do sexo oral através de vários exercícios. Ele só vai para a Rússia. Um boquete especialista usando um vestido azul lindo irá explicar todos os passos de sexo oral, a instalação de preservativo boca através das carícias. Cursos são realizados utilizando plástico tamanho sexo bastante consistente. Alguns participantes deve ser frustrado, removendo as calças de seu cônjuge. Aprendemos também que estes são falsos adesivos de gênero, para ser capaz de anexar um espelho e simular sexo oral de joelhos. Na verdade, nós não praticamos sexo oral, da mesma forma quando você está sentado ou em pé. Sim, há regras! Fotos também aprendemos que precisamos priopri, esfregue os direitos sexuais. Acalmem-se senhoras. Finalmente, os alunos também aprendem a descobrir o seu próprio sexo com a utilização de uma vagina de plástico. Tão fascinante! Quando é que tal curso em Paris? E como as imagens valem mais que mil palavras, permite-lhe desfrutar do curso.

Veja as fotos abaixo:










Fonte: Cluster Revista (boquete sexo oral rússia durante fellatio)

Bancários iniciam greve nacional nesta quinta-feira


A categoria bancária inicia uma greve nacional por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (19), conforme decisão unânime das assembleias dos trabalhadores do ramo financeiro realizada no último dia 12 em todo país. No Pará, mais de 8 mil bancários e bancárias deverão cruzar os braços e parar as atividades das mais de 550 agências de bancos públicos e privados que atuam no Estado. Em Belém, a concentração do primeiro dia de greve será na Avenida Presidente Vargas.

No município de Santarém, os funcionários dos bancos públicos e privados já confirmaram adesão à paralisação nacional.

A categoria está desde o mês de agosto em plena Campanha Nacional por melhores salários e melhores condições de trabalho. Porém, nas negociações do Comando Nacional da categoria com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), e também nas mesas específicas com os bancos públicos, nenhum avanço foi alcançado pelos trabalhadores.

Na última rodada com a Fenaban realizada no dia 5 de setembro, em São Paulo, os representantes dos bancos apresentaram ao Comando Nacional dos Bancários uma proposta de reajuste salarial de 6,1%, o que não repõe nem mesmo a inflação do período projetada em 6,6%.

Além disso, a Fenaban se nega a garantir melhores condições de trabalho, não querem a contratação de mais bancários para acabar com as filas, não aceitam reduzir juros e tarifas, e não querem garantir mais segurança nas agências.

Em nível local, houve apenas duas mesas de negociação com o Banco da Amazônia e todas sem avanços, principalmente para demandas como novo Plano de Cargos e Salários (defasado há quase 20 anos), o fim das terceirizações e da lateralidade, e a melhoria das condições de trabalho nas agências. O banco suspendeu as negociações desde o dia 3 de setembro.

No Banpará, foram realizadas cinco rodadas de negociações específicas, e assim como nos demais bancos, nada de avanços para os trabalhadores. O banco segue sem apresentar respostas para as principais demandas do funcionalismo que são: a retomada do tíquete extra – que saiu do acordo coletivo no ano passado por intransigência do banco, as imediatas promoções para todos os funcionários no Plano de Cargos e Salários, e a reestruturação de todas as unidades como forma de garantir melhores condições de trabalho. 

“A cada ano, as empresas bancárias registram lucros astronômicos. No primeiro semestre de 2013 os bancos alcançaram lucro de mais de R$ 30 bilhões, o maior lucro bancário no Brasil em toda sua história. Diante desse fato e da intransigência dos bancos em oferecer um índice que não repõe nem a inflação, e em não aceitar negociar nossas reivindicações de emprego, saúde, segurança etc, não resta alternativa à nossa categoria senão a greve nacional por tempo indeterminado, pois somente assim poderemos arrancar conquistas nessa Campanha Nacional”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

aw informatica com informações do Sindicato dos Bancários do Pará

Encontro alerta sobre consumo de álcool e direção em Santarém


Diversas autoridades participaram da abertura da Semana Nacional de Trânsito. Dezenas de acidentes de trânsito que acontecem com freqüência nas ruas e rodovias de Santarém podem estar sendo causados por consumo de bebidas alcoólicas e por imprudência dos motoristas e motociclistas, segundo o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (PTran). Diariamente, inúmeros acidentes de trânsito são registrados nas principais ruas de Santarém, envolvendo principalmente motocicletas.

Diante da situação, o vereador Ronan Liberal Júnior (PMDB), representou a Câmara Municipal de Santarém, na abertura da “Semana Nacional de Trânsito”, que esse ano tem o seguinte tema: “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito”.

Na ocasião, a Câmara recebeu um certificado em reconhecimento ao seu importante trabalho, com responsabilidade a favor de uma cultura de paz no trânsito de Santarém.
Uma estatística do PTran aponta que de janeiro a agosto deste ano aumentou em 7,5% as autuações de infrações de trânsito, onde em 2012 foram registradas 1.557 e em 2013 houve 1.675 notificações.


Já os acidentes com vitimas fatias reduziram em 74% em 2013, segundo a Polícia Militar, quando foram registradas apenas 07 mortes, totalizando 20 a menos, do que no mesmo período de 2012, quando houve 27 óbitos.

CAMPANHA: O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) definiu a programação da Semana Nacional de Trânsito, que começou na manhã de hoje, 18, e se estenderá até o dia 27 de setembro. A atividade está incluída na Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020, uma ação proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010 com o objetivo de reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em todo o mundo.

Este ano, a Semana Nacional de Trânsito tem como tema “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito”.

Rádio Guarany FM estréia equipamento de alta tecnologia


Em comemoração aos 32 anos da Rádio, uma vasta programação será realizada em Santarém. A Rádio Guarany FM de Santarém, foi implantada em 05 de outubro de 1981, na época em que o Rádio FM era novidade e tinha baixa aceitação no mercado santareno. Apesar disso, desde o começo de suas atividades, a emissora vem conquistando a liderança em audiência com seu estilo próprio de fazer comunicação, com uma linguagem simples, clara, capaz de ser entendida por ouvintes de todas as faixas etárias e com adoção de uma linha musical eclética e valorizando os estilos regionais.

Além de fazer um jornalismo sério, foi pioneira na frequência modulada a criar um espaço para interagir com o ouvinte sobre problemas regionais, do Brasil e do mundo, desta forma alcançou enorme popularidade que tem até hoje, entre seus milhares de ouvintes santarenos e das demais localidades e Municípios vizinhos da região Oeste do Pará.


Neste ano, a Rádio Guarany FM comemora 32 anos de existência e para marcar a data, serão realizados grandes eventos no período de outubro a dezembro de 2013, que coincidirão com a Nova Programação da emissora e a Inauguração de novos equipamentos, transmissor em frequência modulada, e RDFM 10.000T de alta tecnologia, dando modernidade a sua estrutura operacional e maior alcance regional. A expectativa é que a emissora já esteja operando em potência máxima no festival dos botos em Alter do Chão, no sábado, 21 de setembro de 2013, quando a rádio fará transmissão ao vivo do evento.
“A abertura da programação de comemoração dos 32 anos da Rádio Guarany FM, será na sede da AABB no dia 05 de outubro, dia do aniversário, com início a partir das 20h00min, com o show “Conexão”, onde Artistas e Bandas de 11 Municípios da região da Transamazônica e Baixo Amazonas irão se apresentar. Você adquire seu passaporte de entrada na hora do evento trocando um brinquedo ou 1 Kg de alimento não perecível para doarmos às famílias e crianças carentes no dia 12 de outubro, Dia das Crianças”, disse o apresentador Acivan Monteiro.

O objetivo é divulgar e valorizar os talentos artísticos, bem como estimular as produções culturais em geral, tendo em vista, contribuir para o fortalecimento das raízes culturais e elevar a auto-estima dos artistas locais e da região Oeste do Pará.

No dia seguinte, 06 de outubro, a programação continua. A partir das 08h00min também na AABB, serão realizadas competições esportivas, recreações infantil, concurso de música e poesia, gincana cultural, oficinas de artes com pinturas e artesanatos, atividades em saúde e higiene, educação e preservação meio ambiente, expedição de documentos e outros.

Ainda em outubro, a Rádio Guarany FM realizará Campanhas educativas e Show de inauguração do novo transmissor da Rádio Guarany FM. É a festa de aniversário de 32 anos da Guarany FM, É POTENCIA 10.

Deputado pede reforma para sete escolas em Alenquer

Nélio Aguiar
Nélio Aguiar denuncia falta de estrutura e carência de profissionais. Diretores de sete escolas estaduais na cidade de Alenquer, no Oeste do Pará, solicitaram apoio do deputado Nélio Aguiar (DEM) para sensibilizar o governador Simão Jatene para os  problemas que hoje enfrentam, como falta de estrutura adequada e a carência de profissionais para atuarem em determinadas áreas. Assim como a falta de profissionais que exerçam funções específicas e necessárias para o bom funcionamento do sistema escolar. Estão na lista de reivindicações dos diretores as Escolas Jorge Hage, Santo Antônio, Monteiro Lobato, Maia Valmont, Escola Amadeu Burlamaqui, Maria Barbosa Assunção e Escola Estadual Fulgêncio Simões.

“Em razão desses graves problemas, as escolas estaduais estão perdendo o crédito, inclusive vários alunos estão evadindo-se das escolas devido a falta de professor, além do que o atendimento é precário nas secretarias, com a falta de um ambiente adequado para desenvolverem suas atividades com eficiência e qualidade”, detalhou Nélio Aguiar, que pede urgência do Governo do Estado na solução dos problemas educacionais no município de Alenquer.

NOVA ESCOLA PARA AVEIRO: O deputado Nélio Aguiar (DEM), deu entrada nesta quarta-feira (18)  à moção na Assembleia Legislativa do Estado do Pará pedindo ao Governo do Estado tomada de providências para a construção de uma escola de ensino médio no município de Aveiro. Segundo o parlamentar, as péssimas condições físicas da única escola do Município levou a Defesa Civil a fazer a interdição do prédio. “Não é de hoje que a Escola Estadual Eduardo Angelim vem enfrentando problemas administrativos e educacionais. A interdição deu-se devido ao estado de abandono, principalmente pelos alagamentos provocados pelo período de chuvas em nossa região, além das péssimas condições físicas em que a escola se encontra. Faltam professores e servidores, causando revolta aos estudantes”, disse o parlamentar.

UPP PARA MONTE ALEGRE: Preocupado com a onda de violência que tomou conta de Monte Alegre, no Oeste do Pará, o deputado Nélio Aguiar (DEM) solicitou ao Governo do Estado, através de moção, a instalação de uma Unidade de Policiamento Pacificadora (UPP) naquele Município. “A UPP como novo modelo de policiamento que promove a aproximação entre a população e a Polícia aliada ao fortalecimento de polícias sociais nas comunidades, faz-se indispensável em Monte Alegre, pois recupera áreas ocupadas por boca de fumo e vândalos que tomam conta dos vários bairros daquela cidade”, defendeu Nélio Aguiar durante sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

TELEFONE CELULAR PARA MORAES DE ALMEIDA: Com quase nove mil habitantes, o Distrito de Moraes de Almeida, localizado na BR 163, no sentido Cuiabá-Santarém, 300 Km de distância da sede, ainda não dispõe de um serviço de telefonia móvel para atender aquela população. Sensibilizado com o problema, o deputado Nélio Aguiar (DEM) deu entrada, nesta quarta-feira, 18, na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) a uma moção, solicitando ao Governo do Estado que intervenha junto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bem como aos diretores das empresas –concessionárias de telefonia- TIM, OI, VIVO ou CLARO, para garantir a implantação de uma torre de transmissão naquele Distrito. “Moraes de Almeida tem um dos mais fortes comércios da região, superando inclusive comércios de outros municípios, como Trairão, Jacareacanga e até mesmo de Novo Progresso, devido ser um centro pólo para os garimpeiros e área madeireiras e é um absurdo não dispor de um serviço de telefonia móvel para atender aquela população”, protestou Nélio Aguiar.

Alcoa participa de Encontro de Negócios em Santarém


Evento objetiva aproximar empresas fornecedoras com área de compras de grandes indústrias do Estado. A Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), por meio da Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Pará (Redes), promoveu este mês um Encontro de Negócios Focado com fornecedores da região oeste do Estado. Promovido em parceria com a Alcoa, o evento aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e contou com a participação de cerca de 20 empresas fornecedoras. O treinamento é uma ação estratégica da Redes e visa a aproximação de empresas fornecedoras locais com as áreas de compras das grandes indústrias compradoras no Pará. O foco é estimular o estreitamento de contatos e a consolidação de novos negócios no Estado.

A Alcoa é uma das empresas que investe na valorização e no fortalecimento dos fornecedores locais. Em 2013, a companhia já movimentou um total de R$100 milhões de reais na região oeste paraense. Este montante representa 95% do total de investimentos realizados somente no Estado, que foi de R$106 milhões. Isso demonstra o fortalecimento da relação da companhia com os fornecedores regionais e o cumprimento do compromisso assumido desde a implantação do empreendimento em Juruti.

Durante o encontro em Santarém, a Alcoa apresentou os critérios de como uma empresa pode se tornar fornecedora e quais suas atuais demandas de materiais para compra. As empresas presentes no evento conheceram estas necessidades e fizeram um pré-cadastro para se tornarem fornecedoras de materiais específicos de diversos segmentos, como montagem eletromecânica, manutenção e construção civil, rolamentos, produtos elétricos, entre outros.

Para Marco Noronha, gerente de Aquisição e Logística da Alcoa Juruti, o encontro foi bastante produtivo e contribuiu para o debate sobre desafios enfrentados hoje na região, como a oferta limitada de fornecedores locais de alguns materiais mais complexos. “Existem empresas fornecedoras que se cadastram, mas que não trabalham com o material que é de necessidade da companhia”, informou. “Estamos otimistas e queremos firmar mais parcerias na região, mas é preciso também que as empresas fornecedoras diversifiquem mais as suas atividades”.

Exigência e qualidade – Desde o início das operações em 2009, a Alcoa Juruti valoriza, qualifica e contrata parceiros comerciais com base em critérios de sustentabilidade estabelecidos pelo Programa Compras Sustentáveis, da própria companhia.

Todas as empresas interessadas em fazer parte da cadeia de fornecimento devem responder a um questionário básico, que avalia quesitos trabalhistas, sociais, ambientais e de governança. As respostas e evidências documentais são avaliadas por um auditor interno ou externo, podendo ser realizadas visitas eventuais para obter mais informações sobre as práticas dos parceiros.

Sobre a Alcoa – A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a Companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

No Brasil a Companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2013, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil